iPhone 12: Produção funciona dia e noite, bónus para os melhores funcionários e não há férias

59 Comentários

Não há como contornar o sucesso dos dispositivos da Apple, como tal e para não fugir a oportunidade de colocar o seu iPhone 12 no período que antecede as grandes compras do ano, a empresa de Cupertino quer que as fábricas que trabalham no fabrico do novo iPhone não parem. Segundo informações, a Foxconn está a todo o vapor e há grandes bónus para os funcionários que mais produzirem.

Estamos a poucas semanas do lançamento do iPhone 12 e, como é normal, neste primeiro embalo a marca precisa de muitos milhões de unidades. A dúvida é se conseguirá fabricar os necessários para esta primeira fase.

Imagem trabalhador da Foxconn a montar um iPhone 12


iPhone 12: fabricar por 750 euros de salário mais “bónus suculentos”

Conforme sabemos, este mercado dos smartphones é próspero em fenómenos de vendas flash. Há marcas que vendem milhões em poucas horas. A Apple é das que vende milhões nos primeiros dias e muitos outros milhões durante vários anos. Contudo, e porque a pandemia parou a produção na China durante vários meses, o trabalho está atrasado. A apresentação já não aconteceu em setembro, como é habitual, e para acontecer o lançamento em outubro a empresa de Cupertino precisa de muitos milhões que ainda não estarão prontos.

De acordo com o South China Morning Post desta terça-feira, a produção funciona 24 horas por dia, sem férias permitidas e horas extras obrigatórias. Também há “bónus suculentos” para os funcionários que dedicam mais tempo.

Podem ganhar de 5.000 yuans a 6.000 yuans (cerca de 750 euros) por mês, e se trabalhar na fábrica por mais de 90 dias, há uma quantia considerável de pagamento especial.

Disse um ex-trabalhador que conhece a realidade atual da empresa.

Traduzindo o salário para a realidade de Portugal, de facto 5.000 ou 6.000 yuans não é um grande salário. No entanto, é significativamente mais alto do que o salário mínimo mensal, que é de 2.480 yuans (310 euros). Uma pessoa que gasta horas para construir iPhones poderia, portanto, ganhar mais do que o dobro do salário mínimo, embora ainda um pouco abaixo do salário médio mensal, em todos os empregos, nas maiores cidades da China.

Ilustração iPhone 12 mini, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max

 

Não há férias, mas há incentivos aos mais produtivos

A unidade de montagem de iPhones da fábrica oferece um bónus de 10.000 yuans (1250 euros) para qualquer trabalhador que tenha começado depois de 18 de setembro, que fique pelo menos 90 dias e trabalhe pelo menos 55 dias, de acordo com um anúncio de recrutamento. O bónus será de 8.500 yuans (1060 euros) para as pessoas que se juntaram depois de 26 de setembro.

Além disso, os funcionários também podem receber 500 yuans adicionais. Para isso basta indicarem um novo trabalhador para um emprego. Este tipo de remuneração é um incentivo para captar os funcionários e os tornar produtivos e assíduos, apesar de serem horários cansativos.  As funções estão a ser dadas a conhecer nos anúncios de recrutamento locais e nos meios de comunicação.

Segundo os relatos, a Apple sediará o seu evento do iPhone no dia 13 de outubro. Numa série de tweets, o conhecido leaker John Prosser disse que o iPhone 12 mini de 5,4 polegadas e o iPhone 12 de 6,1 polegadas serão enviados aos distribuidores no dia 5 de outubro. Os maiores, o iPhone 12 Pro e Pro Max, estão atrasados

Espera-se que a atualização do iPhone deste ano seja uma das maiores da Apple dos últimos anos. O desafio está lançado, isto é, ano de pandemia estará a ser sinónimo de um maior investimento e desafio para a empresa de Cupertino. Depois, a pandemia está igualmente a obrigar a Apple e os seus fornecedores a medidas extraordinárias para “fixarem” operários. Estes incentivos são espelho da dificuldade em angariar mão de obra.

 

Leia também:

iPhone 12 mini: Rumores mostram que não vai trazer 5G e revelam o seu preço

Comentários

59

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ok
    ok

    “Horas extras obrigatórias”, sem férias, muito provavelmente sem folgas e a ganharam uns escassos cêntimos por hora e agora querem mandar areia para os olhos quando os infelizes trabalhadores começam as chegar aos seus limites. Não passa de pura escravidão. Welcome to China.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      Acho que todos conhecemos vários casos de pessoas a trabalhar em Portugal, aproximadamente o mesmo número de horas, e sem qualquer tipo de bónus como acontece neste caso, e a receber o salário mínimo (que é inferior aos 750€ pagos neste caso), e sem sequer fazerem descontos etc… mas é isso…. Na China são escravos LOLOL Aqui são o quê? Animais?
      E isto já para não falar depois no custo de vida na China ser tipo 10x mais baratos que cá.. desde comida, transportes públicos, produtos normais, etc etc.. Uma viagem de metro lá que dura por exemplo 1 hora, pagas pouco mais de 50 cêntimos.. Aqui, uma viagem de 2 minutos pagas o triplo. E tudo isto, num país em desenvolvimento, não num país desenvolvido. Queres ver escravos, vais até África, índia.. Aí sim, vês escravos à moda antiga, à lei do chicote.

      1. Avatar de Tuga
        Tuga

        Sim, em Africa tens escravos à moda antiga e na China, tens de dizer, tens escravos à moda atual. Ou achas que a tua China é cor-de-rosa ?

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Escravos que recebem 750€ de base, e que estão a trabalhar por opção própria.. essa está boa LOL. Ninguém diz que a China é cor-de-rosa. Como disse é um país em desenvolvimento, e não um país desenvolvido como Portugal por exemplo. Como tal, é um país que ainda tem muita pobreza, e que luta diariamente contra isso. Agora dizer que isto é escravatura.. menos. Existem milhares de casos piores em países desenvolvidos, como Portugal. Ainda dizem que não há malucos.. não os procuram.

          1. Avatar de TwoEyez
            TwoEyez

            É uma ditadura meu caro.

          2. Avatar de RPG
            RPG

            A sério? wow… Curiosamente é celebrado amanhã, dia 1 de Outubro, o 71º aniversário da fundação da República Popular da China. Mas qualquer das formas, qual a relação dessa estrondosa novidade que revelou com o que aqui é discutido? Nenhuma meu caro. Não vamos misturar as coisa, ok?

          3. Avatar de Tuga
            Tuga

            Para ti é perfeitamente normal exigirem-te que trabalhes das 9 às 21, 6 dias por semana, só porque esse pedido é legitimado pelo salário que te pagam… e tu tens de aceitar porque…lá fora …na rua…estão outros à espera que desistas alimentando assim um sistema laboral perfeitamente desumano. É essa a tua China a desenvolver-se…

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Assim mesmo.. A defender estas práticas com a desculpa idiota que há pior…
        Parabéns…

    2. Avatar de Tadeu
      Tadeu

      olhando para a notícia original as horas extraordinárias pagam bem mais e a questão de férias é nas próximas semanas, sendo que também são pagos bem mais por causa desses dias.

    3. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      China? Ou Portugal?

    4. Avatar de Antoninho Pitágoras
      Antoninho Pitágoras

      Certamente que há abusos, mas lei a notícia? Claro que não, o título é que é fixe.
      “ A unidade de montagem de iPhones da fábrica oferece um bónus de 10.000 yuans (1250 euros) para qualquer trabalhador que tenha começado depois de 18 de setembro, que fique pelo menos 90 dias e trabalhe pelo menos 55 dias”
      Em 99 dias trabalhar 55dias, segundo a notícia então parece que há folgas.

    5. Avatar de jorgeg
      jorgeg

      +1
      Em vez de um prato de arroz serão 2.
      O mais estranho e publicarem isto a julgarem que alguém realmente acredita que na China Apple SweatShops irão dar “750 euros de salário mais “bónus suculentos””

      hehehe,..Demais!

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    … e respirar, podem???

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Desde que seja rápido, sim. Se quiserem um respirar mais profundo, é descontado do salário

    2. Avatar de RM
      RM

      Podem ir à casa de banho ?

  3. Avatar de Abreu
    Abreu

    Pura escravidão

  4. Avatar de Algo
    Algo

    Todo esse sacrifício para depois eu entrar no YouTube e ver gente a partir e a estragar os aparelhos de prepósito.

    Eu não quero ser consumidor de uma marca que notoriamente submete os funcionários a essas condições.

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      É só essa? Maioria dos smartphones são feitos na China, logo as condições de trabalho serão no mínimo idênticas. Mesmo aqueles que são feitos noutro país, como os Samsung que são produzidos no Vietname, são condições iguais ou piores.

      1. Avatar de Algo
        Algo

        Estou ciente, daí eu ter escrito ‘notoriamente’.

        Contudo como consumidor já tenho motivos, fora as condições dos funcionários, para não usar produtos da maçã. Ler esta notícia só reforça a minha decisão.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Portanto, como não é ‘notoriamente’ já não te apoquenta que as marcas que consomes submetam os trabalhadores a condições piores?

        2. Avatar de Antoninho Pitágoras
          Antoninho Pitágoras

          Lei a notícia? Talvez na China nunca tiveram tão boas condições, tem direito a folgas, a empresa pede que neste período não marquei férias, nunca a sua empresa pediu para em determinado mês evitarem férias, podendo tirar nos restantes meses?
          “ A unidade de montagem de iPhones da fábrica oferece um bónus de 10.000 yuans (1250 euros) para qualquer trabalhador que tenha começado depois de 18 de setembro, que fique pelo menos 90 dias e trabalhe pelo menos 55 dias”

          “ Além disso, os funcionários também podem receber 500 yuans adicionais. Para isso basta indicarem um novo trabalhador para um emprego.”

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      99% dos equipamentos sao feitos na china e se nao forem utilizam componentes como resistencias, condensadores, pcb, micro,memórias, processadores, lentes, etc… que são feitos na china

    3. Avatar de Miguel
      Miguel

      Qual é essa marca?

    4. Avatar de RM
      RM

      OK, tu decides, mas este foi o teu último comentário 🙂

  5. Avatar de Asdrubal
    Asdrubal

    Prevêem-se muitos iphones com defeitos devido ao acelerado trabalho e cansaço dos trabalhadores.

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Aquilo é china se um vier com defeito, imagina o que acontece ao funcionário.

    2. Avatar de ToFerreira
      ToFerreira

      Devia-se preocupar mais com a mesma situação a decorrer nos profissionais de saúde (por exemplo) e acentuada com o COVID, mas… o que é a nossa saúde ao pé de um telemovel?

      1. Avatar de Asdrubal
        Asdrubal

        Completamente fora de contexto, mas de qualquer forma, sempre que ouço isso dos “coitadinhos” dos profissionais de saúde, mete-me nojo, pois eu mesmo vi o desprezo de enfermeiras pelo cuidado de um familiar, como exemplo, vamos pedir ajuda a uma enfermeira, e vai ela: “Eu não vou lá, o meu horário de sair é daqui a 10 minutos e já não tenho tempo.”. E depois é ver enfermeiros a conversar nos corredores. Coitadinhos dos profissionais de saúde…

        1. Avatar de ToFerreira
          ToFerreira

          Fora do contexto foi o teu comnetário. Também já assisti a doentes muito aflitos a chamar o enfermeiro, que teve de laragr o que estava a fazer para ver que a aflição toda era para mudar o canal da TV. Se a esses somarmos os que falam deles como tu, e tomando algumas árvores pela floresta inteira, como tu fazes, também eles devem ter nojo de (todos os) doentes e seus familiares, mesmo daqueles que quando trabalham não falam com os colegas “nos corredores”… nunca conheci ninguém assim, quem sabe não serás um exemplar único.
          Coitados dos trabalhadores do iPhone, que vão produzir telemoveis com defeito, mas obrigar profissionais de saude a trabalhar mais de 18h seguidas, mais de 60h semanais e mais de um ano sem férias está tudo bem porque eles são uns nojentos e as pessoas que vão pagar com a sua saude ou vida os erros “devido ao acelerado trabalho e cansaço ” (porque eles não são máquinas) também são nojentas, portanto, como diz a outra, enterrem-se os mortos e está resolvido.

  6. Avatar de Luis
    Luis

    Telemoveis chineses nunca !

    1. Avatar de Asdrubal
      Asdrubal

      Parece que é tudo chinoca. O que não for chinoca, é feito na china.

  7. Avatar de Ze
    Ze

    É disto é que os progressistas tecnológicos amigos da Greta gostam.
    Direitos humanos e dignidade? Isso não interessa para nada desde que possa combater as alterações climáticas com o smartphone novo.

  8. Avatar de Cortano
    Cortano

    Depois vêm para a comunicação social apregoar à igualdade de direitos, à responsabilidade social… E bla bla bla…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      E depois os grandes defensores da igualdade e das grandes causas sociais o que usam?
      Um iPhone… É assim mesmo.
      Viva a hipocrisia

      1. Avatar de Tadeu
        Tadeu

        és capaz de explicar onde é que está a hipocrisia?
        Por um período de 2-3 meses a Foxconn vai pagar provavelmente o dobro do salário aos funcionários. Vão ganhar mais à hora do que a maioria dos portugueses

        1. Avatar de Vítor M.

          Não vais conseguir, 😀 o Cortano é um fiel adepto do dizer mal da Apple, não fez as contas, não lhe interessou, o que fez foi dizer mal 😀 por isso, nada de novo.

          1. Avatar de Cortano
            Cortano

            Não tem a ver com a Apple (sendo que esta é parte do problema), mas com a hipocrisia da sociedade.
            Ainda há dias estavam uns quantos manifestantes de causas sociais a reclamarem e ao mesmo tempo a contradizerem o que defendiam através da postura e materialismo claro.

          2. Avatar de Vítor M.

            Sabes que isso não é verdade 😉 mas vamos ficar assim.

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            continuas sem explicar qual é a hipocrisia!

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          ehehe… vocês não chegam mesmo lá.
          Impressionante.

          1. Avatar de Vítor M.

            😀 não percebeste. Deixa lá.

          2. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            impressionante é verificar que diante duma simples questão não dás resposta.

          3. Avatar de Tadeu
            Tadeu

            Tuga, és capaz de mostrar alguma informação recente?

          4. Avatar de Tretas
            Tretas

            Basta uma simples pesquisa no google.
            Só não meto aqui os links porque o Pplware não deixa…

  9. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Agora vejam a Amazon e depois digam qualquer coisa.

    Abc

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Não te metas com o sonho americano

    2. Avatar de Cortano
      Cortano

      A bela desculpa que se os outros fazem pior, então está tudo bem…

      Que tristeza…

      1. Avatar de Jorge Carvalho
        Jorge Carvalho

        A diferença é estarmos a falar em casos na Europa por exemplo.

        Abc

        1. Avatar de Cortano
          Cortano

          e?! Ah, o que está perto de casa está mal, o que está longe… que se lixe.
          É isso?

          Continua, estás a ir bem.

  10. Avatar de Pedro F.
    Pedro F.

    Quantidade em vez de qualidade!
    Viva 2020!

  11. Avatar de ervilhoid
    ervilhoid

    é só comentadores de teclado… vão para uma fábrica aqui em Portugal a ver se é melhor…

    1. Avatar de ?
      ?

      Só não é melhor se os trabalhadores se rebaixarem e meterem o rabinho a jeito…

    2. Avatar de Tretas
      Tretas

      Passei anos em chão de fábrica a desejar melhores condições sem nada fazer por isso…
      Ia atrás da conversa dos outros “é assim em todo o lado”, “o mercado está saturado”, “isto está mau”, “é da crise”…
      Mas um dia decidi mudar.
      E fui para melhor… E não voltei a parar de procurar mais e melhor, e hoje tenho pena daqueles que ganham menos de 1000€ a reclamar de tudo e mais alguma coisa sem ter enviado um CV ou ido a uma única entrevista em 10 anos…
      Hoje, ver pessoas dessas a viver com 1000€ dá-me uma pena terrível.
      Não por eles, que estão acostumados, mas pelos filhos que não sabem o que é ir de férias, que não conhecem outros países, que não podem ter roupas melhores, uma casa com piscina, um carro que não ande a cair aos bocados, etc… Uma vida melhor… Sem ter de contar os trocos.
      Mas se lhes digo que procurem que há boas oportunidades para quem trabalha e é responsável, ou se lhes quiser até dar uma oportunidade a ganhar bem mais na empresa onde trabalho, a serem geridos por mim, amigo e ex-colega de trabalho, a resposta de pobre é sempre a mesma… “Tiveste sorte”, “não vou arriscar”, “aqui já sei com o que conto”, etc…

      1. Avatar de Vitolas
        Vitolas

        Se esse ego fosse um balão servia bem para balão meteorológico.

        1. Avatar de Tretas
          Tretas

          O Vitolas deve ser daqueles que não mexem uma palha “porque não vale a pena” e depois quando vê os outros a subir na vida acha que “tiveram sorte”.
          Ego? Nenhum!
          Orgulho, trabalho e vontade de fazer força além de força bde vontade? Sim!

      2. Avatar de Tuga
        Tuga

        Na Suíça um lavador de sanitas ganha 60m euros por ano.

  12. Avatar de Vitolas
    Vitolas

    “Disse um ex-trabalhador que conhece a realidade atual da empresa.”

    Este chateou-se de ganhar mais do dobro do salário mínimo na China e entrou no negocio de criação de unicórnios.