Guia Android: Como flashar a CyanogenMod 9 RC2 (ICS 4.0.4)

338 Comentários

ACTUALIZAÇÃO: Já foi publicado o guia de actualização para a CM10!

Finalmente hoje trago-vos o guia completo para a instalação da ROM mais famosa do mundo Android: a CyanogenMod. Actualmente na sua versão 9 RC2 (Ice Cream Sandwich ICS 4.0.4), já apresenta um bom grau de estabilidade e foi testada por mim no meu Samsung Galaxy S.

Leia este guia e dê nova vida ao seu Android. Para todos os dispositivos que deixaram de receber actualizações e se ficaram pelo Gingerbread, mas também para aqueles que não dispensam um conjunto de funcionalidades apetecíveis que a CM9 traz consigo. Experimente!




Este guia vem no seguimento da rubrica “Android SGS” especialmente dedicada ao Samsung Galaxy S i9000, no entanto, se tem outro dispositivo Android compatível com o CM9, pode e deve seguir este guia!

Requisitos obrigatórios:

  • Possuir um dispositivo Android compatível. Aceda a esta página faça uma pesquisa pelo nome do seu dispositivo (CTRL+F). Se não existir nenhum ficheiro “cm9” tente seleccionar uma “nighlty” (Type > nightly). Se mesmo assim não encontrar a CM9, o seu dispositivo não é compatível com a CM9.
  • Possuir o ClockWorkMod Recovery (CwM) instalado. Para o Samsung Galaxy S i9000 veja este guia. Para outros dispositivos veja aqui, seleccione o seu e siga os passos (link Wiki e depois Full Update Guide).
  • Se vem de uma Custom ROM é essencial que desactive quaisquer lagfixes pelo modo recovery.
O que funciona (testado no Samsung Galaxy S GT-i9000 CM9 RC2):
  • Tudo.
O que NÃO funciona (testado no Samsung Galaxy S GT-i9000 CM9 RC2):
  • Radio FM. Alternativa: Há quem instale a rádio Spirit FM e tenha bons resultados. Leia com cuidado o tópico pois o seu dispositivo pode ser incompatível e danificar algo.

Galeria de screenshots:

Veja o aspecto geral do CyanogenMod 9:

Vamos fazer uma instalação “limpa”, ou seja, vai perder todos os seus dados pessoais.

 BACKUPS – Convém fazer cópias de segurança de todos os dados úteis do smartphone:

  • SMS e Registo: Instalar o SMS Backup+ e fazer um backup.
  • Contactos: Sincronizar com os contactos do Google.
  • Calendário: Sincronizar com os contactos do Google.
  • Aplicações: Instalar o AppBrain e sincronizar a lista completa de aplicações. Se pretender restaurar as aplicações e configurações completas, use o TitaniumBackup.
  • Imagens, vídeos e ficheiros: Copiar para o cartão SD externo.
  • Definições APN e MMS: Anotar os dados de Definições > Ligações sem fios e de rede > Redes móveis > Pontos de acesso (APN).
Se tiver intenção de recuperar a sua ROM actual, pode sempre fazer backup de todo o sistema.
  • Desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”.
  • No ecrã “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.
  • Escolha a opção “backup and restore”.
  • Escolha a opção “backup” e espere que o processo termine.
  • Escolha “reboot system now”.
BATERIA
É altamente recomendável que possua pelo menos 70% de bateria restante no dispositivo.

O Pplware não se responsabiliza por eventuais danos causados ao equipamento durante o procedimento descrito. Aconselha-se o seguimento minuncioso de todos os passos de forma a minimizar eventuais problemas. 99% dos problemas são causados por falta de atenção.

Este processo foi testado no Samsung Galaxy S i9000. Todas as funções do Android funcionam correctamente, no entanto, como se trata de uma versão não estável, poderão ocorrer bugs dependendo do dispositivo.

 Guia Passo-a-Passo: Instalar a CM9

Neste guia vamos instalar a CM9 RC2, a versão actual mais “estável”, de 19 de Julho de 2012. No entanto, se quiser algo ainda mais experimental, pode preferir uma versão Nightly, ou seja, actualizada diariamente.

  1. Descarregue os ficheiros necessários:
    1. O .zip da versão (RC2 ou Nighlty) do CM9 para o seu dispositivo. Se possui um SGS i9000 descarregue aqui.
    2. O .zip das Google Apps aqui ou aqui.
    3. Coloque ambos os ficheiros descarregados na raiz do SDcard interno.
  2. Desligue o dispositivo e retire o cartão SIM e o SDcard externo.
  3. Entre no modo recovery:
    1. Desligue o smartphone e volte a ligá-lo premindo, ao mesmo tempo, os botões “Aumentar volume”, “Home” e “Power”.
    2. No ecrã “Recovery” utilize os botões de volume para navegar no menu e o botão “Home” para confirmar a opção escolhida.
  4. Vamos agora fazer os chamados “3 wipes”.
    1. Seleccione “wipe data/factory reset” e depois “Yes — delete all user data”.
    2. Seleccione “wipe cache partition” e depois “Yes — Wipe Cache”.
    3. Seleccione “advanced”“Wipe Dalvik Cache”  e depois “Yes – Wipe Dalvik Cache”.
    4. Seleccione “+++++Go Back+++++” .
  5. Instalar o CM9:
    1. Seleccione “install zip from sdcard“.
    2. Seleccione “choose zip from sdcard”.
    3. Seleccione o .zip próprio do seu dispositivo que colocou anteriormente no SDcard interno (no SGS é o “cm-9.0.0-RC2-galaxysmtd.zip”).
    4. Seleccione “Yes – Install [nome do zip].zip”. Aparecerá uma barra crescente. Espere…
  6. O primeiro boot e configuração:
    1. Aparecerá novamente o ecrã com os logos da Samsung e CyanogenMod e depois o ecrã boot com uma animação em azul. Espere…
    2. Como apagámos todas as configurações de utilizador, somos presenteados com o ecrã de boas vindas. Siga as instruções. Pode escolher a língua portuguesa!
    3. É natural que o Android avise acerca da ausência de cartão SIM, mas ignore por enquanto.
    4. Configure o WiFi se for caso disso. Prossiga.
    5. No ecrã de definição de hora, configure a seu gosto. Eu prefiro a data e hora automáticas.
    6. Inicie sessão na sua conta Google. Espere… Seguinte. Aconselho vivamente a habilitação da funcionalidade Cópia de segurança e restauro.
    7. Configure as permissões de localização e os seus dados pessoais.
           
    8. Configuração concluída!
          
    9. Se já teve o ICS instalado no seu dispositivo e decidiu fazer backup das apps e configurações, o seu smartphone entrará num ritmo frenético de instalação de apps. É melhor esperar…
          
    10. Irá reparar que não estão incluídas nenhumas Google Apps (Gmail, Maps, Navigation, Gtalk, etc.). Vamos então flashá-las.
  7. Instalar as Google Apps:
    1. Desligue novamente o telemóvel e volte a ligá-lo no modo recovery.
    2. Seleccione “install zip from sdcard”.
    3. Seleccione “choose zip from sdcard”.
    4. Seleccione “gapps-ics-20120317-signed.zip”.
    5. Seleccione “Yes – Install gapps-ics-20120317-signed.zip”. Espere que o processo termine.
    6. Seleccione “+++++Go Back+++++” e depois “reboot system now”. O Android será reiniciado.
  8. Desligue o dispositivo e volte a colocar o cartão SIM e o cartão de memória.
  9. Ligue-o seu novo Android ICS CM9 e divirta-se!

Conte a sua experiência com o CM9 nos comentários deste artigo. Acha-o suficientemente rápido? Partilhe os seus truques e dicas.

 

Comentários

338

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Para o Xperia X8 aconselho o MiniCM9 do nobodyatall ou ISCreamDX do doixanh. Ambos funcionam na perfeição.

    1. Avatar de André
      André

      Para meter uma destas versões é necessário fazer unlock oa bootloader…

      eu estou com a gingerDX v028b, ou seja tenho o CwM instalado, mas não fiz unlock ao bootloader….

      posso testar alguma destar roms?

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Para testá-las é necessário instalar kernel nAa-ICS, o que significa que terás que fazer unlock do bootloader. Futuramente possível que façam para stock kernel.

        Mas porquê não desbloqueias o bootloader?

        1. Avatar de André
          André

          Não encontro um guia para fazer no mac….
          existe algum facil de seguir

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            Pois, eu nunca fiz unlock de bootloader no mac. Mas sempre fazer o live boot do ubuntu e fazer via linux.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Eu uso o MiniCM9 e é mesmo o melhor para o Xperia X8. Muito fluido para as capacidades do telefone. 🙂

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Tens razão, funciona muito bem. Mas eu fiz downgrade para 2.3 e agora uso o PrimeHD 8.0 (o melhor Gingerbread até agora) do HAKA. O Ice Cream Sandwich é fluido e funciona bem sim senhor, mas por enquanto a bateria com ele não dura tanto como dura com o Gingerbread e algumas aplicações não funcionam (force close).

        Já saiu o Jelly Bean para o nosso X8, mais trÊs meses e temos o telemóvel com omelhor android de sempre! 😀

    3. Avatar de André
      André

      tenho um xperia X8
      Para meter estas Rom.s é necessário fazer unlock ao bootloader?

      tenho o CwM , pois tenho instalada a gingerDx v028b.

      Posso intalar MiniCM9 do nobodyatall ou ISCreamDX do doixanh pelo mesmo metodo que instalava as ginger, ou tenho que fazer unlock ?

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Tens que necessáriamente fazer unlock do bootloader. Por enquanto não existe o ICS para Stock kernel. Mas qual é o problema em fazer o unlock?

        1. Avatar de André
          André

          Não encontro um guia para fazer no mac….
          existe algum facil de segui

        2. Avatar de André
          André

          Não encontro um guia para fazer no mac os….
          existe algum facil de segui

          1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
            Arcadiy Kulchinskiy

            http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1436924&highlight=unlock+bootloader

            No mac nunca experimentei, mas arranja um pc, ou instala Windows via maquina virtual ou faz o live boot do linux que vais conseguir.

    4. Avatar de Antonio Barros
      Antonio Barros

      Podes indicar um manual para fazer a instalação dessas versões. Tenho um X8 ainda com a versão original. Quero testar uma versao nova, mas já li que corro o risco de ficar com um “tijolo” por causa do unlock ao bootloader.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        O guia está aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1436924&highlight=unlock+bootloader

        Mas antes de fazer o unlock tens que ver o número que está por trás da bateria no telemóvel. Tem que ser um número 11w29 ou 11w28 ou um número de 29 para baixo.

        Fazer unlock do bootloader é a única coisa que pode realmente estragar o telemóvel, portanto segue tudo passo a passo.

        O resto (flashar kernel, instalar ROM) é mais seguro do que ires mijar a noite. 😀

    5. Avatar de Faganhoto
      Faganhoto

      Eu meti no meu x10 mini o MiniCM9, mastive que tirar, ficou Muito lento =/ e comia bateria que era uma coisa parva

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Pois, no inicio todas as ROMS comem imenso, inicialmente as primeiras versões do minicm9 para x8 comiam a bateria em 3 horas, agora duram mais ou menos 1-2 dias.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Estejam atentos a 2ª feira, sai um super artigo acerca do mito da calibração das baterias no Android 😉

          E sim, é normal ao início durar pouco. Faz um ciclo de carga, descarga e carga completo e vais ver que melhora muito.

  2. Avatar de Henrique C.
    Henrique C.

    Já agora alguem é capaz de me esclarecer o porque de haver tantos tutoriais sobre o Samsung Galaxy S e outros dispositivos ( pelo o que vi no link ) e mesmo assim não existir nenhum sobre o SGS plus i9001 ?

    1. Avatar de Henrique C.
      Henrique C.

      É que pelo o que vi então não existe nada compativel com o SGS i9001…É assim tão diferente?

      1. Avatar de HFields
        HFields

        O i9001 não tem quase nada em comum com o i9000. A coisa mais parecida é mesmo o nome. A motherboard, o cpu, o gpu, etc são diferentes. Daí as ROMs para o i9000 não funcionarem no i9001.

        Depois há o problema de o i9001 não ser muito comum (por ter hardware já obsoleto, pouca gente o comprou) pelo que a comunidade dedicada a ele é muito pequena. Já no caso do i9000 isso não acontece porque quando saiu era um bom terminal.

        Seja como for, existem algumas ROMs ICS disponíveis para o i9001 no XDA: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1270

        Mas atenção: as ROMs ICS que existem para o i9001 têm muitos bugs ainda (como há pouca gente que o tem, também há poucos developers). Por exemplo, a câmara funciona mal e o consumo de bateria é ridiculamente alto (no meu, uma carga não dura mais do que um dia e pouco fazendo pouco uso do telemóvel; se usar mais dura umas 6-8 horas).

        Cumprimentos

        1. Avatar de Henrique C.
          Henrique C.

          Obrigado pelo esclarecimento HFields. Material obsoleto :S má compra então.

          1. Avatar de HFields
            HFields

            Não deixa de ser bom telemóvel mas quando saiu já havia o Galaxy Nexus, o SII e agora o SIII e isso só no que toca a samsung.

    2. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      Existe sim!
      O telefone a que te referes é o S Plus.
      Espreita aqui:
      http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1270

      Basicamente o processo é o mesmo. Cuidado e boa sorte.

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        Obrigado 😉

    3. Avatar de Ana Narciso

      Não existe aqui no Pplware porque ninguém da equipa o tem. No mundo em geral, existem muito menos guias pois o volume de vendas não se compara. o SGS Plus é uma melhoria do SGS, lançado 1 ano depois.

      Só para teres uma noção, acede às estatísticas de utilização da app Tapatalk http://www.tapatalk.com/network.php# e selecciona a tab “Android Devices”. Repara na diferença entre o GT-i9000 e o GT-i9001. É claro que este é o universo de pessoas que usam o Tapatalk, mas vale o que vale.

      A melhor fonte de informação para o teu dispositivo é o XDA-Developers, como já indicaram aqui. Talvez tenha uma linguagem mais técnica, mas nada como começar pelas “origens”.

      1. Avatar de Henrique C.
        Henrique C.

        Pois é onde tenho ido ver, mas então parece-me que ainda existem alguns bugs nas ROMS é preferível esperar que os corrijam, pelo menos na CM9 o bug da câmara têm de corrigir depois disso já se pode experimentar.

        Obrigado pelos esclarecimentos.

        1. Avatar de YellowManOnFire
          YellowManOnFire

          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1801136

          Tenta esta, tem os bugs todos corrigidos, instalei-a ontem e estive a testa-la até agora mesmo e estou maravilhado 😛

  3. Avatar de Carlos
    Carlos

    Ja uso a vers. 4.0.4 de 201204 meu i9000 ate agora, e sem problemas.. Muito rapido e sempre fluido.
    A proxima actualização será pro JB.. hehe
    Vamos ver como correm os port’s

    Abraços

    1. Avatar de Ana Narciso

      Nessa altura também tinha a CM9 mas tinha um bug que para mim era super impeditivo: o famoso bug da câmara. Quando fui à E3 em representação do Pplware e quis filmar, o meu SGS morria completamente, até era preciso retirar a bateria.
      Na madrugada da véspera da apresentação da Microsoft lá andei a voltar ao stock firmware… entretanto com a RC2, resolveu este problema 🙂

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        Instalei o CM9 há cerca de um mês, de semana a semana vou metendo a nightly atualizada… sem problemas de maior e mais rápido que o GB, só deu problemas no rádio… mesmo com o spirit free, a única opção na qual funciona corrompe o micro… reiniciei e a coisa voltou ao normal, mas por via das dúvidas, não voltei a usar o rádio.

        Sabem se há perspetivas de resolver esse problema? Se calhar só com o JB…

        Já agora, tenho como launcher o Go Launcher, gosto dele mas é um pouco pesado… sugestões alternativas?

        1. Avatar de Ana Narciso

          Sim, parece que esse problema ainda se mantém por vezes. Mas também como não uso rádio… acho que é boa ideia ir sempre consultando o tópico oficial no XDA http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1059296

          Quanto ao launcher, não gostas do Trebuchet (o que vem com a CM9)? Gosto muito mais do que o Go Launcher…
          Se quiseres ainda outra alternativa, tens o Launcher Pro, é leve.

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Obrigado, Ana, o guia está fantástico! Vou experimentar os launchers que falaste!

        2. Avatar de Mr. Antunes
          Mr. Antunes

          Nova ou Apex

  4. Avatar de DEVAXTATOR
    DEVAXTATOR

    usem o titanium backup para fazer backup dos dados das apps eu tenho o fuelog e nao perdi nada já flashei muitos cyanogenmods para o galaxy tab 10.1 já ha o ics original

    1. Avatar de Ana Narciso

      Tal como sugerido no guia. 🙂

  5. Avatar de Ruben Ferreira

    O CM9, quase que “abafa” o meu Samsung Galaxy Gio, mas com as actualizações que meia volta tem saido, o equipamento tem ganho performance, apesar de apresentar ainda alguns Bugs.

    CM9 é sem dúvida uma boa alternativa para quem deseja experimentar o ICS em outros equipamentos. 😉

    Parabéns pelo Tutorial Ana, muito bem construído.. 😉

    Cumps

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada Ruben.
      Pois o Galaxy Gio é bem mais fraquinho, é natural que seja muito complicado atingir uma performance desejável com o ICS… tempo de fazer um upgrade 😀

      1. Avatar de Bruno Bonito
        Bruno Bonito

        Tenho experimentado de vez enquando algumas versões para o meu Galaxy Ace e basta-me mexer em algumas definições e fica uma maravilha, isto tendo em conta que já mexi num galaxy s com ics a diferença até nem é muita! Acabo por ficar satisfeito, pois apesar de ainda não estar 100% funcional, sei que a equipa por detrás do seu desenvolvimento é bastante competente.

        O principal problema que me deparo neste momento é o mau funcionamento do deep sleep!

        1. Avatar de epro
          epro

          Sim com a ics fica muito vais fluido nota-se uma grande diferença no tempo de resposta em relaçao ao GB. o problema nem e o deep sleep em si depois de se usar a camera o deep sleep nao fica activo e a bateria cai a pico (pelo menos no gio).

          mas futuros updates devem resolver isso

    2. Avatar de Emanuel Lopes

      eu tenho no meu samsung galaxy gio é este

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1659450

      O CM9 nunca cheguei a testar no meu. pelo que li havia coisas que não funcionavam muito bem.

  6. Avatar de O péssimistas
    O péssimistas

    E no Galaxy Tab?

    1. Avatar de DEVAXTATOR
      DEVAXTATOR

      qual deles?
      se for o 7.0 cyanogemod 9 rc1 tenho no meu e funka
      se for no 10.1 tens um rom orginal de italia procura no samfirmware.
      cumps

      1. Avatar de O péssimistas
        O péssimistas

        7.0, então vou testar!

        1. Avatar de Hugo Cura

          O melhor que existe actualmente para o Galaxy Tab 7″ P1000 está aqui.
          Já existe uma versão alpha do Jelly Bean com uma evolução interessante, mas ainda com vários problemas. Há uma equipa interessante a suportar este velhinho tablet.

      2. Avatar de JG6
        JG6

        eu tenho o 7.0 e gostava de meter a rodar no meu podes meter o link do tab 7.0. Obrigado

    2. Avatar de Claudinei

      No meu P1000L ta funcionando perfeitamente man. Só há alguns problemas com aplicativos como Swift Key que ainda nao consegui instalar e usar.

  7. Avatar de Augusto Cruz
    Augusto Cruz

    Alguém sabe de alguma coisa para o HTC Wildfire S?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Infelizmente só há a CM7…
      Mas há esperança! Dá uma olhada nisto http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1683874 e no fórum de desenvolvimento: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1038
      Pode ser que encontres mais ROMs ICS compatíveis.

      1. Avatar de Augusto Cruz
        Augusto Cruz

        Muito obrigado!
        Logo vou dar uma vista de olhos nisto.

  8. Avatar de Marco
    Marco

    atenção que nem todos os telemoveis são compativeis com a CM9!
    o meu, HTC Tattoo / click , ainda nao tem CM9, só CM7.
    Devias estar algures no tuturial! 😉

    (se está, não vi, desculpem )

    1. Avatar de Ana Narciso

      No tutorial estava o link para os dispositivos compatíveis que por sua vez levavam aos links para as ROMs. Esses links por vezes tinham apenas a CM7, estava implícito.
      Mas agora alterei o guia para tornar tudo mais claro e directo, obrigada.

  9. Avatar de Fábio
    Fábio

    A lista de compatíveis que é indicada não é apenas para CM7? O site deles anda manhoso, daí terem criado o directório http://get.cm

  10. Avatar de Diogo
    Diogo

    Uma pergunta pessoal do pplware.
    Eu tenho um SE Xperia Arc S , e tenho CWM instalado , mas o bootloader não está desbloqueado.
    É possivel instalar na mesma esta rom ou tenho de desbloquear ?

    1. Avatar de Gonçalves
      Gonçalves

      O melhor mesmo é desbloqueares e livrares-te dessa limitação…

      1. Avatar de Diogo
        Diogo

        O problema é que é um serviço pago , visto que o meu dispositivo é bloqueado á vodafone.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Diogo,

          Dá uma vista de olhos aqui:
          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1673489

          Uma rom ICS para locked bootloaders.

          Uso no meu ARC S e visualmente é igual à CM9.

          Cumprimentos

  11. Avatar de Pedro Levi
    Pedro Levi

    e Radio?

    1. Avatar de Ruben Ferreira

      No Galaxy Gio tive o problema da Rádio, mas já resolvi, que foi instalar a aplicação Spirit Free, funciona na perfeição, espero ter ajudado.. 🙂

      1. Avatar de Pedro Levi
        Pedro Levi

        Obg podes meter ai o link do play?

    2. Avatar de Ana Narciso

      Acrescentei a questão do Radio FM ao guia, obrigada.
      De facto há essa alternativa. Mas cuidado, nem todos os dispositivos são compatíveis (leiam essa parte do guia, tem lá o link para o tópico do XDA). Por exemplo no SGS havia o bug de corromper os speakers.

      1. Avatar de Pedro Levi
        Pedro Levi

        Ana eu coloquei essa questão exactamente porque nao conheço muitas roms (essencialmente as mais conhecidas) que tenham radio..

        Eu tenho o sgs3 pelo q essa questão não me perturba uma vez que ainda está de stock (pelo menos a rom ^^, já o kernel….)

        Só que como venho de um SGS sei bem o que andava ai no mercado.. e para mim radio que gosto de ouvir enqt trabalho (sem streaming) faz diferença.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Se para ti é uma função tão importante e tendo em conta que a stock ROM já chegou ao SGS3, eu diria para te manteres aí… por enquanto. 🙂

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Meus aamigos, resolvi a minha questão do rádio no SGS com esta versão do Spirit FM…

            http://d-h.st/hRR

            Escolham audio SGS ICS e… rádio a bombar, sem problemas com o micro! Comigo funcionou!

          2. Avatar de Ana Narciso

            Uau, boas notícias! Obrigada por servires de cobaia 😉

  12. Avatar de João Franco
    João Franco

    E para o Galaxy Ace Plus ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não me parece que exista nada para esse dispositivo… pelo menos na CM9. Faz uma pesquisa no Google por “custom rom ics galaxy ace plus s7500” e boa sorte…

  13. Avatar de José Miguel R Almeida
    José Miguel R Almeida

    E para o Galaxy W?

    1. Avatar de Ana Narciso

      CM9 não há…
      Mas consulta isto http://forum.xda-developers.com/wiki/Samsung_Galaxy_W
      E depois há diversas ROMS ICS, é uma questão de experimentar: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1477

  14. Avatar de João Ferrinho
    João Ferrinho

    As Google Apps só da para o Cm9 ou da também para outras roms? Pq tenho um galaxy ace e queria instalar outra rom que não trás as google apps, só não pus ainda pois não encontro as mesmas.

    1. Avatar de João Caldeira
      João Caldeira

      Já fiz este processo no galaxy ace e resultou. Com ou sem G apps, podes continuar.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Não sei… podes sempre arriscar e se algo correr mal, repetir o processo. À tua responsabilidade, claro.

  15. Avatar de Mario Bonito
    Mario Bonito

    boas tenho um htc hd2. alguem sabe se e possivel instalar esta rom. ja tenho uma mas anterior a esta. abraço e obrigado pela ajuda.

  16. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguem me pode dizer a melhor forma de desbloquear um samsung galaxy ace da vodafone?

    1. Avatar de Pedro
      Pedro

      Boas, eu tambem tenho um ace da vodafone! Ou melhor, era da vodafone, porque apos eu tentar mudar uma vez a rom do telemovel ter corrido mal o telemovel deu black screen!
      Levei o directamente a samsung, que é em S Mamede, Matosinhos, e eles em 2/3 dias mudaram lhe a board, ou seja telemovel desbloqueado. Sim porque eles depois de mudar a board nao se dao ao trabalho de o mandar ate a vodafone para bloquear e por aquelas apps furretas da vodafone.
      Sei que nao é o melhor metodo xD mas resulta!

  17. Avatar de Pedro85
    Pedro85

    Ana, parabéns por este super hiper mega post. 🙂

    Acho que é desta que me aventuro nas custom ROMs, já só falta meio ano para acabar a garantia do meu por isso acho que vou arriscar. Estava à espera da versão estável da CM9 mas pelo vosso feedback esta já não está assim tão má quanto isso, ou possui algum bug chato?
    Em relação ao sistema, vale a pena fazer o upgrade? Como é a tua experiência em relação à utilização no dia a dia?

    Uma coisa, quando sair a versão “estável” do CM9, o processo é o mesmo ou existe a possibilidade de efetuar o update sem perca total de dados?

    Bom trabalho!

    1. Avatar de Ana Narciso

      A experiência é muito boa, caso contrário nem me dava ao trabalho de fazer este guia 🙂
      A única coisa que dá problemas é o Radio, mas eu dispenso.
      Está super estável e fluido.

      Sim, quando sair a versão “estável” o processo é o mesmo e não é preciso fazeres os “3 wipes”, evitando a perda de dados. No entanto, eu gosto sempre de fazer instalações “limpas”, jogando pelo seguro 😉

      1. Avatar de Pedro85
        Pedro85

        Pois, mas eu já estou numa fase em que detesto configurar tudo outra vez….. Há uns anos formatava e configurava o Windows N de vezes ao ano, agora evito a todo o custo pela trabalheira que dá! 😉

        Em relação ao rádio, já ouvi dizer que se tem de instalar um programa específico para conseguir ouvir. É apenas isso, ou não funciona mesmo?

        1. Avatar de Pedro85
          Pedro85

          Esquece, já vi que editaste o post. 😉

  18. Avatar de Paulo
    Paulo

    eu gostava de melhorar o meu Samsung Galaxy I5800, mas não aparece nada para este

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não digas isso, há tanta coisa… http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=868
      É só consultar os tópicos com a tag [ROM] e procurar ROMs ICS. E ir experimentando e ver o que funciona ou não…
      Boa sorte!

      1. Avatar de Paulo
        Paulo

        é muita areia para mim, o Inglês ainda percebo não percebo é de programação

        1. Avatar de Ana Narciso

          Paulo, não tem nada de programação….
          Se não sabes por onde começar, porque não criares um tópico no nosso fórum com as tuas dúvidas?

          1. Avatar de Paulo Miranda
            Paulo Miranda

            é o que irei fazer, isto é, logo que chegue de ferias, acabei de fazer o registo no forum e como vou de férias amanha não sei se poderei acompanhar o desenrular, por isso logo que chegue irei criar o topico de forma a ter ajuda para actualizar o meu bicho.
            obrigado

  19. Avatar de FSantos
    FSantos

    Obrigado Ana!!

    Tenho um SGS e a partir de sábado vou começar a seguir os teus tutoriais até chegar aqui.

    Vamos ver se o SGS deixa de estar parado no tempo!!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Boa sorte disso. Vai tudo correr bem, já fiz isto imensas vezes. Vais ver que vai ganhar nova vida!

  20. Avatar de João Reis
    João Reis

    Alguém sabe de alguma ROM deste género e recente para o Samsung ACE 2 ?

    Obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      CM9 não há… mas criou-se uma poll para trazer o CM9 para esse dispositivo: http://forum.cyanogenmod.com/topic/55977-samsung-galaxy-ace-2-cm9-poll/

      *Que eu saiba* não existe nenhuma ROM do género para esse dispositivo…

      1. Avatar de João Reis
        João Reis

        Obrigado Ana, agradecido. Espero que ganhe a poll estou satisfeito com o equipamento 🙂

  21. Avatar de André
    André

    Aqui usa-se JellyBelly para o Nexus S

    1. Avatar de Mário Sousa

      André, em breve, mas mesmo muito em breve um tutorial por aqui a explicar como isso é possível: o JellyBean no Nexus S

  22. Avatar de António
    António

    Eu tenho um Sony Ericsson Xperia X10i da Vodafone e fiquei encalhado na versão 2.3.3 , existe alguma possibilidade de actualizar tenho procurado e não encontro nada. Alguém ajuda?

    1. Avatar de César Araújo

      Existe sim, CM9 É uma realidade no nosso telefone. xda forum tens la toda a info e uma boa rom.

      1. Avatar de António
        António

        César Araújo podes colocar um link do XDA com essa rom CM9? Já tiveste a oportunidade de testar?

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Aconselham a instalação desta ROM num Sapo A5?
    Nao consigo instalar apps e usar a memoria do cartao, ou seja, tenho sempre a memoria quase cheia. Esta ROM vem alterar essa limitaçao?

    Tks

    1. Avatar de Miguel Almeida
      Miguel Almeida

      Tens aqui tudo o que precisas para o sapo a5: http://spiider.eu/asm/

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Tks Miguel. Added to Favorites!

        1. Avatar de Miguel Almeida
          Miguel Almeida

          Pedro, para o sapo a5 recomendo CyanogenMod 7 pois a CM9 não está completamente funcional (nem estará) porque a qualcomm não disponibilizou os codecs openmax, isto é, vídeos em HQ Youtube não funcionam, panorama da câmara também não, não tem rádio etc… Por isso vai para a CM7, tudo a funcionar e completamente estável. Se quiseres usar uma das minhas versões aqui fica: http://spiider.eu/asm/?p=244

    2. Avatar de Gonçalo
      Gonçalo

      Não pra ambas as perguntas.

      1. Avatar de Miguel Almeida
        Miguel Almeida

        Não é bem assim, com a CM pode usar o cartão de memória e “instalar” lá as apps: https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/s2e-no-android-mover-aplicaes-da-memria-interna-para-sd/

        1. Avatar de cesar_panter
          cesar_panter

          No meu esta bastante fluido a 4.0.4. Tive foi de fazer um rezize da partição para instalar. tenho mais ou menos 90 mb livres

          1. Avatar de cesar_panter
            cesar_panter

            e com o wallpaper do SGIII do dente de leao fica um espectáculo. e freeware

  24. Avatar de Guilherme Calé
    Guilherme Calé

    Alguém sabe se as Roms para o HTC Sensation são compatíveis com o HTC Sensation 4G?

  25. Avatar de Artur Mendes
    Artur Mendes

    Para o Samsung Galaxy S i9000 sugiro a rom:

    [ROM] Helly_Bean [4.1.1] já em Jelly Bean

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1775169

    1. Avatar de Ana Narciso

      Artur Mendes, e qual é a tua experiência com a mesma?
      – o que funciona e o que não funciona.
      – se é rápida, etc.

  26. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Ana desde já deixo aqui os parabéns pelo tutorial que esta muito bom!

    Até agora o meu SGS I9000 está a funcionar perfeitamente extremamente rápido e muito fluido.

    As únicas questões que deixo é como voltar a ter a app do radio fm parece uma questão pré-histórica mas por vezes ainda utilizo e como ter o teclado pequeno para escrita de mensagens?

    sem mais assunto deixo aqui os meus parabéns á equipa pplware pelos magníficos post que publicam.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada!

      A questão do rádio é complicada… tens o Spirit FM (vê o início deste guia) mas dizem que estraga os speakers do nosso modelo. Aconselho-te a leres o tópico oficial no XDA e procurar obter feedback.

      Quanto à o teclado pequeno, não percebi… queres dizer um teclado T9, é isso? Tens N teclados T9 que podes instalar da Play Store. o Go Keyboard por exemplo.

      No entanto, aconselho-te vivamente o Swiftkey, é um teclado QWERTY (a sério, no nosso ecrã é um derperdício usar um teclado T9…). O Swiftkey é um teclado preditivo, usa os teus e-mails, SMS, os teus tweets e os teus posts do Facebook para analisar a tua forma de escrever e assim prevê as palavras que escreves. É uma verdadeira aprendizagem-máquina. A sério, experimenta, não te vais arrepender.

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        Não dá para instalar o teclado swype que vinha de origem com gingerbread?
        É que até pode haver melhores, mas estou muito habituado a ele, desde sempre que o usei :/

        1. Avatar de Ana Narciso

          Apesar de considerar o SwiftKey X MUITO melhor que o Swype, para instalares o Swype é simples:

          http://beta.swype.com/~fazes sign up e depois download da app e instalas.

          OU

          Fazes download dos apk, já com temas aplicados, daqui: http://jbthemes.com/djdarkknight/daswypethemes/

          1. Avatar de joao simoes
            joao simoes

            Acho que o problema é mesmo selecionar o teclado, pelo menos comigo era. Tens de selecionar o teclado nas definições e depois vai por exemplo as mensagens, e fica a pressionar a barra de espaços por um tempo e é só escolheres a opção certa.

  27. Avatar de jean
    jean

    Alguém testou no xperia mini pro?

    1. Avatar de Wanderley
      Wanderley

      Estou rodando a cyanogenmod 9 nightly no mimi pro,,não tenho o que reclamar rodando perfeito tudo funcionando/111

  28. Avatar de bintoito
    bintoito

    Ana, os meus parabéns. Conseguiste “vasculhar” na imensidão do xda e meter aqui o essencial.

    Para a semana tenho e queria evoluir da minha 2.3.6 (do grande One) para a 4.1; li en passant há alguns dias que já estava estável (qual das versões pq há ttas que honestamente perco vontade de explorar..) excepto o leitor de cartões externos certo? Como não uso, para mim estaria porreira então.

    Podes dizer-me ou indicar-me os links para os tuts da 4.1 com o theme stock ou então alguma com o theme da samsugas no “tempo” das 2.3.X ? (não sou grande adepto do “tuning” de temas – gosto do stock android ou stock samsung 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      bintoito, não faço ideia, este guia é da 4.0.4, ICS. A 4.1 é a Jelly Bean, eu ainda não encontrei nenhuma suficientemente estável para utilização diária… Aqui nos comentários já sugeriram outras ROMs JB, mas é uma questão de experimentar.

      Neste momento estou concentrada em ter ROMs ICS estáveis para o SGS. Vou dar mais tempo ao desenvolvimento do JB para este dispositivo.

  29. Avatar de José Fino
    José Fino

    Dá para instalar no Huawei X3 da vodafone?

  30. Avatar de Frederico
    Frederico

    Instalei o CM9 conforme o tutorial e o telemóvel deixou de detectar o cartão SIM e reinicia sistematicamente após entrar em modo offline (poupança de energia). 🙁

    Aconteceu a mais alguém? Sugestões para resolver o problema?

    Obrigado e parabéns pelo tutorial!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Frederico, qual é o teu dispositivo primeiro que tudo?
      Partiste de que versão da ROM?
      Preciso de todos os dados que possas dar, caso contrário não consigo perceber.

      1. Avatar de Frederico
        Frederico

        Ana, obrigado pela tua rápida resposta.

        O meu dispositivo é um Galaxy S i9000 e tinha a ROM Gingerbread oficial instalada antes de proceder à instalação do CM9 (e tinha o CwM instalado).

        Durante a instalação correu tudo normalmente, mas nunca consegui colocar em funcionamento o cartão SIM. Tudo o resto funcionava.

        A partir determinada momento, começou aquecer um pouco e a reiniciar sucessivamente cada vez que entrava em standby.

        Antes de escrever aqui, tive o cuidado de ler quase todos os posts do fórum XDA sobre esta ROM e os vários tickets de erros do CM9. Mas infelizmente, existem algumas pessoas a queixarem-se do mesmo problema mas não consigo encontrar uma solução. 🙁

        Tens alguma sugestão que me possas dar para tentar resolver o problema?

        Obrigado.

        1. Avatar de Ana Narciso

          Ok, então tens a vida facilitada, pois todos estes guias foram testados e retestados com o mesmo equipamento.

          Sugiro que sigas os guias que fiz aqui no Pplware para conseguires estar no mesmo “patamar”.

          Segue este: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/
          E depois este: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-fazer-root-a-rom-oficial/

          No fim, segue este normalmente, instala a RC2 como eu sugiro e não vais ter problema nenhum. Tens é de seguir as instruções *à risca*.

          Prometo que assim não terás problema.

          Dica: Quando voltares à Gingerbread com o meu guia, experimenta por curiosidade o cartão SIM e vê se está ok.
          Deves retirar o SIM e o cartão de memória em todo o processo.

          1. Avatar de Frederico
            Frederico

            Eu já voltei à Gingerbread e o SIM e o sistema funcionam na perfeição. Vou voltar a verificar passo-por-passo os tutoriais (que já tinha seguido e utilizado), para instalar de novo o CM9.

            Assim que concluir tudo de novo, digo-te como correu desta vez.

            Obrigado pela tua ajuda.

          2. Avatar de Frederico
            Frederico

            Ana, finalmente está tudo a funcionar a 100%. O telemóvel aquece um pouco mas ainda está tudo de origem. Tenho que começar a configurar para ver se melhora.

            Em relação aos problemas que relatei, fico com a ideia que o problema estava na versão da ROM escolhida – da outra vez escolhi a ‘RC2 signed’ e desta vez não.

            Mais uma vez, o meu muito obrigado pela tua ajuda e amabilidade.

          3. Avatar de Ana Narciso

            Frederico, ora essa, é um prazer ajudar.
            De facto, a RC2 não tem qualquer problema no nosso modelo. Mas se instalaste outra versão tão ou mais recente e funciona bem, melhor ainda!

  31. Avatar de zéi
    zéi

    Os passos a seguir para o Galaxy S2 são os mesmos?

    1. Avatar de Ana Narciso

      São sim!
      Mas não te esqueças, tens de ter o ClockworkMod recovery.
      Para instalar o CwM segue isto: http://wiki.cyanogenmod.com/wiki/Samsung_Galaxy_S_II:_Full_Update_Guide#Installing_the_ClockworkMod_Recovery
      Isto pressupões que tens o ICS versão stock.

      Depois do CwM instalado podes seguir este guia normalmente, é claro, fazendo o download do CM9 para o teu dispositivo.

      1. Avatar de zéi
        zéi

        Obrigado, por acaso ainda estou na versão 2.3.5 acho…

        1. Avatar de Ana Narciso

          Mas olha que pelo Kies ainda chegas ao ICS oficialmente…
          Só depois disso deves instalar o CwM.

  32. Avatar de Targa
    Targa

    Alguém que me possa ajudar/sabe de alguma ROM para o meu “velhino Optimus Boston” android 2.1 ?
    Onde poderei seguir passo a passo os procedimentos?

    Obrigado, Targa

    1. Avatar de Ana Narciso

      De facto é bem velhinho, já não deve chegar ao CM9.

      Aconselho-te a consulta da comunidade PT do Boston. Tens aqui ROMs baseadas no CM7 e respectivos guias: http://www.androidpt.com/index.php?/forum/75-rom-cyanogenmod/ é bem mais actual do que o Android 2.1
      Continua a explorar: http://www.androidpt.com/index.php?/forum/51-boston-commtiva-z71/

      1. Avatar de Targa
        Targa

        obrigado, Ana Narciso. só agora tive oportunidade de ligar o pc. vou seguir essa preciosa ajuda.

  33. Avatar de txeira
    txeira

    Boa tarde,

    um guia bastante bom e muito bem explicado parabens!!

    Alguem sabe para por no LG optimus Black?
    eu ja andei do XDA mas fazes bantastes links e como o ingles nao e o melhor perco-me por la sem saber bem como fazer!! (mais tambem para nao o danificar)..

    Ja gora qual as diferenças do CM7 para o CM9? (ROMS, fluidez, as vesões do android?)

    desde ja muito obrigado e Parabens!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Parece que só há a CM 7.2 para o teu telemóvel. A CM7 é Gingerbread, enquanto a CM9 é o ICS. Em termos de fluidez, é variável, tipicamente em dispositivos “velhinhos” o Gingerbread é melhor, pois já não suportam os requisitos mais elevados do CM9.

      Para instalares a CM 7.2, tens de instala o CwM. Aconselho-te a perguntares no fórum oficial do CM ou no XDA, pois não tenho esse dispositivo.
      Depois podes seguir normalmente este guia, tendo em atenção que deves descarregar as versões correctas:
      CM7 = http://download.cyanogenmod.com/?type=RC&device=p970
      Google Apps = http://cmw.22aaf3.com/gapps/gapps-gb-20110828-signed.zip

  34. Avatar de Sergio
    Sergio

    nos meus HTC cheguei a colocar várias vezes o CM, mas apesar de lhe ver virtudes, acabava sempre por optar por outras ROMs. É que aqulo nativamente é tão feinho. Depois era preciso instalar um dialer e um laucher em condições, depois mais isto, depois mais aquilo e mesmo assim ficava a léguas do Sense. Optava sempre por ROMs que permitissem manter o Sense

  35. Avatar de jpedro20
    jpedro20

    Existe alguma ROM para o samsung galaxy mini (2.2.1)?

  36. Avatar de @DP
    @DP

    Estes passos dão para LG P500(optimus one)?

    Se for possível voltar atrás é possivel? como?

    1. Avatar de PSantos
      PSantos

      Também possuo um LG P500 e gostava de saber se alguém já experimentou o CM7, neste dispositivo.
      Encontrei a ROM, mas não sei como proceder:
      http://download.cyanogenmod.com/?device=p500&type=RC

      1. Avatar de @DP
        @DP

        PSantos, como não obtive resposta ás perguntas, coloquei os pés ao caminho e, fiz a minha própria pesquisa.

        Assim, já tenho o meu com a ultima nightly disponível.

        Ficam aqui os links que usei para fazer a coisa.

        Não é dificil mas, faz isso sem pressa e ,lê atentamente cada indicação.

        ROM:
        http://download.cyanogenmod.com/?device=p500&type=nightly

        Guia:
        http://forum.cyanogenmod.com/topic/41965-lg-optimus-one-complete-flashing-guide/

      2. Avatar de PSantos
        PSantos

        Muito obrigado pela informação, logo vou fazer no meu.
        O meu Android é o 2.2, será que também dá?

        1. Avatar de @DP
          @DP

          não sei se já o fizeste ou não, mas do que verifiquei, podes fazer sem problemas.

  37. Avatar de Filipe Lança
    Filipe Lança

    Peço desculpa por estar aqui a fazer referência a outro forum mas para quem tem Samsung Galaxy ace, existe neste forum várias rom’s que podem experimentar. Eu próprio uso uma e estou bastante satisfeito.
    =)

  38. Avatar de Pedro
    Pedro

    Olá Ana,

    Antes de mais, quero dar-te os parabéns por mais um tutorial fantástico.

    Queria só tirar uma dúvida: eu já tenho uma custom ROM ICS instalada no meu SGS I9000. A versão é a 4.0.3, I9000XXJVU, o kernel é 3.0.8-NEO-3.0-TeamICSSGS-257174-g197c9a1-dirty. Eu queria instalar a CyanogenMod que aqui apresentas. Posso seguir os passos normais que indicas? A que te referes, quando dizes que, quem vem de uma custom rom, tem que desactivar quaisquer lagfixes pelo modo recovery?
    Como se faz isso? Andei pelo modo recovery e não vi nada nas opções parecido com lagfixes…

    Obrigado e mais uma vez parabéns pelo teu trabalho 😉

    1. Avatar de Ana Narciso

      Algumas ROMs activam uma opção chamada lagfix, que é facilmente ligado ou desligado pelo modo recovery, tipicamente no menu “advanced”.

      Se não encontras, é porque não existe, portanto não está activo. Força nisso.

      1. Avatar de Pedro Teixeira
        Pedro Teixeira

        Obrigado! Já está a bombar, mais rápido e com mais opções do que a outra ROM. Thanks 😉

  39. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Como posso fazer para voltar a rom anterior uma vez que não fiz o procedimento para voltar á rom 2.3.6!
    Aguardo resposta breve

    1. Avatar de Ana Narciso

      Qual é o equipamento? Se for o SGS, é só seguir os guias já publicados.

      De qualquer forma, no CwM é possível fazer backup da ROM actual (2.3.6) tal como sugerido no guia.
      No fim é ir ao modo recovery e fazer o restore.

      1. Avatar de Hedinho
        Hedinho

        sim eu segui os vossos guias 2.3.6 o meu tlmv é uma SGS I9000 so que depois de instalar a rom pelo odim o tlmv não para de reiniciar!! não sei que fazer agradeço ajuda!!

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Penso que retirando a bateria durante 2/3 segundos e ligando novamente, resolverá. O telemóvel entrou provavelmente em loop…

        2. Avatar de Ana Narciso

          Seguiste este? https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/
          Asseguro-te que se seguires os passos tal como diz aí o comportamento que descreves não acontecerá.

          1. Avatar de Hedinho
            Hedinho

            vou tentar mais uma vez

          2. Avatar de Hedinho
            Hedinho

            tinhas razão a confiança faz com que nós saltemos alguns passos. Obrigado ana pela ajuda!!

          3. Avatar de Ana Narciso

            Hedinho, eu disse 😛
            A rapidez é inimiga da perfeição 😀

  40. Avatar de Andre Filipe
    Andre Filipe

    Boa tarde,

    Ja utilizo uma custom rom do ICS no meu I9000, mas o GPS nunca funcionou em perfeitas condicoes desde que saiu o ICS, nesta rom o GPS funciona decentemente?

    Cumprimentos e bom tutorial

    1. Avatar de Ana Narciso

      O GPS no meu SGS demora poucos segundos a fixar, é muito rápido!

  41. Avatar de J0n
    J0n

    Old, CM 10 is the last.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim, mas não é estável. Pelo menos não tanto quanto esta.

  42. Avatar de J0n
    J0n

    Agora que estou a ver as photos, modéstia à parte, mas a Ana é toda girinha.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Modéstia de quem, tua? 😛

  43. Avatar de filipe
    filipe

    olá,
    obrigado pelo tutorial. finalmente aventurei-me numa rom não oficial.
    estou com um pequeno problema, após o reinício não me aprece o tutorial de configuração. tentei mais do que uma vez, mas só aparece algo a explica como se cola apps no desktop e a organizar as mesmas e depois mais nadda. tentei fazer individualmente os passos, mas após definir a conta não sincroniza os contactos. alguém aconteceu o mesmo?
    obrigado

    1. Avatar de Joel
      Joel

      Olá
      a mim aconteceu o mesmo.
      E também não consigo ligar à rede wifi

    2. Avatar de Joel
      Joel

      Peço desculpa….
      o wifi funciona…melhor que a minha memória 🙂

    3. Avatar de Ana Narciso

      Fizeste os “3 wipes” como indica o guia? Se sim, tem de ter aparecido esse guia.
      Se mesmo assim não apareceu, faz esses 3 wipes como indiquei. Atenção, vais perder todos os ficheiros e configurações.

      1. Avatar de filipe
        filipe

        fiz os 3 wipes umas 3 vezes e nunca apareceu. quando desisti e comecei a instalar “à mão” coloquei o sim e aí já apareceu uma coisa parecida, pedindo uma conta google para sincronizar. por isso ficou mais ou menos.

        1. Avatar de filipe
          filipe

          ah, e obrigado pela resposta.

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Bom dia,
            não percebi a “solução”.

            Fiz os passos todos do guia e não me apareceu o ecrã de boas vindas.

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Estou a tentar nova instalação para ver se resulta. De qualquer forma no ponto 2 do passo 5:

            2.Seleccione “choose zip from sdcard”.

            aparece imenso “lixo” das aplicações que tenho instalado no telemovel nos ultimos 2 anos. Não há maneira de limpar isto?

          3. Avatar de Ana Narciso

            Miguel, há. Podes ir a Definições > Armazenamento e lá no fundo tens “Formatar cartão SD”, isso formata o cartão SD interno, que está cheio de lixo.
            Guarda as fotos, vídeos, ficheiros pessoais, etc, pois isso vai mesmo formatar. E vais perder as definições de algumas apps, mas isso é pouco importante, voltas a configurar.

  44. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Dizem que gasta muita bateria e que o wiki dá problemas , é verdade?

    1. Avatar de Bernardo Castro
      Bernardo Castro

      wiki*

    2. Avatar de Bernardo Castro
      Bernardo Castro

      wifi*

    3. Avatar de Ana Narciso

      Depende muito de dispositivo para dispositivo… mas no meu SGS dura perfeitamente praticamente 2 dias.
      Não há nada como experimentar e ver 🙂

  45. Avatar de Nuno Meira
    Nuno Meira

    Boa Noite! Instalei a vossa ROM sem qualquer problema e estou a achar espetacular! Parabéns pelo vosso trabalho.

    Só queria perguntar uma coisa..um pouco insignificante mas se me puderem ajudar agradecia.. será que dá para organizar as apps por pastas nesta ROM? e já agora se dá para as dispor de forma vertical em vez de horizontal.

    Obrigado

    1. Avatar de Bernardo Castro
      Bernardo Castro

      basta carregares na app que queres e carregares na que queres juntar em cima uma da outra 😉

    2. Avatar de Ana Narciso

      Nuno Meira, as features que indicas não são da ROM, mas sim do “launcher” que a ROM traz. No caso da CM9, traz o Trebuchet. Este laucher permite:

      – Arrastares os ícones para o “ambiente de trabalho” uns para cima dos outros e criares pastas. Criar pastes dentro do menu das apps não é possível.

      – Ver o ecrã principal e ecrã das apps horizontalmente é possível. Vai a Definições > Lancher > Geral e tens lá a opção.

      Para criar pastas de apps no menu das apps tens por exemplo o Go Launcher EX. No entanto eu prefiro o Trebuchet, é mais simples e bonito 🙂

      1. Avatar de Nuno Meira
        Nuno Meira

        Obrigado Bernardo e Ana pelas respostas 🙂
        Em relação ao colocar horizontalmente infelizmente não consegui.. apenas me aparece a opção ” Rodar ecrã automaticamente ” .

        Tinha outra questão, se possível, que era: Dá para ativar as luzes do ecrã quando existe uma notificação recebida? ( p.e: receber uma mensagem..)

        1. Avatar de Ana Narciso

          Nuno Meira,

          Roda automaticamente, é isso, totó 😛
          Activas isso e quando rodas o ecrã, voilá, horizontal.

          Quanto às notificações, estão activas. Mas se quiseres personalizar, podes aceder a Definições > Visualização > Pulsar luz de notificação.

          1. Avatar de Nuno Meira
            Nuno Meira

            Oh desculpa..foi erro meu! Queria ter dito disposição vertical e não horizontal 😛

          2. Avatar de Ana Narciso

            Nuno Meira, mas respondi à tua pergunta, certo?

          3. Avatar de Nuno Meira
            Nuno Meira

            Desculpa estar a dar tanto trabalho. Tenho 2 questões diferentes.

            1- Dá para por a grelha de aplicações em modo vertical?
            2- Notei que não me apareceu uma app que me permitisse ir a raiz do cartão sd..e perante isto fui a Store e fiz download do OI File Explorer. Mas quando tento aceder a pasta do cartão sd ele diz que não existe.. sabes alguma solução para isto?

          4. Avatar de Ana Narciso

            Nuno Meira,

            1)
            Não tinha percebido bem a tua pergunta. Queres rolar as apps na vertical, é isso?

            O launcher Trebuchet, que vem com a CM9, suporta apenas a navegação horizontal. Mas sugiro que instales o Launcher Pro, disponível na Play Store. Esse tem modo vertical de scrolling.

            2)
            Instala o ES File Explorer. Vai às Configurações da app e tens lá uma opção “Up to root”, verifica que essa caixa está marcada.
            Depois é só tocares no botão “Up” na interface principal até chegar ao “/”, a raiz.

  46. Avatar de Joaquim Ramos
    Joaquim Ramos

    Qual a ROM que aconselham para um LG Optimus X2 ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Esta! http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1508492
      Basicamente é o port da CM9 para esse modelo. Deves seguir os mesmos passos deste guia, tentar arranjar o CwM e depois segues este guia. Lê o tópico e repara que o ZIP flashado é diferente, é apenas isso.

      1. Avatar de Paulo Alves
        Paulo Alves

        Bons dias.
        Ana Narciso, eu pus o .zip do “Nova HD Rebuild v1.1.0”
        e acontece que depois de instalar o .zip, eu faço reboot e depois não passa do simbolo da LG é como se congela-se e nunca mais dá sinal de vida.
        Será que me podia ajudar?
        Obrigado

        1. Avatar de Ana Narciso

          Fizeste os 3 wipes antes de flashar o zip?

          Repete o processo a partir dos 3 wipes inclusive. Por vezes só ao 2º flash é que as coisas ficam bem (acontece em algumas ROMs).

          Podes sempre colocar lá o teu problema na thread do XDA, pois eles têm o dispositivo e sabem melhor que eu resolver esses problemas. 🙂

  47. Avatar de Miguel
    Miguel

    Infelizmente já quase não tenho bateria… só posso fazer a actualização amanha 🙁

    De qualquer forma não consigo sincronizar os contactos com o gmail. Clico em sincronizar, aparece que foi sincronizado (data/hora) mas no gmail não tenho nada. Optei por exportar para o SD externo.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Se calhar não sincroniza pois os teus contactos estão guardados no telefone e não em XXXXX@gmail.com, é isso de certeza…..
      Na tua aplicação dos Contactos, há-de haver uma opção para MOVER/COPIAR os contactos do telefone/cartão para a conta Gmail. Experimenta!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Dentro dos contactos só tenho um Importar/Exportar que apenas serve para copiar para o SD.

        Tenho um backup feito com o Kies mas não deve dar para importar após instalar essa ROM né?

        1. Avatar de Miguel
          Miguel

          Bem…exportei para o SD, apaguei os contactos todos do telemovel e importei do SD para o gmail mas …agora tenho os contactos todos no Gmail mas não me apararece nada no telemovel. lol…

          como amanhã vou limpar isto tudo não problema mas…. é estranho :p

          1. Avatar de Ana Narciso

            Realmente é…
            Acho que deves ter a app dos contactos configurada para mostrar apenas os contactos do telefone. Deves ter algo como Ver…. e escolhes os contactos do Gmail.

  48. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Ana não dá para eliminar as paginas do ecrã principal e ficar apenas com uma ?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Claro que dá. Está tudo nas definições do launcher. Definições > Launcher e tens lá algo tipo “Ecrã principal” dá para dizeres quantos ecrãs queres, neste caso, dizes 1.

      1. Avatar de Bernardo Castro
        Bernardo Castro

        Antes bastava chegar ao Ecrã principal e mexer com “dois dedinhos” ahaha

  49. Avatar de Miguel
    Miguel

    Pessoal que instalou esta versão conseguem dar-me uma ajuda?
    Costumava utilizar o APN Portugal para configurar APN’s e colocava o widget que permitia ligar e desligar a comunicação de dados da rede móvel. Agora com esta ROM consigo instalar a aplicação mas sempre que tento fazer alguma acção dentro dela ela crash.

    Há solução? e alternativas?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Usa o “Data Enabler Widget” de farproc (play store). Uso-o há muito, bons resultados.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Obrigado Valente! Agora é que vi o teu comentário. Já vou instalar 🙂

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      ohh Ana não podes abandonar o pessoal. O dia inteiro sem vir aqui responder às nossas dúvidas?!?! lol

      Apesar de não ter chegado ao ecrã de boas vindas acabei por adicionar a conta google manualmente e parece-me estar tudo, oK?

      A falta do APN Portugal vai ser gerida indo às definições e ligando/desligando manualmente os dados.

      De resto noto é uma maior demora na rotação do ecrã. É normal? Há solução?

      Tirando isto tudo o resto está perfeito e acho que se a Ana não tivesse escrito este tutorial ainda não me tinha estreado nas custom roms. OBRIGADO 🙂

      Agora fico a aguardar por evoluções malucas 😛

      Continua o bom trabalho 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto
      2. Avatar de Ana Narciso

        Miguel, pois, uma pessoa não se pode ausentar mesmo! 😀
        E repara nas horas a que cheguei e estou a responder…

        Sim, parece-me que essa questão da configuração está mais que bom. O essencial é o Google. Vai também a Definições > Cópia de segurança e reposição, e activa tudo.

        Demora na rotação do ecrã… hummm, nunca reparei. Mas o que podes fazer é tirar os efeitos bonitos nas Definições e assim fica tudo mais rápido… mas acho que esse delay é normal… é para não cair no risco de virar momentaneamente o ecrã e ele rodar. Penso eu 🙂

        Agora que fizeste uma custom ROM, já não vais querer outra coisa 😉

    3. Avatar de Mr. Antunes
      Mr. Antunes

      Para ligar e desligar os dados móveis basta ir às definições do sistema – sistema – área de notificações e activar o botão do widget correspondente.

  50. Avatar de Rui
    Rui

    O x10 mini pro ficou lento com CyanogenMod9, como fasso o downgrade para voltar ater o CyanogenMod 7?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Vê se há a CyanogenMod10, Jelly Bean, é melhor.
      Não conheço o x10 mini. Mas tenho esta Rom num Galaxy Mini e funciona. Até deixou de ser mini.

  51. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Ana tens algum atalho para desligar e ligar os dados? o APN não funciona

    1. Avatar de filipe
      filipe

      dá para colocar na barra um icone para ligar e desligar os dadas. define-se nas definições, passe a expressão

    2. Avatar de Valente
      Valente

      O “Data Enabler Widget”. É bom.

  52. Avatar de @dg
    @dg

    Parabéns por mais um excelente artigo Ana 🙂
    Já cheguei a usar as Nightly do CM9 e é de fato uma grande Rom. No entanto para mim tem um pequeno senão. Para receber MMS é preciso ter os dados activos, ainda é assim na RC2 certo?

    Neste momento estou a utilizar a Rom da MIUI da equipa MIUI portugal, é baseada na CM9 mas tem outras excelentes funções, uma delas é que não precisas ter os dados activos para receber MMS e isso é muito bom para a bateria 🙂

    Fica bem.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Obrigada 🙂
      Pois, de facto essa função dá muito jeito, penso que a CM9 não a tem…
      Quanto à MIUI, estás a usá-la em que dispositivo? Achas estável? Nunca a experimentei.

      1. Avatar de @dg
        @dg

        Sim, estou a usar no Samsung Galaxy S e está muito boa. Estável, rápida, fluída e a bateria aguenta bem (1 a 2 dias).
        É a mesma base da CM9 mas com outro layout e funcionalidades.
        Aconselho a testar 🙂

        Fica bem.

  53. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    alguém me sabe dizer como adicionar mais atalhos para além de ligar o wifi , bluetooth etc etc na barra de notificações?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim!
      Definições > Sistema > Área de notificações > Botões de widget.

  54. Avatar de Valente
    Valente

    Depois deste belo artigo que tal um addon para a CyanogenMod10? É o que está na moda, o Jelly Bean.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Infelizmente ainda não está suficientemente estável, pelo menos para o meu SGS. Vamos dar-lhe tempo…

      1. Avatar de Valente
        Valente

        É verdade. Apesar de eu já ter a CM10 Jelly Bean 4.1.1 no… Galaxy Mini. Imagina, no G.Mini e até já dá para uso diário.
        Estes DEV’s do XDA fazem milagres.

  55. Avatar de António P
    António P

    Olá Ana, desde já parabéns por mais um mágnifico artigo.

    Instalei o CM9 conforme o tutorial e o telemóvel deixou de detectar o cartão SD Externo de resto está impecável.É possivel dar uma ajudinha?
    Devo dizer que segui sempre os teus anteriores artigos e antes de instalar a CM9 tinha o Valeu Pack a funcionar perfeitamente.
    Muito obrigado por tudo.

    1. Avatar de Ana Narciso

      António, isso é no mínimo estranho… Se fores a “Definições”, “Armazenamento”, scroll down para baixo e onde diz “SD Card”, tens alguma opção para montar o cartão? Se sim, monta-o. Se não consegues, experimenta formatá-lo em FAT32.

      De qualquer forma, segue este guia para obteres a versão mais estável do CM9: https://pplware.sitedev.pt/tutoriais/guia-android-aprenda-a-flashar-a-cm9-stable-ics-4-0-4/

  56. Avatar de supDawg
    supDawg

    boas, o meu aparelho é o i9000, e quando quero instalar o CM9 no modo recovery, o telemovel nao reconhece o cartão sd!
    e quando selecciono “intall zip from sdcard”
    e depois “choose zip from sdcard”
    aparece isto:
    ————————–
    Choose a zip to aply
    – Android/
    – CartoonCamera/
    – DCIM/
    – GOlaungherEX/
    – GOLocker/
    ………..
    ………..
    etc……..
    ………..
    ………..

    ———————-
    não aparece nada de “cm-9.0.0-RC2-galaxysmtd.zip”
    acho que o aparelho não esta a reconhecer o cartão sd.
    se alguém conseguir ajudar! obrigado! : )

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      Tens de colocar a CM9 na memória do telemovel (sd card e não no external sd card) 😉 Até porque quando executas o procedimento deves retirar o cartão sd externo

    2. Avatar de Ana Narciso

      supDawg, Exactamente o que o Miguel disse!
      Isto porque não leste BEM o guia, ai ai ai! 🙂

  57. Avatar de Hedinho
    Hedinho

    Olá Ana boa tarde!!
    eu pergunto e agora qual será o próximo passo que vais apresentar para o nosso tlmv SGS I9000? será que vais apresentar alguma rom melhor que esta?
    gostaria ainda de saber qual o programa que devo utilizar em vez do Kies ( uma vez que nem achava este muito bom um pouco pesado)
    Obrigado pelo post pois sem este tutorial não sei quando tinha entrado no mundo roms personalizadas!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Sim, talvez uma nova ROM… 🙂
      Em relação ao Kies, não conheço nenhuma alternativa. Mas o SGS não funciona na mesma no Kies? Pensei que apenas não fosse possível fazer os updates por lá.
      Experimenta, pois nunca senti a necessidade de usar o Kies… arrasto directamente os ficheiros para o telemóvel pelo gestor de ficheiros do sistema operativo.

      1. Avatar de Hedinho
        Hedinho

        A única utilidade para mim sobre o Kies é que ao passares as fotos para o pc ele faz melhoramento das fotos, optimizando a resolução das fotos. o kies nem reconhece o tlmv.
        gostei da nova rom mas ainda me estou a habituar a nova interface.
        Obrigado por tudo.

  58. Avatar de Valente
    Valente

    Parabéns Ana.
    Estes Guias são mesmo necessários de hoje em dia.
    E quem se aventurou na CM9 agora é só experimentar as AOSP. Torna-se um vício.

  59. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    Ana , ultima dúvida lol .

    Porque é que não tenho Google Latitude ?

    1. Avatar de Bernardo Castro
      Bernardo Castro

      e fazer print screen , já não dá como dava 🙁

      1. Avatar de Ana Narciso

        Bernardo, o printscreen no ICS é ainda mais fácil!

        Carregas na tecla POWER e Baixar volume ao mesmo tempo por 1 ou 2 segundos. 😉

        Quanto ao Latitude, sim, o Valente tem razão, vem com o Maps!

        1. Avatar de Bernardo Castro
          Bernardo Castro

          tá um máximo este 4.0.4 , parabéns !!

        2. Avatar de Valente
          Valente

          Esta do printscreen baralhou-me. Aqui conheço a “captura de ecrã”.
          No Galaxy Mini também é assim mas há alguns dispositivos em que é Power + Botão Home. Penso que depende da Rom instalada.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      O Latitude é instalado automáticamente com o Maps.

      1. Avatar de Bernardo Castro
        Bernardo Castro

        Obrigado Valente 🙂

  60. Avatar de Bernardo Castro
    Bernardo Castro

    alguém me sabe dizer como arranjo temas ?!?

  61. Avatar de torres
    torres

    boas
    é muito rápido mas consome muitíssima bateria, a câmara perdeu os menus em que escolhíamos por exº foto para texto,festa de interiores etc…penso a nível da câmara perde-se.
    se alguém me puder ajudar em como voltar ao android 2.3.3, agradeço agora tenho de andar de carregador no bolso e ate nem faço muitas chamadas 2 ou 3 por dia curtas e vejo alguns emails de manha mas coisa para 3 minutos agradeço se me arranjarem um tutorial em portugues era mais facil
    obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      torres, Qual é o telemóvel?
      O meu dura 2 dias e tal…
      Aconselho-te a leitura disto: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-mito-da-calibracao-da-bateria-no-android/
      Faz uma descarga completa e depois uma carga completa, vais ver que a autonomia melhora.

      Quanto à Câmara, é apenas uma app… há milhentas apps de câmara na Play Store que fazem o que pretendes. Repara como esta app de câmara tem outras vantagens, como o modo panorama ou o tirar foto com o botão Power. É uma questão de mudares de app, se não gostas.

      Voltar ao 2.3.3? Isso é mesmo muito antigo… quanto muito ao 2.3.6. Mais uma vez, qual é o modelo?

      1. Avatar de torres
        torres

        galaxy s I9000

      2. Avatar de Ana Narciso

        torres, então aplica-se tudo o que eu disse anteriormente.
        Se quiseres a stock ROM mais actual até ao momento, é a 2.3.6, Gingerbread.

        Segue isto: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/
        E depois isto: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/

  62. Avatar de Ruben
    Ruben

    Alguem pode me dizer onde fica a raiz do sdcard interno?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Ruben, retira o cartão de memória (e o SIM já agora), liga o telemóvel e se o ligares ao PC por cabo USB, será reconhecido um disco USB no Meu Computador (em Windows).
      Se abrires esse disco, estás na raiz do disco, ou seja do SDcard interno… basta colares lá os ficheiros que eu indico neste guia.

  63. Avatar de bintoito
    bintoito

    Boas malta,

    flashei agr seguindo este explícito tut. mts parabéns à Ana.
    Todavia, 2 questões:
    1) Não me apareceu o screen inicial para configurar os vários settings…
    2) Para quem já há 2 anos e tal tinha a touchwiz do SGS a CM9 é muuito diferente…não a acho tão intuitiva. dito isto, há algum ICS ou JB com a touchwiz, ou em alternativa, um launcher que “corra por cima disto tudo” sem roubar mts recursos? Alternativamente, a stock ICS ou JB para o SGS é mt diferente desta CM9? Acham-na mais user-friendly?

    grande abraço

    1. Avatar de Ana Narciso

      bintoito, obrigada desde já.

      Quanto às tuas questões:
      1) Fizeste os 3 wipes? Podes fazê-los de novo agora (vais perder as tuas coisas, backup!) e tem de aparecer essa série de ecrãs de configuração. Se mesmo assim, tal não acontecer, não é grave, apenas te obriga a explorar as Definições e personalizar as coisas ao teu gosto. Wifi, GPS, Conta Google, Backup e restauro, etc.

      2) Engraçado, eu sempre achei o TouchWiz simplesmente horrível, pesado e limitado. Se quiseres algo desse género, experimenta o Go Launcher EX, é um bom launcher e leve.

      Stock ICS ou JB, do que falas? A ROM lançada pelo fabricante? Se for o SGS não existe stock… daí a razão de todos estes guias. A última versão stock do SGS é a 2.3.6, Gingerbread, guia que também publiquei aqui no Pplware.

  64. Avatar de bintoito
    bintoito

    Boas Ana,
    pois, não me expliquei bem; a minha dúvida é se a CM9 é uma espécie de um “theme” do que por exº a google faz para os Nexus, ie, o + próximo possível do SO “puro”.

    ..eu aqui há ano e tal ainda explorava bastante isto das rom’s mas agr, honestamente sinto-me perdido com a infinidade de rom’s, theme’s, modds etc para 2.3.x, 4.x, 4.1.x…..já perdi o comboio a este mundo todo de modo que queria uma versão > 4.X por causa das (supostas) melhorias, mas com a familiaridade do touchwizz…ainda há disto algures lol?!

    1. Avatar de Ana Narciso

      Que eu saiba, o aspecto estético do CM9 é o ICS, não é um tema. http://www.android.com/about/ice-cream-sandwich/

      Existem ROMs ICS com o Touchwiz incluído, mas nunca experimentei, pois considero um mau launcher.
      Sugiro que procures neste fórum http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=665 ROMs ICS que incluam o Touchwiz…

  65. Avatar de Fernando Pombal
    Fernando Pombal

    Desde que instalei a CM9 no meu Samsung Galaxy S2 há uns meses não quero saber mais de stock roms.
    É simplesmente a rom mais completa, estável e fluida que já alguma vez usei. Se querem tirar o máximo partido dos vossos smartphones é a melhor escolha.

  66. Avatar de Ruben
    Ruben

    Boas Ana ,obrig pela dica anterior já tenho o CyanogenMod 9 (ICS 4.0.4) a funcar.
    Mas me parece que rouba mais bateria do de as versões do GinGer 2.3.5 ect..e tb não podemos organizar grelha de aplicações ke só da para ordenar por “nome” ou “data de instalação” o quê achas?
    Já agora com esta versão, Samsung Kies deixou-me de funcionar e não tem o programa all share !?
    Ao querer voltar para as rom anterior, seja rom da tmn (por causa da garantia), ou just roms official (sem a xenas da tmn) e só flashar com o odin?Certo?
    Desculpa-la as perguntas, mas não estou dentro destas xenas!

    Continua o bom trabalho ke tens feito!
    Cumps

    1. Avatar de Ana Narciso

      Olá Ruben, não tem problema nenhum, estou aqui para responder a dúvidas.

      Em relação à bateria, talvez fosse boa ideia fazeres uma calibração do sensor da bateria. Carregas completamente, depois descarregas completamente (até desligar) e depois carregas novamente até 100%. Isto sem interrupções.
      Lê este artigo: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-mito-da-calibracao-da-bateria-no-android/

      Para funcionar com o Kies e incluir os programas da Samsung, é necessário ter a stock ROM, ou seja, a ROM original. Esta é uma Custom ROM e não inclui essas coisas pois é compatível com muitos dispositivos ao mesmo tempo.

      No entanto, parece que é possível ter o AllShare na CM9, dá uma olhada aqui: http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1623752, diz para fazeres o download de http://www.mediafire.com/?50zio5fgugdp1t8 e instalares a Dlna.apk

      O launcher é diferente, é o Trebuchet e não o Touchwiz, logo, as opções são diferentes. Se gostas tanto dessas opções, sugiro que experimentes o Go Launcher EX que permite fazer o que queres.

      Para voltares para a stock ROM, 2.3.6, sem as coisas da operadora e 100% legal para ir para a garantia, basta seguires este artigo:
      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/
      E opcionalmente mais este: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/

      Espero ter esclarecido todas as tuas dúvidas!

  67. Avatar de Andre Sousa

    Boas pessoal, preciso de uma ajudinha…comprei ontem um SGS e vinha com a CM9 Nigtly de 04-08-2012…reset total e toca a configurar a meu gosto, ate aqui tudo bem.
    A noite toca a trocar umas sms com a “miuda” e quando dou por mim não recebo sms. Nada, ou seja nas Mensagens aparece os Posts mas sempre que mandava uma sms esta nao entrava no post mas aparecia o relatorio de entrega.
    Ja alguem teve problemas com as mensagens com esta ROM?

    1. Avatar de Ana Narciso

      Andre Sousa, este guia usa a RC2, que é uma versão de Julho, e não tenho qualquer problema.
      Podes sempre seguir este guia e ver se resolve o problema.

      1. Avatar de Andre Sousa

        Ana parece que o problema desapareceu, acho que tinha a ver com as datas entre o telemóvel e a comunicação via rede. Desliguei a opção “via rede” e já funciona tudo direito.
        Outra grande questão é o consumo de bateria…media que vos costuma durar com uso normal?

        1. Avatar de Ana Narciso

          O meu dura 2 dias e tal…
          Aconselho-te a leitura disto: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-mito-da-calibracao-da-bateria-no-android/
          Faz uma descarga completa e depois uma carga completa, vais ver que a autonomia melhora.

          1. Avatar de Dhonni
            Dhonni

            Ana Narciso disseste algumas vezes que o teu tel dura 2 dias e tal, mas isto depende do uso de cada pessoa.
            Se puderes indicar:

            -Qual seria o teu tel, ROM?
            -Quais as configurações que utilizas?
            -Utilizas o tel diariamente?
            Obrigado.

  68. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Instalei tudo sem problemas e num instante no meu SGS!

    Muito obrigado por este tutorial simples e fantástico!!!

  69. Avatar de Miguel Soares
    Miguel Soares

    Ana, uma dúvida sff! Na GB usava o APNdroid sem dificuldades para activar a opção de manter as MMSs activas mas já vi que essa opção não é possível com a ICS (pelo que diz na página da aplicação na Play Store). Conheces alguma aplicação que faça o mesmo? Ou seja, que desligue o 3G e mantenha as MMSs activas. Dava bastante jeito!!!

    Obrigado 🙂

    1. Avatar de Andre Sousa

      Pelo que ouvi falar tem msm de ser manual a configuração das MMS. Claro que o Icon do APN ajudava a desligar a net mas lá teras de o fazer nas opções ou na barra de estado 😉

      1. Avatar de Miguel Soares
        Miguel Soares

        Obrigado pela resposta André.

        Sim, desligar e ligar o 3G na barra de notificações não dá trabalho nenhum eheh

        Configurar as MMSs manualmente? Que configurações tenho de fazer para as receber com o 3G desligado?

        Obrigado

        1. Avatar de André Sousa

          Tens de o fazer no menu Definições de Sistema -> Mais… -> Redes Móveis -> Nomes dos Pontos de Acesso
          Aqui encontras a APN’s de internet e mms…
          No meu caso mal instalei a ROM ICS 4.0.4 (Nightly build 082012) configurou automaticamente estes APN mas em alguns telemóveis tem de se configurar manualmente já que esta Rom não é compatível com a aplicação APN Portugal (disponível no Play) que configurava estes APN automaticamente. Qual é a tua REDE? Optimus, Vodafone, TMN…no site de cada uma tem as variaveis de como configurar cada um deles. Internet e MMS

        2. Avatar de André Sousa

          para quem precisa de uma ajudinha a configurar internet e mms.
          http://www.ptmovel.com/img/p/DEFINICOES_MMS.pdf

  70. Avatar de bintoito
    bintoito

    Bem, pelos vistos já saiu a versão stable da cm9.
    já me estou a habituar à cm9, contudo tenho a dizer que o browser stock é mesmo mau, idem para o calendário (por falar nele, não synca o que fazer?) e app da câmara…
    sugestões para app da câmara aceitam-se (que seja funcional, sem grandes fogos de artificio . em suma, parecida à stock do SGS?!

    ps: há pouco as horas do sistema passaram-se…regral geral isso acontecia-me mas era na app fancy widgets qnd encerrava o processo, agr nem encerrei nada, o widget da fancy widget tinha as horas certas e o sistema é que estava mal…resolvi pelo clocksync, mas fico receoso que volte a acontecer qnd o tmv é preciso como despertador!!! 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      bintoito, não sei de que problemas falas… tens o SGS i9000? Qual é o problema com o browser stock?
      E o meu calendário sincroniza perfeitamente… aliás, múltiplos calendários do Google.
      E que tem a app da câmara? Funciona perfeitamente.

  71. Avatar de Dhonni
    Dhonni

    Fiz tudo certinho como o Tuto manda, mas estou tendo problemas com meu SGSi9000.
    1º O bloqueio do ecrã funciona normal mas quando instalo o “gapps-ics” acho que entra em conflito e o bloqueio do ecrã não funciona mais, fica apenas uma tela negra. Gostaria de saber se posso ficar sem instalar o “gapps-ics”, se tem algum problema.

    2º Não consigo desactivar a vibração do toque, quando estou a escrever sms.

    Desde já agradeço se alguém puder ajudar.

    1. Avatar de Ana Narciso

      Isso é muito estranho. Se instalaste a RC2 não devias ter qualquer problema.
      Recomendo que repitas o processo, a partir da parte que flashas a CM9 para a frente (incluindo as gapps).

      Quanto ao segundo problema, é Definições > Som > Sistema > Vibrar ao tocar. Deve ser isto.

      1. Avatar de dhonni
        dhonni

        Problema resolvido, andei a mexer no tel e consegui.
        Obrigado assim mesmo pela ajuda.

        Uma outra questão esta ROM não possui o apps da samsung apps e o de ficheiros. Qual seria o melhor apps para gerênciar os ficheiros do tel e do SD?

        1. Avatar de Ana Narciso

          Eu gosto muito do ES File Explorer. É muito completo, porque além de explorador de ficheiros local, permite ainda explorar ficheiros na rede LAN, num servidor FTP,SFTP, etc., e ainda explorar ficheoros em “n” serviços cloud: box, sugarsync, dropbox, skydrive, google drive, ubuntu one, amazon s3, yandex.
          Recomendo.

          Mais info aqui: https://pplware.sitedev.pt/smartphones/android/es-file-explorer-gestor-de-ficheiros-para-o-android/

          1. Avatar de dhonni
            dhonni

            Enfim depois de 1 semana de teste resolvi retirar a CM9 e voltar ao Gingebread 2.3.6.
            -Na minha opinião a CM9 não é tudo que dizem, consome mais memoria RAM por ter de instalar aplicativos para as funcionalidades que nela falta, assim o telemóvel fica lento.
            -Fica a dica para os editores de ROM’s, mais rapidez, mais eficiência e menos apps “inúteis” porque o que serve para uns pode não servir para outros por isso seria “lixo” que ocuparia a memoria.

          2. Avatar de Jonas
            Jonas

            tive a testar este apps mas nao consigo localizar o Cartão de Memória, se alguém puder ajudar agradeceria.
            Obrigado

  72. Avatar de Marco Teixeira
    Marco Teixeira

    Para um Sansung Galaxy S2 Lte, qual o melhor, se é que existe?

  73. Avatar de joao simoes
    joao simoes

    Estou com problemas em meter o teclado swype a funcionar. Instalei e meti o teclado como defeito no entanto aparece sempre o teclado que vem como padrão.. Mais alguem tem este problema??

    1. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      Eu também estou com esse problema!! 🙁

    2. Avatar de Ricardo Vieira
      Ricardo Vieira

      O problema é que não é possível “desseleccionar” a opção “Teclado do Android” dos teclado predefinidos.

      Ou seja, estão ambos seleccionados (Swype e Teclado do Android).

  74. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    Porque é que sempre que eu desligo uma chamada, abre-se o separador do histórico de chamadas do telefone? 🙁

    1. Avatar de Ana Narciso

      Nunca reparei em tal coisa… Qual é a versão da CM9?

      1. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        É a deste tópico RC2.

      2. Avatar de Ricardo Vieira
        Ricardo Vieira

        É que eu tenho uma app que é o Gang Filter. Uso para bloquear chamadas em exames/testes/aulas etc.
        Dei predefinição ao telefone em vez de ao “gang filter”, pois só a uso esporadicamente, o que acontece é que agora faz isso, sempre que termino a chamada

        1. Avatar de Ana Narciso

          Ricardo Vieira,

          Já saiu a versão final, CM9 Stable: https://pplware.sitedev.pt/informacao/cyanogenmod-9-stable-ics-4-0-4-finalmente-lancada/
          Sugiro-te que sigas este guia, mas fazendo download da versão stable.

          Nunca usei essa app, por isso tal nunca me aconteceu… podes sempre fazer uma instalação limpa da CM9, desta vez a versão stable, e ver se continua a acontecer. Se instalares novamente essa app e o bug acontecer, já sabes que o problema é da app. Sugiro-te que reportes o bug aos developers da app.

          1. Avatar de Ricardo Vieira
            Ricardo Vieira

            Obrigado Ana.

            Por acaso segui o que sugeriste no final, e instalei versão stable (sem fazer wipes), mas fiquei com problemas na câmara e em outras apps, e o telemovel desligava-se/reiniciava, e ficou lento.

            Então voltei a este backup da RC2 e está tudo perfeito excepto este problema que te referi.

            Mas no fim de semana vou tratar de fazer uma instalação limpa da versão stable e confirmar se está realmente melhor ou não.

            Obrigado pela ajuda 😉

  75. Avatar de bintoito
    bintoito

    Boas, flashei há pouco a versão stable fazendo só o cache e dalvik cache wipe…aparentemente td correu bem 😉

    uma coisa curiosa…então o google voice actions já existe para PT-PT ?!?!?! isto terá alguma coisa a haver com a versão stable (tenho ideia que qnd instalei a RC2 ainda estava td na mesma apenas com PT-BR)

  76. Avatar de João Silva
    João Silva

    Boas

    Qual a melhor hipótese para um “velhinho” HTC Wildfire?

    Obrigado

  77. Avatar de Nelson
    Nelson

    Boas

    Será que não há roms para o Sony Ericsson Xperia X10?

    Ou poderiam me aconselhar uma rom que se encontre estavel…

    Obrigado

  78. Avatar de Guilherme
    Guilherme

    Ola Gostaria de saber se essa rom funciona no galaxy ace?, e se e o msmo tutorial pra colocar essa rom nele ?

  79. Avatar de Souza
    Souza

    Esta ROM certamente não roda no Gio, poderiam me indicar uma ROM que rode bem nele.
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Bernardo Castro

      SlimBean , procura na net e pesquisa muito bem antes de fazer disparates

  80. Avatar de jrpfernando
    jrpfernando

    Instalei… a bateria não me aguentava 12 horas de uso. Voltei ao original.
    Parabéns pelo manual.

    1. Avatar de Ana Narciso

      jrpfernando, qual é o modelo? No meu SGS1 velhinho durava-me 2 dias sem problema! E que tal calibrar a bateria? Carregar completamente, descarregar completamente e carregar novamente.

  81. Avatar de José Manuel Mestre
    José Manuel Mestre

    Instalei no meu galaxy ace, mas o som não dá, a camara bloqueia e o cartao nao me é reconhecido. Alguém me pode dar uma ajuda?

  82. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Nunca encontro para o I9210 (Samsung Galaxy SII LTE).. :/
    Alguém sabe onde posso encontrar?
    Obrigado!

      1. Avatar de Rodrigo
        Rodrigo

        Muito útil… obrigado pela ajuda fantástica

  83. Avatar de André Ferreira
    André Ferreira

    Boas,
    tenho um Samsung Galaxy Ace (GT-S5839i) e gostava de saber se existe alguma ROM compativel e estavel para este aparelho.

    Cumpts

    1. Avatar de Filipe
      Filipe

      Também gostava de saber se existe algo para o Ace e que fosse estável, ou seja que não tivesse aquele problemas que tem referido com o CM9

  84. Avatar de Anderson Domingos
    Anderson Domingos

    Olá a todos só uma questão Problemas a receber e enviar MMS??a aplicação APN Portugal funciona?? muito Obrigado

  85. Avatar de Anderson Domingos
    Anderson Domingos

    Pergunto porque a” APN PORTUGAL ” da muito jeito com o pacote de internet 300 megas da vodafone …. a outra forma de mandar receber MMS e utilizar a net da vodafone no ICS sem recorrer a aplçaçao apn??? obrigado

    1. Avatar de Ana Narciso

      Anderson, não precisas da aplicação para nada. Se os dados de MMS e internet não vêm já configurados, basta contactares o apoio ao cliente e eles enviam-te as configurações por SMS.

  86. Avatar de Pedro Valadas
    Pedro Valadas

    Boa Noite.
    Em 1º lugar, Parabéns e Obrigado pelo excelente Tutorial.

    Já o tenho debaixo de olho desde que saíu, mas só agora me decidi em avançar.

    Presentemente tenho no meu SGS:
    Versão do Firmware 2.3.6
    Nº de Compilção Gingerbread.XWJW5
    Versão Kernel 2.6.35.7-I9000XXJW4-CL104397 se.infra@SEP-62#2

    Pelo que deixo aqui 2 perguntas enquanto vou fazendo os backups:

    Qual a melhor Rom presentemente?

    A partir de que passo devo iniciar a instalação?

    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Valadas
      Pedro Valadas

      Feito e a trabalhar.

      Agora a guerra são com as configurações, visto que há muita coisa diferente.

      Fiz backup com o Titanium e com CWM e estou a tentar recuperar os dados, mas não está a ser fácil.

  87. Avatar de Anderson Domingos
    Anderson Domingos

    MINHA VERSÃO ATUAL :

    Versão do Firmware 2.3.6
    Nº de Compilção Gingerbread.XWJW5
    Versão Kernel 2.6.35.7-I9000XXJW4-CL104397 se.infra@SEP-62#2

    Queria experimentar esta CyanogenMod 9 RC2 (ICS 4.0.4) ….. como faço para voltar novamente para a 2.3.6??

    volto para a 2.3.6 por aqui:?
    “Se tiver intenção de recuperar a sua ROM actual, pode sempre fazer backup de todo o sistema…..”

    Muito obrigado o melhor tutorial de toda a net!!! fácil e bem explicado… ;-D

    1. Avatar de Ana Narciso

      Anderson, sim, podes fazer backup da ROM e todas as configurações pelo Nandroid, pelo modo recovery. Para acederes a esta opção tens de ter root no smartphone.

      De qualquer forma, caso não tenhas essa hipótese, podes sempre voltar à ROM oficial anterior seguindo o guia já publicado por mim aqui no site: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-actualizar-para-a-ultima-rom-oficial-xwjw6/

  88. Avatar de Agenor

    Tinha acertado nos dois tutoriais anteriores (atualização para 2.3.6 e root), mas não deu certo neste. Agora, o celular fica só no mode restore. Ainda tem jeito de corrigir isso? Tentei, via Odin, fazer a instalação de uma rom, ou o aparelho ficou sem prestar? Obrigado.

  89. Avatar de Dhonni
    Dhonni

    Parece que ja esta estavel a tão esperada CM10-JB para o SGS.
    http://download.cyanogenmod.org/?device=galaxysmtd&type=stable

    1. Avatar de Pedro Valadas
      Pedro Valadas

      Dhonni, já experimentaste?

      Obrigado

      1. Avatar de Dhonni
        Dhonni

        Sim, Estou a usa-la neste momento e ate agora nenhum problema detectado.

        SGS Rom Cm10

        1. Avatar de Pedro Valadas
          Pedro Valadas

          Obrigado pelo feedback.

          Abraço

  90. Avatar de Leo
    Leo

    AGUARDO ANSIOSO O GUI PARA INSTALAÇÃO DA CM 10 STABLE JÁ DISPONÍVEL NO GALAXY S. =D

    1. Avatar de Dhonni
      Dhonni

      A instalação da CM10 é a mesma da CM9. Segue os mesmos passos e pronto só usufruir da nova ROM.
      Cmps

      1. Avatar de Hedinho
        Hedinho

        Ao instalar CM10 o meu imei modificou e não sei que fazer…
        se alguém me poder ajudar eu agradeço.

  91. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu instalei o cyanogemod 9 stable no galaxy s da tmn como deu tudo direito, mas depois na rotação do mesmo, seja em ambiente de trabalho seja na galeria ou até nas mensagens não funciona, sabem como solucionar esse problema, e também no market dá erro a tirar aplicações e não dão para instalar

  92. Avatar de Carlos
    Carlos

    ah!! e não adianta colocar rotação automática, seja no sistema e no launcher e isso pk mesmo com tudo selecionado não dá, até tentei tirar uma aplicação para forçar e mesmo assim não solucionou o problema

    1. Avatar de Dhonni
      Dhonni

      Se você fez tudo direitinho é só ir em: Definições->Visualização->Rotação. e activar a rotação. Ja o erro do PlayStore explique melhor.

      Cpms

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        Sim já fiz isso, coloquei todo o tipo de rotação, 0º, 90º, 180º, salvo erro 280º, mas não resulta, devo ter de comprar um galaxu s3 ^^, mas não há dinheiro :P, já no market se calhar o erro foi meu pois instalei o cyanogemod 9.1 ou isso, por cima do 9 com o playstore ja instalado e esqueci-me de apagar as user data e não instalei as apps da google via root :S, Agora por exeplo só não estou a usar por isso da rotação porque na camara dos logos viram apesar de demorarem um pouco, e quando abro um jogo, depois a imagem fica em portrain ou isso, e para colocar a 0º tenho de desligar e voltar a ligar :S

        1. Avatar de Dhonni
          Dhonni

          Reinstala tudo de novo de raiz para corrigir os erros existentes.

          1. Avatar de Carlos
            Carlos

            Tudo como está explicado na stable? Porque se for foi como fiz duas vezes e nada mesmo continua igual :S até meti a original

    2. Avatar de Ana Narciso

      Carlos, isto é a RC2, entretanto saíram outras versões. Segue este guia actualizado https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/guia-android-flashar-a-cm10-stable-jelly-bean-4-1-2/ e tenho a certeza que o problema será resolvido.

      Não te esqueças de voltar a flashar desde a ROM oficial, o Root e depois a CM10. Está tudo explicado no guia que indiquei.

  93. Avatar de Dhonni
    Dhonni

    Sim faz o backup dos teus arquivos, depois formata o telemóvel para naão ficar nada das outras ROM’s, então segue este tutorial https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-instalar-a-stock-rom-xxjw4-2-3-6/

    em seguida: https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/android-sgs-como-fazer-root-a-rom-oficial/

    e por fim instala a CM9.

  94. Avatar de Carlos
    Carlos

    Fiz tudo direitinho como nos tutoriais, mas chego ao fim a auto rotação nada, o mais estranho é que na câmara e jogos ele funciona, mas vá, também estou a tentar vender o telemóvel, pois tenciono adquirir um S3 a ver vamos 😉
    Obrigado pela ajuda 😉

  95. Avatar de Dhonni
    Dhonni

    Bom pessoal cá estou eu novamente para deixar uma dica, creio eu que ainda não foi mencionada aqui.
    Para aqueles que gosta de poupar o saldo como eu, muitos tem um dilema que é sobre a LIGAÇÃO DE DADOS,
    quando esta activada consome saldo e muitas das vezes a pessoa so utiliza ela activada para o recebimento de MMS.
    Fiz uma experiencia e deu certo, basta apenas você apagar a APN de INTERNET que vem no telemóvel ou em alguns casos não vem
    configurado no telemóvel portanto nao configure. Entao deixe apenas a APN de MMS e active a LIGAÇÃO de DADOS e pronto
    é so utilizar o tele sem preocupações. Eu utilizo o Wi-Fi por isso não preciso de INTERNET no telemóvel.

    Ah lembrando que a minha Rede é a vodafone e o tarifario e o yorn extravaganza que possui serviços gratuitos.

    Espero ter ajudado, duvidas perguntem.

    Cmps

  96. Avatar de Fabio
    Fabio

    Qual é a melhor rom para o samsung galaxy GIO?
    Cumps 😉

  97. Avatar de Marco
    Marco

    Boas, sou um “pouco” noob nisto lol, acham possível instalar isto no htc wildfire s? farto de ter aplicações desnecessárias
    a comer memória.

    Cumprimentos,

    Marco Nunes

    1. Avatar de Ana Narciso

      Não, não é compatível.

  98. Avatar de hugo
    hugo

    ai cara olha se pode me ajudar: tenho um milestone 2 e ele estava no andorid 4 ai eu voltei para a 2.3.6 e uma parte da tela parou de funcionar, qual sera o motivo? aguardo!

    1. Avatar de Ana Narciso

      hugo, com tão pouca informação não te consigo responder. Experimenta repetir o processo.

  99. Avatar de Alisson
    Alisson

    Não estou conseguindo instalar os g apps no meu LG L3 E400F alguem tem alguma ideia?

    1. Avatar de Alisson
      Alisson

      lembrando que o CM9 já esta instalado.

    2. Avatar de Ana Narciso

      Alisson, qual é o erro?

      Experimenta a mais recente: http://get.cm/get/jenkins/18224/cm-9-20130120-NIGHTLY-e400.zip

      E tenta novamente.

  100. Avatar de geliomar
    geliomar

    BOM EU INSTALEI A CM9 TA TUDO BEM MAIS TEM MUITO BUGS ,COMO FAÇO PRA INSLATALAR OU VOLTAR PARA ROM ORIGINAL DO MEU CELULA É LG E400F COM O ANDROID 2.3.6 DA TIM MAIS É DESBLOQUIADO EU NÃO FIZ O BACKUP .é urgente por favor

    1. Avatar de Ana Narciso

      geliomar, não é preciso escrever em maiúsculas para pedir ajuda.
      Primeiro, logo no início deste artigo é dado o aviso de que já existe a CM10, a qual eu aconselho em detrimento desta versão. Para voltar à rom oficial, no caso do teu modelo, basta uma pequena pesquisa para encontrar isto: http://www.loucosporandroid.com.br/2012/10/rom-oficial-lg-e400f-lg-optimus-l3.html
      Espero que ajude.

  101. Avatar de Ricardo Vieira
    Ricardo Vieira

    boas a alguma coisa para flashar o smart a8 dual sim da tmn

  102. Avatar de elson souza
    elson souza

    essa rom funciona no galaxy 551 ?

  103. Avatar de Ademir Ap Silva
    Ademir Ap Silva

    auguem me ajuda pelo amor de deus,instalei uma xperience e não instalei o kerneal não reinicia mais,tem salvação?se tiver manda ai.

  104. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Instalei e ta rodando filé.
    Somente os ícones ficaram grandes. Alguém sabe como resolver?

  105. Avatar de Taga
    Taga

    para o velhinho “optimus boston”. que soluções me sugerem.

  106. Avatar de vinicius
    vinicius

    ei! instalei o cm9 no meu galaxy ace gts5830c e não instala aplicativos eu baixei o gapps (google apps) e na hora de entrar na google play eu pesquiso clico em instalar e fica horas e horas para instalar ele fica falando assim:
    ———iniciando o download————-

    e não sai disso

  107. Avatar de Jorge
    Jorge

    Bom dia, tenho um tablet ZTE v9 com froyo 2.2 e gostaria de atualizar por um android mais novo so para poder usar o whatsapp???? tem algum tutorial que eu possa utilizar?