Microsoft Authenticator: Acabaram-se as passwords na Microsoft

27 Comentários

A segurança e a privacidade são quase sempre garantidas pelas palavras-passe e pelos mecanismos adicionais. Por norma, quanto mais seguras são, mais complicadas são de usar.

A Microsoft resolveu agora simplificar esses processos e eliminar de forma quase total as passwords nos acessos aos seus serviços. O Microsoft Authenticator conta agora com um mecanismo que permite a autenticação sem qualquer palavra-passe.



Esta novidade da Microsoft vem com o Microsoft Authenticator e está disponível já para todos, sendo possível de ser usada tanto para Android como para iOS e Windows Phone.

Garante uma simplicidade única de utilização, ao dispensar a introdução de qualquer password ou código, sendo apenas necessário ao utilizador que, para se autenticar, confirme o pedido de autenticação que é recebido por notificação no seu smartphone.

Todas as novas contas que forem definidas no Microsoft Authenticator vão já ter esta funcionalidade ativa de forma nativa e nas anteriores, já configuradas, vai ser possível ativar de imediato também.

Microsoft Authenticator

Claro que a Microsoft previu a possibilidade de os utilizadores não terem presentes os seus smartphone e manteve por isso a possibilidade da autenticação se realizar da forma tradicional, recorrendo às palavras-passe.

Esta nova funcionalidade do Microsoft Authenticator não é uma novidade para todos os que usam o Android e as contas Google. Aqui é já possível fazer esta autenticação direta, tendo apenas de aceitar o login no smartphone, sempre que realizam uma autenticação num dos serviços da Google.

Este é, sem qualquer dúvida, um passo importante para garantir novos níveis de segurança e de privacidade, sem o medo do roubo dos dados, ao mesmo tempo que são facilitados os processos de autenticação.

Via Microsoft

Comentários

27

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Silva
    David Silva

    [Update 4/18/17 3:08pm Pacific: A few people have asked if this works with Windows Phone version Microsoft Authenticator. Windows Phone makes up <5% of the active users of our Authenticator Apps so we have prioritized getting this working with iOS and Android for now. If/When it becomes a big success on those high scale platforms, we will evaluate adding support for Windows Phone.]

    1. Avatar de neok
      neok

      então é esquisito como funciona tão bem no meu Lumia :P.

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Opá, leste o artigo ao menos? Com o teu Lumia consegues aprovar o login no site Outlook.com (ou outro qualquer que use o login com MSA) sem ter de escrever a senha no site?
        Ou estás a dizer que os gajos que fazem a app não sabem como ela funciona? Ou tens um Lumia especial de corrida?

        1. Avatar de neok
          neok

          Calma rapaz. Sim essa nova app tb há para wm10. E sim, leio sempre os artigos antes de comentar.

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Mas não consegues simplesmente aceitar uma notificação e avançar. Precisas de por o código no site tal como o Carlos disse. Portanto prova que meu leste o que ele disse, quanto mais o artigo… Ele não perguntou se há a aplicação para o w10m…

    2. Avatar de V3rm3
      V3rm3

      já funcionava com o W8.1 mobile..

  2. Avatar de José Rodrigues
    José Rodrigues

    Novidade? Lol.. Já uso o Authenticator há mais de 1 ano.

    1. Avatar de KO
      KO

      Pergunto ISTO apenas..se roubarem o tlm como tem acesso as coisas? Ficam sem autenticator e sem sms

      1. Avatar de qeryy
        qeryy

        Tens acesso na mesma com a password, esta escrito la em cima de leres…e pelo menos eu tenho password noo tlm ate a crackarem tenho muito tempo para mudar as passes

  3. Avatar de Papa Joe
    Papa Joe

    Fixe.Muito fixe.

    Em suma, quero entrar no PC ou conta google , enviam-me um pedido de autenticação para o TM. Certo?

  4. Avatar de Rudua
    Rudua

    Eu também uso para os serviços da Microsoft, Google, Facebook, etc.
    Aqui a novidade é que não é preciso abrir a app, basta clicar na notificação.
    Apenas torna o processo mais simples, no WM10 é preciso abrir a app, copiar o código gerado e colar.

    1. Avatar de NeoK
      NeoK

      Errado, instala a nova app.

      1. Avatar de Rudua
        Rudua

        Obrigado pela informação, não sabia que existia outra app

  5. Avatar de Octávio
    Octávio

    “Acabaram-se as password”… mais ou menos. Ou alguém têm o smartphone sem protecção? ou seja que usa reconhecimento facial que dá para desbloquear com uma foto, ou impressão digital que dá para desbloquear com plasticina, ou um código ou password têm que existir sempre em algum lado a velha password. Isto seria idêntico a ter uma password geral para tudo.
    Vantagem do ponto de vista de segurança sim porque obriga a ter o smartphone para acessos. Mas se perder o smartphone ou esse for roubado, comvém ter aí uma boa protecção…

    1. Avatar de KO
      KO

      o smartphone tem proteccao por impressao digital ou retina..ninguem escreve a password.

  6. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    “Este é, sem qualquer dúvida, um passo importante para garantir novos níveis de segurança e de privacidade, sem o medo do roubo dos dados(…).”

    Ai ai ai… Afinal em que ficamos pplware?
    Ou eu percebi mal o artigo ou esta medida é apenas mais cómoda e não ajuda em nada nadinha em termos de segurança visto que:

    “Claro que a Microsoft previu a possibilidade de os utilizadores não terem presentes os seus smartphone e manteve por isso a possibilidade da autenticação se realizar da forma tradicional, recorrendo às palavras-passe.”

  7. Avatar de Anómino
    Anómino

    Como é que funciona no caso de se perder o telemóvel?

    1. Avatar de qeryy
      qeryy

      Usas a password do teu mail como um plebeu comum

  8. Avatar de ze ninguem
    ze ninguem

    eu não uso porquê não uso Windows

    1. Avatar de LMR
      LMR

      Leste a notícia???
      Dá para perceber que não gostas de Windows.
      Mas ao menos lê a notícia para não fazeres papel de artista.

      Já uso está aplicação há quase 1 ano, não vejo onde está a novidade aqui.

  9. Avatar de Jaquim
    Jaquim

    “Este é, sem qualquer dúvida, um passo importante para garantir novos níveis de segurança e de privacidade, sem o medo do roubo dos dados(…).”

    Ai ai ai… Afinal em que ficamos pplware?
    Ou eu percebi mal o artigo ou esta medida é apenas mais cómoda e não ajuda em nada nadinha em termos de segurança visto que:

    “Claro que a Microsoft previu a possibilidade de os utilizadores não terem presentes os seus smartphone e manteve por isso a possibilidade da autenticação se realizar da forma tradicional, recorrendo às palavras-passe.”

    1. Avatar de Vítor M.

      Trata-se de hábitos. Por norma, anteriormente, os utilizadores do iPhone, entre outros smartphones, colocavam o código de acesso, agora, grande parte deles (os que já têm do iPhone 5s em diante) colocam o dedo. Hábitos.

      Sabemos que o homem é um animal de hábitos e, como tal, este passo da Microsoft é para erradicar do hábito a colocação da palavra passe. Leva tempo, mas tecnologicamente, está tudo preparado. Esta leva-nos à no MB Way…

  10. Avatar de casemiro
    casemiro

    qual a diferença entre meter a passwd ou um codigo do tlm??

  11. Avatar de Raul
    Raul

    Também já uso há alguns anos, nada de novidade!!!

    Google authenticator
    Microsoft authenticator
    LastPass authenticator incluído no Google Authenticator