Dica: Como aumentar o tamanho de um disco no VMWare

8 Comentários

Até há relativamente pouco tempo, usava para virtualização no Desktop o fantástico VirtualBox. No entanto, os eternos problemas com o suporte para 3D e com o Guest Aditions no suporte à interface Unity, fizeram com que voltasse a usar o VMWare Player.

Considerado por muitos como o melhor software gratuito para virtualização, a verdade é que no VMWare Player a instalação das ultimas distro Linux, em especial do Ubuntu, decorrem sem qualquer problemas e a performance após instalação é fantástica.

A dica que apresentamos hoje consiste em ensinar a aumentar o tamanho do disco virtual sem ter de voltar a instalar a máquina virtual.

vmware

Hoje, enquanto instalava umas aplicações na minha máquina virtual, deparei-me com a falta de espaço no disco virtual. Recorri de imediato ao artigo que apresentamos aqui (para virtualbox), para ter uma ideia de como tal problema poder ser ultrapassado sem a necessidade de reinstalar todo o sistema.

O processo para aumentar o espaço do disco virtual no VMWARE é relativamente simples. Para isso basta escolher qual a máquina virtual onde pretende proceder à alteração.

vm_01

Em seguida, deverá escolher Hard Disk do lado esquerdo e depois carregar em Utilities e escolher Expand

vm_02

Em seguida e para finalizar, basta que escolha a defina o novo espaço para o disco virtual. Para finalizar deverá carregar em Expand.

vm_03

Esta é uma dica muito simples mas que pode ser muito útil nos mais diversos cenários. O VMWare é sem duvida uma excelente plataforma para virtualização e além do VMware Player, a empresa dispõe de várias soluções para ambientes empresariais.

Qual a vossa plataforma de virtualização preferida?

Comentários

8

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de ElectroescadaS
    ElectroescadaS

    Sempre usei o VirtualBox por ser gratuito e extremamente facil de utilizar. Tem sido assim que tenho testad oalgumas distros Linux…

  2. Avatar de Hugo Rodrigues
    Hugo Rodrigues

    Para mim sem duvida nenhuma é o VMware. Já usei uma data deles como o VirtalBox, Parallels, Virtual PC mas o VMware nunca me deixou mal (nem o VirtualBox). Entre todos o VMware e o VirtualBox são os de eleição mas entre os dois prefiro o VMware.

    1. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Pois, mas não encontras nada melhor que o “Parallels Desktop for Mac” para aceleração 3D dentro da máquina virtual. Já usei o VMware Fusion e o Paralels é claramente superior.

      1. Avatar de Hugo Rodrigues
        Hugo Rodrigues

        Pois mas eu não tenho nenhum mac dai também não posso experimentar.

  3. Avatar de João A.
    João A.

    Tenho o Ubuntu 13.04 no Virtualbox mas é muito lento devido ao Unity 3D e à impossibilidade de mudar para Unity 2D, mesmo com as guest additions instaladas. Nunca gostei do vmware, mas vejo-me obrigado a dar-lhe outra oportunidade. Pelo que li, não existe versão gratuita (Player) para Mac, correcto? Devo sakar o free-trial do Fusion ou Workstation?

    Cumps

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, aposta no vmware ou qemu

    2. Avatar de jorge santos
      jorge santos

      Experimenta o Parallels Desktop for Mac!

  4. Avatar de Bizugodaterra
    Bizugodaterra

    vmware rulez…lol