Apple estuda suporte Thunderbolt nos dispositivos iOS

7 Comentários

A Apple está completamente balançada para o futuro e tem mostrado isso nas várias propostas tranformadas em patentes. Agora foi mais uma importante patente publicada ontem pelo United States Patent and Trademark Office que sugere a implementação da tecnologia Thunderbolt num série de dispositivos da sua gama.

Esta nova fase de criação parece agora mostrar uma cooperação mais próxima entre a Apple e a Intel para aperfeiçoar e colocar esta tecnologia ao serviço de mais dispositivos, principalmente os dispositivos com iOS.


 

Talvez o aspecto mais importante da patente agora publicada seja a possibilidade da Apple trazer o suporte para Thunderbolt aos seus dispositivos com iOS. De acordo com uma das patentes ontem divulgadas será possível a ligação entre um dispositivo de reprodução portátil e um monitor, um computador e um leitor de media portátil ou entre outro tipo de dispositivos.

Os beneficios do suporte para ligações Thunderbolt nos dispositivos com iOS serão, inicialmente, a disponibilização de recargas de equipamentos mais rápidas e transmissões de dados também mais rápidas. Não é certo  que um dispositivo com iOS vá funcionar como um host Thunderbolt, tal como um MacBook, ou como um simples periférico. É ainda necessário que a Apple trabalhe no conector Thunderbolt  para que este seja capaz de caber num slot tipo USB.

A Apple está já a experimentar a próxima geração do seu conector de 30 pinos que poderá suportar ligações de alta velocidade do tipo das do Thunderbolt. Uma patente registada em 2009, e que foi anunciada em Abril de 2011, mostrava que a Aple estará a trabalhar num novo conector híbrido para os seus dispositivos móveis, para que estes suportem a tecnologia dual-lane Display Port, a mesma usada no Thunderbolt. [via]

Claro que todas as inovações pressupõem um suporte energético também ele inovador pois as transferências à velocidade conseguida pela tecnologia somente com baterias de outra geração serão possíveis, mas, também nesse campo a Apple tem desenvolvido esforços, como anteriormente já falámos. É a empresa de Cupertino a marcar o compasso do desenvolvimento das tecnologias do futuro.

Partilhar:
Tags:

Comentários

7

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Eduardo
    Eduardo

    Será sem dúvida uma mais valia para a plataforma!
    Mas não estou a ver porque é que a Apple vai ter que trabalhar “o conector Thunderbolt para que este seja capaz de caber num slot tipo USB”!! O Thunderbolt já tem um conector próprio! A única coisa que seria necessária era haver dois tipos de cabos, tal como houve na altura em que usavam tb o FireWire. Isto implica um chip diferente no “iDevice” para suportar os dois protocolos.
    Em termos eléctricos/energéticos tb não vejo a necessidade de nada novo. O Thunderbolt tem uma ligação de 10W, que é o que o iPad já usa neste momento para ser carregado. É relativamente fácil controlar os parâmetros eléctricos para fornecer energia às baterias.

  2. Avatar de Ciro Espitama
    Ciro Espitama

    Não sei se isso não vai contra a política “wireless” implantada no iOS 5. Para quê uma ligação a cabo se por wireless conseguimos actualizar os iDevices?

    1. Avatar de Telmo Neves

      Além de que é mais práctico por wireless… não precisamos de andar com cabos nos bolsos 🙂

    2. Avatar de Eduardo
      Eduardo

      Em primeiro lugar porque a Apple quase de certeza que gostava de ter um único interface (thunderbolt) nos seus computadores – logo tem lógica pensar em como estandardizar nesse interface.
      Depois as especificações eléctricas permitiriam carregar “rapidamente” um iPad (e outros dispositivos) directamente do computador, sem necessidade dum carregador.
      E por fim o thunderbolt tem várias vantagens em termos de funcionalidades. O protocolo permite ligar directamente a monitores e outros periféricos, ao mesmo tempo que carrega – tudo numa única porta sem necessidade de adaptadores especiais. O protocolo suporta muito melhor “extensões” de hardware que tornem um dispositivo destes muito mais poderoso.

    3. Avatar de Bónus Betclic

      Penso que por Thunderbolt se conseguem velocidades de transferência de dados muito superiores.

  3. Avatar de ICP
    ICP

    http://www.makeuseof.com/tag/easiest-move-itunes-library-external-drive/

    andava à procura de uma solução para a imensidao de musicas que tenho no meu portatil….eis uma solucao. espero que de jeito a alguem.

    Off topic

  4. Avatar de Maximusss2008

    Se eles fizessem o update ao IOS para melhorar a autonomia para o Iphone 4S é que era uma grande ideia, ja estou a espera disso a muito tempo, pois isso é mais que urgente.
    Cumps