GNR Alerta: Atenção aos excessos de velocidade

35 Comentários

É já hoje que a Guarda Nacional Republicana (GNR) intensifica, até ao próximo domingo, 23 de abril, em todo o território nacional, as ações de controlo de velocidade, projetando durante este período todos os equipamentos de controlo de velocidade (móveis e fixos) para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação.

Esteja atento e cumpra os limites de velocidades. Sabia que este ano já foram apanhados 44 mil condutores em excesso de velocidade?


Estarão empenhados militares dos destacamentos de trânsito dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito, numa ação concertada de controlo de velocidade.

Desde o início do ano, foram controlados mais de 2 milhões e 300 mil condutores, dos quais mais de 44 mil circulavam em excesso de velocidade:

Distrito

Excessos

Aveiro

5 440

Beja

1 350

Braga

655

Bragança

1 153

Castelo Branco

1 546

Coimbra

1 640

Évora

1 585

Faro

1 577

Guarda

2 277

Leiria

4 682

Lisboa

4 754

Portalegre

307

Porto

4 874

Santarém

2 821

Setúbal

5 831

Viana do Castelo

1 020

Vila Real

1 319

Viseu

1 828

TOTAL

44 659

Esta operação será realizada de igual modo em todos os países da Europa e enquadra-se no plano definido pela European Traffic Police Network (TISPOL), organismo que congrega todas as polícias de trânsito da Europa, no qual a GNR é representante nacional, e pelo Euro Controle Route (ECR), um grupo de serviços de controlo das estradas europeias cujo objetivo é o de melhorar a segurança rodoviária.

Via GNR

Partilhar:
Tags:

Comentários

35

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    O importante é faturar…
    Agora criar ações de prevenção rodoviária, rever sinalizações (limites de 30 e 40 completamente descabidos, stops invés de cedências e vice-versa), corrigir problemas de tráfego e acabar com estacionamentos em 2ª e 3ª fila, isso já dá muito trabalho e pouco lucro.

    1. Avatar de R
      R

      Não se pode generalizar, mas esta é a regra. Basta ter uma placa de localidade no meio de nenhures para o limite ser de 50 Km/h sem justificação e mantém-se indefinidamente. Podemos olhar para outros países rigorosos onde a sinalização está de acordo com a via; exemplo: o limite de 50 Km/h é aumentado para 70Km/h numa extensão (muitas vezes pequena) e depois volta aos 50 Km/h.
      Tem de haver fiscalização, mas também prevenção. E uma correcta e coerente sinalização é a melhor forma de se começar. Quem conduz bastante percebe-o perfeitamente.
      E poderíamos ir ainda mais longe… uma carga fiscal menor (IA) poderia permitir às pessoas ter carros melhores (mais seguros).
      Uma última nota: é triste ver rotundas cheias de carros parados em operações stop, e as pessoas a perder imenso tempo (de trabalho), à espera de serem “atendidas”. É necessário bom senso de todas as partes.

  2. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Caça ao euros dos contribuintes !

    Prevenção é muito pouca. 🙁

    1. Avatar de José Lito Vidigal
      José Lito Vidigal

      A prevenção é máxima eles previnem-se do sol ao estar escondidos à sombra

    2. Avatar de João Pereira
      João Pereira

      É mesmo caça aos aceleras, devias andar mais nas auto estradas para ver se realmente é uma caça ao contribuinte.

      1. Avatar de José Lito Vidigal
        José Lito Vidigal

        Ah, então é por isso é que estão escondidos fora da mesma

    3. Avatar de Sérgio Pereira
      Sérgio Pereira

      mais prevenção? não faltam é avisos e notícias.
      como se faz mais prevenção?
      a culpa é sempre dos outros!

      1. Avatar de charles
        charles

        +1
        Criticar é mais fácil!
        Parar 1 segundo para pensar dá mais trabalho e não tem tanta piada!

        1. Avatar de Homo Erectíssimo
          Homo Erectíssimo

          O Sérgio Pereira e o Charles disseram tudo.Mais prevenção ?? Por amor de Deus,poupem-me !! Tenham é juízo e andem mas é devagar.Basta olhar para as vias rápidas(nem falo nas auto-estradas !!),para se ver o degredo de condutores que por lá andam !! A 100 Km/hora ?? Era bom !! Quantos e quantas andam mas é nos 120 a 150 Km/hora !! Ainda aqui há dias vi num noticiário qualquer um tipo que foi multado em 500 euros porque ia na autoestrada a 200 e tal Km/hora !! Sabem qual foi a resposta dele à jornalista ?? Que se pudesse ia a 300,porque o carro que ia à frente dele não o deixava passar !! Que descaramento !! E vale a pena,deste modo,mais prevenção ?? Para quê ?? Para os estarolas andarem por aí conforme lhes dá na gana,sem juízo nenhum ?? Ora,ora !! E já nem falo nos “senhores motociclistas” que andam nas estradas mais rápido que o vento !! Ui,nem me lembrem desses.

          1. Avatar de Jaquim
            Jaquim

            Quais vias rápidas? Em Lisboa, tiraram as placas de 80 de várias vias rápidas só para facturar….é literalmente impossivel faze-las a 50, e a 70 para não apanhar uma multa grave, já é um esforço… É mesmo saque descarado.

      2. Avatar de APereira
        APereira

        Prevencao é ter carros patrulha visiveis em zonas mais complicadas,
        é ter os radares visiveis e avisos da possibilidade de haver radares em zonas complicadas,

        Em Portugal, prevencao é dizerem nas noticias que multaram nao sei quantos, é o governo dizer que este ano pretende encaixar nao sei quantos milhoes em multas e a policia escondida com radares atrás dos arbustos como se fossem ladroes.

  3. Avatar de Vitor Sousa
    Vitor Sousa

    Não entendo o enquadramento desta noticia neste blog.
    Parece mais uma promoção da GNR.

    1. Avatar de Vítor M.

      Tem a ver com prevenção, tecnologia de detecção, e tecnologia GPS. A GNR promove-se sozinha, quando te apanha e cobra logo o encontro 😉

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Desculpa que diga, mas a única referência que vejo a tecnologia nesta notícia é “projetando durante este período todos os equipamentos de controlo de velocidade (móveis e fixos)”.

        Contudo agradeço o aviso, apesar de ser da opinião que não se enquadra muito bem.

      2. Avatar de Vitor Sousa
        Vitor Sousa

        A gnr quando me encontra nunca me cobrou nada nem nunca me apanhou. A gnr não é um papão nem um bicho mau.

        1. Avatar de Vítor M.

          Boa. A mim também não.

        2. Avatar de pintor
          pintor

          A GNR como a PSP a e a Judiciaria são como o nosso estado “pessoas de bem” apenas preocupados com o bem estar dos cidadãos/contribuintes.
          Todo aquilo que fazem visa o nosso bem estar, nunca o deles.

  4. Avatar de Alvega
    Alvega

    O verão está há porta…é preciso “guito” para pagar o subsidio de ferias dos TRABALHADORES, desculpem se me enganei.

    “Sabia que este ano já foram apanhados 44 mil condutores em excesso de velocidade?”
    Pois eu contraponho:
    Sabia que um condutor em excesso de velocidade, nao é o mesmo que velocidade excessiva?
    No parlamento, casa onde é SUPOSTO, serem feitas as leis, nao nos escritórios de advogados (amigos do regime), a única coisa que é ACTUALIZADA, sao os vencimentos e as BENESSES, dos próprios e corregionários.
    Seria talvez altura de actualizarem os limites de velocidade, pelo menos em algumas vias. Claro que deixavam de ter o MANÁ, sempre a pingar. Mas poupavam em recursos humanos, e podiam coloca-los a afazer algo de util, para variar. Nao que elaborar COMUNICADOS de IMPRENSA, e dar-lhe seguimento, nao seja util….
    Mas eu estava a lembrar-me de vigiar os presos..por exemplo.

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isso já são muitas a ideias bem concebidas para as cabecinhas pensadoras… a esta altura se algum leu o seu comentário e já tem um “nó cego” na cabeça….

  5. Avatar de xico fininho
    xico fininho

    …”para as vias onde o excesso de velocidade representa um risco acrescido de acidentes de viação.”

    Antes fosse apenas isso, o pior é que não. O Alentejo tem varias estradas e auto estradas onde não passa quase ninguém e com retas enormes, mesmo assim fazem 30 por uma linha para colocar os radares em sitios para caça à multa.

    Faço diariamente a estrada Guimarães – Felgueiras, os raids das estradas estão todos destruídos, tal é o perigo da estrada, no entando aí é raro ver radares

  6. Avatar de SampaioPT
    SampaioPT

    Dinheiro e progressão na carreira (conforme o €€ que amealharem) é o esses “senhores” querem…

  7. Avatar de José
    José

    Quando alguém é apanhado em excesso de velocidade por radar móvel da GNR é logo multado e tem de pagar a multa de imediato (penso eu que é assim). Mas com radares fixos SIMCO a multa vai para casa, certo? Quanto tempo estão a demorar para notificar o infrator? Alguém já teve recente experiência?

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      1 mês. Por radar móvel (dentro de carro) e fixo (em tripé) só se te mandarem parar tens de pagar e tens sempre a opção de pedir para te passarem a guia e contestares a multa, eu não pago multas, 90% são ilegais.

      1. Avatar de urtencio
        urtencio

        Eh lá.. como assim? podes descrever alguns casos? pode ser que me safe!
        Obrigado

      2. Avatar de José
      3. Avatar de LOOOL
        LOOOL

        Se não pagas multas qualquer dia vais preso, quanto às coimas é outra coisa.

  8. Avatar de Sergio
    Sergio

    Bem me parecia que Aveiro é só street racers xD
    Temos aqui um troço da 109 para andar a 50, quando claramente não existe nada que justifique isso, dia sime dia não lá estão ele a facturar

  9. Avatar de RS
    RS

    se anda-se a ver o que pessoas andam a fazer na estrada o que fazia melhor porque mais grave pessoas que ano sabem fazer rotundas e passam da direita para esquerda sem assim do nada, todos dias levo com caramelos numa estrada para dias vias no mesmo sentido cada a andarem no meu da estrada, par mais nao falara do camionistas que não respeitam nada nem ninguém. Isso sim e que deviam nadar ver nao velocidade que andar um pouco mais principalmente nas horas mostras não vai provocar nada.

    1. Avatar de Homo Erectíssimo
      Homo Erectíssimo

      É,tá-se mesmo a ver que enganas o pessoal 🙂 🙂 E depois ainda muitos vem para aqui dizer para ires para a escola,para saberes escrever e mais isto e aquilo,mas tu a mim não me enganas,meu caro.Eu tenho mais “escola” de malandragem do que tu.Esta de escrever desta maneira para enganar os tolos já não pega comigo.Mais fino do que tu sou eu que faço cair outros com novas maneiras.Ainda tens de aprender muito.Se me conhecesses até ficavas parvo. 🙂

  10. Avatar de Pérolas
    Pérolas

    Contabilisticamente classifica-se numa conta “79 – Proveitos e ganhos extraordinárias” ou por ser uma entidade pública é noutra conta?

  11. Avatar de Homo Erectíssimo
    Homo Erectíssimo

    Caramba,isto lá para o distritos de Setúbal e de Aveiro é que é cá uma “inteligência suprema”.Será por estarem na periferia das duas grandes metrópoles do país(Lisboa e Porto) ?? Sabe-se perfeitamente que muitos gostam de pôr o pé no acelerador fora de portas,como se diz,por isso não era de admirar.Até aposto a 100% que muitos/as dos/as condutores/as que foram apanhados nestes 2 distritos eram dos distritos vizinhos,tenho a certeza absoluta.Aplaudo e muito é o meu distrito(Braga) e o distrito de Portalegre,que,em conjunto,não passaram a barreira das 1000 multas.Sim senhor,é assim mesmo !! Os dois tiveram na totalidade 962 condutores/as multados/as.Que lição bem dada aos outros distritos,fiquei espantado.Muito bem. 🙂

    1. Avatar de José Carlos da Silva
      José Carlos da Silva

      Mas que lição? A avaliar pela densidade populacional e pelo tráfego registado diariamente, diria que é normal – não? Sendo então também justificável que seja nesses distritos que haja bastante mais controlo…

      Todos gostam de falar e de tecer opiniões ou criticar os outros. Dizer que os limites são desajustados ou dizer que os outros fazem e acontecem. Ou que os motociclistas isto. Ou que o cavalheiro do Porsche aquilo. Ou que a senhora do Renault na vida do meio não sei que mais. Quem nunca errou que atirei a primeira pedra.

      1. Avatar de Homo Erectíssimo
        Homo Erectíssimo

        “Densidade populacional” ?? O senhor deve estar é passado da mioleira !! Braga é o 3º distrito do país e o distrito mais jovem de toda a Europa !! O distrito tem aproximadamente 850.000 habitantes !! Poupe-me às suas “piadas” !! E diz você no fim–»”Quem nunca errou que atire a primeira pedra”. Ó meu amigo,nem preciso de ir tão longe para procurar exemplos bons.Eu próprio tenho automóvel há mais de 20 anos e nunca tive 1 multa !! Nem uma !! E conheço pessoas como eu que nunca tiveram uma 1 multa sequer,acredite. 🙂

        1. Avatar de Jaquim
          Jaquim

          Hoje em dia cada vez mais dificl não ter multas com a caça à descarada e retirarem placas de 80 de vias rápidas à sucapa.