Criar um Disco de instalação do Mac OS X Lion

66 Comentários

Como foi veiculado na última keynote da Apple, o sistema de compra do Mac OS X Lion foi adaptado à Mac App Store. Desta forma o sistema operativo será adquirido e descarregado como qualquer outra aplicação e pelos rumores é já amanhã que este é lançado!!!

O processo seguinte será o de instalar o novo sistema operativo que, segundo foi avançado, irá adaptar toda a estrutura existente criada com o Snow Leopard à novíssima realidade do Lion. Um update eficaz, sem problemas e em poucos minutos estará o seu Mac com o novo sistema operativo evitando a trabalheira de voltar a colocar aplicações, drivers e serviços como se fazia anteriormente.

Mas eu na verdade estava a pensar fazer uma instalação “limpa” do sistema, por forma a tirar o devido rendimento do nosso sistema operativo sem os “vícios” instalados já nesta sessão com o Mac OS 10.6.

Para o fazer existem dois métodos: um já foi explicado anteriormente, com a criação de uma nova partição, mas se não quiser fazer por este caminho podemos criar um disco de instalação do Mac OS X Lion. Vamos então ver como o fazer.

Depois de comprar e descarregar o Lion, a partir da Mac App Store, vamos “descobrir” o ficheiro instalador do Mac OS.

1. Sobre o ficheiro descarregado, damos com o botão direito um clique no instalador do “Mac OS X Lion” e escolhemos a opção Mostrar conteúdo do pacote.

2. Dentro da pasta irá aparecer uma outra pasta de suporte com o nome SharedSupport e dentro desta estará o ficheiro “InstallESD.dmg”. É esta é a imagem de instalação do Lion.

3. Copie o ficheiro “InstallESD.dmg” para outro local, como por exemplo o Ambiente de trabalho.

4. Lance a ferramenta Utilitário do disco que está dentro da pasta Utilitários e vamos à opção Gravar.

5. Seleccione e recém copiado “InstallESD.dmg” como a imagem do disco a gravar. Insira um DVD normal de 4.7 GB e clique no botão Gravar. Espere que o disco boot do Lion esteja pronto.

6. Agora é só fazer o Mac arrancar pela drive de DVD e este irá fazer o boot pelo disco e o processo é igual às restantes instalações dos Sistemas Operativos Mac.

Agora que já tem o DVD de instalação do seu novo Mac OS X, poderá para facilitar a optimização do sistema, recolher tudo o que precisa instalar para depois ser apenas necessário arrastar algumas aplicações para a pasta Aplicações e outras basta voltar a descarregar da Mac App Store. No caso das suite Adobe, por exemplo, tenha consigo os ficheiro de instalação pois estes serão necessários para voltar a fazer a instalação de raiz.

Partilhar:
Tags:

Comentários

66

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lourenço
    lourenço

    é.., o artigo está muito bom e tudo mais, e parabéns ja agora!:.
    MAS
    segundo se sabe o lion vai integrar com a previa instalação do snow leopard dai só ter 4GB (meu ver) com o DVD gravado a instalação total é possível sem instalar primeiro o snow leopard?

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      Com o DVD gravado, é possível instalar num Mac sem qualquer sistema operativo.. 🙂

  2. Avatar de Luís Salvador
    Luís Salvador

    Eu tive um azar com o meu Macbook Pro esta semana. Estava a dar uns erros quaisquer que faziam demorar imenso o start up do computador. Tentei ver o que se passava e por vezes o disco rígido não era reconhecido/detectado pelo computador. Tentei formatar e nem isso conseguia fazer…

    =S

    Como ainda estava na garantia, mandei-o para a fábrica!

    1. Avatar de Dlencastre

      Se fores mal atendido, eu reparo-te a máquina, mesmo que seja algo de impossível de reparar na board 🙂

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        podias era orientar contactos sites e isso, porque parecendo que não pode dar jeito a mt gente já sem garantias!

        1. Avatar de Dlencastre

          Não o tinha feito para não parecer a publicidade barata… Também não sabia qual a reacção do PPW.

          1. Avatar de Luís Salvador
            Luís Salvador

            Fui pô-lo à Fnac e vou recebê-lo amanhã. Vai trazer um disco rígido novo, com o Mac OS instalado.

            Quanto aos ficheiros, perdi tudo…

      2. Avatar de joaquim franco
        joaquim franco

        amigo de-me o seu contacto pois tenho um problema como o meu mac g5, o meu contacto

  3. Avatar de António Santos

    Bom dia, eu no meu pc tenho instalado o Iatakos V3 com o Mac Osx 10.6.3, será que eu ao actualizar como está escrito acima o meu pc não vai deixar de funcionar? será que alguém me pode explicar? ficaria muito grato, obrigado

  4. Avatar de Hugo Codinha
    Hugo Codinha

    É já amanhâ? Hahahahah

    Venha lá o Leão..

  5. Avatar de Bento Martins
    Bento Martins

    Se comprar na Apple store o Lion, como é que posso e se posso instalar noutros computadores pelo processo normal de update?

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      Se utilizares a mesma conta para a Mac App Store, é possível instalares mais que uma vez o SO, sem teres que comprar mais que uma vez.. 🙂

  6. Avatar de ICP
    ICP

    por hipotese…descarrego o lion com a mnh apple ID….posso gravá-lo em dvd e instalá-lo num computador cuja apple ID nao seja a msm??
    Cumps

    1. Avatar de PV
      PV

      Também gostava de saber se posso instalar em varias maquinas!!! e que tenho tres MAC e não estava para comprar varios… Um deles e do meu irmão e assim pagávamos um a meias…

  7. Avatar de Dlencastre

    Lamentavelmente, mais do mesmo. Só mesmo o pessoal super experiente na matéria consegue reparar que existem boas diferenças.
    Começo a sentir que é necessário mais alguma coisa. Já começo a estranhar vender estas máquinas e pedirem-me o windows 7 nelas…

      1. Avatar de ICP
        ICP

        dsc o comment so dps li o do Iatkos.
        se alguem puder responder a questao de 1 lion para 2 comp com 2 apple ID era porreiro….estou ansioso e queria dividir custos.

        cumps

        1. Avatar de lourenço
          lourenço

          em principio é possível!..
          basta entrares com o teu apple ID e instalares…
          tal e qual as outras aplicações como iwork e ilife..,

      2. Avatar de Dlencastre

        Não me parece mentira! Trabalho e uso há 18 anos Apple.
        Vendo em média 10 unidades por mês e repara o dobro disso. A minha opinião pode contar pouco para ti mas acho-a certa. Abre os dois, lado a lado e encontra grandes diferenças. Tenta

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      n é preciso ser mesmo experiente para perceber que o preview é cinzento ao invés de preto

      que o dashboard é opaco ao invés de translucido,
      https://lh4.googleusercontent.com/-Rf8HuMWNA9E/TW1vJ3pn1bI/AAAAAAAAAZE/emvOqcwFoms/s1600/mac-os-lion-dashboard.png
      que as aplicações básicas de agenda calendari etc, estão diferentes..
      http://i.techweb.com/infoweek/byte/howto/lionpreview_martin/14.jpg
      http://blog.gsmarena.com/pics/11/06/mac-os-x-lion/gsmarena_008.jpg
      que existe 1 pequeno icon no canto superior direito para activar o fullscreen
      http://images.apple.com/macosx/whats-new/images/whatsnew_icon_fullscreen.png
      que o expose não é mais expose
      http://www.pranhub.com/wp-content/uploads/2011/06/852932-500×312.jpg
      que o sistema quando desliga e volta a ligar as ultimas aplicações estão abertas como se o computador nunca tivesse sido desligado..

      sei lá…, não consigo concordar contigo nesse aspecto..
      mais dificilmente viste o utilizador comum via diferenças do leopard po snow leopard do que deste ultimo para o lion…

      1. Avatar de Vítor M.

        Tem tanta coisa diferente que o salto é muito mas muito qualitativo.

        De tudo o que já se falou, do consumo energético que este SO consegue optimizar ás muitas outras funções que irão aparecer este é um sistema redesenhado com pormenores absolutamente necessários á optimização com os restantes dispositivos, serviços e programas Apple.

        1. Avatar de Sammboga
          Sammboga

          Uma pergunta meio parva. O MS Office para Mac e compativel com o Lion? Eu desde que tive um azar com uma maquina Windows e outra Ubuntu deixei-me de aventuras com “versoes Beta”. Quando o Lion chegar la estarei a descarregar. Depois quero fazer uma clean install que a minha maquina bem precisa.

          1. Avatar de Vítor M.

            Sim é. Estou a usar o Lion como SO primário e com tudo o que usava antes no Snow Leopard. Há no entanto alguns ajustes, derivado às novas funcionalidades do Lion, que deverão ser feitas nalgumas aplicações, mas funciona tudo tal e qual como funcionava no SL.

      2. Avatar de Mike
        Mike

        O Dashboard só é opaco se o colocares num espaço aparte. Tens a opção de o integrar com o espaço actual como acontece no Snow Leopard.

        Por falar nos espaços, alguém sente falta de não poder “forçar” uma aplicação a abrir num determinado espaço?

      3. Avatar de Dlencastre

        Para mim essa é a verdadeira e boa novidade, quando desligas a maquina leva a memoria do que tinha aberto e abre quando inicia, o windows chama a isso hibernar e carrega a memoria de tralha… A vantagem do hibernar é que no caso de este a usar o photoshop ou outros programas super super pesados (tipo 5 photos, um ou dois fireworks e um director) que carregam o sistema, espera-se mas está lá o recurso todo. Mas mesmo assim quem hiberna um windows está a somar problemas futuros.

  8. Avatar de Ivo Silveira
    Ivo Silveira

    Também estou curioso por saber. Se alguém souber por favor que diga 🙂
    Cumps

  9. Avatar de Luis
    Luis

    Boa tarde.

    Então para fazer uma instalação limpa qual a melhor opção, e a mais directa/fácil:

    – criar um DVD?
    – utilizar a funcionalidade de criar uma partição de recuperação?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      e quase isso!..
      criar o dvd sim, depois formatar o hd inteiro e proceder À devida instalação…
      limpa e directa

      1. Avatar de Luis
        Luis

        sim, mas se criar a tal partição, das vezes seguintes deixamos de necessitar do DVD…penso eu…

      2. Avatar de lfspaulo
        lfspaulo

        Escolhendo uma formatação limpa com o dvd, como se formata o HD inteiro???

  10. Avatar de Sammboga
    Sammboga

    Alguma informacao de que o Lion possa ser vendido nas lojas tradicionais da Especialidade?

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      provavelmente um dia.., mas n ha datas…, sabe-se é q dia 14 n vai haver instalação fisica nas lojas!… apenas na appstore!

      1. Avatar de Hi World!
        Hi World!

        Tudo indica que apenas terá venda através da Mac App Store.. Não houve qualquer indicação da sua venda física.

  11. Avatar de JoaoM

    Muito boa tarde, eu só tenho a versão leopard válida, posso passar para esta de forma legal ?

    1. Avatar de Hi World!
      Hi World!

      Infelizmente, se apenas tiveres Leopard num Mac Intel, precisas de obter a última versão do Snow Leopard (ou uma que contenha a Mac App Store) para obteres o Lion..

  12. Avatar de Pedro
    Pedro

    Boas tardes a todos!

    Tenho apenas uma pequena duvida, tenho um macbook há relativamente pouco tempo, e este mundo dos MAC’s é uma mão cheia de novidades para mim. A duvida é a seguinte, com tanta novidade, este S.O não será mais pesado que o snow leopard?

  13. Avatar de Jessica B
    Jessica B

    O Pplware é português de portugal ou é português do Brasil?

  14. Avatar de jedi
    jedi

    bom artigo. quanto ao dvd fisico, eu fui perguntar a uma loja da Apple, aqui no norte, disseram que ia ser vendido em suporte fisica, nao tinham era a certeza da data, mas acho que será no dia 18,iesta data é o que eu acho que poderá sair. É que sakar 4 GB de uma so vezes é um bico dobrar e nem tuda a gente tem uma net muito rápida. lol 😉

    Ainda por cima acho que é muito cedo vender so atrevas da app store. 😉

  15. Avatar de André da Silva Pato
    André da Silva Pato

    No bom estilo queirosiano, posso dizer que este Lion não trás muitas mudanças ! Como se pode conferir aqui : http://goo.gl/fQDHK !

    Cumprimentos

    1. Avatar de lourenço
      lourenço

      250 são poucas… em comparação a 3000 mil….

      1. Avatar de André da Silva Pato
        André da Silva Pato

        Em comparação a que ? Eu estou a comparar o número com aquelas pessoas que dizem que não tem diferenças significativas quase nenhumas !

        E até devem ter sido bem mais que 3000, mas para te provar isso teria de usar um argumento muito estúpido !

  16. Avatar de Pedro
    Pedro

    Então o Lion não saía hoje? Cump

    1. Avatar de Metralha
      Metralha

      Nop…Pelo que vi nem sequer deve sair esta semana! Vamos ter que esperar!!!!

  17. Avatar de Paulo Rodrigues
    Paulo Rodrigues

    Boas a todos,
    estando perto a data de lançamento do Lion, assaltou-me uma questão.
    A instalação do Lion sobre o Snow Leopard, ou seja com recurso normal à AppStore, e sem utilizar o processo descrito neste post, perderei os dados, documentos e aplicações que tenho agora no meu MacBook Pro?
    Alguém me pode elucidar?

    Abraço a todos.

    1. Avatar de Bónus Betclic

      Não. Os dados e as aplicações permanecem exactamente como estão.

  18. Avatar de Helder Coelho
    Helder Coelho

    É possível eu instalar o Mac OS X Lion no meu portátil????

  19. Avatar de vitor
    vitor

    Ja comprei e instalei a versao do Lion. Entretanto ando à procura do pacote de instalação pelo computador e não encontro… Alguém me sabe indicar onde fica guardado este pacote de instalação?

  20. Avatar de Nuno
    Nuno

    Boas, comprei e já instalei ( update ) só que eu quero é fazer uma instalação limpa, como descubro o ficheiro instalador ?

    1. Avatar de Carlos Reis
      Carlos Reis

      Também gostaria de saber onde foi parar o pacote de instalação =/

      1. Avatar de Carlos Oliveira
        Carlos Oliveira

        se alguém souber onde se encontrar o ficheiro de instalação….se tiver necessidade de formatar o MBP terei que instalar novamente o SL e depois transferir o OS X Lion ? por acaso na APP Store não tem como transferir pela 2ª vez…se puderem esclarecer, agradecia.

        Cumprimentos a todos

        1. Avatar de Pouic
          Pouic

          Também tenho a mesma dúvida!!! Não encontro solução para já.

          Ativei o menu debug na appstore para abrir a pasta de download mas não encontro ficheiros acima de 10 mb!!!

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Quando instalam o Lion, o ficheiro é automaticamente apagado… O que resta fazer é fazer o download no snow leopard outra vez… Aconteceu-me o mesmo…

    2. Avatar de Pouic
      Pouic

      Nuno e camaradas…

      Pena ter de fazer novamente o download… Mas aqui vai a explicação.

      1. Ter a appstore fechada

      2. Clicar em alt (sem largar) e abram a aplicação.

      3. Naveguem até a pagina de download do lion (ainda sem largar o alt) e a opção “installed” é substituida por “Buy now”.

      4. Clicar em “buy now” e agora podes largar a tecla alt

      5. Introduzir dados de login

      6. Será apresentada a mensagem que já adquiriste o programa e pede para clicares em ok para transferires de novo.

      7. Aguardar o download….

      8. Seguir os tuturiais que andam por ai…

      1. Avatar de vitor
        vitor

        Obrigado @Pouic, já estou a sacar de novo 🙂
        É por isso que gosto do pplware… e já leio este forum diariamente faz anos. Os tópicos são sempre actuais e interessantes para variados gostos e tem sempre alguem para partilhar e ajudar nas dificuldades dos mais leigos.

        Parabéns pplware por estes anos de trabalho…
        Parabéns a nós todos que o lemos…

        @vitor.m @equipa.pplware
        Muito obrigado
        já agora… qualquer dia já faziam um tópico sobre as estatísticas de visitas ao pplware…

      2. Avatar de Lusobrasil
        Lusobrasil

        Boas, eu segui todos os passos acima para fazer novamente o download do lion, só que depois que começa do download o iMac bloqueia e diz que tenho que desliga-lo e voltar a liga-lo.
        Já tentei por 2x e acontece o mesmo, alguém pode dar uma ajuda?

        Abaço
        Amilton josé

  21. Avatar de lusobrasil
    lusobrasil

    Boas.
    o ficheiro que foi referido acima, nao se encontra no Imac, depois de instalado, ele é apagado? alguem sabe como faço para ter uma copia deste update em dvd?
    sei que todos aqui querem saber o mesmo, pois pagamos e penso que podemos ter uma copia connosco para caso algo corra mal.

    cmps
    amilton josé

  22. Avatar de Carlos Reis
    Carlos Reis

    O camarada Pouic acabou de dar a dica que muita gente aqui aguardava 😀

    Já estou a sacar de novo para posteriormente gravar em DVD.

  23. Avatar de Pedro Fragata
    Pedro Fragata

    Eu encontrei o ficheiro da seguinte maneira: após fazer download fiquei com o icone do instalador na dock. No icone fui a opções -> mostrar no finder. A partir daí, é seguir o tutorial. Caso não encontrem o ficheiro InstallESD.dmg basta fazerem search na pasta “Contents”.

    Resultou para mim, espero ajudar alguém.
    Cumps

    1. Avatar de Pouic
      Pouic

      Já tenho o Install Mac OS X Lion.app na pasta das apps. Quando faço show package contents aparece pasta Contents e depois n pastas acima referida SharedSupport tem 2 ficheiros. Utilizar o maior InstallESD.dmg e seguir o tutu 🙂

  24. Avatar de Lusobrasil
    Lusobrasil

    Boas, eu segui todos os passos acima para fazer novamente o download do lion, só que depois que começa do download o iMac bloqueia e diz que tenho que desliga-lo e voltar a liga-lo.
    Já tentei por 2x e acontece o mesmo, alguém pode dar uma ajuda?
    Aguardo vossos comentários.
    Abaço
    Amilton josé

  25. Avatar de André
    André

    Já li que se podia instalar o Lion em máquinas não core2duo ( o meu macbook é de 2006, core duo. A questão é: Posso descarregar o lion e instalar no meu portátil ou nem vale a pena descarregar?

  26. Avatar de Tiago Cunha
    Tiago Cunha

    se fosse a ti, tentava uma versao ilegal e depois vias se dava para instalar. Depois se fosse afrmativo, compravas a versao original 🙂 Easy 🙂
    Relativamente a essa cena do DVD ….bem acho que nao ha necessidade disso. O lion faz uma partição RECOVERY. Sempre que quiserem formatar o mac ou o que voces quiserem, clicam em ALT quando o mac está a iniciar e aparece la, como se de um disco se tratasse. Tenham atençao que formatar por completo o Disco, poderão perder essa recovery (pelo menos aconteceu comigo, nem sei bem como). Façam so o format à partiçao HD e nao a todooooo o disco 😛 Se mesmo assim perderem a partição, as coisas podem piorar um pouco, e ai tem k instalar o SL, update combo e…..depois o lion 🙂 lol muito trabalho!!! Ja agora, testei a gravaçao do DVD, mas quando faço BOOT e clico em C, nao arranca pelo DVD. Nao sei se aconteceu a alguem também.

    Cumps

    P.s: Os meus parabens pelo blog, acho-o muito bom, sinceramente 🙂 Continuem o bom trabalho

  27. Avatar de Daniel Antunes
    Daniel Antunes

    Um amigo baixou o Lion e gravou no DVD, assim como vocês explicaram. A pergunta é a seguinte: eu posso instalar o Lion no meu Mac a partir do DVD criado por ele? Como farei para pagar a licença para uso do Lion nesse caso?

  28. Avatar de J. David
    J. David

    Boa tarde alguem me ajuda
    Tou com o meu macpro a demorar imenso tempo no arranque e perdeu tambem o bluetooch .como fiz o up grade para o lion e nao tenho o dvd como posso fazer um format e o pior é os programas que tenho . alguem me arraja o mesmo ou da umas dicas .

    Obrigado

  29. Avatar de Eunice
    Eunice

    fui instalar o mac os x tiger, inseri o disc 1, mas só que nao tenho o disc 2 como é que faço??? está a pedir para inserir o disco 2