Do Windows 1.0 ao Windows 10 numa viagem de GIF

53 Comentários

A epopeia do Windows é fantástica. Nenhum outro sistema operativo tem uma história tão rica, tão intensa e ao mesmo tempo com tantos intervenientes. É património mundial, é ex libris da humanidade e, à linguagem universal, tudo isto concentrado nos bits e bytes que acompanham já muitas gerações.

Muitos de nós nascemos antes do Windows mas crescemos com ele. Isso faz toda a diferença, até porque para grande parte dos que estão a ler isto… o Windows foi também ferramenta de trabalho. Claro que há muitos mais que também desconhecem a história do Windows, como esta, do Windows Desde Sempre…, hoje mostramos de forma rápida, lúdica, a viajem no tempo. Vamos à boleia de um GIF pelos anais da evolução numérica do Windows.

pplware_win1_0_to_win10


Muitos cibernautas desconhecem o nascimento do Windows, ou os primeiros passos deste sistema operativo, com o Windows 1.0. Desconhecem igualmente que existiu um Windows 2.0 e que foi relevante por alturas de 1987. Claro que o mais famoso dos Windows da pré-história foi o Windows 3.0… mas foi na versão Windows 3.1 que tudo começou de verdade!

O mundo evoluiu, o conceito de multimédia começa a fazer sentido, mais cores, mais poder gráfico e eis que chega o Windows 95/NT40. Nestes sistemas foram lançadas novidades que ainda perduram actualmente. Isso mostra a importância deste período da vida do Windows.

Não vamos espalhar muito esta informação, mas houve um Windows que não foi divulgado, que foi o Windows 96, nem tão pouco vamos deixar escapar a informação que foi testado o Windows 97, isto porque estamos quase a chegar ao Windows 98 e aí sim já muita gente começa a saber lidar com o computador tal como hoje o conhece. Foi apresentado ao mundo, em grande estilo pela primeira vez o famoso Blue Screen of Death… ou o ecrã azul da morte… lindo!!!

Segue-se o grande e fantástico… Windows 99? Pois, sabia que não estava à espera deste, até porque também não foi anunciado ao mundo. Mas o mundo empresarial haveria de conhecer um dos mais fantásticos sistema operativos da Microsoft, o Windows 2000 ou NT 5.0.

Agora sim, vamos lá falar no Windows ME, o grande sistema operativo que deu muito o que falar, por trazer tantos problemas. Criou, dizem, uma tendência, mas disso falamos a seguir.

Como sabem, depois de um desastre vem a bonança e o melhor Windows de sempre é o Windows XP. Este ainda hoje é dos mais usados no mundo e a Microsoft muito tem feito para tirar do utilizador os “vícios” que este sistema criou em cada um de nós. Não vale a pena, este sistema operativo deveria ser considerado “Património da Humanidade”, visto que já instruiu milhões dos mais brilhantes profissionais que temos hoje ao serviço no mundo. Este foi e será o Windows que ninguém esquecerá porque varreu o passado e abriu as portas ao futuro…. mas a empresa de Bill Gates queria dar um passo grande a seguir!

Antes de mostrar o grande passo, a Microsoft apresentou ao mundo empresarial mais um grande trundo, o Windows server 2003, voltava aqui a dar cartas.

Vamos ainda falar do que um dia se pensou que seria o maior passo na história da humanidade, quando se sonhou com este Windows… o Windows Longhorn, quem se lembra?

O grande passo (em falso) foi conseguido então com o Windows Vista, onde a empresa gastou milhões com esta pérola. Lá está, este foi mais um discípulo da tal tendência criada com o Windows ME, contudo por esta altura, nascia também o Windows Server 2008, que trouxe às empresas uma grande mais valia.

Depois de mais de 10 milhões de linhas de código limpas do Windows Vista, nascia o Windows 7. Um fantástico Windows que voltava a colocar a Microsoft no caminho certo. Depois nasceu o Windows 8, seguiu-se o Windows 8.1 e por fim o fantástico Windows 10. Agora a história vai amadurecer estes últimos e criar as linhas que escreverão o seu próprio rumo.

Comentários

53

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só gostava de saber quem ensinou a Micro$oft a contar… ‘-‘

    1. Avatar de Paulo Fernandes
      Paulo Fernandes

      mesmo a serio… o win 2000 o milenium ficaram na gaveta…

      1. Avatar de Croky
        Croky

        Windows Milenium = Windows ME

    2. Avatar de Imparc1al
      Imparc1al

      Uma coisa é o nome comercial do sistema operativo (Windows 95, Windows 2000, Windows XP, Windows 7, Windows 10), outra coisa é a versão do sistema operativo.

      No Windows, na linha de comandos (ou WINKEY + R) e escrevendo “winver” (sem aspas) consegue-se ver a versão do Windows. O Windows 7, por exemplo, é na verdade o Windows 6.1. Se fizeres isso em todas as versões do Windows desde o Windows 95, e acredito que antes também, vais ver os números a crescer devidamente.

  2. Avatar de Baptista Batos
    Baptista Batos

    O Windows surgiu como uma cópia do MacOS para PC’s, e sempre o será.

    1. Avatar de censo
      censo

      E com esse comentário ganhaste a noite, não é ? Então parabens !

    2. Avatar de Bruno
      Bruno

      E não foi o sr. Steve Jobs que “roubou” o principio de funcionamento do sistema operativo da Xerox para usar no MacOS?

    3. Avatar de Darth
      Darth

      E macos sera uma copia de…

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Do Lisa.

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Que por acaso também é sistema operativo introduzido pela Apple 😀

          1. Avatar de Baptista Batos
            Baptista Batos

            Exacto.

          2. Avatar de Alvez
            Alvez

            Que por sua vez foi “inspirado” no sistema da Xerox 🙂

        2. Avatar de LG
          LG

          Se tivesses a mínima noção de historia da Apple sabes que tanto a Microsoft como a Apple “roubaram” a terceiros… Xerox is the real mvp!!!

    4. Avatar de Felipe Teixeira
      Felipe Teixeira

      Xerox …

      1. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Mostra lá algo mais avançado que isto, antes de 1983:

        https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/7/7d/Apple-LISA-Macintosh-XL.jpg

        Menus, ícones, várias janelas, drag&drop, cut, copy&paste…

        Pois é… falar é fácil…

        1. Avatar de Paulo Horacio
          Paulo Horacio

          Devia ser por isso que ninguém tinha um!

          1. Avatar de Safrane
            Safrane

            Estava no mercado, pois estava?

            Lá por ser demasiado avançado para o tempo e logo demasiado caro, é outra coisa.

    5. Avatar de Imparc1al
      Imparc1al

      Aprende a pesquisar por ti mesmo e não a pagagaiar aquilo que os outros dizem. Os primeiros S.O com janelas tal como se conhece hoje nõ foram nem da Apple nem Microsoft mas sim da Xerox. Isso conta a história. Se alguém aqui tem direito a reclamar a originalidade é a Xerox, não a Apple. Enquanto a Apple anda com a mania de patentear ideias dos outros (não patenteadas) para processar os outros, a Xerox orgulha-se por ver as suas ideias aproveitadas e usadas para produzir produtos mais interessantes.

      A Apple também cria, inova e tem as suas inovações usadas para outros projectos. Mas neste assunto, não foi criou, aproveitou uma ideia já existente.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        muito bem dito…não esquecer que o Sr. bill Gates foi a IBM para tentar vender o software e eles não quiseram por causa do rato do PC (que hoje utilizamos), foi gozado, danado, bill gates desenrascou-se e hoje temos o império MICROSOFT.

        1. Avatar de I Know
          I Know

          sugiro que pesquises melhor.

      2. Avatar de Baptista Batos
        Baptista Batos

        Tretas.

        O papagaio és tu.

        #1 Steve Jobs pagou para ter acesso à tecnologia. A Xerox processou a empresa que era muito mais pequena na altura, e perdeu

        #2 O que a Xerox tinha, era uma ideia mínima, que nem sequer era deles completamente, a Apple é que desenvolveu tudo que foi copiado pela microsoft.

      3. Avatar de acs
        acs

        a xerox diz que se orgulha mas tem é grande vergonha porque quedo apresentou o foz lhes mostrou o primeiro pc pensarem que aquilo era lixo assim como todas as outras tech inventadas por cientistas seus nos tempos livres que para xerox era lixo mas alguém foi visionário e viu utilidade naquilo. Se fosse pel xerox o mouse, interfacegrafica e mesmo o pc ainda estavam na gaveta. Isto é a prova que não basta só ter boas ideias é preciso saber o que fazer com elas.
        E sobre o que disseram sobre o windows é verdade. O Bill trabalhou na apple como informático e criou uma copia do SO da apple chamada DOS, o windows surgiu algum tempo depois quando ele foi humilhado pelo Jobs pois o osx da apple era bem melhor que o dos, foi então que o gates deu alta volta na miscrosoft er criaram o windows com interface gráfica.

        1. Avatar de Poeta
          Poeta

          LOL, Bill Gates trabalhou na Apple? LOOOOOOL

          Tu reinventas a história…

        2. Avatar de Woot!
          Woot!

          É com cada um pior que o outro. Estejam mas é calados.

  3. Avatar de Nuno Almeida
    Nuno Almeida

    Porque é que saltam sempre o desastre do windows me (milenium). O meu computador tinha esse SO.

    1. Avatar de Censo
      Censo

      Desastre porquê? Só porque o teu pc não o corria em condições?

      1. Avatar de No sence
        No sence

        não, porque o windows ME foi o windows com mais bugs lançado até hoje. E não vale a pena dizer o contrário, foi admitido pela própria M$ que foi um erro lançá-lo.

      2. Avatar de Nuno Almeida
        Nuno Almeida

        Para mim era fantástico, nunca tive um único ecrã azul coisa q o XP me dava todos os meses.
        Rodava qualquer coisas que lhe metesse. Chegou a rodar o GTA vice city que saiu muito depois.
        Acabei por ter o XP porque o PC queimou num pico de tensão durante uma trovoada.

  4. Avatar de Pedro Alves
    Pedro Alves

    Fantástico este artigo de artigos… Parabéns.

  5. Avatar de luis
    luis

    Se formos a ver o windows pouco mudou. Se metessem agora o windows 1 e o windows 10 nos 80’s ninguém estranhava.

    1. Avatar de Francisco Gomes
      Francisco Gomes

      Só pode afirmar isso quem não conheceu e trabalhou com TODAS as versões Windows. E eu comecei com a 1.0… Simplesmente lamentável tanta ignorância!

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Pouco mudou? Fogo… Eu acho que mudou bastante. Aliás, do 7 para o 8 a mudança foi radical!!

    3. Avatar de JJ
      JJ

      Diria isso mais depressa de um MAC do que dum Windows…

      1. Avatar de Carpet Mancha
        Carpet Mancha

        Pois mas ai o problema está entre a cadeira e o monitor.

      2. Avatar de Miguel
        Miguel

        Só se foi do OS 9 para o OS X. Tive acesso a quase todas as versões e continuo a usar na versão mais recente (OS X El Capitan Public Beta) e o conceito continua o mesmo. Só se estiverem a falar do design, isso sim, foi um pulo gigante do Mavericks para o Yosemite.

  6. Avatar de Pedro BS
    Pedro BS

    Esqueceram-se de mencionar as versões “plus” dos sistemas operativos com “evoluções” gráficas e de apresentação

  7. Avatar de Miguel
    Miguel

    Só um reparo o Windows 1.0, 2.0, 3.0 e 3.1 não eram SO’s. Eles corriam no MS-DOS esse sim um verdadeiro SO

    1. Avatar de Sergio J
      Sergio J

      Sim, é verdade, mas esta é a história do Windows, não a história dos sistemas operativos da Microsoft.

      1. Avatar de Francisco Gomes
        Francisco Gomes

        +1

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      bons S.O´s para jogar o italia 90…quem se lembra deste jogo??? passei horas a jogar 🙂

      1. Avatar de Paulo Jorge
        Paulo Jorge

        Grande jogo… +1

        1. Avatar de Carpet Mancha
          Carpet Mancha

          Tb eu, e supaplex? e Gobliiins? E pushover? e Gods? e o meu maior vicio com 5 aninhos o Dune 2…Grandes tempos…

          1. Avatar de Paulo Horacio
            Paulo Horacio

            Preferia o Paradise Café!

  8. Avatar de Vitor Correia
    Vitor Correia

    Ainda me lembro do meu “PC” um 088 da schneider. Ja com drive 3.5, disco de 20mb, placa vga e um monitor policromático… Corriam os tempos do ms-dos 5… Ainda me lembro de experimentar o dr-dos e de instalar o windows 1.0…. Wordperfect, era o topo, até mesmo comparando com o word 2.0…. Tempos de andar com floppies atrás, caixas e caixas delas…. Grandes tempos!

    1. Avatar de borderline
      borderline

      belos tempos, tb tinha um, anterior, cm floppy no teclado,monocromático e um disco externo (caixote) de 20mb. Pena n correr o mandy.exe

  9. Avatar de Arlindo Pereira
    Arlindo Pereira

    A usar Windows desde o 3.1. Bons tempos. Mas o SO que mais usei foi o 95, depois o 98 Bsod que veio a ser substituído pelo fantástico 98SE. Para mim houve 5 grandes sistemas gráficos, chamemos-lhe assim, porque os Windows sem msdos, no corriam. Windows 1,0 por ter sido a estreia. Windows 3.1 porque ser uma versão óptimizada, corrigida e atualizada do obsoleto 1.0, Windows 95 por ter sido um salto de gigante para o visual que passamos a ter no Windows. Windows 98se por ser uma versão final corrigida e melhorada do Windows 95 e mais tarde do 98. Windows XP e 2000 server marcaram um standard de qualidade e estabilidade, que se mantém até hoje, depois do falhado ME. Depois veio o falhado Windows vista que veio a ser sucedido por uma versão novamente revista e melhorada., o estável Windows 7, depois voltou a aparecer novos Windows, o 8 e uma tentativa de um melhorado 8.1 à imagem do 98 e 98se. E finalmente o mais poderoso Windows 10. Isto para dizer o seguinte. Até aos Windows 10, todos os Windows como é o caso do Windows 2.0, Windows 3.0, Windows 98, Windows ME, Windows vista e 8.0, na minha opinião foram previews. Uma espécie de Microsoft insiders. Porque foi a partir da barracada de problemas que esses deram que criaram os outros mais estáveis. E este tipo de comportamento já faz parte do ADN da empresa. Por isso a partir do ME (o meu último erro) só tive XP, Seven, e agora 10. Já aprendi a evitar os preview. 🙂

  10. Avatar de miguel
    miguel

    Até aqui o Me foi a ovelha negra!!!! Não pode ser!!!! Será que vai haver um só para o ME???!!!

    1. Avatar de Carpet Mancha
      Carpet Mancha

      O Me e o Vista, eu passei pelos dois e ainda fico durido só de ouvir esses nomes… Não sou tão old school como algum pessoal aqui, mas do win 3.1 até ao 10 usei todos. Para mim a melhor decisão da micosoft de sempre continua a ser a morte do clip.

  11. Avatar de Croky
    Croky

    Os mais antigos tornaram-se abandonware . Este site, que é legal, permite descarregar os vários OS’s : https://winworldpc.com/library/

    Utilizem um virtualizador para experimentar 😉

    1. Avatar de Arlindo
      Arlindo

      Muito fixe. Obrigado.
      Conheces algum site que tenha as versões em PT-PT ?

      1. Avatar de CapitaoLuso
        CapitaoLuso

        http://www.vetusware.com

        Pode ter PT ou BR….

  12. Avatar de Intuitiv
    Intuitiv

    Ninguém se lembrou do OS2 da IBM.

  13. Avatar de FP
    FP

    Acho que utilizei um sistema antes do Windows versão 3, mas não tenho a certeza, certeza mesmo é que o 3 usei bastante, e o 3.1 e o 3.1.1… Já passaram tantos anos? xD
    Os sistemas que mais gostei foram o 95 (pela inovação) e o XP (pela estabilidade e ser intuitivo), o 7 foi suficientemente bom, mas espero que com o 10 fique ainda melhor. Para já, o meu PC (de 2011) com o 10 ficou mais estável e rápido (tinha o 7), a ver como se desenrola a experiência nos próximos anos de utilização…