Covid-19: a propagação viral para uma sociedade cashless?

34 Comentários

O mundo tal e qual o conhecíamos há apenas um ano mudou. Não é surpresa para ninguém, passamos mais de metade deste período fechados em casa e a fazer tudo por tudo para que o vírus não encontrasse morada nos nossos corpos. Inevitavelmente, esta série de restrições à circulação e à convivência social acabou por determinar alterações profundas na forma como trabalhamos e consumimos, fazendo emergir novos processos e tecnologias.

A pandemia da Covid-19 teve, assim, o condão de abrir o pano ao teletrabalho e, no sentido do título do nosso artigo, a uma sociedade cashless ou potencialmente mais cashless.

Covid-19: a propagação viral para uma sociedade cashless?


Cashless e Pandemia

Em março de 2020, altura em que a quase totalidade da Europa entrou em confinamento, as compras através da Internet cresceram exponencialmente e com elas uma forma de pagamento que não envolvia transações com dinheiro físico.

Fosse através de carteiras digitais ou via cartão de crédito/débito, meios de pagamento privilegiados no e-commerce, o cashless saiu a ganhar, assim como saiu a ganhar quando os mais diversos governos mundiais, em estreita ligação com as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), incentivaram a utilização do contactless nas compras presenciais.

Se isto configura o advento de uma sociedade cashless é o que veremos já de seguida.

O que é uma sociedade cashless?

No estrito senso da sua definição, uma sociedade cashless é um conceito económico ou estado em que todas as transações financeiras ocorrem por meio da transferência de informações digitais ao invés de notas ou moedas físicas.

Ora, é exatamente isto que carteiras digitais (Apple Pay, Google Pay, Paypal, etc.), códigos QR (códigos de resposta rápida em dispositivos móveis) ou o contactless (pagamentos com a simples aproximação de um dispositivo móvel ou cartão com contactless) a um terminal de pagamento (também contactless) permitem.

Cashless em Portugal e no mundo

Só em Portugal, durante o último ano, os pagamentos contactless mais do que triplicaram representando já mais de 35% da faturação total dos negócios portugueses – dados REDUNIQ Insights -, mas se quisermos alargar o âmbito de análise vamos encontrar países como a Suécia, China ou Finlândia onde a penetração de meios de pagamento cashless ultrapassa, de longe, estes números.

Na Suécia, apenas 20% das transações são realizadas com recurso a dinheiro físico e os transportes públicos da capital só aceitam pagamentos cashless como o proveniente de um cartão contactless ou de uma carteira digital, enquanto do outro lado do mundo, na China, a confiança nos pagamentos por códigos QR é tal que desde mercados locais a grandes hotéis, esta é a forma de aquisição mais utilizada.

Estes são apenas os exemplos mais conhecidos, mas se atendermos aos dados de um recente gráfico do Statista publicado no World Forum Economic descobre-se uma tendência global na preferência por pagamentos sem recurso a dinheiro físico de entre 60% a 77% dos consumidores de países como a Coreia do Sul, Japão, França, Espanha ou Rússia.

Existem, porém, algumas assimetrias. Enquanto os países desenvolvidos a que fizemos referência se encontram numa trajetória de desmaterialização dos pagamentos, o facto de a maioria da população de países em vias de desenvolvimento não possuir conta bancária (o que equivale a dizer que não possuem cartões bancários), como é o caso das Filipinas, território onde apenas 33% da população utiliza meios de pagamento cashless, dá a entender que ainda existe um longo caminho a percorrer.

Os dados disponíveis indicam um caminho, não um estado final. Traduzido, isto significa que os hábitos de consumo adquiridos durante a pandemia aceleraram a transição para uma sociedade sem dinheiro físico, mas ainda não se pode falar, em termos absolutos e definitivos, numa sociedade cashless.

Principais benefícios dos pagamentos cashless

Ao pensarmos nos benefícios que os pagamentos cashless nos trazem, talvez a primeira coisa que nos vem à cabeça seja a comodidade de pagarmos contas ou compras de qualquer montante e em qualquer lugar sem andarmos a contar os trocos que trazemos no bolso, mas isto é apenas a ponta de um grande icebergue de vantagens, como veremos de seguida:

  • Velocidade de transação: fazer pagamentos em dinheiro físico consome muito tempo quer a consumidores, quer a empresas. Por isso, à semelhança do que acontece na Suécia, muitas empresas decidiram não aceitar dinheiro em espécie para que possam usufruir de transações mais rápidas, pagamentos com menores tempos de espera e uma mais fácil reconciliação no final do dia.
  • Gestão e poupança: todos os dados relativos às transações cashless, independentemente do meio que se utilize (homebanking, carteiras digitais, cartão contactless) são arquivados, logo de fácil consulta e controlo por parte dos consumidores.

Além disso, transações com um cartão de crédito com cashback permite que recebamos uma parte do que gastamos no final do mês. Em Portugal temos o exemplo do cartão de crédito do Unibanco, que além da oferta de cashback e ter incorporada a tecnologia contactless é um cartão de crédito para compras online sem qualquer anuidade.

  • Maior segurança: a criminalidade associada a roubo de dinheiro físico, falsificação de notas e transações ilegais que normalmente ocorrem em dinheiro “vivo” (tráfico de droga, por exemplo), tende a reduzir-se.

De igual modo, como as tecnologias de pagamento cashless, o rastreamento de potenciais crimes financeiros é mais fácil de se processar. Todos os pagamentos cashless são alvo de registo, o que torna mais difícil fugir aos impostos ou lavagens de dinheiro.

  • Fim da gestão de caixa tradicional: levar o dinheiro da caixa para depositar no banco ou proceder à contabilidade no final de um dia de trabalho é uma tarefa habitual para milhares de empresários (comerciantes em particular). No âmbito de uma sociedade cashless, mover e proteger grandes somas de dinheiro tem os dias contados.
  • Pagamentos internacionais: na zona Euro, os câmbios são coisa do passado, mas no grosso dos restantes países é necessário, na maioria dos casos, proceder-se à compra de moeda local. Com o advento do cashless e a possibilidade de se poder pagar um serviço com o recurso a aplicações no smartphone, as casas de câmbio passam a memória do passado.

Comentários

34

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Já Foste
    Já Foste

    Mera teoria da conspiração….
    Prefiro pagar a dinheiro que a cartão…apesar de saber que é mais pratico

    1. Avatar de scp
      scp

      Já nem gosto de andar com notas e moedas, nem preciso. Só em coisas pontuais preciso de levantar dinheiro.

  2. Avatar de Spoky
    Spoky

    Eu passo a dizer o que é, COVID a propagação viral para a nova ordem mundial.

    Onde todas as transações irão ser feitas atráves de Internet (controlando assim o mundo, as pessoas e as suas preferências de forma a evitar a fugir ao fisco entre outras obrigações)

    AstraZeneca justifica alteração do nome da vacina; Mudou de nome oohhhh porquê? Mas porquê que é que mudou de nome, afinal de contas não era segura? Mudou porque pensaram agora e afinal AstraZeneca, não é o melhor nome, é grande e muito extenso, deve ter sido por isso! (Ou talvez porque sabem que estão a perder terreno e a gerar desconfiança e mudam o nome para ver se a coisa muda rapidamente! Uppps).

    Justificação? Zero. Quem é que permite uma coisa destas, então uma Vacina que andam a causar problemas graves em X número de pessoas, deixam mudar de nome? Assim do nada? Com que justificação? Justificação SEM NEXO.

    Já agora aproveito para perguntar aos COVIDISTAS, se aquelas pessoas que faleceram com a Vacina AstraZeneca a família já recebeu apoio financeiro? indemnização? Apoio familiar? E sim estou a falar em termos de €€ para alimentação, renda, casa seja o que for.

    Alguem sabe me dizer? Fico a espera! Não me venham com as cenas dos ben-u-rons, uma coisa é uma comprimido, outra é algo injectável que esta a ser dado a milhões de pessoas no qual nem sabeis os efeitos que poderá vir ou não a causar (doenças auto-imunes, quem garante que é seguro?) ninguém.

    George Orwell tinha razão e vai demonstrando isso ao mundo. Aconselho a ler os livros dele, e vão perceber o porquê de o mundo querer vir a ser tornar cada vez mais digital.

    Podem criticar a vontade, só tenho isto a dizer. Onde anda o apoio em termos financeiros pelas mortes de pessoas que tomaram a Vacina? Pessoas essas que poderiam ter só um pai ou uma mãe para cuidar deles. Vamos ver se a AstraZeneca e outras entidades já deram o seu apoio.

    1. Avatar de australopithecus
      australopithecus

      Caso não tenha reparado isto não é um artigo sobre a vacina da AstraZeneca… Fica a dica lol

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Caso não tenhas reparado, a Vacina tem relações com o COVID, que por si só é tema de conversa, caso contrário nem estaria no título.

        E caso também não tenhas reparado, não falei só na Vacina.
        Fica a dica lol

        1. Avatar de australopithecus
          australopithecus

          Aproveite e fale também do isolamento que anda a sofrer e que faz com que não relacione bem estes temas e venha para aqui desbobinar porcaria sem qualquer relação com o tópico e que ainda fala para os outros como se fossem grandes amigos tipo tu para aqui e eu para ali… Escusa de responder que já vi que é mais um que lhe falta tomar os comprimidos logo não vou perder mais tempo… 😉

          1. Avatar de Spoky
            Spoky

            Por acaso tomo, vou te mostrar qual é.

            https://i.imgur.com/u73NWDy.jpg

            Não precisas de responder, deduzo que não saibas o que é. O que é bastante compreensível.

    2. Avatar de Samuel MG
      Samuel MG

      Mais uma teoria da conspiração do Spoky!!

      1. Avatar de LR
        LR

        Não é mais uma, é apenas a continuação da de sempre…

        1. Avatar de Spoky
          Spoky

          Vamos ver quem esta errado, se sou eu e mais uns quantos (George Orwell), Albert Einstein.

          Já agora podes explicar o porquê de terem matado estes homens?

          Franz Reichelt. On February 4, 1912, Austrian-born French tailor Franz Reichelt climbed to the top of the Eiffel Tower in a wingsuit of his own design. …
          Thomas Midgley, Jr. …
          Henry Smolinski. …
          Karel Soucek. …
          William Nelson. …
          Valerian Ivanovich Abakovsky.

          Todos eles foram mortos por invenções deles próprios.
          Vamos lá LR.

    3. Avatar de OG
      OG

      Ninguém quer acreditar em bruxas, mas lá que as há… Hai!

  3. Avatar de Wolf Of Wall Street
    Wolf Of Wall Street

    Transações ilegais acontecem com dinheiro vivo e com as famosas cryptomoedas. Tantos esquemas de roubos só pelo MB Way… A segurança é igual, podes ser roubado das duas formas ahahahah

    1. Avatar de eu2
      eu2

      Podes ser roubado de absolutamente qualquer forma, desde que te convençam a dar lhes acesso ao dinheiro.

  4. Avatar de Louro
    Louro

    Tirando as moedas para meter nos carrinhos de compras ainda há quem use dinheiro fisico nos dias que correm?

    1. Avatar de australopithecus
      australopithecus

      Claro que há, cada um sabe de si mas eu prefiro dinheiro vivo pelo simples facto que ninguém sabe onde, como e quando o gasto. O banco de Portugal não tem de saber onde eu como nem por quanto como nem quando como…

      1. Avatar de Spoky
        Spoky

        Ainda… quando passarem tudo ao digital e deixarem de usar notas, quero ver como te vais safar.

        George Orwell 1984 convém ler.

        E não não estou a discordar de ti, também penso assim. Mas infelizmente vai acontecer o que mencionei na primeira frase.

        1. Avatar de australopithecus
          australopithecus

          Estamos cá para ver, mas isso são só teorias e a realidade está longe disso e felizmente continuam a nascer alternativas como Monero entre outras, não esquecendo ainda que é quase impossivel eliminar o dinheiro fisico de uma sociedade construida sobre o mesmo. Além disso dificulta a lavagem de dinheiro e corrupção de muita gente influente que não tem qualquer interesse em matar a galinha dos ovos de ouro.

      2. Avatar de Louro
        Louro

        Tirando se for em algum lado em que o TPA nao esteja a funcionar, nao me recordo da ultima vez que fui levantar dinheiro para pagar seja o que for e tanto me faz se o banco sabe onde eu paguei algo ou nao, a verdade é que é irrelevante.

        Do ponto de vista de gestao financeira também faz todo o sentido, já que catalogo todas as minhas despesas, se pagar em cash é simples de me esquecer o que comprei, onde comprei e quando.

        1. Avatar de José Fonseca Amadeu
          José Fonseca Amadeu

          Nos melhores restaurantes os TPA não funcionam 😀

        2. Avatar de LR
          LR

          100% de acordo.

    2. Avatar de Ru
      Ru

      Eu uso. E não tenho cartão de crédito. Tenho uma conta e cartão de débito mas quase não uso. Quero pagar, uso €€ físico. Dinheiro na mão.

      1. Avatar de SANDOKAN 1513
        SANDOKAN 1513

        É como eu.

    3. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      E tu ainda vais às compras? Eu desde 2013 que não sei o que é entrar num supermercado.

    4. Avatar de Euéquesei
      Euéquesei

      Olá Louro, eu uso apenas dinheiro em numerário para transferir as minhas maletas cheias de notas para as Seychelles.
      Já disse ao CR7 apanha bolas para não se armar mais em parvo e vir com isso do cashless.
      Assim dificulta-me a vida e já o informei que se se põe a jeito não lhe dou a parte dele.

      Só money alive, yes…. gosto de sentir aqueles molhos de notas nas mãos, sinto-me um rei.
      Com um cartão apenas não dá status, é muito impessoal, não se sente o poder dos €€€€.

      Cashless para vcs, notas para mim. Assim sim… não quero misturas.
      Euéquesei

      1. Avatar de OG
        OG

        50 Cent lifestyle !

  5. Avatar de Bruno Mota
    Bruno Mota

    O artigo está bem escrito, contudo está incompleto, pois falam dos benefícios em utilizar dinheiro digital, mas não falam dos inconvenientes.
    Cada um poderá ter o seu próprio ponto de vista e opiniões, mas existem inconvenientes.

  6. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Tretas. Qualquer um adora bater com uma nota no balcão para pagar. Seja 5 ou 100 euros.

    1. Avatar de RPG
      RPG

      É.. especialmente aquelas bem porquinhas que já andaram por meio mundo e por narinas a servir de via de transporte para pózinhos mágicos, é bater com elas como se n houvesse amanhã lol

      1. Avatar de Ru
        Ru

        Cuidado que podes apanhar covid-21 com essas notas. Não lhes toques sequer. Chama-me que eu trato delas, sem custos para ti. O Costa agradece que uses €€ digital, para deixares mais rasto que um caracol 😉

        1. Avatar de RPG
          RPG

          Ahahaha.. A sério que o nível de desespero é tanto que já te dá para tal? Se for para comprares um pouco de dignidade, chamo-te de boa vontade.

  7. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Se terminarem com o dinheiro fisico traficantes e outros negocios ilicitos vao-se ver a rasca para sobreviver hehe.

    1. Avatar de José Fonseca Amadeu
      José Fonseca Amadeu

      Claro, porque um dos primeiros negócios com bitcoins nem foi encomendas de droga na darkweb, assassinos contratados ou pedofilia on demand. Memória curta. Por ester mais reduzido não quer dizer que tenha terminado, o meu negócio neste momento na darkweb é hacking as a service, só precisas de dizer o alvo e pagar.

      1. Avatar de Limp
        Limp

        Bitcoin não é anónima. É pseudónima.
        Para isso tens outras criptomoedas

  8. Avatar de Sardinha Enlatada
    Sardinha Enlatada

    Isso e na parte dos traficantes, e os toxicodependentes tambem iam comprar a droga com bitcoins ?