ADWLauncher – Será este o melhor launcher para Android?

78 Comentários

Como utilizador de Android há cerca de um ano e meio, foram muitos os launchers que já experimentei, tendo apresentado algumas análises dos mesmos aqui no Pplware.  Todos os launchers têm como objectivo facilitar a interacção entre utilizador vs máquina e são muitas as características que os distinguem.

Depois d8e já ter apresentado uma análise dos launchers LauncherPro, MetroUI e MXHome T, iLauncher NetFront Life, actualmente a minha escolha vai para o ADWLaucher.

adw_00

Por norma, os utilizadores gostam de ter o seu smartphone de acordo com os seus gostos. Mudam os temas, mudam os tons, adicionam/removem atalhos, adicionam widgets, etc. O Android, para além de ser um grande sistema operativo, permite aos utilizadores um nível de personalização bastante elevado através das mais variadas aplicações. Os launchers têm como objectivo simplificar a interacção entre o utilizador e as  funcionalidades do sistema operativo e ao mesmo tempo permitem dar um novo look à home screen.

O ADWLaucher é um launcher bastante simples mas muito completo, que oferece muitas funcionalidades, permitindo um elevado nível de personalização do sistemas operativo Android.

adw_01

O ADWLaucher permite:

  • Fazer várias alterações a nível da home screen
    • barra de status, background, definir linhas e colunas da área de trabalho, definir transição entre áreas de trabalho;
  • Configurações da grade
  • Configurações da Interface
    • Estilo da dock, tamanho dos ícones, definir cores, posição da lixeira, etc
  • Suporte para novos temas
    • Aplicação permite o donwload directo de temas
  • Backup e restauro das configurações do  ADWLaucher
  • Possibilidade de reiniciar e fazer reset as configurações do ADWLaucher
  • Suporte para notificações nos ícones através do ADWNotifier

adw_02

 

De todos os launchers já apresentados no Pplware, o ADWLaucher é actualmente o meu preferido. Porquê? Bem, porque é simples, bastante fluído e fácil de configurar. Quem nunca o experimentou, tem aqui uma boa oportunidade. Além desta versão gratuita, quem gostar mesmo das funcionalidades do ADWLauncher  aconselho a experimentarem o ADWLaucher Ex (ver aqui)

E vocês, qual o launcher que usam no vosso Android?

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Android 2.0 +
Download: ADW Launcher [1.1 MB]

  qr_adw

Partilhar:
Tags:

Comentários

78

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Kombo
    Kombo

    @ Pedro Pinto no titulo e no texto tens ADWLaucher em vez de ADWLauncher

    Abraço

  2. Avatar de Manuel Coutinho
    Manuel Coutinho

    Na minha opinião nenhum chega perto do GoLauncher .

    Cumprimentos

    1. Avatar de dbrenha
      1. Avatar de jpmd

        Sem dúvida: GoLauncher

        1. Avatar de JoaoM
          JoaoM

          Mais um que após experimentar vários também acha o Go o melhor

          1. Avatar de Fernando Damião
            Fernando Damião

            Também concordo! Já experimentei todos os que foram referidos e outros que fui encontrando e até à data o GoLauncher tem a minha preferência. No Samsung Galaxy SII é, como seria de esperar, muito fluido e até agora nunca crashou!! Há um outro que já experimentei e gostei mas é pago: SPB Shell 3D.
            Os produtos GO são bastante bons, fiáveis e permitem muita personalização.

    2. Avatar de Diogo
      Diogo

      Concordo tb 😀

    3. Avatar de Culto Oculto
      Culto Oculto

      Concordo!!

    4. Avatar de André Neves
      André Neves

      Concordo!

    5. Avatar de Zé

      E é engraçado que o pplware já falou de quase todos os launchers menos daquele que é provavelmente o melhor. 🙂

      1. Avatar de Pedro Pinto

        uiiiiiiiiii….Vamos ter de testar essa então 🙂 Alguém quer fazer a review ou querem que eu faça?

        1. Avatar de Miguel Amador
          Miguel Amador

          Já testei os dois, uso neste momento o ADWLauncher, mas o Go Launcher talvez seja ainda melhor (comecei a usar porque não tinha versão para tablets). Aliás toda a oferta da Go é muito boa: SMS, Phone, Widgets.

        2. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
          Arcadiy Kulchinskiy

          GoLauncher na minha opinião é o melhor. E eu sou daqueles que já experementei todos. Vou deixar a minha lista dos melhores Launchers na minha opinião:

          4 – Zeam Launcher
          3 – Active Launcher (só Sony Ericsson)
          2 – Arc Launcher (só Sony Ericsson)
          1 – GoLauncher

          O Zeam Launcher seria o Launcher perfeito se desse para ocultar as aplicações. É o mail leve, mais rápido, usa menos bateria.

          Active e Arc dá para falar junto. São muito bons e bonitos. Não há muitas opções, mas o que tem, chega. =)

          GoLauncher tem todas as opções possíveis e imaginárias, é rápido, nunca falha, tem Task Manager já incluído. Perfeito, não sei é quanto ele usa de bateria, mas não deve ser mais que Launcher Pro e ADW Launcher.

          🙂 Experementa!

    6. Avatar de Filipe Neves
      Filipe Neves

      E eu ainda diria melhor: Go Launcher definitivamente!

    7. Avatar de Chico Silva
      Chico Silva

      Sem dúvidas.

    8. Avatar de Vitor Oliveira
      Vitor Oliveira

      x2 Confere.

    9. Avatar de Samuel Gomes
      Samuel Gomes

      Go Launcher ou Go Launcher Ex ? Tenho este ultimo e é sem dúvida formidável 🙂

    10. Avatar de RCS
      RCS

      Se fosse uma corrida o Go launcher nem via a traseira do launcherpro!
      Eu também prefiro o go launcher, mas só em dispositivos rápidos. Em gama média o launcherpro é o melhor.

      1. Avatar de Arcadiy Kulchinskiy
        Arcadiy Kulchinskiy

        Descordo, usei no meu Xperia X8. Muitos Force Close, sempre que o ligo, dá alguns lags a entrar. Menu vertical que não dá para organizar é mau.

    11. Avatar de João Ribeiro
    12. Avatar de AURELIO MACEDO

      Usei o ADW por muito tempo, mas me parece que a companhia não está muito interessada em trazer novidades e por isso o GO louncher tem desbancado bonito. Minha escolha com certeza é para o GoLauncher.

  3. Avatar de sky
    sky

    Para mim LauncherPro

  4. Avatar de joao
    joao

    Boas, pessoalmente nao gosto deste launcher, experimenta e depois, se puderes faz uma análise ao NEMUS LAUNCHER, acho-o simplesmente fantástico, rapido e leve como o ZEAM.

    1. Avatar de Tiago Cruz
      Tiago Cruz

      tive a experimentar o nemus e tenho a dizer que foi o primeiro launcher que me cativou! simplesmente brutal no meu huawei x3!
      thank you 😉

  5. Avatar de Adelino Costa
    Adelino Costa

    Boas pessoal, para mim Nemus Launcher

  6. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Instalei, estou em fase testes :)!!!

    Estou a gostar. Boa dica!!!

    Bem Hajam!

  7. Avatar de iD@nny !

    Caro Pedro Pinto,

    Deixe-me dizer que adorei a sua analise sobre este fantástico launcher.
    Acho-o fantástico e bastante completo, um launcher de topo mesmo.

    Se bem, que acho que era bastante interessante fazerem uma review ao Go Launcher.
    Em tempos possui um Optimus Boston e com o ADW Launcher o equipamento tendia a bloquear um pouco, mas quando mudei para o Go Launcher, isso nunca mais aconteceu.
    É bastante rápido e completo, versátil e além de mais inclui um Gestor de Aplicações onde podemos visualizar as aplicações a ser executadas no momento e termina-las, é sem dúvida um excelente Launcher.

    Cumprimentos

    1. Avatar de Pedro Pinto

      É uma boa sugestão, vou tratar disso. Obrigado pela dica

  8. Avatar de Lagunna
    Lagunna

    Já experimentei e GoLauncher e gostei do visual mas achei-o muito pesado para o meu Samsung Galaxy Ace e por vezes para se tirar partido tem se se instalar mais e mais aplicações!

    Bem Hajam!

  9. Avatar de amarelo51
    amarelo51

    tenho visto vários programas que requerem o super user, tenho desire S e não consigo fazer alguém me pode ajudar???

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Para teres SU tens de aplicar o ROOT ao teu tele!

  10. Avatar de Tom
    Tom

    Por acaso gostei de experimentar este launcher, mas a falta de actualizações (última em Dezembro de 2010) fez com que deixasse de o usar.

    1. Avatar de Hugo Cunha
      Hugo Cunha

      Esse deixou de ser actualizado, mas o ADW Launcher EX continua a ser actualizado… é pena é ser a versão paga.

  11. Avatar de odaone
    odaone

    Boa tarde alguém me poderia dar uma opinião sobre o Galaxy Gio?

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Alguma coisa em particular…?

      1. Avatar de odaone
        odaone

        Se é o ideal para uma primeira experiência com android 😉

        1. Avatar de Tiago
          Tiago

          Pelo preço é uma boa aposta mas depende de cada um se será a melhor escolha.
          Tenho um Sapo a5 e Gio, numas coisas é melhor um, noutras o outro.
          Ainda assim entre os dois acho que prefiro o a5.
          Em termos de comunidade, ambos têm muitas ROMs disponíveis e comunidades bastante activas.
          Em termos de bloqueios (sendo exclusivos das operadoras) ambos se desbloqueiam em 2min…
          Havendo disponibilidade para mais uns euros, já à oferta melhor. Mas não deixa de ser uma boa porta de entrada para o AndroidOS 😉
          Cumps

  12. Avatar de BC
    BC

    Para mim o melhor é o GoLauncher. E com o GoLocker e o GoSms pro fica do melhor. Recomendo.

    1. Avatar de Helder Coelho
      Helder Coelho

      x2 Mais nada!!

  13. Avatar de Tricov_SG2
    Tricov_SG2

    Sem dúvida que o melhor launcher é o GoLauncher. É o que oferece mais recursos de edição. No Samsung Galaxy S2 é 5 estrelas.
    Android sempre.

  14. Avatar de João Pratas
    João Pratas

    É bom mas prefiro o GO Launcher Ex ou mesmo o LauncherPro.

  15. Avatar de Luís
    Luís

    Desde quase sempre que utilizei o ADW Launcher EX, de todos os que tive oportunidade de experimentar o melhor, alias não é por nada que a team CyanogenMod o utiliza no CM7.

    Apesar de também ter utilizado o Launcher Pro e o Go Launcher EX, penso que é tudo uma questão de gosto, cada um tem as suas vantagens, por exemplo o Go tem a vantagem de ter imensos app associados da própria Go e muitos temas gratuitos. O Launcher Pro tem também algumas vantagens no que diz respeito alguns temas que só existem para ele, era o Laucher de eleição para mim antes do ADW.

    Mas como migrei para Android 4.0.3, verifico que apesar de estes Launchers funcionarem e cumprirem não estão integrados na filosofia da Ui nova da Google, tenho investido num projecto que nasceu no XDA o Nova Laucher. Aconselho para quem tenha ICS no seu Android para dar uma vista de olhos.

    Resumo, acho que os três estão muito iguais e é uma questão de gosto pessoal, apesar de achar que o ADW está uns passos à frente…

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Exacto, o DW Launcher vem com o CM7

      1. Avatar de Luís
        Luís

        Eu até tinha por habito para melhor a eficiência do sistema e aconselho – a todos – a desinstalar o Launcher de origem e a deixar apenas o ADW Launcher EX instalado a correr como único Launcher. Isto aplica-se a qualquer Launcher claro Go, LP, etc.

        Para tal há aplicativos próprios para desinstalar app da memória da rom, eu utilizo um muito bom – requer root – optimize tool box 15 functions (na parte de uninstaler – constricter).

  16. Avatar de Fábio
    Fábio

    Eu comprei o ADWLauncher Ex, na promo do market por 0,10€, mas passado 1 semana desinstalei, devido ao maior consumo de bateria em relação ao próprio launcher do meu Arc. Agora ando com o GO Launcher EX e termos de bateria está igual, e agora passei a usar o GO SMS Pro e GO Contact EX, ainda por cima tudo em português o que é uma maravilha e não fica em nada atrás do ADWLauncher EX em termos de personalização, rápidez e fluídez.

    1. Avatar de Luís
      Luís

      Deixa a nível de Ui, estabilidade, suavidade da imagem e integração com o sistema em si. Tanto o Gosmspro como o Gocontacts funcionam igual no ADW… só não tens tanta oferta de temas…

  17. Avatar de Bruno A.
    Bruno A.

    Pessoalmente uso o ADW launcher EX e é preferivel comparando com o normal ADW launcher ou o Launcher pro.

    Nunca testei o go launcher, mas já o vi num nexus e usei uns segundos. Fiquei impressionado mas parece me que a nivel de desempenho nao esta tao optimizado.

  18. Avatar de sonicreducer
    sonicreducer

    ok, para mim, este é dos mais fluidos e rapidos. no sgs2, este esta fantástico, aproveitie e compre o ex, e adoro-o, ja exp o go launcher e n pareçe tão fluido. como o adw.

  19. Avatar de Rui de Lima

    eu prefiro o laucnherpro, aparenta ser muito mais leve e fluido, mas agora no meu x5 uso o stock que vem com a rom miui que dá perfeitamente para as minhas necessidades! um abraço

  20. Avatar de Telmo Neves

    Eu tenho um sony ericsson, e será que aqueles atalhos no canto do ecrã desaparecerão com este laucher?

    1. Avatar de Filipe Neves
      Filipe Neves

      Desaparecem sim e aconselho vivamente a mudança pois o launcher da SE é bastante limitado. E aconselho o Go Launcher.

  21. Avatar de BlinZk
    BlinZk

    Eu já experimentei alguns, mas… na minha opinião há um fator importante a ter em conta… as características técnicas do equipamento que estamos a usar.
    Claro que, quem tem um topo de gama com um bom processador e bom processamento gráfico, então vai conseguir tirar partido de animações, etc.
    No meu caso, gosto do Launcher Pro… como tenho um equipamento relativamente limitado em recursos de hardware (Sapo A5), experimentei alguns que me consumiam rapidamente a bateria e cujo launcher se arrastava!
    Assim, uso somente o efeito “Cube” na transição entre ambientes de trabalho e gosto bastante!

  22. Avatar de Filipe Neves
    Filipe Neves

    Voltando ao assunto… tenho os meus equipamentos com algumas apps da Go Dev Team e estes são os que aconselho:
    – Go Launcher EX (português)
    Existem várias skins e eu uso o misto entre a predefinida e a skin iPhone.
    – Go Weather
    Uso o Widget com a skin HTC
    – Go Locker
    Uso com a skin Sense
    – Go Keyboard
    Uma boa alternativa ao keyboard pré definido ou ao swipe e que uso com a skin iPhone e com o dicionário Português.
    – Go Swith Widget
    – Go Notification
    Depois há mais alguns widgets que depende da ultilização, gosto e capacidade do equipamento que também são usados como o Go FB Widget (para o Facebook), o Go Twitter Widget, o Go Task Manager…
    É só explorar… mas de todos os launchers que experimentei foi o que me tem dado menos problemas de funcionamento e com uma capacidade de personalização muito boa!…

  23. Avatar de El Lentinho
    El Lentinho

    Uso este ou o launcher 7!

  24. Avatar de Fábio Gaspar
    Fábio Gaspar

    Não há nada melhor que o “TouchWiz” da samsuga lol

    Abraço comunidade pplware

  25. Avatar de Ribas24
    Ribas24

    boa tarde acho que devia fazer um teste ao GO Launcher EX =)

  26. Avatar de mornaistar
    mornaistar

    Sem dúvida, prefiro o Go launcher. juntamente com vários outras apps da team GO.
    Podem consultar a lista de tudo o que há aqui:

    http://adf.ly/4cTAu

  27. Avatar de sandro
    sandro

    olá pessoal, gostaria de saber se funciona pra aparelhos dual chip, desde já vlw.

  28. Avatar de Droid Newbie
    Droid Newbie

    Boa noite. tenho um Galaxy S2 comprado faz pouco tempo, da tmn… traz o launcher nativo da samsung… este aplicativo entra em conflito com o mesmo ? Ou não existe qualquer problema em instalar ?

  29. Avatar de razy
    razy

    Eu uso o ADWLaucher Ex no meu Asus transformer e estou muito satisfeito.

  30. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    É bom mas prefiro o go launcher também ou o QQ launcher

  31. Avatar de Alpes
    Alpes

    Go launcher, sem dúvida alguma. 5****

  32. Avatar de Paulo Brinca

    Estive a utilizar um Launcher baseado no ADWLauncher, de seu nome VTL Launcher https://market.android.com/details?id=com.vtlab.launcher&hl=pt_PT

    Embora tenha uma função muito boa, permitir aumentar o numero de linhas e colunas disponiveis no ecrã, prefiro o GO Launcher EX

    1. Avatar de Tiago
      Tiago

      Launcher Pro também dispõe dessa funcionalidade

      1. Avatar de Paulo Brinca

        Expliquei-me mal, ele ter tem, mas no meu tablet não estava a funcionar.

        Entretanto fiz um upgrade da minha rom e o problema ficou resolvido, por isso mantenho a minha opinião, prefiro o GO Launcher EX.

  33. Avatar de Pardinha
    Pardinha

    Para mim o Go launcher EX é do melhor tanto no gs2 como no a5 da minha esposa, espero que façam aqui uma review para espalhar a palavra. Usei o launcher pro durante mt tempo mas o go launcher EX convenceu me. Quanto ao adw tb já usei, mas falta-lhe os pormenores que o go launcher ex tem..

  34. Avatar de Miguel Barros
    Miguel Barros

    off topic:
    desculpem a pregunta, mas eu tenho um SGS da tmn e ele ja vem com algumas app’s instaladas pela tmn, app’s “sapo” (sapo banca, sapo mobile, sapo store e por aí) o que eu gostava de saber é se ha alguma maneira de desinstalar isso ?
    cump’s 😉

    1. Avatar de Andre
      Andre

      Só fazendo um Root ao telemóvel e depois podes desinstalar o que quiseres! Cuidado com o Root, à partida é fácil mas estuda bem pois, se corre mal podes danificar o equipamento… Eu já fiz no meu LG 2x e recomendo vivamente!

      Lê este artigo (em especial o ponto 10)

      1. Avatar de Miguel Barros
        Miguel Barros

        obrigado andré 🙂
        sim, ja pensei em fazer isso, mas como nao tenho nenhuma experiencia a fazer root, tenho algum receio de danifinar o telemovel :s

        1. Avatar de Andre
          Andre

          Eu percebo-te Miguel, eu também fui um pouco à aventura nestas lides mas o root foi super fácil. Recorri ao SuperOnClick (procura no youtube, google e foruns android) foi praticamente mesmo só One Click ;)Depois é só instalares uma App do género Titanium Backup (pode ser a versão gratuita) e ficas pronto a mandar o “Bloatware” todo à vida…vais ver que a tua Ram agradece.
          Mas investiga ao máximo e de fontes diferentes o processo 🙂

  35. Avatar de Andre
    Andre

    Go Launcher no Lg Maximus 2x é impecável! Já experimentei alguns mas o GO é muito bom e com muitos bons extras no mercado gratuitos! Fluido e fiável!

  36. Avatar de Pedro
    Pedro

    Eu usei no meu Nexus S o Launcher Pro porque para mim era o mais rápido de todos e trazia logo os widgets de mensagens, calendário, etc de raiz sem ter que andar a instalar mais extras como acontece com o Go launcher. Mas para mim o launcher que mais gosto é o do da google do android 4.0 (Ice Cream Sandwich), rápido como o launcher pro e com as melhorias já muito debatidas.

    Cumprimentos,

  37. Avatar de Rui Mesquita
    Rui Mesquita

    Depende do tamanho do ecrã, tenho um sony ericsson x10 mini pro e quase sempre que carregava no botão de lançar o menu,o botão deslocava-se e os outros ícones desapareciam…

  38. Avatar de Fampa
    Fampa

    Boas!
    Eu uso o LauncherPro e gostaria de saber como é que eu faço para fazer download de um tema no market e usar-lo no Launcher? Eu saquei alguns Temas e nenhum deles vai parar ao “Theme Chooser”

    Obrigado e Cumpz 😉

  39. Avatar de Paulo
    Paulo

    Viva,por acaso algém me sabe informar onde posso tirar o fundo escuro dos titulos dos icons no desktop??No Go Launcher dava,aqui no ADW não estou a localizar.

  40. Avatar de Rui
    Rui

    Boas. Estou usando o Nemus launcher mas não sei como aplicar temas nele. Alguém pode me ajudar? E também onde adquirir temas pois só encontro um.
    obrigado