Lançado Firefox 10 – O consumar de várias evoluções

36 Comentários

Depois de ter assumido ciclos de desenvolvimentos rápidos, a Mozilla tem disponibilizado para os utilizadores do seu browser versões novas com elevada frequência.

Depois de ainda ter sido lançada em meados de Dezembro do ano passado a versão 9 do Firefox, eis que está já disponível para todos a mais recente versão, a 10.


O desenvolvimento do Firefox está a seguir o rumo do que foi traçado e as novas versões estão a ser disponibilizadas ao ritmo definido. Os programadores estão a centrar-se na melhoria do funcionamento geral deste browser e esta nova versão não foi diferente.

As novidades que a versão 10 do Firefox traz pretendem melhorar ainda mais este browser. Esta versão traz algumas alterações de peso que vão tornar o Firefox ainda mais simples de usar e com uma melhor integração com o que os utilizadores pretendem.

As alterações na interface são já visíveis, se bem que apenas ao olho do utilizador mais atento. O botão para avançar no histórico apenas se torna visível quando os utilizadores recuarem no histórico.

Uma das maiores alterações e que será do agrado de todos os que usam as extensões do Firefox é a uniformizações das extensões para as novas versões. Todas as extensões passam a ser compatíveis com as versões mais recentes do Firefox, acabando assim com o problema recorrente das actualizações do browser e o seu impacto nas extensões.

Foram ainda introduzidas melhorias a nível do CSS3 com a introdução dos 3D-Transforms, que passam a ser suportados. Foi ainda introduzida o Anti-Aliasing para o WebGL. Esta melhoria vai ter impacto na utilização do Firefox em páginas com conteúdos multimédia mais exigentes.

A nível do HTML5 foram introduzidas novidades. O suporte para <bdi>, quer permite o isolamento de texto bidireccional e as propriedades CSS associadas. Passa a existir ainda suporte para API’s de ecrã inteiro, que vão permitir o desenvolvimento de aplicações web que usam a totalidade do ecrã.

No geral as melhorias abrangeram ainda algumas das novas linguagens da Internet, tais com o HTML5, o MathML e o CSS3, o que permitirá colocar o Firefox entre os browser mais actuais e com as funcionalidades mais recentes.

Claro que para além das novas funções que foram enumeradas acima, esta versão do Firefox tratou de corrigir problemas e bugs que as versões anteriores apresentaram. É com este constante trabalho de melhoria que este browser continua a ter uma presença muito forte entre os internautas.

Tal como prometido esta seria a versão que daria inicio à versão ESR (Extended Support Release), a versão para empresas que terá um desenvolvimento paralelo e que terá apenas actualizações de segurança e números de versão a manter-se dentro da release.

Estas e outras importantes novidades estão já disponíveis para serem utilizadas e não espere mais para o fazer. Basta que procurem a actualização no vosso Firefox e deixem o processo correr. Em poucos minutos vão estar a usar a nova versão de um dos melhores browsers da actualidade.

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download ESR: Windows (PT) (EN) | Linux (PT) (EN)| Linux 64bits (PT) (EN) | Mac (PT) (EN)
Download: Firefox 10 Final Windows PT [15.1MB]
Download: Firefox 10 Final Windows EN [15.1MB]
Download: Firefox 10 Final Linux PT 32Bits [18.0MB]
Download: Firefox 10 Final Linux EN 32Bits [18.0MB]
Download: Firefox 10 Final Linux PT 64Bits [16.3MB]
Download: Firefox 10 Final Linux EN 64Bits [16.4MB]
Download: Firefox 10 Final Mac PT [31.4MB]
Download: Firefox 10 Final Mac EN [31.4MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

36

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    “O suporte para , quer permite” não entendi ou falta aí algo. 🙂

    1. Avatar de Pedro Simões

      É o que dá escrever artigos sem usar a interface pipi e ser dos duros e escrever directamente o HTML.

      É uma tab HTML 5 e as <> foram interpretadas como código.

      Está já resolvido. Obrigado pelo reparo.

  2. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    «a Mozilla tem disponibilizado para os utilizadores do seu browser versões novas com elevada frequência.»

    Tal como a Google, isto é só para dar a ilusão de que estão a sair actualizações mais rápidas. Nem vale a pena referir isto como se fosse uma coisa boa.

    1. Avatar de SexOnaSal

      eu ja me perdi nas versões, tanto que já desinstalei o FF

      1. Avatar de Daiquiri
        Daiquiri

        E instalaste o quê? Onde está a dificuldade? Nem tens de fazer nada que o firefox verifica se tens ou não a ultima instalada.

    2. Avatar de SexOnaSal

      saudades da versão 3

      :/

    3. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      É verdade. Desde a versão 3 que para o utilizador mais comum quase nem há diferenças, é só versões novas e aliciantes, mas após testar, é mais do mesmo.

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        É por este tipo de comentários que a motivação destas grandes software houses acaba por cair por terra. Se se faz muitas actualizações é porque se faz muitas, se não se faz é porque não se faz… sinceramente o que é que as pessoas querem? Que cada versão vos melhore a performance por 200%? Sabem que há muito mais por detrás da “performance” a olho nú? Este tipo de comentários irrita-me solenemente. Eu programo apps para o Android e com uma simples app tenho um ciclo de desenvolvimento de major updates na ordem das duas/três semanas, e estes gajos da Mozilla/Google lançam updates de 6 em 6 semanas em que a quantidade de linhas de código que são alteradas passam na ordem das centenas de milhares…

        Queixam-se mas também não ajudam em nada. Se querem realmente ajudar estas software houses a melhorar enviem-lhes logs de erros, emails com sugestões, participem nos fóruns de discussão. Se nada fazem mas andam a queixar-se, então meus amigos, não foram feitos para o mundo da informática.

        Cumps.

        1. Avatar de Asdrubal
          Asdrubal

          Podia estar na versão 4.1.30, por exemplo, que vale o mesmo. Ao fim ao cabo, estas versões todas do Firefox até ao 10, são apenas updates do Firefox 4.

          1. Avatar de Daiquiri
            Daiquiri

            mas o que é que isso tem haver com o que quer que seja? Há software que é lançado pela sua revisao. por exemplo:

            r25535 é stable, logo é lançado.

            Ate podem lançar depois o r25540 como stable.

            Rapid-release cicle é bom porque mais rapidamente recebes novidades e features em vez de receberes um gigantissimo update 2x por ano.

          2. Avatar de Ecchin
            Ecchin

            Daiquiri, mas para mim o problema é esse… Eu já nao sei quando é que uma nova versão é realmente uma verão nova com updates significativos. Algo que me faça dizer UAU.

      2. Avatar de Gonçalo Santos
        Gonçalo Santos

        E para pessoas como tu, que a mozilla fez esta página: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/10.0/releasenotes/
        Sempre fui defensor de que eles estavam a investir mais nas funções que não se vêem a olho nu, e ai podes confirmar isso. Aposto que a mozilla vai ter o seu browser bastante competente quando o HTML5 estiver a 100% na net. Sinceramente, prefiro que lancem actualizações de 15 em 15 do que não fazerem nada durante meses, ao menos vejo que fazem alguma coisa.

        1. Avatar de Francisco Franco
          Francisco Franco

          Errado, para pessoas como eu há esta página: http://www.mozilla.org/en-US/firefox/10.0/releasenotes/buglist.html

          Cumps.

  3. Avatar de fapoc
    fapoc

    sera que vale a pena esta variçao do firefox x64
    http://waterfoxproject.org/

    ou palemoon esta melhor

    1. Avatar de Miguel Batista
      Miguel Batista

      Eu neste momento estou a usar a UX 64 bits, sem problemas acerca de 2 meses

      Aqui fica o link

      http://ftp.mozilla.org/pub/mozilla.org/firefox/nightly/latest-ux/firefox-12.0a1.en-US.win64-x86_64.installer.exe

  4. Avatar de manuel
    manuel

    instalei o firefox 10 mas aquele separador que vem associado das noticias já nao aparece alguem me pode dizer como fazer para ele aparecer novamente?

  5. Avatar de João Matias
    João Matias

    O firefox vai atualizando automaticamente, por isso nem me chateio, está a progredir bem.

    Bom artigo.

    Cumprimentos.

  6. Avatar de Rui Costa

    Sou programador web e o firefox é o meu browser de eleição. Até me esqueço que outros existem a não ser quando faço testes de compatibilidade de css.

    Mas somente actualizo quando o firebug tem suporte para a nova versão do FF.

    1. Avatar de pikax
      pikax

      és tu e eu, já tão habituado a usar o firebug para a ajudar no desenvolvimento, que trabalhar sem ele não vale a pena 😛

      Mas é uma chatice que o FF fique sem compatibilidade com o FireBug, agora uso a versão beta do firefox já vem o Firebug instalado e agora ele faz actualizações e nem me chateio, os addons mais importantes para mim são quase sempre compatíveis com a nova versão.

      1. Avatar de Gato
        Gato

        Podem sempre desligar o compatibility check. É o que faço e nunca tive problemas 😉

        1. Avatar de Daiquiri
          Daiquiri

          Agora o compatibility check esta off por defeito

  7. Avatar de Emannxx

    Eu, desde que conheci o Palemoon (aqui no pplware) nunca mais mudei de browser. Usava o Chrome, mas o palemoon consegue ter praticamente a mesma rapidez, e ser ainda mais leve e com um tempo de abertura que, pelo menos para mim, é excelente 🙂

    E as atualizações são “racionadas”, por exemplo, no Palemoon não vai haver versão 10 (segundo a página de suporte) mas sim a 9.1 pois as diferenças são tão poucas que não se justifica estar já a mudar o número de versão.

    1. Avatar de João Rodrigues
      João Rodrigues

      Estou agora a testar o Pale Moon e estou a gostar muito.
      Para já está a portar-se muito bem, é leve, rápido e fluído, nada haver com o Firefox.
      Boa dica e recomendo.
      Cumprimentos.

  8. Avatar de ODELAF
    ODELAF

    meu botão de avançar continua a aparecer por padrão, pq?

    1. Avatar de Daiquiri
      Daiquiri

      O de avançar so aparece quando andas uma ou mais vezes para trás

  9. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    O Firefox é sem qualquer dúvida um browser incrivelmente sólido e completo.

    1. Firefox vs Chrome
    Usei muito mas muito o Chrome, mas tem ‘defeitos’ tremendos como o consumo completamente exagerado de memória, ainda têm acelerações de GPU atrás de uma flag e instaveis (e mesmo quando activas mais lentas que o Firefox)

    2. Rapid release cicle
    O melhor que a Mozilla podia fazer. Se as features estão prontas então porquê adiar o lançamento ao consumidor final? Por 1 minuto a instalar? Porque o número cresce muito rápido? Agora o Firefox mete todas as extensões como compatíveis por isso o único problema que o Firefox podia ter desapareceu.

    3. O Renascimento do Firefox
    Para quem diz que fica a perder em relação ao Chrome pense duas vezes. http://www.tomshardware.com/reviews/macbook-air-chrome-16-firefox-9-benchmark,3108.html este é o mais longo, mais intenso benchmark que alguma vez vi a browsers na Internet. O vencedor? Firefox.

    4. Apoiar uma filosofia
    No fundo, a Mozilla desde cedo foi pioneira a contribuir para uma Internet aberta e só por isso merece um voto: http://www.mozilla.org/about/mission.html

  10. Avatar de jmartins
    jmartins

    Usei o IE,Chrome,FF, mas contínuo com o OPERA há muito tempo.

  11. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    É curioso que embora eu tenha actualizado para a versão 10, continuo a ter o botão para avançar no histórico sempre à vista. :s

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Eu também…

  12. Avatar de Zane
    Zane

    Não vos acontece um problema… as vezes não consigo selecionar nada no caixas (e como não seleciona, também não escrever) onde está o url e a pesquisa. Mas o botão direito já dá.

    Pra resolver tenho que minimizar e voltar a maximiza-lo no ecrã, depois isso já funciona.

  13. Avatar de César Oliveira

    Claro que o Firefox é o melhor browser da actualidade.
    Agora a politica de actualizações do firefox é enganosa.
    Daqui a pouco teremos o firefox versão 1000
    Faz-me lembrar o chrome que já vai na versão 16 mas talvez a versão correcta fosse a versão 3.

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net

    1. Avatar de Daiquiri
      Daiquiri

      Os números não significam nada tanto no chrome como em qualquer outro. Cada um dá a numeração como bem lhe apetece. Se for a release 200 qual o problema? Firefox 11 esta previsto para 13 Março.

  14. Avatar de José Leite
    José Leite

    Ó meus amigos,o Firefox 11.0 beta 1,já saiu hoje.Toca a baixá-lo.Link–»http://www.filehippo.com/download_firefox/tech/ Este Firefox 10 é a release,claro.Mas também prefiro ter a versão beta e ver as melhorias que já senti.Espectacular!!

  15. Avatar de Daiquiri
    Daiquiri

    Para quem acha que o Firefox 10 não trás nada de novo aqui ficam a lista de coisas novas:

    http://www.mozilla.org/en-US/firefox/10.0/releasenotes/buglist.html

  16. Avatar de fapoc
    fapoc

    boas
    alguem com firefox aberto que faça um barulho parece um sapo

  17. Avatar de José Augusto
    José Augusto

    Notei um erro como abre o site do orkut ele não abre a nova versão, ele fica só na antiga.