Raspberry Pi estreou-se ontem à venda por cerca de 26€…

102 Comentários

… mas rapidamente esgotaram as primeiras unidades disponíveis.

O computador miniatura que muito prometeu, há cerca de 10 meses como aqui demos conta, acaba de ser disponibilizado para venda e irá de certeza abrir portas para novos horizontes.

Para já apenas está disponível o Model B, por $35, mas o Model A está a ser trabalhado para ser vendido ao preço prometido de $25, os cerca de 17€ (agora 18.5€) que havíamos falado.


O aspecto do produto final é um pouco diferente do protótipo inicialmente apresentado, com um PCB menos compacto, assemelhando-se agora com uma placa de desenvolvimento do género arduino, mas claro, com características deveras superiores. Foto mais detalhada aqui.

O objectivo inicial permanece: promover e incentivar, no sector da educação, o início à programação e conhecimento do hardware básico de um computador. No entanto, é provável que aconteça muito mais que isso e haja um interesse geral em adquiri-lo pois é certo que boas novidades irão surgir relativamente a software disponível pela comunidade.

Foram 6 anos de trabalho até à presente data, “mas isto é apenas o começo da história do Raspberry Pi”, refere Eben Upton, responsável pela Fundação Raspberry Pi. Para que a oferta consiga corresponder à elevada procura prevista, o modelo de “negócio” teve de ser reformulado e passou a vigorar um modelo de fabrico licenciado. Isso permite que a produção seja feita noutro tipo de fábricas, de muito maior capacidade, estando as empresas RS Components e Premir Farnell a trabalhar na produção do dispositivo a partir dos quais pode ser adquirido (ou pré-reservado).

As suas características e flexibilidade de utilização são bastante prometedoras. O Raspberry Pi tanto poderá servir para um computador de trabalho, entretenimento, Home-Theater ou mesmo placa de desenvolvimento dada a existência de interfaces de baixo-nível. Abaixo deixo as características.

Segundo a equipa de desenvolvimento o Model A foi trabalhado para incluir 256MB de RAM em vez dos 128MB inicialmente previstos. A principal diferença entre o Model A e Model B é a existência duas portas USB e Ethernet no Model B.

Este primeiro lançamento tem o objectivo de chegar aos entusiastas de software e hardware, outros fabricantes e professores que pretendam criar algo interessante para o Raspberry Pi antes do lançamento oficial para o mercado educacional, previsto para o final de 2012. Isto traduz-se numa disponibilização de software muito mais abrangente, completo e estável para os estudantes.

Como já referi, o stock está de momento esgotado e não há informação de quando estão disponíveis mais unidades. Sabe-se que apenas foi possível adquirir uma unidade na “primeira fornada” e prevê-se que dentro de aproximadamente um mês seja possível uma compra livre pois nessa altura já não é esperado haver problemas de stock.

Nota: Informamos também que já é possível fazer pré-encomendas do Cotton Candy – Um mini-computador numa PenUSB.

Raspberry Pi Foundation
 
 

Partilhar:
Tags:

Comentários

102

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Sílvio Horta

    Já estou à espera que haja stock disponível…

    1. Avatar de Pedroware
      Pedroware

      Bom dia,

      Onde se pode comprar este bichinho ?

      1. Avatar de Rui Costa
        Rui Costa

        Também gostaria de saber…

      2. Avatar de Hugo Cura

        Está no artigo. Existem para já 2 fabricantes que o vendem.

        1. Avatar de Marco Matos
          Marco Matos

          Não são fabricantes são revendedores…

          Premier Farnell – http://www.element14.com/community/groups/raspberry-pi

          RS Components – http://uk.rs-online.com/web/generalDisplay.html?id=raspberrypi&cm_mmc=UK-PPC-0212-_-02_Raspberry_PI-_-Raspberry_PI-_-Raspberry_Pi

          A venda está limitada a 1 por registo.

          Estou curioso quanto ao Raspberry Pi…

        2. Avatar de Rui Santos
          Rui Santos

          RS Components e Farnell julgo não serem fabricantes, são apenas revendedores autorizados.

  2. Avatar de Blizard

    Isto é espectacular para quem quer aprender!!!!

  3. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Isto permite colocar o.ex um bhodi Linux num cartão e correr?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      penso que bodhi pode permitir, sendo que parece que existe um repositorio que ja ouvi falar algures, mas Debian é Debian.
      O meu servidor FTP privado vem a caminho, entre outras coisas 😉
      se ja repararam trás também uma seris de GPIO’s, pena ainda não existir na imagem que criaram um Compilador nativo, teremos sempre que usar um cross compiler, por enquanto, foi o que li até agora, mas….deixa pousar 😉

      cmps

  4. Avatar de António
    António

    será que é possível instalar o XBMC neste bixinho?

    1. Avatar de António
      António

      Acabei de encontrar o Raspbmc que é exactamente o que procurava. Um XBMC desenvolvido especialmente para o Raspberry Pi

    2. Avatar de Nelson
      Nelson

      Sim é, até ja ha videos a mostrar isso

    3. Avatar de dbrenha
      dbrenha

      é isto mesmo que quero fazer com um bichinho desses, assumindo que se dá bem com 1080p (nas especificações diz que sim).

      1. Avatar de Ricardo Sousa
        Ricardo Sousa

        a saída usb, se ligar-mos um hub USB 2.0 dará para ligar um disco externo ?

        1. Avatar de Hugo Cura

          Tudo indica que sim, não vejo qualquer inconveniente.

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            A saida usb nao alimenta discos externos. Só discos com alimentação própria. O raspi é alimentado por 5v(micro usb) com 700mah, e gasta 2w, portanto alimentação não dá mesmo (é oficial).

            Para ligar um hub é necessário que este tenha alimentação própria também.

            cumps

          2. Avatar de Hugo Cura

            E quem te disse que o disco externo do Ricardo Sousa é de 2.5″ (sem alimentação dedicada)?

            Seja qual for o disco dele, há muitas formas de o alimentar, não vejo o porquê de “à partida” não o poder usar. Suponho que a questão dele não estivesse relacionada com a alimentação mas sim com o armazenamento adicional.

          3. Avatar de Ricardo Sousa
            Ricardo Sousa

            eu estava a falar de discos 3.5, a alimentacao do bicho e muito baixa

          4. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            @Hugo Cura

            E para quê a arrogância? Eu disse que o dele não dava? Eu so alertei que não faz alimentação de discos externos que não tenham alimentação própria. Está errado?

          5. Avatar de Hugo Cura

            Arrogância? Só me pareceu que fugiste ao assunto para me contradizer, e como suspeitava respondi correctamente. Deste de facto informação adicional relevante mas não necessária à questão apresentada.

          6. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            @Hugo Cura

            Fugi ao assunto? Fugi como? Tu é que assumiste de chapa que o disco dele era 3.5 e não 2.5. A verdade é que ele não deu essa informação dai ter detalhado a informação.

            Deves achar que estas de alguma forma no centro do universo para eu ter que me dar ao trabalho e vir aqui contradizer-te só porque sim.
            Sinceramente não percebi a atitude, mas é lamentável.

            Cumps

          7. Avatar de Vítor M.

            Guilherme de Sousa eu conheço muito bem o Hugo e ele respondeu sem qualquer arrogância, como é que numa frase tão simples consegues ver nas palavras dele arrogância?

            Tem calma homem, não vás por aí, discutimos apenas os temas, calmamente, sem stress… como pessoas inteligentes que somos, vale? 😉

          8. Avatar de alexandre
            alexandre

            Boas Hugo, estive a ler o vosso pequeno chatchat ….e apesar ter sido tudo uma confusão com o guilharme sousa, mas de facto também interpreto o mesmo quando vejo uma resposta a começar desta forma:
            “E quem te disse que o disco externo do Ricardo Sousa é de 2.5″ (sem alimentação dedicada)?”
            Infelizmente a escrita não nos oferece uma comunicação limpa como cara á cara… e dai todas as guerras biblicas,burocraticas ….
            bom ..cumps

        2. Avatar de @lmx
          @lmx

          de não esquecer que nesse caso é aconselhável a ligação de uma fonte externa de alimentação…apenas via USB, talvez não corra bem, mas é uma questão de experimentar primeiro.

          cmps

          1. Avatar de Gonçalo Passos
            Gonçalo Passos

            É ver quanto consome o disco.

  5. Avatar de Serva
    Serva

    Bom dia , já fiz a encomenda na página indicada pelo Hugo , quero ter o mais rapidamente um bicho destes na minha mão e já tenho projectos para ele .

    Hugo , muito obrigado pela tua noticia , quanto ao cotton candy , é muito interessante também, mas acho o preço a verificar-se os 150 € muito elevado , tens alguma confirmação de preços ? … e eventualmente já estará a venda em Portugal .

    Aceita os meus sinceros cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Manifestas-te o teu interesse em comprar. É um pouco diferente de encomendar a placa.

      Manuel

    2. Avatar de Hugo Cura

      Atenção que o Cotton Candy tem outra pedalada!

      • 1.2GHz dual core processor
      • 1GB RAM
      • ARM Mali 400MP GPU
      • Micro SD card slot (supports up to 64GB)
      • wifi and Bluetooth 2.1
      • HDMI 1.3 output

      Mas 189€ parece um pouco puxado. Vão estar disponíveis unidades em nº limitado neste mês… Certamente que daqui a algumas semanas o preço será bem mais convidativo.

      1. Avatar de Pensamento Positivo
        Pensamento Positivo

        …Como em tudo vida, as primeiras unidades são ainda demasiado caras… As seguintes virão muito melhores e mais baratas!… 🙂 O meu 1º PC, um HP Vectra VL2-SX4/25Mhz em 1994 custou-me cerca de 1600€ em segunda mão e com o Windows e o Office “pirangados”!… A preços actuais um maquinão destes já com memória e SO legalmente instalados e um bom monitor de 24″ com uma doca multi-USB podem ficar certamente por bem menos de 600€ e esses preços ainda vão descer um bocado!…

        Mas reparemos nas specs deste maquinão: Não haja dúvidas de que estamos perante uma enorme revolução na forma como encaramos a informática. Este maquinão tem seguramente muito mais poder computacional do que qualquer workstation mediana com uns pelo menos 3 a 5 anos daquelas que geralmente e na melhor das hipóteses equipam a grande maioria dos postos de trabalho a nível mundial!… Mas aqui ocupando muito menos espaço e com uns impressionantes 90% de poupança energética!…

        Enfim: 1 maquinão destes com o Android 4.0 ou superior ou o Windows phone 7.5 ou superior e as ferramentas de produtividade e o armazenamento tudo na cloud acessíveis via browser, tal como todo o entretenimento serão certamente o novo paradigma de desktop e media center a muito breve prazo!… Talvez 1 ano que tanto!… Não vai tardar muito vamos ver as grandes marcas apostarem nisto!…

        Boa noite!…

        1. Avatar de @lmx
          @lmx

          boas…
          com android ou win phone?
          tou a ver que ja queres estragar a coisa 😀
          é mesmo com linux e de preferencia no meu caso uma instalação minimal, para a coisa bombar bem 😉

          cmps

          1. Avatar de Pensamento Positivo
            Pensamento Positivo

            Boas!… Meu caro, eu muito gostava que todo o software fosse open source e obviamente gratuito para o utilizador final!… E também gostaria que todo o hardware fosse igualmente open source e obviamente gratuito para o utilizador final!… O software é parcialmente possível ter visto que há Universidades e outros players no mercado da tecnologia e/ou fora dele que estão interessados em suportar programadores que o fabriquem… No hardware é mais complicado visto que apanha toda uma “malha” de produção e distribuição mais complexa… Já nos produtos integrados eles podem e tendem a ser um misto dos 2 mundos como vemos com o Android…

            …Infelizmente, e para ser realista é mesmo assim que as coisas funcionam… Porque as empresas que vendem esse hardware, cada vez mais integrado com o respectivo software precisam de fazer dinheiro para não só sobreviverem como crescerem… Ninguém vive do ar… E quando um produto não pode ser gratuito tem que ser pago… Ou tens que ter qualquer limitação no seu uso… Tens que respeitar quem cria… Sim, claro que sempre pode criar e pôr sob domínio público… Mas isso é a sua escolha!…

            Imagine-se como empregado de uma dessas empresas. Agora imagine que ao fim do mês o seu patrão lhe diz assim: “Olhe meu caro, eu gosto muito do seu trabalho e preciso cá bem de si… Espero que para o mês que vem continue a vir… Mas sabe como é que é, isto está assim um bocadito para o fraquito porque enfim… Temos que ser uns para os outros, está a ver?… Mas para o mês que vem contamos consigo!…” Rapidamente me dirá que assim não pode ser… E não pode!… Infelizmente a única forma de isto ser um sucesso no mercado é ter integração de serviços num modelo comercial consistente ainda que em algum momento possa usar ferramentas universalmente disponíveis, por exemplo se eu quiser robotizar a minha casa com este tipo de inovações e o contratar a si para o fazer, terei de lhe pagar os seus honorários, logicamente… Não é por mero acaso que a APPLE é um sucesso… E vai continuar a ser muitos e longos anos!…

            Era por isso que falei em Android e Win8!… E não em Linux contra o qual não tenho nada… Simplesmente ainda não atingiu o nível de integração de serviços que outros atingiram para ser massivamente utilizado pelo comum dos mortais… O que não quer dizer que não consiga!…

            Tenha um bom fim-de-semans!…

          2. Avatar de @lmx
            @lmx

            Boas…
            O seu comentário é uma realidade, mas não percebi a parte de ter que utilizar um Google/linux, em vez de um GNU/linux?
            O GNU/Linux é muito mais “enxuto” que o Google/Linux, e mais versatil, no qual faz todo o sentido desenvolver sobre o mesmo.
            Poderia usar a plataforma da google, o Google/Linux, ou android como lhe chamam, mas do meu ponto de vista é desnecessário.
            Poderá e deverá criar mais valor acrescentado com GNU/Linux do que com o Google/Linux.
            Porque para android já existem N Players no mercado a desenvolver.
            Atenção, eu considero que há software que tem que ser pago, usar linux(Android, ou outro qualquer), não tem necessariamente que ser gratis, todos temos que “comer” claro.
            Mas para quê estragar a coisa, quando podemos ter uma coisa melhor com software livre?
            Se tem um projecto em mente porque não avançar com ele sobre GNU/Linux??
            A minha questão acima foi essa…

            O GNU/Linux não é nenhum papão, isso é um mito, é sim um sistema muito poderoso e cada vez mais utilizado.

            cmps

          3. Avatar de Pensamento Positivo
            Pensamento Positivo

            Li o seu último post e tecnicamente concordo!… Mas não nos podemos esquecer que o pessoal gosta de produtos já integrados… E nesse aspecto o “Android” leva uma enoooorme vantagem… E é para aí que quem de direito canaliza os recursos… É pena?… É!… Mas é a realidade!!!… Boa tarde!…

      2. Avatar de JP
        JP

        Há quem goste e possa comprar Mercedes, outros ficam pelos FIAT.

        Pq comprar a noite com o dia?!… O cpu do iPhone não é tão potente e o seu custo é muitíssimo mais elevado.

  6. Avatar de TCoiso
    TCoiso

    Dá vontade de fazer um “cluster low cost” com estes “bichos”.

  7. Avatar de Tiago F.
    Tiago F.

    Pooo arm 700mhz isto da para fazer muita coisa é usar a imaginação, já reservei 20

    1. Avatar de Gonçalo Passos
      Gonçalo Passos

      Pois dá, especialmente na area da robotica. Permite usar um linux com camaras e isso e ligar através do GPIO a um Arduino por exemplo.

      É muito util. Também quero um.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        Nem é preciso chamar o arduino. Vai haver o gertboard que é uma placa de expansão! 🙂

      2. Avatar de @lmx
        @lmx

        Como o guilherme disse não é preciso o arduino…isto é milhares de vezes superior ao arduino, tens é que usar os GPIO’s existentes, mas parace que ainda não existe compilador nativo terá que ser usado para já um cross compiler…

        cmps

        1. Avatar de Gonçalo Passos

          Sim , sim . Só disse porque ná area da róbotica actualmente é assim. Computador para computação gráfica e mcu para controlar os motores. Claro que existe muito melhor que arduino.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      Abusado 😀

      eu vou mandar vir 2 para já models b, mas depois quero mais 2 models A, vou implementar comunicação wireless via GPIO’s, logo posteriormente vou deixar de precisar do conector ethernet 😉

      cmps

  8. Avatar de Fábio
    Fábio

    Bom dia,
    Onde é que se pode adquirir este equipamento?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      podes adquirir, ou fazer a pre-reserva para já em:
      http://www.element14.com/community/groups/raspberry-pi
      ou em
      http://uk.rs-online.com/web/generalDisplay.html?id=raspberrypi&cm_mmc=UK-PPC-0212-_-02_Raspberry_PI-_-Raspberry_PI-_-Raspberry_Pi

      penso que o primeiro apenas vende para UK directamente, terás que ir a um link local de espanha por exemplo para encomendar para PT acho eu.

      cmps

  9. Avatar de Manuel
    Manuel

    Só foi pena o fiasco do suposto lançamento de venda ontem ás 06H00 GMT.

    Houve imenso pessoal que acordou cedo (eu inclusivé) para assistir a algo que efectivamente correu mal…

    É pena ter começado mal algo que tem um largissimo potencial para ser explorado.

    Esperemos que a coisa lá para o Verão corra um pouco (muito) melhor.

    1. Avatar de faustino
      faustino

      O problema foi que ambas as empresas julgaram estar preparadas para apanhar com o choque, não contaram que fossemos tantos, deveriam ter criado páginas alternativas e com links diretos para a informação de forma a não sobrecarregarmos o sistema à procura da informação e a tentar fazer a compra.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      ate os servidores thhps deles se borraram todos… não estavam a espera 😀 lol

      cmps

  10. Avatar de António
    António

    Depois de umas horas a ler sobre esta máquina fiquei sem duvida que quero um bicho destes.

    Já a algum tempo que quero montar um media center mas a disponibilidade(€) não é muita.

    Neste momento tenho um PC velho que faz o serviço, mas é enorme e faz aquele barulhinho de fundo irritante. Com este até o posso “colar” atras da tv e nem se vê. Ligo o IR para o comando por USB e instalo o XBMC 🙂

    talvez até venha a instalar uma instalação daquelas postadas ontem do projecto android-x86

    Ideias não faltam 🙂

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      aquilo usa ARM, usa linux que ja existem 2 imagens disponiveis 😉

      cmps

  11. Avatar de lol

    é fantástica como a tecnologia evolui mustruosamente, antigamente um computador ocupava uma sala e atualmente ou sensivelmente dentro de alguns messes ou anos, ocupara o tamanho de uma unha!So fiquei desapontado com uma coisa,nesse projeto,esqueceram de construir uma “roupinha” digna para o “pczinho”… Design fail!

    1. Avatar de okapi
      okapi

      Quanto há tecnologia para quem conheceu as aparelhagens de som em moveis de há 50/60 anos atrás e vê um ipod nano, já nada admira, isto já era mais que provável.
      No ebay encontras uma roupinha para o Pczinho e até de materiais reciclados. 😉 🙂 e a preços razoáveis.
      http://tinyurl.com/6lvv5dn

  12. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    alguém sabe se um cartão sd de Class 10 compensa ou se existe um bottleneck? queria correr o xbmc a partir de um.

    1. Avatar de faustino
      faustino

      Os cartões class 10 dão-se mal com o raspberrypi http://elinux.org/RPi_VerifiedPeripherals#SD_cards e pelo que vi em algumas demonstrações feitas em videos disponiveis online, eles falam na possibilidade de utilizar um hd externo para ser mais rápido, por iss,o se o sd card não tiver velocidade podes sempre experimentar o hd.

      1. Avatar de Guilherme de Sousa
        Guilherme de Sousa

        No entanto terás sempre que usar o sdcard para fazer boot. Quem é repsonsavel pelo boot é o gpu da broadcom e este vai buscá-lo ao cartao. No entanto penso que dê para ter o SO no disco externo/pen usb, e por apenas os ficheiros de boot no sd.

        Acordei bem cedo para tentar ter um brinquedo destes.. as 5h40 (abria as 6)e mesmo assim não consegui 🙁 estou em pre order e as datas já vao para finais de abril, inicios de março. O site da farnell dois minutos depois das 6 ja estava todo em baixo a levar um gigantesco DDos.

        @Hugo Cura

        Importante referir que €26 é sem IVA e sem portes.. No total fica em 42.56, ainda é uma boa diferença!

        cumps!

        1. Avatar de dbrenha
          dbrenha

          pois, mas eu queria mesmo evitar de usar mais alimentação. Não é tanto o preço que me atrai, é mais um consumo minimo que este tem, e depois ia por o xbmc a ler um server nas (este é que ando a adiar comprar à 2 anos). Um sd mais lento não deve trazer muito decréscimo à performance do xbmc depois de ter feito boot pois não?

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            Sinceramente ainda não testei.. não fui nenhum dos sortudos que receberam beta boards, mas penso que a velocidade do cartão deve fazer uma boa diferença.

            No entanto se fores ver testes tens cartões de class4 com boas performances (daí não perceber esta classificação das class’s, pois cartões da mesma class deviam ter performances aproximadamente iguais, mas pelos vistos não).

            cumps!

  13. Avatar de Thiago
    Thiago

    Prezados amigos,

    Uma pergunta voces saberiam me dizer se tem como adaptar um controle remoto para utilizar o Raspberry Pi rodando o XBMC.

    Aguardo.

  14. Avatar de Amaro
    Amaro

    Eu já estou pensando em colocar ele embutido na caixinha na parede, saindo dela somente o cabo HDMI ligado no monitor, e usando teclado e mouse sem fio.
    Viajei muito?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      lol, acho que estas correcto 😉

      cmps

  15. Avatar de Pedro
    Pedro

    Também quero uns quantos… Já estou a imaginar cenas!!
    Isto deve ser porreiro para implementar numa corporate tv, onde é necessário um pc por ecrã!

  16. Avatar de Micael
    Micael

    Boa tarde,
    eu também já tenho o registo feito. alguém tem uma previsao?
    Estou curioso com o que se pode fazer com este menino… 🙂
    Cumps

  17. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    A empresa onde trabalho vende isto em consonância com a Farnel e RS amidata. Temos grande procura do equipamento.

    1. Avatar de faustino
      faustino

      Então vê se arranjas informações sobre as disponibilidades dos equipamentos para darres noticias ao pessoal.

    2. Avatar de @lmx
      @lmx

      e qual a empresa onde trabalhas, ou outra onde se venda além das duas para já oficiais 😉 ?

      cmps

  18. Avatar de N. Roque
    N. Roque

    Espectacular, só lhe falta uma ligação para fibra óptica, e a rede gigabit, e os meos/zons trocarem as boxs e onts por isto.
    Mas isso já é pedir de mais.

  19. Avatar de Rui Comprido
    Rui Comprido

    E windows 7, não dá para instalar? 😀

  20. Avatar de Serva
    Serva

    @Dário Silva ,

    Não te esqueças de passar os contactos , nós agradecemos , como podes ver o entusiasmo é muito , também estou curioso para ver como é que este bicho se porta com os 1080p , já procurei na blogosfera mas ainda há pouca informação .

    Cumprimentos

    Serva

    1. Avatar de Joao Batista
      Joao Batista

      O que ja podemos fazer neste “pc” corre algo parecido com um linux ?

      A aplicações temos ? gostava de saber essas infos 🙂

      alguém pode ajudar ?

      1. Avatar de Hugo Cura

        No artigo já há informação “preliminar” dos sistemas operativos.
        Há ainda um manual em PDF disponibilizado num dos revendedores chamado “Raspberry Pi User Guide”.

  21. Avatar de Dário Silva
    Dário Silva

    Bom Dia a empresa onde trabalho é a LENAVE, LDA, estamos também a vender o equipamento mas através da RS e Farnell logo estamos dependentes também do stock disponível deles.

  22. Avatar de k
    k

    Não foi efectuada quaquer venda.
    O que os sítios apresentavam era um formuário para intenção de compra.

    1. Avatar de Guilherme de Sousa
      Guilherme de Sousa

      A Farnell aceitou Pre-Order.

      cumps!

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        for me to 😀

        cmps

  23. Avatar de Pedro M
    Pedro M

    Não sei como dizem que não notaram arrogância nas palavras do Hugo Cura, mas verdade é que ela está lá.

    Lamentável a atitude de certas pessoas, principalmente num site desta envergadura.

    On-Topic: Rasperry Pi para quando?

  24. Avatar de Ricardo Sousa
    Ricardo Sousa

    Para registar na farnell é preciso pertencer a uma empresa ?

    1. Avatar de Dário Silva
      Dário Silva

      Sim para registares na farnell tens que ser empresário de nome individual.

  25. Avatar de Luis
    Luis

    Espectacular!

  26. Avatar de PorquinhoBranco
    PorquinhoBranco

    Ja recebi o e-mail a dizer que os meus ja vêm a caminho!!

    1. Avatar de Dário Silva
      Dário Silva

      Posso saber onde compras-te o teu?

  27. Avatar de Samuel
    Samuel

    Alguém me pode dizer se a placa já vem com a fonte de alimentação ou tem que se comprar à parte?

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      tens que comprar á parte, mas em principio o carregador de um telemovel usb deve dar, desde que tenha como output 5v e 700 mm.

      cmps

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        700 mA lol

        cmps

  28. Avatar de Samuel
    Samuel

    Obrigado @lmx
    Espero que seja fácil instalar o sistema operativo 😉

    1. Avatar de @lmx
      @lmx

      boas…
      essa parece ser a parte mais complicada da coisa lol..

      cmps

      1. Avatar de @lmx
        @lmx

        boas…
        afinal…eles complicaram foi a coisa…
        é no fundo a coisa mais facil do mundo…
        a imagen debian que eles oferecem, ja tras todas as partições necessarias…é só preciso mesmo grava-la no SDCARD Sem formatação!!!com o comand DD

        cmps

  29. Avatar de Luis
    Luis

    Boas… sabem de onde posso mandar vir o raspberry pi? Obrigado

  30. Avatar de Samuel
    Samuel

    Não se arranja uma versão que tenha saída vga,é que nem toda a gente tem monitores com hdmi.
    Obg.

    1. Avatar de Ricardo Sousa
      Ricardo Sousa

      existem adaptadpres

      1. Avatar de Hugo Cura

        Sim, à volta dos 30€.

    2. Avatar de Hugo Cura

      What display can I use?

      There is composite and HDMI out on the board, so you can hook it up to an old analogue TV, to a digital TV or to a DVI monitor (using a cheap adapter for the DVI). There is no VGA support, but adaptors are available, although these are relatively expensive.

      Why is there no VGA support?

      The chip specifically supports HDMI. VGA is considered to be an end-of-life technology, so supporting it doesn’t fit with our plans at the moment.

      in Raspberry Pi FAQ

    1. Avatar de Marisa Pinto

      Não é aqui que tens que colar 😀

  31. Avatar de Samuel
    Samuel

    Fica demasiado caro no total,o adaptador vga que não deve ser nada barato,mais o transformador que tem de ser comprado à parte,mais o cartão de memória para instalar o sistema operativo e mais as despesas de envio.
    É só fazer as contas,gasta se mais de 70€ ssó com a brincadeira.

  32. Avatar de Paulo

    Eu não esperava encontrar uma “Raspberry Pi” unidade disponível para a sua época uma longa original. É um desenvolvimento notável no mundo da programação em casa, especialmente para os educadores.

  33. Avatar de aless
    aless

    amigos comprem uma daquelas boards mini itx com cpu atom integrado custam 50 ou 60 mas ja sao melhorzitas tenho uma com o plex/xbmc a correr

    1. Avatar de Luis
      Luis

      aless,da aí um exemplo de uma board ou um link.

  34. Avatar de João
    João

    Olá,

    Recebi o meu. Instalei o RASPBMC em poucos minutos. Basta ter cuidado em :
    – ter um cartão SD compatível
    – uma alimentação com pedalada suficiente

    Tenho um disco NTFS de 1.5 TB ligado ao Raspberry Pi (autoalimentado), saida HDMI para videoprojector e amplificador Pionner.

    Filmes em HD sem problema.

    Hoje instalei o XBMC Commander no Ipad2, e consigo controlar o XBMC no Raspberry Pi sem problema.

    Foi uma boa escolha !

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Olá João,queria te perguntar quanto €€€€ ficou esse material todo.Obrigado.

  35. Avatar de Nelson Nobre
    Nelson Nobre

    Posso dizer que o bicho é um espetáculo, já tenho o meu a cerca de um mês, e posso dizer que foi um bom investimento… tenho um projeto pessoal de robótica em mente e este brinquedo vai-me dar uma grande ajuda…

    1º respondendo a algumas duvidas que vi aqui por alto… convêm ligar o bicho a uma fonte externa, ou se ligarem a um pc, usam um cabo usb com dupla conexão para aumentarem a amperagem, visto que uma porta usb tem uma saida no máximo de 500mA e o raspberry precisa de 700mA com um cabo usb duplo ligado a duas portas usb de um pc vão fornecer 1A .

    2º Podem ligar um disco externo, mas tem de ter sempre um cartão sd no raspberry com o sistema operativo…

  36. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas
    Estou a pensar seriamente em comprar um brinquedo destes para usar como media center e “gestor de torrents”, mas precisava de 2 conselhos:
    1-Acham que é necessário comprar o adpatador que sugerem ou qualquer outro desde que debite os 5V serve?
    2-Basta instalar o linux no cartão sd e ele liga-se sozinho ou é preciso saber alguma coisa de programação?
    (como dá para perceber não sou informático…)
    cumps