Lançado WatchKit de desenvolvimento de apps do Apple Watch

11 Comentários

O muito esperado e desejado Apple Watch surgiu no início do passado mês de Setembro. Depois de vários anos a ser falado e especulado, finalmente viu a luz do dia.

Mas a Apple não o colocou de imediato no mercado, pretendendo preparar e solidificar a sua oferta, não apenas nos próprios relógios mas também nas aplicações que o vão equipar.

O primeiro passo para a criação de novas aplicações para o Apple Watch foi agora dado, com o lançamento da primeira versão beta da SDK do iOS 8.2 e das ferramentas dedicada ao Apple Watch, o WatchKit.

apple_watch_2

Esperado na primavera do próximo ano, o Apple Watch será a oferta da Apple no campo dos smartwatch e terá uma integração com o iPhone, a quem irá buscar a maioria das suas funções.

Muitas das funções que o Apple Watch terá vão ser assentes em aplicações que vão ser criadas pelos programadores e que vão dar a este smartwatch funcionalidades adicionais e que vão explorar ao máximo o hardware disponível e as capacidades.

Antes de ser colocado à venda pela Apple, é necessário que os programadores comecem a criar as aplicações que vão alimentar a loja da Apple e que as teste.

Para isso a Apple lançou agora a as primeiras ferramentas necessárias para que essas aplicações possam ser criadas. Já em Outubro se tinha começado a falar do WatchKit e do que ele ia trazer e agora é uma realidade.

Para além desta ferramenta essencial ao Apple Watch, a Apple lançou também a primeira versão da SDK do iOS 8.2 Beta, que será usada para complementar todas as ferramentas de criação de aplicações para o Apple Watch.

apple_watch_1

Do que pôde até agora ser visto, o WatchKit apenas permite para já a criação de três tipos de integrações. Alertas, Glances e aplicações WatchKit.

No caso das duas primeiras, será dado ao utilizador informação que espelhará informações vindas do iPhone, resultando em alertas e informações ao utilizador.

No último caso o Apple Watch dependerá sempre de uma aplicação localizada no iOS e que tratará de todo o processamento necessário para a apresentação da informação, sendo esta depois enviada para o Watch onde será apresentada.

Seria esperado que o Apple Watch tivesse capacidade de processamento e que não fosse tão dependente do iPhone para a geração e apresentação da informação, mas para já é apenas esta funcionalidade que a Apple está a disponibilizar.

apple_watch_3

No entanto, e segundo a informação presente na documentação do WatchKit, para o final de 2015 espera-se que seja possível criar aplicações nativas do Apple Watch e que vão retirar toda estas limitações que para já existem.

Outra informação relevante que foi também possível obter da exploração da documentação do WatchKit foi a resolução dos ecrãs deste smartwatch. Do que pode ser visto vai ser de 272×340, no caso do modelo de 38mm e 312×390 para o modelo de 42mm.

Comentários

11

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MM
    MM

    Basicamente estão à espera que os outros lancem ideias para depois as aperfeiçoarem e dizerem que foram os criadores.

    1. Avatar de oOo
      oOo

      Os outros quem?

      A Google que copiou a Samsung?
      A Samsung que copiou a Pebble?
      A Pebble que copiou a APPLE (iPod nano)?
      A Apple que copiou a Microsoft (SPOT)?
      A Microsoft que copiou a IBM?
      A IBM que copiou outras?

      Os meninos do Android têm muito que crescer… ainda não há 1 smartwatch de jeito para ter ideias suficientemente boas ou originais para serem copiadas…

      E por muito que digam o contrário, basta ver os pulsos das pessoas… ninguém andam com “smartwatches” fora relógios de desporto…

      Pouca utilidade, baterias fracas, fracas capacidades, vamos ver se o Apple Watch muda o panorama ou não…

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Para pessoas como tu vai mudar de certeza.

        1. Avatar de VM
          VM

          Aquele tipo de pessoas… que quer comprar um smartwatch… não é?

          Tipo de pessoas que não interessa nada! Já as pessoas que falam, falam, não compram nada, é que interessa…

          Eu não vou comprar nada por enquanto, mas estou com o oOo, ainda têm de comer todos muita sopa para valer a pena, mas a comprar, o melhor até agora, é o da Apple (que ainda não saiu, já estão a criticar por coisas que não sabem), o resto está cheio de defeitos, e incompleto, que nem vale a pena…

          Só o facto de permitir personalizar em 1 minuto, todos os dias, já faz dos outros desactualizados…

          O mesmo pelo facto de permitir pagamentos NFC…

  2. Avatar de Melo
    Melo

    Srs. Developers,
    não se esqueçam de vereficar a acessibilidade das Apps com o VoiceOver.
    Make your App Accessible for All!
    Cumps.
    Melo

    1. Avatar de antonio
      antonio

      não se esqueçam é de pagar os 99€

  3. Avatar de Alexandre
    Alexandre

    Só espero que mudem a aparência deste equipamento. Parece um brinquedo :S

  4. Avatar de Joao
    Joao

    Galaxy gear all the way

  5. Avatar de RF
    RF

    Não me convence.. entretanto quando o lançarem já deve haver mais 20 relógios novos superiores a este! (isto para não falar dos chineses.. porque se não eram 200)
    Talvez lá para 3 geração aperfeiçoem a coisa..

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    Mas é grande jogada esta de permitir aos developers lançar Apple Watch Apps como extensão da app iPhone já existente.

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Android Wear