Firefox 6 chegou ao canal Aurora

24 Comentários

A Mozilla tinha prometido que o desenvolvimento do seu browser ia começar a ser diferente. Os ciclos de desenvolvimento iam ser alterados e acelerados. Iam estar na rua novas versões com muito mais frequência e as novidades seriam por isso mais comuns para os utilizadores deste browser.

Por forma a terem as novas versões disponíveis com maior cadência dividiram as versões em 3 ramos – Aurora, Beta e Versão Final. Desta forma iam poder ser testadas por um número gradual de utilizadores e desta forma os bugs iam sendo identificados e corrigidos. Prova de que estão a cumprir as metas propostas é o aparecimento da versão 6 do Firefox no canal Aurora.


Esta versão continua o desenvolvimento que tem sido colocado nas versões anteriores do Firefox. O investimento no novo HTML 5 tem sido uma constante e esta versão 6 não deixou de trazer novidades.

As outras áreas de desenvolvimento que foram exploradas pela Mozilla foram concentradas em quem cria páginas web. Podem encontrar um novo scratchpad onde os programadores podem executar, inspeccionar e gravar pedaços de código JavaScript.

As novidades continuam ao nível da privacidade dos nossos dados. Com a nova zona de controlo Data Management vamos poder definir de forma muito fina e granular que permissões e autorizações damos a cada um dos sites que normalmente visitamos. Esta nova zona pode ser chamada colocando na zona de endereço about:permissions.

Existem ainda melhorias ao nível da verificação da compatibilidade dos add-ons do Firefox, que passa a poder ser chamada na zona de gestão dos add-ons. Foi ainda alterada e melhorada a gestão de separadores, o que torna o arranque do Firefox ainda mais rápido.

Recordamos que foi em meados de Abril que a versão 5 chegou a este canal. Apenas um mês e meio depois, quando a versão 5 chegou ao canal Beta, a versão 6 aparece no canal Aurora, tal como a Mozilla tinha previsto.

Não será de estranhar que dentro de mais um mês ou mês e meio a versão 7 esteja também a entrar neste canal e que as versões anteriores estejam a ser promovidas a versões mais estáveis.

Se são já utilizadores da versão Aurora do Firefox então devem apenas verificar se existe actualização disponível. Se ainda não testaram a versão Aurora esta é uma excelente oportunidade para verem o que a Mozilla anda a preparar para as novas versões do Firefox.

Artigos relacionados:

 

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows / Linux / Mac
Download (Windows): Firefox 6 – Aurora (EN)
Download (Windows): Firefox 6 – Aurora (PT)
Download (Linux – 32bits): Firefox 6 – Aurora (EN)
Download (Linux – 32bits): Firefox 6 – Aurora (PT)
Download (Linux – 64bits): Firefox 6 – Aurora (EN)
Download (Linux – 64bits): Firefox 6 – Aurora (PT)
Download (Mac): Firefox 6 – Aurora (EN)
Download (Mac): Firefox 6 – Aurora (PT)
Homepage: Firefox – Escolha de canais

Partilhar:
Tags:

Comentários

24

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de antonio734
    antonio734

    Boas, alguem pode-me explicar qual a diferença entre a versao 4 que tenho no windows para esta versao 6??

  2. Avatar de Emannxx

    Onde é que eu já vi isto??? oh, no Chrome 😀

    No entanto, há uma diferença, no Firefox, por mais diferentes que sejam as versões (Aurora, Beta ou Final), as diferenças entre elas são praticamente imperceptíveis na sua vasta maioria, para o utilizador normal. Poderá estar para mudar, mas até agora é o que vejo.

    No Chrome, sempre que é lançada uma nova versão nas DEV (ou melhor, nas Canary), esta trás sempre novidades para o utilizador (novas funcionalidades, configurações, opções etc. etc.), além das tweaks under-the-hood.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      issso é impressão tua, se não fosse o chromium queria ver como era, mesmo assim o chrome tras melhorias, porque é inferior aos outros claro que a pouco e pouco vai-se aproximando…em algo que é ja um procudto completo é dificil enovar, mas em productos com poucas features é sempre possivel inovar…

      cmps

      1. Avatar de Emannxx

        Inferior aos outros? Oi?

        Para ser sincero, eu não sei de onde é que a Google vai buscar mais ideias para o browser, pois, sinceramente, ele já faz “tudo”, não vejo onde está o inferior… é impressão tua 😛

        1. Avatar de Treco
          Treco

          Inferior porque não tem mais o que melhorar? Ahm? Eu li isso mesmo? O Firefox copia todas as ótimas melhorias que o Chrome faz. Mas tarde vai copiar até a barra de endereços na própria aba. Aí você vem dizer que o fato de o Chrome estar sempre melhorando é inferioridade? Ah vá!

          1. Avatar de tuta
            tuta

            Oh meu caro senhor… por essa lógica o Chrome é uma cópia dos outros todos, uma vez que foi o último a aparecer.

            Saibam que o mercado é global e a competição muito apertada. Se um dá um passo, a concorrência copia sempre, seja directa ou indirectamente! Ou vamos dizer que a Google nunca adoptou nenhuma ideia dos outros? (vejam o botão “+1” que é o “Like” deles…)

        2. Avatar de Fábio Rocha

          Ah, por falar em impressão, vai ao Chrome e tenta imprimir uma página sem cabeçalho e rodapé. btw, tenta também controlar as margens de impressão. *facepalm*

          Espero também que esse tudo não queira incluir também HTML5, ao que parece ainda nenhum browser o suporta completamente.

        3. Avatar de Hugo
          Hugo

          Simples, buscam ideias no Opera. Pode ter certeza que a grande maioria das inovações vieram de lá.

    2. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      olhem 1º para o opera antes de dizerem disparates.
      o chrome é bom e bastante rápido mas não o ponham num altar sff

      1. Avatar de El Lentinho
  3. Avatar de Paulo
    Paulo

    Bem eu tenho andado no meio, com a versão beta, que sempre ouvi dizer que no meio é que esta a virtude =p
    Gosto do empenho da malta da Mozilla e embora não note grandes diferenças nestas novas versões, sem ser pequenos pormenores aqui e ali, estas novas versões sempre vai sendo um intensivo a eles darem o litro, mas mesmo assim, acho que estão a ser rápidos demais com o número das versões…
    Deixem-se ir ao vosso estilo… que importa só estarmos na versão nº4 e o chrome ir a caminho da 12?
    o número acho que nada muda…

  4. Avatar de Luiz
    Luiz

    Deviam começar também com o Firefox 7 Dream.
    E já agora o Firefox 8 Utopic.
    .
    .
    .
    Firefox 9 God?

    1. Avatar de JoseM
      JoseM

      largas as drogas 😛 lol

  5. Avatar de JoseM
    JoseM

    Aqui vai um jogo para a malta do Firefox…

    Bounce ball:
    http://my.opera.com/ilidiomartins/blog/2011/05/27/how-to-play-bounceball-on-firefox-4-javascript-hack-html5-game

    Este foi um pequeno hack q fiz para poder jogar este jogo no Firefox

  6. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Lamento Firefox, mas apesar de alguma relutância e a falta de algumas características, mudei definitivamente para o Chrome 🙁

    1. Avatar de Vitor
      Vitor

      Pois eu mudei do Chrome para o Firefox, exactamente pelas mesmas razões que mudaste para o chrome.

  7. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Eu continuo a confiar na Mozilla!

    Apesar de considerar o Chrome um excelente browser, acredito e confio na capacidade da comunidade Mozilla e não prescindo do Firefox! 😉

    1. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Dou-me por rendido em algumas áreas onde a Google intervém (exº: Android), mas na área dos Browsers (para PC), continuo a considerar o Firefox o mais equilibrado!

    2. Avatar de BlinZk
      BlinZk

      Para quem tem dúvidas…

      http://internet-browser-review.toptenreviews.com/

      Um browser não pode ser avaliado somente por uma das suas características, mas sim pelo seu todo.

  8. Avatar de zp
    zp

    Xiii! antigamente cada versão que saia do firefox era diferente da próxima! Agora nem dá pica esperar pelas versões…SÃO TODAS IGUAIS!!! ainda há pouco saiu o 4 (cópia do Opera) e já estão a preparar a versão 7!?…para sair ainda este ano!??…Xiii!!!menos drogas pesadas para o pessoal da mozilalabs!!!

    1. Avatar de Jaime
      Jaime

      Eles querem uma desculpa para que o numero chegue ao 12 depressa para estar por cima de todos os outros…

  9. Avatar de okapi
    okapi

    Por mais tentativas que faça em mudar de browser,quando sai uma versão nova dos outros experimento mas nunca me convencem por isso passado uns dias vão diretos ao bin .Sou um fiel utilizador do Mozilla Firefox e pouco me interessa se vai na versão 5. O problema é que os utilizadores de internet de agora estão sempre há espera de mudanças visuais , esquecem-se que existem outras coisas de back a melhorar. Como diz o ZP hoje em dia já não dá pica,esperar pelas versões, quando foi a espera da versão 2 e 3 da Firefox andava todo mundo ansioso que o dia chegasse …eu lembro-me bem.

  10. Avatar de sérgio
    sérgio

    É impressão minha ou o separador dos add-ons não está a dar resposta?

  11. Avatar de Cesar Oliveira

    Eu acho completamente ridicula essa politica de actualizações.
    Isso é mais markting do que qualidade para os browsers.

    Enfim, a Mozilla está a cometer o mesmo erro do google chrome que já vai na versão 11 mas na verdade devia estar na versão 2 ou 3 no maximo.

    Tenho dito

    Cumprimentos
    César Oliveira
    http://www.profissionalweb.net/blogue/