Lançado Firefox 8 – Mais Segurança e Controlo

81 Comentários

Muito provavelmente, como utilizador do Firefox, deverá estar a usar a versão Firefox 7. Saiba então que já pode descarregar e instalar a versão Firefox 8 agora disponível nos servidores da Mozilla.

Esta versão, anunciada para dia 8 de Novembro, já se encontra na versão final e com várias novidades, principalmente ao nível da segurança, o que confere logo à partida um óptimo argumento para actualizar a versão que tem actualmente, instalada via canal de segurança da Mozilla.


Foram várias as pequenas afinações levadas a cabo ao nível do desempenho da abertura do browser, principalmente na forma como este lida com o carregamento dos diferentes separadores mas o ponto fundamental terá sido a forma como o Firefox 8 agora lida com os add-ons de terceiros.

Como pode ver na imagem em baixo, o utilizador tem agora um maior controlo na própria decisão do que poderá ou querer instalar de add-ons de terceiros na nova versão, podendo mesmo “insistir” na instalação sabendo à partida que estes poderão causar alguma instabilidade, mas poderá o risco valer a pena.

Esta opção é muito importante, porque o Firefox 8 irá avaliar o seu desempenho depois de escolher os add-ons de terceiros a instalar, e dará a sua apreciação para que entenda os cenários reais e o que está em causa. É uma forma segura e com atenção ao pormenor que a Mozilla confere ao seu navegador, tentando contornar um dos males maiores que aflige o Firefox.

Outra opção que apareceu já na versão Aurora, foi a de definir qual ou quais os separadores a serem carregados no arranque, como já havíamos falado. Isto acelera de forma visível o carregamento do browser, permitindo que o utilizador o possa ter disponível mais rapidamente. Esta opção encontra-se no separador Geral, dentro das Preferências do Browser.

Além destas melhorias, poderá agora encontrar um motor de pesquisa do Twitter para mais facilmente descobrir mensagens publicadas nessa rede social.

Estas e outras importantes novidades estão já disponíveis para serem utilizadas e não espere mais para o fazer, seja dos primeiros a assegurar a evolução de um dos melhores browsers da actualidade.

Artigos Relacionados:

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Linux, Mac
Download: Firefox 8 Final Windows PT [14.1MB]
Download: Firefox 8 Final Windows EN [14.1MB]
Download: Firefox 8 Final Linux PT 32Bits [17.1MB]
Download: Firefox 8 Final Linux EN 32Bits [17.1MB]
Download: Firefox 8 Final Linux PT 64Bits [15.4MB]
Download: Firefox 8 Final Linux EN 64Bits [15.4MB]
Download: Firefox 8 Final Mac PT [29.4MB]
Download: Firefox 8 Final Mac EN [29.5MB]
Homepage: Firefox

Partilhar:
Tags:

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Samuel Gomes
    Samuel Gomes

    Vou deixar o firefox para trás de vez, sempre foi o meu browser de eleição mas cansei-me. Bloqueava constantemente, lentidão a navegar em algumas páginas fez com que me mudasse.
    Já outrora o tinha utilizado durante uma temporada, mas desisti e voltei ao firefox. É tempo de voltar ao chrome novamente 😉
    Cumprimentos.

    1. Avatar de Ganondorf
      Ganondorf

      Eu ainda n mudei mas queixo-me exactamente do mesmo.

      Desde que lançaram a versao 5, que tb foi qd começaram a lançar novas versões umas atrás das outras em menos dum ano, que senti o mesmo.

      Quality over quantity…

      1. Avatar de Ze Sousa
        Ze Sousa

        infelizmente fui obrigado a mudar para o chrome pelos mesmos motivos mas o chrome tem me surpreendido e realmente mais rápido e tem tudo que necessito.

  2. Avatar de Jonas
    Jonas

    Estou mt triste com o Firefox
    Todos os meses uma versão nova sem novidades aparentes!
    Parece que estão a tentar passar o Chrome em termos de número so pode.

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      é isso que os users querem…é numeros novos sempre a sair e a Mozilla tem que seguir o mercado, os outros fazem o mesmo!!
      È a vida!!

      cmps

    2. Avatar de jrk
      jrk

      Mas este post inteiro é sobre uma novidade bem aparente. 😛

    3. Avatar de Ivo
      Ivo

      Confesso que já testei vários outros browser (chrome, ie, safari, opera, etc) mas o meu preferido continua a ser este firefox.
      Quer para unix quer para windows continua a fazer tudo o que os outros fazem, os addons que gosto e que uso há bastante tempo estão cá.. não falta nada mesmo.. quando tudo está bem para quê mudar??

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Concordo contigo Ivo, ja nao tenho problemas com o Firefox a muitos tempos, e ainda ultilizo sistema x64, Faz tudo que eu preciso e gosto “quando tudo está bem para que mudar!?” ^^

  3. Avatar de jrk
    jrk

    Muito bom, estas extensões “piratas” são conhecidas pelos problemas que dão como lentidão e travamentos. Um exemplo é a do Skype!

    Mas aguadarei a atualização automática. 😉

  4. Avatar de okapi
    okapi

    Já experimentei todos e digam o que disserem eu continuo a ser fiel ao Mozilla Firefox, só mudarei caso aconteça o mesmo que aconteceu ao “falecido” e seu antecessor Netscape. O que me parece é que a maioria dos utilizadores prefere o visual em detrimento do que está por detrás como por exemplo a segurança.Enfim são gostos…

    1. Avatar de carlos
      carlos

      eu continuo na versao 3.6 por causa do visual, e tambem nao mudo de browser, o chrome a mim se me puser a abrir muitos separadores fecha logo, o firefox abro mais de 20 e continua sempre a dar

  5. Avatar de Rui Cardoso
    Rui Cardoso

    Sou o único que anda triste com o chrome? É que ultimamente tem-me dado muitos problemas, principalmente em videos no youtube…

    1. Avatar de Jose
      Jose

      Acho que és o unico, não tenho tido nenhum problema.

      1. Avatar de Devoided
        Devoided

        Tb axo. o meu funciona nas horas. é claro que o meu pc anda sempre limpinho… o que convêm.

    2. Avatar de Liquidz
      Liquidz

      não és o único não. Eu também tenho problemas com o flash e não sei como resolver no chrome… por isso uso os 2 por enquanto.

      1. Avatar de SexOnaSal

        problems no youtube?
        resolvi não fazendo login, e apagando as cookies do youtube. resultou, e passado uns tempos passou a dar direito mesmo logado

      2. Avatar de nosoul
        nosoul

        O flash faz encravar o explorer e tens de reiniciar?
        Se sim só por acaso ultimo flash 11 (32 ou 64 bits tem ambos o mesmo prob.) e windows de 64 bits.
        Se sim somos 3.

    3. Avatar de Marcos Santos
      Marcos Santos

      O meu está sempre a pedir para instalar o WMP plug-in ….Com ele instalado e mais que instalado, também já me deu uns erros a ver videos no youtube, a imagem ficar toda preta.

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        Somos 4 entao. Testei o Chrome mas não há nada melhor que o Firefox. Para colocar uma aba entre os favoritos com o Firefox é só arrastar. O Chrome dava seguidamente problemas com o Flash. Para pesquisar com o Firefox é só selecionar o texto e clicar com o botão direito, com o Chrome não é possível. Acho que o Chrome é bom para aqueles que usam o navegador de forma simples.

    4. Avatar de Hugo Cura

      Para quem tem problemas do plugin flash pode experimentar a dica neste artigo: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/dica-corrigir-problema-do-plugin-flash-no-chrome-dev/

      A mim, resolveu-me o problema já há uns meses…

    5. Avatar de yourpaysafe

      não, tb já tive.
      e quando crasha, o PC tb bloqueia e tenho de desligar pelo botão.

      Não é culpa do PC… foi acabado de formatar a pouco.. isto acontece quando tenho mais de 100 tabs abertas 😛

  6. Avatar de Nelson N
    Nelson N

    Comecei a utilizá-lo quando foi anunciado no “24 Horas”, e nessa altura foi o mais seguro de todos durante algum tempo.
    Deixei de o utilizar porque dava-me mal com teclados virtuais, nomeadamente Netbanco e Santa Casa,e guardava palavras passse sem “autorização”; estas foram as principais razões.
    Vou instalar esta versão para ver.

    1. Avatar de Nelson N
      Nelson N

      Errata
      onde se lê “dava-me” deve ler-se “dava-se” mal ele FF

      Alguém comentou que vem com o (des)acordo ortográfico! vai ficar onde está. Vou instalar em Inglês.

  7. Avatar de Vitor
    Vitor

    se ao menos resolvessem o elevado consumo de memoria, ai é que brilhavam!

    1. Avatar de Watt
      Watt

      Não vejo o que ainda há para resolver nessa área.

      Eu uso tanto o FF como o Chrome, e com os mesmos addons/extensões, o Firefox consome consideravelmente menos RAM que o Chrome.

      Claro que há sempre espaço para optimizações e nesse aspecto, a Mozilla tem sido incansável.

      1. Avatar de Bernardo
        Bernardo

        Acho que o Chrome utiliza tanta RAM quanto o Firefox. A diferença que o Chrome abre diversos processos, um para cada aba. Se for somar todos acho que fica quase igual ao Firefox

    2. Avatar de GreenTuxer

      Concordo. A versão 7, que supostamente veio melhor nessa área, ainda está pior. Agora tenho sempre uns 700, 800MB de RAM ocupada, quando antes já achava 500, 600MB o limite.

      E sim, testei em vários PC’s. Sou uma pessoa que costuma ter várias páginas abertas e mantenho-as abertas durante horas, dias. Algumas até são Pinned Tabs.

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        o que são pinned tabs???
        não as mantenhas durante dias…a pouco e pouco as fugas de mem vão fazendo estragos!!

        cmps

  8. Avatar de yourpaysafe

    devia ser versão 3.5 ou 3.6 mas é 😛

  9. Avatar de emanuel lopes
    emanuel lopes

    Eu fartei-me do firefox apesar de gostar muito de usa-lo.

    E fui opara o chrome, mas se o firefox funcionar bem sem bloquear, fico nele.

    1. Avatar de emanuel lopes
      emanuel lopes

      até agora ta a funcionar 5*

  10. Avatar de Jorge
    Jorge

    You are now running Firefox Beta awesome…. mas entao nao era a final? lol

  11. Avatar de Nuno
    Nuno

    O problema do Firefox é ainda funcionar sem sandbox. As versões mais recentes do Chrome, Safari (no OS X Lion) e IE já funcionam.

  12. Avatar de RC
    RC

    Se visse no título: “Mais segurança e control. Menos consumo!” aí talvez ficasse alegre..

    Tenho tido bastantes precalços a usar FF, vídeos bloqueiam 2ou3 segundos, quando abro várias tabs basta emperrar numa que tenho de fechar e abrir again (quando não tenho de terminar o processo) para funcionar normalmente. Etc etc, consumos então: 600+ no gestor de tarefas, chega-me a consumir mais que o CoD 4. Vale-me os 8 gigas de ram..

    Cump

  13. Avatar de Bruno Silva

    Windows – Internet Explorer
    Mac – Safari

    Não serve de nada encher um computador com lixo!

    1. Avatar de pedro
      pedro

      Windows- internet explorer….ahahah…bela piada.

      Querias dizer internet explorer = lixo… sim eu sei que era isso que querias dizer. Ah estes engracadinhos que veem para aqui dizer piadas.

    2. Avatar de GreenTuxer

      Eu cá chamo-lhe limpar o lixo que o computador já traz, como é o caso do Internet Explorer.

      Pontos de vista diferentes…

  14. Avatar de Jaime
    Jaime

    Eu ainda tenho o 6…está a actualizar sozinho vamos ver para qual vai…

  15. Avatar de João Maia
    João Maia

    Parece-me que as versões do Firefox levaram um boost daqueles, quero dizer, ainda a pouco saiu a versão 4 e nem sabia qual era a versão actual, e agora chego aqui e vejo que já vai na 8, eles andam a copiar o melhor browser, Chrome 😛

    Cumps

  16. Avatar de Luiz Alberto Soares
    Luiz Alberto Soares

    Eu usava o FF pois o Chorme travava com muitas abas. Desde a versão 6 do FF e 14 do Chorme eles se inverteram. Agora sou Chorme. Principalmente pois as extensões parecem pesar menos para ele do que para o FF que cada dia que passa para mim parece mais lerdo.

  17. Avatar de Paulo Martins
    Paulo Martins

    O FF é o meu browser de eleição sem duvida nenhuma. Só não consigo é colocar a opção de deixar de perguntar sempre que abro uma pagina, Tipo correio da manha ou LIDL, de me perguntar se quero que recarregue a pagina automaticamente. Se alguém me puder dar uma ajuda quanto a isso, agradecia.

  18. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Eu uso há muitos anos o FF , tenho sempre o chrome instalado , mas sem dúvida que o Firefox é um browser mais robusto e em Linux , não consome essa memoria ram que dizem , faço comparações entre o que cada um deles gasta e estamos a falar quase de décimas , completamente irrelevante .

    Eu estou como um caro leitor postou irei usar Firefoz até que acabe como aconteceu com o Netscape .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O firefox é nosso!
      O firefox é nosso!
      O firefox é nosso e há-de ser…
      O firefox é nosso… é há-de ser…
      O firefox é nosso até morrer.

      lololl

  19. Avatar de Vitor Santos
    Vitor Santos

    Ainda não é desta que traz full-screen para o Mac OS X Lion.. :'(

    Quando todos os outros browsers já o têm.. Incluindo browsers com versões não finais..

    1. Avatar de Bruno Silva
      1. Avatar de Vitor Santos
        Vitor Santos

        É o que eu faço.. 😉

        Aliás, sou grande fã de Webkit.. Mas é sempre bom que a concorrência acompanhe as tendências, não achas? 😉

  20. Avatar de SexOnaSal

    opiniao minha, mas cada vez que vejo, “versao nova FF”, mais uma? e pq nao “uma actualização” ?

    Penso que atrai-a mais as pessoas, pelas actualizações do que pelo numero de versão,,, assim dá um ar de faz-se um e “fica descontinuado” por assim dizer, dando outro número, o que me faz perder a atracção e confiança.

    Apenas é a minha opinião.

    Pplwamentos!

    1. Avatar de SexOnaSal

      *sendo uma actualização, nem que ponham “4.1 , 4.3” etc.. sempre dá um ar de que estão a “talhar” a melhorar o browser, ou seja a dar mais atenção aos utilizadores daquele browser,, o que gera muito mais confiança para o usar*

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Estou de acordo contigo. E só o facto de ter de configurar de novo várias extensões de novo, só porque a nova versão vem a corrigir uma falha de segurança… enfim.

        A mozilla devia continuar o seu trabalho como tem vindo a fazer, o facto de a google estar a subir bem, é mais pela força de mercado, e não por 20 versões a cada ano. O $$$ mexe tudo.

        Instalei o Chrome, e sinceramente, é pouco personalizável. O Chrome é mais rápido 0,01s que o FF, faz 1000000 de instruções e o FF faz 999000 no mesmo período? Não sinto a diferença.

  21. Avatar de jonny
    jonny

    E eis que o FF 8 é um browser ao abrigo do novo (des)acordo ortográfico.
    Acho que vou meter a versão em inglês.
    Será possivel passar para a versao inglesa sem perder bookmarks e addons sem fazer instalação de raiz ?

    1. Avatar de jrk
      jrk

      Pode usar o Firefox Sync para garantir a não perda de dados (como bookmarks).

      Mas acredito que, se procurar, vai achar um verificador com a ortografia antiga. 🙂

      1. Avatar de JC
        JC

        Versão corrector ortográfico pré-acordo: http://maracujah.net/software/dict

        1. Avatar de jonny
          jonny

          Obrigado mas nao me referia a correctores ortográficos mas sim, ao browser em si.
          Á grafia que se usa nos menus do próprio browser.

  22. Avatar de Axys
    Axys

    Acho muito estranho esse controle de versões que eles andam aplicando nos navegadores. Essa versão deveria ser algum 7.x e não já uma nova versão 8, já que não há tantas novidades assim.
    A google faz a mesma coisa com o Chrome.
    Se continuar assim, ano que vem teremos Firefox v20.0 e Google Chrome v40.0

  23. Avatar de rodasp
    rodasp

    Para quando a versão de 64bits

  24. Avatar de Emannxx

    Eu desde que descobri o Palemoon (graças ao Pplware) não quero outra coisa.

    O Chrome (que era o meu browser de eleição) tem-me desapontado pois puxa imenso pelo processador para navegar até em páginas simples (até com a aceleração GPU activada em todas as páginas), por exemplo, abrir o pplware faz com que fique com o processador a 100% uns 45 segundos (ou seja, o ventilador, ao fim de uns cliques, já começa acelerar…).

    O Palemoon, é o contrário. É super rápido, não demora horas a abrir como o Firefox, e não puxa nadinha pelo processador.

  25. Avatar de Rui "ALL" Sousa
    Rui “ALL” Sousa

    Infelizmente o FF na abertura de sites fica mt a à quem se comparado ao Chrome, é apenas por isso q cont no Chrome, pq a nível de interface prefiro mais o FF, mas p mim a performance é mais importante.

    1. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Sunspider 0.9.1

      Chrome 15
      Total: 259.1ms +/- 0.9%

      Firefox 8
      Total: 253.9ms +/- 1.1%

      Parabéns FF, esta-mos a melhorar ;D

    2. Avatar de Rui "ALL" Sousa
      Rui “ALL” Sousa

      Peacekeeper
      Firefox 8.0
      1699
      HTML5 Capabilities 6/7

      Chrome 15.0.874.106
      2606
      HTML5 Capabilities 7/7

      Já estava mm a ver :S

  26. Avatar de pedro
    pedro

    Vamos la ver é se dá suporte ao Firebug. No Windows Vista com a versao 7 nao conseguia ter compatibilidade com o Firebug. Mas noutro computador com Windows 7 ja tinha.

  27. Avatar de Arq e tec

    E onde anda a versão 64 bits? Já temos flash 11 com 64 bits e java com 64 bits só falta o browser…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      E para que é que queres um browser de 64 bits? Vês sites assim tão grandes que precisas de mais de 4GB de memória para os abrir?

      1. Avatar de arq-e-tec

        Abres um site de cada vez? Eu abro às dezenas se me apetecer e sim já não é a primeira vez que levo a RAM ao limite. Além disso os 64 bits não servem apenas para usar mais RAM aumentam também a velocidade de transferência de dados entre RAM e CPU

  28. Avatar de Carlos
    Carlos

    Continua a não ter um “sandbox”, que o IE já tem desde a versão 8 e o Chrome sempre teve e o Safari para MacOS também já tem.

    Continua a não ter um thread para cada tab, que o IE tem desde a versão 8 e o Chrome sempre teve.

    Enfim…

  29. Avatar de Paulo G.
    Paulo G.

    A licença não é freeware. Freeware e Opensource são coisas bem diferentes.
    Para mais informações sobre o tipo de licença utilizado pelo FireFox leia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Licen%C3%A7a_p%C3%BAblica_Mozilla

  30. Avatar de Charly

    Gostaria de saber o porque de agora a grande maioria aparecerem em versão MAC nos screen, era bom começar a colocar as mesmas para os 3 grandes, MAC Linux e Windows.

    De resto, sempre com grandes novidades esta mozilla

  31. Avatar de José Leite
    José Leite

    Esta é a versão release candidate(quase final,atenção!)do Firefox 8,não é a final.A final só será disponibilizada amanhã,dia 8 de Novembro,a nível mundial.Leiam isso aqui–»http://sol.sapo.pt/inicio/Tecnologia/Interior.aspx?content_id=33049

  32. Avatar de rodasp
    rodasp

    BOAS NOTÍCIAS APROXIMAM-SE!!!

    Versão 10 do firefox (nightly builds) com versão 64bits para windows!!

    finalmente 🙂

    1. Avatar de Ricardo Antonio
      Ricardo Antonio

      Ja existia na versão nightly do Firefox 9… mas só em inglês

    2. Avatar de Axys
      Axys

      Não vejo motivos para um browser de 64-bits. Quantos sites irão abrir? 200? O.O – pra mim é perda de tempo, deveriam focar em algo mais importante.

      1. Avatar de rodasp
        rodasp

        Abrir 200 sites?? o IE também existe na versão de 64bits e abre os sites na mesma. Se não vês motivos para um browser de 64bits, então, para quê um Sistema Operativo de 64 bits quando só trabalha com programas de 32 bits?

  33. Avatar de Miguel
    Miguel

    550 Permission denied

  34. Avatar de Yuy
    Yuy

    Para o Windows… http://download.mozilla.org/?product=firefox-7.0.1&os=win&lang=pt-PT

    Link para quem está a ter problemas a descarregar.

    Acham que o Mozilla Firefox anda muito comilão na memória? É fácil! Instalem a partir dos extras o “Memory Fox”. Depois de reiniciar vão notar um circulo com um “M” na barra, carregue e activem a opção “Activate Memory Fox – All Processes”, voltem a reiniciar. E pronto!
    O programa vai fazer com que o Mozilla Firefox consuma apenas o estritamente necessário (podem notar melhorias do género antes ser 400 Mb de memória e passar para 100 Mb ou pouco mais… ou ainda menos!).

    Também ajuda se desactivarem / removerem todos as outras extensões e Plugins que não usam. Se não sabem porque está lá, ou não precisam desactivem!

  35. Avatar de Agem
    Agem

    A actualização já está disponível sem grandes confusões:
    ir ao Menu Ajuda / Sobre o Firefox e a instalação faz-se automaticamente!

  36. Avatar de Sombra
    Sombra

    Firefox for the win!!!

  37. Avatar de NoBoDy
    NoBoDy

    Só utilizo o firefox devido ao Adblock plus, também tenho ele no chrome só que não bloqueia tanto como o do firefox.

    Li uma noticia recente de que o IE9 é o browser mais seguro.

  38. Avatar de lolada
    lolada

    Realmente…A Mozzila anda a lançar muitas versões novas do Firefox. Ainda à pouco tempo estavamos na 3.xx

    Deve ser por uma questão de Marketing ou assim, para igualar o Internet Explorer em versão 9.

    Firefox não me tem dado problemas.

  39. Avatar de Valente
    Valente

    O meu Firefox foi actualizado para a versão 8, mas não gosto. Tem muitas encravadelas, stops, reloads… Procurei uma versão anterior mas claro, não encontrei. Mas encontrei uma de 64 bits, a Mozilla Nightly que está na versão 10.0 . Para já não tem problemas.
    O icon é um globo terreste estrelado, à noite.