Já pode submeter a sua declaração de IRS no Portal das Finanças

77 Comentários

É verdade que a data oficial para entrega da declaração de IRS no Portal das finanças só se inicia amanhã. No entanto, já é possível fazê-lo hoje, uma vez que todas as funcionalidades da plataforma do fisco estão disponíveis.

Fique a saber quais os passos necessários para proceder à entrega da sua declaração de IRS no Portal das Finanças.


Está com pressa para submeter o seu IRS? Então fique a saber que já o pode fazer via Portal das Finanças. Tal como tem acontecido, todas as declarações têm de ser submetidas por via eletrónica. Não se esqueçam que o prazo para submeter a vossa declaração termina a 30 de junho  e quanto mais rápido a submeter, mas rápido poderá ter acesso ao seu reembolso (caso tenha direito).

Como submeter a sua declaração de IRS?

Acedendo ao Portal das Finanças basta procurar por Entregar Declaração de IRS. Depois é só carregar em Aceder.

Já pode submeter a sua declaração de IRS no Portal das finanças

O próximo passo é proceder ao preenchimento da mesma. Para isso carreguem em Preencher Declaração.

Já pode submeter a sua declaração de IRS no Portal das finanças

Indiquem a que ano corresponde a declaração. Para este ano devem indicar 2020.

Já pode submeter a sua declaração de IRS no Portal das finanças

E por fim, irá aparecer um assistente de preenchimento. Normalmente devemos escolher a primeira opção, para termos uma declaração pré-preenchida.

Este ano há algumas e interessantes novidades que passam, por exemplo, pelo reembolso mais rápido, por existirem mais contribuintes isentos e por haver um aumento de deduções a partir do segundo filho. Todas as novidades podem ser consultadas aqui.

À semelhança do que tem acontecido nos últimos anos, o IRS automático chega a mais contribuintes, abrangendo este ano cerca de 250 mil pessoas, incluindo trabalhadores independentes. Os contribuintes que tenham dinheiro a receber do IRS deverão ser reembolsados mais cedo este ano, por isso quanto mais rápido entregar a declaração mais rápido terá o dinheiro na sua conta.

Leia também…

IRS: Entrega da declaração começa já dia 1 de abril! Há novidades…

Comentários

77

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de XneloX
    XneloX

    Este texto “ data oficial para entrega da declaração de IRS no Portal das finanças é só amanhã. ” dá a ideia que só se tem 1 dia para entregar a declaração.

    O correto seria “ data oficial para entrega da declaração de IRS no Portal das finanças inicia amanhã. “

  2. Avatar de AqueleAmigo
    AqueleAmigo

    Boas,
    Alguém me pode ajudar com anexo F ? Eu não possuo nenhuma propriedade mas sou obrigado a preencher o quê exatamente?
    Thanks

    1. Avatar de Pinto
      Pinto

      Boas,

      E um erro da plataforma. Toda a gente esta a ter esse mesmo erro. Tens que tentar mais tarde…

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        Ah ok! Fico mais descansado haha

        Obrigado! Cumpz

      2. Avatar de Sergio
        Sergio

        Ignora o erro e prossegue. Que deixa submeter.

    2. Avatar de Povo Livre
      Povo Livre

      Todos os anos existe sempre 1 erro novo.
      Se não tiveres rendimentos prediais, podes submeter sem problema.
      Ele primeiro diz que não consegues devido a esse erro mas depois podes assinalar a janela em como viste os alertas e queres submeter

      1. Avatar de AqueleAmigo
        AqueleAmigo

        +1
        Já consegui. Foi o que fiz, tentei outra vez e deu pra ignorar o erro.

        Obrigado a todos pela ajuda. Abrç

    3. Avatar de Sónia
      Sónia

      Também me aconteceu
      Não preenchi e apareceu uma informação quando voltei a submeter a dizer que me responsabilizava pelo facto de não ter preenchido. É um erro deles

      1. Avatar de Nick
        Nick

        São os tais erros de principiante… ops, queria dizer apressado.

  3. Avatar de helder oliveira
    helder oliveira

    em alguns contribuintes o irs automático ainda não está activo mesmo tendo direito a ele. Ainda não deve estar pronto em toda a sua plenitude.

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Se não permite é porque tem alguma situação que impede a entrega pelo automático.
      Só os recibos verdes e quem emite as rendas pelo site é que fica com o IRS automático. Basta você ter emitido uma factura, sem a ter emitido pelo site, para deixar de ter IRS automático.

      1. Avatar de just_saying
        just_saying

        falso. Não é “só so recibos verdes e quem emite as rendas pelo site é que fica com o IRS automático”. Eu sou “trabalhador por conta de outrem” e sempre tive IRS automático

      2. Avatar de Helder fernando gomes Oliveira
        Helder fernando gomes Oliveira

        já confirmei com a linha de apoio que estou legivel para irs automatico mas que não está lá

        1. Avatar de woot!
          woot!

          Duvido. Se não aparece é pq não está elegível.

          1. Avatar de Pedro Filipe
            Pedro Filipe

            A sua dúvida não constitui um facto, testemunhando apenas a sua ignorância e falta de modos para com os outros. Confirmo, quem é elegível para IRS não está a ter acesso. A plataforma está com problemas e não está a admitir o envio.

          2. Avatar de PP
            PP

            Confirmo este erro, às 8h da manhã não estava disponível para mim, abri um ticket nessa altura, agora às 10h00 já está disponível.

      3. Avatar de PP
        PP

        Confirmo este erro, às 8h da manhã não estava disponível para mim, abri um ticket nessa altura, agora às 10h00 já está disponível.

  4. Avatar de JR
    JR

    Embora já esteja “pronto” e deixe submeter, atenção que nos primeiros dias há sempre correções a fazer na base, se calhar não há que ter pressa, vale mais deixar amadurecer a “coisa” e submeter depois.
    A mim por exemplo o automático funciona, mas se passar a manual e no quadro 7 meter o que me é exigido, no caso de casa comprada, inserir o codigo da freguesia, fração, tipo, mais umas coisas dá erro e diz que a função ainda não está disponível.

  5. Avatar de Anacleto
    Anacleto

    nem sequer dá para simular

    1. Avatar de JR
      JR

      Mais uma razão, para esperar, a mim deixa simular em todas as situações

      1. Avatar de JM
        JM

        consigo fazer tudo menos simular, parece me que o site tá todo preso por cuspo.

    2. Avatar de paulpo
      paulpo

      acontece me o mesmo….vamos tentando

    3. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Já tenho gravados 722 declarações, para entregar amanhã, de vários anexos e dados, TODOS deram para simular. Existe um que não dá, porque os rendimentos foram obtidos fora de Portugal e exige a entrega de uma declaração para validar o IRS.
      Se não consegue simular, tem algum erro no preenchimento.

      1. Avatar de Pedro Filipe
        Pedro Filipe

        A sua experiência limita-se a isso mesmo: a sua experiência limitada.A plataforma está com problemas, registados por vários utilizadores e não deriva de erros dos utilizadores. Deixe de andar a atirar culpas para os outros.

  6. Avatar de Vitor Afonso
    Vitor Afonso

    Esperem 15 dias!!!!!!! Eu nunca submeto logo no primeiro dia, pois existem sempre erros!!!!!

      1. Avatar de falcaobranco
        falcaobranco

        Tal como eu… nunca meto nos primeiros dias… nos primeiros dias aparecem erros, valores que nao aparecem, anexos a menos…enfim…

  7. Avatar de FDaniel
    FDaniel

    O prazo de entrega da Decl. Mod3 de IRS é de 01 de abril a 30 de junho (e não até 31 de maio com diz o artigo).
    Não se aconselha a submissão antes do prazo, até porque antes ou depois, poderá considerar-se “fora do prazo estipulado”, que mais uma vez relembro que é de 01 de abril a 30 de junho. Cumprimentos

  8. Avatar de CArlos
    CArlos

    Quando preencherem, e porque a pandemia criou muitas dificuldades, atribuam às entidades que entendam a ” Consignação de IRS em 2021″,. Folha ‘rosto’ campo 11 (tem lá a lista de entidades autorizadas)

    1. Avatar de Ze Nandooo
      Ze Nandooo

      Verdade!
      É uma grande ajuda para essas associações, principalmente as de apoio social que não pararam o seu trabalho com a pandemia, e provavelmente até aumentaram…

      Lista aqui: https://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/apoio_contribuinte/IRS/Pages/IRS_entidades_beneficiarias_consignacao.aspx

    2. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Se receber toda a retenção, não perca tempo a preencher isso, pois não tem qualquer utilidade.
      Os 0,5% do IRS referem-se à parte que fique retida e que você não tenha direito (ou ao valor a pagar). No caso do IVA, entrega todo o valor a que tinha direito na dedução.

      1. Avatar de Daniel Pinto
        Daniel Pinto

        a sua informação é completamente falsa, tem sempre utilidade uma vez que é 0,5% do valor liquidado pelo que é sempre doada alguma coisa, independentemente do nosso acerto final.

      2. Avatar de HOUSEinBOX
        HOUSEinBOX

        É incrível como a ignorancia sobre a matéria fiscal leva a fazerem-se afirmações deste tipo.
        Para além do mais, se enviarem a declaração hoje (31/3/2021) estão sujeitos a inúmeros erros de cálculo ou mesmo, não ficarem devidamente aceites. jà aconteceu noutros anos.
        É preferível corrigirem os erros existentes.

        1. Avatar de scp
          scp

          Isso também se aplica a quem fez o automático?

  9. Avatar de Carlos
    Carlos

    Eu estava com curiosidade… Mas… a simulação não está disponível. E pior: ao ir para uma página de erro perde-se o que se inseriu.
    “Portantos”: antes de simular, toca a guardar o ficheirinho

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Estranho, esta manhã gravei 722 declarações, todas deram para simular, desde os empresários em nome individual até aos rendimentos de capital e prediais.
      Só detectei um erro numa das simulações que não validava o pagamento por conta, por ter sido feito fora de prazo e o contribuinte ter pago multa, foi necessário introduzir manualmente, apesar do resto dos dados estarem validados, faltava esse.

      1. Avatar de PAULO SILVA
        PAULO SILVA

        boas, em 4 horas (240 minutos), da uma média de 20 seg para cada declaração, sendo que teve que fazer login, confirmar dados, simular, etc.
        Es um Ás, pois fazer tudo isso em 20seg é obra…. só não me acredito, mas podes escrever o que quiseres…

        1. Avatar de woot!
          woot!

          Ainda gostava de saber de onde surgiu o “não me acredito”. Não só não soa bem como não faz sentido nenhum. Não consigo perceber como alguém utiliza essa expressão e acha que faz sentido.

  10. Avatar de Manuel Barrinhas
    Manuel Barrinhas

    É recomendado esperar 2 semanas antes de fazer a declaração de IRS pois é de conhecimento geral que no início a software ainda tem erros.

  11. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Só amanha é que os erros serão menos!!

  12. Avatar de ICE
    ICE

    Done irs automático !

  13. Avatar de jon
    jon

    continua a existir o programa executável para fazer fora do portal ou é apenas através do portal das finanças?

    1. Avatar de Manuel da Costa
      Manuel da Costa

      Faça o login na página do IRS. Escolha o entregar declaração e puxe a janela do centro para baixo. Está lá o programa offline.
      ATENÇÃO É QUE NECESSITA DE LIGAÇÃO À INTERNET PARA SIMULAR!!!

  14. Avatar de Celso
    Celso

    Falei à pouco com a minha contabilista que me disse para esperar até segunda-feira antes de submeter o IRS uma vez que ainda há e vão aparecer mais erros e problemas com a plataforma.

  15. Avatar de André Silva
    André Silva

    Já no passado se fartaram de dizer… não é por submeter no primeiro dia que vão receber o reembolso mais cedo! é possivel que uma pessoa que submeta por exemplo no dia 10 receba primeiro que uma que submeta no dia 1.

    1. Avatar de woot!
      woot!

      Isso é treta. Depende da repartição das finanças e do tipo da declaração

      Se for tudo exatamente igual nas duas declarações quem submeteu primeiro recebe primeiro (ou ao mesmo tempo) que quem submeteu posteriormente.

      1. Avatar de Nick
        Nick

        Depende da Repartição? Onde é que isso já vai? A base de dados é central, não local.

  16. Avatar de Manuel da Costa
    Manuel da Costa

    Não façam a entrega hoje!!!
    Esperem por amanhã.
    É verdade que as finanças não tem estado a aplicar multas mas, os prazos de entrega são de 1 de Abril até 30 de Junho. Se deixarem o sistema detectar as falhas, quem entregar hoje vai para o fim da fila das validações e pode ser multado.
    Falta ali em cima uma informação: o reembolso é feito “até 11 dias úteis” DEPOIS da validação da declaração. Ao contrário do que anunciam os 7000000000000000000000 sites e perfis das redes sociais, o prazo começa a contar DEPOIS da declaração ser validada e não pela entrega. Até dia 6 não vão validar nenhuma declaração, por isso, entregar dia 1 ou dia 6 vão receber o reembolso no mesmo dia…

    1. Avatar de woot!
      woot!

      Tão errado que estás! LOL

  17. Avatar de Atento
    Atento

    mas ainda está com alguns bugs. vou aguardar

  18. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Nunca se deve contar com o ovo no cu do Coelho!!

  19. Avatar de Alda
    Alda

    Meti o meu através doa utomático e funcionou bem.

  20. Avatar de Filipe
    Filipe

    Regra de ouro: nunca fazer isto nos primeiros 2 ou 3 dias ou mesmo até na primeira semana. Irá sempre haver problemas. O reembolso, quando houver, será feito passados 2 meses na mesma.

    1. Avatar de Woot!
      Woot!

      É por isso que todos os anos recebo passado 11-15 dias. Com exceção do ano passado que demorou 22.

      1. Avatar de prata
        prata

        Já em anos anteriores me avisaram para n fazer a entrega nas primeiras duas semanas, pois pode haver ajustes n plantaforma e tal ir afectar o valor a receber, só não sei se existe verdade nesta afirmação.

  21. Avatar de Rui Pinto
    Rui Pinto

    2021/04/01 – 05H30 – Não disponível

  22. Avatar de in
    in

    7:30-45 Nao disponivel

  23. Avatar de Rui Manuel Valente Rodrigues Nunes
    Rui Manuel Valente Rodrigues Nunes

    A mim, ontem dava para submeter de forma automática (também ao meu pai)…
    Hoje, já não reúno as condições para tal.

    1. Avatar de Lina Santos
      Lina Santos

      Aconteceu-me exatamente o mesmo.

  24. Avatar de Lina Santos
    Lina Santos

    2021/04/01, 08:28 – Não aceita declarações automáticas (tentei com 5 pessoas diferentes).

  25. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Continua com erros, tentei colocar a tributação conjunta, após autenticar o 2º elemento dá erro e diz que a funcionalidade não está disponível. Será mesmo melhor esperar uns dias até resolverem os bug, infelizmente todos os anos é a mesma coisa.

  26. Avatar de José Sertão
    José Sertão

    Simplesmente o IRS automático não funciona pra várias pessoas que eu faço o IRS (Pessoas aptas ao automático).

    1. Avatar de helder oliveira
      helder oliveira

      é exactamente isso

      1. Avatar de José Sertão
        José Sertão

        E nem o preenchimento automático… 🙁

    2. Avatar de Ana
      Ana

      Eu também sempre fiz o IRS automatico e fui tentar fazer ainda agora e não dá.

  27. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ontem provisoriamente estava a funcionar perfeitamente o automático… hoje “Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3″… dados os relatos anteriores não deve estar a funcionar corretamente. Talvez o ideal será mesmo aguardar que resolvam a situação.

    1. Avatar de in
      in

      A mim me aconteceu o mesmo no chrome mas ao passar ao explorer me permitiu sem problemas

      1. Avatar de Yulia
        Yulia

        A mim a passar para explorer não permitiu também 🙁

        1. Avatar de in
          in

          …. eu consegui enviar o dos meus sogros e o meu apos simulação, no explorer…(no chrome… tive sempre algum erro, desde as 7 am)
          …. mas, se calhar foi sorte….

  28. Avatar de pedro
    pedro

    parece-me estar tudo bem, mas nao consigo fazer a simulacao. somente me diz para tentar mais tarde, mas tudo o resto está sem erros….

  29. Avatar de carlos santos
    carlos santos

    o simulador não está a funcionar?

    1. Avatar de in
      in

      Carlos a mim tambem nao me funcionava no chrome mas passei ao explorer e não teve qualquer problema; nem na simulação nem na entrega

  30. Avatar de Nuno Pinto
    Nuno Pinto

    Os fiscalistas que por aqui existem não acham que quem não cumpre a entrega dentro do prazo deveria ser autuado/coimado? Evitavam-se muitas dúvidas existenciais. Quem entregue antes do início do prazo tal como quem entrega depois do prazo deveria ser coimado.

  31. Avatar de falcaobranco
    falcaobranco

    “A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) recomenda “sempre” que a declaração de IRS não seja submetida na primeira semana do prazo de entrega deste procedimento fiscal, que hoje começou, revelou a bastonária da OCC, Paula Franco.”

    Está dito!!

  32. Avatar de Luiz Pessoa
    Luiz Pessoa

    Alguém me pode ajudar a esclarecer, sobre o Anexo G?
    Vendi uma casa, mas o dinheiro recebido foi dividido por dois (divorcio).
    Como houve um intermediário (imobiliaria) tivemos que pagar despesas inerentes a isso como preencher?
    Obrigado

  33. Avatar de Ademar Cardoso
    Ademar Cardoso

    MEU- nif,,,,144300877,,,,,,,

    `E de lamentar que 0 que voces dizem não corresponder a verdade……………….
    Sei que a culpa nao minha ,,embora seja um marreta em termo informaticos,,,,
    Estou a horas –desde as 18 horas ,,seguindo sempre as voças instruçoes para ( FAZER A ALTERAÇA DO IBAN mas voces nao deixam PORQuE ???????,,,tao simples e taO COMPLICADO,,,,

    1. Avatar de woot!
      woot!

      O IBAN tem que ser alterado na declaração pré-preenchida. Haviam prazos que já foram ultrapassados, por esse motivo não consegue alterar no portal das finanças (suponho que é ai que está a tentar).