Computador miniatura custará cerca de 17€

82 Comentários

É ainda um protótipo e chama-se Raspberry Pi.

David Braben, um developer bastante conhecido de jogos de sucesso como Elite, Rollercoarster Tycoon e recentemente o Kinectimals, tem trabalhado paralelamente num projecto relacionado com a educação.

Na sua opinião, a educação básica ao nível das TI tomou um rumo monótono desde 2000, baseando-se na aprendizagem de escrita de documentos, criação de apresentações, utilização da Internet e uso de um computador em geral. Ele pretende voltar a mudar isso e promove e incentiva o início à programação e conhecimento do hardware básico de um computador. Para isso a equipa da The Raspberry Pi Foundation concebeu um PC de custo extremamente baixo que poderá ser distribuído pelas crianças, em determinadas circunstâncias até de forma gratuita!

Face ao preço, as suas características impressionam!

O seu aspecto diminuto, ao estilo de uma Pen USB, e pelo preço conhecido à partida, sugerem que não deverá estar grande tecnologia incluída naquela PCB. Engane-se quem assim o pensa.

O seu funcionamento é simples: numa das extremidades é ligado o monitor via porta HDMI, na outra o teclado e rato via porta USB, coloca-se o cartão micro SD no respectivo slot, com o software necessário, e está pronto a usar.

Prevêem-se as seguintes características:

  • Processador: ARM11 @ 700MHz
  • Memória RAM: 128MB SDRAM
  • Tecnologia gráfica: OpenGL ES 2.0 em 1080p30 H.264
  • Interface gráfica: HDMI e composite
  • Interfaces I/O: USB 2.0 e outra desconhecida
  • Armazenamento de dados: slot para cartão SD/MMC/SDIO
  • Software aberto baseado em Linux

Aparenta ser necessária uma interface adicional para utilização de ligações de rede e outros dispositivos de I/O. É também possível adicionar uma webcam tal como mostram as imagens.

Inicialmente será distribuído com a distro Ubuntu e todo o software a ele inerente. David Braben prevê um prazo de 12 meses para que este dispositivo inicie a sua comercialização.


 

Qual a sua opinião? Acha que este preço será realidade numa altura em que existe um capitalismo bastante forte nesta área?

 
Homepage: The Raspberry Pi Foundation

Partilhar:
Tags:

Comentários

82

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Mike
    Mike

    Tenho as minhas dúvidas quanto ao preço, mas gosto muito do conceito. É bom que invistam mais na área das TI’s. Ainda me recordo das minhas aulas de TIC, eram o tédio total para quem tivesse um bocado mais de interesse na área, porque se cingiam a usar o Office e o Explorador do Windows.

    1. Avatar de Computed Life

      Pois, concordo ao dizeres que as aulas de TIC são um tédio para quem quer mais, mas temos de perceber que nem todos querem seguir o mesmo e TIC é para todos, logo concordo perfeitamente com o programada de TIC.

      Mas está não deixa de ser uma boa invenção, e se tiver o preço que anunciado vai fazer com que outros equipamentos também baixem de preço.

      Cumps

      1. Avatar de Ecchin
        Ecchin

        Não concordo. O que aprendi em TIC de facto é para todos. Mas devia ser ensinado no 5º ano, ou até antes!

        1. Avatar de Ruaben
          Ruaben

          eu não posso dizer grande coisa do TIC, pois ando no 8º ano, mas pelo que me dizem, tudo o que eu teveria aprender no TIC já aprendi portanto tb acho que deveria ser mais cedo, pra e 6º ou 7º ano

          1. Avatar de Ministra da educação
            Ministra da educação

            E estudares português não gostas rapazito? É que já estás no 8º ano, está bem que agora não chumbas, mas não é desculpa para não saber escrever…

          2. Avatar de Ruaben
            Ruaben

            vamos lá ver: bil gates mal escrito; Bin Laden depois de morto,
            agora a ministra da educação, e a seguir é o quê? michael jackson?
            não, não gosto de português, de 1 a 5 tenho 3, é isso e EF, de resto tudo 4 e alguns 5. desde criança que não gosto de portugues, mas I always liked matematica, e ciencias, eu sei normalmente é ao contrario, mas é a vida…

  2. Avatar de Pedro Pinto

    Excelente. Eu já trabalhei com uma coisa parecida com estas mas com o sistema operativo TinyOS e Contiki. É impressionante como uma coisa “tão pequena” pode ter tanto poder computacional.

    1. Avatar de André Gomes

      Em que plataforma trabalhaste? Eu sou investigador na área das WSNs, trabalho imenso com esses dois SO. Mais Contiki por via de um projecto em que estou envolvido.

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Boas André,

        Trabalhei exactamente na áreas das WSN com tmotes Sky. Trabalhei ainda com os SunSpots: http://www.sunspotworld.com/. Trabalhas em alguma Universidade?

        1. Avatar de André Gomes

          Olá,

          Conheço os Tmote. Eu trabalho essencialmente com os TelosB que são equivalentes, mas também tenho alguma experiência com MICAz, Zolertia Z1, Raven, etc…

          Os SunSpot apenas tive algum contacto com eles, nunca trabalhei porque não temos nenhum (são bastante caros).

          Sim, sou aluno e investigador na UC. Mais precisamente no Departamento de Engenharia Informática. Estou associado ao LCT do CISUC.

          1. Avatar de Gonçalo Pereira
            Gonçalo Pereira

            Olá,
            É bom ver pessoal do DEI por aqui!!!

    2. Avatar de Pedro Gaspar

      porreiro porreiro era ligar-mos estes mini-pcs ao nosso proprio pc (via usb) e obter mais poder computacional, era tipo meter turbos no pc xD

  3. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    O conceito esta excelente. Isto pode ser uma porta para chegar a regioes onde ainda hoje a informatica e uma ilusao. Mas acho que no mundo desenvolvido estas coisas ja se usam atraves dos smartphones. Ai o preco e bastante mais elevado e verdade com HTC e iPhone a cabeca.
    Mas seria interessante levar um computador destes no bolso. Espero que nao se fique por projecto mas que avance.

  4. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Esperemos que se materialize. Como Media Center seria fantástico! 🙂

  5. Avatar de Emannxx

    Incrivel… como uma coisa tão pequena consegue fazer algo “tão grande”.

    No entanto, quando se começar a comercializar,irá ter uma “carcaça” não?

    E como é que se liga o teclado e outros periféricos? Dificilmente se poderá usar “só” esta “pen” pois será necessário um HUB USB (como está numa das imagens)… Mas para o que é, está brutal.

    1. Avatar de Navyseal
      Navyseal

      @Emannxx

      Vê a foto por baixo do vídeo e tens a resposta.

    2. Avatar de Tiago
      Tiago

      @No entanto, quando se começar a comercializar,irá ter uma “carcaça” não?

      Achas mesmo:P??? just kidding

      1. Avatar de Emannxx

        Carcaça = caixa, embalagem, “aquele plástico onde está um computador normal”… como queiras chamar 😛

  6. Avatar de Redin
    Redin

    Se o Sócrates ganhar já tem solução para a distribuição dos novos Magalhães no seu novo mandato.

    1. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      lol…

    2. Avatar de FTMC

      Ultima hora JP Sá…. assinou acordo com o Sócrates, irá ser chamado/comercializado sobre o modelo de Micro-Sócrates…… Eescolinha/Tics…..

  7. Avatar de Jorge Lima
    Jorge Lima

    O preço deixa a desejar, mas mesmo que custe 50€ já é muito bom.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      a “desejar” não 🙂 ficas é desconfiado 🙂

  8. Avatar de PTGamer
    PTGamer

    isso vem c/ processador ARM11 mas apenas c/ 700 Mhz?
    segundo sei está pra ser lançado uma nova gama de processadores ARM onde o modelo anterior a este funcionará a 1Ghz

    como todos vós também tenho as minhas duvidas quanto ao preço.

    1. Avatar de Cerk
      Cerk

      Muito provavelmente será feito um underclock tendo em conta que não aparenta ter qualquer sistema de refrigeramento

    2. Avatar de D!
      D!

      nao falta assim tanto para ter 1Ghz que falas

  9. Avatar de STP
    STP

    Exelente!! Espero que para cá para Portugal o preço não seja o triplo ou lá o que seja…

    1. Avatar de Ecchin
      Ecchin

      O triplo de 17 euros ainda assim não é muito. Há telemóveis de 40 euros que não fazem 1/20 do que este bicho faz!

  10. Avatar de Jorge Rodrigues
    Jorge Rodrigues

    quer dizer que este hardware, bem provavelmente um pouco melhor vai estar à venda e se tiver ligação á web vai teoricamente funcionar com o SO da Google ou seja será perfeito para quem só quer / precisa do básico.

  11. Avatar de joaodh
    joaodh

    bem se o preço for por volta dos 50€ sou bem capaz de comprar um, deve ser um brinquedo bastante interessante, com um disco ssd é que era assunto.

  12. Avatar de Dust Bunny
    Dust Bunny

    Parece-me óptimo para substituir o pentium 2 que está lá para casa a servir de servidor e a comer-me a electricidade toda 🙂

  13. Avatar de Claudio
    Claudio

    Juntem-lhe um receptor wifi, uma carcaça e um ecra tactil e pimba temos um PDA/Tablet…e mais uma antena gsm e pimba um smartphone… ou seja se eu desmontar o meu htc hero e tirar esses extras tenho a mesma coisa…de realçar apenas o facto de o preço de 17€ não ter as margens que nos pagamos, por isso esta noticia não me surpreende em nada !

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Sim com a evolução dos smartphones não sei até que ponto irá ser utilizado. Mais rápido as grandes fabricantes de smartphones e tables, alteram o hardware d para disponibilizar ligaçao de teclado e monitor ao telemovel que este minicomputador sai ca pra fora.
      Acho que ninguem vai andar com um smartphone e com um minicomputador podendo o primeiro fazer tudo o mesmo. Daí o preço não ser tao elevado quanto isso.

      1. Avatar de Mpercheiro
        Mpercheiro

        Quanto pagam por um smartphone/PDA?

        Pois. A diferença aqui é exactamente essa…

  14. Avatar de Black25
    Black25

    Isto agora pode saber a pouco, mas é uma base para o futuro!
    Se as grandes fabricantes de hardware se aplicarem sobre este modelo, no futuro andamos com computadores dentro do bolso.

    E estas caracterisitcas, há apenas alguns anos atrás (não mais que 8 ou 9 anos) seria um topo de gama de 1500€ ou 300 contos na época do escudo!
    😀

    Gosto da ideia!

  15. Avatar de Serva
    Serva

    fantastico , faz-me lembrar quando Sir Sinclair criou o Spectrum , também não se pensava na epoca que se pudesse construir uma maquina tão pequena e com tanta capacidade .

    Excelente noticia

    Serva

  16. Avatar de Pl4za
    Pl4za

    Numa palavra: Impressionante !
    Quase revolucionário, fico a aguardar o lançamento no mercado !

    1. Avatar de Fernando
      Fernando

      já somos 2, hehe

  17. Avatar de Bruno Bettencourt
    Bruno Bettencourt

    Eu já tinha visto o video relacionado no youtube, mas sou de acordo que é uma ideia extremamente interessante e que poderá tornar muito viável, especialmente para as “classes sociais” com mais dificuldades financeiras.

    E até é mais completo do que parece.

  18. Avatar de Marco
    Marco

    Qual a estranheza deste aparelho?

    Já existem idênticos há muitos anos (PDAs). Só não têm a entrada USB, (são micro-USB ou mini-USB) e não têm saída HDMI.

    1. Avatar de Bruno Bettencourt
      Bruno Bettencourt

      Não é nada de novo. A questão aqui é o preço!

    2. Avatar de Pires
      Pires

      boa marcos! 😉

  19. Avatar de The STK
    The STK

    Parece ser porreiro, uma coisa destas como media server deve dar muito jeito, só dúvido é do preço…

  20. Avatar de kekes
    kekes

    Se isso corresse Full HD era uma mimo xD isso nas televisões ligado… UI UI
    Espero pelo seu lançamento 😀

    1. Avatar de Hugo Cura

      Segundo as especificações disponibilizadas sim, será capaz de reproduzir Full HD.

      ______
      Houve algo que não mencionei no artigo mas que também não existe em fonte oficial e ninguém questionou, para já, aqui nos comentários: a alimentação do dispositivo. Muito provavelmente será a partir da ligação HDMI, proveniente do monitor/TV, a partir dos pinos 17 (ground) e 18 (+5V DC).

      1. Avatar de João Ramiro
        João Ramiro

        Estava me a questionar sobre isso mesmo, como alimenta um rato/teclado USB não poderia ser dali.

        Como já disseram, é de “desconfiar” o seu preço, deita por terra as expectativas de um novo tipo de mercado para as grandes empresas devido à baixa margem de lucro mas não deixa de ser impressionante.

      2. Avatar de Reodir
        Reodir

        não reproduz 1080p, tem 128mb de ram é impossivel 🙂

        1. Avatar de Pedro Ribeiro
          Pedro Ribeiro

          Uma coisa não tem nada a ver com a outra, e basta ver nas especificações que diz correr video a 1080p.

          1. Avatar de rubenduarte
            rubenduarte

            Como é que com 128mb de ram e com aquele processador é possível correr 1080p? Vai ser o GPU a fazer tudo?! Chamem-se séptico, mas não me cheira…

          2. Avatar de lmx
            lmx

            Boas…
            isto não corre windows… 😉

            cmps

          3. Avatar de Hugo Cura

            @lmx
            Para já não, mas vemos ver o que o Windows 8 nos reserva 😉

      3. Avatar de wolfytuga

        Podes ter razão quanto aos 5V, mas quanto à fonte de alimentação leva-me mais a crer que é por USB, vê melhor a última imagem, penso que conseguirás visualizar um «flat cable» a sair do cabo USB e a ligar directamente à placa.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Não me parece pois isso exigiria um acessório extra. Se há corrente disponível no HDMI, porque não aproveitá-la? A interface USB, segundo disse David Braben no vídeo, é para I/O. É possível é que possa ser alimentado por ambas as interfaces porque, como se já se falou aqui, aquilo daria para um óptimo servidor para estar ligado 24/7, onde o monitor deixaria de ser necessário.

          São suposições.

          1. Avatar de wolfytuga

            Mas repara noutro pormenor, o HUB está alimentado externamente. E de lembrar outro pormenor, existem carregadores com porta USB para dispositivos como leitores MP3/4 entre outros. E depois há o facto do USB (sendo uma porta para periféricos) ser a macho, sendo esta a ideal para ligar a esse tipo de carregadores. Mas tal como referes são meramente suposições. Mas por exemplo, poderia-se ligar este minicomputador ao router da Meo, na porta USB?! Fica aqui a questão.

  21. Avatar de João Dias
    João Dias

    Não percebi onde querem chegar com essa do Capitalismo bastante forte…

    1. Avatar de Hugo Cura

      Como não? A 2ª parte do comentário do João Ramiro resume muito bem o ponto de vista.
      O preço revelado e previsto na página do projecto é claramente um preço mínimo possível segundo as características que tem.
      O capitalismo na área dos gadgets é, actualmente, bastante grande e só não é maior porque há concorrência, mas todos “enchem os bolsos” à grande. Ou achas que os preços são “verdadeiros e transparentes”?

  22. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Vou comprar um quando for comercializado 🙂
    Mas acho o preco baixo para o que é.
    Mas se for um preco assim, compro mais que um xD

  23. Avatar de Nuno
    Nuno

    Já estou a ver as queixas:
    “Oh não… perdi o meu computador”.
    Ou então:
    “Bolas, deixei o computador no bolso e foi para a máquina de lavar!”.

  24. Avatar de Celso Azevedo

    Daqui a uns tempos andamos por aqui a dizer: “Eu ainda sou do tempo em que os computadores tinham uma caixa ao lado…” 😛

    Boa ideia, gostei!

  25. Avatar de Manuel Lopes
    Manuel Lopes

    Fantastico pena é se não chega a Portugal ou em caso afirmativo vir com um preço acima do publcado no artigo.
    Com o avanço diário nesta área não será de estranhar mais novidades do genero.

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa ideia, gostei 🙂
    Mas só há aqui algo que é um pouco contraditório na minha opinião:

    Dado que a ideia será por 1 computador barato nas mãos de pessoas com menos dinheiro, então porque raio foram por uma Saída HDMI?

    Duvido muito que uma família com relativamente pouco dinheiro, vá a ter em casa uma tv/ecran com suporte HDMI, a não ser que juntamente com isso ofereçam uma série de adaptadores.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Talvez tenha sido por se adaptar directamente àqueles componentes de hardware, de outra forma o preço talvez não fosse o mesmo. Mas repara, faltou-te ler um pormenor nas características de interface gráfica: composite.
      Digamos que não deverá ser nada benéfico trabalhar numa tv crt ou parecido… mas será possível usar. Existem uns conversores de sinal, de composite para vga, na ordem dos $50. Ficaria mais em conta que comprar um novo monitor/tv apenas devido ao HDMI.

    2. Avatar de José Pires
      José Pires

      Eu também fiquei com essa pulga atrás da orelha mas, depois, vi isto no site:
      “What display can I use?
      There is composite and HDMI out on the board, so you can hook it up to a digital or analogue television or to a DVI monitor.”

  27. Avatar de Navyseal
    Navyseal

    Tendo em conta que alguém já o desenvolveu, não deve ser assim tão difícil para um user com alguns conhecimentos de electrónica, fazer algo do género e colocar a circular em Portugal. Quem soube fazer boxes pirata para tv por cabo, deve saber fazer micro-pc’s como este. 🙂

    1. Avatar de lmx
      lmx

      boas…
      não vas por ai…
      a FISICA é uma coisa complicada no que toca a altas frequências, e quanto mais pequena for a PCB, pior, por causa das induções, desadaptações de linhas de comunicação, etc…….etc…..é dificil que todos os circuitos não estejam em curto circuito…
      isto não é a mesma coisa que criar umas boards com uns componentes em cima e uns meros MHZ, isto é diferente…
      Apesar de não se ver, isto é tecnologia de Ponta(A ser bem contruida, com circuitos estaveis e bem adaptados).

      cmps

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Não requer apenas conhecimentos de electrónica. É preciso dominar electrónica digital, conhecer muito bem o linux e os seus processos de arranque, já para não falar dos device drivers. Isto é algo complexo, se fosse fácil aparecia naqueles sites de “build it yourself on a weekend”. E para construir a PCB, tal como disse o lmx, é um processo complicado. Requer software para analizar as interferência electromagnéticas, estabilidade, matching,etc..já para não falar que estas PCB’s são feitas possivelmente em 4 camadas, o que torna o processo muito mais complexo e só acessível a alguns.

  28. Avatar de Ana
    Ana

    O preço até pode ser baixo e realmente é, mas não se esqueçam q é necessario ter um rato um teclado e um monitor, e aí o preço já n é baixo, pelo menos o do monitor. Para a maioria das familias hoje em dia, que já têm monitor e etc em casa, tudo bem. Mas se é suposto ser para as familias com necessidades… já n fica assim tão barato.

    1. Avatar de Hugo Cura

      É verdade, sem dúvida, mas de que outra forma se poderá trabalhar num computador sem ter um ecrã? Não há milagres 🙂

    2. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      Isto leva um pouco ao meu comentário que referi a cima a que o Hugo delineou um detalhe interessante.

      Se ele vier com com hdmi/compisite (assumindo que o composite que eles estão a falar é o típico cabo RCA (video, Audio Esquerdo, Audio Direito com as cores Amarelo Branco e Vermelho respectivamente)), pode-se ligar a qualquer televisão que exista actualmente (CRT’s e Afins).

      Se for o caso de uma família com necessidades, o budget não fica assim tão elevado pois consegues arranjar esses 2 componentes a 10€ ou menos até. Se o preço do Pc ficar por 17€ cá em Portugal e comprares 1 rato e um teclado a 5€ cada, o budget total fica por 27€ (tendo em conta que a maior parte das pessoas tem em sua casa uma televisão com entradas RCA ou SCART).

      Ah, esqueci-me de acresentar um HUB Usb que vai ter que ser necessário para ligar quer o rato ou o teclado, mas isso também não deve ficar muito caro.

  29. Avatar de JMCS
    JMCS

    É uma boa opção para um servidor LAMP. Com um cartão SD de 8GB já ficava bem melhor que o meu antigo Pentium 166… Sem os serviços X libertava memória suficiente. Prometedor!

  30. Avatar de Guilherme de Sousa
    Guilherme de Sousa

    Ubuntu? LOL. É bom que façam muitas alterações…
    De resto a ideia esta muito boa, e se o preço for realmente algo parecido com 17 terá sem duvida alguma sucesso, nem que seja devido à curiosidade.

    cumps!

  31. Avatar de Portateis

    Nenhum dos Ubuntu actuais (nem mesmo a versão Netbook) correm confortavelmente com 128 Mb de Ram. Só se fizessem uma versão personalizada…

    O Gnome ou Unity não correm bem com pouca memória, ainda pior depois de se abrir uns programazitos… é aconselhável escolher outro ambiente gráfico como o LXDE, XFCE, etc…

    Adoro o Ubuntu e gostava que funcionasse nisto, mas não sei…

    1. Avatar de lmx
      lmx

      Boas…
      não digas asneiras, o ubuntu corre com apenas 48 mb de ram, obviamente que não estamos a falar de uma versão desktop, ou de uma versão standard.
      O linux corre naquilo que quiseres, depende dos processos que tiver a correr…
      cmps

  32. Avatar de Gonçalo

    Sempre existiu destes pc’s são é mais caros mas também mais elaborado com as portas DB9, USB , VGA , HDMI,MagJack,etc como a Beagleboard ou PandaBoard. Em principio dá para por mais memoria.

    Se fosse um ARM Cortex A8 ou A9 sim é que rulava. Para não falar de compatibilidade com o Windows 8, agora roda a maioria dos linux’s como Ubuntu,Centos,Android,etc e também á um port do ReactOS para ARM.

    Fixe não?

    1. Avatar de Gonçalo

      P.S: A PandaBoard têm 1GB RAM !

    2. Avatar de lmx
      lmx

      a compatiblidade com windows 8 não é problema, quem é que quer saber do windows 8???
      A malta quer é uma maquina estavel, modular, altamente configuravel e que pode correr, com 10 mb ram, ou com… a MS é tudo a grande até a borrice.

      cmps

  33. Avatar de Jaime
    Jaime

    Só falta USB3 (para maior taxa de transferência e uso de HUB’s e WIFI (para conectividade), fica-se com o perfeito media center para o LCD lá de casa!

  34. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Essa placa mal corre uma distribuição de Fedora das mais leves. Eles estão a tentar utilizar as capacidades da GPU para auxiliar o processador.

    O preço deverá realmente andar à volta de 17 euros porque eles irão comprar componentes em massa. Este pc está a ser pensado para ensinar programação, para ser uma máquina de produtividade. Com aquelas características não dá para mais.

    Existem outras alternativas, algumas delas opensource, com muito mais poder computacional, como é o caso da PandBoard( http://pandaboard.org/). Se lhe tirarem metade dos periféricos que não são precisos também fazem um PC barato, e neste momento a canonical já está a trabalhar numa versão do Ubuntu a correr em ARM.

  35. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas
    Estou a pensar seriamente em comprar um brinquedo destes para usar como media center e “gestor de torrents”, mas precisava de 2 conselhos:

    1-Acham que é necessário comprar o adpatador que sugerem ou qualquer outro desde que debite os 5V serve?

    2-Basta instalar o linux no cartão sd e ele liga-se sozinho ou é preciso saber alguma coisa de programação?
    (como dá para perceber não sou informático…)

    cumps

  36. Avatar de mailissa
    mailissa

    agente pede uma coisa e acaba saindo outra que não tem nada a ver né internet é assim ruum

  37. Avatar de Hugu

    Afinal nada teve haver com o resultado final… nem no preço nem no aspecto :p