Portinho 4.2.0 – O Windows mais limpo e rápido!

23 Comentários

O Portinho é um utilitário da responsabilidade de um parceiro pplware.com, Bernardo Porto da QuickSys que desenvolveu e disponibiliza de forma gratuita este software capaz de melhorar o desempenho do computador, eliminar rastos de navegação e aumentar o espaço em disco.,

Com apenas dois cliques, o utilizador poderá excluir todos os ficheiros temporários, os rastos dos acessos deixados pelos navegadores e limpar entradas inúteis do Registro do Windows.

A instalação é rápida mas, como referi ao Bernardo, é uma ferramenta óptima para “andar” na penUSB. O interface foi totalmente renovado para linhas gráficas actuais, simples e funcionais.

Mas para que serve o  Portinho?

[ 01 ] [ 02 ] [ 03 ] [ 04 ]

Serve para ajudar o utilizador a optimizar e continuar a ter prazer quando está a usar o computador. É uma óptima ajuda para uma manutenção necessária, tendo em conta que o Windows apresenta (dependendo do tipo de utilizador) uma degradação de performance directamente relacionada ao excesso de “poluição” resultante dos hábitos dos utilizadores.

O Interface apresenta-se com 3 pontos chave de acção:

  • Libertar espaço em disco
  • Aumentar a privacidade
  • Melhorar o desempenho

Depois de iniciar as tarefas simultaneamente, respeitando a prioridade e os espaços que se interligam, a aplicação não tem um grande consumo de recursos nem tem um tempo exageradamente longo para concluir as tarefas. Depois de analisados os itens a limpar, o utilizador poderá ver detalhadamente o que será removido e o ganho em termos de espaço em disco.

Veremos que no novo interface e em pouco mais de dois cliques, estaremos a executar uma limpeza dos ficheiros temporários, os vestígios de navegação depositados no browser (cache, cookies e histórico) onde o leque vai desde o Internet Explorer, passando pelo Firefox, Chrome, Safari e Opera.

Além desta limpeza ligada à navegação, o software tem a procupação de limpar e optimizar o registo do Windows. Onde a frequência de entradas inválidas detorpa a realidade dando origem a perda de performance muitas vezes associadas ao próprio sistema operativo.

[ 01 ] [ 02 ]

Questionei directamente o Bernardo Porto:

Pplware: Quais foram os objectivos desta aplicação, porque a desenvolveste?

Bernardo Porto: Quando eu desenvolvi o Portinho o meu objectivo era fazer com que o “computador” da pessoa melhorasse. Se uma tarefa demorasse 5 segundos e agora demora 4,9 óptimo. Já é alguma coisa. O objetivo é melhorar o desempenho da maquina com simplicidade e segurança.

E claro, um software que fala a lingua do utilizador, ou seja, não é complexo e cheio de opções que o deixa “louco”. Com apenas dois cliques é possivel optimizar a máquina.

PW: Mas porque razão o disponibilizaste gratuitamente?

BP: O Portinho é um projecto pessoal criado em 2004. Foi graças ao tamanho sucesso dele no Brasil que lançamos a Quicksys. Desde 2007 ele está parado por falta de tempo. Eu senti-me na obrigação de novamente fornecer o produto aos meus “antigos utilizadores” depois de 3 anos sem suporte e actualizações. Ele agora veio para ficar. Vou desenvolve-lo no meu tempo livre e com o apoio de doações dos utilizadores.

Fica à consideração do utilizador avaliar a qualidade e deixar o feedback que será acompanhado pelo responsável pelo projecto. Eu a titulo sugestivo apontava para a inclusão de uma agenda para automatizar este processo.

Novidades na versão:

  • Melhorias no módulo de “Libertar espaço em disco”
  • Melhorias no módulo de “Melhorar desempenho”
  • Melhorias na verificação de actualizações
  • Corrigidos pequenos bugs nos logs
  • Corrigidos pequenos bugs de interface

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Download: Portinho 4.2.0 [1.50MB]
Download: Portinho 4.2.0 Portable [1.20MB]
Homepage: Portinho

Partilhar:
Tags:

Comentários

23

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Nuno - Emprego Brasil

    Gráficamente parece muito bom. Alguém já testou isto?

    1. Avatar de Ernesto
      Ernesto

      Pois é meu amigo, ia testar o “Portinho” e, não é que o meu Anti-Vírus, (AVG Internet Security), apanhou um Malware! (3 Registry chaves eliminado). Já nem deu para testar, foi logo bloqueado!!! Visto que este programa é da responsabilidade de um parceiro pplware.com, Bernardo Porto, é URGENTE perceber o que é que se passa… todo cuidado é pouco.

      1. Avatar de Vítor M.

        AVG?

        Instala uma suite decente na tua máquina sff, acho que o teu sistema merece algo credível 😉

      2. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        A culpa é do Queirós! 😆
        Como podes verificar aqui, o ficheiro está limpo… Incluindo o AVG (9.0.0.851) actualizado ontem, não se queixa de nada…
        Mas imagina que o Portinho não fez nada mais que “analisar” o registo do sistema, quando essas “informações maliciosas” já lá estavam e o AVG “pensou” que tinha sido ele a adicionar/editar essas informações?
        Vá… Limpa mas é os vírus com um anti-vírus “normal” e só depois as “tralhas” com o Portinho… 😉

    2. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Já.
      Testando esta ferramenta a fundo, comparando ao CCleaner, obtive os seguintes resultados:

      CCleaner analisou 109,0MB de ficheiros desnecessários;
      No registo do sistema encontrou 23 erros;
      Ao todo demorou 5.5 segundos.

      Portinho analisou 106.6MB de ficheiros desnecessários;
      No registo do sistema encontrou 30 erros;
      Ao todo demorou 4 segundos.

      Resumidamente, gosto do CCleaner, é aquela coisa antiga, e depois tens mais algumas opções, funciona por linha de comandos (um ou dois comandos), pronto…
      Mas o Portinho, pronto, é aquele ferramenta pequenina que não pode faltar em qualquer máquina… 😀
      Empate? 😛

      1. Avatar de Vítor M.

        Gostei deste teu trabalhinho. Acho que é assim que se decide. E deixaste ali um detalhe muito importante e que na minha perspectiva é o factor decisor neste hipotético empate.

        Muito bem caro amigo 😉

  2. Avatar de mmick
    mmick

    parece-me muito idêntico ao ccleaner mas é muito o produto ser no nosso idioma 🙂

    1. Avatar de avlis rotiv
      avlis rotiv

      Como quem diz… O software é escrito em Brasileiro…
      É do quase a nossa língua, vá… 😆

      1. Avatar de valedocambra
        valedocambra

        lol, nao existe Brasileiro, é Português do Brasil *mas* (infelizmente) com o acordo ortográfico as diferenças passaram a ser mínimas.

        Parece-me que o PT-PT e o PT-BR tinham diferenças “porreiras” que caracterizavam cada um dos idiomas (se bem que é o mesmo…) e davam um toque de graça. Agora está tao uniforme que para nós Portugueses parece uma anedota, ainda para mais porque os OT@RIOS Portugueses que aceitaram aproximar o idioma original ao idioma “alterado” (o BR) é a maior anedota do século. Enfim, o tuga no seu “melhor”…cede tudo aos outros e ainda exige mais dos seus!

    2. Avatar de NazgulTuga
      NazgulTuga

      O Portinho tem quase ou mais tantos anos que o CCleaner.

      1. Avatar de avlis rotiv
        avlis rotiv

        Se for como o autor do software diz, que tem este projecto desde 2004, é mais antigo um ano que o CCleaner. Este “inaugurado” em 2005. 😉

        Mas isso não significa nada, é como comparar o que a Google, faz em tão pouco tempo, que o Bing jamais consegue… 😆

  3. Avatar de okapi
    okapi

    Já conheço este software faz uns anos,desde o principio, experimentei e…na altura nem gostei. Um dia, que tenha tempo voltarei a experimentar. Mas, só se for mesmo muito bom é que mantenho no pc. Mas como em equipa ganhandora não se mexe deixo-me ficar com o que já tenho

    1. Avatar de Diogo Nogueira
      Diogo Nogueira

      Experimentei o Portinho e fiquei com as páginas do Chrome todas desformatadas em alguns sites, um deles é o pplware. De notar que só pedi para limpar a cache do browser.

      Para quem quiser usar, tenha cuidado com esse pormenor.

      1. Avatar de Vítor M.

        Estranho, mas desformatadas como?

        Aquilo não mexe no “pintor” de html, apenas limpa a cache!

        1. Avatar de Diogo Nogueira
          Diogo Nogueira

          Pois, mas aqui o pplware aparece sem qualquer tema visual, só texto. O mesmo se passa com o site do Expresso. Sites como o Público ou Jornal de Negócios funcionam bem. Agora também reparei que não consigo abrir o GMail com a vista padrão, só se alterar para HTML. Já reiniciei e reinstalei o Chrome e ficou igual 😐

          1. Avatar de Vítor M.

            Limpar o CSS não implica reinstalar o Chrome, calma! 😀

            No limite carrega de novo todo o site e ele tem de descarregar todos os elementos. É uma situação que ele deveria (o Chrome) fazer quando não tem os elementos todos do site actualizados em cache.

          2. Avatar de Rui Costa

            Pode ser bug do Cromo. Limpar a cache só requer nova abertura do site para o browser fazer o “caching” do site de novo e desta vez actualizado face ao cache anterior.

            Se aparece tudo “desformatado” deve ser bug, mas não do portinho.

      2. Avatar de Pedro
        Pedro

        confirmo que a página do pplware fica toda “desformatada”, html basico/simples.
        também só consigo aceder ao gmail em basic html
        isto tudo no google chrome,dps de usar a versao portable do portinho. quem souber como ajudar…

        obrigado

      3. Avatar de Pedro
        Pedro

        fiz “limpar dados de navegação” no chrome, e já está tudo a funcionar direito… não tenho a certeza se foi isso que resolveu mas pronto.
        abraços

  4. Avatar de mmick
    mmick

    Com todo o respeito prefiro o CCleaner 🙂

  5. Avatar de Paulo Ribeiro

    Executei a versão portable, até gostei como alternativa ao CC está porreira, mais simples, aparentemente mais lento mas não sei bem o que se passa de baixo do capot daí a demora talvez sejam aquelas opções de eliminar os dados X vezes para não serem recuperados etc, não fui ver sequer as opções, o que é certo é que no fim, reeniciei o google chrome e o flash player deixou de funcionar. fiquei sem flash totalmente no chrome, no ie funciona, nem o youtube dá direito.
    Já tentei reinstalar o flash 10 e vêr as opções, pesquizei no google e até agora nada.
    Fica o aviso, se for um bug convem ser corrigido porque removendo-se o flash de um browser nos dias que correm e até o html5 ser implementado, básicamente desactiva-se 60% das funcionalidades da maioria dos sites (no caso do youtube agora so mesmo usando o IE ou firefox)

  6. Avatar de Carlos
    Carlos

    Bem…para além dos problemas reportados pelos utilizadores, que são preocupantes, eu testei só até à fase de analisar. Preocupa-me o facto de não deixar ver com detalhe e escolher quais dos erros do registry que quero ou não limpar.