Melhorado suporte Flash no Chrome

43 Comentários

Foi hoje anunciado pela Google mais uma versão de desenvolvimento do seu browser, o Chrome. Esta nova versão, a 5.0.360.4 em Windows e Mac e a 5.0.360.5 em Linux, apenas traz duas novidades.

As novidades não são muitas, mas são de peso. Uma delas pode criar tendências futuras na forma como os browsers se interligam com aplicações e plugins de terceiros.


A primeira e significativa novidade prende-se com a integração no browser do flash player da Adobe. Passa a estar embebido dispensando a instalação externa.

De acordo com a Google a integração do Flash no Chrome tem várias vantagens, algumas delas óbvias:

  • Quando os utilizadores descarregarem o Chrome vão também receber a ultima versão do Adobe Flash Player. Não terão a necessidade de instalar o Flash de forma separada.
  • Os utilizadores vão receber automáticamente as actualização relativas ao player de Flash através do mecanismo de actualização automática do Chrome. Isto elimina a necessidade de descarregar em separados as actualizações e reduz o risco de serem utilizadas versões desactualizadas.
  • Com a ajuda da Adobe planeamos aumentar a protecção dos utilizadores estendendo a “sandbox” do Chrome a páginas com conteúdo flash.

Esta opção, segundo a Google, irá permitir uma melhor integração dos plugins com os browsers o que resultará em páginas web com conteúdo ainda mais rico e com menores problemas associados a comportamentos menos correctos quer por parte dos browsers quer por parte dos plugins.

Com vista a melhorar toda esta integração a Google, em conjunto com a Adobe, a Mozilla e outros parceiros, está a trabalhar na nova geração da API de plugins para os browsers.

A segunda novidade é, no seguimento do que foi apresentado a semana passada e que era referente ao novo separador de favoritos, a disponibilização de um separador de gestão de plug-ins.

Caso esteja a usar a versão de desenvolvimento e pretendam testar estas novidade do Chrome devem actualizar o browser se depois:

  • Adicionar ao comando de arranque do Chrome a flag
    --enable-internal-flash
  • Aceder ao endereço about:plugins de qualquer separador do Chrome

Caso não esteja e pretenda passar a utilizá-la basta descarregá-la para o seu sistema operativo: Windows, Linux (32bits ou 64bits) ou Mac.

Será esta a resposta da Google a toda a confusão que a Apple tem tido com a Adobe por conta do Flash? Apoiar algo que a Apple diz não pretender ter nos seus browsers traz alguma vantagem à Google? Irão os restantes browsers seguir este caminho?

Partilhar:
Tags:

Comentários

43

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    Muito boa ideia por parte da Google. E não querendo ofender os amantes da Apple: Eu acho que ela faz uma coisa estúpida ao não querer ter o flash player integrado no Safari tal como o Chrome:-(

    1. Avatar de Observador
      Observador

      Quando o flash for fiável e não encravar processos será altura. Coisa que a Adobe não consegue resolver.
      Mas como o flash se liquidou a si próprio e já temos o HTML 5….
      É chover no molhado.

    2. Avatar de PM
      PM

      Ao contrário do que muitos ainda não perceberam, a Apple não é para todos. Não serve para agradar a Gregos e Troianos, virus e trojans! É uma plataforma “algo egoista” que serve para trabalhar como deve ser, sem falhas, sem problemas e para profissionais que não se querem preocupar e perder tempo em reparações… O flash, ao contrário de há alguns anos, é hoje utilizado maioritariamente para banners de publicidade em sites (os programadores tem deixado os sites feitos completamente em flash porque as pessoas ão tinham paciencia de estar à espera que aquilo carregasse) e com o html 5 que e uma plataforma bem mais leve, rápida que vai dar para fazer animações sem o peso estúpido do flash, vai mudar o pensamento a muita gente. O youtube já seguiu o caminho e se começarem a olhar em volta, os sites mais visitados internacionalmente não perdem nada por não se conseguir ver o “flash”! Mudem para o Mac, iPhone, iPad e deixem de perder tempo com esse mundo retrógada de virus, ecrâs azuis e problemas e simplesmente…. divirtam-se!

    3. Avatar de RicardoResende
      RicardoResende

      Para que por Flash integrado no Safari?
      Todos sabemos que em MAC o flash é uma merd*
      o Flash tá mal optimizado para MAC.

      1. Avatar de a Friend®

        Se fosse só em Mac… O flash em Mac é uma tanga mesmo… mas pior, pior só mesmo em Linux.

        Uma das razões porque tive que tirar o Ubuntu do meu Acer Aspire One foi essa… 🙁

        Videos no Youtube era quase para esquecer…

        1. Avatar de RicardoResende
          RicardoResende

          Em Windows ainda vai lá com aceleração por Gpu de resto.

        2. Avatar de RSilva
          RSilva

          Algo deve ter corrido mal na instalação do flash… eu tenho o ubuntu 9.10 a correr no meu acer e até á data não encontrei nenhum problema

          1. Avatar de a Friend®

            Na realidade, foram várias instalações e testes. Infelizmente para além do flash não ser o melhor em Linux, sofro de um mal que ajuda a ser pior, que é ter um disco SSD de gama baixa, ou seja, a velocidade de escrita é baixa e mais implica na performance. Mesmo com formatações Ext2..

            Flash precisa mesmo de levar uma revisão para Linux e Mac com urgência…

  2. Avatar de a Friend®

    “Será esta a resposta da Google a toda a confusão que a Apple tem tido com a Adobe por conta do Flash? Apoiar algo que a Apple diz não pretender ter nos seus browsers traz alguma vantagem à Google? Irão os restantes browsers seguir este caminho?”

    Não acredito, uma vez que a Google está a apostar forte no HTML5, que já se encontra à meses em fase BETA.

    E o Browser mais usado (IE), está a caminho de ter o HTML5, ou seja, ele era o maior atraso do HTML5.

    Esta decisão da Google incluir o Flash no Chrome acho mesmo extremamente arriscada, mas mesmo muito e pode comprometer gravemente a qualidade que conhecemos deste browser. Noutro tópico tinha referido que a coisa que mais gostava no Chrome era que, quando o flash tinha os seus “desvaneios” e encravava, o Chorme, ao contrário da maioria dos browsers, não vai abaixo, desliga apenas o Plugin do Flash mas mantem-se activo. Se eles vão integrar no Flash no Chrome… acho que o resultado não vai ser bom… diria mesmo, má jogada da Google, depositar confiança na Adobe, que esta sabe perfeitamente que tem que melhorar e bem o Flash.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Atenção que o comportamento do Chrome face ao flash é o mesmo.

      Ele continua a ser um plugin. Passa é a vir no bundle de instalação do browser e a ter actualizações próprias usando o mecanismo de update do Chrome.

      O Flash não está “merged” no Chrome. Isso sim era um tiro no pé.

      1. Avatar de a Friend®

        Bom, menos mal então… Desde que não prejudiquem a performance do Chrome, e não façam o “merge”… já é um respirar de alivio…

        Mesmo assim acho que os interesses estão relaccionados com o AdSense, como referi mais abaixo no comentário-extra! 😀

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      É verdade que tens alguma razão. Mas acho que isto é uma jogada da Google para ver se consegue produzir o seu próprio flash. Cada tem as suas ideias;-)

    3. Avatar de a Friend®

      Esqueci acrescentar:

      A google só tem interessa no flash por um motivo, se alguém já testou o Youtube em HTML5 ( youtube.com/html5 ) concerteza já reparou que os videos só correm, se estes não tiverem publicidade integrada. Aqueles que têm publicidade integrada no próprio video, ele corre em Flash. Este sim, talvez seja a principal razão que a Google queira manter a chama viva do Flash. Mesmo em videos com HTML5, depois ter o flash integrado a “Flashar-nos” com publicidade constante numa “camada” superior.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Ok se tu o dizes:-)

  3. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já agora uma pergunta para o pessoal do blog. Posso participar no blog (post’s, etc)?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      @Pedro,

      Claro. Se tiveres algo que queiras publicar podes enviar para análise pelos Admins.

      Pedro Pinto

    2. Avatar de Pedro Simões

      O que ele não referiu e que é importante é o endereço para envio: geral [@] pplware.com

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Eu quando tenho algo de interessante envio um Email com o conteúdo e eles são muito prestáveis em tudo.

      Quanto a noticia soube ontem quando instalei a versão Dev e fiquei surpreendido devido a Google estar a fazer isso, mas o Youtube é a prova que o HTML5 não é a solução para tudo, alias tem problemas de buffering e tal.

      PS. Uma concentração de Pedros 😀 da qual também faço parte XD

  4. Avatar de Pedro Lopes

    Esta foi uma mexida estratégica por parte da Google, já a pensar no Chrome OS e nos Tablets que o vão usar, é para dar cabo do iPad.

    O certo é que o Chrome está cada vez melhor, já cheira a Chrome OS, com a sincronização dos favoritos, a tab dos bookmarks, se fixarmos a tab do Gmail por exemplo é mesmo um cheirinho de Chrome OS.

    Agora só falta a inclusão “do resto” dos plugins, Silverlight, Java, Quicktime, é muito mais fácil para os utilizadores actualizarem só o Chrome, em vez de ter que actualizar os plugins independentes.

    A google está no bom caminho, é isto que se precisa, “simplificação”, seja com HTML5 ou não.

    Cumprimentos.

  5. Avatar de Mário
    Mário

    No meu local de trabalho só tenho o IE6 com flash.
    Se esta versão do Chrome funcionar com flash integrado, em versão portable, será fantástico.

  6. Avatar de Ivo Antunes
    Ivo Antunes

    A uniformização de conteúdos é o caminho. Não faz sentido andarem uns com uma tecnologia e outros com outra ficando o utilizador ao sabor das marés.

    Offtopic

    Tenho uma questão:

    tenho a banda larga tmn com uma pen ZTE, no entanto, agora que montei um pc novo e instalei Win 7 x64, esta deixou de ser reconhecida, e não consigo por a funcionar.
    Instalei com modo de compatibilidade win vista service pack 1 e o pc reconhece os drivers, no entanto o programa fica extremamente lento e as configurações de internet sumiram.
    Alguém sabe a solução? Muito obrigado pela atenção

    1. Avatar de Pedro Simões

      O que te posso dizer e que não é a solução perfeita é que podes ignorar o software. Usa as ligações do 7 e podes fazer tudo.

      Na minha pen vodafone deixei de usar o software depois de passar para o 7.

    2. Avatar de Artur
      Artur

      Isso ha uma forma simples em kk SO windows.

      O unico requisito é teres as drivers instaladas.

      Tira o pin do cartao ( mete para nao pedir o pin ) e depois cria uma ligação dial-up.

      As definiçoes para ligação dial-up podes ver noutro pc com vista/xp com soft da pen instalado que sao iguais ( pelo menos em maior parte ).

      Ja tive assim a rolar um modem cdma da zapp em pcs com xp e vista x32/x64 e nunca deu problemas…

    3. Avatar de Ramirez
      Ramirez

      Eu também já tive esse problema se fores ao forum do pplware tens la a resposta !

  7. Avatar de patCRUZ
    patCRUZ

    Acho uma excelente ideia!
    Mais tarde ou mais cedo acaba-se por instalar o flash players. Sempre são menos uns clicks que se tem que fazer. Deviam todos de fazer isto.

  8. Avatar de Miguel M
    Miguel M

    Off topic. Depois da discução de qual o melhor browser perante os hackers, o primeiro a cair, os que foram ou não experimentados..qual o melhor browser nos dias de hoje?
    Tenho tido uns problemas com o Opera. Primeiro, por vezes quando abria o gmail, no fim de carregar a página o Opera caía, Segundo, aconteceu-me ontem, quando carregava páginas PDF, quando as fechava, o Opera bloqueava.

    Alguém sabe de alguma coisa?

    1. Avatar de a Friend®

      Teóricamente, não existe nenhum browser 100% seguro.

      Há sempre um “buraco” ou outro explorável…e maior parte deles por execução de comandos dados pelo próprio utilizador.

      Aparte disso, o Opera é dos melhores browsers, assim com o Chrome, Safari e Firefox. São os que melhor abrem as páginas web em geral, com o Acid3, uns a 100, outros lá perto.

      Se ele caia, a carregar páginas PDF, esse problema está mais relaccionado com o Plugin do Adobe Acrobat Reader do que própriamente com o Browser. Experimenta re-instalar o Acrobat Reader.

      http://www.adobe.com/reader

      1. Avatar de LOL!
        LOL!

        Talvez seja é melhor instalar um plugin da concorrência porque já se sabe que a maior parte do que é Adobe dá barraca da grossa.

        Eu cá uso o Foxit reader, e nunca tenho problemas.

        No Firefox, contudo. No Opera não faço ideia.

        1. Avatar de a Friend®

          Sim isso também é verdade. Foxit Reader é o que uso no meu Netbook precisamente pela leveza do mesmo, comparado ao do da Adobe que para além de “glutão” de recursos, não é lá muito estável.

    2. Avatar de Miguel M
      Miguel M

      Obrigado pela sugestão.

  9. Avatar de Frederico
    Frederico

    Pena o desempenho flash no ubuntu continuar a ser uma valente bosta. Basta uma página ter contiudos flash que o processador dispara imediatamente…

  10. Avatar de ricardo
    ricardo

    Alguém me podia dizer como se adiciona a flag –enable-internal-flash ao arranque do G.C. no mac os?

    1. Avatar de Tomé
      Tomé

      Já agora como adicionar a flag tb em linux (ubunbtu) que não encontro nada na net…

  11. Avatar de aTuaVisao

    bem… o que tinha de bom… o que o tornava mais seguro “MENOS VULNERÁVEL”…
    agora com o flash integrado…. já era.
    Nunca gostei de flash, nem acho piada, a tal.
    É algo realmente, desnecessário.. para não dizer que maior parte dos “exploits” são derivados ao flash.

    ao tentarem melhorar.. já pioraram… Chrome já me começa a desiludir.. :S

    O que está bom, acabam por estragar, o que está estragado, possivelmente já foi bom.

    Peace and Love

    _D

    1. Avatar de Prism
      Prism

      É usar o Firefoxzinho que esse é santo e sabido. Não há melhor. Pode ser marginalmente mais lento, mas é melhor em tudo o resto, e para notar milisegundos de diferença só uma máquina, portanto…

      Firefox, Firefox, e não há desilusões.

  12. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Isto merece um aplauso!

    Estes “génios” não param! A Sandbox do Google Chrome foi indicada como a “medida” que fez com que o Chrome não fosse “hackeado” naquele evento… se o Flash agora está abrangido pela mesma… muitos dos problemas relacionados com “ele” serão minimizados… é ou não é uma excelente ideia?!

  13. Avatar de Prism
    Prism

    Eu quero ver como é que vai ser para fazer o plugin open source… Ou vão ter que mudar o EULA outra vez, ou então vão deixar de ser open source…

    Lá se vai o Chrome pelo cano roto abaixo!

  14. Avatar de joao
    joao

    Para mim é uma optima medida, mas penso que será curta. Toda a gente sabe que a google aposta no html5, e quando for viavel ver-se livre do flash irá fazer-lo. No entanto tambem dou valor à apple, pode ser que a medida tomada por eles acelere o processo de uma vez por todas acabar com o flash.
    Sou utilizador de linux e o flash aqui é uma porcaria (apesar de ja estar bastante melhor!!!)

    cumprimentos

    1. Avatar de Frederico
      Frederico

      O flash é uma porcaria enorme em linux, é uma das razoes por ainda não ter migrado de vez para linux, nao consigo andar a navegar na net sem sentir o computador a derreter á conta do flash.

  15. Avatar de joao
    joao

    @ Pedro Simões
    Na explicação de como adiciomar a flag do flash e passo a citar: “Adicionar flag –enable-internal-flash ao comando de arranque do Chrome.”, não falta um hífen antes ? Assim : “-–enable-internal-flash”
    Cumps…

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sim, e estava lá isso no artigo. No entanto o WordPress tem manias próprias e coloca o que se via.

      No entanto eu já lhe dei a volta e agora está correcto.

      Obrigado, João

      1. Avatar de Ivo Mota

        e como se adiciona a flag? não o sei fazer

        1. Avatar de joao Fernandes
          joao Fernandes

          vais as propriedades do ícone e adicionas “-–enable-internal-flash” na caixa que diz destino, que te deve aparecer assim: “C:\Documents and Settings\joao\Definições locais\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” e ficará assim : “C:\Documents and Settings\joao\Definições locais\Application Data\Google\Chrome\Application\chrome.exe” –enable-internal-flash