Conhecer o Android M: Gestão de memória tem mais informação

25 Comentários

O M não é uma disrupção com o passado e com o que o Andriod conseguiu já criar. É um novo sistema operativo que quer aprimorar o que o Lollipop e tornar-se ainda melhor.

Para além das novidades que temos dado a conhecer, existem também pequenas melhorias que, não sendo essenciais, conseguem manter o utilizador mais informado.

A informação sobre os recursos consumidos é importante e o Android M tem agora muito mais informação que pode ser útil ao utilizador.

android_m_memoria_0

A gestão de memória nos sistemas operativos dos dispositivos móveis é um assunto sensível e de grande preocupação para muitos utilizadores.

O Android tem feito uma melhoria substancial nesta área e é hoje um sistema a que se reconhece estabilidade e uma boa gestão de recursos.

Com a chegada do Android M vai também estar disponível uma novidade, que servirá para os utilizadores terem uma visão bem detalhada dos consumos de memória.

A partir de agora, para além da informação de memória que estava já disponível, existe também a informação do valor máximo de consumos que foi já registado para a aplicação em causa e também para o sistema como um todo.

android_m_memoria_1

Mas para além de dar os utilizadores um valor de consumos de memória, actual e passada, o Android M passa a dar agora também uma avaliação sobre os consumos, para que o utilizador tenha uma visão mais precisa da forma como o seu sistema se está a comportar.

Esta informação não está acessível de forma directa, devendo o utilizador aceder à lista de Aplicações e depois na opção Avançada (ver aqui) devem procurar a opção Memória.

android_m_memoria_2

Depois é só consultar a informação do sistema e escolher a aplicação que querem controlar e ver os consumos de memória e processos a correr.

É mais uma novidade do Android M que mostra que este será um sistema muito mais maduro e que elevará as qualidades que podemos já ver no Lollipop.

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de J T
    J T

    Pena que para experimentar o M ou se compra um telemovel novo ou espera-se por uma ROM compatível, com excepção para os Nexus e 2 ou 3 smartphones existentes, este é o cenário actual para a maioria dos users android como eu.

    (CabovisãoOn e meo cliente? O meo Go não é melhor??)

    1. Avatar de Pedro Simões

      Podes sempre optar por um Nexus e ficas bem servido por muito tempo.

      Quanto aos operadores, serviços diferentes, contextos diferentes e por isso escolhas diferentes…

      1. Avatar de J T
        J T

        O problema dos nexus é que são todos enormes, mesmo o nexus 4, para alem de ser difícil de encontrar (só em 2ª mão). Ainda recentemente podia ter comprado um acer e700 trio por 110 (novo) e acabei por comprar um htc desire 500 por 100, só por ser mais pequeno. Incrível como em milhões de androids de repente não se encontra quase nenhum de jeito que tenha menos de 5″.

        Em relação aos operadores só comentei porque pelas apps parece que tens ambos os serviços (meo e cabovisao) e eu considero o meo go melhor. Eu tenho vdf e meo e uso ambos no smartphone, gosto de ambos mas acho o meo go superior. Já agora, podiam fazer um comparativo entre os 4 (cabovisao, meo go, vdf e nos) , acho que ainda não o fizeram.

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Sony xperia Z3 compact.

          1. Avatar de J T
            J T

            Um grande equipamento sem duvida, se o encontrasse por um preço mais razoavel. E sofre do mesmo problema de updates que referi no primeiro comentario.

  2. Avatar de rmcrys
    rmcrys

    As minhas perguntas são:
    1) quando sai a versão final?
    2) que aparelhos “não-Nexus” actuais vai receber o M?
    3) quando o 2)

    1. Avatar de Pedro Simões

      1) lá para outubro sai a versão final

      2) tudo depende dos fabricantes e das suas vontades. Nexus é no primeiro dia

      3) a mesma resposta dada no 2)

    2. Avatar de Joao
      Joao

      1) outubro
      2) queres android M compra um tlm novo, o note 4 nem o 5.0 ainda teve…
      3)tipico no android

      1. Avatar de rmcrys
        rmcrys

        2) o Note 4 já tem o 5.x há imeeenso tempo, mas nem disso precisava para bater em todas as áreas o teu iOS.

        1. Avatar de Joao
          Joao

          o 6 plus e de longe melhor, o note 4 nem gps de jeito tem, pedometro useless, bloatware e samsung touchwiz com lag.

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            sinceramente não sei do que falas em relação ao GPS visto estar ligado a 3 tipos de satelites enquanto o Iphone nem acesso ao glonass tem

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Adoro o touchwizz ! Vem muito bem organizado é pratico e nunca tive um lag ou bloqueio.

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ David Ferreira
            A Apple há muito tempo que usa o Glonass no iPhone – terá sido até dos primeiros!
            Quanto ao sistema chinês, não te serve de muito pois de momento os satélites só cobrem a região da China

        2. Avatar de Hélder
          Hélder

          Teve o Android 5.0, já saiu o 5.1 há que tempo, e toda a gente se queixa por vários motivos, especialmente pela bateria…

          Mas isso já é o que se espera de um Android… Não se pode é falar, senão vem logo a brigada…

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            @ Nunes por acaso tinha a ideia que o iphone não tinha glonass, mas pelos vistos desde o iphone 4s que têm, mas ok, estive mal, mas o iphone 4s não foi dos primeiros xD, já o samsung Wave 3 e a nokia os tinham 😛

          2. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            Bateria é igual a do Iphone, dura 1 dia com tudo ligado e relogio connectado =)
            o que o pessoal se queixa não é da bateria, mas sim dos google services que estão constantemente a papar memoria e bateria. mas se tu parares a localização (por exemplo) já te dobra o tempo.
            Outra coisa que o pessoal se queixa mas no 5.1.1 parece estar muito melhor é as memory leaks que são absurdas no 5.0.1 e 5.0.2

          3. Avatar de Nunes
            Nunes

            @ David
            O iPhone 4S saiu em Outubro de 2011, mesma altura que os aparelhos da Samsung

  3. Avatar de David Ferreira
    David Ferreira

    offtopic, cabovisao = bosta de box … sim meo é melhor, mas também é mais caro xD

    1. Avatar de Pedro Simões

      Testa a OneBox e depois falamos. Mas testa mesmo, não te limites a ler umas coisas…

      1. Avatar de David Ferreira
        David Ferreira

        Pedro Simões, essa saio o tiro pela culatra, sou cliente Cabovisao á 6 anos e tenho a onebox a 1 ou 2, nao sei ao certo.
        Fazes ideia quantas vezes já me trocaram a OneBox por causa dos bloqueios frequentes?

        1. Avatar de Pedro Simões

          David, não saiu nada por lado nenhum!

          Tenho a OneBox desde o primeiro dia e ainda nunca me mudaram nada. Sorte? Provavelmente.

          1. Avatar de David Ferreira
            David Ferreira

            Pedro, basta ires ao forum deles ou ao facebook deles. Mas se quisres indica-me o teu email que eu mando-te um scan das intervenções todas que fazem mensalmente =)

  4. Avatar de Jorge
    Jorge

    iPhone simple and the best!

    1. Avatar de LP
      LP

      Lamento desiludir-te mas o teu iphone não vai receber o Android M…
      Mas vai rezando para que num futuro iOS passa contar com esta gestão de memória, à imagem da gestão de bateria que a Apple finalmente copiou do Android.

  5. Avatar de Ricardo Caldeira
    Ricardo Caldeira

    Micromanagement… Ugh