Cotton Candy – Um mini-computador numa PenUSB

44 Comentários

Suporte para Android, Ubuntu, Windows, Linux e Mac!

Em Maio deste ano apresentamos o projecto Raspberry Pi (ver aqui) que tem como principal objectivo produzir um computador miniatura por cerca de 17€ (segundo informações recentes da empresa, o Raspberry Pi começará a ser comercializado ainda este mês). Recentemente a empresa FXI Technologies deu a conhecer um projecto idêntico, o qual baptizou de Cotton Candy.

Cotton Candy é um pequeno computador (ou gadget, derivado de uma pequena pen USB) que permite transformar qualquer monitor/TV/PC num dispositivo inteligente com Android, Ubuntu ou outro sistema operativo.

cotton_00

Cotton Candy é uma Pen USB capaz de correr Android, Ubuntu e outros sistemas operativos (através de virtualização). Vamos conhecer quais as funcionalidades e especificações deste pequeno dispositivo.

Segundo informações da própria FXI Technologies “…o Cotton Candy fé um dispositivo de baixo custo que foi criado com o objectivo de “trazer” até aos screens (ex.monitor/TV), de forma segura, os serviços disponíveis na cloud….a “Internet das coisas” começa a ser uma realidade”.

cotton_02

Especificações técnicas

Tamanho e peso:

  • Dimensões: 8cm x 2.5 cm
  • Peso: 21 gramas

Processador, GPU e Memória Secundária

  • Processador: ARM Cortex-A9@1.2GHz
  • GPU: Quad Core ARM Mali-400MP
  • Memória Secundária: 64GB num cartão microSD

Conectividade

  • Wifi 802.11 b/g/n
  • Bluetooth 2.1 + EDR

Software

  • Android
  • ubuntu
  • Cliente de virtualização para Windows, Linux, Mac, etc.

Suporte para Audio/Video

  • 480p/720p/1080p para MPEG4-SP/H.263/H.264 AVC/MPEG-2/VC1
  • MP3, AAC, AAC+, Real Audio
  • JPG, GIF, BMP, PNG

Interfaces

  • USB 2.0
  • HDMI 2.1

cotton_03

Principais utilizações

O Cotton Candy pode ser utilizado nos mais diversos cenários. No entanto, no site da empresa que criou o dispositivo existem algumas sugestões:

  • Transformar um monitor com interface HDMI num monitor inteligente
    • Para tal basta ligar o Cotton Candy á porta HDMI e o USB a uma fonte eléctrica. A partir daí podem usar um teclado/rato wifi ou Bluetooth para acesso aos diversos serviços da cloud.
  • Transformar uma TV com interface HDMI num monitor inteligente
    • (Situação idêntica ao do monitor)
  • Ter mais do que um sistema operativo num PC
    • Como referido, o Cotton Candy permite correr Android, Ubuntu,Windows, etc

Veja uma pequena reportagem sobre o Cotton Candy, de Borgar Ljosland – CEO da FXI.

Pessoalmente achei este projecto bastante interessante. Por um lado o tamanho reduzido do dispositivo e por outro as funcionalidades que o mesmo disponibiliza. Quanto ao preço oficial ainda não há qualquer informação mas correm rumores que o dispositivo custará certa de 150€.

Qual a vossa opinião sobre este projecto? Se tivessem um dispositivo deste tipo, onde o usariam?

Partilhar:
Tags:

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Correr ubuntu… será que é possivel fazer com um tablet com saida hdmi ou adaptadores…?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Isso já existe. o nosso leitor Miguel Almeida tem um tabuleta já com HDMI. Deixa ver se ele aprece aqui para dizer o modelo

      1. Avatar de Vitor Lopes

        o flytouch tem hdmi… rondam os 150€ se conhecerem interessados eu vendo 🙂

      2. Avatar de Miguel Ribeiro

        O Folio 100 também tem HDMI!

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boa, já são tanto que não conseguimos guardar na cabeça todas as características de todos os tablets 🙂

  2. Avatar de Re-Play
    Re-Play

    Humm…

    Na minha opinião, este aparelho é de utilidade duvidosa.
    Não consigo vê-lo para além de ligado a televisão da sala, e para isso o preço parece proibitivo…

    Mas agora faltam mais opiniões…

    1. Avatar de João Pinho
      João Pinho

      Este equipamento é capaz de estar um passo afrente do seu tempo, hoje tens todo o tipo de serviço na cloud, storage, office, musica, etc tudo na cloud, ate partilha de impressoras…

      O utilizador é que ainda não se habituou à ideia de ter os seus dados num servidor remoto, ultrapassando esta barreira consegues ter naquela pequena “pen” todas as utils que precisas para um desenrasque, é um canivete suiço…

      com isto passas a nao precisar de um “computador” para aceder à cloud. Não só tens tudo à distância de uma conexão à internet, como passas a ter tudo isso em qualquer Monitor.

    2. Avatar de Alex
      Alex

      17€ é um preço proibitivo?

      1. Avatar de Tiago
        Tiago

        17€ é o custo de produção.

  3. Avatar de António
    António

    Isto é intressante, se eu tivesse uma destas i já para a TV

  4. Avatar de pacita
    pacita

    Muito bom… 🙂 mesmo a 150€, preferia este pc ligado à televisão a correr o xbmc, em vez de pagar 119€ pela apple tv. (mesmo eu sendo um apple geek)Vejo muito mais vantagens em usar um sistema destes 🙂

    1. Avatar de joni costa
      joni costa

      boa ideia…

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      entre pagar 150€ por isto ou os 25/30€ pelo raspberri pi, nem pensava 2x… 150€ é mto dinheiro na minha opiniao, visto ja haver soluçoes identifcas a preços bem melhores (https://pplware.sitedev.pt/informacao/raspberry-pi-estreou-se-ontem-a-venda-por-cerca-de-26e/)

  5. Avatar de zbenta
    zbenta

    Concordo com o Re-Play, o preço é proibitivo. Se o preço fosse igual ao do Raspberry Pi comprava já um para fazer de thin client para a tv da sala de estar.

  6. Avatar de smonteiro
    smonteiro

    Como a minha TV da sala tem ligação à net (ethernet e wireless) não me serve de nada.

    1. Avatar de Anónimo
      Anónimo

      Obrigado pelo contributo para os comentários.

  7. Avatar de HMendes
    HMendes

    Tenho um tablet Memup 800 16GB q custou 150 € e faz exactamente o mesmo, pois já tem saída HDMI, com a vantagem que tem um ecrã, por isso é q é um tablet.

    1. Avatar de cc
      cc

      ai nossa que conclusões

      1. Avatar de Miguel Ribeiro
        Miguel Ribeiro

        Why are you feeding the trolls? :'(

  8. Avatar de Re-Play
    Re-Play

    eu comprava vários zBenta… 🙂

  9. Avatar de nfvp
    nfvp

    Existe algum programa que dê para fazer algo semelhante, para uma pen vulgar…? uma espécie de SO portátil?

    1. Avatar de Xis
      Xis

      Existe há muito tempo, a vantagem desta é que tem processador, gráfica e saída hdmi.
      Os processos que utilizam pens normais funcionam apenas se ligadas a um pc…

      Isto no fundo é um tablet/smartphone, mas sem ecrã e sem alguns sensores (proximidade, acelerómetro, gps,etc…)

      1. Avatar de nfvp
        nfvp

        E qual é o nome?

  10. Avatar de onthewheels
    onthewheels

    agr é – “fonix, perdi a pen pah!”
    d’aqui a alguns anitos vai ser – “perdi o computador”…

    lol

  11. Avatar de Rui Natário

    Vamos aguardar para ver, se este tiver algum sucesso a tecnologia evolui rapidamente e o preço desce. 🙂

  12. Avatar de fabio
    fabio

    boas pessoal encontrei um erro e so para avisar

    custará certa de 150€.
    ta aqui no fim

  13. Avatar de Yamato
    Yamato

    Eu tenho um Creative Ziio 7″ e tem saida HDMI

    1. Avatar de Bruno Bonito
      Bruno Bonito

      onde compraste?

      1. Avatar de Yamato
        Yamato

        On-line na Creative.com, muito bom, só não é excelente porque não corre algumas aplicações da google, não sincroniza contactos (nem sequer os guarda), não tem nem funciona o google reader, o gmail (usa-se o programa de email dele) o android market mas para isso usa-se o aptoide, um market alternativo…, foi 199 menos 10% porque respondi a um inquérito e demorou uma semana a chegar porque não quis pagar o envio.

  14. Avatar de RjM
    RjM

    Qual é o uso disto se se precisa de 1 torre ou algo com usb para começar? lol
    Se isso tiver a possibilidade para ligar a um carregador USB, aí tem uso, fora disso, é só um gadget sem muita utilidade.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Não, o USB podes ligar a um simples carregador….tipo smartphone.

  15. Avatar de um
    um

    Poderá ser útil como terminal ou player…
    espero que dentro de dois anos possa comprar um telemóvel por menos de 200 euros que faça isto e muito mais

  16. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Será que não estão a ver o óbvio , TRATA-SE de um computador , o que necessitas é de um monitor que pode ser a tua TV ou um monitor , a diferença para os tablets é óbvia , com este pc podes correr sistemas operativos para pcs , coisa que ainda não existe em tablets , ou melhor existe como Windows mas toda a gente sabe que este não está nada adaptado aos tablets , esta situação só será corrigida com a saída do windows 8 .

    Acho uma noticia fantástica e não se esqueçam que estamos a falar de um quad core , mesmo a custar € 150,00 vale todo o dinheiro que se pede por ele .

    Tenho alguns monitores que estão arrumados e penso comprar um brinquedo destes , para o colocar na minha cozinha a corre como é evidente Linux .

    Excelente post .

    Aceitem os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Miguel Ribeiro
      Miguel Ribeiro

      Upa… o unico SO que nao consegues correr em tablets (ou pelo menos ainda nao o vi acontecer…) é o MacOS =] de resto ja tens os outros (principais: Linux, Windows, Android, WebOS, etc..) em tablets 🙂

  17. Avatar de Marcos
    Marcos

    Mostrar um video à familia durante o jantar??

    Ligar esse disposito à TV, e escuso de andar com o portatil atrás. Acho muito bom. Veremos é o preço. Por 150€, não serei comprador. Muito caro para o efeito de utilidade.

  18. Avatar de serva
    serva

    Boa noite ,

    Eu sei que podes instalar vários Sos como dizes , mas de facto o Linux e o Windows não têm os seus Sos ainda parametrizados com o display dos tablets , isso aliás acontecia também no Android até que surgiu a versão 3.0 para tablets , e só agora com o novo Ice cream é que este So corre devidamente em Smartphones e tablets , no Windows a situação é idêntica , nos tablets que têm este SO instalado se estiveres por exemplo na web a fazer uma busca o teclado virtual vai-te surgir em cima da barra de busca em vez de surgir em baixo e permitir-te ver o que escreves .

    Depois convém não comparar o Android , com um So que instalas num Pc , porque não tem nada a ver , o Android o Ios e o Windows mobile são sistemas operativos para smartphones , provavelmente com a evolução dos tablets e o aparecimento do Windows 8 , muita coisa irá certamente mudar nesta área especifica , se reparares o Windows 8 é todo ele pensado para ecrãs tacteies é uma forma de piscar o olho a mobilidade e finalmente levantarem voo numa área aonde nunca se conseguiram distinguir , aqui fica é uma dúvida no ar , se o mercado que o Windows detém vai gostar desta transversalidade .

    O que estamos neste tópico a discutir é de um Pc , limitado é um facto , mas que ligado a um monitor ou a uma tv faz milagres .

    Vi alguns posts a referirem que as suas tvs já têm net e que não precisam desde Pc para nada ,primeiro ter net numa tv náo é a mesma coisa que ter um Pc ligado a Tv , provavelmente o caminho que iremos ver a seguir num espaço muito curto de tempo será certamente a unificação do mercado TV e monitores , passando tudo a ser designado por TV e aí irás ver que estes Pcs irão fazer parte da tv que compras .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

  19. Avatar de clica aqui =D

    Apenas acrescentaria uma memória embutida… pelo menos 8Gb

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Também poderia ser um termo a usar.
      Mas memória secundária fica mais PRO 🙂

  20. Avatar de Neo
    Neo

    Penso que será um dos rumos que poderá ser perfeitamente tomado!

    Já agr “Veja uma pequena reportagem sobre o Cotton Candy, de Borgar Ljosland – CEO da FIX.”

    FIX ou FXI?

    Cumps

  21. Avatar de xTema
    xTema

    Esta tipo de solução para as empresas pode ser muito interessante.
    Em clientes com servidor TS, os postos podem passar a ser televisões com estas PEN!!!!

    Afinal de contas só precisam de do cliente RDP, e isso o Lnx tb fornece!

  22. Avatar de Pedro Miguel
    Pedro Miguel

    Agora falta clones dessa famosa USB PC 😀

  23. Avatar de Gil
    Gil

    Acho que existiu um lapso no artigo, penso que trocou os meses Fevereiro por Maio.

  24. Avatar de orlando
    orlando

    o que preferem ? que seja um pouco maior e com mais recursos ou ser de tamanho minimo é o motivo de ser atrativo ?

  25. Avatar de jobi
    jobi

    Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. O autor deste site reserva-se, desde já, o direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.