CyanogenMod 9 Stable (ICS 4.0.4) finalmente lançada!

211 Comentários

Depois de muitos meses de desenvolvimento, a equipa do CyanogenMod (CM) disponibiliza finalmente a versão estável da CM9, terminando assim o ciclo do Android Ice Cream Sandwich 4.0.4 e abrindo portas para o Jelly Bean.

Rápida, fluida e recheada de funcionalidades realmente úteis, a CyanogenMod é a ROM do Android mais famosa do mundo, servindo de base a muitas outras custom ROMs.

À hora de escrita deste artigo, 45 dos 124 dispositivos suportados pela CM já tinham versão CM9 Stable disponível, mas muitos mais terão. Actualize já o seu “bichinho”. Se não sabe como, veio ao sítio certo.




A nota de lançamento da CM9 Stable indica que esta será a primeira e última versão final da CM9; daqui para a frente serão apenas corrigidos bugs críticos, pelo  que se pode esperar uma ROM estável e adequada ao dia-a-dia. Isto significa também que não serão lançadas mais versões Nightly, logo, toda a energia de desenvolvimento será concentrada na mais recente versão do Android, o Jelly Bean (JB).

Verifique aqui se o seu dispositivo consta na lista de dispositivos com CM9 Stable disponível. Para o meu Samsung Galaxy S (GT-i9000)  já lá está!

Se não encontra o seu dispositivo na tabela, não desespere! Mais tarde ou mais cedo aparecerá, pois a pouco e pouco, a equipa vai lançando as versões estáveis.

Então e agora, como actualizar? Muito simples: lembra-se do Guia Android: Como flashar a CyanogenMod 9 (ICS 4.0.4)? Então já tem meio caminho andado, basta substituir o ficheiro da CM9 RC2 pelo ficheiro agora descarregado, da CM9 Stable, e seguir exactamente os mesmos passos. Se vem de uma versão anterior da CM9, apenas precisa de fazer o “wipe cache partition” e depois “Wipe Dalvik Cache”. Desta forma não perderá quaisquer ficheiros ou configurações.

Mais tarde publicarei um guia actualizado, quando eu própria colocar a CM9 Stable no meu SGS, mas por enquanto, tem tudo o que precisa para ter o último grito das custom ROMs ICS.

Licença: Free & Open Source
Sistemas Operativos: Android
Download: CM9 Stable
Homepage: CyanogenMod

Comentários

211

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de André Bravo Ferreira
    André Bravo Ferreira

    Os meus dois dispositivos fazem parte da lista da cyanogen mas duvido que tenham update para o ics.

    1. Avatar de Ana Narciso

      André, quais são?
      Se tinham Nightlies, então devem ter a stable no futuro.

      1. Avatar de Nuno-mc
        Nuno-mc

        Se forem ARMv6 nem aparecem na lista! Não há suporte para os drivers do GPU!!

      2. Avatar de Luciano Alves
        Luciano Alves

        Ana boa tarde, desculpe a pergunta, mas sou novato no mundo android. estou vendo que existem atualizações nao-oficiais que podemos fazer, isso ja entendi, mas qual a diferença entre o nightly e o stable? Stable sei que é uma ROM estável, com todos (possiveis) bugs corrigidos, mas e a nightly? é melhor que a RC? e entre a nightly e a stable? há muita diferença?. Desde já Obrigado.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Luciano Alves,

          Todos os dias os developers submeter novas versões das ROMs com bugs corrigidos e/ou novas funcionalidades.
          No fim de cada dia é criada automaticamente uma “nighlty”, ou seja, marca-se a versão actual como a versão *daquele dia*. Ou seja, pode-se dizer que uma nightly é a versão mais actual de um determinado dia. Se fores à secção de download, verás que cada dia tem uma nighlty.

          Quando uma nightly atinge um nível de estabilidade aceitável, é marcada como RC, ou seja, release candidate. É uma versão candidata a tornar-se a final.

          Na CM9 houve duas versões RC.

          À medida que se vão desenvolvendo as ROMs, estas chegam a um nível de maturidade já muito bom e, tal como aconteceu agora, chegam à versão final, ou seja, STABLE.

          A evolução é isto, aproximadamente:

          nightly > … > nightly > RC1 > nightly > … > nightly > RC2 > nightly > … > nightly > STABLE.

          Da mais instável para estável.

          Espero ter esclarecido.

          1. Avatar de Careca
            Careca

            (Não é ironia)

            Farto-me de aprender contigo!

          2. Avatar de Ana Narciso

            É sempre um prazer poder ajudar!

      3. Avatar de Luciano Alves
        Luciano Alves

        Ah, esqueci, tenho um defy mb525 2.2 de fabrica Froyo (acho)

      4. Avatar de André Bravo Ferreira
        André Bravo Ferreira

        ZTE Blade e Optimus Boston.

  2. Avatar de corvo
    corvo

    samsung galaxy ace sp fora desta batalha =( já tive várias roms e a 4.0.4 foi a k mais gostei, e mostrava se bem fluida, pena é a duração da bateria e as limitações da camara, e algumas falhas a nivel de wi fi fora isso td impec… será que irei ter o prazer de disfrutar desta rom estável? let’s see…

    1. Avatar de diogo
      diogo

      possivelmente sim, é verdade que a cyanogenmod é a mais cotada das roms e com razoes para tal, mas há outras pessoas que as fazem e, com certeza, terás uma rom para o ace bastante estável (:

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        @Corvo, havia aí algum tempo um site que era o galaxyics.com em que esse pessoal tem andado a desenvolver para os galaxys como o gio ace e mini mas ainda a pouco tentei aceder ao site e nada, mas procura aí no google ace ICS ou algo assim que encontrarás algo.

        cumps

        1. Avatar de joao silva
          joao silva

          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1763793

          essa é a que tenho no meu ace e trabalha 5estrelas!

          1. Avatar de corvo
            corvo

            tks ppl =)vou experimentar

  3. Avatar de KnoKer
    KnoKer

    É impressão minha ou não há nada para o sgs plus i9001?
    Será que fui o único a comprar isto? :p

    Cumps,
    KnoKer

    1. Avatar de Ana Narciso

      Por acaso há SGS e SGS B, não percebi o que é B… quererá dizer Plus?

      1. Avatar de Mr. Antunes
        Mr. Antunes

        Versão brasileira que até TV tem, salvo erro…

  4. Avatar de Mário
    Mário

    ola…
    eu tenho um samsung galaxy tab 2 com o ice.
    mt honestamente estou satisfeito com o bicho, mas ando sempre a ver o vosso site e ha uma coisa que nao explicam…
    o que e que eu ganho em instalar isto???
    ok, acesso a uma data de performances e themes…
    mas sejamos realistas, isso nao serve para nada…

    alguem me pode dizer algumas boas razoes para eu fazer root ao meu bicho??

    obrigado

    1. Avatar de Cláudio Esperança
      Cláudio Esperança

      Existem vários motivos para fazer root ou instalar uma custom rom. Pessoalmente gosto do facto de poder escolher qual o software que está no meu telemóvel, e não ser obrigado a ter aplicações de operadores ou de “parceiros” da marca que produz o equipamento. Por outro lado, com root acabas por ter acesso completo ao equipamento permitindo utilizar aplicações ou adicionar funcionalidades que não faziam parte do desenho inicial do sistema e/ou não estavam acessíveis.

      No meu caso, o root foi uma necessidade. Dado que a samsung decidiu que o SGS não iria ter acesso ao ICS, ao fazer root tive acesso à possibilidade de instalar uma custom rom que permitiu estender o tempo de vida do equipamento que adquiri por mais alguns meses, não ficando dependente do que o fabricante decide.

    2. Avatar de Filipe
      Filipe

      Muito sinceramente, vou-te responder o mesmo que respondo quando perguntam se vale a pena fazer Jailbreak a um iPhone. Sentes necessidade de algum aspecto em particular que não tenhas no teu dispositivo? Se sim, conseguirias com o CM?
      São estas as perguntas que deves fazer a ti mesmo 🙂

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Acho que são coisas distintas, o jailbreak permite mais funcionalidades num iDevice, legais ou não, independentemente da versão do SO, enquanto que neste caso, instalar uma nova room é actualizar o dispositivo para uma versão mais recente. Claro que poderá ter mais funcionalidades, mas é uma actualização de versão, e o jailbreak não é actualizar o iOS para uma nova versão.

        Saudações

  5. Avatar de Sérgio Monteiro
    Sérgio Monteiro

    Up and Running no meu SGS desde ontem. Já usavas as nightly há muito tempo, esta versão é o culminar de um trabalho muito bem feito. Venha o Jelly Bean.

    1. Avatar de Luis Matos
      Luis Matos

      Tenho JB (CM10) no SGS há cerca de 3 semanas, perfeitamente estável, para usar no dia a dia.

  6. Avatar de Marco Magalhães
    Marco Magalhães

    Eu nunca experimentei nenhuma CyanogenMod rom devido a que sempre houveram problemas ou algo que não funcionava.

    Ainda agora, mesmo sendo esta uma stable version, questiono-me se será mesmo estável assim, isto porque essa stable foi lançada no dia 10 e, desde então, já foram lançadas mais versões nightly, o que significa que ainda trabalham na rom e que não está perfeitamente estável. Correcto?

    Até me sinto tentado a experimentar, mas saber que vou ficar sem radio FM… Não que lhe dê grande uso, mas às vezes faz-me falta. E fora isso, haverá algo mais que não funcione? Será que vale a pena instalar esta?

    1. Avatar de Pedro Levi
      Pedro Levi

      Roms mudam-se em 10 min.. acho q não perdes assim tanto em experimentares.

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Aplicações instaladas e diversas configurações das mesmas, já demoram um bocadinho mais.

        O meu problema não é mudar de rom, é ter que reinstalar todas as aplicações e configurar muitas delas. Isso sim, dá trabalho.

        E não, nunca faço backup das .apk+data pois ao restaurar dessa forma, poderá criar problemas, principalmente quando são mudanças de maior significância. E embora eu tenha algumas aplicações “prontas a instalar”, é preciso sempre configura-las assim como configurar a própria rom.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Então mas aproveitar as potencialidades de uma custom ROM nunca foi à prova de preguicite… 😛

          1. Avatar de Diogo
            Diogo

            instalas a CWM e fazes o backup por ai, nunca me deu qualquer problema, e já saltei de rom em rom montes de vezes, voltando sempre a original por ter lá tudo

    2. Avatar de K
      K

      As nightlies são construídas automaticamente todas as noites por um mecanismo automatizado (acho que lhe chamam buildbot) tendo por base o código criado até à altura pela comunidade que trabalha nele. Se nada foi feito no código, a nightly é criada na mesma, mas o conteúdo é exactamente igual à anterior. Por isso é que nem sempre vale a pena flashar a ultima nightly. Não sei se é o caso mas as ultimas builds podem até nem ter nada de novo.

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        Não sabia dessa parte. Obrigado.

    3. Avatar de Ana Narciso

      Existe uma app chamada Spirit FM que recoloca o rádio na CM. Não sei qual é o teu dispositivo, por isso não posso dizer se funciona ou não…

      1. Avatar de Marco Magalhães
        Marco Magalhães

        A diferença é que já tenho uma custom rom. Será que na CyanogenMod terei mais potencialidades do que aquilo que já tenho actualmente? Pelo que posso ver, apenas vou ficar sem 1/2 funções e não ganho nenhuma função nova. Daí que não é caso de preguicite mas sim se valerá a pena.

        E quanto à app Spirit FM, eu conheço-a, mas infelizmente já li muitos casos que a mesma danificou o audio (ou foram os fones, já não me lembro) dos Galaxy S, daí que quando possuía o ICS não a experimentei nem pretendo fazê-lo.

        Mas é como já disse anteriormente num outro post sobre android: as roms são todas muito bonitas ao princípio… Após um mês numa e instalando muitas aplicações, todas ficam… Erhm, a arrastar-se.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Vou-te dar a minha sincera opinião: se estás satisfeito com a ROM que tens e tens a tal “preguicite”, então não mudes. 🙂
          A melhor forma de ver se é melhor ou pior, é instalar e comparar, é chato, mas é tentativa-erro… 🙂

    4. Avatar de Fabio Tavares
      Fabio Tavares

      Não tens radio instala o spirit free

  7. Avatar de Meodeux
    Meodeux

    Será que vão ter para o lg 2x p990

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não me cheira, porque nem passou da CM7… mas há imeeeeensas alternativas.
      Lê o meu comentário no artigo anterior: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm9-ics/comment-page-1/#comment-567715

    2. Avatar de rolling_stone
      rolling_stone

      isso é que eu queria.

      ainda por cima acabo de ler a notícia mas aqui no trabalho apenas tenho acesso ás páginas SAPO…
      não posso esperar por chegar a casa para saber….

  8. Avatar de João Belo
    João Belo

    Isto quer dizer que o problema da câmara ficou resolvido?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Qual problema da câmara? Em qual dispositivo?

      1. Avatar de João Belo
        João Belo

        A versão cyanogenmod 9, que eu saiba e lia, tinha o problema da câmara não funcionar em algumas versões beta e na ultima beta apenas funcionava o básico, não dava para configurar as diferentes opções e não dava para gravar.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Mais uma vez, qual o dispositivo? Diferentes dispositivos, diferente hardware, diferentes problemas.

          Beta? Queres dizer as RC ou as Nightlies? No SGS i9000 pelo menos, não há qualquer problema com a câmara (com a Nighly de Maio-Junho tinha um bug na câmara, mas isso desapareceu com a Nighly de Julho).

  9. Avatar de Gonçalves
    Gonçalves

    Já me aventurei pelo JB mas voltei ao ICS (com uns bootloops á mistura). Por enquanto vou ficar por aqui e deixar que os developers façam o trabalho deles.
    Tive o JB durante três dias e posso dizer que a nível de fluidez do UI é muito melhor. Falta fazer o mesmo com o resto do sistema. Na minha opinião ainda não está num estado em que possa fazer parte do meu dia-a-dia. Ainda tem muitos problemas por resolver.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Gonçalves, quais os problemas no JB que enfrentaste? E qual foi a ROM?
      Já me disseram que se consegue utilização para o dia-a-dia, apenas com o decréscimo do sinal WiFi.

      No entanto também vou esperar um pouco até colocar o JB.

      1. Avatar de nocode
        nocode

        Boas,

        Eu tenho andado a testar a SuperNexus para o S3 e posso dizer-vos que é estavel, no entanto há minor fixes a serem feitos:
        -Corrigir o memory leak;
        -Optimizar o sistema para ter uma bateria mais duravel.

        Sim, consigo 1 dia…mas com wifi desligado e o mobile data desligado ligando apenas quando necessário.

        Fluidez brutal.Tudo muito bom…mas…passei para a CM9, pelo menos até corrigirem essas issues q falei.

        Tive igualmente problemas de restart’s mesmo usando o melhor kernel Siyah (discutivel aqui…),por vezes altera o ringtone ficando apenas com um simples BIP…e mais uma vez, se nao fizermos um restart de x em x horas, das por ti no chrome a ver um site e simplesmente bloqueia o tlm pois o memory leak levou-te a uma ram=0.

        Enfim,aconcelho vivamente a testarem, pois o q me aconteceu já foi descrito por outros no XDA como não problemas e outros que vivem bem com isso.

        Fica aqui a link:
        http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1817345

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    Muito bom post… Para mim até a ultima CM10 está estável :p

    tive alguns problemas com a o 3g nas primeiras releases mas agora está tudo op .

    1. Avatar de Paulo Duarte
      Paulo Duarte

      E qual a diferença ou diferenças fundamentais para a CM9? É efectivamente mais rápida (fluída)?

      Obrigado

      1. Avatar de Ana Narciso

        A diferença é total, então passa do ICS para o JB! É outra versão de Android.

  11. Avatar de João Caldeira
    João Caldeira

    Tenho um Xperia S há um mês… será que vale a pena fazer esta atualização uma vez que já tenho o ICS oficial do Android?… Se esta ROM viesse melhorar a capacidade de gestão da bateria, eu até mudava… mas não sei se deva…

    1. Avatar de Ana Narciso

      Poderás ter ganhos em termos de fluidez e outras funcionalidades específicas da CM, como por exemplo, personalizações a nível da barra de estado e outras opções adicionais presentes no menu “Definições”.

      1. Avatar de João Caldeira
        João Caldeira

        Obrigado pela atenção.

  12. Avatar de João Reis
    João Reis

    Mais uma vez Samsung Ace 2 lançado este ano, 0 updates e imagino que será assim, a ver os outros passar.

    Boa Google, sempre a somar pontinhos preciosos!

  13. Avatar de Valente
    Valente

    “GalaxySMTD”
    MTD? Isto poderá querer dizer que o kernel desta Rom faz alterações para o formato MTD numa dada partição interna do phone. E se um dia se quizer instalar ou fazer restore duma Rom não MTD não vai funcionar.
    Isto é apenas um alerta face ao que acontece com o SGT7″.
    O Hugo Cura poderá falar disto melhor que eu caso o problema aqui seja o mesmo.
    Se o alerta é falso… desculpem.

  14. Avatar de Morbidos
    Morbidos

    Pois o meu galaxy S ja esta a bombar com a CM10 Jelly Bean e neste momento posso dizer que ja com algums dias de uso e 0 problemas. Muito rapida. A unica coisa que posso referir foi uma ligeira perda de sinal do wi-fi.Isto é, tenho de me colocar um pouco mais perto do router para ter o mesmo sinal que tinha antes. É importante referir que a versão que tinha antes era 2.3.6 e a versão CM9 que ja tinha utilizado antes tinha dado alguns problemas a nivel de sinal de gps e nao utlilizei tempo suficiente para verificar como se portava a nivel de sinal wifi.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Morbidos, qual a ROM que estás a usar?

  15. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Tenho pena que a equipa da CyanogenMod não pegue no Optimus Madrid (aka Alcatel OT-995)

    1. Avatar de João Reis
      João Reis

      Testei esse telefone e é do pior com que já mexi. O ecrã é mto fraco e a bateria não dura nada. O ecrã até o feixe de luz lateral nos cantos se ve e incomoda.

    2. Avatar de Morbidos
      Morbidos

      Olha que estive agora em outro site e li la qualquer coisa como ja haver no xda uma rom Optimus MAdrid que era baseada na CM9.

    3. Avatar de Ana Narciso

      Ricardo, tal como o Morbidos disse há quase sempre alternativas, basta procurar!

      1. Avatar de Ricardo
        Ricardo

        Obrigado pela informação Ana Narciso.

        Quanto ao João Reis, deve ter tido azar no equipamento que testou, é que tenho um e estou muito satisfeito com ele, e não sou o único.

        Não é um Galaxy SII, mas não compromete.

  16. Avatar de Diogo
    Diogo

    Boa tarde.

    É preciso ter o bootloader desbloqueado para “instalar” esta rom num Sony Ericsson Xperia Arc S ?

    1. Avatar de K
      K

      Sim.
      Se isto é novidade para ti, aconselho a ler bastante antes de fazeres realmente alguma coisa. Não são procedimentos complicados mas convém saber o que se está a fazer.

      1. Avatar de Patrick
        Patrick

        Ola, tenho um Xperia arc S acho que a versão do android e 4.0.4 mas e oficial, compensa fazer root, e instalar uma rom personalizada ?

  17. Avatar de Mario Bonito
    Mario Bonito

    ja coloquei esta pergunta noutro topico mas sem resposta. tenho um HTC HD2 sera que consigo instalar esta rom no aparelho. tem hardware suficiente para aguentar as especificaçoes da rom ou mais vale estar quieto. Atualmente tem instalada a versao 2.3.4 nightly desire. será que este desire indica que e a mesma do desire. agradecia uma resposta de quem percebe destas coisas. obrigado desde ja.

  18. Avatar de Claudio
    Claudio

    Boas, Não encontro para o Sonyericsson ARC S LT18i… Será que posso ir pelo Xperia arc lt15i

  19. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Boa tarde,

    Tendo instalada a CM9 RC2 do ultimo tutorial aqui apresentado, nao fazendo os wipes e instalando esta nova ROM nao perco as aplicacoes ja instaladas assim como as suas definicoes?

    Obrigado!!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso está escrito no artigo… “Se vem de uma versão anterior da CM9, não precisa de fazer “o 3 wipes” e assim não perderá quaisquer ficheiros ou configurações.” Y U NO READ 🙂

      1. Avatar de Miguel Soares
        Miguel Soares

        Mesmo por estar escrito no artigo é que eu perguntei 😉 Pois a minha dúvida era se os ficheiros que falavas eram por exemplo músicas e afins no cartão de memória interna ou se seriam as aplicações e respectivas configurações. Logo à noite já vou instalar esta stable e esperar que fique tudo como estava pois dá sempre um trabalhão enorme instalar todas as aplicações e configurá-las. Aproveito para deixar novamente a pergunta que fiz no outro tópico se me souberes responder:

        “Ana, uma dúvida sff! Na GB usava o APNdroid sem dificuldades para activar a opção de manter as MMSs activas mas já vi que essa opção não é possível com a ICS (pelo que diz na página da aplicação na Play Store). Conheces alguma aplicação que faça o mesmo? Ou seja, que desligue o 3G e mantenha as MMSs activas. Dava bastante jeito!!!

        Obrigado
        :)”

        Mais uma vez obrigado pelo primeiro tutorial!!

        1. Avatar de Ana Narciso

          Mas lembra-te, faz sempre backups. Porque a cena de não fazer os wipes pode dar problemas, nunca se sabe (ainda não testei, pois não tenho o cabo comigo, por isso ainda não refiz o guia).

          Em relação à outra dúvida, não faço ideia! Como tenho um pequenino botão na barra de estado para ligar/desligar o 3G, tenho-o sempre desligado e claro, não recebe MMS. Quando chega uma, activo o botão…

      2. Avatar de Márcio Soares
        Márcio Soares

        Pois foi exactamente isso que eu fiz, e no primeiro reboot tive FC’s em cerca de 5 aplicações, e o smartphone ao ligar dizia “a actualizar o android”.
        Ao fim de cerca de uma hora a funcionar o bicho desligou-se e ficou em bootloop só podendo eu entrar em Download Mode, sem acesso á recovery. A solução passou por colocar um novo kernel por ODIN, no caso o SEMAPHORE 1.3.0 entrar na recovery fazer os 3 wipes e aplicar de novo a versão stable.
        Com muita sorte eu tinha feito ontem um backup das apps com o TB e das sms com smsb&r. Aconselho a uma instalação limpa.
        N.B. Eu vinha de uma nigthly, se não estou em erro era a do dia 01/08/2012

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boa Tarde, meu pai tem o “Sony Ericsson Xperia X10 Mini Pro (U20i)” e pelo que vi no site aqui recomendado, só se encontra o “Sony Ericsson Xperia Mini Pro (SE XperiaMiniPro-SK17i)” .

    Pelo que me parece, não há ainda para este telemóvel, pois nao?

    Sem me puderem ajudar, um obrigado desde já.

    1. Avatar de R
      R

      O CyanogenMod9 do SK17i funciona também para o U20i mas não recomendo, fica lento.

      Recomendo antes o cm-7.1.0-X10MiniPro-signed.

      Link: http://get.cm/?device=mimmi&type=stable

      1. Avatar de Nuno
        Nuno

        Ok, obrigado pelo esclarecimento.
        Vou testar entao o cm-7.1.0-X10MiniPro-signed .

        😉

  21. Avatar de João Oliveira
    João Oliveira

    Não consigo intalar a versão para o Vodafone X3 (u8510). Quando começa a correr o ZIP dá uma seri de erros e termina:
    “E:Error in sdcard/cm-7.2.0-u8510.zip
    (status7)
    Installation aborted.”

    1. Avatar de Ana Narciso

      Mas qual é o guia que estás a seguir? Não é do Pplware com certeza… Estamos a falar da CM9 e não CM7.

      1. Avatar de João Oliveira
        João Oliveira

        Eu sei, no entanto no site da cyanogenmod tem a versão 7 para o u8510 (Huawei x3) e todas elas dão o mesmo erro, tive de ir a outro site(joaquim.org) com uma rom compilada da versão 7.2.0 da cyanogenmod e já não tive nenhum problemas na instalação.

  22. Avatar de clio19
    clio19

    Boas, gostava de saber algo acerca da ROM que ate agora não tenho visto ninguém falar . Possuo um samsung galaxy s e tab p100 pois em ambos quando instalei a cm9 verifiquei que ambos não possuem acesso a videochamada .minha questão e se será unicamente esta ROM ou será a nível do ics.

  23. Avatar de jrk
    jrk

    Alguma esperança para meu LG P500? 😛

  24. Avatar de BS
    BS

    Funciona que é um espectáculo no meu SIII

  25. Avatar de Augusto Pinto
    Augusto Pinto

    Tambem tenho um SGS plus I9001 e ando a espera da versao estavel para o meu dispositivo.. tou cansado de experimentar roms e tal mas nd.. existe sempre algo que nao funciona.. entao e esta versao da CM pq nao existe para o meu modelo? sera que nao vao lancar?? alguem pode ajudar??

    1. Avatar de Mr. Antunes
      Mr. Antunes

      Versões pouco usadas têm probabilidades baixas de alguma vez terem uma versão CM oficial.
      Podes sempre procurar no XDA a ver o que aparece 😉

  26. Avatar de joao gomes
    joao gomes

    vou esperar pelo teu tutorial actualizado pois estou a achar o outro uma confusão hehe
    também uso galaxy S por isso vai ser fácil.

    1. Avatar de Ana Narciso

      É verdade, tens sempre a vida facilitada porque tenho o mesmo dispositivo 🙂
      Lá para 5a ou 6a publico o guia.

  27. Avatar de Zeze
    Zeze

    Boas! Excelentes notícias

    Acham que o modesto hardware do Optimus Boston conseguirá rodar esta versão da CM? Obrigado!

    1. Avatar de André Bravo Ferreira
      André Bravo Ferreira

      Isso também eu queria! Mas ainda não há nada para esse modelo.

  28. Avatar de Reis
    Reis

    Onde será que arranjo a rom para o galaxy mini?
    Cumps

      1. Avatar de Reis
        Reis

        Obrigado! Sabes se há algum CM9 stable sem bugs do android 4.0?

  29. Avatar de XXBIGMACXX
    XXBIGMACXX

    No SIII, um telemóvel tão recente, acham mesmo que fica melhor com está CyanogenMod 9?

    1. Avatar de Ana Narciso

      A menos que precises mesmo das funcionalidades específicas da CM, não aconselho… aliás, o SIII já é muito rápido mesmo e traz funcionalidades da Samsung que irias perder com a CM.
      Quanto muito poderias-te aventurar no Jelly Bean.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        É verdade. É como no galaxy Note, só com as Rom’s TouchWiz da Samsung é que se têm todas as funcionaliades do Note. Com as CM e AOSP perdem-se coisas importantes. SGS3 e NOTE são dispositivos especiais.

  30. Avatar de Marco Martins
    Marco Martins

    Quem me dera que já houvesse para o zte blade AKA sapo a5

  31. Avatar de Carlos Duarte
    Carlos Duarte

    Ninguém me arrnja um guia de como a instalar no Xperia Play R800i com tudo o que preciso? Mas o guia feito em especial para o dispositivo. É que nunca tentei instalar roms e comprei o telemóvel há mais ou menos 3 semanas numa promoção BlueDay da TMN, e não sei se compensa instalar isto e ficar sem garantia. O que acham?

  32. Avatar de Rui Pedro
    Rui Pedro

    Só tenho pena de o Galaxy mini ficar sempre para tras.
    Até a propria Samsung o faz.
    Sei que a Samsung já actualizou o Gmini para o Android 2.3
    mas no Kies não pode ser actualizado.
    E nem a propria Samsung não reconhece o firmware que colocou no meu Gmini.
    Gosto do Android, mas a Samsung com tanto smatphone que lança,
    esquece os mais fraquitos.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Por falar em Galaxy Mini, já tenho no meu a CM10 Jelly Bean 4.1.1 nightly, ultima versão 12/08/2012.
      Há coisas como a camera que ainda não funcionam, mas para mim já dá para o dia a dia. Está com outra vida.

  33. Avatar de Goldorak
    Goldorak

    Para o Galaxy W I8150 é que nada! Enfim, Samsung e some don’t. Osga-se!

    1. Avatar de Olly
      Olly

      Pois… eu também queria!

  34. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Ana vale a pena substituir esta por aquela que a Ana fez do CyanogenMod tutorial?

    1. Avatar de Bernardo Castro
      Bernardo Castro

      já fiz isto , não notei diferença nenhuma!

    2. Avatar de Ana Narciso

      Bernardo, não percebi a tua pergunta… o que é “esta” e o que é “aquela”?

      1. Avatar de Bernardo Castro
        Bernardo Castro

        Esta – CyanogenMod 9 Stable
        Aquela – Cyanogen Mod 9 RC2

        Eu já fiz mas consegui esperar pelo tua resposta aha, mas não noto grandes diferenças

        1. Avatar de Ana Narciso

          Bernardo, a diferença é a correcção de bugs. A RC2 é algures de julho, a Stable é simplesmente a última Nighlty promovida a Stable. Para mais informação, podes sempre consultar o “changelog” http://changelog.bbqdroid.org/.

          1. Avatar de Bernardo Castro
            Bernardo Castro

            Eu acho detectei nenhum “bug” na RC2

  35. Avatar de Dudax
    Dudax

    Boa noite, parabéns pelo artigo, aqui vai a pergunta, para o HTC Incredible S a ROM no site está como cm-7.2.0-vivow.zip, logo é melhor esperar pela versão CM9, correcto!

  36. Avatar de torres
    torres

    boas
    eu tinha instalado a versao 4.0 android mas segui este tutorial e sem querer apaguei qualquer coisa o que me faz o galaxy s é que nao me sai do menu que diz:
    galaxy s
    gt-I9000
    SAMSUNG
    aquele ecran preto ja tentei fazer tudo instalar com odin , fazer um restore e nada o que aparace é uns diretorios tipo do DOS que diz:
    clockword mod recovery v3.0.0.5
    rebot system etc ( escrito a laranja)
    e depois vem:
    e:unknon volume for patch [/dsta] etc….
    etc…
    e nao me sai disto
    o que devo de fazer?
    obrigado

  37. Avatar de Mario Bonito
    Mario Bonito

    Ana Narciso peço desculpa mas nao tinha reparado na resposta no outro post. Obrigado

  38. Avatar de torres
    torres

    boas
    ja resolvi a minha questao anterior já nao preciso de ajuda obrigado na mesma
    um abraço

    1. Avatar de Ana Narciso

      Aposto que a solução foi correr o tutorial de novo… 🙂

  39. Avatar de nuno
    nuno

    Olá a todos, será possível fazer este procedimento para o Sony eEricsson Arc S, noto que o ficheiro disponível para download é para o modelo SE XperiaArc-LT15i mas o meu modelo é o LT8i….
    Obrigado pela ajuda.

  40. Avatar de Vanderson Ferreria
    Vanderson Ferreria

    Galera, estou com a Rom RC5 instalada no meu Galaxy S (B). Estou achando show de bola. O que acham? deveria migrar para essa ou não?? Abraços

  41. Avatar de Rfein
    Rfein

    Boas,
    Posso flashr o CM9, partindo de uma stock do ICS?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Nelson Belo Lima
      Nelson Belo Lima

      Não consegues através do RomManager?
      Quando meti a 7 no meu fiz dessa forma.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Tens de ter root feito e o CwM instalado… qual é o dispositivo?

  42. Avatar de Blueparty
    Blueparty

    Será que me podem ajudar num tutorial básico para o ZTE V9 e para o Acer iconia tab A500? qual o programa para root? como fazer unroot nesses casos? como fazer o backup das apps originais se quiser voltar ao original? como instalar as ROMs custom? quais os problemas dessas ROMs? (câmara, rádio, etc, para eu saber se compensa) e como voltar ao estado original para garantia? Não percebo do assunto e com tanta leitura ainda mais confusão me faz, pois em cada dispositivo é diferente.
    Thanks…

  43. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Instalei ontem a stable no meu SGS e ao ligar o telemóvel tinha sempre force closes em 3 ou 4 aplicações. Desligava e ligava e continuava tudo na mesma, por isso tive de voltar para a RC2.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Como instalaste? Directamente, sem fazer os “3 wipes”. Pode ser essa a razão.

      1. Avatar de Miguel Soares
        Miguel Soares

        Sim, instalei directamente sem fazer os 3 wipes para não perder as aplicações e respectivas configurações. Sim, é capaz de ter sido essa a razão. Se for feita uma instalação limpa talvez já fique a funcionar a 100%. Quando me der na cabeça de voltar a reinstalar tudo, vou experimentar 🙂

        Mais uma vez obrigado por tudo!

  44. Avatar de José Miguel R Almeida
    José Miguel R Almeida

    Mais uma vez Samsung Galaxy W fora desta listagem

    1. Avatar de Goldorak
      Goldorak

      Pois… Ainda por cima, com um processador jeitoso, bem que merecia uma actualizaçãozeca.

  45. Avatar de noosphere
    noosphere

    Quando tentam adicionar a vossa conta do GOOGLE, aparece a opção?
    Eu só tenho a opção de exchange e a conta de email externa…
    Help….

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso é muito estranho. Qual é o dispositivo?

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Deve faltar flashar os Gapps…

    3. Avatar de Ana Narciso

      noosphere, deve ser exactamente o que o Valente disse, falta flashar o Gapps. Obrigada!

  46. Avatar de Nelson Belo Lima
    Nelson Belo Lima

    Pena ainda não ter saído para o LG Maximo Pro C660
    A ultima é a 7 e deu-me problemas ao instalar, tive de trocar a mainboard inclusive…

    1. Avatar de idelson
      idelson

      Nelson, eu preciso trocar a mainboard do meu tambem, como onde você conseguiu comprar, pode me indicar algum site, ou loja? me passe os contatos.

  47. Avatar de scared_crow
    scared_crow

    Alguém sabe como instalar no desire hd? Thanks in advance…

  48. Avatar de Marco Matos
    Marco Matos

    boas comunidade,

    duas questões e um facto.

    1- o Cyanogen já funciona bem no Htc Hd2?

    2 – um dos links que vocês têm das Google apps que vêm de origem não funciona.

    facto

    no samsung galaxy s2 isto funciona que é uma maquina 😉

    1. Avatar de noosphere
      noosphere

      Marco… o teu apareceu com a opção de adicionar uma conta GOOGLE? o meu só aparece exchange e uma conta de email normal… Tenho um galaxy 1
      Obrigado

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Deve faltar flashar os Gapps…

  49. Avatar de Bruno Ascensao
    Bruno Ascensao

    Boas, eu tenho um galaxy sI, sem nenhuma actualização de software, está com o software de origem, qual o primeiro passo para fazer esta actualizaçao?
    cumprimentos obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Estás com sorte, porque os guias foram todos feitos com base nesse equipamento.

      Segue estes guias por ordem e sem saltar passos!
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-fazer-root-a-rom-oficial/
      e por fim
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm9-ics/, mas em vez de se usar o ficheiro cm-9.0.0-RC2-galaxysmtd.zip deves usar o ficheiro http://download.cyanogenmod.com/get/jenkins/5805/cm-9.0.0-galaxysmtd.zip

      Qualquer dúvida, apita.

    2. Avatar de noosphere
      noosphere

      Boa tarde,
      O primeiro passo é leres tudo como deve de ser que tens la tudo explicado.
      Não sei qual a duvida…

  50. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Ana da para ter o All Share?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Parece que sim, dá uma olhada aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1623752, diz para fazeres o download de http://www.mediafire.com/?50zio5fgugdp1t8 e instalares a Dlna.apk

  51. Avatar de PatricK
    PatricK

    Só uma pergunta. É compatível com o galaxy s advance? GT-I9070?

    Obr.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não…
      Infelizmente parece que não existe muito apoio da comunidade nesse modelo. Esses modelos lite/advance/2/etc. são sempre um risco…

      No entanto é possível fazer root: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1660419
      Agora custom ROMs, não conheço nada…

  52. Avatar de Paulo
    Paulo

    E eu que comprei 1 HTC Explorer fico agarrado, porque “ninguém” quer saber disto, ou pelo menos ninguém dessa malta que sabe desenvolver. Estamos nos ainda a tentar resolver os problemas todos para termos uma port do CM7 no nosso dispositivo, e estes gajos vão a caminho do CM10… =(

  53. Avatar de Luiz
    Luiz

    Vai sair essa Rom para o Milestone 3 retail??

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não me parece… existe a CM9 não oficial, mas ainda está cheia de bugs…

  54. Avatar de LPPC
    LPPC

    Bem.. já aqui vai muito texto e já vi que a Ana Narciso não deixa nada por responder. Muito bem.
    Penso ter lido aqui a informação toda mas não encontrei um local que fale dos bugs do Cyanogen 9 no Galaxy SI. Onde posso ver isso? Ou se me conseguirem dizer… antes tinha a CM7 passei para a MIUI (que gosto muito) e agora estava numa de experimentar esta mas queria saber os bugs em primeira mão.

    Obrigado e parabéns pelos tutoriais nesta área.

    1. Avatar de Ana Narciso

      LPPC, obrigada.
      Neste artigo tinhas o link para o guia de instalação https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm9-ics/ onde estão de facto declarados os bugs da CM9 no SGS1, que é o dispositivo de testes.

  55. Avatar de Daniel Oliveira
    Daniel Oliveira

    Boa tarde

    Eu comprei recentemente o huawei ascend g300, e gostaria de actualizalo…. sabem se já tem alguma actualização estavel?

    obrigada

    1. Avatar de Ana Narciso

      CM9 não está estável nesse equipamento, várias coisas não funcionam.
      Acho que deves seguir um bom tutorial publicado aqui: http://www.androidpt.com/index.php?/topic/32504-o-que-fazer-para-instalar-a-b926-ics/ (Não tenho esse equipamento, pelo que não te posso ajudar, mas esse pessoal tem).

      Depois se te quiseres aventurar em mais ROMs, podes sempre continuar aqui http://www.modaco.com/topic/355994-rom-infusion-b130812-based-on-b934-ics-403-updated/

      1. Avatar de Daniel Oliveira
        Daniel Oliveira

        Obrigada Ana, irei pesquisar melhor.

  56. Avatar de LPPC
    LPPC

    @Ana Narciso

    Pensei que a versão estável tinha isso corrigido. Sendo assim e como não terá grande desenvolvimento é provavél que não corrijam mais isso não é?

    Mas nada melhor que experimentar… A ver se arranjo um tempito para testar, mas é como digo, tirando uns pequenos crashs da MIUI GB eu estou super satisfeito. Mas só tenho ponto de comparação com GM7.

    1. Avatar de Ana Narciso

      O problema do rádio FM, parece que vem mesmo do ICS, por isso não deverá haver solução. A alternativa é experimentar o SpiritFM, com os devidos cuidados, pois já ouvi dizer que pode estragar mesmo os altifalantes.

      Mas como não uso rádio… se quiser, uso rádio por Wifi ou 3G, não me afecta.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Eu tenho Radio FM em ICS’s e funciona bem. Testado em várias Rom’s e nas versões 4.0.3 e 4.0.4, embora noutro phone. Portanto do ICS não deverá ser.
        .
        Mas para música uso o SkyFM por wifi ou 3g, é óptimo (não… é ótimo!!!)

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Lembrei-me agora que os ICS’s a que me refiro são Rom’s TouchWiz com base Samsung. Em CM9 e AOSP não tenho experiência. Desculpa.

  57. Avatar de Flávio
    Flávio

    Fiz toda instalação da CyanogenMod 9 Stable no meu Samsung Galaxy S. O sistema está funcionando corretamente, mas após a instalação não consigo comprar aplicativos no play store. Alguém poderia me ajudar?

  58. Avatar de Bruno
    Bruno

    Observei que a ROM é para Galaxy S I9000 (internacional)
    Tem algum problema eu instalar no que é o I9000b?

    1. Avatar de Ana Narciso

      A ROM não é apenas para esse modelo. Tal como o artigo indica, é para todos os dispositivos compatíveis (ver artigo com o link).

      A versão para SGS i9000 NÃO é compatível com o i9000B.

      Por enquanto não existe a CM9 para esse dispositivo.

      Pelo que percebi esse modelo é próprio do Brasil, pelo que o desenvolvimento de uma ROM fica restrito aos developers brasileiros…
      Encontrei este guia: http://diariodoandroid.com.br/fabricantes/samsung/tutorial-atualizando-o-galaxy-s-i9000b-para-android-4-0-3/14603/
      Embora seja o ICS 4.0.3 (em vez de 4.0.4) tudo funciona, excepto o rádio e o output para a TV, mas isso vai ser quase impossível.

      1. Avatar de Bruno
        Bruno

        Esta ok, obrigado por esclarecer a minha dúvida.
        Mas acho que vou aguardar adaptarem esta versão estável para o Galaxy S I9000b…

  59. Avatar de Dario
    Dario

    Ola Ana, eu li este teu artigo e também o teu artigo sobre Guia Android. Eu tenho um Motorola Defy e vi no site que existe uma versão nightly para ele. A parte chata é que sou um completo ignorante neste campo de andar a mexer em ficheiros do android, no qual nem sei quais os ficheiros importantes ou não. Pergunto então se existe algum sitio onde possa aprender passo-a-passo como fazer tudo correcto? Muito obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Dario, não existe a CM9 (ICS) para o Motorola Defy, existe apenas a CM7 (Gingerbread).

      Só consegui encontrar isto: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1353003
      Mas parece que ainda há alguns bugs…
      Nesse artigo tens o link para o guia de instalação passo-a-passo, partido da stock ROM, Android Froyo 2.2.x (verifica em Definições > Acerca do telefone).

  60. Avatar de Bruno Martins
    Bruno Martins

    Olá,

    Já saiu a ROM do Milestone 3? Sou novato com android e não estou curtindo a ROM da motorola, consome muita bateria fora de que tem muito aplicativo inutil que não da para excluir. Gostaria de instalar uma ROM mais eficiente que a da motorola, algum palpite?

    Obrigado!

  61. Avatar de A SIlva
    A SIlva

    Olá,

    Ao efectuar os 3 wipes não vai eliminar o backup do sistema?

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Queres dizer o backup feito pelo modo recovery? Não, nada disso.

      1. Avatar de A SIlva
        A SIlva

        Já agora, ‘abusando da sorte’, se fizer o factory reset vai buscar o firmware que tenho agora ou o de fabrica? Devido a vários problemas aquando do update para ICS 4.0.3 troquei o Modem para I9100XXKH3 (Sim, SGS2) e desde então, acabaram os ‘freezes’, o acende e apaga do visor e o excessivo aquecimento do telefone quando navegava na net acabando por bloquear…

        Obrigado pela gentileza!!!

        1. Avatar de Ana Narciso

          A Silva, há aí uma grande confusão, passo a explicar:
          O wipe “factory reset” apenas e somente apaga as aplicações e configurações pessoais de sistema e aplicações, SÓ.
          Esse wipe não reverte qualquer firmware, qualquer modem, etc.
          Se pretendes trocar o modem, o kernel ou mesmo a ROM, não é com “wipes”.

          Se pretendes colocar a CM9 stable aconselho vivamente que voltes a colocar uma ROM stock (original da Samsung) sem kernels quitados ou modems quitados. Depois fazes root e instalas o ClockWorkMod Recovery. A partir daí já podes flashar a CM9 stable sem problemas.

          PS: Amanhã sai um guia actualizado a ensinar a instalar a CM9 stable (mas não a parte de fazer root e instalar o CwM, isso já depende do dispositivo).

          1. Avatar de A Silva
            A Silva

            Olá de novo.
            Já tenho o CM9 a funcionar desde manha cedo. OS procedimentos são ligeiramente diferentes mas fáceis de executar no SGS2. O único senão, é que tive que instalar as aplicações que tinha via página google play uma por uma e a lista de contactos, por sorte tinha uma em .vcf embora desactualizada. Não há possibilidade de ligar o CM9 ao Kies para ir buscar os backups?
            O interface tem mto bom aspecto! Falta saber como se vai portar o consumo da bateria. Já o personalizei a meu gosto.
            Liga ao wi-fi bastante rápido!
            Obrigado. Vou dando feedback.

          2. Avatar de Ana Narciso

            A Silva,
            Não, já não é compatível com o Kies. Porque não tens os contactos sincronizados com o Google? É muito mais simples… Aliás, isso estava escrito no guia de instalação da CM9, se por acaso o leste.
            Calibra a bateria. É fazer uma carga, descarga e carga completas.

  62. Avatar de Heribata
    Heribata

    Ola Ana Narciso…
    Se pensas que hoje não fizeste a tua boa ação do dia. Enganas-te!!!
    Salvaste-me de boa! Tentei brincar com o meu Galaxy S e acabei com ele em boot lop!
    Entrei e pânico e depois descobri os artigos:
    “Como instalar a stock ROM XXJW4 2.3.6”
    “Atualizar para a última ROM Oficial XWJW6”
    “Como flashar a CyanogenMod9 (ICS 4.04)”
    “Como fazer Root à ROM Oficial”

    uuuuuuuuuufa…
    Agradeço-te profundamente (e a toda a equipa/colaboradores/cibernautas da Pplware) pelo excelente trabalho realizado!

    Obrigado!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada 😉
      Ao menos já salvei alguém hoje, eheh.

  63. Avatar de abner
    abner

    Olá estou querendo atualizar o meu p990 para o CNM9 porem quando entro no site e seleciono p990 so tem o CNM7 onde esta o link para download??

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Penso que para o P990 ainda nao existe. Pelos menos foi a essa conclusão que cheguei quando andei à procura há uns dias atrás 🙁

  64. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas, fiz isto tudo passo a passo no meu Galaxy sI, e o telemóvel não passa do ecran de logo da samsung alternado com o da cyanogen, ajudem-me.

  65. Avatar de Bruno
    Bruno

    Boas, o meu telemóvel depois de ter feito isto (Galaxy SI) tudo, entra em bootloop, não passa dos ecrans da samsung e da cyanogen, o que posso fazer? obrigado

  66. Avatar de Nicolas
    Nicolas

    Então…não temos nada para o Galaxy W ? =/

  67. Avatar de fernando fonseca
    fernando fonseca

    boas! uma ajundinha/esclarecimento se for possivel
    tenho um galaxy s gt-i9000 2.3.6 gingerbread.bujvg- 2.6.35.7-i9000bujvg-cl7198381root@dell140#2. que me foi instalada quando precisei mandar o telem para reparaçao. como fazer para mudar para a cm9.ja tentei instalar mas aparece a mensagem que nao reconheceu a assinatura. o telem. nao e root sera por isso?

  68. Avatar de Jefferson torres
    Jefferson torres

    O wifi ta funcionando no galaxy ace na rc1?

  69. Avatar de Sérgio Faria
    Sérgio Faria

    Boas, já pesquisei em vários sitios e acho que não estou enganado, mas gostava que alguém me confirmasse se existe cm9 para o optimus boston e onde posso encontrar para instalar. tenho a cm7 instalada.

    1. Avatar de Vitor Miranda
      Vitor Miranda

      Como conseguiste instalar a cm7? consegues-me explicar resumidamente? por favor

  70. Avatar de nildo
    nildo

    ola tenho galaxy w sera que o CyanogenMod 9 do galaxy S pega
    nele sem problema pode responde agradeço…

  71. Avatar de KAIZONARO

    o USB Mass Storage está funcionando no LG e400 já?

  72. Avatar de Rui P
    Rui P

    Alguém me sabe dizer um modo para activar as comunicações de dados nesta ROM.

    É que eu antes usava o botão de power para activar as comunicações de dados e com esta ROM parece que não funciona assim.

    Alguém me pode ajudar é que agora para activar as comunicações de dados tenho de ir às definições etc, etc..Tem de se dar muitos passos.

    Obrigado

    1. Avatar de André Bravo Ferreira
      André Bravo Ferreira

      Podes sempre instalar o APN Portugal disponível no Play Store.

  73. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boa tarde, uma pequena questão (Galaxy S I9000). Estou com a versão 2.3.7 – CM 7.1.0. É necessário mudar o Kernel e algo mais? Ou é só fazer os Wipes e de seguida instalar a CM 9 e os seus gapps?
    Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Em princípio basta apenas fazer os wipes e instalar a nova ROM de seguida. No entanto, se alguma coisa correr mal, podes sempre correr todo o guia, desde a instalação da última ROM oficial. Está tudo descrito neste guia.

  74. Avatar de Bruno
    Bruno

    Uma duvida, caso instalada essa room em meu galaxy s, o radio e a TV digital continuará funcionando perfeitamente?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Depende do equipamento. Qual o equipamento?

  75. Avatar de Franck
    Franck

    Ola pessoal, então, saiu uma nova e melhor versão para atualizar o samsung galaxy s versão brasileira, minha duvida é a mesma do Bruno acima, vou perder a função tv e radio, alguem tem como mostrar onde encontro falando sobre isso, por favor.

  76. Avatar de Márcio
    Márcio

    meu samsung galaxy ace GT-S5830
    não achei atualização pra ele, a que tenho é a 4.0.1, porém ele vive reiniciando, alguém sabe o por que disso? e se ja tem um 4.0.4 pra ele.
    abraço

    1. Avatar de caio henrique ferreira pereira
      caio henrique ferreira pereira

      eu tambem tenho um galaxy ace GT-S5830 e ele fica mudo quando vou fazer uma ligação ele não tem mais som o que eu faço

  77. Avatar de Glauber
    Glauber

    Pow pro Xperia Play não saiu Stable?

  78. Avatar de caio henrique ferreira pereira
    caio henrique ferreira pereira

    tenho um galaxy ace e coloquei o cyanogenmod 9 nele e quando fui fazer uma ligação ele estava mudo não tocava nada nem as minhas musicas ai tive que colocar o cyanogenmod 7 que achei uma merda o que eu faço?

  79. Avatar de Alesandra
    Alesandra

    Poderia me informar se já consigo funcionar a TV digital e o rádio, aparelho Galaxy S I9000B.

    Agradeço

  80. Avatar de Robson Ribeiro
    Robson Ribeiro

    Não achei o milestone 3 na lista.. :/ Alguem achou?

  81. Avatar de Lester
    Lester

    Olá, instalei o Jelly Bean no SGS . Como todo Cyanogen, funcionou e depois de uma semana começou a travar, e no último travamento, ele simplesmente nao consegue mais acessar a rede de dados da minha operadora. Nem gravar o APN ele consegue..digito tudo, salvo, e ele nao registra.

    Qual outra plataforma que NAO seja a cyanogen, consigo instalar nesse celular, com tutorial bem explicativo?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Leste, está bem explícito no início deste artigo que existe há muito a CM10. Todos os tutoriais estão referenciados neste artigo. É a ROM do meu dia a dia e não tem problema nenhum.

  82. Avatar de HelderDuarte
    HelderDuarte

    Ola.
    Tenho um android 4.0.4 com dual sim, que mandei vir da china ha uns meses.
    Funcion ana perfeição e estou super contente.
    No entanto ontem deu-m eun sproblemas, e vou ter de meter uma custom.
    A minha duvida é, aquilo nem marca tem, como sei qual a versaõ que devo usar?

    Podem-me ajudar?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Helder, é essencial saber qual a marca e modelo do telemóvel, pois cada ROM é compilada para um modelo específico e com determinadas configurações de hardware. Tens mesmo de descobrir. E caso o consigas, é preciso que exista uma tal custom ROM adaptada para esse modelo.

  83. Avatar de MX
    MX

    Olá boa tarde Ana

    Tenho um SGS I9000b, gostaria de saber qual a rom certa para ele e se esta tudo funcionando legal para ele.

    excelente cite ANA…….

    1. Avatar de Ana Narciso
  84. Avatar de jo4o4ndre
    jo4o4ndre

    Ola,tenho um galaxy s plus.Nao o vi na lista,somente o s normal.
    Pergunta: É a mesma room do galaxy s?
    Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não, Galaxy S Plus é DIFERENTE do Galaxy S.
      De qualquer forma, já tens o Jelly Bean oficial para esse modelo, dá uma olhada aqui: http://www.ibtimes.co.uk/articles/396443/20121020/galaxy-s-plus-i9001-android412-jellybean-doomnexus.htm

  85. Avatar de marinho
    marinho

    olá, tenho um sony xperia arc, e com a actualização para o cmd9 perdi a funcionalidade da camera para filmar em hd e o radio fm

  86. Avatar de Edimar
    Edimar

    gostaria de saber se nao vai lança pra Milestone 3 XT860 to louco pra testa e ics mais as versoes anteriores teve muita reclamaçao era camera q na funcionava dereito vlw

  87. Avatar de Patricia
    Patricia

    olá estou com o motorola milestone 1 , foi atualizado para o android 4.0 que é Cyanogen 9 , so que nao aparece o google play , play store , e nao consigo baixar nenhum app , como faço pra baixar ;// me ajude por favor

    1. Avatar de Ana Narciso

      Patricia, é necessário instalar o gapps, as Google Apps. Basta descarregar as Gapps da CM9, disponível aqui http://wiki.cyanogenmod.org/w/Gapps

      Depois, basta colocar o .zip descarregado no SDCard e flashá-lo usando o modo recovery. 🙂

  88. Avatar de Pamela Santos
    Pamela Santos

    Ola boa noite….
    Eu estalei essa rom no meu Xperia Play, o unnico defeito e que ele não esta mandando sms, oque preciso para corrigir esse erro…

    Desde já agradeço, no aguardo…

  89. Avatar de oel
    oel

    OLA ANA tenho em mãos um xperia mini st15 boot loader desbloeado acesso root tudo okay faco tudo certo mas na hora de encontrar boot.img o flashtool nao encontra o boot.img sabe me dizer porq? meu computador esta com o windows 7 home premium 64bits ja instalei os driver tabem tudo okay
    gostaria de sua ajuda

  90. Avatar de marcio
    marcio

    Olá ana tenho um motorola xt915,ele tava travando então resolvi da um resert nele, agora ele fica acusando chip bloqueado ja tentei todas os chips possiveis mas ñ da sinal algum,vc pode me ajudar Ana desde ja agradeço sua atenção e parabéns pelo ótimo blogue.

  91. Avatar de Alex Spillner
    Alex Spillner

    Olá, no site tem a Rom CM 10 nightly para Sony Ericsson Xperia Arc S, instalando essa rom eu já consigo mover os apps no cartão de memoria, ou é só uma rom que exclui recursos e fica mais leve ?