SketchEl – Editor de moleculas open source

14 Comentários

Há dias dias perguntaram-me se conhecia algum programa de desenho de estruturas moleculares, ali no momento não me lembrei de nenhum, mas não seria nada que não conseguisse encontrar. Mão à obra na procura de uma ferramenta que permitisse este tipo de desenho. Foi então que encontrei um programa chamado SketchEl.

Este programa com o código aberto, elaborado na linguagem Java pelo Dr. Alex M. Clark tem uma interface bastante intuitiva de usar, permite ainda que as moléculas criadas possam ser exportadas para diversos tipos de ficheiro incluído a extensão PNG, aumentando assim o grau de compatibilidade com outros programas.

Para além destas características permite ainda que sejam adicionadas bases de dados com moléculas já feitas, dispondo ainda de controlo manual de átomos de hidrogénio para um melhor manuseamento das moléculas criadas.

Licença: GPL 2.0
Sistemas Operativos: Windows / MacOS / Linux
Download: SketchEl-1.48.jar [392 KB]
Homepage: http://sketchel.sourceforge.net/

Partilhar:
Tags:

Comentários

14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro
    Pedro

    É interessante, mas não faz muito o meu estilo:)

  2. Avatar de Diogo
    Diogo

    Bom, eu sou da área e conheço bastantes programas, enumerando:

    – PyMOL (muito bom para macromoléculas e para fazer rendering destas, também dá para desenhar molecular pequenas a 3D)
    – Também para macromoléculas temos (Chimera, RasMOL e VMC)
    (até aqui é tudo opensource)

    Para moléculas pequenas temos:
    – Chemcraft (pago mas tem um trial de 150 dias)
    – Avogadro
    – Chemdraw (pago)
    – ChemSketch (acho que é free)

    De todos estes os que uso são PyMOL, Chemcraft e Avogadro

    Já usei ChemSketch e dá para 2D e 3D e tem a vantagem de poder passar uma molécula desenhada a 2D para uma desenhada a 3D

    Não menosprezando o programa apresentado porque nem sequer o conheço deixo aqui alternativas para todos os gostos

    Cumprimentos,

    Diogo

    1. Avatar de Bogdan Kulyk
      Bogdan Kulyk

      Boa! Obrigado pela dica! Assim é que, espírito de entreajuda! 😉

  3. Avatar de Edu
    Edu

    Com certeza que havia muita gente à procura de uma “uma ferramenta que permitiSSe este tipo de desenho” 😉

  4. Avatar de Nuno Amaral

    Para físicos é uma ferramenta interessante.

    1. Avatar de Ivo Reis
      Ivo Reis

      se calhar deverias querer dizer “quimicos” em vez de “fisicos” 🙂

      cumps.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      E Bioquímicos

    3. Avatar de kekes
      kekes

      Para também é estudantes é muito útil 😉

    4. Avatar de Paulo Cesar
      Paulo Cesar

      Serve bem para Engenharia de Materiais, Ciência de Materiais, Química e outros.

  5. Avatar de Ana Narciso

    Isto dava-me jeito era no Secundário, porque agora… bem, adeus Química.

    No entanto, é uma boa aplicação para estudantes e profissionais da área.

  6. Avatar de José Victor

    Impressiona a leveza desse software. Parece ser bastante útil para estudantes de química.

  7. Avatar de Márcio
    Márcio

    Dos programas que eu usei, o ChemSketch foi o melhor, pena que não é Software Livre. Ele tem uma versão free que funciona apenas para pequenas moléculas de até 50 átomos, mas o bom dele é que tem muitos recursos, nomenclatura pela IUPAC e funciona em 2D e 3D na apresentação de moléculas.
    Alguém conhece algum programa semelhante ao ChemSketch e que seja Software Livre?