Más condições de trabalho na China financiadas pela Apple

110 Comentários

A notícia não é única e são às centenas as grandes marcas pelo mundo que têm as suas fábricas de produção sediadas na China devido ao baixo custo de mão-de-obra, quase sempre associado a condições desumanas.

Agora a acusação recai sobre a Apple por parte da China Labor Watch que divulgou um relatório onde revela em que condições são produzidos os “iGadgets”, vendidos a preço de ouro no mercado.

apple_fábrica


A China Labor Watch é uma ONG que luta pelos direitos humanos dos trabalhadores chineses e que tem vindo a desenvolver um trabalho essencial no que toca à denuncia da condições que muitas fábricas do país, a grande maioria, sujeitam os seus trabalhadores.

Um do mais recentes relatos de péssimas condições de trabalho coloca a Apple como uma das grandes empresas que continua a financiar este tipo de exploração, de quase escravidão. O caso vem da Pegatron, uma das suas fornecedoras.

Esta empresa foi uma das que produziu o novo iPhone 6s e os milhares de smartphones chegaram ao mercado por um preço a rondar os 700 euros a unidade graças a trabalho ilegal.

Os trabalhadores desta empresa, muitos deles menores, foram obrigados a trabalhar 6 dias por semana em turnos de 12 horas, muitas vezes sem direito a descanso ou pausas para refeições. Para este trabalho é dada uma remuneração monetária de cerca de 318 dólares por mês (equivalente a 10,5 horas de trabalho por dia) e a maioria das horas-extra fica por pagar.

apple_fábrica_dormitório

Associado a este trabalho miserável, estão as condições de alojamento dos trabalhadores, igualmente miseráveis. Estas pessoas são albergadas em dormitórios onde têm que caber cerca de 16 pessoas, onde a humidade e o bolor são a decoração das paredes que se alastra a cada dia. Os insectos são outro dos problemas, estão instalados nos dormitórios e deixam os trabalhadores cheios de picadas.

Em Setembro de 2014, Tim Cook revelou numa entrevista que um dos valores mais importantes para a Apple era “tratar as pessoas com dignidade […] já que todas merecem um nível básico de direitos humanos, independentemente da sua cor, religião, orientação sexual, ou independentemente do seu sexo. Todas as pessoas merecem respeito“.

pplware_apple_cisco01

Apesar destas bonitas palavras, a realidade encontra-se numa zona muito mais obscura daquilo que são os direitos humanos. No total, são 20 as violações dos direitos do trabalho éticos e legais: continuam a persistir os salários baixos, as longas horas seguidas de trabalho, o trabalho não remunerado, falta de medidas de segurança e condições de vida desprezíveis.

Apesar de tudo, a CLW reconhece que existem algumas (poucas) melhorias nos últimos anos relativamente às condições de trabalho no país, nomeadamente, a redução da média de horas de trabalho de 63 para 60 horas semanais.

iphone_2

Fonte: China Labor Watch

Comentários

110

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RickPinto
    RickPinto

    Não compactuo com os valores e produtos da apple, deixo isso desde já claro.
    No entanto sou o primeiro a dizer que isto passa despercebido facilmente. Quando se fazem auditorias, logicamente ninguém vê nada já que estas fábricas tomam providências para que os auditores não se apercebam desta falta de condições.
    Além do mais, todos os fabricantes com fábricas (subcontratadas ou não) presentes na China, possuem alta probabilidade de esta “realidade” também lá existir…

  2. Avatar de André Alves
    André Alves

    “foram obrigados a trabalhar 6 dias por semana em turnos de 12 horas”
    6×12=72 horas semanais.
    “a redução da média de horas de trabalho de 63 para 60 horas semanais.”
    60 ou 63 horas semanais não são 12 horas em 6 dias…

    Expliquem-se!

    1. Avatar de Berloque
      Berloque

      Se leres com atenção e contextualizado, não precisas que te expliquem!

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      É melhor voltares a ler…

  3. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    “tratar as pessoas com dignidade” deve estar a referir os users que gastam o dinheiro no produtos e não sabem no que vai por detrás.

    1. Avatar de Nicushugo
      Nicushugo

      Com toda a certeza tu deves comprar tudo nacional ou produzido na Europa, nada é feito na China, só mesmo os produtos Apple.

  4. Avatar de Pedro Magnifico
    Pedro Magnifico

    Vao perguntar a primark, a Inditex, a Nike, quanto pagam por mes e em que condicoes vivem os seus trabalhadores. Eu estive na INdonesia, Sr Lanka, Tailandia e China ha 2 meses e digo vos. Recebem menos de metade dos trabalhadores da Foxconn e trabalham mais dormindo dentro da fabrica. Quem trabalha nos iphones sentem se afortunados pois lá corresponde aqui em Portugal a receberem 1500euros limpos por mes.

    1. Avatar de Rui C
      Rui C

      Também tens Samsung e Lenovo acusados de usar trabalho infantil.

      Existe muita contra informação e chegas a um ponto que não sabes onde está a verdade.

    2. Avatar de Mota
      Mota

      Não deixas de ter razão.. mas tens de ver os lucros que apple tem e os lucros que essas empresas têem.

      Por isso é que isto é revoltante, mas óbvio.. várias empresas fazem isto, infelizmente.

      1. Avatar de Nicushugo
        Nicushugo

        Revoltante?!! Ter 10 ou 100 de Lucro, tanto um como outro é imoral, Revoltante é ver certos comentários que são vomitados em detrimento de um a só empresa como se essa fosse a única vilã no mundo actual.

  5. Avatar de Carlos Senra
    Carlos Senra

    Agora também vão dizer que é mentira? Enfim, o que mais me entristece é que não é a única, como esta existem milhares delas.

  6. Avatar de luislelis
    luislelis

    Ou seja a Apple e responsavel pelos salarios baixos em Portugal.
    Os Ingleses acabaram de comprar uma central nuclear a China por 1/3 do preco do mercado. Isso tb e culpa da Apple.
    Bandidos!! Acabem com a Apple se querem um mundo melhor e justo.

    1. Avatar de Pedro Pinto
      Pedro Pinto

      Que comentário mais absurdo. Concerteza que a Apple não é a única culpada, mas é uma das que para tal contribui e sendo a empresa que é tem responsabilidades acrescidas. Deixem de ser fanboys obtusos…

      1. Avatar de Nicushugo
        Nicushugo

        Não é questão de fanboys ou rótulos idiotas como tu e outros metem nas pessoas que adquirem determinados produtos, como se isso fosse da vossa conta, e responsabilidade todas têm independentemente dos lucros, deixem de ser tapados.

      2. Avatar de luislelis
        luislelis

        Absurdo e pensar que as marcas e que teem culpa.
        A culpa e dos governos que vendem os seus cidadaos ao preco da chuva.
        Como exemplo temos o nosso governo, a convidarem as empresas a recolarem-se em Portugal pq a mao de obra e barata e boa.
        As empresas vao para os “paraisos” baratos pq sao convidadas.
        Pena tenho por nao ter conseguido passar essa mensagem.
        As marcas nao teem culpa elas existem para TER LUCRO e nao para substituir governos.
        Informa-te em relacao ao aço Chines no mercado mundial e poderas entender ao que me refiro.

  7. Avatar de Alex M.
    Alex M.

    Na década de 70/80 Portugal teve um grande investimento estrangeiro e não foi pela nossa mão de obra qualificada mas sim pela nossa mão de obra barata e couve ao nosso governo zelar pelos nossos interesses. A culpa das condições de trabalho não é da Apple mas sim da China.

    1. Avatar de nikov
      nikov

      É obvio que a china também tem a sua culpa , mas isso não desculpa a empresa que se aproveita
      do que o governo chinês permite , de certeza que os trabalhadores não queriam que assim fosse.

      1. Avatar de Pedro Magnifico
        Pedro Magnifico

        a menos que sejas menor de idade esse comentario é demasiado inocente para o mundo em que vives. Se é permitido na lei os trabalhadores da minha empresa vao ser “abusados” porque quero o maximo lucro possivel.

        1. Avatar de nikov
          nikov

          Não é por viver neste mundo cheio injustiças que vou pactuar com elas.
          No mundo empresarial não existe ética nem moral ,o individuo é um meio
          para alguém obter lucro. E quem pensa que a escravidão acabou está enganado.

          1. Avatar de Pedro Magnifico
            Pedro Magnifico

            é a vida, desde que tenha dinheiro para iphones que se lixe

      2. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Na China como em muitos países é ilegal uma criança de 12 anos trabalhar numa fábrica, mas as fábricas estão cheias de crianças. Tal como cá havia crianças no norte a coser bolas de futebol para a Nike. As leis existem, não são é cumpridas, tal como cá.

  8. Avatar de Rui C
    Rui C

    A culpa é da china não das empresas.
    E a Apple paga bem mais que muitas que lá andam.

    Nike e Inditex são exemplos disso mesmo.

    1. Avatar de nikov
      nikov

      A questaão aqui não é pagar mais ou menos , o problema está no simples facto de as empresas
      aproveitarem-se dos desgraçados dos trabalhadores. E a culpa é da china e também das empresas
      que se aproveitam das politicas desses governos.

      1. Avatar de luislelis
        luislelis

        Olha para o nosso governo primeiro.

    2. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      A Apple paga 2,80€ de mão de obra por cada iPhone produzido. Paga bem?

  9. Avatar de nikov
    nikov

    Já não é a primeira vez que a apple é acusada de dar más condições de trabalho aos trabalhadores chineses ,
    o que mais me preocupa, é ver que quem usa produtos apple tapa os olhos e ouvidos a estes graves abusos ,
    sinceramente culpo tanto quem compra os produtos como a marca em si.

    1. Avatar de BoomBeach-Portugal Elite
      BoomBeach-Portugal Elite

      É a Apple que paga a esses funcionários ? É a Apple que os obriga a trabalhar 10 horas ou mais por dia ? Esses funcionários são da Apple ou são da Pegatron ?
      Ah, pois é !!!

    2. Avatar de marco chapita
      marco chapita

      os Estados Unidos nao querem saber disso porque gera dinheiro e é uma companhia made in USA, se fosse uma Volkswagen ai sim ja fazia todo o tipo de testes so para a europa perder força economica… se for os estados unidos ja esta tudo bem,mesmo os Camioes americanos nao sao nada poluentes,nem os V12 que eles tem la…. enfim…

      1. Avatar de Nicushugo
        Nicushugo

        Bem visto, porque a economia alemão procura-se e muito com a Europa e já agora com o mundo, coitados fizeram uma pequena malandrice e os desgraçados dos americanos descobriram, oh pá que porcaria, coitada da VW.

      2. Avatar de Silva
        Silva

        Coitado do teu TDI que afinal continua a mesma porcaria com ou sem aldrabice 🙁
        Coitadadinha da VW, foi tudo uma cabala….vamos para Evora manifestarmos-nos camarada 🙂

        1. Avatar de marco chapita
          marco chapita

          primeiro eu tenho um carro a gasolina segundo nem sequer pertence a marca da VW, ja tive um golf e nunca me deixou na mao 😉 mas nao ia certamente manifestar me para evora ha coisas mais importantes para me manifestar lolol.

          1. Avatar de Francisco PInto
            Francisco PInto

            Se as pessoas percebessem o que é o caso VW ! Já se sabe, foi noticiado há indícios/provas que quase todas as marcas estão a fazer o mesmo. Mas ninguém faz onda nisso! O que interessa é “abater” a marca líder! Neste caso a VW! É preciso Tb ver a onde surgiu o caso! EUA um país em que a sua indústria automóvel está quase de rastos, sucumbiu aos joelhos da indústria automóvel europeia e asiática! No sector desta notícia é exatamente igual, o,que interessa é “denegrir/avatar” a Apple mesmo sabendo que Samsung e companhia fazem igual ou pior!

    3. Avatar de Francisco PInto
      Francisco PInto

      Agora imagina quanto pagam essas marcas que fazem smartphones de €100/€200! Esse nem interessa ir descobrir! O resultado pode/deve ser ainda mais chocante! Mas Tb não tem a visibilidade da Apple. Os seus utilizadores enfiam a cabeça na areia desde que ele continue baratinho! Aliás nesse aspecto não são muito diferente dos da Apple. Preferem continuar nessa ilusão que os seus devices são fabricados em fábricas em que tratam com dignidade o chinoca!

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Pagam o mesmo… A Apple é que lucra muito mais.

        1. Avatar de Francisco PInto
          Francisco PInto

          Continua a enfiar a cabeça na areia! 🙂

  10. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Mas a Petagron so trabalha para a Apple ?

    Our product portfolio covers a wide range of technology products including primarily
    (1) computing devices: notebook PC, desktop PC and motherboard
    (2) consumer electronics: tablet device, game console, LCV TV and multimedia player
    (3) communication device: smartphone, broadband and networking device

    Vários fabricantes usam a Pegatron para fabricar os seus produtos , mas é sempre a Apple que anda na berlinda para chamar a atenção.
    Enfim …

    Abc

  11. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Claro que depois tem lucros altíssimos.
    O ano de 2015 é o ano das noticias negativas para Apple.

  12. Avatar de lima
    lima

    Estas notícias são só para difamar…. A Apple é a melhor coisa do mundo e os igadgets devem ser pagos a preço de ouro.
    Comprando a peças vindo da China o iPhone 6S nem 150€ custa…. Agora pensem

    1. Avatar de nikov
      nikov

      Não vale a pena , um fan seja de que marca for não pensa , acha sempre que o que usa é o melhor.

      1. Avatar de Nicushugo
        Nicushugo

        Só quem é pobre de espírito, é que pensa assim…como tu!

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Já percebemos que não sabes o que custa produzir um equipamento, nem tudo se resume ao preço de compra dos componentes existem mais gastos.

      Mas já que é assim tão barato, porque não compras então ás peças e montas um para ti?!

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Mac não consegues montar mas podes montar um pc podes comprar os componentes on-line ou numa loja de informática no youtube está cheio de tutorials como montar um pc e fica-te mais barato do que se o comprares numa loja afinal só precisas de uma caixa uma placa gráfica um processador uma ou duas memórias uma ventoinha um disco rígido um teclado um rato um monitor e meia dúzia de fios está feito.

        1. Avatar de Gr0ove
          Gr0ove

          Sem motherboard não tens onde ligar isso tudo… ehehehehe 😉

    3. Avatar de acs
      acs

      acredito que monta rum iphone custe menos que 150 euros mas achas que o suporte, serviços e os anos de desenvolvimento não fazem esse preço subir bem mais? Que eu saiba quando compra sum iphone não compras uma peça de metal compras uma experiência e um conjunto e serviços que na sua maioria são de graça. A apple não é a sansung que se for preciso após um ano deixa de suportar os seus telemóveis. Há por aí muita gente com macbooks de 2008 e ipad e iphones com 5 anos que ainda têm suporte.

      1. Avatar de David Guerreiro
        David Guerreiro

        Sim, mas de 150€ até 750€ ainda vai um salto grande não vai?

    4. Avatar de Nicushugo
      Nicushugo

      Deves ser um ás da economia, devias ir para ministro do nosso País e tirar-nos da situação em que estamos. Talvez seja melhor ficares pelos comentários que fazes, pois pensar não é o teu forte.

  13. Avatar de Pedro Magnifico
    Pedro Magnifico

    Sem guerras pessoal, acham melhor o iphone 6s ou o 6s plus? o plus é excelente mas um pouco grande..no entanto queria uma boa bateria! os 16gb chegam para o meu uso que é so redes sociais. (Nao quero androids ou lumias porque quero fluidez e nao lags, lumia e fluido mas n tem apps, principalmente o snapchat que uso imenso)

    1. Avatar de acs
      acs

      depende do uso que dás. se não andas acumular musicas e filmes e usas cloud para guardar as milhares de fotos 16 gigas chega e sobra. Quanto ao tamanho. Para mim o plus é grande de mais. mas se não tens tablet ou não andas com ptt sempre atrás e gostaws de jogos e filmes o plus é uma boa solução pois essas polegadas a mais dão muito jeito.

    2. Avatar de pedro flores
      pedro flores

      pedro és magnifico
      sintetizas-te aqui porque é que não compramos porcarias que imitam a apple e chegam sempre atras
      no entanto acham que são sempre superiores
      é como o zprooooting tá sempre atras mas ele é que é o maiooorrrr.
      hehehehehhehe!!!!!

    3. Avatar de pedro flores
      pedro flores

      pedro és magnifico
      sintetizas-te aqui porque é que não compramos porcarias que imitam a apple e chegam sempre atras
      no entanto acham que são sempre superiores
      é como o zprooooting tá sempre atras mas ele é que é o maiooorrrr.
      hehehehehhehe!!!!!

  14. Avatar de MarioM
    MarioM

    Então andam a fechar a pirataria e a Apple financia a escravatura ?

  15. Avatar de Francisco
    Francisco

    Boa tarde

    Acho que as pessoas têm de começar a ler as noticias como deve de ser e não ficar apenas pelo titulo…

    “Something’s Not Right Here: Poor Working Conditions Persist at Apple Supplier Pegatron”

    Tenho varios produtos da Apple e da Samsung e Nike e da Adidas e da Zara e muitas mais marcas e sabem o que todas têm em comum (a maioria delas)? Made in China por isso parem todos para pensar um pouco antes de dizer muitas baboseiras que leio aqui…

    Agora pensem onde está verdadeiramente o problema…

    Um bem haja para todos

  16. Avatar de marco chapita
    marco chapita

    quem nao sabia isto é a ideia do Coelho e do Paulo das feiras quando disse publicamente que queria tornar portugal numa das economias mais competitivas do mundo, quem nao percebeu com estas imagens ja percebeu.querem por portugal a trabalhar mais horas e ordenados mais baixos para grandes empresas investirem mais em portugal…. eu nao gosto da apple mas isto passa se com todas as empresas que investem na china,se nao como era possivel haver produtos nas lojas chinesas e mesmo no ebay produtos a 1/4 do preço praticado na europa…

    1. Avatar de David Guerreiro
      David Guerreiro

      Porque até chegar às nossas mãos, passam uma série de intermediários, cada um a lucrar. Na Europa as margens de lucro praticadas por lojas são na sua maioria muito elevadas. Daí o preço elevado.

      1. Avatar de marco chapita
        marco chapita

        alem das margens elevadas em portugal agora ainda temos alem do imposto,ainda temos um outro imposto sobre o tamanho da memoria do dispositivo,ainda se vao lembrar um dia o governo de um imposto consoante os megapixeis da camera,ou o tamanho da bateria…

  17. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Por cada iPhone produzido e que é vendido a 700€, um trabalhador vê apenas uns míseros 2,80€.

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Isso deve ser “muito” infelizmente… é assim, mas não é só na apple, é em quase todas as marcas que têm mão de obra barata..

    2. Avatar de Rui C
      Rui C

      Mostra ai a prova desses 2,80€ sff.
      Estou curioso LOL

  18. Avatar de Benchmark do iPhone 6
    Benchmark do iPhone 6

    No artigo original não encontrei referências.

    – A trabalho de menores e ilegal
    – Inexistência de pausas para as refeições (são 50 minutos para almoço e 30 minutos para jantar)
    – Ficarem a maioria das horas extraordinárias por pagar – há referências a reuniões de 15 minutos, totalizando 90 minutos por mês que não são pagas, mas não que ficassem por pagar horas extraordinárias. O que se diz é que “Trabalhando seis dias por semana, sob regime intenso, os trabalhadores da Pegatron ganham cerca de 4.000 RMB ($ 629) por mês, dos quais cerca de 1.750 (US $ 275) é pagamento de horas extras.”

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Algum erro no comentário que escrevi há umas horas atrás e por isso não publicam?

    2. Avatar de Vítor M.

      Há várias informações extra no Twitter e noutras redes sociais que referem esse assunto.

  19. Avatar de Robert Soares
    Robert Soares

    Se fosse só a Apple… Os culpados disto tudo é tanto o governo Chinês tal como as empresas que compactuam para esse tipo de enriquecimento! Apple, Primark, Nike, etc são todas cúmplices e quanto mais investem nessa exploração de trabalho, mais contribuem para isso.

    1. Avatar de Penso Higienico
      Penso Higienico

      + 2!

  20. Avatar de Safrane
    Safrane

    A China Labor Watch é uma daquelas “ONG” que não fazem nada a não ser “vamos lançar controvérsia, paguem-nos, e nos cálamo-mo-nos”

    Porque é que só falam da Apple, existem dezenas de marcas a usarem os mesmos fornecedores, bem conhecidas, é bem caras.

  21. Avatar de JM
    JM

    Todas as multinacionais pensam no lucro e se a lei lhes permite a deslocalização e a subcontratação para baixar os custos e maximizar o lucro, o problema é de todos nós que permitimos más leis. Claro que nem todas pensam assim porque muitas têm políticas de responsabilidade social, se bem que a maioria tem-nas apenas no papel, porque se realmente se preocupassem com isso escolheriam países com políticas laborais mais rigorosas.
    Fala-se da Apple porque é uma das maiores empresas do mundo e faz questão de destacar o seu código rigoroso para se produzir para eles e por ser, também, a que imprime maior valor acrescentado aos seus produtos e que alguns tentam fazer crer que passa muito pela mão-de-obra.
    Penso também que muitos dos comentários que por aqui passam a defender afincadamente essa empresa ou outra com a mesma política, para racionalizarem as suas opções, revelam que, se forem comentários de malta jovem, o futuro em termos éticos é negro.

  22. Avatar de robin dos bosques
    robin dos bosques

    que abram uma fabrica em portugal que os tugas tb recebem pouco……..porém a maquina do estado recebe mais 100% de cada trabalhador

  23. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    Já agora enquanto o meu comentário anterior não é aprovado alguém deu por este relatório ?
    http://www.chinalaborwatch.org/report/106
    Samsung, HEG, and Vocational School Cover-up Truth About Child Labor.

    Abc

  24. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    leiam também o Relatório 106 em que afirmam que a Samsung, HEG, and Vocational School Cover-up Truth About Child Labor.
    Não me lembro deste ter sido noticia.

    Abc

  25. Avatar de Melo
    Melo

    Por outras palavras, o Tim Cook não pagou a essa empresa…

    Quem é que paga os ordenados a esses “defensores dos direitos dos trabalhadores”? Pois…

  26. Avatar de Francisco
    Francisco

    No extremo somos nós consumidores os culpados pois sabemos de todas estas situações e continuamos a comprar os mais diversos produtos…

  27. Avatar de Prim
    Prim

    Nao é só a Apple, ela nao é a responsável directa e é algo difícil de controlar, tudo verdade, mentira é vir o tio Cooks negar a realidade e mandar areia para os olhos.

  28. Avatar de ASA
    ASA

    Meus caros.

    A Apple e outras que operam as Sweatshops são uns “monstros”, na cabeça da esquerda.

    Mas sem estes monstros estas pessoas não tinham o que comer, façam essa pergunta a esses trabalhadores.

    Mais, façam essa pergunta aos milhares de tugas que trabalharam em texteis de vão de escada.

    Demagogia apenas isso, eu pessoalmente não compro Apple ou qualquer telefone do mesmo preço porque acho que o diferencial de qualidade e performance não se justifica.

    Mas compro de certeza outros equipamentos que são feitos em iguais fabricas, e com esse pouco, dou de comer a alguém.

    Pergunta-me se eu acho bem que existam pessoas e trabalhar assim,? Acho que não. Pergunta-me o que eu acho melhor, pessoas a trabalhar ou a morrer à fome? A trabalhar.

    Pergunta à esquerda o que quer? Pessoas a trabalhar ou a morrer à fome? A morrer à fome na coreia, em cuba, na venuzuela….

    1. Avatar de Afonso
      Afonso

      Mais um formatado a quem ensinaram em pequenino que tudo o que é monstro e mau e de “esquerda” 🙂 Nem a Coreia (presumo a do Norte) tem alguma coisa a ver com esquerda nem em Cuba ou Venezuela há gente a morrer!

  29. Avatar de Filipe
    Filipe

    É assim desta forma que as empresas crescem. Onde só pensam nos lucros e “nunca” mas condições de trabalho, nas condições e quem colabora para os grandes lucros destas empresas..

  30. Avatar de Felipe Teixeira
    Felipe Teixeira

    É uma pena que assim seja, mas é a realidade, não é só a Apple são todas as marcas de todo o tipo de produtos, a culpa é das marcas, do governo chinês e nossa, que sustentamos isto tudo. O planeta terra não é um sitio agradável para se viver.

  31. Avatar de manu
    manu

    adorava um ,oh senhor rico, tem tantos ofereça-me um ,a quem é pobre
    obrigada

  32. Avatar de SecretCoutry
    SecretCoutry

    Não necessário vermos só na China este tipo de empresas. Temos uma do genero em Vila do Conde. A ex-qimonda que:
    – Trabalha-se 12h
    -Contratos parcialidade com duração indeterminada.
    -Retiram vários dias de férias aos colaboradores
    -A empresa não valoriza o valor humano
    – Choram todos os anos que não há lucros e que por isso não há aumentos nem prémios de produtividade.
    E nisto tudo continua-se a dar boas regalias aos meninos engenheiros e administradores enquanto os coitados que produzem trabalham para continuar a manter a empresa o seu emprego.

  33. Avatar de João
    João

    Ainda há dias apareceu, já não me recordo se foi aqui no pplware, uma noticia relacionada com o aumento exponencial de robôs para uso industrial. Pergunto-me se o grande mercado industrial chinês não estará à beira de entrar em colapso, quando a tecnologia permitir que a maioria destes trabalhadores precários sejam substituídos por robôs (se é que já não permite). Quando isto acontecer, nada impede que a produção volte aos países de origem, e o mercado da china começa a desabar. Vamos ver o que o futuro trás.

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      Tens razão a China tem os dias contados

    2. Avatar de ASA
      ASA

      Pois e quem faz os robots?

      è o horror a tragedia, mas não me deixa de divertir tanta asneira, e deisnformação

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        ASA
        Pois e quem faz os robots?

        robots

    3. Avatar de micas cocha
      micas cocha

      Alguém vai ter de fabricar esses robots. Tenho a certeza que os chineses não se vão importar de o fazer 😉

  34. Avatar de João
    João

    Estou a lembrar-me do raspberry pi, inicialmente começou a ser fabricado na china, de modo a pouparem nos custos de produção. No entanto, devido ao sucesso do projeto, e ao número de vendas que atingiram, conseguiram margem para deslocar a produção para uma fábrica localizada no UK, e conseguiram aumentar o número de postos de trabalho na sua terra natal. Um exemplo de louvar, digo eu.

  35. Avatar de David
    David

    O senhor que dá a cara pela apple sentiu necessidade de revelar ao mundo a sua orientação sexual. Contudo, esconde do mundo a sua falta de vergonha social e humana.

  36. Avatar de Alexsandro
    Alexsandro

    É triste, claro que a apple não é a única, mas como diz o velho ditado onde há fumo… Bastava a UE ou os EUA penalizar severamente empresas que fossem apanhadas neste sistema para isso mudar. Mas o que int€rr€$$a não é a integridade de jovens que ao fim ao cabo nem são cidadãos europeus ou norte americanos…

  37. Avatar de Fernando
    Fernando

    Aqui em Portugal se o António de Oliveira Salazar ainda estivesse vivo de certeza que nós também estávamos a trabalhar para a Apple ou para outras empresas com condições desumanas etc quando se vive no comunismo é assim.

    1. Avatar de Benchmark do iPhone 6
      Benchmark do iPhone 6

      Que confusão. O que é que o comunismo tem a ver com a questão? Os operários da Pegatron estão a ser explorados por uma empresa capitalista. Sorte a deles – pior que ser explorado por uma empresa capitalista é – não haver nenhuma empresa capitalista para explorar.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        Não leste o comentário do BoomBeach-Portugal Elite é a Apple que paga a esses funcionários é a Apple que os obriga a trabalhar 10 horas ou mais por dia etc eles são explorados por o seu próprio governo comunismo que obrigão seu povo a trabalhar em condições desumanas etc Benchmark do iPhone 6 se gostas a sim tanto do comunismo também podes ir trabalhar para a China.

    2. Avatar de redefoca
      redefoca

      E pensas que em Portugal não existe casos destes? Mais do que imaginas 😉 Não confundas as coisas. Qualquer sistema politico pode ser devaso. O capitalismo quando não tem o estado a fiscalizar acontece isto. O que está a acontecer é o chamado capitalismo liberal. Um capitalismo que não tem o estado a fazer o seu papel de fiscalizar. E mais, vez hoje cada vez mais empresas privadas administrarem setores importantes democraticamente a qualquer preço. Pensa nas empresas privadas que praticam multas de estacionamento. Nas empresas que administram hospitais, estradas, etc…

      E ainda vamos a assistir ainda mais desgraças. Esta crise em conjunto com os refugiados ainda são só sintomas. A doença a manifestar-se. Espera mais um pouco e verás ela a dar cabo de tudo. Em 2018 UK vai votar se ainda continua na UE. Russia está no lado oposto dos EUA na guerra da siria. A china começa a manisfestar quebras… sintomas.

    3. Avatar de Vlad
      Vlad

      Pobrezinho que nem sequer sabe que existem duas “Chinas”, a República Popular da China e a República da China. A primeira é que é governada pelo Partido Comunista da China e que se encontram no socialismo, na segunda o governo instaurado é capitalista. A Pegatron e a Foxconn encontram-se na segunda. Na primeira é ilegal crianças com menos de 16 anos trabalharem, excepto em casos específicos como as artes.

  38. Avatar de Fernando
    Fernando

    E pensas que em Portugal não existe casos destes?
    claro estamos em 2015 em Portugal o salário mínimo é 505 € só isso já é uma exploração.

  39. Avatar de Fernando
    Fernando

    Pplware só sabe falar mal da Apple é só noticias desagradáveis sobre a Apple
    Pplware bye bye http://bit.ly/1GrIBsN

  40. Avatar de Fernando
    Fernando

    Para vossa informação a Apple já monta os seus próprios produtos nos Estados Unidos http://bit.ly/1qTRctc não são todos os produtos mas isso é uma questão de tempo.

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      Existe uma diferença entre Assembled in EUA (como é o caso do Mac Pro) e Made in USA (que não é o caso de qualquer produto da Apple.

  41. Avatar de Alex
    Alex

    Tão surpreendidos porquê? É isto que se faz na china e ainda pior na Índia, não só para a Apple, mas para todas as marcas que tem outsourcing lá.
    Claro que o preço de custo está bem abaixo do que vocês pagam, mas têm que somar os impostos aqui, custos de transporte, marketing, I&D e outra serie de patacoadas que acabam por dobrar os preços.
    Um programador sénior em Mumbai/Bangalore com vários anos de experiência, trabalha 16 horas por dia e 6 por semana e ganha…………………………………………….o salário mínimo tuga.
    A pior parte é a que nós toca e vocês ainda não atingiram; É este o futuro de sonho da Merkel para o Sul da Europa.
    A Autoeuropa só existe porque é barata para os Alemães.
    Muitas empresas do norte e centro de Europa estão a fazer outsourcing de programadores em pt como se não houvesse amanha. Acham que é só porque somos bons ou porque também somos baratos?
    A Altice está a despedir muita gente da pt e a deslocar competências para Aveiro, para a pt inovação onde os custos regionais são mais baratos que em Lisboa.
    E uma empresa vai começar a desmontar aviões em Beja, que está ás moscas porque…..os custos são mais baratos.
    Todas estas empresas não fazem favores a ninguém e já perceberam para muitas tarefas conseguem espremer os custos ainda mais com deslocalizações e outsourcings.
    É o capitalismo selvagem neoliberal a funcionar amigos; como diz o outro artolas , “agora aguentem”.

    1. Avatar de Vítor M.

      Parece que não há meio de aprenderem!!! E a história repete-se.

    2. Avatar de Fernando
      Fernando

      May 2011 http://bit.ly/1MmBCDQ
      como eu disse Pplware só sabe falar mal da Apple

  42. Avatar de Fernando
    Fernando

    Vlad
    Existe uma diferença entre Assembled in EUA é isso a diferença é que não é Made in China

    Apple “Made in the USA” Mac Pro Launched
    http://ti.me/1kHUoZY

    1. Avatar de Vlad
      Vlad

      É montado nos EUA, o resto vêm da china. Procura numa caixa do Mac Pro e vais ver que diz Assembled in USA. A Time pode-lhe chamar o que quiser, a verdade é que não é Made in USA.

      1. Avatar de Fernando
        Fernando

        No site da Apple diz o seguinte

        With the new Mac Pro, we assemble the entire product and machine several of its high-precision components in the United States. By leveraging the innovative power of industry-leading companies in Texas, Florida, Illinois, Kentucky, and over a dozen other states across America, we’re able to build a product that’s impeccably constructed and beautiful in every detail. In other words, exactly as it was envisioned by our designers and engineers in California.

        1. Avatar de Fernando
          Fernando

          Vlad
          Texas, Florida, Illinois, Kentucky California não é na china

  43. Avatar de Fernando
    Fernando

    Com o novo Mac Pro, montamos todo o produto e máquina de vários de seus componentes de alta precisão nos Estados Unidos. Ao alavancar o poder de inovação das empresas líderes do setor no Texas, Flórida, Illinois, Kentucky, e mais de uma dúzia de outros estados em toda a América, nós somos capazes de construir um produto que é impecavelmente construído e belo em cada detalhe. Em outras palavras, exatamente como foi imaginado pelos nossos projetistas e engenheiros na Califórnia

    Sabes ler Texas, Florida, Illinois, Kentucky, and over a dozen other states across America

    https://www.apple.com/mac-pro/

  44. Avatar de bell
    bell

    facil resolver aquilo que nao se quer resolver uo ver

  45. Avatar de bell
    bell

    estados unidos vem de tudo mas nada de valor mesmo assim e bom