Android SGS: Como instalar a Stock ROM XXJW4 2.3.6

209 Comentários

Mais uma rubrica: desta vez o sortudo é o já “velhinho” Samsung Galaxy S (i9000). Apesar dos seus 2 anos de existência, este smartphone ainda é um dos smartphones mais populares do mundo. Com as operadoras a “cortarem” cada vez mais nos updates aos seus smartphones “antigos”, há sempre forma de garantir o software mais actual.

Com o lançamento do Android 4 (ICS), o SGS foi deixado de lado, tendo a Samsung lançado um “Value Pack” que reúne algumas das features do ICS. Saiba como instalar o firmware de stock, 2.3.6 Value Pack, no seu SGS.



Novidades do Value Pack:

  • Ecrã de lock do Galaxy S II.
  • Face Unlock (desbloqueio do telemóvel por reconhecimento facial).
  • Touchwiz 4
  • Editor de Fotos do Galaxy S2.
  • Melhorias na Câmara.
  • É possível tirar uma foto enquanto se filma.
  • Desempenho do GPU melhorado.
  • Rotação automática mais rápida.
  • Algumas Google Apps actualizadas.

Convém fazer cópias de segurança de todos os dados úteis do smartphone:

  • SMS e Registo: Instalar o SMS Backup + e fazer um backup.
  • Contactos: sincronizar com os contactos do Google.
  • Imagens, vídeos e ficheiros: copiar para o cartão SD externo.
  • Definições APN e MMS: Anotar os dados de Definições > Ligações sem fios e de rede > Redes móveis > Pontos de acesso (APN).

Atenção:

  • Certifique-se que o Samsung Kies não está a ser executado (nem nos processos do sistema operativo).
  • Certifique-se que a opção Definições > Ligações sem fio e de rede > Definições USB está marcada como “Samsung Kies”.
  • Certifique-se que a opção Aplicações > Desenvolvimento > Depuração USB está activa.
  • Se vem de uma “Custom ROM”, entre no Recovery mode (Vol up+ Home + Power) e seleccione as opções “Wipe data/factory reset”, “Wipe cache partition” e “Clear Dalvik Cache”. Reinicie o telefone.

O Pplware não se responsabiliza por eventuais danos causados ao equipamento durante o procedimento descrito. Aconselha-se o seguimento minuncioso de todos os passos de forma a minimizar eventuais problemas.

Actualizar para o firmware XXJVU 2.3.6

Há quem tenha bons resultados fazendo logo a actualização directa para a versão XXJW4, no entanto, já cheguei a enfrentar problemas como “boot loops” (arranques em ciclo infinito), mesmo depois de fazer todos os wipes (factory reset e cache partition). Por esta razão aconselho, numa primeira fase, a actualização para a versão XXJVU como ponto intermédio para o nosso objectivo final. Mãos à obra:

  • Faça download do zip I9000XXJVU_I9000OXAJVU_OXA.zip e extraia o seu conteúdo. Deverá conter 3 ficheiros .md5, 1 ,pit e um executável, o Odin.
  • Execute o Odin.
  • Desligue o smartphone e retire o SIM e o SD card externo.
  • Inicie o smartphone no chamado Download mode, mantendo premidos, ao mesmo tempo, os botões “Diminuir Volume”, “Menu” e “Power”. Deverá aparecer uma imagem como a seguinte figura.

  • Conecte o smartphone (no download mode) a uma porta USB usando o cabo microUSB e enquanto o Odin está aberto.
  • A zona ID:COM deverá ficar amarela como na figura abaixo. Caso contrário, reinstale os drivers USB (o Kies) do smartphone e repita desde o passo anterior. Se mesmo assim não funcionar, tente estes drivers para 32bit ou 64bit.

  • Carregue em cada um dos botões indicados e seleccione os ficheiros correspondentes:
    • PIT: s1_odin_20100512.pit
    • PDA: CODE_I9000XXJVU_CL851880_REV03_user_low_ship.tar.md5
    • Phone: MODEM_I9000XXJVU_REV_00_CL1092175.tar.md5
    • CSC: GT-I9000-CSC-MULTI-OXAJVU.tar.md5
  • MUITO IMPORTANTE: Desmarque a opção “Re-Partition”.
  • A janela deverá ser semelhante a esta figura:
  • Prima Start para iniciar o flash da ROM e espere alguns minutos, até o primeiro quadrado por cima de ID:COM estar verde e dizer “PASS”.

Executar os wipes

É necessário fazer um um reset  aos dados de utilizador e cache. Este procedimento apaga todas as definições do utilizador.

  • Desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”.
  • No ecrã que “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.
    • Escolha a opção “wipe data/factory reset”.
    • Escolha a opção “wipe cache partition”.

  • Escolha “reboot system now”.
  • A nova versão XXJVU será carregada, pelo que pode ignorar todos os passos de configuração.
  • Desligue novamente o smartphone.

Actualizar para o firmware XXJW4 2.3.6

  • Faça download do zip I9000XXJW4_I9000OXAJW4_XEU.rar e extraia o seu conteúdo. Deverá conter 1 ficheiro .tar, 1 .dll e o executável Odin.
  • Execute o software Odin.
  • Inicie o smartphone no chamado Download mode, mantendo premidos, ao mesmo tempo, os botões “Diminuir Volume”, “Menu” e “Power”.
  • Conecte o smartphone (no download mode) a uma porta USB usando o cabo microUSB e enquanto o Odin está aberto.
  • A zona ID:COM deverá ficar amarela como na figura abaixo. Caso contrário, reinstale os drivers USB (o Kies) do smartphone e repita desde o passo anterior. Se mesmo assim não funcionar, tente estes drivers para 32bit ou 64bit.
  • Clique em “PDA” e seleccione o ficheiro JW5_JV4_JW4.tar, acabado de extrair.
  • Prima “Start”: depois de alguns minutos este deverá ser o ecrã:

  • E com isto acabou de actualizar o seu Samsung Galaxy S para a versão XXJW4. Verifique em Definições > Acerca do telefone as novas características do smartphone.

No caso do SGS se comportar de forma estranha (ex.: as apps bloqueiam), pode ser necessário fazer um reset  aos dados de utilizador e cache. Este procedimento apaga todas as definições do utilizador. Para tal, desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”. No ecrã que “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.

No próximo guia explicarei como fazer o chamado “root” a esta ROM oficial.

Preparado para continuar na aventura?

Download: I9000XXJVU_I9000OXAJVU_OXA.zip [243MB]
Download: I9000XXJW4_I9000OXAJW4_XEU.rar [153MB]

Comentários

209

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ecchin
    Ecchin

    Bom dia, o post está totalmente visível na página inicial. 😉

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Bom dia Ecchin, está resolvido 🙂

      1. Avatar de jota
        jota

        boas por acaso não a nada disto parecido para o Samsung note ouvi falar qualquer coisa para actualizar para android 4 e verdade

      2. Avatar de Mike
        Mike

        essa versão se adere ao i9000b ou onde posso baixar para esse?

    2. Avatar de rcgt

      excelente,bem explicado funcionou no meu samsung gt-i9000 ,obrigado pessoal

  2. Avatar de hm
    hm

    Boas notícias para quem quiser manter este bichinho actualizado de forma oficial.
    Quem preferir “arriscar” um pouco mais, pode naturalmente usar rom ICS como é o caso da CM9.

    Cumps

    1. Avatar de Ana Narciso

      Está previsto esse artigo… já o tenho no meu SGS e bomba 5 estrelas! 🙂

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        Não percebi o “arriscar” tenho um SGS I9000 desde Dez que ando no ICS.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Sim, mas para quem é novo nestas andanças, o processo nem sempre é muito “directo”. E arranjar um bom guia é complicado… à prova de inexperientes, digo.

          1. Avatar de PauloJCP
            PauloJCP

            ICS roms, pelo menos as que testei, todas tinham o mesmo “bug” quando se tentava instalar aplicacões com Grandes ficheiros dizia que nao tinha memoria (Testei com a Darknight e com a cyanogenmod)

            Podem testar por exemplo com o jogo “Death Rally” empacava sempre

          2. Avatar de jeton90
            jeton90

            ok porque não

    2. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      ja uso e está bastante bom.

  3. Avatar de Pedro Pinto
  4. Avatar de Blizard

    É uma bela máquina ainda!

  5. Avatar de Paulo Caeiro
    Paulo Caeiro

    Muito completo.
    Vou experimentar.

  6. Avatar de @dg
    @dg

    Excelente post Ana. Já tenho este firmware instalado há algum tempo e está muito bom. O SGS ganha outra vida com ele 🙂
    Se me permites para fazer Root e colocar o SGS com melhor performance ainda podias usar o Kernel do Speedmod.
    Depois de convertermos o tipo de ficheiros para Ext4 na recovery o telefone ainda mais rápido.

    +1 novidade: Aumento de memória RAM para: 364 Mb

    Cumprs

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim, o próximo artigo será o root muito simples deste firmware. O próximo será artilhá-lo com ROMs ICS 🙂

      1. Avatar de deder
        deder

        Olá tod@s,

        Obrigado por esta dica. Já fiz todos os passos acima, no entanto após o reboot ele não reconhece o SIM card.

        Alguém sabe dizer o que se estará a passar?

        Segue a info no tlm:
        Firmware: 2.3.6
        Baseband version: i9000xxjw4
        Kernel version: 2.6.35.7-i9000xxjw4-cl1043937 se.infra@sep-62 #2
        Build number
        gingerbread.xxjw4

        Obg desde já pela ajuda.

  7. Avatar de Pedro85
    Pedro85

    Bom trabalho e bom post!

    No entanto não percebi o timing e propósito, ainda ontem atualizei o meu SGS para esta versão (2.3.6) via Kies… Deu-me bem menos trabalho! 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      2.3.6 mas qual é o nome completo da build? Há várias 2.3.6..
      De qualquer forma, isto é um passo intermédio para o que vem a seguir, depois vais perceber.

      1. Avatar de Pedro85
        Pedro85

        É a disponibilizada oficialmente pela Samsung… As melhorias que enuncias no post, foram as novidades que notei no meu SGS de ontem para hoje… 😉

        1. Avatar de Frontera
          Frontera

          Já consegui instalar através do Kies, mas não vejo grandes diferenças (talvez mais rápido, mas a opção de desbloqueio do telemóvel por reconhecimento facial por exemplo, não tem. Que terei que fazer?!?!? Fizeste alguma coisa, depois da instalação?!?! Algum reset ou restaurar as configuraçãoes de fábrica?!?! E como? Abraço e espero que me ajudem …

    2. Avatar de Frontera
      Frontera

      Pedro, no dia que li esta tua mensagem, abri o Kies e também me apareceu uma actualização do firmware que será a mesma que tu actualizaste. Estava entao preparado para instalar e apareceu aquella janela para que fizesse os backups, mas apercebi-me que não tinha bateria suficiente. Deixei para hoje só que talvez tenha feito um erro: actualizei o Kies para o 2.3.1.12044_18 e agora já não me aparece outra vez que ha uma nova firmware, mas sim que já está instalada a mais actualizada 🙁 Eras-me capaz de dizert que versão do Kies tens ou se também actualizaste-o?!?! Abraço

    3. Avatar de Frontera
      Frontera

      Já consegui instalar através do Kies, mas não vejo grandes diferenças (talvez mais rápido, mas a opção de desbloqueio do telemóvel por reconhecimento facial por exemplo, não tem. Que terei que fazer?!?!? Fizeste alguma coisa, depois da instalação?!?! Algum reset ou restaurar as configuraçãoes de fábrica?!?! E como? Abraço e espero que me ajudem …

  8. Avatar de Tiago
    Tiago

    Tenho este telemóvel e tenho o ICS 4.0.4. Está tudo a funcionar na perfeição, também já há boas roms ics para este telemóvel.

    1. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Também concordo, tenho o ICS no meu e está uma maravilha. Poderiam ter lançado uma versão oficial do mesmo, não vejo o que perderiam com isso.

      Mas pronto, a verdade é que fiquei curioso com este Value Pack e até gostaria de o experimentar, mas não me estou a ver a sair do ICS para ir para uma versão mais antiga.

      1. Avatar de Ana Narciso

        A CM9 está muito boa, sem dúvida. Este firmware é um salto intermédio para chegarmos a essa parte 😉

  9. Avatar de SGS
    SGS

    Ops! link’s corrompidos

    1. Avatar de Ana Narciso

      Corrigido! Obrigada (faltava o http, e o wordpress não gosta…).

  10. Avatar de Leonel
    Leonel

    Posso fazer isto na rom 2.3.3 da vodafone?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Podes, em qualquer versão. Aquele flash do primeiro firmware é “full”.

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        O 5* no SGS é que é tudo tão facil lol, podemos estar numa 2.3.6 oficial de manha, passar por uma miui 2.3.7 de tarde e à noite ir para a CM9.

  11. Avatar de Umbilino
    Umbilino

    Atenção:
    Fiz o update via kies do 2.3.3 para este o 2.3.6, e o telefone ficou mais lento e a duração da bateria diminuiu muito.

    Já agora alguém podia colocar como instalar uma ROM do ICS e como fazer para reverter a situação se precisar recorrer à assistência sem perder a garantia?

    1. Avatar de Ana Narciso

      A sério? Sinceramente já não me recordo muito da 2.3.3… mas sinto que o meu SGS morreu um pouco de há um tempo para cá.
      Colocarei um guia de como instalar uma ROM ICS em breve.

      E para reverter a situação, convém fazer root à máquina (próximo artigo) e fazer um backup da rom. Depois instalas o ICS e mais tarde podes restaurar.

      No entanto, se seguires ESTE artigo, é uma stock ROM, SEM ROOT, ou seja pode ir perfeitamente para a garantia.

      1. Avatar de Mr. Antunes
        Mr. Antunes

        A bateria já deve ter quase dois anos não?
        Se for isso muda, há umas impecáveis de uma empresa alemã que são compatíveis e de 1800 em vez de 1500 por 12,90 €. Comentada e testada por vários no XDA, eu já a tenho a mais de 4 meses e nada a apontar, já me posso esquecer de carregar à noite 😛

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Essa 2.3.6 é a ROM da TMN… É verdadeiramente uma treta e pouco tem de VPU

  12. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Podiam fazer para o i9001 também? será diferente ou pode-se usar esta?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Penso que não se pode usar esta… costuma haver versões diferentes. Podes sempre experimentar, mas é um risco.
      Infelizmente penso que nenhum de nós tem esse equipamento para testar.

    2. Avatar de Ricardo Henriques
      Ricardo Henriques

      Boa tarde,

      Os passos deverão ser os mesmos (digo deverão porque nunca fiz para esse em específico só para o SGS e o SG-Mini) a firmware para o I9001 deves ir buscar a:
      http://www.sammobile.com/

      Cumprimentos.

    3. Avatar de Marco Magalhães
      Marco Magalhães

      Henrique, procura no XDA pela versão do odin respectiva ao teu i9001.

      Eu posso afirmar-te que é diferente pois ainda ontem estive a mudar a rom de um i9001 de uma amiga. Sei que usei a versão 4.xx, já não me recordo bem. Mas nada melhor que dares uma vista de olhos aqui: http://forum.xda-developers.com/wiki/Samsung_Galaxy_S_Plus/GT-I9001

      De resto, só tens que procurar uma rom para o i9001, embora sejam aparelhos muito idênticos, têm as suas diferenças. Portanto, não uses roms do i9000 para o teu.

  13. Avatar de Dav7

    Tenho um SGS em casa parado com erros graves (está sempre a dar erro nas aplicações), agora que já recebi um Galaxy Nexus e um Nexus S vou voltar a tentar reparar o SGS.

    Vou seguir estas dicas mas com pouca esperança 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isto resolve, acredita.

  14. Avatar de loool
    loool

    Os links não funcionam

    1. Avatar de Ana Narciso

      Já funcionam, obrigada.

  15. Avatar de Tiago C.
    Tiago C.

    pooooo ……e ainda falam mal dos jailbreaks do iPhone….isso é que é um “VERDADEIRO” jailbreak 🙂 (ironicamente falando claro!)

  16. Avatar de André Bravo Ferreira
    André Bravo Ferreira

    Costumo usar o APN Portugal para as definições APN e MMS, não é necessário anotar nada 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ultimamente nunca me aconteceu perder, mas dantes acontecia. Por isso, não convém arriscar.
      De qualquer forma, pode-se sempre instalar aquela app “APN Portugal” e recuperar as definições 🙂

  17. Avatar de Pedro
    Pedro

    Os links não funcionam :/

    Só uma dúvida.. estou com problemas no meu SGS e neste momento está em boot loop e a minha pergunta é, é possível a flashar este firmware sair do boot loop? Ou então qual a melhor maneira.. estou sem SGS há uns meses :/

    Em todo o caso gostava de experimentar com estes ficheiros mas não há links 😛

    Cumprimentos,
    Pedro Costa

    1. Avatar de Ana Narciso

      Os links já funcionam, tinham um bug… faz CTRL+F5.

      Quanto ao boot loop eu GARANTO que te cura isso. Aliás, eu própria já fiz muitas vezes borrada a brincar com firmwares e este artigo é uma forma de “voltar às origens”.

      Experimenta. Qualquer dúvida apita.

  18. Avatar de João Franco
    João Franco

    Já ha alguma situaçaõ identica para o Samsung Galaxy Ace Plus ?

    e q eu n encontro nada na net sobre o Ace Plus

    João Franco

    1. Avatar de Ricardo Henriques
      Ricardo Henriques

      Para roms oficiais da Samsung:
      http://www.sammobile.com
      Creio que a definição do Ace Plus será GT-S7500.
      Cumprimentos.

  19. Avatar de Paulo R
    Paulo R

    isto dá para outros tlms?? eu tenho LG P500, será que dá para colocar este??

    1. Avatar de the_doop_man
      the_doop_man

      Não este firmware é só para SGS não ira funcionar em outros TLM’s

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        SGS I9000 nao para o I9001 Plus

    2. Avatar de Ana Narciso

      Não, nem pensar… as “stock ROMs” são únicas para cada dispositivo…

      1. Avatar de Paulo R
        Paulo R

        ok, obrigado pelos esclarecimentos…

  20. Avatar de Luís Moreira
    Luís Moreira

    Esta nova rom stock já trata dos problemas de lag? Ou continua a ser necessário uma rom alternativa?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Acho-a bastante rápida. Mas nunca estive muito tempo nela, acabo sempre por fazer root e colocar outra ROM.

      1. Avatar de Luís Moreira
        Luís Moreira

        Rápida no início são todas, mas com o tempo e as aplicações começam a atrasar. O que eu queria saber é se ainda usam RFS ou se a própria samsung já usa outro tipo de ficheiros.

  21. Avatar de Vanderson Ferreria
    Vanderson Ferreria

    Blz Galera. Alguém saberia me dizer se posso fazer esse procedimento no meu SGS GT-I9000B? Se fizer e não der certo, posso voltar para a versão original dele? Já havia visto esse mesmo assunto em vários lugares na net mas por falta de confiança nunca me interessei a falar; como confio muito no que leio aqui estou disposto a fazer isso agora. Abraços

    1. Avatar de @dg
      @dg

      Boas Anderson, este firmware é exclusivo para o SGS internacional (I9000).

      Cumprs.

      1. Avatar de Vanderson Ferreria
        Vanderson Ferreria

        Será que existe alguém para o Brasilieiro? Abraços

    2. Avatar de Paulo Henrique
      Paulo Henrique

      Putz, me faço a mesma pergunta. Estou a tempo atrás de um para o I9000B. Se encontrar, posta ai amigo.

      1. Avatar de Vanderson Ferreria
        Vanderson Ferreria

        Blz Paulo, me passe o seu e-mail. Caso encontre a gente vai se falando… abraços
        vander.10@terra.com.br

    3. Avatar de Ricardo Henriques
      Ricardo Henriques

      Tens Rom oficial para o I9000B em:
      http://www.sammobile.com

      Quanto à questão de voltar ao original dá. Original mesmo é uma questão de nesse mesmo site tirares a mesma Rom que tens actualmente instalada.

      Ou então se tiveres um kernel alternativo instalado faz um nandroid backup antes de flashar e guarda os ficheiros.
      Abraços.

  22. Avatar de msantos
    msantos

    Bom artigo, será que era possivél fazerem algo do género para o xperia x8 em relação ao CyanogenMod?

    Os melhores cumprimentos e continuação de bom trabalho!

  23. Avatar de jeton90
    jeton90

    Se alguem quizer eu tenho a JW5 em PT a meter via Odin sem passar pela JVU.

    1. Avatar de jeton90
      jeton90

      “quiser” pah

      1. Avatar de Vanderson Ferreria
        Vanderson Ferreria

        Blz jeton90? o seu SGS já está rodando ICS?

  24. Avatar de João Gomes
    João Gomes

    Boa tarde. Por acaso não me sabem dizer se este tutorial pode servir para o samsung H1 da vodafone. Ou se têm algum em particular para este telemóvel, pois gostava imenso de substituir o Limo por Android

    1. Avatar de Sérgio Ferreira
      Sérgio Ferreira

      Não serve… Mas nem tudo está perdido! Dá uma espreitadela neste site:
      http://samsungi8320.wordpress.com/2012/05/30/r3d4-onenand-mtd-multiboot-recovery-cm7-2rc1/

      Boa sorte!

  25. Avatar de José Bessa
    José Bessa

    Tenho um SGS com 2.3.6 I9000XXJVX da TMN posso actualizar para a ROm I900XWJWJ? Posso continuar a língua Portuguesa?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Claro, as ROMs oficiais têm todas Português.

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        Sim …. mas mesmo oficiais ou não podemos sempre por em PT de PT

  26. Avatar de Roberto Silva
    Roberto Silva

    Posso instalar esta rom num Sams ung Galaxy S bloqueado à Vodafone?

    1. Avatar de jeton90
      jeton90

      sim Claro como disse a Ana, vantagens … estas com sempre ou mais actualizado … e ainda limpas o lixo da operadora (podes sempre voltar a por via Play)

      Já agora eu não uso o Kies, ou melhor usei uma vez fiquei com a actualização a meio . e pronto fiquei amigo do Odin.

  27. Avatar de Sapo A5
    Sapo A5

    Para o Sapo A5 não há ?

    1. Avatar de jeton90
      jeton90

      Para o Sapo A5 (mais conhecido por ZTE existe a CM7 e talvez a CM9) não tenho a certeza … mas a CM7 que é baseada na 2.3.6 ou 2.3.7 esta muito boa.

      Ficas com um sapo novo….

  28. Avatar de Dido galaxy s i9000
    Dido galaxy s i9000

    Grande post!
    Apesar do galasy s já ter 2 anos, continua a ter grande suporte de comunidade. Isto e outros aspectos fazem deste telemóvel uma grande compra.
    Este artigo com certeza irá ajudar muitos “nabos” iludidos pelas operadoras xD.
    Quanto a rom, é a que uso actualmente já a 1 semana atrás. Agora podiam é começar a postar mais actualizações, ou mesmo criar um menu para roms de telemóveis com (tutoriais, novidades, dúvidas etc.) Porque estas novidades de roms em mês em mês sabem a pouco e entretanto “já se provou muito que não foi referido” ;). Até já se desenvolvem roms de tablets adaptadas para telemóveis, e já existem para o galaxy s, muito boas inclusive.

  29. Avatar de jeton90
    jeton90

    Dass tive um post com censura … apagaram podiam ter dito alguma coisa mas pronto…

    É de Lamentar

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ai sim? E o que dizia? Jeton90, o nosso filtro de spam é automático, por vezes não é perfeito, um de nós tem de aprovar ou reprovar manualmente.

      De qualquer das formas, aprovei há pouco um comentário teu sobre o CM, era isso? Tens de ter calma.

      1. Avatar de jeton90
        jeton90

        Obrigado Ana qualquer coisa apita

  30. Avatar de Simão Fernandes
    Simão Fernandes

    os zips não estão disponíveis para download.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não estão não… estiveram apenas durante 1h durante o dia de ontem, mas foi logo corrigido.

      1. Avatar de Simão Fernandes
        Simão Fernandes

        check 😉 instalado com sucesso. obrigado, vocês realmente são uma mais valia 😉

  31. Avatar de José Bessa
    José Bessa

    Depois de instalar esta Rom deixei de ter acesso a configuração do GPS através do *#3214789650# ! Deixei de conseguir fixar satélites, alguém me pode ajudar para poder voltar á configuração do LbsTestMode?

  32. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Ai =/ Fiz aneira e deixei a opção re-partition activada porque primeiro não estava e depois apareceu sozinha e eu só dei conta depois de carregar start! E agora? Alguém me pode ajudar?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Tal como disseste em baixo, basta voltar a repetir o procedimento.

  33. Avatar de Ana Rita
    Ana Rita

    Bem, voltei a repetir tudo desde o início e ficou tudo bem! Obrigada na mesma

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom post Obrigada Ana e Pplware.
    Fiz todos os passos e correu bem mas ao ver a versão não aparece igual à vossa no meu:
    Kernel version 2.6.35.7-I9000XXJW4-CL1043937 se.infra@SEP-62#2
    Build number: GINGERBREAD.XXJW4
    Se alguém puder ajudar agradecia.
    Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Olá Pedro, ainda bem que tudo correu bem.

      Não te preocupes, os teus dados estão correctos.
      Eu é que tinha andado a fazer experiências e cheguei a por a ROM JW5. A razão pela qual neste guia ensinei a por a JW4, é porque há uma forma muito directa de fazer ROOT à JW4, que é o próximo passo, possibilitando mais tarde experimentar custom ROMs.

      Espero ter-te esclarecido.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Esclarecido 🙂 Obrigada.

        1. Avatar de Dido galaxy s i9000
          Dido galaxy s i9000

          Mas o melhor mesmo é actualizares para a jw5 e aguardar pelo root, porque a jw4 ao fim de algum tempo começa a surgir alguns bugs, como o laucher ficar lento, crash consecutivos, reboots, autonomia da bateria etc. E o jw5 veio resolver alguns destes bugs. Falo por experiência própria. Por isso aconselho a última actualização.

          1. Avatar de Pedro
            Pedro

            Obrigado Dido, segui o teu conselho já fiz a actualização para a jw5.
            abraço

          2. Avatar de Roberto Silva
            Roberto Silva

            E onde fizeste o download dessa actualização? ou actualizaste pelo KIES?

  35. Avatar de FF
    FF

    Comigo correu tudo muito bem. Obrigado!

  36. Avatar de André Almeida
    André Almeida

    Por acaso ainda tenho garantia e tal e não quero para já actualizar para o ICS. Perguntava-me para quando um update, visto ainda estar na versão 2.3.3

    Depois de ver este post, liguei o Kies e mandei verificar e para meu espanto apareceu esta actualziação…Mandei seguir e já tenho a versão 2.3.6 com o value pack

    Daqui um tempo sou capaz de instalar uma ROM “cozinhada” do ICS

    cumps

  37. Avatar de Ricaardo
    Ricaardo

    Onde se arranja a versão JW5?

  38. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,
    Roberto Silva descarreguei no site sammobile em Firmwares, no meu caso: no Type escolhi Smartphone, no OS escolhi Android, Models escolhi GT-I9000 despois é só escolhes a ultima firmware de Portugal a I9000XWJW5.
    Abraço.

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Faltou dizer que na Region deves escolher Europe para poder aparecer a de Portugal.

      1. Avatar de Ricaardo
        Ricaardo

        Escolheste este: “Portugal (TPH)” ?

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          É essa mesmo depois corre o Odin e coloca esse ficheiro que descarregaste na opção PDA.
          Atenção como disse a Ana e bem porque o meu não estava a dar, antes de correres o Odin certifica que o Samsung Kies não está a ser executado (nem nos processos do sistema operativo).

          1. Avatar de Ricardo
            Ricardo

            Eu consegui instalar bem o meu problema agora é o root que estou com problemas a instalar uma série de programas

  39. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Como faço agora o root ao telemóvel? agora não consigo instalar nada porque diz-me que não tenho “root privileges”!!!

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Já agora, eu instalei a JW5

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Até agora não consegui encontrar a root para a jw5 só para jw1 que já testei e não dá.
        Mas o único programa que até agora preciso da root é o AdFree. Se alguém encontrar diga por favor, aonde obrigado 🙂

        1. Avatar de Ricaardo
          Ricaardo

          Eu tenho vários que não dão. Fiz o backup de tudo com o titanium antes de instalar esta ROM e não me deixa fazer restauro por causa disso do root.

  40. Avatar de João Moreira
    João Moreira

    A mim deu fail! E agora?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Certifica que o Samsung Kies não está a ser executado (nem nos processos do sistema operativo).

    2. Avatar de Ana Narciso

      João Moreira: fail = não seguiste correctamente o guia. Lê e faz novamente 😉

  41. Avatar de Ricardo Andrade
    Ricardo Andrade

    Boas noites. Segui o tutorial à risca e está tudo perfeito com o meu Galaxy S i9000, excepto que nao me consigo ligar à rede de dados(nao percebo porque!) desde que actualizei. recebe sms e envia, faz chamadas e tudo normal, só não me consigo ligar a rede de dados. o que devo fazer?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Instala e corre o APN Portugal

  42. Avatar de Alex
    Alex

    Boa tarde, eu fiz a actualização do firmware para a
    ROM: I9000XXJW4_I9000OXAJW4_XEU e achei engraçado o face recognition, mas resolvi que queria meter ROM que tinha antes a ultima da TMN.
    Arrangei a ROM da TMN com o CheckFusDownloader a
    GT-I9000_TMN_1_20120326154836_h3hhmq0z1k
    que contei os ficheiros
    JW3_JV4_JVX e SS_DL.dll
    a minha pergunta é posso instalar esta ROM sem problemas ??
    da JW4 para a JW3!!

    Obrigado (pois não tenho muita experiência nestas actualizações)

    1. Avatar de Ana Narciso

      Podes sempre tentar.
      Caso algo corra mal (o telemóvel deixe de funcionar), podes sempre seguir este guia e instalar a 1ª ROM mencionada e depois essa que descarregaste.

      1. Avatar de Alex
        Alex

        Obrigado mas já instalei e correr 5 estrelas ficou igualzinho como estava antes com as sapalhadas e tudo!

  43. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    “No próximo guia explicarei como fazer o chamado “root” a esta ROM oficial.”
    alguma previsao?:D

    1. Avatar de Ana Narciso

      Para a semana, quando regressar da E3 em LA 🙂
      Paciência amigos 😛

      1. Avatar de Ricaardo
        Ricaardo

        Ficamos aguardar…

  44. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,
    Com esta actualização a câmara traseira deixou de funcionar.
    Alguém pode ajudar?
    Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não é suposto. Experimenta repetir todo o processo, com atenção redobrada.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Caso alguém tenha acontecido a mesma coisa de falha na câmara traseira ao fazer a actualização da Phone to CAM FW Write (não a façam se a vossa câmara estiver a funcionar bem) e como perdi 2 dias nisto partilho convosco a resolução:
      1 – Instalem a Root Browser
      2 – Apaguem os ficheiros em system/firmware
      3 – Descarreguem o ficheiro firmware_wave.7z no forum.xda-developers.com
      4 – Copiem esses novos ficheiros para system/firmware
      5 – Façam Reboot ao telemóvel
      6 – Escrevam *#*#34971539#*#* e escolham a 2ª opção “Phone to CAM FW Write”
      7 – Esperar pelo”Update Succesfull”
      8 – Façam Reboot ao telemóvel

      A câmara já vai funcionar novamente, não façam isso se a vossa câmara estiver a funcionar correctamente porque eu paguei bem caro o explorar o menu *#*#34971539#*#*.

  45. Avatar de Nuno Freitas
    Nuno Freitas

    Boa noite, estou neste preciso momento a actualizar o firmware com o Odin, ainda o primeiro passo de actualização, mas está a demorar bastante tempo a concluir (~40min). Posso desligar e voltar a repetir os passos? O que sugerem?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Pois, não é normal. Tens a certeza que desmarcaste a opção “Repartition”?

      Ao desligares, muito provavelmente ficarás sem SO. Mas em princípio não há problema, volta a repetir o processo desde o primeiro flash e compara a janela com cuidado.

      O telemóvel tem de ser reconhecido correctamente (COM a amarelo) e tens de escolher os ficheiros correctamente e desmarcar aquela opção.

      Tenta de novo.

      1. Avatar de Nuno Freitas
        Nuno Freitas

        Sim, fiz tudo correctamente. Fica parado neste passo do Odin: ” SetupConnection..”
        Desligo SGS, inicio em modo download e repito?

        1. Avatar de Nuno Freitas
          Nuno Freitas

          Já consegui! Obg pela resposta/ajuda breve!

  46. Avatar de queijadas
    queijadas

    boas! podiam postar um tutorial sobre como fazer uma atualizacao do android 2.1 para 2.2 em pt-pt no vodafone 945??? ando a desesperar por isto… agradecia se postassem aqui!

  47. Avatar de Leonel
    Leonel

    continuo á espera do proximo tutorial : )

    1. Avatar de Ricaardo
      Ricaardo

      Eu também. Tenho a versão JW5 e é super instável, o telemóvel bloqueia constantemente. Não sei se é do launcher que vem de raiz ou se é mesmo problema do firmware!!!

  48. Avatar de Gonçalo Rodrigues
    Gonçalo Rodrigues

    Quando ensinam a fazer o root… ou seja, o tutorial de seguimento prometido no final deste artigo? Estamos todos à espera!!!

    1. Avatar de queijadas
      queijadas

      fazer o root é facil…com o universal androot

  49. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    percam la um tempinho 😉

  50. Avatar de Filipe Santos
    Filipe Santos

    “No próximo guia explicarei como fazer o chamado “root” a esta ROM oficial.”
    percam la um tempinho 😉

    1. Avatar de Alex SIlva
      Alex SIlva

      Boas para quem não quer esperar pelo ROOT como eu

      Descarregar o ficheiro

      JW5_Full_ROOT.rar

      http://samsung-updates.com/JW5_Full_ROOT.zip

      executar o ODIN

      por o galaxy s em download mode

      ligar o cabo usb

      coloar no PDA SÓ o ficheiro zimage.tar

      NÃO CLICAR RE-PARTITION

      start

      depois do galaxy s reiniciar

      desligar cabo usb

      activar origens desconhecidas e depuração de usb

      ligar cabo usb

      executar runme_for_fullroot.bat

      e já está

      Nota: se der erro ao executar runme_for_fullroot.zip
      desligar cabo usb
      desmarcar depuração usb e voltar a marcar
      ligar cabo usb
      executar
      runme_for_fullroot.zip 🙂

  51. Avatar de Joel
    Joel

    Olá,
    Após fazer o update, o GPS deixou de funcionar.
    Este problema aconteceu a mais alguém?
    Que aconselham?

    1. Avatar de Nuno
      Nuno

      Olá.
      Eu fiz a atualização oficial via Kies para 2.3.6 e o GPS também deixou de funcionar corretamente.

      1. Avatar de Joel
        Joel

        Olá,

        eu instalei esta aplicação e resolveu-me o problema do GPS:
        https://play.google.com/store/apps/details?id=com.eclipsim.gpsstatus2

        Entrei na aplicação, esperei cerca de 30 a 60 segundos até que os satélites foram todos localizados, saí da aplicação e nunca mais tive problemas. Além disso, agora obtenho localização GPS em muito poucos segundos!
        Aconselho seriamente

        1. Avatar de Nuno
          Nuno

          Olá.
          Antes de mais, muito obrigado pela dica.
          Infelizmente, no meu caso não resolveu,embora agora ligue com maior rapidez, perde os satélites pouco depois principalmente se entrar a proteção de ecrã. Quando tinha a versão 2.3.3 isto não acontecia.

          1. Avatar de Ana Narciso

            Experimenta instalar a ROM oficial mais recente: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6
            No entanto isso não devia acontecer.

  52. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas,
    Gostaria de saber tudo o que está a funcionar para esta ROM e o que não está, e quando vão fazer o post para a 4.0.3!

    Cumprimentos.

  53. Avatar de Paulo
    Paulo

    Como Faço isto no meu mac? o exe nao funciona:(

    1. Avatar de Ana Narciso

      Existe o Heimdall. Nunca o usei, mas há bastantes tutoriais por aí.

  54. Avatar de Paulo
    Paulo

    Obrigado, tenho de ver se arranjo é algúem que me alugue um windows :))) mas vou pesquizar

  55. Avatar de pedro
    pedro

    Boas, estava a fazer a actualização só que no odin não passa do setup connection depois de eu fazer start

    1. Avatar de Ana Narciso

      Um screenshot vale mais do que mil palavras. Sff 🙂

  56. Avatar de Paulo Capão
    Paulo Capão

    Boa Noite
    Alguém teve problemas com o google play? É que a mim dá um erro no download dos programas!!!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Já experimentaste reiniciar o Android e tentar de novo?
      Qual era a versão da ROM que tinhas anteriormente?
      Podes sempre repetir o processo com atenção redobrada e ver se o problema se resolveu.

      1. Avatar de Paulo Capão
        Paulo Capão

        Bom Dia
        Ontem estive entretido a instalar tudo de novo e agora está a rolar de perfeição. Contudo e para não deixar de ser chato… na root anterior XXJUV tinha um programa EDT Tweaks e que me deixava alterar o simbolo da bateria por %… este não tem. Onde arranjo esse ou outro (se possvivel ajudar)? Obrigado

        1. Avatar de Ana Narciso

          Paulo Capão, tem sim! A CM tem tudo 😉
          Definições > Sistema > Barra de estado e depois Estilo do estado da bateria > Percentagem.

    2. Avatar de André Bravo Ferreira
      André Bravo Ferreira

      Que tipo de erro deu, “Package file invalid”?

  57. Avatar de Isaac Moura
    Isaac Moura

    Boas,
    Instalei esta versão há já algum tempo mas agora tenho algum problema pois o tlm está constantemente a bloquear e reiniciar.
    Alguém me sabe dizer sff como posso reverter esta instalação para a original que vinha qd o comprei pois através do Kies obtenho a indicação de que o meu dispositivo não dispõe de actualizações através do Kies?
    Cumprimentos

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não é possível. Isso não devia acontecer, devias repetir a instalação. Mas já agora, actualiza para a JW6: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6

  58. Avatar de pablo henrique
    pablo henrique

    Por favor alguem me ajuda, eu fiz tudo certinho !! mais quando fui liga o meu touch Screen nao ta pegando nao sai da primeira tela das configuração … por favor alguem pode me ajuda fico grato

  59. Avatar de pablo henrique
    pablo henrique

    aaah meu sansung é o I9000b sera que foi isso ? me ajudem por favor

    1. Avatar de Ana Narciso

      Este guia é apenas compatível com a versão i9000, está bem explícito no guia!

      Dá uma olhada no fórum xda-developers.

  60. Avatar de Bruno Espada
    Bruno Espada

    Boas

    Eu tenho o Samsung S1. À cerca de um mes actualizei, atráves da Samsung Kies, o software android para a versão firmware 2.3.6, versão de banda de base I9000XXJW4. Desde esse dia, quase que posso dizer que perdi um telemovel. Além de diminuir a autonomia da bateria, grande parte das aplicações crasha e só abre à segunda tentativa, por vezes bloqueia durante alguns segundos quando mudo as paginas no ecrã Home, o GPS deixou de funcionar na aplicação SportsTracker, o telemovel reinicia sozinho do nada, com muita ou pouca bateria.

    Li está explicação de como actualizar o software do S1, mas a minha questão é a seguinte. A Samsung Kies não tem as actualizações mais recentes, e supostamente mais fidedignas??? Será preciso eu fazer uma especie de “jailbreak” para ter o meu telemovel de volta??

    E já agora, eu tenho um backup de todos os contactos, mensagens e fotos no Samsung Kies. Se eu fizer a reactualização do software pelo vosso metodo, depois posso fazer o backup dos dados pelo Samsung Kies??

    Peço desculpa pelo texto longo, mas tou um bocado frustrado com esta situação toda….

    Beijinhos e Abraços

    1. Avatar de Ana Narciso

      Bruno Espada,

      Não tens de pedir desculpa. Podes perfeitamente seguir o guia deste artigo e ficarás com um telemóvel completamente LEGAL, não tem nada de “jailbreak” (seria se fizesses root, mas este guia não o faz). Com esta ROM o SGS é compatível com Kies, e poderás recuperar os teus backups.

      Boa sorte.

      1. Avatar de Bruno Espada
        Bruno Espada

        Olá Ana

        Mais uma vez obrigado pelas respostas. Já instalei o JW6 e até agora, ele desliza bem, excepto um “pequeno problema”. Não consigo activar a internet 3G. WiFi tudo bem, faz chamadas sem problemas, mas Internet 3G, não há maneira de funcionar. Será necessario fazer mais alguma alteração??

        Obrigado

        1. Avatar de Ana Narciso

          Bruno Espada, provavelmente precisas das configurações do APN. Ou telefonas para a tua operadora e eles enviam-te as definições, ou experimenta instalar a app “APN Portugal” e tudo se configura sozinho.

  61. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Pequena questão…
    Isto também é válido para o Galaxy S com 16gb? Ou é apenas para a versão de 8gb?

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      É indiferente, desde que seja o SGS GT-i9000. i9000b (do Brasil) não é compatível.

  62. Avatar de João Noronha
    João Noronha

    Boas, o meu telefone está bloqueado a tmn, só fiz as atualizações disponíveis no Kies e através deste. Neste momento tenho instalado:
    2.2.6
    I9000xxjvx
    2.6.35.7-i9000xwjw3-cl976842 dpi@DELL 155#2
    gingerbred.xwjw3
    Sou inexperiente nestes assuntos. Mas como o vosso post e bastante elucidativo sinto-me incentivado a tentar, por outro lado tenho a necessidade de desbloquear o telefone. Com este procedimento o telefone fica desbloqueado a rede tmn?

    1. Avatar de Ana Narciso

      João Noronha, não, este processo não desbloqueia o smartphone à operadora. Para isso, contacta a operadora.

  63. Avatar de Fabricio Cavalcanti
    Fabricio Cavalcanti

    fiz a atualização e agora meu touch n ta pegando, oq posso fazer?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Só pela forma de escreveres, já percebi que deves ter o modelo i9000B, de Brasil. Confirmas?

      Se sim, esquece, esta ROM NÂO É COMPATÍVEL. Está bem explícito no artigo que se destina à i9000 apenas.

  64. Avatar de Pedro Oliveira
    Pedro Oliveira

    Olá!

    Estou com um problema, o Odin bloqueia com a mensagem “setup connection..”.

    O que fazer?…

    Obrigado.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Desinstala o Kies e os drivers. Reinicia. Reinstala o Kies e os drivers. Faz novo download do Odin e tenta.

      1. Avatar de Pedro Oliveira
        Pedro Oliveira

        Funcionou direitinho;)

        Obrigado Ana.

  65. Avatar de Marco
    Marco

    Boa noite, deu erro e agora não me sai do ecran um telm ligado a um pc com um sinal de erro…. o que faço??? nao me sai de lá por nada….

    1. Avatar de Zezito
      Zezito

      metodo adb
      ou
      usb jiger

      e

      flashar tudo outra vez

    2. Avatar de Ana Narciso

      Marco, sem saber qual é o erro não consigo ajudar.
      Sugiro que repitas o processo com mais atenção, pois algo está a falhar.

  66. Avatar de Rafael Taki
    Rafael Taki

    Para instalar o firmware XXJW4 2.3.6
    No campo PDA diz para colocar este arquivo JW5_JV4_JW4.tar

    Mas nos arquivos extraídos contém JW4_JW4_JW4.tar

    Algum problema se prosseguir assim mesmo?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Rafael, não percebi a pergunta…

  67. Avatar de lucas
    lucas

    boa tarde fiz todo o procedimento igual descrito por vc , mais ele ainda continua reiniciando sem parar,o meu e galaxy s ,deste já agradeço pela atenção

    1. Avatar de Ana Narciso

      lucas, garanto que se o telemóvel reinicia é porque o procedimento não foi seguido à risca.
      Tens o modelo brasileiro? GT-i9000B? Se sim, isto NÃO é compatível com esse modelo, está explícito.

  68. Avatar de Maxrunner
    Maxrunner

    Olá Ana. Depois de instalar a cm10 stable a partir da stock fiquei sem o imei. Mans de instalar a cm10 fiz um backup completo do telefone a partir o cwm, posso repor a stock desta forma?o cwm cria uma pasta com as imagens todas parece.

  69. Avatar de Maxrunner
    Maxrunner

    Já agora ao repor a stock rom vou perder o cwm e o root?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim, perdes. Mas podes sempre fazer o root a esta ROM, tens os links neste artigo.

  70. Avatar de Renato
    Renato

    Tem como postar o mesmo tutorial, mas sendo pro galaxy y 6102?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Renato, aqui não tens sorte, terás mesmo de pesquisar pela stock desse modelo: https://www.google.com/search?q=galaxy+y+6102

  71. Avatar de Tatiana
    Tatiana

    Só tenho elogios ao post, me ajudou muito. Simplificou e organizou da melhor maneira.

  72. Avatar de André
    André

    Boa noite. Na noite passada estava eu a mudar o cartão que a vodafone me impingiu (4G), isto porque o meu anterior supostamente perdeu a validade. Entretanto, o telemóvel “crasha” de uma maneira inexplicável pela primeira vez em mais de um ano de uso. Ficava com a imagem de inicio em loop. Decidi fazer reboot. Até aí tudo bem, mas no tutorial algumas apps importantes do sistema davam erro ao ponto de ter que forçar o fecho. Como ainda está dentro da garantia mas não me podia dar ao luxo de ficar sem telemóvel este fim de semana, procurei uma alternativa plausivel e encontrei esta, ou seja, actualizar a rom para ver se corrigia os erros (isto porque o kies não o detectava)
    Mais uma vez correu tudo bem, mas… surgiam uns erros: Wi-fi não funciona e deita o telemóvel abaixo, o mesmo se passa com o bluetooth e quando tento mudar a linguagem, “empanca”.
    Estou a desesperar com esta situação. Alguma sugestão? Desde já, obrigado pela atenção.
    Os melhores cumprimentos

    1. Avatar de Ana Narciso

      André, estamos a falar do Samsung Galaxy S, modelo GT-i9000?
      Se sim, depois de seguir o guia deste artigo, tudo tem de funcionar, caso contrário, pode haver algum problema com o hardware do telemóvel.

      Se os problemas persistirem, sugiro que o entregues à assistência técnica. Antes disso, tenta repetir todo o processo com atenção redobrada, seguindo meticulosamente todas as instruções (resolve 99% dos problemas indicados nos comentários).

      1. Avatar de André
        André

        Boa tarde Ana.
        Sim, é o modelo GT-i9000. Repeti o processo mais duas vezes e continuava a dar os mesmo problemas. Ficava lento, acusava ausência de certas apps fundamentais para o funcionamento do sistema, etc.
        Mandei para a Assistência técnica (Samsung) e já vai quase em 30 dias, o que me leva a supor que seja mesmo problema de hardware. Mesmo assim, obrigado pela ajuda/atenção.
        Os melhores cumprimentos

  73. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boas..

    Tenho vindo a instalar todos os rodapés que vêm saindo para o SGS.. No entanto estou um bocado saturado de ter que carregar todos os dias o telemóvel.. Como faço para voltar á CM9?? Basta seguir o tutorial??

    Thanks,
    André Duarte

    1. Avatar de Ana Narciso

      André, mesmo voltando à CM9 receio que não consigas grandes ganhos a nível da bateria. Para aproveitar ao máximo a vida da bateria só mesmo com esta versão oficial da Samsung.

      Quando dizes voltar à CM9, é voltar a partir de qual?

      1. Avatar de André Duarte
        André Duarte

        Boa,

        Logo no primeiro tutorial da cm9, depois fui fazendo sempre os updates mas enfim, nada de novo nesse sentido..

        Posso fazer o downgrade com este tutorial?? Não vai dar azar??

        Thanks,
        André Duarte

  74. Avatar de lizandro
    lizandro

    segui os passos e isntalei mas meu gt-i9000b nao quer acessar, o touch de nao funciona oq eu faço.

  75. Avatar de André Duarte
    André Duarte

    Boa tarde,

    Tenho uma duvida,e não encontro a resposta.. Tenho Um sgs1 e preciso de lhe colocar a ROM oficial No entanto deparo-me com o seguinte problema, tenho o telemóvel com root e neste omento tenho instalada a Versão 10.1.3 ou seja a versão I9000XXJVT.

    Como é que faço para voltar ás origens?

    Obrigado,
    André Duarte

  76. Avatar de Diogo Nunes
    Diogo Nunes

    boa noite. Fiz o processo todo bem na 1º parte ao actualizar para XXJVU 2.3.6 e nada de estranho aconteceu. Depois iniciei o processo para actualizar para XXJW4 2.3.6. Acontece que nesta parte do processo ‘Clique em “PDA” e seleccione o ficheiro JW5_JV4_JW4.tar, acabado de extrair.’ o unico ficheiro ‘tar’ que vinha na pasta era ‘JW4_JW4_JW4.tar’ ou seja, diferente do que diz neste tutorial ‘JW5_JV4_JW4.tar’. Eu selecionei o ficheiro na mesma pois nem tinha reparado que era diferente e algo correu mal o processo deu fail e o telemovel agora fica sempre com o visor com um telemovel e um computador com um triangulo de exclamação no meio e nao consigo ligá-lo e nem sequer consigo conectar o telemovel ao download mode. Alguem me pode ajudar???

    1. Avatar de Diogo Nunes
      Diogo Nunes

      ja consegui aceder ao download mode mas já agr gostaria de tirar a duvida em relaçao ao ficheiro ‘tar’…

      1. Avatar de anafernandes
        anafernandes

        Olá Diogo, podes dizer-me como acedeste ao download mode? Obg

        1. Avatar de russo82

          para acederes ao download mode é pressionares o botão power,home e volume menos,estes tres ao mesmo tempo durante 5 segundos,espero ter ajudado

  77. Avatar de anafernandes
    anafernandes

    Boa Tarde. Enquanto estava no último passo depois de seleccionar ficheiro JW5_JV4_JW4.tar, o meu computador reiniciou e agora no ecrã do meu telemóvel só aparece um ícone de um tlm, um triângulo laranja com um ponto de exclamação e um computador. Que faço? ALGUÉM ME AJUDE PF^!!!

  78. Avatar de russo82

    boas,olha anafernandes,penso que te posso ajudar,procura por mim no facebook,meu nome é roberto carlos teixeira, a foto é eu e minha miúda abraçados,ok,aguardo resposta..

  79. Avatar de keven m.
    keven m.

    meu telefone quando foi depois de instalar a stock rom
    apareceu a senha
    passa a senha

  80. Avatar de Alice Santos
    Alice Santos

    Olá!
    Segui as instruções mencionadas ao fazer a primeira actualização (Actualizar para o firmware XXJVU 2.3.6) e o processo deu FAIL. Revi todas as indicações e o problema é que não consigo fazer nada, pois aparece um telemovel+triangulo+computador no ecrã. Há alguma coisa que possa fazer, ou dou como perdido o telemóvel? Obrigada

  81. Avatar de Lucas Araújo
    Lucas Araújo

    Olá!
    Eu segui todos os passos, fiz tudo certinho e a principio deu certo só que agora o touch meio que não funciona, os botões capacitivos funcionam normal, mas na hora que vou tocar em qualquer coisa na tela ela não responde ao toque