iOS 7.1 Beta revela a nova funcionalidade “Car Display”

31 Comentários

A mudança que se deu na passagem do iOS 6 para o 7 veio mostrar que a Apple ainda tem muito para dizer sobre os sistemas operativos móveis. Não foi apensa uma mudança na imagem, tendo sido criadas novas ferramentas, novas opções e novas formas de usar o iOS.

Uma das novidades que tem vindo a ser falada, e que vai incorporar em breve o iOS é a possibilidade de termos um Car Display, para onde todas as funções dos dispositivos móveis da Apple vão ser transferidas.

Pois com a chegada da versão Beta 2 do iOS 7.1, esse modo passou a estar disponível nos menus do iOS.

ios_7_1_car_1

Este novo modo de funcionamento do iOS irá permitir que, nos carros que o suportem, tenhamos o ecrã dos nossos dispositivos móveis da Apple redireccionados para uma consola ou para um ecrã.

Deste modo vamos poder controlar os telefones de forma central e sem que tenhamos de lhes estar a pegar. Não vão ser apenas as chamadas a serem transferidas para lá, mas também todas as restantes funções que podem ser usadas durante a condução.

Um exemplo de um serviço que poderá beneficiar com este modo são os mapas ou as chamadas telefónicas, ficando o utilizador com um sistema verdadeiramente mãos livres, com o recurso ao Siri.

A descrição da Apple para esta funcionalidade, que lhe chama iOS in the Car, apresenta-a como sendo uma integração dos dispositivos móveis nos veículos automóveis, facilitando e permitindo uma utilização mais segura.

iOS in the Car seamlessly integrates your iOS device — and the iOS experience — with your in-dash system. If your vehicle is equipped with iOS in the Car, you can connect your iPhone 5 and interact with it using the car’s built-in display and controls or Siri Eyes Free. Now you can easily and safely make phone calls, access your music, send and receive messages, get directions, and more. It’s all designed to let iPhone focus on what you need, so you can focus on the road.

Este Car Display, apesar de já ter sido diversas vezes falado pela Apple, tem estado renitente em ser apresentado ao mundo. Foi visto várias vezes em versões de testes do iOS, sempre de forma escondida, mas nunca chegou a ser incorporado nas versões finais.

A mais recente versão do iOS 7.1, ainda só em Beta 2, apresenta já essa opção nos menus das definições, podendo a mesma ser activada ou desactivada.

ios_7_1_car_2

A inclusão desta nova opção no iOS 7.1, de forma tão visível, pode ser o prenuncio de que é desta vez que a Apple vai lançar o iOS in Car. O suporte dos fabricantes automóveis está já garantido e apenas faltará ter o iOS pronto.

Vamos aguardar pela chegada da versão definitiva do iOS 7.1 e ver se é desta que a Apple consegue integrar os seus dispositivos com os automóveis, dando liberdade total aos condutores.

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de João Dias
    João Dias

    Off-topic:
    Siri em Português é que está quieto…
    Por essa e por outras é que vou balancear um bocadinho as coisas e comprar um Nexus 5.
    Assim posso usar o melhor dos dois mundos.
    A Apple faz bom hardware, mas a google faz melhor software
    A Apple tem coisas muito boas, mas o software deixa sempre muito a desejar.

    —-
    De qualquer das maneiras, que este seja o primeiro passo para que o nosso smartphone seja realmente um dispositivo que integra e se insere no que está à sua volta!

    1. Avatar de Vítor M.

      Verdade… estou farto de ter a minha lista de contactos com os nomes todos marados para a siri perceber 😀 Call Peter Simon :D… A conduzir é top… chega um SMS….Siri read my text please…. 😀 replay…

      1. Avatar de joao
        joao

        UAU!!!!!
        Vitor M. a dizer mal da Apple?????????????????? :-O

        1. Avatar de Vítor M.

          Mal??? estás enganado, uma critica construtiva não é dizer mal… isso é para pessoas sem cultura.

        2. Avatar de João Pereira
          João Pereira

          Lol. Por ele ter dado a sua opinião neste caso negativa esta a dizer mal da apple? Apenas fez referência a um fator que ainda não esta no ponto.

    2. Avatar de Gualter
      Gualter

      Curioso, eu penso ao contrario.. hum talvez eu até esteja errado, mas o que é certo é que o IOS7 está algo de amazing.
      Comprei o HTC ONE, 3 semanas depois lá foi pra venda para voltar para o IOS…
      Mudar de telefone só porque não tem Siri em Português é um quanto irónico ^^ Muda para o Android e depois vês se tem Siri em Português LoooL

      A minha troca foi um alivio total 😛

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        Não, eu não vou mudar apenas por causa disso. Isso era totalmente estúpido.
        Vou mudar porque acho que está na altura de ter um telefone actual, moderno e bom. Não vou deixar de ter o iPhone, porque como desenho apps para iOS e Android não deixo de testar em ambos.

        Mas já me chateia estar sempre à espera de actualizações perfeitamente naturais no software feito pela Apple e isso nunca acontecer.

    3. Avatar de Nelson
      Nelson

      Ya, compra um nexus 5,traz Sri em Português!

      1. Avatar de João Dias
        João Dias

        “Por essa e por outras”. Lê primeiro.
        E, já agora, lê o que escrevi em cima.

  2. Avatar de Woot!
    Woot!

    Só não entendo porque não existe há mais tempo…é uma funcionalidade crucial para quem tem um autoradio touch. Uso essa funcionalidade no s3 desde que saiu.

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      há muito que a Apple tem formas de integração com os carros – começou com os iPods há vários anos atrás!
      Isto é um novo nível de integração, em que quase tudo pode ser acedido através do computador de bordo do carro – pelo menos é o que se prevê dado o que a Apple já apresentou!

      1. Avatar de Alexandre
        Alexandre

        Isso já é antiquissímo. A minha mãe usa o mirrorlink da extinta Nokia, neste caso um N8, no Toyota IQ dela há muito tempo mesmo.

        Procurei e já é de 2011, vamos para 2014!
        É só inovar…

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      há muito que a Apple tem formas de integração com os carros – começou com os iPods há vários anos atrás!
      Isto é um novo nível de integração, em que quase tudo pode ser acedido através do computador de bordo do carro – pelo menos é o que se prevê dado o que a Apple já apresentou!

  3. Avatar de irlm
    irlm

    não é o mesmo que a Microsoft traz com windows phone 8.1 (driver mode)?

    1. Avatar de Nunes
      Nunes

      pelo o que se sabe não! Isto é a integração do iPhone com o computador de bordo do automóvel, passando a navegação a ser feita por aí, por isso não é como o “Driving Mode” do Windows Phone. Mas pode ser que acabem por adicionar algo semelhante a essa função do Windows, pois serão poucos os carros que de início permitirão esta integração do iPhone

  4. Avatar de Nelson
    Nelson

    Como sempre a inovar naquilo que realmente é inovação, e não em mudanças de em vez de ter dois botões, passa a ter três…

    Mas não deve demorar muito a aparecer a cópia Android ou cópia Samsung, e virem os contra-fãs com a lata de dizer que a Apple copiou não sei quem, não sei quê de 1995.

    Lol

    1. Avatar de mario
      mario

      Qual foi a inovação?

      1. Avatar de Nunes
        Nunes

        Ainda ninguém fez este nível de integração entre o sistema do carro e um smartphone – isto vai além dum update no iPhone, é tb novo software no carro.
        Claro que não é ultra-revolucionário, mas é uma inovação importante para a Apple continuar como um dos sistemas mais fáceis de usar

        1. Avatar de Antonio Silva
          Antonio Silva

          Ninguem fez, não é bem assim. A BMW já tinha anunciado que estava a fazer um update para siri, S voice e Android. Parece que mais uma vez o iOS não tinha funcionalidades do android e agora anunciam como inovação uma funcionalidade que a concorrencia ja tinha, tambem sejamos justos podem estar a referir-se como inovação a sua implementação no iOS ( http://www.tomsguide.com/us/BMW-Phone-Screen-Car-Android,news-17089.html )

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            A funcionalidade que estás a falar a Apple já lançou há mais de 1 ano. A Apple já há muito que tem integração dos seus aparelhos com os carros, ainda antes dos iPhones com os iPods

          2. Avatar de Francisco Pinto
            Francisco Pinto

            @António a possibilidade dos fabricantes tornarem os seus sistemas compatíveis com o Siri via iphone já existe à muito, o que a Apple está a fazer agora é levar essa integração a outro nível, que é a possibilidade de se “espelhar” o iphone no “sistema”/lcd do carro, que vai permitir controlar o iphone a 100% pelo sistema do carro. hoje por exemplo se quiseres usar o iphone como um gps “tens” de comprar um suporte para ter o iphone na tua “linha de visão” com isto vai poder continuar com ele o no bolso porque vais ver os mapas no visor do carro, controlar o iphone no ecran/teclas volante do carro! Na pratica é um airplay no carro com funções de controlo!

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          Fez. Uso o meu samsung galaxy s3 mais o meu autoradio sony com mirror link. Integração total entre ambos.

          1. Avatar de Nunes
            Nunes

            O que a Apple pretende é a integração com o computador de bordo do carro, de tal forma que os construtores dos carros terão primeiro que adoptar a iniciativa “iOS in the car”, por isso o nível de integração vai além do exemplo que dás e tem implicações nos interfaces usados pelos novos carros.
            http://en.wikipedia.org/wiki/IOS_in_the_Car

      2. Avatar de Nelson
        Nelson

        Qual foi a inovação? Sim, porque não dá para ver… Vais já dizer que consegues ligar o telemóvel por bluetooth ao carro.. Lol!

        1. Avatar de Woot!
          Woot!

          A não ser que tenha percebido mal, mas como já disse faço isto há já algum tempo com a tecnologia mirror link o meu galaxy s3 e auto radio sony.

        2. Avatar de Nuno Vieira
          Nuno Vieira

          MirrorLink???

      3. Avatar de Marcelo Barros
        Marcelo Barros

        Mas já agora a Apple apenas esta a afinar uma ideia e iniciativa já tomada por outras marcas de auto-radios

        http://reviews.cnet.com/8301-13746_7-57559136-48/car-techs-guide-to-using-your-android-phone-in-the-car/

    2. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Quem não quer ver ou aprender deve-se achar muito inteligente, não passando assim de um ignorante.
      Tanto a Apple como a google tem vindo a inovar, assim como outras empresas.

    3. Avatar de João Dias
      João Dias

      Meu, um dia percebes que o verdadeiro valor da tecnologia está na diversidade e não no fanatismo.

      Credo, eu até posso ter tudo e mais alguma coisa da Apple que fui comprando ao longo dos anos (incluindo uma caneca que me pintaram à mão e tudo), mas há que saber distinguir bem as coisas e ter as ideias claras…Abraça as ideias dos outros e aceita que os outros vejam as tuas ideias como fonte de inspiração.

      Pá, se queres ser fanático, sê. Mas evita criares conflitos desnecessários.

    4. Avatar de Nuno Vieira
      Nuno Vieira

      Pois, a Apple nunca copiou nada… São os santos do mundo da tecnologia.

  5. Avatar de Jokerrunner
    Jokerrunner

    Então mas em que modelos de carros isso será compatível? podia haver um gadget, que se adquire, com ecran, ligado as colunas do autoradio do carro. Isso tornava o assunto mais interessante. nem todos vao poder usar esse novo recurso nos seus renault clio de 1990.