Hacker consegue colocar Flash no iPhone 4

32 Comentários

Depois de ter sido mostrado como se pode instalar Flash no iPad, chega a vez do iPhone 4 receber este plugin para correr os objectos animados com esta tecnologia.

À primeira vista a integração é muito equilibrada, tem um desempenho fluente embora que o exemplo mostrado seja apenas de alguns segundos sem uma complexidade maior de animações. Este trabalho foi desenvolvido pelo Comex, é o rosto por trás da recente ferramenta JailbreakMe. Este hack funciona perfeitamente com o iPhone 4 iOS 4.0.1 e com o iPhone 3GS com iOS4 4.0.

Comex tem desafiado Steve Jobs na sua campanha para afastar o Flash dos seus dispositivos, este “hacker” mostra como é viável a introdução de Flash sem que este “destrua” os templates onde por norma seria chamado a correr.

Este processo é simples e o autor deixa todos os passos necessários para o fazer. A tecnologia existe e os métodos para o conseguir também estão ao alcance de cada um, pelo menos dos que querem arriscar e instalar esta tecnologia. Não sabemos até que ponto afectará o desempenho normal do iPhone, visto este não ter sido concebido e testado para correr Flash nos seus módulos.

Como instalar Flash no iPhone 4

Pré-requisitos:

Instalação do Flash passo-a-passo
  • Passo 1: Ligue o iPhone ao computador. Certifique-se que o iTunes não está ligado.
  • Passo 2: Use um qualquer cliente SSH. Agora com SSH dentro do iPhone e a partir de root/alpine navegue até /var/root/Media directory, agora crie uma pasta com o nome “Cydia”. Dentro da pasta Cydia, crie uma outra com o nome “AutoInstall” e copie o ficheiro descarregado Frash-0.02.deb file.
  • Passo 3: Reinicie o iPhone e divirta-se a navegar no Safari, não ficando privado de qualquer animação existente nas muitas páginas que ainda usam esta tecnologia. Sempre que apareça uma caixa a requerer Flash, faça como no vídeo, clique e este será carregado.

Não há uma única vontade e não será certamente a pressão e a “visão futurista de Steve Jobs” que parará o movimento de “auto-decisão” da utilização que cada um pretende dar aos equipamentos.

Partilhar:
Tags:

Comentários

32

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de nmfmc
    nmfmc

    Boas,

    Há um método mais fácil:

    – Ir ao Cydia e adicionar a source: http://repo.benm.at/
    – Procurar e instalar o frash 0.02
    – Reboot ao iphone e está feito

    1. Avatar de João Ramiro
      João Ramiro

      não resulta em 3.1.3 no 3GS?

  2. Avatar de J0n
    J0n

    Boas Noticias, privar de algo tão útil como o flash “actualmente” não é demasiado bem visto.
    Como se diz por aqui, cada um tem a sua mania de gastar, e dizer o que quer…
    Atentos, eles andam aí…

  3. Avatar de op
    op

    pensava que iam meter uns braços para ele fazer umas coisas. já irrita isto do flash no Iphone.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Então, e flash nas Play Staition Portable?
    Alguém sabe como o aplicar?

    Qualquer página com conteúdos flash não apresenta os mesmos quando se navega no browser desta consola e já alguns anos.
    A sony nunca desenvolveu qualquer correcção para isto nem tão pouco se houve a falar do assunto.

    Alguma sugestão? Obrigado.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      A PSP 1 nao deve ter flash tao cedo (ou nunca) por uma razao simples: o HW foi projectado para alta performance 3D mas a nível de potência de CPU e 2D é bastante limitado, já para nao falar na RAM disponível.

      Assim sendo vai ser complicado aparecer Flash na PSP a nao ser que alguém se digne a codificar e acelerar para o HW, nem que seja um “flash lite” como existe no Nokia 5800XM, etc.

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Não sei se fui eu que percebi mal se foi você que quis dizer uma coisa e disse outra… quando se refere a PSP 1, a que equipamento está a referir-se a PS1 ou a Portátil? Como falou em 3D e esse desígnio nunca foi apanágio da consola portátil, penso que deve estar equivocado.

        A minha duvida colocada no meu post anterior é relativa a consola portátil.
        Obrigado.

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Eu refiro-me mesmo à PSP, só disse 1 porque brevemente (dentro de uns meses) vai sair a PSP 2 e essa sim vai ser um colosso segundo dados dos meus “informantes”.

          A PSP já tem imensos anos e ainda hoje é dos sistemas portateis mais poderosos a nível 3D. O “problema” é que o hardware foi feito para ser eficaz em jogos (GPU, 3D) e nao para browser de internet e outras tarefas que sao mais de CPU. Por exemplo a PSP teria mais sorte em suportar Flash Video do que, por exemplo, jogos ou apresentações em flash.

    2. Avatar de R@lf
      R@lf

      Ou estou enganado ou a minha PSP reproduz conteúdo Flash.
      Tem é que se activar com uma ligação à internet ou com CFW, assim como a reprodução de .wma (agora não tenho aqui a minha, não sei se é wmv ou wma).

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Se assim for 5 estrelas mas acho estranho, a nao ser que seja um flash lite. Como já aos anos que nao tenho PSP já nao ando a par dos updates.

        Em todo o caso a “PSP” agora é o iPhone/iPod Touch com jogos espetaculares e baratos, pelo menos até a PSP 2 sair. Acho bem que se adopte o Flash 5, etc, mas -no mínimo- dar suporte ao Flash Lite 4.0 e possibilitar ligar/desligar.

        Eu por exemplo uso o Firefox com o Flash desligado e quando preciso por alguma razao ligo-o “on-the-fly”. Assim é que me parece servir bem o utilizador: colocar à disposição e dar escolha.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tens razão a psp tem flash de origem!

      3. Avatar de Redin
        Redin

        Não sei como consegues ver isso. Eu tenho a opção flash activada e não consigo ver nenhuns videos no youtube no browser da PSP.
        Até tenho o ultimo firmware que a sony indicou.
        Na pagina oficial da adobe não há referencias para a psp.

        1. Avatar de r0cki
          r0cki

          Activar o Flash na PSP não resolve nada, porque sites como o Youtube nao funcionam… Há é homebrews para isso, mas nunca experimentei.

  5. Avatar de mmick
    mmick

    Parece-me muito bem que se consiga, de alguma forma, ter flash nos sistemas móveis Apple. Seja oficial ou nao, é muito bem vindo concerteza.

    Há claro algumas pessoas que vao estar sempre do contra porque sao fiéis discipulos da Apple e se a Apple diz salta eles perguntam “a que altura?” mas mesmo esses, lá no fundinho, vao adorar poder visitar uns sites com menus ou apresentações em flash e poder vê-las no seu brinquedo favorito 🙂

    1. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Shiuuuuu, não podes criticar a APPLE nem ser sarcástico, senão vão dizer que estás a ofender toda a gente e que és um troll. Se APPLE diz que não há flash. não há, pronto. Se amanha disser que não há JPEG a malta bate toda palmas e arranja logo 10000000 argumentos para explicar porque é que o JPEG não presta e é tecnicamente inferior…. 😀

      1. Avatar de mmick
        mmick

        LOLOL agora parti-me a rir 🙂 De facto tens alguma razao no que dizes 😉 E curiosamente -se acontecesse isso do JPG- logo a seguir ouvias uma noticia a dizer que a Apple comprou uma empresa que desenvolveu um formato de compressao de imagem completamente revolucionário, X, Y, Z 😀

        PS: para quem diz que o problema da antena nao é real, parece que o homem responsável pela antena do iPhone 4 foi despedido/dispensado. Ora bem, SE nao existe problema nenhum na antena…porque foi despedido??? SE nao existe nenhum problema entao o homem até devia ser aplaudido e promovido porque é uma inovação…digo eu LOL na Apple pode ser diferente…

        Com sorte dizem “ahhh o homem nao foi despedido, ele é que revolucionou tanto as antenas nos telemóveis que a NASA despediu os especialistas deles e contratou o da Apple para revolucionar também a NASA”

        1. Avatar de Rui Alves
          Rui Alves

          Ele não foi despedido por causa disso…
          http://bit.ly/bkGr5j

  6. Avatar de The Duke
    The Duke

    E consegue telefonar do terminal a anunciar esse grande feito?

  7. Avatar de J0n
    J0n

    Eu não sou a favor nem contra os que compram, só não gosto é de restrições e arrogâncias, tirando isso… Agora se o hardware for fraquinho ai nem pio, como o tal. Tudo tem limitações, mas essas são ultrapassadas com o desenvolvimento, digo eu.

  8. Avatar de L.Mata
    L.Mata

    A unica coisa com que fiquei impressionado foi sem duvida o fabuloso ecran do ip4. A resolução e a clareza das letras mesmo das mais pequenas…. impressionante.

    Em relação ao flash além de lento a carregar pareceu-me parvo termos de estar a tocar no componente para ele correr. Mas alguém tinha de começar por algum lado.

    1. Avatar de a Friend®

      O grande problema está mesmo ai… os videos demonstrativo mostram sempre animações simples.. já a Adobe fazia isso. Depois no uso geral, do dia a dia, com carregamentos elevados o flash arrasta-se completamente e chega a parar o browser. Isso não é utilidade alguma… e infelizemnte é essa a realidade.

      Se nos Mac’s a porcaria é a mesma.. nos smartphones o caso ainda piora. O flash para Mac é tão mal compilado que o meu só usa 40% de CPU e faz-me disparar as ventoinhas mesmo em videos a 360p .. é ridiculo o quão mal optimizado está. Tenho programas de 3D e multimédia que chegam a usar quase 100% do CPU e eles nem me fazem as ventoinhas disparar nem o Mac aquecer estupidamente. E jogos flash, nem se fala. A tecnologia flash é boa.. mas se tiver plugins mal compilados, andamos para trás no tempo e para isso mais vale não ter ou arranjar alternativas mais viáveis para certos conteúdos. Ligar o Flash no iPhone para dizer que vejo os banners de publicidade é só mesmo pra rir… especialmente para quem anseia em todos os sistemas o Adblock.

      1. Avatar de kekes

        @aFriend, se concordo que Mac tem problemas de optimização no flash, acho que devo dizer uma coisa… Nunca podes esperar, pelo menos por agora, grandes aplicações flash a correr num dispositivo móvel, o flash para estes aparelhos alem de não dar compatibilidade total, também é na realidade feito para a simples navegação Web, e o trabalho que lhe é competido faz muito bem na minha opinião.
        Na Web do dia a dia apenas uso flash em pequenos menus, pequenas coisas etc que qualquer aparelho móvel tem capacidade para correr. Repara não há desculpas para não usar o flash com este propósito… Alias até corre bastante bem sem grandes flaws. Dizer que é impossivel usar o telemoveis para jogar no miniclip é absurdo, pois não é essa a ideia.

        1. Avatar de a Friend®

          Jogos tenho a Appstore, tá cheio deles e videos graças a deus vejo directamente os Mp4 e cada vez mais são os sites que estão a implementar as tags html5. Qualidade, fluidez, sem sacrificar bateria, acho que é o passo a dar.

          O tempo que andamos à espera que o Flash corra bem, o HTML5 em menos tempo já provou ser mais capaz, neste tipo de conteúdos. A cantiga da Adobe é sempre a mesma, e tem quem produtos Apple sabe disso.. aos anos que andaram a ignorar todos os mac users quanto ao flash.. mas anos largos mesmo. Só queriam saber do Windows e mais nada. Com o sucesso do iPhone lá se lembraram da Apple… tentaram mundos e fundos, não conseguiram… viraram-se para o Android, ainda anda ao Deus dará com suporte ultra limitado. HTML5 é o sol que nasce pra todos, neste tipo de conteudos. Sem limitações e com qualidade até nos smartphones.. é o que se pede. Andar a rezar pelo futuro não nos faz viver o presente.. que é o básicamente o que o flash nos tem feito.

          Ps. E trabalho a nível profissional com o flash à 7 anos. Não tenho nada contra a tecnologia, gosto bastante da tecnologia, mas sei as suas limitações, especialmente aquelas que estão pendentes de bons plugins, e o único sistema que se pode gabar disso e não a 100% é o Windows. Porque Smartphones, Linux e Mac é a miséria que se vê… e isto para não falar que andamos à espera à pelo menos 7 anos do Flash a 64-bit…é mais outra a juntar às tantas.

          1. Avatar de mmick
            mmick

            Concordo contigo que o flash pode e deve acabar se a Adobe nao der corda às sapatilhas, assim como hoje em dia evito todo e qualquer software Adobe pelo simples facto de que instalam coisas no PC que ninguém pede, os programas sao ultra pesados para o que fazem, sao muito caros (os de ediçao) e muito mal optimizados.

            Mas, ainda que assim seja que é um facto, nao é razao para a Apple (ou qualquer outra marca) banirem totalmente o suporte. O flash é (muito) abundante na internet e a politica de arrogancia do “tudo ou nada” da Apple deixa imenso a desejar.

            Outro facto demasiado abundante é pensarem no flash como “ah tem que correr rápido” ou “nao corre à velocidade dum PC”: o flash na sua maioria (o que interessa) sao videos (normalmente os browser detectam e ligam a aplicaçao apropriada OU o proprio browser consegue ler o video a 100%) ou menus simples em flash, ou seja, qualquer ARM11 a 300-400Mhz consegue processar perfeitamente esses menus, slideshows ou videos 360p. A unica coisa que os smartphones nao conseguem igual a um PC sao os videos HD ou jogos complexos mas também nao tem o mínimo interesse porque o ecra dos telemoveis nao é HD e têm jogos bem melhores que os flash.

          2. Avatar de kekes

            Não te tiro a razão mas o ponto importante aqui é que ele funciona bem para permitir uma navegação Web “Completa” em qualquer dispositivo. Dizerem-me o contrario é mentir. Agora se tiveres a ver videos em HTML5 no iPhone e tal ele tambem te consome a bateria toda, o proprio flash é pesado mas não o martirizemos, graças a ele temos uniformidade e não um plugin de video para cada website de hosting de videos. E mais tenho piores desempenhos em videos de grande resolução em HTML5 que em Flash, HTML5 só funciona mais ou menos bem em Linux e mesmo assim muitas vezes sou obrigado a ligar o Flash por causa do lag.

          3. Avatar de kekes

            Só uma coisa que me esqueci… não culpes o Flash de todas as lentidões existentes na execução de videos, tu sabes bem que o maior problema são os codecs usados, o Flash não pode fazer milagres num video em h.264, o adorado codec da Apple… Este codec é super bom mas num telemovel, mesmo em reprodução num player esforça o aparelho. Se não me engano 300kbps de bibrate num video neste codec já puxa muito um telemovel de 600mhz, eu porprio fiz o teste a 1 ano para ver como deveria comprimir os meus videos no meu servidor para reprodução remota apartir do PDA, agora adiciona-lhe o peso do browser, o peso o flash por muito ligeiro que seja, soma as limitações do aparelho, RAM e afins e tira as tuas conclusões… Percebes onde quero chegar?

          4. Avatar de Rui Alves
            Rui Alves

            Nem mais, nunca quiseram saber dos macusers, agora que os macusers têm outro caminho apareceram todos aflitos a oferecer o flash, quer dizer… a oferecer, não. A impingir a todo o custo

  9. Avatar de op
    op

    psp 2 e que era bem vinda

  10. Avatar de mmick
    mmick

    atenção que já por muitas vezes a Adobe reclamou que a Apple não a deixou usar por hardware o h264 ou uma API qualquer! Não que a adobe seja santa mas a apple está longe de estar isenta de culpas pelo flash não se portar bem.

    Enfim por mão da apple ou não o que interessa é haver algum suporte

  11. Avatar de aver
    aver

    Não há dúvida que a Apple e a Adobe andam de candeis à avessas.
    O último processo de jailbreak, incluindo o iOS4 e o iOS 4.0.1, usa uma vulnerabilidade do Safari do iPhone ao ler fontes PDF.
    http://br.noticias.yahoo.com/s/05082010/7/tecnologia-negocios-novo-jailbreak-iphone-explora.html

    A Apple diz que que com o iOS 4.1 a vulnerabilidade desaparece.
    Entretanto, enquanto isso não acontece, para evitar que a vulnerabilidade seja explorada por um site mal intencionado (é só uma questão de tempo), o pessoal do Dev-Team lançou no Cydia o “PDF Loading Warner). O que a app faz é avisar se um PDF quiser fazer alterações no iPhone.
    http://www.redmondpie.com/fix-pdf-exploit-in-safari-after-jailbreaking-with-jailbreakme-using-pdf-loading-warner/

  12. Avatar de GEGE
    GEGE

    fiquei confuso..
    um apple ou um sony vaio (por exemplo)???
    um iphone ou um htc???

    nao vejo problemas deste num windows.. ou estou a ser ignorante?

  13. Avatar de mayve
    mayve

    alguem pode dar me uma dica o meu ao baixar pogramas acho que baixei o novo software e o meu iph4 parou de funcionar que que eu devo fazer ele simplesmente aparece o sinal da aple