A CloudPT tem novidades!

67 Comentários

O serviço de alojamento de ficheiros da PT, a CloudPT, é uma alternativa nacional a outros serviços de alojamento de ficheiros que podem encontrar na Internet. Desenvolvida e mantida pela Portugal Telecom, a CloudPT disponibiliza para cada um dos seus utilizadores um espaço de 16GB para que estes tenham os seus ficheiros acessíveis em qualquer lugar e em qualquer dispositivo.

Surgiram esta semana algumas novidades na CloudPT que a vêm tornar ainda melhor e com capacidades acrescidas. Vamos conhecer melhor cada uma dessas novidades e mostrar como a CloudPT pode ser uma alternativa viável a outros serviços de alojamento Cloud conhecidos.

cloud_PT1

Os serviços Cloud têm-se tentado fazer sobressair, oferecendo aos seus clientes o melhor serviço possível associado às melhores funcionalidades e características para que assim possam cativar e angariar novos clientes.

A CloudPT conseguiu destacar-se de imediato por oferecer de imediato aos seus clientes um espaço para armazenamento de ficheiros acima do que é normal para este tipo de serviços.

A somar a isso teve disponível quase de imediato clientes para os principais sistemas operativos, de desktop e móveis. Assim permite que, para além do browser, os seus clientes podem aceder aos seus ficheiros em qualquer lugar e a qualquer hora.

As novidades agora apresentadas permitem que este serviço esteja ainda melhor e com funcionalidades realmente importantes para os utilizadores. Mas vamos conhecer as novidades que a CloudPT apresentou para o seu serviço.

Novas aplicações para computador

Foram lançadas novas versões do cliente CloudPT para Windows, Mac e Linux. A versão actualmente em produção é a 0.55 e deverá ser essa a que devem usar.

Esta versão apresenta melhorias de performance, associadas à rapidez de execução da aplicação e a resolução de pequenos bugs.

É recomendado a todos os utilizadores deste serviço que actualizem os seus clientes para esta versão o mais rapidamente possível pois as versões anteriores vão deixar de ser suportadas.

O download desta versão pode ser feito através deste link.

cloud_PT002

Versão web com novidades

A interface web da CloudPT, provavelmente uma das mais usadas pelos utilizadores viu também algumas melhorias serem implementadas.

A primeira, e que faz complemento à capacidade de  “drag & drop” de ficheiros e pastas para o browser, vê ser adicionada a possibilidade de ser feito drag&drop de ficheiros e pastas que já estejam na CloudPT entre pastas.

Outra novidade, muito pedida e sugerida pelos utilizadores, é a possibilidade de fazer download de uma pasta completa via web. Deixa de ser necessário o download de uma pasta, ficheiro a ficheiro e passa a ser possível escolher a opção “download” de uma pasta, sendo transferido um ficheiro ZIP com todos os ficheiros e sendo mantida a estrutura.

Para facilitar ainda mais a utilização desta interface, foi desenvolvido um menu de contexto que pode ser usado para a gestão dos nossos ficheiros e pastas. Basta clicarem com o botão direito do rato, tal como faz já no seu sistema operativo, num ficheiro ou pasta e terá acesso a ele. São várias as opções que este menu disponibiliza.

Também foi melhorada a utilização do teclado nesta interface, passando a ser possível navegar pelos novos ficheiros ou pastas. As teclas disponíveis são as que seriam lógicas para esta navegação e gestão. As setas para navegar, o Enter para abrir e o Delete para apagar.

cloud_PT3

Aumento do tamanho de ficheiro possíveis de serem enviados

As melhorias implementadas não se limitaram a melhorar a interface e a utilização geral da CloudPT. Houve ainda algumas que vão aumentar a sua usabilidade geral. Podemos já, independentemente da forma de acesso enviar ficheiros com um tamanho superior ao anteriormente suportado.

Assim, as novas versões das aplicações móveis da CloudPT e a própria interface Web passam a suportar o envio de ficheiros até 2GB, valor bem superior aos 350MB por ficheiro que era o limite máximo anterior.

Upload automático de vídeos em Android

Em particular a versão para Android sofreu algumas melhorias particulares. Esta nova versão já envia automaticamente para a CloudPT os vídeos criados no dispositivo (na app de iOS esta funcionalidade já existia antes).

Também para iOS e Android já pode sincronizar o que quiser (vídeos ou fotos) separadamente, consoante o tipo de ligação.

A CloudPT está melhor e com funcionalidades que lhe permitem ombrear com outros serviços prestados por grandes empresas tecnológicas. Por ser nacional e implementado por uma empresa portuguesa merece a nossa atenção especial.

Download: CloudPT
Homepage: CloudPT

Comentários

67

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Miguel Ferreira

    Faz falta é um cliente para linha de comandos… isso assim seria simplesmente lindo 🙂 (tb dava jeito claro um cliente que não fosse tão lento/pesado)

    1. Avatar de João Poupino
      João Poupino

      Olá Miguel,

      Podes correr o cliente na linha de comandos, passando o argumento -c. Por exemplo: ./CloudPT -c

      Em relação ao “lento/pesado”, a eficiência é algo a que damos muita atenção e um dos nossos objectivos é termos um cliente que seja rápido e eficiente. Podes ser mais específico em relação aos problemas de performance que encontraste, de modo a que os possamos endereçar? 🙂

      Obrigado

      1. Avatar de Miguel Ferreira

        só o consigo correr em windows, linux (servidores ou clientes) ainda não devido ao facto de ser uma app com demasiados requisitos (uso debian 6 ainda)
        Ao nivel do que eu acho pesado, a app em windows demora um bocado a arrancar e demora-me (das ultimas vezes que testei) uns bons 5 minutos para começar a sincronisar… o que eu adorava era ter um prog basico, ao tipo de ter apenas um ajanela pra login e um campo para dizer a pasta… depois correr em back, assim algo mais ao estilo do dropbox….
        Mas mesmo com estas cenas, tenho usado bastante via web, fuinciona altamente

        1. Avatar de João Poupino
          João Poupino

          Olá Miguel,

          Não é de todo normal a aplicação de desktop demorar 5 minutos a arrancar. Caso tenha um sistema com poucos recursos e ao mesmo tempo várias dezenas ou mesmo centenas de milhares de ficheiros na pasta da CloudPT, aí seria de esperar esse tempo, visto que é necessário fazer uma indexação inicial para detectar alterações na sua pasta (e mesmo nesse caso temos optimizações para percorrer a árvore de ficheiros)

          Em relação ao funcionar como a Dropbox, não percebi o que queria dizer, visto é que exactamente o modelo que usamos: a app é apenas um daemon de background com um GUI para alterar definições. A app pode funcionar sem o GUI, como explicámos na outra mensagem.

          Caso verifique que tem a versão mais recente da aplicação de desktop (0.0.55), tente voltar a autorizar o seu cliente. Se o problema persistir, e caso tenha disponibilidade, por favor envie-nos um email para cloudpt arroba cloudpt ponto pt. Podemos dar-lhe uma versão de debug para melhor percebermos o seu problema.

          Obrigado pelo feedback.

          João

          1. Avatar de João Poupino
            João Poupino

            Peço desculpa, o email de suporte é suporte arroba cloudpt ponto pt.

    2. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá Miguel. Presumo que alguém da equipa técnica consiga perceber o que propõe, mas, para mim, que não sou técnica…. o que é isso de um cliente para linha de comandos?

      Quanto à app, acha-a mesmo lenta e pesada? Não é esse o feedback que temos recebido dos utilizadores 🙂

      1. Avatar de David Santiago
        David Santiago

        A cloudpt é muito bonita e tal , mas não tenho vontade nem paciência para estar a ativar sempre que inicio o computador

        Esse problema já foi resolvido ?

        Se não foi vou continuar a usar o skydrive , com o qual estou muito satisfeito.

        1. Avatar de Maria João Nogueira

          Olá David. Já lhe respondi no Blog, mas respondo também aqui….. sim, já corrigimos esse problema há 2 ou 3 versões da app 🙂

      2. Avatar de pedro
        pedro

        Lenta? Não me parece nada lenta. Entre skydrive; Gdrive e cloudpt a ultima é sem margem para duvida a mais rápida a abrir mesmo num PC mais antigo. É também a mais rápida no upload/download. Pelo menos é a experiência que tenho.

      3. Avatar de Miguel Ferreira

        Sabes, a minha maquina principal de trabalho, é um mini portatil, com win7 + debian 6, com 1gb de ram… dá para perceber pq acho lenta, no outro pc melhor, por ter sempre tanta coisa a correr acaba igualmente por ser lento

  2. Avatar de PedroS
    PedroS

    Está a tornar-se numa boa alternativa, no entanto fica um pouco aquém enquanto as opções de sincronização por LAN e de sincronização selectiva não forem implementadas.
    De resto tirando um bug ou outro no cliente faz aquilo que lhe compete sem problemas.

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Fico muito satisfeita por saber que as duas funcionalidades de que sente falta estão no plano, para breve 🙂

  3. Avatar de jedi
    jedi

    enganaram-se a dizer a versão, falta um zero, é atualmente 0.0.55. cumps

  4. Avatar de Helder Santos
    Helder Santos

    Não consegui instalar a nova versão, pois indica qualquer coisa como este pacote não pode ser aberto, verificar se se trata de um pacote do Windows Installer válido! Alguém com o mesmo problema?

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá Helder. Esse problema acontece apenas a quem não tem os service packs actualizados. Poderá ser o seu caso?

      1. Avatar de Helder Santos
        Helder Santos

        Muito obrigado pela resposta Maria João, vou verificar se tenho os service packs actualizados!

  5. Avatar de tuxgirl
    tuxgirl

    Se alguem quiser convites, tenho uns quantos para dar.

    1. Avatar de tiagoameao
      tiagoameao

      gostaria de ter convite sff tiagoameao@gmail.com obrigado

    2. Avatar de Rafael
      Rafael

      Envie me um por favor. Obrigado 🙂 rafaelmc95@gmail.com

  6. Avatar de Paulo Fontoura
    Paulo Fontoura

    Experimentem o Copy 😉
    No meu caso, substituiu o Dropbox, a Vodafone Cloud, e outros que usava antes, mantendo apenas o SkyDrive para fotos. Tudo o resto vai para o Copy. 🙂
    O Copy dá 15GB gratuítos, sem limites no tamanho de ficheiros enviados, e quem quiser ser simpático e fazer o registo através do meu referral ganha mais 5GB (20GB ao todo). Ao mesmo tempo também me está a dar mais 5GB;)
    Obrigado.
    Cumps,
    Paulo.

  7. Avatar de Paulo Fontoura
    Paulo Fontoura

    Esqueci-me do link! LOL

    Aqui vai: https://copy.com?r=mEhEBc

    Mais uma vez, obrigado! 🙂

    Paulo.

  8. Avatar de Wickedpt
    Wickedpt

    A API é conhecida, deve ser relativamente simples fazer um cliente em command line em bash ou PHP.

    Se eu tiver tempo para fazer, depois disponibilizo…

    1. Avatar de Miguel Ferreira

      agradeço, visto que não tenho tido tempo nenhum para programar e, seria algo que boa parte do pessoal que usa portateis pequenos ia curtir

  9. Avatar de dbrenha
    dbrenha

    so gostave que a app para ubuntu fosse compativel com o 13.04. falta o indicator e .debs (ou melhor, pelo USC).

  10. Avatar de db
    db

    Como se porta o copy em relação aos mais conhecidos?

  11. Avatar de SexOnaSal
    SexOnaSal

    Quando usei , aquilo dava quase sempre erro a enviar via browser, alguém teve o mesmo problema?

    Resolvi instalando o programa… mas não queria os ficheiros a ter que estarem a ocupar espaço no pc..

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá. O upload via browser já não está a dar problemas. De qualquer forma, se já colocou os seus ficheiros através da app, pode remover a app do seu computador e o seu problema fica resolvido 🙂

  12. Avatar de Henrique Dias
    Henrique Dias

    Não.

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá R. Gostava que me dissesse em que é a CloudPT.pt é semelhante à Cloud.pt 🙂 O primeiro (a cuja equipa pertenço), é um serviço, em pleno funcionamento, de alojamento e sincronismo. O segundo, é um url a dizer “brevemente” 🙂

  13. Avatar de Miguel Castro
    Miguel Castro

    Cloud PT à beira do Copy, coitadinho!…

    Copy é o que está a dar neste momento, com a promoção que estão a fazer de Gigas ilimitados! É aproveitar.

    Usem este link para ganhar logo á partida mais 5 gigas do que os 15 que eles dão.

    https://copy.com?r=OxT2nq

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Portanto……. vem aqui, a um artigo sobre a CloudPT, tentar angariar subscritores de Copy para aumentar a sua quota, é isso?

      Classy!

      1. Avatar de João Pratas
        João Pratas

        Classy é alguém da equipa da CloudPT vir aqui tentar monopolizador os comentários dos leitores a favor do produto em vez de observar e tirar nota da opinião de cada um…

        Cumps!

        1. Avatar de Maria João Nogueira

          Não estou a tentar monopolizar, estou a tentar responder. E tirei notas 🙂

          1. Avatar de Miguel Castro
            Miguel Castro

            Queram mais utilizadores para a PT, aumentem a quota como fez o Copy.
            Agora sou livre para aconselhar quem quiser.

      2. Avatar de Miguel Castro
        Miguel Castro

        Sim, qual é o problema? Não gostou? Ponha de lado.

        1. Avatar de Maria João Nogueira

          Basicamente, foi o que fiz 🙂

          E, com toda a certeza que é livre de fazer o que muito bem entende e para recomendar, desinteressadamente ou não, o serviço de que mais gosta.

          Bom resto de fim-de-semana.

    2. Avatar de X-Man
      X-Man

      Porreiro, fiquei com 15 do registo mais 5 por ser através de outro. 20 Gigas. Vou ficar com este e a PT que está a demonstrar um bom serviço. Fica aqui o meu link para quem quiser ganhar mais 5 Gigas no registo.
      https://copy.com?r=8SawQZ

  14. Avatar de claudio
    claudio

    a cloudshare.pt e melhor que o cloudpt pois oferece 60 GB de espaco gratis…

    1. Avatar de igama
      igama

      Sim, o cloudshare.pt da muita confiança -.-‘

  15. Avatar de Rodrigo
    Rodrigo

    Uma vez que já reparei que existem membros da equipa de desenvolvimento e equipa técnica a lerem os comentários e estarem activos, deixo aqui a minha opinião.

    Sou utilizar extremo do novo conceito emergente (novo é relativo) “cloud”.

    Utilizo dropbox desde que o mesmo saiu, e digo extremo pois todos os meus ficheiros (tudo mesmo, desde photos, documentos de trabalho, faculdade, musica, ficheiros no geral)estão na cloud.

    De momento tenho os seguinte serviços:

    25gb skydrive (gratuito)
    20gb google adquiridos pré-gdrive e no qual mantive pois são cerca de 3€ por ano.
    box 50gb gratuito
    cloudpt 16gb gratuito
    copy 27gb gratuito
    dropbox 123gb (pack mensal com rat pack cerca de 11€)
    sugarsync (5gb? ou 2gb?) gratuito

    Apesar de ter todos estes serviços disponiveis, só um tem os meus ficheiros, como disse, o dropbox.

    A escolha remete-se pela rapidez do serviço, pela segurança, pela integração com a vários serviços e apps, e é mesmo sobretudo por esta.

    Mas como a vida não anda fácil, estou a pensar em emigrar serviços. Ontem (dia 24) andei pela cloudpt à procura de extender o armazenamento. Gostei de facto de todo o desenvolvimento e trabalho que têm estado a colocar neste serviço, e agora acredito que vai evoluir.

    Pergunto, para quando oportunidades de adquirir, por exemplo +50 ou 100gb de armazenamento?

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá Rodrigo.

      Não lançámos ainda os pacotes pagos, como reparou. Contamos fazê-lo brevemente (sem data certa porque odiamos falhar prazos).

    2. Avatar de João Poupino
      João Poupino

      Olá Rodrigo,

      Antes de mais, obrigado pelo comentários construtivos.

      Sou um dos membros da equipa de desenvolvimento da CloudPT, mas este comentário é apenas a minha opinião pessoal e um pouco focado no protocolo de sync das apps de desktop. Não deverá ser interpretado como “oficial” 🙂

      Tal como o Rodrigo, há utilizadores bastante intensivos de serviços de “cloud” na equipa e alguns de nós temos mesmo centenas de milhares de ficheiros sincronizados.

      Nas nossas (frequentes) discussões acerca da CloudPT e de outros serviços deste género, está sempre presente o objectivo de criarmos um serviço que seja fiável, rápido e seguro. E isso vê-se talvez já em alguns detalhes.

      No protocolo de sincronização suportamos, desde o início, deltas parciais de blocos e só enviamos um bloco de todo caso o servidor ainda não o conheça. Isto não é diferente do que a Dropbox também faz, por exemplo. Fazemos também benchmarks frequentes das nossas apps e estamos continuamente a melhorar a velocidade de sincronização, apostando em coisas como mecanismos para diminuir a latência no envio de blocos.

      A nível da robustez, todos os bugs de sincronização são sempre levados muito a sério. Caso seja necessário, os developers entram em contacto com as pessoas que reportaram o problema, para resolvermos o problema o melhor possível.

      Depois a nível da aplicação web, notará que os limites (tamanhos de ficheiros, quantidade de ficheiros que se podem enviar em simultâneo, quantidade de ficheiros dentro de um ficheiro zip, etc) são bastante mais elevados que as apps da concorrência. E é muito rápida. Embora não esteja a desenvolver a parte web (pelo que posso dizer estas coisas sem parecer show off 🙂 ), fico bastante entusiasmado com a app web e é uma das coisas que nos distinguem neste momento 🙂

      Claro que ainda há muito espaço para melhorar. Ainda há muitas funcionalidades que queremos ver na CloudPT que estão a ser implementadas neste momento ou estão em plano para serem implementadas.

      De qualquer modo, é com humildade que digo que sabemos a concorrência é forte, mas que estamos a trabalhar para melhorar o nosso serviço. E claro que o feedback recebido é muito importante para que isso aconteça.

      Obrigado

  16. Avatar de José Silva
    José Silva

    Boa noite,

    Estou a gostar a do desenvolvimento do CloudPT, e ainda para mais sendo um serviço nacional.
    Por questões de usar há mais tempo, o serviço cloud que mais uso é o Dropbox (uso no meu disposito Android e em PC com Windows 8 Pro), mas com estes desenvolvimentos estou cada vez mais tentado a mudar a 100% para CloudPT.
    Pelo que entendi há já algum tempo que o cliente para Android tem a opção de fazer o upload automático de fotos. Isso era uma das principais razões pelo qual usava o Dropbox.
    Acho que a mudança estará para breve.

    Como critica construtiva só gostava de ver o desenvolvimento da versão para Linux, principalmente ao nível do processo de instalação através de pacotes próprios para – pelo menos – as principais distribuições (por exemplo, instalação atrávés de pacotes deb para Ubuntu ou Debian).

    Bom trabalho.

  17. Avatar de Abílio
    Abílio

    Eu continuo à espera que respondam ao meu pedido de convite. Foi feito com mail do sapo.pt e sou cliente Meo.
    Nesta fase já não quero saber da cloudpt para nada.
    E estou à espera que o cabo de fibra passe aqui na rua para procurar uma alternativa à Meo.

    1. Avatar de Antonio Cunha
      Antonio Cunha

      Abílio, indica o teu email para enviar um convite.

    2. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá Abílio. Já enviámos todos os convites pedidos até meio de Abril. Se pediu o seu convite antes disso, verifique por favor na sua pasta de spam.

      O meu endereço de mail é jonas@co.sapo.pt e estou à disposição, caso pretenda algum esclarecimento adicional.

  18. Avatar de Luis
    Luis

    Tou a instalar again a cloudpt quando ele ta a descarregar os ficheiros para o pc era porreiro ele fazer uma estimativa do tempo q vai demorara a descarregar os ficheiros todos em vez de dizer so quantos ficheiros vai descarregar.

    1. Avatar de Rafael
      Rafael

      Consegue me enviar um convite por favor? Rafaelmc95@gmail.com

  19. Avatar de Miguel
    Miguel

    Experimentem o Copy, muito bom também e com possibilidade de aumentar os GB disponíveis.
    https://copy.com?r=6kysxN

  20. Avatar de Baltazar
    Baltazar

    Quando é que irão ativar as seguintes funcionalidades?

    -> Icones na pasta “local” com o estado de sincronização
    -> Permitir partilhar a partir do computador

    Faz-me esta falta estas duas funcionalidades.

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Mais e melhor informação sobre o estado de sincronismo dos ficheiros, antes do final do primeiro semestre, e a partilha através da app de desktop também 🙂

      1. Avatar de Baltazar
        Baltazar

        Obrigado.

  21. Avatar de António
    António

    Como faço para instalar a nova versão do cliente CloudPT, devo desinstalar a anterior ou basta executar a nova versão?

  22. Avatar de Carlos
    Carlos

    Irá existir em breve app para Windows phone 8?

      1. Avatar de João Matos

        Boa tarde.

        O cloudpt está muito bom mas agora que tenho um telefone com wp8… Sinto a falta!

        Sendo que já estamos em Agosto e em Maio já estava prevista uma versão para wp8… Falta muito?

        Estou a ressacar! 🙂

        1. Avatar de Maria João Nogueira

          Estamos a adicionar as últimas funcionalidades, e depois passamos para a fase de testes 🙂

          1. Avatar de João Matos

            Se precisarem de um beta-tester eu ofereço-me. 🙂

  23. Avatar de Pedro
    Pedro

    Bom serviço que uso regularmente.

    No entanto por vezes a aplicação windows não inicia com o Windows (tenho a opção activa), ou quando inicia pede para registar (novamente) o PC que estou a usar na CloudPT.

    Este comportamento da aplicação faz com a aplicação passe mais tempo desligada do que eu gostaria.

    Apesar disso continuem o bom trabalho!!!

    1. Avatar de João Poupino
      João Poupino

      Olá Pedro,

      Qual é a versão que tem instalada?

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        Fiz update este FDS para a versão 0.0.55. Não sei qual a versão que tinha anteriormente.

        1. Avatar de João Poupino
          João Poupino

          Olá Pedro,

          Esse bug foi identificado e corrigido numa versão anterior à 0.0.55. Entretanto não temos tido queixas de problemas desse género nas versões mais recentes.

          De qualquer modo, se o problema continuar com a 0.0.55, por favor envie-nos um email para info arroba cloudpt ponto pt.

          Obrigado,
          João

  24. Avatar de Zeppelin
    Zeppelin

    já agora…

    se alguém pretender instalar e ganhar tb 5 gigas adicionais:
    https://copy.com?r=1D7QY1

  25. Avatar de vitor
    vitor

    Olá, um amigo meu instalou a aplicação no telefone Android.
    Pediu para memorizar os dados mas enganou-se na conta de e-mail.
    Já fiz limpar dados na aplicação e no navegador também limpei tudo, cache, cookies, formulários…
    Por mais que se tente no telefone dá sempre senha incorreta.

    Onde poderei regularizar esta situação e ter acesso à aplicação?

    1. Avatar de Maria João Nogueira

      Olá Vitor. Basta ir a login.telecom.pt e seguir o link de recuperação de password.

  26. Avatar de Vitor
    Vitor

    Maria, a senha funciona se num pc entrar na página web.

    Não funciona é na aplicação do telefone, como foi feito memorizar senha com o endereço de mail errado, não consigo entrar.
    Exemplo:
    Mail inserido: mail@mail.com
    Senha: password

    Quando deveria ter introduzido: mail@mail.pt
    Senha: password

    Quando tento entrar e tendo a certeza da senha, dá dados inválidos.

  27. Avatar de PB
    PB

    Boas,

    Tinha instalado no Iphone e depois apaguei, pois o serviço era muito lento e o Iphone arrastava-se com a aplicação.
    Ao ver que fizeram melhorias, voltei a instalar no Iphone, no entanto agora nem consigo passar da pagina inicial de login, que fica em branco e não avança.
    Se calhar houve regressão e não evolução. Será?