Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS

26 Comentários

A privacidade tem estado no topo das preocupações dos utilizadores. Estes querem garantir que os seus dados são mantidos nos equipamentos e que as gigantes da indústria não os recolhem para proveito próprio.

Mesmo com todas as afirmações e garantias que vão sendo dadas, fica sempre a ideia de que existe uma recolha e aproveitamento. Um estudo recente veio confirmar isso e mostrar que o iOS do iPhone recolhe muito menos dados que o Android no campo dos smartphones.

Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS

Afinal, onde está a privacidade nos smartphones?

Esta conclusão pode parecer algo óbvia e algo que todos sabem, mas a verdade é que mostra uma realidade muito interessante. Um estudo do Trinity College de Dublin veio mostrar que o iOS no iPhone recolhe muito menos dados que o Android.

Os dados que o Professor Douglas Leith e a sua equipa recolheram revelaram que os smartphones Pixel da Google recolhiam cerca de 1 MB de informações mesmo estando inativos. Já o iPhone capturava apenas 52 KB no mesmo período. Ainda assim, e mesmo com esta diferença, o iPhone não é necessariamente mais seguro do que o Android.

iPhone Android dados recolha smartphones

iPhone e Android recolhem dados constantemente

De acordo com o estudo, os dados que mais frequentemente são recolhidos estão associados aos dados das operadoras, como a escrita de passwords e números de telefone. Além disso, são também obtidos dados como o número de série do hardware, IMEI e o endereço Mac do Wi-Fi.

Algo que espantou todos os investigadores foi a frequência com que os dados são recolhidos pelos equipamentos. O estudo revela que este processo acontece com demasiada frequência em média, a obtenção dos dados é feita a cada 4 minutos e meio.

iPhone Android dados recolha smartphones

A Google já reagiu a este estudo e aos dados

Confrontada com esta informação, a Google já reagiu às informações apresentadas. Argumenta que esta recolha de dados é feita para proteção dos utilizadores. Tal como os carros hoje recolhem informação para proteger os ocupantes, também o Android o faz para resguardar os utilizadores dos smartphones.

A Apple, entretanto, optou por não comentar as conclusões apresentadas. Este estudo mostra que estamos longe de ter privacidade e toda a recolha é feita de forma compulsiva, sem qualquer controlo do utilizador.

Comentários

26

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de MACnista
    MACnista

    EIIIAAA a batata que vai haver, até vou fugir, tchau fui!!!

    1. Avatar de Spoky
      Spoky

      Não é batatada nenhuma, ambos recolhem dados, qual é a surpresa? A Apple recolhe, a Google recolhe, a Microsoft recolhe. És ingénuo se pensares que não.

      E não não estou a justificar a ação da Google, pois todas essas empresas sabem e continuam a saber muito de ti.

      Se tiveres dinheiro podes sempre optar
      https://www.cipher.tel/

      1. Avatar de MACnista
        MACnista

        … eu sei que sim infelizmente é assim, só disse isso porque achava que ia haver mta discórdia!!

      2. Avatar de PTO
        PTO

        Boa tentativa de tentar desviar o assunto mas a tua argumentação tem um problema:

        É que a noticia não é “ambos recolhem dados dos utilizadores” mas sim “Android recolhe 20 vezes mais dados dos utilizadores que o iOS”.

        VINTE VEZES MAIS!!!!!

        1. Avatar de Jorge
          Jorge

          O IOS recolhe as restantes no MAC. kkkk

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Os Mac não usam iOS.

            Santa ignorância!

        2. Avatar de Pedro Teixeira
          Pedro Teixeira

          “Estes equipamentos enviam dados identificativos mesmo quando os utilizadores não aceitaram enviar qualquer informação, com os dispositivos iOS a enviarem uma maior variedade de dados, mas os Android a enviarem bastante mais quantidade (até 20 vezes mais que os iPhones).” retirado d’outro blog

        3. Avatar de Spoky
          Spoky

          Que indiferença faz? PTO? A Apple já sabe tudo sobre ti, mesmo que não queiras. iTunes nunca instalaste? Apple TV Box? iCloud? Um simples computador.

          Não interessa se é 20x ou 30x, todos elas recolhem. E SABEM tudo sobre ti.
          Se tu pensas que não, coitado ainda nem cheiraste a pólvora, quanto mais o fumo.

          Ninguem esta a desviar nada, é a realidade. As redes sociais fazem partilha dos teus dados com empresas, só a partir dai já sabem quase tudo.

          Partilhas, parcerias, vendas de dados pessoais, base de dados, big data, compras de aplicações etc.

          1. Avatar de PTO
            PTO

            Como ainda andas perdido na tua tentativa de justificar a noticia, volto a referir:

            “Android recolhe VINTE VEZES MAIS dados dos utilizadores que o iOS.”

            Ou seja, quem usa Android está VINTE VEZES MAIS exposto do que quem utiliza iOS.

      3. Avatar de Euéquesei
        Euéquesei

        Spoky, fui ver o Cypher.
        Um conceito interessante.
        Há vários telefones deste género, a preços absurdos.
        Este, a 515 euros, parece-me muito acessível.
        Se o Aifone é o telefone mais vendido e custa em média duas vezes mais então este é barato.
        Não sei é se para isto funcionar não tem que se ter uma ligação á rede própria desta empresa, ou seja, sempre que se quiser usar de forma privada, escolher o tarifário da Cypher.
        O Blackphone funciona assim, tarifário próprio…. mas pelo que sei não é grande coisa.

        Seja como for, é um produto a ter em conta.
        Obrigado pela dica…:)

  2. Avatar de MACnista
    MACnista

    batatada digo!!

  3. Avatar de Samuel MG
    Samuel MG

    Quero ver o estudo igual mas entre o Rwina (Windows) e MacOS!! Para saber qual recolhe mais dados do utilizadores.

  4. Avatar de Ru
    Ru

    O que retiro daqui, é que ambas recolhem dados. Como na apple se está limitado ao ios e o que este (não) permite fazer, uso android, mas com lineageos e sem gapps. Claro que sem play store, e respectivo mail associado ao telemóvel. Felizmente em android é facílimo instalar apps de sítios alternativos, e usar o aparelho sem estar preso à google.

    1. Avatar de Vitor Afonso
      Vitor Afonso

      Deves pensar que é só a Google recolhe dados? As apps que usas também deverão a recolher dados quase de cerreza!

      1. Avatar de TUGA
        TUGA

        É só pessoal ingénuo… Acham mesmo que há alternativas
        O que se tira daqui é que todas recolhem dados, sem surpresas da minha parte quanto a isso…

        1. Avatar de Samuel MG
          Samuel MG

          Não sei no que te baseias para dizer que não há alternativas mas para tua informação elas existem!! Smartphones com Linux!!

    2. Avatar de PTO
      PTO

      Conclusão parcial: “ambas recolhem dados”.

      Conclusão final: “ambas recolhem dados MAS o Android recolhe 20 vezes mais”.

      Assim é que está correto.

  5. Avatar de Ze Duarte
    Ze Duarte

    Firewall nessa treta e já limita um pouco alguns dos dados que são recolhidos por algumas apps que não necessitam de net para funcionar

  6. Avatar de k
    k

    Eles podem recolher os dados que eles quiserem, estou-me nas tintas. Já aceitei à muito tempo que se eles quiserem dados teus eles acabam por ir busca-los de uma maneira ou de outra. A única coisa que me incomoda é o gasto extra de bateria e até determinado ponto, o tráfego em dados adicional que tenho por causa disto.

  7. Avatar de Carlos
    Carlos

    A apple deve ter equipado algum laboratório e em contrapartida obrigam um professor universitário a lançar um post na página da própria instituição.
    Alguém leu o estudo????? Creio que não, mas mesmo assim comentam.

    1. Avatar de PTO
      PTO

      Boa teoria de conspiração mas não convence ninguém, muito menos quando nem a própria Google contestou o estudo:

      “Confrontada com esta informação, a Google já reagiu às informações apresentadas. Argumenta que esta recolha de dados é feita para proteção dos utilizadores.”

  8. Avatar de Há Cada Gajo
    Há Cada Gajo

    Para não fornecerem dados, sejam eles quais forem, só há uma solução : desligarem-se do mundo atual.

  9. Avatar de iSheepNot
    iSheepNot

    Todos recolhem dados mais ou menos a mesma quantidade de dados.

    Em tempos ouviu-se falar de uns investigadores a dizer que a quantidade de dados recolhida era semelhante mas que a Apple comprimia os dados num formato só deles antes de submeter para os servidores e com isso dava a entender que recolhia menos dados.

    1. Avatar de Pastilhas
      Pastilhas

      … e assim se enganam os tolos …

  10. Avatar de frangoassado
    frangoassado

    tipo, por acaso tenho um pixel e tenho tudo desligado ke desde o android 11 akilo é super claro o ke guarda e da para retirar as permisoes a vontade. o estudo deve ter feito com tudo ligado…no ios desligar nao é possivel.
    o google ja me ajudou a mudar passwords ke ja me avisou de passwords mais fracas e a circular na net. so é possivel isso se as guardar e comparar com as listas dos hackers.

  11. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Quem apanha mais dados que esse dois é o croupier.