Aprenda como fazer – Dual Boot: Windows 8 vs Linux

98 Comentários

Nos últimos tempos, são muitos os leitores que têm experimentado pelo menos uma distribuição Linux, avaliando os comentários deixados nos vários artigos e comunidade Linux . Através da tecnologia de virtualização ou liveCD, os utilizadores têm testado as várias funcionalidades e comprovado que qualquer distribuição Linux oferece uma performance fantástica.

Hoje, para acabar de uma  vez por todas o mito da instalação de dois sistemas operativos, preparamos aqui um pequeno tutorial onde ensinamos a ter o Windows 8 e o Xubuntu, em Dual Boot.

dualboot

 

Há uns tempos atrás, decidi experimentar o Windows 8 e manter também o Ubuntu na máquina. Como o Ubuntu me tem desiludido, optei por removê-lo e instalar o Xubuntu. Aproveitando o momento e a pedido de muitos leitores, decidi criar este pequeno tutorial para verem como é simples  ter dual boot de sistemas operativos na máquina.

Material necessário
  • Pen USB com 1GB
  • .iso do Xubuntu

Para este tutorial, vamos considerar que o Windows 8 já estava instalado e havia ainda espaço disponível em disco. Para instalarem o Xubuntu (ou outra distribuição Linux) no espaço disponível devem seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Colocar Xubuntu numa PenUSB

Para isso usei o Lili USB Creator para criar uma PEN de arranque com o Xubuntu

lili

Passo 2 – Arranque pela PenUSB

Para arrancarem via PEN, deviam ir à bios definir ou usar as teclas para o efeito (No meu portátil, a tecla F2 permite-me arrancar o sistema via PenUSB).

Os dispositivos USB são cada vez mais usados no processo de instalação/teste de sistemas operativos. No entanto, algumas motherboards mais antigas não permitem o boot via dispositivos USB, obrigando o utilizador a gravar um CD/DVD com o sistema operativo em questão. Para ultrapassar este problema podem usar o PLoP Boot Manager.

P1000229

…Se tudo correr bem, a máquina arrancará com o sistema via PenUB

P1000232

Passo 3 – Inicio da Instalação

Chegamos a parte de Instalação do Xubuntu e aí devemos escolher Install Xubuntu

P1000234

Passo 5 – (Opcional) Configuração da rede wireless

P1000235

Passo 6 – Escolha da partição/Disco

E chegamos ao passo mais importante, no qual muitos utilizadores têm receio de avançar. Hoje vamos mostrar como é simples. A interface seguinte permite que o Xubuntu substitua o Windows, que seja instalado na mesma partição ou então que o utilizador decida onde quer instalar o Xubuntu.

Para ser o utilizador a escolher a partição/disco, devemos selecionar a opção Something Else

IMG_0526

..de seguida, selecionamos o espaço Livre e carregamos no símbolo +

IMG_0528

Partição SWAP

Para começar vamos criar uma partição dedicada à chamada memória virtual (Swap). Há uns bons temos atrás era comum definir-se a partição swap com o dobro do tamanho da memória RAM. Actualmente penso que não faz sentido tal regra pois as máquinas trazem normalmente uma quantidade elevada de RAM e tal procedimento levaria a criar uma partição com uma grande dimentão (ex…8GB, criar-se-ia uma partição com 16 GB). Para este exemplo, criei uma partição SWAP com aproximadamente 2GB.

IMG_0529

Partição para instalar sistema (tipo EXT4)

Vamos agora criar uma partição do tipo EXT4, onde irá ser instalado o nosso sistema de ficheiros.

Algumas características do sistema de ficheiros EXT4

  • Suporta partições de/até 1 ExaByte (uma ideia: 1024 Giga = 1 TB(TeraByte), 1024 TB = 1 PB (PetaByte)e 1024 PB = 1 EB (ExaByte))
  • Compatibilidade com ext3
  • Os ficheiros passam a poder ter um tamanho de16 TB . No ext3 o tamanho máximo por partição era de 32 TB(terabytes) e os ficheiros no máximo 2 TB
  • melhorias a nível de pré-alocação persistente
  • O numero máximo de subdirectórios passa de 32000 (no ext3) para 64000 (no ext4)

Para isso no size indicamos o espaço total que sobra, no campo Use as escolhemos Ext4 Jornaling File System, e no Mount Point indicamos /

IMG_0531

Aqui está a nossa “nova” tabela de partições. Agora selecionamos a partição EXT4 e carregamos no botão Install Now

IMG_0532

Passo 7 – Vamos agora definir o nosso fuso horário

IMG_0533

Passo 8 – …indicamos qual o layout do nosso teclado

IMG_0534

Passo 9  – Neste passo criamos o primeiro utilizador assim com a respectiva password. Definimos também qual o nome da máquina.

IMG_0535

…início do processo de copia de ficheiros (no meu caso demorou cerca de 20 minutos)

IMG_0536

Após a instalação, mandamos reiniciar a máquina e deverá aparecer o GRUB que nos permitirá escolher o sistema operativo a arrancar (sistema Dual boot)

IMG_0538

Esperamos que este tutorial vos seja útil e em caso de duvidas ou sugestões já sabem…deixem em comentário. Como puderam comprovar, o dual boot de sistemas não é complicado no entanto exige que o utilizador esteja atento para não apagar partições que não deve.

Comentários

98

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Cláudio Catarino
    Cláudio Catarino

    Tutorial muito útil, muitas pessoas não sabem como o fazer e algumas delas não sabem que podem ter 2 SO na mesma máquina!!

    Obrigado pplware 😉

      1. Avatar de Pirio
        Pirio

        Boas, eu já tinha instalado Ubunto e tinha opçao de instalar lado a lado com o windows7 e no windows XP não funcionava.

        Obrigado

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Pirio,isso muito provavelmente deve-se ao facto de essa opção fazer resize á partição do Windows, e isso pode correr mal devido a problemas com o ntfs(do winXP) 🙂
          Este método é melhor, pois permite que as tuas partições do windows fiquem como estão, assim possibilitando que instales outras distribuições gnu/linux sem teres de te preocupar com as partições do windows.

          Ps: em falta um guia para recuperar o boot, há um programita que tenho vindo a usar (easybcd, acho), que permite alterar o boot menu do windows para comportar o boot do linux, e serve para backup/restauro do mbr, também 🙂

  2. Avatar de david
    david

    quanto ao material necessário, o iso do ubuntu ou outra de outra distribuição(openSUSE) também servem?

    1. Avatar de Rui Teo
      Rui Teo

      Boas david,
      É certo tu conseguires instalar a distro que queres. O que provavelmente terás de fazer é “refazer” e grub. Ou então, e isto ñ tenho a certeza, com o CD do Windows que tenhas possas voltar a reescrever o Boot Menu,pela consola do windows, isto sei que consegues fazer com o Ubuntu, com outra distro n tenho a certeza.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas David,

      Sim, podes usar qualquer uma, o processo deve ser idêntico

  3. Avatar de João Ferrinho
    João Ferrinho

    Boas

    para terem o freespace vocês arranjaram mesmo um pouco de disco sem partição alguma, por exemplo apagar uma particao e deixar o espaco disponivel sem particao

    Foi isto?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas João, noutro dia aprendi uma dica 5* (para a qual vamos escrever um post). Basicamente no windows 7 ou 8, se apenas tiveres uma partição, podes fazer o shrink da mesma, ou seja, podes encolhe-la de modo a criar uma segunda partição…isto sem ter de fazer formatar ou particionar “nativamente”.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Mas apenas de a partição em questão não estivar como dinâmica. Fica a dica

      2. Avatar de João Ferrinho
        João Ferrinho

        mas eu ja tenho particao uma chamada linux criada no windows, falta saber usa-la como deve ser

        1. Avatar de Sérgio
          Sérgio

          Tens de apagar a partição primeiro no windows para ficar free e depois usar o espaço livre para criar as partições do linux

  4. Avatar de m4x
    m4x

    Entao mas o win8 não tinha qualquer coisa (tinha algo a ver com a BIOS) que não deixava fazer dual-boot?

    1. Avatar de João C.
      João C.

      Não era com BIOS é com UEFI, ao que parece, caso a opção esteja selecionada nas opções da UEFI, só sistemas operativos com uma chave assinada podem arrancar (ou algo do género).

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Sim é o “Secure boot” mas isso só se aplica a computadores novos que vêm de fabrica com o Windows 8.

      1. Avatar de m4x
        m4x

        ok, obrigado pelo esclarecimento

      2. Avatar de marco
        marco

        Boas, eu tenho um desses novos portáteis que vêm com uefi… quer dizer que não consigo fazer o dual boot? e se conseguir isso não interfere com a garantia?

        CUmprimentos,

        1. Avatar de Mércurie
          Mércurie

          Dual boot dá pra fazer numa boa. O sistema operacional deve dá suporte a isso por exemplo o ubuntu 12.04.2 e superiores dão suporte, acredito que xubuntu, lubuntu, etc também.
          Outra coisa é que você vai precisar fazer algumas coisas pra funcionar o boot certinho.
          Dá uma olhada nesse tutorial: pplware.sapo.pt/linux/dual-boot-com-windows-8-e-ubuntu-12-10-uefi/

  5. Avatar de David Mendes
    David Mendes

    Boas!Não sou de todo um expert em Linux e por causa disso ainda vou tendo as minhas duvidas. Gostava de perguntar até que ponto é ou não necessário e/ou benéfico criar uma partição home na instalação de uma distribuição Linux?

    1. Avatar de Jorjão
      Jorjão

      Essa partição Home se a criares vais conseguir manter o que nela tiveres quando instalares nova distribuição, digamos que funciona como um disco D em windows onde normalmente o pessoal guarda documentos, fotos, filmes, etc. E ainda mantém as tuas definições relativas a programas instalados que voltas a instalar.
      Espero ter ajudado.
      Abraço.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Boas David, não precisas dessa partição para nada. Atenta ao comentário do Jorjão, ele diz tudo.

  6. Avatar de Miguel
    Miguel

    Boas amigos,

    Este tutorial também dá para o windows 7?

    cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Miguel, sim claro…é digamos….igual 🙂

  7. Avatar de Sight
    Sight

    Erm…Esqueceram-se apenas da parte mais importante 😛

    http://www.howtogeek.com/116569/htg-explains-how-windows-8s-secure-boot-feature-works-what-it-means-for-linux/

    Se o vosso PC suportar SecureBoot, torna-se um ‘cadinho mais complicado de instalar Linux no sistema.
    Das duas uma, ou desactivam o SecureBoot, ou adicionam o certificado do Linux/GRUB/Distro(não sei qual/se é que há diferença).

  8. Avatar de Huguia
    Huguia

    E se quisermos usar o Bootloader do Windows 8?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Vou investigar. Mas o Grub nao cumpre? É feio e tal, mas cumpre 🙂

      1. Avatar de RuiB
        RuiB

        Eu fiz o procedimento ao contrário e como tal o Bootloader é, como default, o do Windows 8. No entanto entra no Windows e experimenta isto, deve resolver:
        http://www.howtogeek.com/howto/windows-vista/easily-set-default-os-in-a-windows-vista-and-xp-dual-boot-setup/

      2. Avatar de Max
        Max

        Pedro Pinto não sei se conheces o burg (http://code.google.com/p/burg/) é o que costumo a utilizar em vez do grub, é mais bonito e mais flexível.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Boas

          E basta instalar o Burg???

          1. Avatar de Max
            Max

            Sim, instalas o brug e ele passa a ser o teu bootloader (http://www.unixmen.com/how-to-install-burg-in-ubuntu/)

      3. Avatar de Luis Dias
        Luis Dias

        Eu tenho o mesmo problema tenho o Windows 8 e instalei agora o Ubuntu 12.10 mas queria usar o Boot Loader Metro do Windows 8.

        Algum tutorial para isso?
        Agradecia.

    2. Avatar de Pedro
      Pedro

      Instala o Linux primeiro, depois instala o Win8 (o bootloader do 8 vai fazer override ao grub. É isto o pretendido). Depois usa o EasyBCD (o mais recente, de preferencia o Beta mais recente para ter a certeza que é compativel com o 8) e adiciona uma nova entrada de boot, com mount point na partição EXT4 da instalação do linux. Agora é possivel escolher Win8 e Linux através do novo bootloader do win8 (o gráfico!).

      Caso tenhas instalado o linux depois do win8, faz reparação de arranque através do DVD do Win8 (através da consola, nao me lembro dos comandos agora), e efetua o procedimento que mencionei acima. Espero ter ajudado 🙂

  9. Avatar de Marco Branco
    Marco Branco

    Sim dá para windows 7

  10. Avatar de Telmo
    Telmo

    Logo no início há uma opção que diz: install Xubuntu allongside Windows. Indo por aí poupa-se algum trabalho, digo eu.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, mas não é a mesma coisa. Não é boa prática juntar os sistemas

      1. Avatar de Telmo
        Telmo

        Mas não se estão a juntar os dois sistemas. O que essa opção faz é criar as partições automaticamente, em vez de termos de o fazer manualmente.

  11. Avatar de Nuno Nunes
    Nuno Nunes

    É compativel com o windows 7 com a partição EFI e disco em GPT

    1. Avatar de rand
      rand

      É mais facil leres
      https://wiki.archlinux.org/index.php/Unified_Extensible_Firmware_Interface#Booting_an_OS_using_UEFI

      e

      https://help.ubuntu.com/community/UEFI

      e perguntares aqui ou mesmo no forum arch ou ubuntu se não perceberes alguma coisa 🙂

  12. Avatar de Silva
    Silva

    Boas noites,
    Este procedimento é muito útil quando não nos importamos de perder algumas funcionalidades de um dos sistemas operativos, neste caso o windows, no qual a funcionalidade de hibernação é perdida.
    Isto acontece porque o bootloader executado não é o do windows que se encontra no MBR do disco e porque a partição marcada como activa passa a ser a do Linux. Quem diz hibernação diz as funcionalidades de ‘fast-boot’ windows 8 e 7. Pela minha experiência, as diferenças de velocidade de carregamento do SO foram abismais.

    Por experiência, recomendaria o uso nativo de um dos SO’s e a respectiva virtualização do outro, mas tudo depende de caso para caso…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Hum, vou testar. Deve haver certamente solução…digo eu

      1. Avatar de Marco Rodrigues
        Marco Rodrigues

        Fez-se luz!
        Andei horas e horas e pensar que o meu computador tinha um problema com o windows 7 e já estava a espera do final de semestre para poder resolver à “força bruta”, i.e Formatar.
        O que no fim de contas não iria resolver nada porque depois de restaurar o GRUB iria ficar com o mesmo problema ,visto que na formatação do windows e seu boot nunca reconhece outros sistemas não Microsoft…

        O meu hibernar também deixou de funcionar e nunca percebi como nem porquê, ainda pesquisei, arrisquei mexer no regedit, etc etc etc
        Agora fez-se luz!

        Soluções precisam-se!

    2. Avatar de Rascas
      Rascas

      Silva isso que está a dizer não é verdade. Dá para fazer hibernação de kk sistema e o respectivo restauro. Tens de ter em atenção é que por ex. se estiveres no windows e mandares hibernar, depois quando ligares o computador, deves escolher para arrancar novamente o windows, pk se arrancares o linux aí sim vais perder a hibernação que tinhas do windows.

      Quanto ao fast-boot não te sei dizer porque nunca experimentei isso numa maquina com essa funcionalidade. Abc

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Rascas,

        Estou a falar por experiência própria, não por suposição.

        Nota que quando procedes à hibernação de um sistema, o arranque do computador não segue os procedimentos de um cold-boot (falo pelo o Windows). Creio que deve ser criado algum mecanismo temporário (MBR talvez) de boot o qual identifica o arranque a partir de hibernação, o que impossibilita a escolha do arranque de um novo sistema operativo. Para fazeres o switch de sistema terás sempre de proceder ao reinicio de todo o sistema.

        O que acontece com o dual-boot (Windows Vista/7/8 e openSuse 11.1/2 12.1/2) é que o arranque passa a estar, por default, a cargo do Grub (v2 se não estou em erro), e os SO Microsoft ficam incapazes de entrarem em hibernação. O sistema tenta hibernar, mas apenas faz um lock ao SO e desliga o ecrã.

        Se por acaso alguém descobrir uma solução para esta situação, seria excelente.

        Eu já tentei “copiar” o Grub para um ficheiro BIN e adicionar uma entrada no bcdedit para carregar esse ficheiro, mas nunca fui muito feliz, pois o openSuse nunca arranca….

        Obg

        1. Avatar de Rascas
          Rascas

          O problema aqui é do sistema de hibernação do windows. Só funciona se uns ficheiros de arranque do windows (que ja n me lembro do nome) estiverem numa partição marcada como activa (boot flag no linux). Portanto o teu problema deve ser esse mesmo. Tens de selecionar a partição do windows como activa. Atenção que o windows 7 costuma criar uma partição de 100 mb de contem esses ficheiros de arranque que referi e se tu tiveres essa partição, é essa que tens de marcar como activa.

        2. Avatar de Rascas
          Rascas

          Então ja conseguiram por a hibernação a funcionar? No windows podem ir a “Gestão de discos” na “Gestão de Computadores” e verem qual das partições está marcada como activa. Caso não seja a do windows (ou a tal de 100 mb) aí está o vosso problema. Têm de marcar como activa a respectiva partição.
          Podem fazer isto tb no linux, utizando um programa como o gparted, selecionando a respectiva partição e activando a flag “boot” (flag, não é o “mout point”!!!).

          Cuidado ao mexerem com estes programas, porque podem dar cabo do disco mto rapidamente se se puserem a inventar. Mais info: http://en.wikipedia.org/wiki/Boot_flag
          Atenção mais uma vez, isto não se aplica a discos com GPT, só MBR!!!

          Abc

          1. Avatar de Marco Rodrigues
            Marco Rodrigues

            Sim experimentei mas nada funcionou… Obrigado à mesma.

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Estranho… Todos os computadores que tenho com mais de um sistema operativo, a hibernação do windows funciona. Lembro-me que há uns tempos atras, num comp de um amigo que tinha windows e ubuntu, a hibernação não dava, fiz-lhe o k te disse em cima e passou a dar. Desactivar e activar outra vez a hibernação no windows pode ajudar. Tens aqui mais info: http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=1341694

      2. Avatar de Rascas
        Rascas

        Alias esquece a parte de teres de arrancar o windows. Se arrancares o linux, fizeres reboot e arrancares o windows outra vez, ele retoma a sessão.

        1. Avatar de Marco Rodrigues
          Marco Rodrigues

          Tal como o Silva disse: “…os SO Microsoft ficam incapazes de entrarem em hibernação.”

          É exactamente este o comportamento sempre que eu tento hibernar no windows, já se for no Linux a hibernação funciona perfeitamente, podendo eu escolher até em próximos boots o Windows. Quando mais tarde escolho o boot linux ele retoma a sessão, coisa que não acontece no windows, em que quando se selecciona hibernar o pc não se desliga, “apenas faz um lock ao SO e desliga o ecrã.”

          1. Avatar de Rascas
            Rascas

            Ok. Caso não tenhas reparado tens a solução em cima. Depois diz se funciona ou não.

  13. Avatar de Bruno
    Bruno

    E para quando o tutorial para instalar windows e linux mas usando o bootloader do windows e não a Grub?
    Muito mais agradável visualmente e no caso do Windows 8 até mais rápido

  14. Avatar de Joao Oliveira
    Joao Oliveira

    No meu PC tenho os dois sistemas mas em dois discos, no arranque escolho qual dos discos (SO) quero. Já tive os dois sistemas num disco mas só me deu chatices.

  15. Avatar de Xano
    Xano

    Boas,

    Não sendo especialista em linux, deixem-me sugeriri outra alternativa para instalar linux (no caso UBUNTU). Provavelmente será uma afronta aos “experts” no linux, mas mesmo assim cá vai…
    Podem utilizar o WUBI, instala-se como um aplicativo/programa windows e permite escolher uma, das várias, versões ubuntu.
    Este método tem a vantagem (a meu ver) que se não gostarem é fácil de reverter o processo, basta desinstalar o WUBI (no windows) e tudo fica com antes.
    Só ocupa o espaço em disco que a distribuição necessita (ou vai necessitando). Não é necessário criar partições. É só instalar e seguir as instruções.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Sim o Wubi é uma boa alternativa para testar Linux sem dúvida nenhuma

  16. Avatar de FM
    FM

    Olá 😉

    Eu tenho dual-boot com o vista@32bit’s para todo o lixo do dia-a-dia, e o win7@64bits para trabalho em edição de imagem…

    Tenho o disco com 4partições, uma com cada SO, outra que configurei para ser comum a ambos os SO’s onde ten os documentos, donwloads e ambiente de trabalho, permitindo assim que tudo isto seja comum a ambos os SO’s…
    E a 4a partição foi deixada precisamente com o propósito de poder instalar outro SO caso assim o pretendesse…

    Questão:
    1-Se instalar o win8 para testar, o boot é actualizado e ficam os 3windows na lista, MAS e se eu depois desinstalar o win8?! Volto a ter o dual-boot win7/vista ou tenho que reparar o boot loader? Se assim for, como?
    2-Se instalar o Xubuntu ou qualquer outra distro, fico com multi-boot assegurado (por aquilo que percebi) pelo GRUB, que é basicamente uma alternativa ao boot loader, certo?
    E se depois remover o Xubuntu?! Volta ao normal, o GRUB fica, também tenho que fazer alguma “reparação marada”?! :p

    Obrigado desde já pela ajuda 😉

    1. Avatar de rand
      rand

      1- Infelizmente deves ter que fazer recuperação do boot

      2- Sim e não, se instalares debian (e derivados), mint, ubuntu (e derivados), fedora, opensuse, entre outras distros sim, o boot loader é instalado de raiz e o dual boot faz-se sem problemas mas se usares por exemplo arch ou gentoo durante a instalação do bootloader tens que instalar um “plugin” para ele detectar os outros SOs, se removeres o SO linux apagando a partição do mesmo e o bootloader tiver na mesma partição sim, tens que fazer recuperação do boot ( http://www.sevenforums.com/tutorials/20864-mbr-restore-windows-7-master-boot-record.html ).

  17. Avatar de Amarelo

    Como se procede para fazer upgrade do seven para o 8, tendo já o ubuntu em dual boot com o seven? Não querendo perder o ubuntu claro…

    1. Avatar de RuiB
      RuiB

      Instala-se o 8 na mesma partição do 7 (Os ficheiros antigos são guardados numa pasta com o nome Windows.old).

      1. Avatar de Amarelo
        Amarelo

        E quanto ao bootloader? Será que fica operacional para escolher o SO?

        1. Avatar de RuiB
          RuiB

          Fica sim, foi assim que fiz quando instalei o 8 e o bootloader é o do Windows 8.

  18. Avatar de carlos
    carlos

    Não é mais pratico ter dois discos rigidos e instalar cada sistema num? Dá maior liberdade na gestão dos SO e discos.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Prático é…mas normalmente so temos 1 PC 🙂

      1. Avatar de Silva
        Silva

        Como por exemplo nos portáteis (gigantesca maioria)….

    2. Avatar de monux
      monux

      – Este é meu caso:Em um HD W7 e outro LinuxMint+Grub funcionava perfeitamente. Atualizei para o W8 e atualizei o Grub .O W8 aparece na listagem do grub mas não entra. -Tenho que ir na bios para trocar de SO.

  19. Avatar de Burro Tosta

    Bem… não consigo fazer boot com o xubuntu pois quando carrego o usb atraves de UEFI ele premite-me a opção de sem instalar ou fazer a instalação sendo que qualquer das duas aparece a imagem do xubuntu a carregar dps muda para a linha de comandos (initramfs) com a informação de “enter “help” for commands…” e se carregar normalmente ele da a imagem do xubuntu e dps da erro (invalid access to Fat(entry 0x….)

    tanto com win 7 ou win 8 ou mesmo sem OS.

  20. Avatar de cdcs
    cdcs

    Se o computador for recente (i.e. tiver vindo de origem com Windows 8) e tiver UEFI e secure boot activados é necessário uma distribuição com um kernel e bootloader assinados digitalmente. Não me parece que a versão actual do Xubuntu suporte isto. O Fedora 18 Beta está com o suporte a secure boot a 99% usando assinaturas da microsoft e próprias.

    1. Avatar de Burro Tosta

      Boa… um pequeno pormenor ele da a info de secure boot off. mas mesmo assim nada. Talvez fosse bom por esta info nas próximas vezes para o pessoal ficar alertado com esta informação.

  21. Avatar de Eu
    Eu

    Só um aparte:eu uso actualmente o sistema de ficheiro ext4 em todas as minhas instalações de linux,sejam single ou dual-boot,mas desde que li o último boletim semanal do site Distrowatch sobre o ext4 comecei a pensar na possibilidade de erros,se bem que nunca me aconteceu nenhum problema até hoje! -http://distrowatch.com/weekly.php?issue=20121105#qa –

  22. Avatar de JPedrosa
    JPedrosa

    Post organizado e bem explicado, como sempre do Pedro Pinto.

    Na realidade, está tudo na mesma, o Linux sendo instalado depois do windows, já à muito muito tempo que se dá bem.

    Uma sugestão, fazer um artigo para a situação inversa 😉

  23. Avatar de sakura
    sakura

    Bom post.
    “Uma sugestão, fazer um artigo para a situação inversa”
    Não sei porque o GRUB (bootloder) não é má de todo “boot all” Cluster s.
    Claro que tem que estar corretamente configurado, em Windows deve usar, chain-loading
    https://help.ubuntu.com/community/Grub2/CustomMenus
    “””Proprietary kernels (such as DOS, Windows NT, and OS/2) are supported via a chain-loading function.”””
    Ou usar o Windows em, boot.ini é só copiar o mbr do Linux par uma diretoria que o dos passa ler de /dev/sdax ext4 para c:\boot2\ …. Ntsf
    dd if=/dev/sdaN of=grub.bin bs=512 count=1 (Master boot record backup and restore).
    http://en.wikipedia.org/wiki/Dd_(Unix)

  24. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
    Arcadiy Kulchinskiy

    Bom tutorial. Mas porquê Windows 8 versus ubuntu e não Windows 8 e ubuntu?

  25. Avatar de Cagamelo Voador
    Cagamelo Voador

    Então e se tiveres o xubuntu instalado e quiseres instalar o windows 8? O bootloader do windows não se vai sobrepor ao GRUB?

    Que eu me lembre, antigamente acontecia isso, por isso é que o Linux era sempre o último a instalar, porque o grub (ou lilo, ou outro bootloader) eram mais versáteis nesse aspeto.

  26. Avatar de Newbie
    Newbie

    Acho um muito bom tutorial, mas contudo temos que ser realistas, já que quem quem usa linux “à séria”, não terá vontade de meter o Windows em paralelo. É necessário reconhecer que até mesmo ferramentas como o libre office já apresentam uma maior compatibilidade com o microsoft office, sendo que a única coisa que falta explorar mais é o factor do entertinimento. Contudo aplaudo a iniciativa do pplware, já que para além de um excelente blog de informática e conteúdos, já tende a funcionar como fantástico repositório de conhecimento informáticos e não só.

    1. Avatar de monux
      monux

      – Eu uso Linux e Windows “à séria” !

  27. Avatar de Glink
    Glink

    Boas vou só expor uma situação que me surgiu, e este tutorial não me parece que esteja a cobrir.

    Eu tinha o windows 8 instalado na maquina do meu irmão, e instalamos o linux mint ao lado, e o windows que até a altura funcionou bem, deixou de funcionar, pura e simplesmente não arrancava… isso ja tinha acontecido no meu pc mas pensei que fosse do hardware não ser compatível, mas como aconteceu num pc em que funcionava bem, não sei… :X

    eu pus o linux no meu(kubuntu 12.10) e o meu mano tem o Mint Maya + windows 7

  28. Avatar de Simão
    Simão

    Fiz mais ou menos a mesma coisa com Mint.

    Já vinha o 7 no pc e meti o Mint.

    Gostava de saber se alguém sabe de uma ferramente de customizar o grub.
    Antes tive ubuntu e o ubuntotweak fazia isso.
    Podia ter imagem no grub e dava para meter qual dos sistemas iniciava por defeito.

    O mint não tem o tweak.
    Também estou a ver se é uma boa distribuição linix pois tenho tido alguns problemas a aceder à rede, tal como nas actualizações.

  29. Avatar de Paulo
    Paulo

    Boas, excelente artigo. Continuem 🙂 Só tenho uma dúvida. instalar o Xubuntu e usar, por exemplo, o Final Cut, será mais vantajoso e rápido do que utilizar um outro editor semelhante pelo Windows?

  30. Avatar de Luis Santos
    Luis Santos

    Como utilizador de windows e agora que vou iniciar-me no linux, é sem duvida muito bom, obrigado!

    Agora uma pequena grande duvida, é possivel fazer um “triple”boot? lol ou seja w7, w8 y linux?

    Pergunto porque queria fazer dual com o 7 e 8, mas agora ao iniciar-me com linux, ficava logo com os 3.

    Mais uma vez obrigado.

    1. Avatar de Luís Santos
      Luís Santos

      Um coisa, não sei se interessa ou não, mas vi isto(acho que faz quase o mesmo):
      http://www.ubuntu.com/download/help/install-ubuntu-with-windows

  31. Avatar de MArco
    MArco

    Olá! Se depois de fazer o que está no tutorial e depois de testar, quiser regressar a ter só um SO como o Win8? Não é preciso reinstalar tudo? (windows8)
    Cumprimentos

  32. Avatar de irlm
    irlm

    depois de instalar linux “fedora por ex” eu já vi que a uefi bios tem um reset da chave certificada de fabrica e ela diz que há opçao de desligar ou fazer reset, queria saber o que acontece com este procedimento? posso voltar a instalar o win8 com a mesma chave.

  33. Avatar de Luiz Carlos
    Luiz Carlos

    Boa Tarde,

    Tenho no pc win 7 e o ubunto 12, ja utilizo o sistema de dual boot, gostaria de saber se tem como realizar o mesmo procedimento e colocar mais um SO para rodar junto com os que tenho no meu equipamento, de inicio quero apenas experimentar o win 8.

  34. Avatar de Sérgio Rodrigues
    Sérgio Rodrigues

    No meu caso, no grub aparecem-me, para além das entradas do ubuntu, aparecem-me duas entradas para o windows 8. Referem-se a duas partições diferentes mas iniciam a mesma ( e única) instalação do Windows 8… Alguma ideia do que se está a passar aqui?

  35. Avatar de Sérgio Rodrigues
    Sérgio Rodrigues

    No meu caso, no grub aparecem-me, para além das entradas do ubuntu, duas entradas para o windows 8. Referem-se a duas partições diferentes mas iniciam a mesma ( e única) instalação do Windows 8… Alguma ideia do que se está a passar aqui?

  36. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Mas pior do que este tópico descreve fiz eu. Passo a explicar a minha azelhice total:

    Como o PC de casa tava maluco (W7) decidi instalar o Ubuntu. Emperrou na instalação e instalei de novo e resultou. Como não atinava com o Ubuntu instalei depois o Xubuntu. Mas o problema não foi esse.

    O problema poe-se que tenho no meu PC 4 discos +1 emprestado onde no dia anterior andei a copiar para lá todos os documentos, imagens, musicas (no emprestado) etc. Ora eu não sabia que o Ubuntu me ia criar a partição de instalação nesse disco porque eu tinha de ideia que ia instalar no disco C (na Bios está configurado qual o disco de arranque).

    Asus P5B:
    http://tweakers.net/ext/i/1156145897.jpg

    Ora esta maldita board assumiu o disco que eu não queria formatar e lixou-me em grande estilo. Agora estou agarrado. Resumindo e concluindo voltei a instalar o W7 no disco C.

    Quando reparei no Ubuntu da cagada que fiz, abri o PC desliguei todos os discos menos o C para instalar. Mexi na boa no Ubuntu mas essa cena de instalar programas e correr o Second Life nada aconteceu. Como imaginei que o Ubuntu deve ser demasiado potente então reformatei o C e instalei o Xubuntu mas mesmo assim e sendo mais facil de mexer não consengui fazer grande coisa.

    Foi quando decidi instalar de novo o W7 e só depois de o instalar é que liguei os outros discos todos. Só estou mesmo agarrado é com o disco para onte copiei os meus ficheiros importantes… 🙁

    Linux é fixe mas não me meto noutra igual. Posso instalar noutro PC ou no VirtualBox mas mais que isso para já não (isto foi a semana passada).

    Neste momento com o PC formatado e instalado o W7 de novo e com a ajuda do poderosíssimo GetDataBack Fast consegui ir ao disco emprestado e recuperar TODOS os ficheiros que lá tinha guardado.

    Eu juro-vos que vou de novo malhar no Ubuntu e/ou Xubuntu que me pareceram ser ótimos SO mas no meu PC de casa será sempre o Windows 7 a bombar. Nem que monte outro PC com as peças antigas para “Ubuntar/Xubuntar” aquilo…

    Pronto, podem começar a gozar 😈

  37. Avatar de Lino Lisboa
    Lino Lisboa

    Olá a todos. Estou com uma pequena dúvida que talvez me possam ajudar.

    Tenho 2 discos no PC. Um SDD só para Win7 e programas e outro para armazenamento. Gostava de saber se criando uma partição no 2º disco para instalação de uma distribuição Linux e utilizando este método de instalação, apenas com a diferença que no campo “Device for bootloader instalation” eu ponha o GRUB a arrancar nesta mesma partição isto vai fazer com que a gestão de arranque de um ou outro SO passe a ser feita pela prioridade de Boot da BIOS?

    Cumprimentos.

  38. Avatar de irlm
    irlm

    se eu limpar a partiçao do windows 8 juntamente com o certificado uefi e instalar o linux, e depois querer instalar novamente o windows 8 com Serie Number (certificado), posso faze-lo?

  39. Avatar de Estrella
    Estrella

    Boa Noite, tenho uma laptop que esta com problemas no windows xp e não inicia, eu quero saber se fazendo dual boot com xubuntu vou conseguir acessar nas pastas dos documentos do windows para poder salvar os arquivos como imagenes, musica, etc… e a primeira ves que vou fazer isto mais acho otimo xubuntu, ja estive testando mais só modo de proba…

    Aguardo sua resposta.

    Graciass

  40. Avatar de Arminda
    Arminda

    Pedro Pinto quero tornar-me boa em admin de sistemas operativos e preciso do teu conselho, obrigada.

  41. Avatar de nmrc
    nmrc

    Boas a todos este tutorial e mesmo muito bom e andava a procura de alguma coisa deste género pois estou a pensar fazer dual com o win 7 e a caixa magica a minha duvida e se mais tarde tendo eu a senha original do win 7 e se arranjar uma copia do win 7 da net se consigo formatar o pc e usar a minha senha

  42. Avatar de Alax Ricard

    Amigo este procedimento pode ser feito em maquinas que já vem com o Windows 8 Instalado de fabrica e queria instalar o Ubuntu 13.04?

  43. Avatar de João
    João

    Boa tarde,

    Antes te mais desculpem estar a “recuperar” um tema antigo, mas estou com um problema que ainda não consegui resolver e penso que me podem ajudar.

    Tinha o ubuntu 13.10 instalado na minha máquina, e de seguida instei o windows 8.1.

    Acontece que não me aparece o menu GRUB ao ligar, arrancando logo com o windows, e não queria estar a instalar novamente o ubuntu.

    Alguma ideia de como resolver?

    Obrigado.

  44. Avatar de Pjunior

    Resolvi essa questão colocando dos Hds no meu notebook,
    usei um adaptador no lugar do leitor de CD, depois apenas instalei duas distros!

  45. Avatar de D, M,
    D, M,

    Bom dá sempre jeito. Mas, e um tutorial para fazer dual boot com windows 8, mas usando o arranque do windows? Fica a sugestão.