Google Chrome – Eis que chegam as extensões

25 Comentários

Pois é, parece que cada dia que passa estamos mais perto de ter as tão desejadas extensões no Chrome.

Mas vamos por partes que este artigo trás algumas novidades para quem, como eu, tornou o Chrome como o seu browser de eleição!

Em primeiro lugar vamos explicar como activar essas extensões e depois vamos ver o novo gestor das mesmas.

chrome


De momento estas funcionalidades estão apenas disponíveis para quem usa as versões Dev do Chrome, o que pode afastar alguns utilizadores. Por experiência pessoal ainda não encontrei nada que me fizesse não usar estas versões. Apesar de serem de desenvolvimento apresentam uma estabilidade formidável!

Activar o canal Dev do Chrome

Para activar a utilização dessas versões é tão simples como descarregarem o Google Chrome Channel Changer e escolham a opção Dev. Façam actualizem o vosso Chrome e estão prontos!

chrome_extensoes_1_small

Ao contrário do que temos explicado para activar as novas funcionalidades desta vez não é necessário colocar nenhuma flag no arranque da aplicação. Vem já por omissão!

Naturalmente que não vão notar nenhuma diferença até instalarem uma extensão. Mas vamos então tratar dessa falha.

Instalar Extensões

As extensões do Chrome, tal como é feito no Firefox, são instaladas através do descarregar de um ficheiro e que posteriormente é executado. No caso do Chrome a extensão do ficheiro é crx.

Nada mais simples.

Após a instalação da extensão ela passará a estar alojada numa nova barra que vos aparecerá na parte inferior da janela do Chrome.

Gerir Extensões

Até à pouco tempo a gestão de extensões no Chrome não existia. Era complicado remover qualquer extensão instalada. Mas agora temos a possibilidade de as gerir de forma integrada com o browser.

Basta para isso que escrevam na Omnibox do Chrome o endereço chrome://extensions/ e a janela que abrirem tem lá dentro as extensões instaladas.

chrome_extensoes_2_small

É possível por ai desabilitar, recarregar ou desinstalar uma ou mais extensões.

Agora é só começar a procurar por extensões úteis e começar a instala-las. Reparem que eu já estou a usar a extensão do LastPass para Chrome. Falarei dela nos próximos dias.

Partilhar:
Tags:

Comentários

25

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Techdani
    Techdani

    Finalmente! Ainda bem! Agora sim, começou a concorrência ao firefox!

    First?

    1. Avatar de Wilson Silva

      Era isso que estava a pensar. O Google Chrome tem uma interface melhor e é mais leve. O que lhe faltava eram mesmo as extensões.

      Com esta inovação haverá uma maior concorrência entre os 2 browsers e o consumidor terá um produto final muito melhor 😀

    2. Avatar de 3biz
      3biz

      quero ver o adblock no chrome, que é por norma um paradoxo ao google

      1. Avatar de daniel
        daniel

        para mim é só o adblock plus e algo como o xmarks e já podia largar o firefox.
        ps: não é que não goste do firefox mas em termos de design e motor java tem-se andado a desleixar em comparação a concorrência…

  2. Avatar de Bruno Santos

    Bom artigo.
    Fica aqui onde podemos procurar por extensões:

    http://www.chromeextensions.org

    Abraços.

    Bruno Santos
    Cordelima.com

    1. Avatar de Ricardo Ferreira
      Ricardo Ferreira

      Boa dica 😉

  3. Avatar de sam
    sam

    Só uma pequena dúvida, este browser é mais seguro que o FF ou IE?
    Já a alguns anos que uso o FF e não queria mudar para pior.

    cumps ao pessoal

  4. Avatar de Davee
    Davee

    Eu era um fã louco do Mozilla não adiantava o que me diziam para mim o Mozilla era o melhor !

    pois comecei a ver diariamente os post que faziam aqui só o google chrome e agora posso afirmar com toda a certeza que sou um fanático do Google chrome , Obrigado por me manterem com a melhor informação possível.

  5. Avatar de Been
    Been

    Alguem que me ajude.
    Não consigo mudar para dev o Chrome Channel Changer 2.0 não funciona no meu Chrome 4.

    Obrigado

  6. Avatar de JHZX
    JHZX

    Google motor de busca, Google browser, google OS, youtube, a google ainda vai ser dona de quase tudo o que é software…

    1. Avatar de Bruno Santos

      E não esquecemos o Android…

    2. Avatar de JHZX
      JHZX

      So nao mudei para o chrome na altura em que estava em beta (usei-o nessa altura) porque gosto dos extras do firefox, mal o chrome os tiver, xau firefox

  7. Avatar de pedro
    pedro

    podias ter colocado o link do lastpass…

    https://lastpass.com/lpchrome.crx

    1. Avatar de Pedro A.
      Pedro A.

      Qual foi a parte do “Falarei dela nos próximos dias.” que não percebeste?

      1. Avatar de pedro
        pedro

        não percebi a parte de que iria ter de esperar por ti 😉

    2. Avatar de Pedro Simões

      Já me andas a estragar os artigos dos próximos dias…

      Agora a sério, aguardem que vai compensar.

  8. Avatar de kekes

    Pessoal, eu estou a precisar de uma aplicação tipo greasemonkey para o Chrome, o GreaseMetal não está a funcionar nas novas versões. Há alguma já utilizando esta nova capacidade do chrome?

  9. Avatar de Jacovenko

    Pessoal,
    Estou usando o Win 7 (mesmo com permissao de admin) com o Chrome versao 3.0.195.024
    ao baixar ou instalar as extensoes da o seguinte erro:
    invalid value for ‘permissions[0]’

    Alguem ja passou por este problema?

    1. Avatar de kekes

      Eu tou a usar Win7 tambem e nao tenho razao de queixa, funciona tudo 5*

      1. Avatar de Jacovenko

        Pessoal,
        descobri o problema:
        Era o SpyBot Search & Destroy. Foi só dasabilitar.
        Agora já está funcionando.
        Maravilha….

        abraços a todos.

  10. Avatar de leonald

    nao sei o por que

    mas nao consigo largar meu FireFox 3.5.2 por nada!
    ja tentei usar vários outros, safari, opera, Chrome, mas o FireFox sempre fica no TOPO!

  11. Avatar de Tiago Ferreira

    Eu sofro do mesmo “vício” que o leonald.

    Uso FF 3.5.x, mas instalei também o Opera visto ter um mail client built-in em vez de ter que usar o thunderbird.

    Adoro o look do Opera, dezenas de vezes mais atraente que o FF, não obstante, não consigo evitar fazer pesquisas pelo FF.

    Abraços

  12. Avatar de 24330
    24330

    A mim diz sempre que “Extensions are not enable” qdo acabo de instalar uma extension.Alguém me ajuda?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Simões

      Estás a usar a versão Dev do Chrome, verdade?

      1. Avatar de 24330
        24330

        tou sim, basicamente segui os passos. A minha versão do chrome é a mais recente não sei se é por aí e tou a usar o seven. Se calhar vou esperar pela nova versão do chrome, como vçs disseram num post mais recente já vem com a possibilidade de introduzir as extensão sem ser preciso instalar programas por cima, como o Dev Chrome.
        Obrigado