Google coloca em risco vida de polícias

67 Comentários

Nos Estados Unidos da América e pelo quinto ano consecutivo, em 2014, as emboscadas a agentes da autoridade têm sido a causa número um para a morte de polícias no cumprimento do seu dever e, ao que tudo indica, a Google pode estar realmente a contribuir para o aumento deste número. Sabe porquê?

pplware_waze_cop_locator00


Em 2013, a Google decidiu partir para a aquisição da Waze por cerca de 1,1 mil milhões de dólares, afirmando na altura que este serviço seria muito importante pois iria contribuir para o “bem comum” na estrada.

Pois para quem não conhece, a Waze é uma aplicação muito popular e que permite navegação GPS, permite também transmitir sobre engarrafamentos, acidentes, carros parados e também tem uma funcionalidade muito especial denominada de “Traffic Cop” que indica a localização dos agentes da autoridade. Esta tem sido uma das funcionalidades muito utilizadas!

http://videos.sapo.pt/cUW0WStRd2ebbpkM8FEM

 

Mas como é que isto pode colocar a vida dos agentes da autoridade em perigo?

Segundo alguma imprensa internacional, recentemente, dois agentes da autoridade da polícia de Nova Iorque, Rafael Ramos e Wenjian Liu, foram baleados à queima-roupa enquanto estavam sentados no seu carro patrulha. A investigação concluiu que o criminoso utilizou a aplicação para detectar e localizar localizar os dois agentes.

pplware_waze_cop_locator01

Quanto à Google, que tem como principal missão organizar a informação e torna-la acessível universalmente, está agora a comercializar uma aplicação que tem um potencial enorme na obstrução e na aplicação da lei, chegando mesmo a colocar a vida dos profissionais de segurança pública em risco, quando esta aplicação permite em tempo real dizer onde está a autoridade.

Quanto aos executivos da empresa norte-americana, até ao momento recusaram-se a fazer qualquer comentário a esta situação. Mas a questão fica no ar: deveria a Google permitir que os utilizadores tenham acesso a esta informação em tempo real?

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de int3
    int3

    É melhor culpar é quem inventou o transistor porque de facto se não fosse o transistor não havia maneira de comunicar e saber à aquela velocidade e precisão por GPS onde os polícias estavam…

    1. Avatar de Simao
      Simao

      A culpa é da mãe do criminoso. Se ela tivesse fechado as pernas nada disto teria acontecido 😀

    2. Avatar de qwerty
      qwerty

      Ou o fogo e a roda.

    3. Avatar de Vítor M.

      Tem a sua razão, de facto, contudo este mundo começa a ser um “big Brother” assustador.

      Se os bandidos começarem a ter informações por onde patrulham as autoridades, a sua casa nunca estará a salvo, nem a sua nem a de ninguém, até porque sabem já quando está ou não em casa e, com jeitinho, quais os bens que tem dentro de portas.

      Alguns, imagine só, até fotografam as palavras passe da net… e outros os acessos aos sites e mails.

      Isso não tem nada a ver com o transistor, mas até tem… lá no fundo, bem lá no fundo!

      1. Avatar de Carlos Silva
        Carlos Silva

        imagina agora que num engarrafamento, que só assim por acaso foi reportado no Waze, um criminoso viu o engarrafamento, pegou nos pezinhos, foi à tal estrada e roubou 2 ou 3 pessoas que estavam paradas no transito…. Vamos culpar a Google também?

        1. Avatar de knom
          knom

          claro 😀
          a culpa não é minha, a culpa é da google

      2. Avatar de Woot
        Woot

        Já vi pior, fotografarem o cartão de coordenadas do banco 🙂

    4. Avatar de Jorge
      Jorge

      Muito bom hahaha

    5. Avatar de YaBa
      YaBa

      LoL
      +1
      Antes disto os bandidos já usavam radio scanners para escutar a policia, portanto…. só mudou a tecnologia o resto mantém-se.

    6. Avatar de Maxrio
      Maxrio

      Totalmente de acordo. Vou culpar também o fabricante do meu forno por ter queimado o meu bolo.

    7. Avatar de Rafael Ramos
      Rafael Ramos

      Morri ??!?!??!
      Mas antes do google comprar a aplicação era do melhor que há…passou de bestial a besta ??? enfim…

  2. Avatar de Aquario
    Aquario

    Os policias estão sujeitos a estas situações independentemente destas aplicações… Já agora acabavam com os postos de policia uma vez que é certo que estão lá agentes !

    Desta forma as campanhas que a policia faz, com alguma regularidade, disponibilizando as estradas onde vão realizar operações também são prejudiciais para os prórpios agentes.

    Hugo não vás por ai . . .

    1. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      Tiago tiago, disfarçado de aquário, tu é que não vás por aí, senão salto-te para o aquaário razpaz, nem pareces do tempo que estamos, achas que isso é alguma opinião de gente inteligente? Saudações aquáticas.

      1. Avatar de knom
        knom

        razpaz? +1 xD

        1. Avatar de Aquario
          Aquario

          Calma com o peixinho 🙂 não puxes por ele se não afoga-se nos seus pensamentos

          1. Avatar de knom
            knom

            nepia.

    2. Avatar de Pedro Peixinho
      Pedro Peixinho

      ai ai Tiago Tiago

      1. Avatar de Aquario
        Aquario

        Ai pedro pedro a falta de memoria tem destas coisas … Se eu ponho comida a mais no aquario vais de escova 😉

        Obviamente que a minha opinião é de uma pessoa inteligente pois fundamento a mesma, já tu parece que tens falta de inteligência para formar uma pessoal.
        Pela boca morre o peixe. “GLUP”

        1. Avatar de Pedro Peixinho
          Pedro Peixinho

          Tu falas mto, mas quando eu te aparecer aí pelo TP, deixas de falar não é oh aquário? vê lá se não te afundo miudo :p

        2. Avatar de Pedro Peixinho
          Pedro Peixinho

          Só te digo assim, tou-te a ver no waze raspaz

          1. Avatar de Aquario
            Aquario

            Certamente 🙂 sou uma figura publica … Podes sempre fazer uma visita 😉 … Eu depois digo te as direções para um local indicado para pessoas como tu -> (http://goo.gl/vWXl2z)

  3. Avatar de André Fernandes
    André Fernandes

    Isso é uma questão super complicada. A divulgação de informação como radares ou operações stop, na realidade, é uma informação que ajuda a prevenir acidentes por controlo de comportamento (leia-se velocidade) nas estradas. Ou seja, uma pessoa se sabe que existe uma operação stop ou um radar em funcionamento, modera a sua velocidade naquele troço. Se for um troço propício acidentes, acaba por ser uma prevenção rodoviária.
    Se existem muitos utilizadores a ter acesso a essa informação e isso realmente aumentar a segurança da estrada, deve então ser removida por existe lunáticos com armas? Esse lunático teria agido da mesma forma se tivesse deparado com um carro patrulha, sem conhecimento prévio?

    1. Avatar de Bruno Laranjo
      Bruno Laranjo

      Acho que tens razão, por exemplo a zona da VCI no Porto, têm radares que não multam mas têm outro papel que a EP refere como: “dissuadir os condutores” de circularem em infracção e servem “como aviso para os condutores adequarem a velocidade ao limite permitido”.

      Depois temos os lunáticos que fariam mal mesmo sem essa tecnologia. Essas pessoas devem ser identificados e “educados” para não serem um perigo para a sociedade.

      1. Avatar de zombie
        zombie

        Cuidado, que ja n esta so a monitorizar ! O tio Rui Moreira, ja tratou do assunto.

        1. Avatar de Cruz
          Cruz

          passo sempre la a 120 e ainda não chegou nenhuma multa.

          1. Avatar de zombie
            zombie

            DE facto, ainda nao vao chegar, para ja! Sabia que ja havia contactos e que é necessario, aderir a determinados protocolos, mas isso ainda nao foi feito.
            Alias houve uma sentença de um tribunal em Braga, que anulou uma coima por isso mm. Esta camara (Braga), é que entretanto, ja aderiu .
            A portaria que regula este assunto, so foi publicada em 2014-10-16, e entre outras coisas, obriga as camaras, a aderirem ao, ao Sistema de Contraordenações de Trânsito (SCoT). Enquanto isso nao acontece, apenas as autoridades teriam esse direito, mas como nao os estao a monitorar, ficam em branco
            http://www.publico.pt/local/noticia/radares-da-vci-alertam-para-excesso-de-velocidade-mas-infraccao-nao-da-multa-1685926

    2. Avatar de Nunes
      Nunes

      Saber que existem certas operações Stop pode ser bom para dar visibilidade de que os polícias estão atentos, mas saber onde andam todas as patrulhas não cria um verdadeiro incentivo de prevenção, pois isso levará a maioria das pessoas apenas a cumprir a lei junto dos polícias, facilitando o incumprimento noutras zonas!
      É importante que a pessoas pensem que pode haver polícias a patrulhar em qualquer lado

    3. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      O objectivo da policia dissimulada é que tu nunca saibas se eles estão a 100 km ou ao virar da esquina. Não sabendo onde eles estão, tu vais estar muito mais à cautela. Esse é o grande objectivo, não é abrandar onde eles estão e depois voltar a acelerar.

  4. Avatar de g0tH1c.X
    g0tH1c.X

    O problema não é a informação, mas sim o que se faz com ela…
    Pela mesma ordem de ideias, saber onde estão os aviões, por exemplo, em real time, também contribui para possíveis ataques…

    1. Avatar de Filipe Coelho
      Filipe Coelho

      Exatamente. É como culpar a Colt por matar pessoas, não é a empresa que mata, sim quem compra a arma…

    2. Avatar de knom
      knom

      viver num mundo paralelo é algo muito fixe……
      o que não faltam nos EUA são ajusto de contas com a policia.. não me admirava nada!!

      e deixa lá de ter ideias exageradas.. é como os moços que vão pintar os comboios e as pessoas dizem que eles os vão sabotar também… tinham menos imaginação sff

    3. Avatar de Gabriel Pereira
      Gabriel Pereira

      Concordo plenamente.

  5. Avatar de kang
    kang

    Nos anos 70 os camionistas americanos indicavam a localização da policia através do calão “Checkpoint Charlie”, “Evel Knievel”, “Gum ball machine”, “Smokey” ou “Bear”.
    De que serve retirar a função “Traffic Cop” se depois é substituída pela comunidade por “Obstáculo azul”?
    Deixem-se de tontices!

  6. Avatar de Daniel
    Daniel

    Porque é que inventaram as armas de fogo? já sabiam que só servem para uma coisa, mas mesmo sabendo não impediram a sua propagação…

    1. Avatar de knom
      knom

      os pais onde fizeram a tal “emboscada” aos agentes que cumprem sempre sempre sempre mas sempre a lei é o maior fabricante de armas do mundo… just saying

  7. Avatar de chicosoft
    chicosoft

    O problema é mesmo o Pais em si… Por cá(Portugal) a PSP e GNR dizem onde andam com radares no facebook, e nao os vejo a serem emboscados…

    1. Avatar de int3
      int3

      Isso é uma grande verdade. É obrigatório por lei dizer onde irão fazer essas patrulhas.

    2. Avatar de Daniel Pinto
      Daniel Pinto

      Fora os que estão escondidos 😀 a típica caça à multa.

      1. Avatar de knom
        knom

        infração a lei que ninguem pune =D

  8. Avatar de JJ
    JJ

    Se investigarem bem, ainda vão descobrir que o indevido pesquisou no Google onde podia comprar armas, e como se usava armas. E se calhar via Google Maps ficou a saber os caminhos ideais para fuga após o crime.

    Enfim…

    1. Avatar de Rui Costa
      Rui Costa

      “Indevido”, por acaso a tua alcunha “JJ” deve querer dizer Jorge Jesus…e assim explica-se muita coisa!

      1. Avatar de NewJ
        NewJ

        lol, está cá o Jorge Jesus, só falta o Loptegui

  9. Avatar de Fernando Rodrigues
    Fernando Rodrigues

    É mais fácil ser a Google o bode-expiatório do que rever as formas antiquadas, abusivas e autoritárias de patrulhamento de estrada. Quem quiser fazer o mal consegue sempre uma forma. Se não é via Waze é via outra plataforma qualquer (radio scan, sms, amigos…).
    Futuramente isso também deixará de ser um problema, visto sistemas autómatos farão o patrulhamento nas estradas e o risco humano será reduzido significativamente.

  10. Avatar de Marc Solèr
    Marc Solèr

    Com todo o respeito à redação da Pplware, depois de ler o título da notícia pensei logo no Vítor M. como autor… Não me surpreendi…

    1. Avatar de Carlos
      Carlos

      Pensei o mesmo, um titulo á la Vitor M.

  11. Avatar de Vinícius
    Vinícius

    Imagino como está protegido o cidadão quando policiais não garantem a própria segurança!

    1. Avatar de knom
      knom

      +1 nem mais é mesmo isso!! e muitas vezes nem cumprem o trabalho deles como deve ser!!

  12. Avatar de zombie
    zombie

    Nos Estados Unidos, a recente preocupaçao excessiva com estas situaçoes e nomeadamente, “a gritaria” a volta desta app, tem outras motivaçoes ! A questao social e racial. Com a meriade de casos, que se vao acumulando recentemente ( ainda na semana passada, houveram mais), de situaçoes no minimo “anormais”, para nao dizer criminosas, de actuaçoes policiais em relaçao a determinados grupos etnicos, tem receio de retaliaçoes cada vez mais incisivas. As pessoas, nao vao continuar eternamente, a “comer” e calar !
    Depois quando se manifestam, dao-lhes porrada em cima! Os mesmos, que vem sp a correr, defender quem se manifesta da mesma forma ou ate bem pior, noutros paises nao alinhados.
    Mm antes destas modernices, os casos aconteciam, basta o exemplo aqui mm ao lado em Espanha, onde durante decadas a ETA, assassionou quase mil pessoas, a maioria delas policias. Portante antes da tecnologia, sao sp outro tp de questoes, que estao por tras dos conflitos. Esta, apenas os pode tornar, ainda mais eficazes e predatorios !
    Eu sou dos que defende, que a policia dece ser respeitada ( alias tive familiares diretos, com cargos de alta responsabilidade nessas instituiçoes ), mas nao temida ( ISSO SERA PA REGIMES NAO DEMOCRATICOS). Mas para isso acontecer, deverao ser os primeiros a respeitar, a cumprir a lei, a tratarem com urbanidade e educaçao. Ao contrario serao sp, um pessimo exemplo e que ira desplotar reaçoes ainda mais pungentes, pq se quem deve proteger, é o primeiro a nao o fazer, a revolta dos “defendidos” pode ser complicada.

    1. Avatar de knom
      knom

      e quando a policia não respeita? quando abusão do poder?
      eu conheço policias… mas quando é pa abusar do poder e caçar multas esquece….
      bater nas pessoas a torto e direito so porque sim.. porque podem, abuso de poder é crime… mas na republica dos bananas isso não acontece…. na republica dos bananas a policia é sempre o héroi!!
      Viva a republica dos bananas!!!

  13. Avatar de TR
    TR

    “Google coloca em risco vida de polícias” A sério pplware? Como já disseram em comentarios anteriores pq não culpar quem inventou o transistor? Ou o GPS? Ou os smartphones?.. Enfim mais “artigos” do mesmo por parte da pplware, parece que a caça à bruxa continua por estes lados..

  14. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    se fizessem uma aplicação semelhante mas com a localização dos políticos estariam a prestar um verdadeiro serviço público…

    1. Avatar de Antoino
      Antoino

      Verdade !!!

    2. Avatar de FritoDaCabeça
      FritoDaCabeça

      É sempre engraçado ler estes comentários de valentões do pixel. Por detrás dum ecrã fazem e acontecem, depois na prática tá quieto…

      1. Avatar de Hugo
        Hugo

        Deves ser político 😛

  15. Avatar de ruepa
    ruepa

    Deve ser a primeira noticia que “ataca” a google e nem os fanboys de outras marcas vêm defender o artigo, para se ter uma ideia do nível ridículo a que isto chegou 😉 Nesta esticaram a corda um bocado xd de tão rebuscada que é. Qualquer dia vemos uma noticia aqui do genero “google responsável pelo 11 Setembro – terroristas usaram o google maps” ou “apple responsável pela morte de 50 – motorista usava o iphone enquanto conduzia”. Menos gente…

  16. Avatar de Antoino
    Antoino

    Sim, é verdade !!!
    Esse assassino se visse um carro patrulha à beira da estrada não disparava porque não apareceu no Waze !!!!
    LOL
    A culpa não é da arma mas sim de quem puxa o gatilho !!!

  17. Avatar de tiago
    tiago

    A google que abra os olhos e retirem essa opção como quando fizeram com o Chrome que despacharam a actualizar quando foi confrontada com um bug ainda bem á pouco tempo.

    São todos informáticos dentro daquela empresa e ninguem é capaz de retirar essa opção e obrigar a fazer a actualização? Simples…

  18. Avatar de LP
    LP

    De facto sem estas aplicações ninguém matava os polícias porque ninguém sabia onde eles estão uma vez que eles andam disfarçados e estão escondidos…

  19. Avatar de chr_27
    chr_27

    Mas e se o Waze foi usado num iPhone, será que a culpa continua a ser da Google? Não se pode culpar a Apple por fornecer acesso a uma app tão maliciosa?
    Fazer uma relação tão rebuscada destas não faz qualquer sentido. Se vamos por aí, muito mais facilmente se acusam as marcas de carros, de colocar as pessoas em risco. Ou melhor, o facto de os policias estarem num carro sinalizado e com umas luzes por cima é que colocaram os polícias em risco. E por aí a diante…

  20. Avatar de Pedro Peixinho
    Pedro Peixinho

    Pensas que acabou oh aquario, pensas que ficaste por cima? Quando saires ao meio-dia e quinze tou a tua espera no lobby para onde e que eu tenho de ir :p que achas?

  21. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Título incendiário. Fanboys vão ser fanboys.

  22. Avatar de Filipe
    Filipe

    Já começa a parecer-se com a série “Person of Interest” saber onde e quando está tudo e todos.

  23. Avatar de joão rito
    joão rito

    e não esquecer George Orwell que escreveu 1984 e que criou o “Big Brother”, o Alan Turing pelo contributo ao computador moderno e o Von Neumann também, o tipo que criou o ábaco, Benjamim Franklin pela energia eléctrica, Pingala por ter inventado o sistema binário, o nosso antepassado que descobriu o fogo, Vasco da Gama por ter chegado à Índia, Cristóvão Colombo por ter descoberto a América.

    E o tipo que inventou o donut porque na esquina da foto tem, quase de certeza, uma loja de donuts.