Google Chrome 5.0.307.1 Dev

47 Comentários

Foi lançada esta semana a primeira release da versão 5 do Google Chrome e que trouxe com ele um conjunto de novidades que vão tornar a utilização deste browser ainda mais interessante.

Este browser tem vindo a ganhar o seu espaço na Internet muito graças à sua simplicidade de utlização e à forma “limpa” e simples com que realizamos as mesmas acções noutros browsers.

Estas características, associadas ao nome Google, vieram trazer-nos um dos melhores browsers actualmente disponíveis. E não sou apenas eu que o digo, o numero crescente de utilizadores satisfeito assim o confirma.


Fica então apresentada oficialmente a versão 5.0.307.1 do Google Chrome. Para já, esta versão apenas está disponível para utilizadores Windows e Mac. Se bem que as novidades apenas estão disponível para os utilizadores Windows. Os utilizadores Mac apenas viram corrigidos problemas relativos à estabilidade e outros problemas menores.

Das novidades que saltam obviamente à vista a que mais me cativou foi a possibilidade de (finalmente) podermos dimensionar a zona dos plugins. Assim, passamos a ter uma barra de podemos fazer crescer ou diminuir.

Outra novidade, menos óbvia e visível foi o facto de o Chrome ter começado a usar as directorias padrão para download. O que vem simplificar a vida aos novos utilizadores e a todos aqueles que passam o tempo a dizer “onde raio guarda o Chrome os downloads!” (eu sou um deles).

As restantes novidades desta versão podem ser encontradas aqui, se bem que não nos traz muita informação realmente interessante. O interessante mesmo é instalar e testar.

Passou a existir mais uma zona de configuração e que nos permite, finalmente, configurar de forma mais fina a utilização de cookies, apresentação de imagens, JavaScript, Plugins e Popups:

  • Cookies: Alterar a forma como os cookies e a restante informação dos sites são gravadas no seu PC
  • Imagens: Mostrar todas as imagens ou não mostrar imagens, com exepção das provenientes dos sites que estiverem na lista de exclusões
  • JavaScript: Permitir a todos os sites correrem JavaScript ou não permitir a execução de JavaScript , com exepção das provenientes dos sites que estiverem na lista de exclusões
  • Plugins: Permitir a todos os sites a utilização de plugins ou não permitir a utilização de plugins, com exepção das provenientes dos sites que estiverem na lista de exclusões
  • Popups: Permitir popups de todos os sites ou não permitir popups de qualquer site, com exepção das provenientes dos sites que estiverem na lista de exclusões

Caso pretendam testar esta nova versão podem descarregá-la a partir do site Chromium ou basta fazerem o update do Chrome. Naturalmente têm de estar a usar a versão Dev do Chrome. Leiam aqui como activar essa versão.

Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows, Mac, Linux
Download Windows: Google Chrome 5.0.307.1 Dev [550KB]
Download Mac: Google Chrome 5.0.307.1 Dev [19.3MB]
Download Linux: Chromium (Dev) 32-bit
Download Linux: Chromium (Dev) 64-bit
Homepage: Google Chrome

Partilhar:
Tags:

Comentários

47

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de danz
    danz

    Dá para por o chrome a memorizar o “size” dos sites? por exemplo no firefox se fizer ctrl+scroll ele memoriza o tamanho para futuras visualizações.

    1. Avatar de Wagnon Sousa

      Dá para memorizar sim, olha eu sempre gostei do Firefox, mais o Chrome me surpreendeu, to testando e gostando.

  2. Avatar de Santos

    Estou a usar a versão 4 final e não fazia ideia que já existem tantas extensões.
    Constatei que o Chrome coloca cada extensão num processo separado, enquanto o firefox põe tudo num só processo. Afinal, o Chrome com extensões também come bastante memória, só que em vários processos, é por isso que é mais rápido a abrir.

    1. Avatar de Filipe Antunes
      Filipe Antunes

      E é por isso que é mais seguro ! Se um processo for com o piiiii os outros continuam! Tipo no Firefox há um erro e vai o browser todo à vida … No chrome, há um erro, esse processo vai abaixo e não perdes as restantes abas ou extensões 😉

    2. Avatar de Todos a dormir
      Todos a dormir

      Andam todos a dormir, com certeza. O Chrome gasta mais memória que todos os outros concorrentes… O Firefox é mesmo o mais leve. Olhem só:

      Screenshot do chrome com com 20 tabs abertas:
      http://img502.imageshack.us/img502/8674/chromeq.jpg

      E agora olhem o Opera, o Chrome e o Firefox com as MESMAS tabs abertas:
      http://img121.imageshack.us/img121/6778/resultador.jpg

      Isto tudo sem extensões. Com extensões o Firefox sobe para 272MB.

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Mas o que é facto é que o Firefox dos 3 é o que tem pior desempenho, basta ires aqui:

        http://service.futuremark.com/peacekeeper/

        Para isso uso o Opera 10.5:

        -Firefox: 806pt
        -Chrome 5: 954pt
        -Opera 10.5: 1072pt

        1. Avatar de E...
          E…

          Um desempenho que é pior mas que nem se sente… É como preferires comprar um Honda NSX em vez de um Mercedes SL500 porque o Honda é mais rápido. É mais rápido sim senhor, e depois? Nem notas a diferença!

      2. Avatar de Filipe Antunes
        Filipe Antunes

        Todos a dormir ? Viste-me a dizer que gastava menos memoria ? Nao ! Diz que era mais seguro !
        O que é mais importante hoje em dia ? segurança ou gasto da RAM ? Podemos ter um pc com 3, 4 ou 6GB de RAM, o que importa gastar mais uns megas ? Parece.me muito mais importante a segurança … cada vez se preocupamos menos com o peso de um programa … Temos pc’s pa tudo agora !

        1. Avatar de Santos

          É verdade, eu possuo um pc rápido e consequentemente o Firefox corre também rápido e mais agora na versão 3.6.
          Gosto do Chorome, mas continuo a usar mais o FF pois este está mais maduro. Aquela raposa é irresistível!

  3. Avatar de Miguel

    Adoro o Chrome para Windows. Para Mac fico-me pelo Safari :p

  4. Avatar de Fábio Maia
    Fábio Maia

    Não gosto daquela coisa do separador dos plugins. Porque eu só utilizo 1 plugin, o Chrowety (cliente de twitter). E fica feio ter o separador só por causa de um plugin’zito.

    Alguma maneira de tirar isto?

    1. Avatar de Rui C.
      Rui C.

      Exacto. Partilho a mesma opinião. Não dá para remover os separadores?

      1. Avatar de Filipedgb
        Filipedgb

        :S No meu nem sequer aparecem plugins nenhuns

  5. Avatar de antonio
    antonio

    Eu tenho a versão dev e no entanto quando vou ao about ele diz-me que a versão já está up to date (4.0.249.78 dev)..
    Alguém sabe porquê?

  6. Avatar de a Friend®
    a Friend®

    Epá, já vai no 5… este pessoal não pára mesmo.

    Espero que resolvam uma das questões que aguardo desde a primeira versão. Que é, ao clicar sob uma pasta na barra de bookmarks (CTRL-B) ele faça “Open on Over” nas restantes, tal como o Firefox, já que ainda nos obriga a Clicar em cada uma sempre que tentamos abrir.

    1. Avatar de RSS
      RSS

      Não para mesmo… Mas ainda não lê RSS… Se isto fosse a equipa de desenvolvimento do Firefox, ainda lhe chamavam Chrome 1.0.*, como deveria ser. Porque chrome 5.0 ou 1.0 é tudo a mesma coisa.

      1. Avatar de a Friend®
        a Friend®

        RSS ainda é o menos porque as extensões resolvem isso e até prefiro, porque temos mais liberdade para usar diferentes tipos de leitores.

        Agora quanto a numeros de versões, acho que é um absurdo…o Chrome foi o ultimo browser a existir e já ultrapassou o Firefox em termos de numeros de versão, e não foram assim tão significativas para alterar a versão. Podiam ir aumentado as builds… 1.1…1.2…etc..

        1. Avatar de viperbruno
          viperbruno

          Markting da Google a meu ver. Se mais ninguem faz uma numeração assim porque é que eles o fazem?!

  7. Avatar de Filipe Antunes
    Filipe Antunes

    Como é que meto o espaço branco do link dos sites mais pequeno ? Se é que me perceberam ! xD

      1. Avatar de jorjão
        jorjão

        Não me parece que seja isso que o Filipe Antunes queria. Acho que pretende diminuir o espaço que existe no browser onde colocamos os endereços.
        Cumps, Jorjão.

        1. Avatar de Filipe Antunes
          Filipe Antunes

          É isso mesmo ! xD

  8. Avatar de delaorden

    My friend Pedro, o Chrome realmente é uma pérola. Se conseguir reunir add-ons produtivos será um pareo duro para qualquer browser. Ainda acho que o Opera é o máximo, sobretudo por causa do Unite. Pedro, me permita,por favor, indicar uma banda excepcional para aqueles ,que como eu, ja passaram da casa da primavera, o Amon Dull II e o album Vive la Trance no meu blog http://www.delaorden9.com ou no YouTube . Uma maravilha, valeu meu irmão ? ! 😉

  9. Avatar de Tony Silva

    Estou agora a usa-lo e aconselho vivamente. A mozilla que se ponha a pau que se não lançar brevemente algo de novo (o firefox 4) fica em breves sarilhos.

    Deveriam de fazer um artigo com as melhores extensões sobre o google chrome.

    Continuem o bom trabalho.

  10. Avatar de Kekes
    Kekes

    Estes gajos fazem versões como quem faz bolachas LOLOL

    A unica coisa que gosto deste browser e da sua limpeza estetica, fora isso, é perciso uma maquina “musculada” para o correr LOL

    Estou ansioso pela saida do FF4 e do Opera 10.50, este ultimo na versão alpha tem demonstrado resultados supreendentes mesmo para um browser carregado de funções.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Nisso tens razao, em relação ao Opera. O Opera ainda vai estar no podio um dia, a ver vamos.

  11. Avatar de Rui C.
    Rui C.

    Nesta verão, como fixamos o tamanho na barra? Fazendo desaparecer aqueles traços de redimensionização da barra?

  12. Avatar de 3biz
    3biz

    Confesso. Abandonei completamente o firefox
    Clicar e em 0.00001s o chrome tar aberto? que delicia

  13. Avatar de Sergio
    Sergio

    não percebi o que é que queriam dizer com a utilização das directorias padrão dos downloads. É o termos de escolher onde queremos guardar?
    Já agora, para quem nunca experimentou, o drag-and-drop dos ficheiros dos downloads funcionam tanto na barra dos downloads como na pagina dos downloads. Basta arrastar e já está (não é preciso fazer abrir na pasta respectiva)

    1. Avatar de Pedro Simões

      Em vez de usar uma directoria que ele entenda ser a correcta passa a usar a que está dentro de “os meus documentos”

  14. Avatar de Sergio
    Sergio

    já agora as minhas extensões preferidas:

    1 – barra do internet explorer (bye bye internet explorer). Infelizmente ainda era necessário para determinados sites

    2 – bubble translator – a maneira mais simples que vi para traduzir excertos de paginas

    3 – Slap IP (ou my IP) – para aqueles que estão sempre a saltar de rede, é uma forma simples de sabermos o nosso ip

    4 – Proxy Switch – pela mesma razao apresentada atás. Deixa de ser uma seca ter de andar a trocar de proxy (eu sei que há programinhas para fazer isso, mas tb há para tudo)

  15. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    [550KB] para a versão Windows?

    12MB é o correcto neste caso.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Sacas o instalador e ele depois trata de tudo.

      e o instalador tem 550kb

      1. Avatar de viperbruno
        viperbruno

        Mas neste caso ele descarregou 12MB, o instalador offline. Se for a versao publica, é o instalador online, se for dev (ou que nao esteja na página oficial do chrome) é sempre o offline que te é fornecido.

        Corrige lá isso no topico.

  16. Avatar de viperbruno
    viperbruno

    Foi ver se esta: http://tek.sapo.pt/noticias/internet/nova_beta_do_chrome_e_mais_rapida_e_personali_1010539.html

    noticia era verdade, as ditas melhorias na velocidade.

    Para isso utilizei o futuremark no Acer Aspire One, e bem as melhorias sao grandes, entao vejamos:

    Versão:
    -2 final: 678pt
    -3 beta: 768pt
    -4 beta: 722pt
    -5 beta: 954pt

    Sendo que o melhor resultado que tinha obtido era com o safari (945 pt)

    Bem acho que a versao 5 tem tudo para arrasar!!

    Em breve coloco os restantes navegadores.

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Os restantes navegadores:

      IE8 – 210pt
      FF3.6 – 806pt
      Opera 10.5 – 1072pt (fantastico)
      Maxthon 3 alpha – 719pt (webkit)/226pt (trident)
      Safari 4 (resultados desactualizados) – 945pt

      Se alguem me arranjar uma versao do safari recente portatil agradecia.

    2. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      Para comprovarem o que digo:

      http://www.taranfx.com/chrome-5

  17. Avatar de M.Manuelito
    M.Manuelito

    Indispensável para mim é o goo.gl url shortener para o chrome.
    http://goo.gl/PiyX
    Esta versão 5 só me baralhou o tema que estava a utilizar, mas não é nada que não se resolva. Sou adepto desde a primeira versão, isto de fazer clicke e o browser abrir imediatamente é algo que não dispenso, por isso o FF ficou na gaveta e o IE8 só o uso para um número muito limitado de sites que foram desenvolvidos só a pensar no IE.

  18. Avatar de j.alegria

    Eu até gosto do Chrome mas uso raramente. O IE já foi à vida há muito tempo. Costumo usar o Firefox que (ainda) não dispenso de maneira nenhuma. No Firefox posso usar a minha toolbar com rádio online, TV, os meus RSS preferidos, Banca de jornais, sites de desporto e muitos outros sites que preciso (e gosto) de ter sempre à mão…

    Quem sabe se um dia não posso usar a minha toolbar no Chrome?

  19. Avatar de Emannxx
    Emannxx

    Boa tarde Pedro…

    E que tal fazeres uma “lista” pessoal dos Addons para o Chrome que usas ou que gostas bastante?

    Reparei que tens um muito interessante que diz a temperatura… como se chama?

  20. Avatar de João
    João

    Boa tarde a todos.

    Alguém sabe como manter a coluna dos marcadores (bookmarks) sempre aberta.
    É uma chatice estar sempre a abrir várias pastas para clicar no atalho/marcador.

    1. Avatar de a Friend®
      a Friend®

      Penso que é o tal problema que referi mais acima que continua a persistir. “Open on Over” nas pastas da barra de Bookmarks.

      O mesmmo problema existe no Safari.

    2. Avatar de jorjão
      jorjão

      No canto superior direito do browser clicas em ferramentas e escolhes a opção “Mostrar sempre barra de marcadores” e voilá. hehehehe

      1. Avatar de João
        João

        jorjão isso eu já fiz.

        O que eu quero é que todos os marcadores fiquem expandidos numa coluna do lado direito ou do lado esquerdo do browser para acesso + rápido

  21. Avatar de fjcp
    fjcp

    Utilizei um versão anterior do chrome pois era da google e só falavam dele…. que decepção… para além de ser “pesado”, não é nada de especial… o firefox é bem melhor e bem mais personalizavel… a mim não me apanham a instalar-lo de certeza…