Já podemos ver o que a Apple prepara para o iOS in the car

19 Comentários

A integração que a Apple quer fazer do iOS nos automóveis irá alterar a interacção dos condutores com os seus dispositivos móveis e dar alguma capacidade extra a estes veículos.

Ainda sem uma data de lançamento, a Apple já a apresentou ao mundo, mas ainda não passou de uma demonstração. Mas dois programadores conseguiram mostrar o que será o iOS in the car, trazendo para todos mais informação e uma amostra da sua interface gráfica e das suas funcionalidades.

ios_car_1

O iOS in the car pretende ser uma transposição do sistema operativo móvel da Apple para os veículos automóveis, dando-lhes algumas das funcionalidades que podemos ter já nos equipamentos móveis da Apple.

Passaremos a ter acesso directo aos mapas da Apple e às indicações de condução integradas com o automóvel, ao mesmo tempo que podemos colocar as nossas músicas preferidas a tocar, através da ligação directa entre os dispositivos móveis e os sistemas de som.

Mas a Apple tinha até agora limitado-se a mostrar o que será o iOS in the car nas suas apresentações, não tendo disponibilizado qualquer informação adicional.

Mas graças a dois programadores, surgem agora os primeiros vídeos e as primeiras imagens que mostram o estado de desenvolvimento do iOS in the car.

Através da emulação de um ecrã de um dispositivo onde o iOS in the car será executado, podemos ver já o que está a ser trabalhado pela Apple.

O primeiro programador, Troughton-Smith, colocou a versão 7.0.3 do iOS a correr nesse emulador e conseguiu no seu OSX mostrar o pode já ser visto.

ios_car_3

Toda a parte gráfica do iOS in the car, nesta versão, está ainda com uma imagem um pouco associada ao iOS 6, tendo inclusive o mapa esse grafismo.

Do que é mostrado poderá ser usado o serviço de mapas, que será controlado por voz, e o serviço de reprodução áudio.

Um segundo programador, Denis Stas, repetiu o mesmo exercício, mas com uma versão mais recente do iOS. O que existe para mostrar é mais uma vez um vídeo onde podemos perceber como funcionará o iOS in the car e o que estará disponível.

Usando a versão beta 2 do iOS 7.1 criou também um vídeo para mostrar os avanços que a Apple fez no iOS in the car.

ios_car_2

A diferença de versões do iOS mostra melhorias na interface que será disponibilizada. Já se vê um ambiente mais ajustado ao que temos no iOS 7, com os mapas a apresentarem já a imagem associada a este sistema operativo.

Podem ver também que a Apple continuou os trabalhos de desenvolvimento e esta versão está mais próxima do que se poderá entender como a versão final.

Depois de ter sido apresentada em Junho do ano passado, pouco mais se soube do que a Apple pretende fazer com esta novidade. Anunciada como sendo para lança em breve, poderá estar apenas a aguardar a chegada de automóveis preparados para a integração.

A concorrência tem-se estado a mexer nesta área e a Google tem já consigo alguns gigantes da industria a trabalhar consigo.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de AX
    AX

    finalmente. fazia-me imensa confusão os carros (que sao “coisas” que custam entre 10.000 e 100.000) continuarem com aqueles softwares com lag terriveis.

    sempre pensei: ‘em 30.000eur que custa o carro nao podem tirar 500 pa enfiar um ipad la pa dentro em vez deste ecran dem****?.

    demorou mas veio.

  2. Avatar de int3
    int3

    Supostamente, android já se preparava para meter o seu SO nos carros.
    just saying

    1. Avatar de Pedro S.
      Pedro S.

      E o QNX da blackberry! 😉

    2. Avatar de John Travolta
      John Travolta

      Épa a sério já chega dessas comparações. Dass que mesquinhos.

    3. Avatar de Paulo Silva
      Paulo Silva

      Mas só supostamente…

    4. Avatar de int3
      int3

      só estava a supor :/

    5. Avatar de lm
      lm

      “Supostamente, android já se preparava para meter o seu SO nos carros.”

      O Android já existe nos novos Clios e peugeot algum tempo… Só não foi feito (ainda) para interagir como o iOS e o iOS in the car.

      1. Avatar de Miguel

        do que consegui encontrar não me pareceu minimamente comparável com este “iOS in the Car”

  3. Avatar de Gerardo
    Gerardo

    Preparem-se, porque depois o carro só anda com

    iGasolina ou iDisel
    iPneus
    iOleo
    iBateria
    iFiltros
    iLiquido
    iCorreia de distribuição

    Que como toda a gente sabe são produtos muito melhor do que os das outras marcas (apesar de serem feitos por essas outras marcas) porque estão Hyper Mega Optimizados para o iCarro

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ahahahha, quase que tinha graça…

      No carro da Google, vais ter de ter uma conta gmail para entrar, mesmo como passageiro.

      E fazes uma viagem e já está no teu Google plus (sei que tens Google plus, todos os fanboys da Google têm), se quiseres tirar isso, tens de percorrer dezenas de menus e fazer em média 3 pesquisas no Google.

      O painel de instrumentos, em vez de te mostrar a velocidade, mostra-te anúncios que “podem se relevantes aos teus interesses”.

      E não pára nos negócios que não tiverem o pagamento da publicidade à Google em dia!

      1. Avatar de ANDROID +1
        ANDROID +1

        Todos os fanboys da ipple tem uma nuvem… ICLOUD, ou pelo menos uma amostra de nuvem a que se chama ICLOUD, google drive MANDA!

        1. Avatar de Miguel

          eu uso Google Drive à força toda
          tu não podes usar iCloud

        2. Avatar de Nelson
          Nelson

          Que estúpido, eu também ponho ficheiros no icloud, se quiser.

          E eu tenho o Google drive, tu não tens o icloud,

          Além disso, toda a gente usa Dropbox e Box, que são o que as empresas que têm esses serviços usam.

          Tu só estás ia a dar os documentos para as mãos dos futuros imperadores mundiais: a Google lol

  4. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Mas isso só será suportado em carros que tiverem acordos com a Apple não é?

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Mais ou menos…

      Têm é claro de ter um acordo com a Apple, para terem acesso á especificação, e sendo a Apple, a Apple, vão ter uma equipa para se certificarem que o que os fabricantes põem nos carros respeita os padrões mínimos de qualidade para a marca (padrões técnicos, óbvio)

      Mas a menos que o fim seja estúpido, não vais ser obrigado, como fabricante, a ter só aquela oferta nos teus carros…

  5. Avatar de Anakin Skywalker
    Anakin Skywalker

    Tanto a Apple ou a Google não irão viajar comigo de certeza.
    O velhinho GPS vai ser em breve substituído pelo Galileu e a precisão é tanta que nem Apple ou Google (Ambas Americanas e ligadas a escândalos de espionagem) vão acompanhar.
    Tecnologia Europeia!!!!

    1. Avatar de Miguel

      o sistema de posicionamento do exército americano vai ser substituído pelo sistema de posicionamento europeu?
      e não consigo perceber que relação têm o iOS e o Android com o GPS, GLONASS e Galileu

  6. Avatar de Nuno
    Nuno

    ena que inovador… eu fico maluco com estas tretas da apple.

    Onde é que isto é inovação?

    1. Avatar de Pedro Simões

      É de tal forma pouco inovador que a Google foi atras e chamou a Audi e outros fabricantes para trazer o Android para os carros.
      https://pplware.sitedev.pt/informacao/google-e-audi-preparam-entretenimento-auto-baseado-em-android/