Google e Audi vão ter entretenimento auto baseado em Android

31 Comentários

…será apresentado já na CES de 2014!

A linha que define a fronteira da tecnologia tem-se alagado para áreas que até há pouco tempo eram apenas ideias e vontades. Cada vez mais temos presente novidades tecnológicas em áreas que mereciam e que estavam esquecidas.

A integração entre os dispositivos móveis e a industria automóvel começa cada vez mais a ser uma realidade e agora aproximam-se mais dois players de peso, a Google a Audi.

audi_google

As primeiras abordagens a esta nova forma de interacção entre os utilizadores, os seus dispositivos e os seus automóveis surgiram há já algum tempo com algumas parcerias bem sucedidas, mas ainda a um nível muito básico.

A chegada eminente do iOS in the Car, fruto de uma parceria da Apple com alguns gigantes da industria automóvel, poderá ter feito disparar a vontade de outros concorrentes estarem também presentes nesta nova área de tecnologia.

Por essa razão, e segundo o jornal Wall Street, a Google e a Audi podem estar a preparar-se para apresentar uma parceria para criar e disponibilizar nos automóveis da marca germânica sistemas de entretenimento e informação baseados em Android.

Ainda segundo a mesma fonte, esta parceria será apresentada já dentro de dias na Consumer Electronics Show de 2014, que decorrerá em Las Vegas no início do próximo mês de Janeiro.

Mas a Google não deverá limitar esta parceria à Audi e fala-se também em contactos com a NVidia para a criação de sistemas de entretenimento gerais para implementação em automóveis, dando aos utilizadores acesso a elementos multimédia, mapas e outras aplicações existentes no ecossistema Android.

Claro que a integração destes sistemas terá como requisito a implementação de sistemas de acesso à Internet nos automóveis, mas as marcas estão já a trabalhar nesse sentido, sendo cada vez mais comum a presença de módulos 3 e 4G para que esse acesso seja possível.

Este passo da Google visa estar presente numa área que agora começa a despontar e a ganhar mercado. Primeiro vão ser os automóveis e as marcas de topo, sendo depois generalizados a todos os veículos.

Terá esta nova área futuro ou será apenas um extra na indústria automóvel?

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Alves
    Alves

    Serei o único a pensar que toda esta tecnologia à disposição do condutor é um factor de distracção e que pode potenciar a sinistralidade rodoviária?

    A mim, às vezes basta-me estar à conversa com alguém do banco de trás para já não ter a concentração máxima na condução, quanto mais com “sistemas de entretenimento” mesmo à minha frente… mas pode ser só eu

  2. Avatar de pixar
    pixar

    Espero que tenha um bom monitor com acesso à internet para distrair os condutores. Depois é vê-los a bater…

    1. Avatar de rui

      causa do acidente: facebook

  3. Avatar de rui
    rui

    vamos estar a navegar no google maps e receber pop ups e banners com anuncios, como no android? ehehe

    venha competição que é saudável, mas começo a achar que o google promete muita coisa, e pouco cumpre (updates que nunca aparecem, tv’s que nunca chegarem a convencer ninguem, bugs que teimam em manter, android@home e a promessa da domótica com android à 2 anos, etc, etc…).

    cumps,

    1. Avatar de xbyt
      xbyt

      Ja ca faltava…

    2. Avatar de golias17
      golias17

      Eles apostam em tanta coisa que é normal que nem tudo resulte, mas tens mais e bons exemplo do que resultou do que falhou.

  4. Avatar de Rafael Cardoso
    Rafael Cardoso

    Eu já tenho android no meu Leon. Tenho um rádio parrot, com gps, acesso à 3G/4G, alta voz com conexão ao telemóvel, etc etc…

    1. Avatar de Pedro Gonçalves
      Pedro Gonçalves

      Fixe.. Que modelo do rádio é? Vem já com o carro?

      1. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        É o Parrot Asteroid Smart.
        Não vinha com o carro, comprei por que cria um rádio de 2 dim e este com android pareceu me a melhor opção.
        Fica assim no meu carro: http://imageshack.us/a/img855/427/raql.jpg

          1. Avatar de Eu
    2. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Tens acesso a informações do carro no rádio, ou controlas o radio atraves do tablie do carro? É só um rádio com Android, nada de mais. E já agora para que mencionaste o facto do Leon se não é de origem?

      1. Avatar de Sergio J
        Sergio J

        Não estou a desfazer o teu auto-rádio, apenas a querer dizer que não é a mesma coisa

        1. Avatar de adriano
          adriano

          Agora quase parecias a Judite Sousa

      2. Avatar de Rafael Cardoso
        Rafael Cardoso

        Sim, tenho acesso com os comandos do volante, se tiver a fixe OBD posso me conectar a informações do carro por bluetooth.
        Provavelmente com mais aplicações a serem desenvolvidas, se calhar até se consegue ainda mais informações, visto que os carros hoje em dia têm tudo a ser controlado pela parte electrónica.

      3. Avatar de Nuno
        Nuno

        Do “tablie” como lhe chamas e não tablier, não se controla nada, está tudo na consola central ou no volante.

  5. Avatar de NewJ
    NewJ

    Já existem autorrádios Android compatíveis com vários carros, com o design a condizer com origem para não destoar etc..

  6. Avatar de Nelson
    Nelson

    Não posso esperar para ter de instalar um anti-virus para o meu carro!

    Mas… o que é que falta ao MMI da Audi? Ainda se tivesse siri para uma pessoa dizer a música e ela pôr a tocar, ou dizer para escrever uma mensagem e ela escrever…

    1. Avatar de Ash
      Ash

      felizmente ainda ninguem respondeu.

      ###### DO NOT FEED THE TROLL #######

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      1º Nunca tive “virus” no meu telemovel, só tem “virus” quem quer.
      2º O Google Now faz o mesmo que a Siri e muito mais, incluindo o que tu disseste.

      1. Avatar de Nelson
        Nelson

        1. Sabes lá tu!

        2. Não, não faz, a única coisa que o Google now faz é procurar no Google, coisa que o iOS também tem, o que o Google now não faz é por exemplo dizeres “send a message to my girlfriend” e ele mandar… Não tem nada a ver com um assistente pessoal, mas claro, isso não te interessa ver, porque se s Google não faz, não existe… Se fosse para defender a Samsung, vinhas logo dizer que s-voice era a mesma coisa… Mas como não há o samsung galaxy audi…

        1. Avatar de golias17
          golias17

          Podes sim ditar mensagem e ele envia deves saber zero do que o google now faz, lê antes de dizeres disparates.

          Quanto ao virus em 3 anos zero. Já agora conheces alguém que tenha apanhado vírus?

        2. Avatar de Ricardo
          Ricardo

          Estás completamente enganado. Basta ires ao youtube e vez do que o Google Now é capaz.
          Quando ao S-Voice e Samsung, possuo um S3, mas meti logo uma custom rom, porque ai sim, o software que a samsung mete não vale nada. Experimentei o S-Voice num S4 um bocado e nada se compara ao Google Now.

        3. Avatar de Nelson
          Nelson

          Calma meninos, que ele faz isso… Mas não faz em Portugal, e para a maioria das coisas, precisa de input do utilizador, que estraga tudo…

          Quantio aos vírus, na disse e volto a dizer, que, não sabe do que fala, é melhor estar calado, e 99% dos vírus não mostram nenhuma informação visual, lá por não verem, não quer dizer que não tenham.

          1. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            É como o teu iPhone, lá por não veres não quer dizer que não tenha lá o malware da NSA e uns backdoors a bombar 😉

          2. Avatar de Nelson
            Nelson

            Sou procurado pelos serviços secretos americanos? Até dá pinta!

  7. Avatar de Manuel
    Manuel

    Adorava o meu carro, que chato, vou ter de trocar de marca, Audi e Android, que se passa com a Audi, querem vender carros para putos. A falta de gosto domina o mundo.

  8. Avatar de Miguel
    Miguel

    Concordo com o Alves, isto só resultará em mais distração para os condutores, a não ser que se baseie em informações realmente importantes a serem mostradas ao condutor através de um sistema hud. Tudo o que pode desviar os olhos do condutor da estrada é um perigo na minha opinião. E esta notícia parece mais uma jogada de marketing que outra coisa. Android? Num automóvel? As marcas automóveis são por norma muito restritas em relação ao que metem nos carros, e tendem a fazer e desenvolver tudo à sua medida por questões de segurança..

    1. Avatar de xbyt
      xbyt

      Aqui está um comentário muito adulto…

  9. Avatar de D3POD
    D3POD

    Sinceramente não vejo vantagem nisto, a não ser mais uma forma de roubar um carro.

    Com estas tecnologias e com os hackers por ai… será fácil ficar sem carro.

    adoro tecnologia, trabalho na área informática, mas tudo tem os seus limites…

    Claro que é a minha opinião… também não gosto de caixa automática num carro e há quem goste 😛

  10. Avatar de Luis
    Luis

    Se não é QNX não confio.. Android muito menos…!!!