Dica Android – Proteja o seu telefone

60 Comentários

Active a opção unlock pattern no seu Android

Actualmente um smartphone/telemóvel é como um diário da nossa vida. Nele guardamos fotografias, vídeos, conversas com amigos, ou seja, muita informação pessoal que não gostaríamos de ver por aí divulgada. Por forma a protegermos melhor o nosso Android após este ser ligado, podemos activar a opção “unlock pattern” que existe em todos os telefones com sistema operativo Android.

unlock_android

Para mostrar como realizar a configuração e demonstrar o funcionamento do unlock pattern, realizei um pequeno vídeo que podem ver de seguida.

Há uma parte em que fica tudo preto que é quando o telemóvel se desliga. Aguardem 1 ou 2 segundos, para depois visualizarem o processo de introdução do código.

Esta é uma opção interessante nativo dos telefones com SO Android. O sistema de input e reconhecimento do código é impecável uma vez que se trata de uma forma simpática e “divertida” de inserir o código.

É claro que se nos roubarem ou perdermos o telemóvel, há sempre mil e uma maneira de tentarem chegar aos dados, no entanto estas medidas básicas de segurança podem sempre proteger o nosso Android dos “olheiros” mais próximos.

Para quem tem crianças e de vez em quando tem de “emprestar” o telemóvel, esta opção também poderá fazer alguma jeito.

Artigos relacionados

Partilhar:
Tags:

Comentários

60

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de pedro r.
    pedro r.

    Hum, estranho, mas isto já existia para iphone á uns tempos …
    seems like a plagio 😉

    alias, eu ja tive isto

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Acho que não é uma questão de plágio…mas sim concorrência 🙂

    2. Avatar de Márcio
      Márcio

      Acho que já haviam dispositivos que faziam chamadas antes do iPhone.

      Seems like a plágio.

      oh wait..

      1. Avatar de Luís Nabais
        Luís Nabais

        Aliás, eu já fiz chamadas antes de existirem iPhones.

        1. Avatar de mc
          mc

          E deixa me apostar, nenhum desses telemóveis explodiu nas mão pois não?

      2. Avatar de pedro r.
        pedro r.

        Hum, de facto não percebi onde quis chegar,
        Mas que é certo, a tecnologia e o design num iphone sempre foram copiados, este foi um exemplo.
        Agora, acho que o comentario “cho que já haviam dispositivos que faziam chamadas antes do iPhone” está um pouco fora de mao ao assunto que se prende este post.
        bem, para quem acha que o iphone não é um bom telefone estão sempre á vontade de comprar os “outros” que devem ser melhores um bocadinho…ou não.

        1. Avatar de Luís Nabais
          Luís Nabais

          Veja lá melhor se não está enganado. Diga-me onde, por exemplo, o iPhone 4 é melhor que o HTC Evo 4, por exemplo. Mas se quiser, digo-lhe várias coisas em que o HTC é melhor que o iPhone. Os iPhone’s neste momento são moda, pois já há alternativas bem melhores, então agora com o Android 2.2 (Froyo), o iOS vai começar a ficar bem ultrapassado…

          1. Avatar de Tagus
            Tagus

            o multi touch ninguém bate o iPhone. A simplicidade tb não. A relação iPhone utilizador tb não. A suavidade de navegação do iPhone…
            Ok, tu agora vens dizer…
            Camera XPTO, Processador XPTO, MicroSD (é a unica coisa q invejo)… de resto n vejo mais nada.

        2. Avatar de akueda
          akueda

          Hum, estranho, mas já havia Pedros antes de nasceres.

          seems like a plagio 😉

          Hum, estranho, mas já havia telemóveis com led flash antes do iphone 4.

          seems like a plagio 😉

          ridiculo XD

          acho que é uma opção que já existe no android desda primeira versão… até porque é nativo dele…

        3. Avatar de Márcio
          Márcio

          Quis chegar apenas ao rídiculo da sua obervação 😉

          Bom post. Mesmo sem ter um Android gosto de ler estas dicas 😉

          1. Avatar de joão
            joão

            eu sou igual a ti marcio
            não tenho android mas gostava de ter, não gosto do iphone ja tive a mexer num mas não me espanta nd
            o android com o nexus one é ke espantu-me mt gostava que chega-se a porugal mas estou a ver que está dificil

      3. Avatar de Alziro
        Alziro

        Tambem ja se bloqueava o telemovel antes do aparecimento do iPhone, tambem é plagio?

        Seja com pin, com movimento ou a fazer o pino, a quem é q interessa se ja havia igual ou nao?

        Esta é mais uma forma de garantir segurança, nao é a invençao da roda.

        1. Avatar de pedro r.
          pedro r.

          Bem, acho que não tem nada a ver as comparações que se têm vindo a fazer.
          As patentes existem, e neste caso não percebi o porque de usarem as comparacoes do uso do mesmo nome e perguntarem se era plagio, ou fazerem comparações do mesmo genero sem qualquer fundamento ou interesse ao assunto que indiquei no inicio.
          no entanto não estou contra a observação de bons telemoveis como os htc e android como falaram em cima, somente a observação foi feita a este sistema, que é igual ao que o iphone já tem a algum tempo.
          Acho que isso fica claro, e nao tem nada a ver com toda a comparação e dizerem se é plagio os nomes e coisas do genero confome estao a fazer aqui. ridiculo…
          bem, mas o tema acho que está a ficar alargado demais, e sem necessidade.

          1. Avatar de akueda
            akueda

            moço, ridícula foi a maneira como comentas-te o post, dai eu ter feito aquelas comparações, ditas, ridículas, para ver se pensavas um bocado antes difamar o que quer que seja…

    3. Avatar de mc
      mc

      E quê? És mais fixe agora? sempre existiu no android desde o Dream… Até a siemens quando fabricava telemóveis tinha o mesmo sistema sendo que a única diferença era o facto de ser executado com as teclas direccionais. Pah se for para falar de plágio podemos falar da Apple ter plagiado a ideia de quem inventou o Tijolo.

      Pah tb não percebo porque em x de fazerem reviews em condições sobre aplicações fazem posts sobre o abc.

      1. Avatar de Me
        Me

        Nunca tinha visto esse sistema, mas agora estou curioso 🙂 Sabes que modelo(s) da Siemens tinham isso?

    4. Avatar de Nuno
      Nuno

      para não falar no badaladíssimo Facetime apresentado ontem com todos os “rings e bells”….

      espera….hà 4 anos eu já fazia videochamadas em 3g no dumbphone….e com uma front-face camera!

      ops…

    5. Avatar de Andrius
      Andrius

      Nao sei se mais alguem ja disse isto mas isto é original do android e nao do iphone. o iphone teve uma app que fzia isto e era igualzinho. acho bem que se copie o que está bem feito… =) eu tenho as 2 plataformas e nenhuma me satisfaz mais que iphone mas isto é uma feature do android, desde o seu inicio =)

  2. Avatar de Luís Nabais
    Luís Nabais

    Isto já existe para Android há largos meses, pelo menos desde Setembro/Outubro. Não sei se surgiu para iPhone primeiro ou depois, mas que já é algo com muito tempo, é.

  3. Avatar de RCS
    RCS

    Permite fazer lock de qualquer “app”.

    Isto sim é muito bom:

    http://www.appbrain.com/app/com.carrotapp.protect

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Porreiro, é pena não ser free

      1. Avatar de RCS
        RCS

        Já que falas nisso, depois vi uma que é suportada com publicidade, mas não experimentei.
        Cá vai : http://www.appbrain.com/app/com.cc.applock

  4. Avatar de op
    op

    eu quero um inexus one

  5. Avatar de Alziro
    Alziro

    Ligeiramente “off-topic”:

    o Android ja merecia uma categoria toda bonitinha ali ao lado.
    Tipo a do sistema Symbian.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Sim, vamos remodelar as categorias um dia destes. Antes eram os Desktops, depois vieram os portáteis, agora os smartphones…o que será no futuro?

  6. Avatar de Pedro Pinto

    Já agora esqueci-me de dizer, se me apanharem por aí nada de usar o código que vos dei 😀

  7. Avatar de a Friend®

    Esta aplicação dá mesmo jeito mas façam como o pessoal que lá fora fez, que é cada vez que aplica a combinação, limpa o visor logo a seguir 😀

    É que o rasto dos dedos no visor denunciam facilmente as combinações 😉

    É um “Hack” simples! eheh 😀

    1. Avatar de Tagus
      Tagus

      lololol bem visto.

    2. Avatar de Tiago Dias
      Tiago Dias

      Vi uma imagem engraçada há uns tempos, algures, em que ficava um rasto gorduroso no ecrã do telemóvel (não me lembro qual era). Exagerada, claro, mas engraçada, e que à sua maneira conseguia alertar ao pequeno senão deste tipo de aplicações 😉

      Abraço

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Adorei a dica.. porém você não colocou o nome certinho da aplicação ou não tem pra baixar no brasil.. 🙁

    poderia colocar uma daquelas imagens pra ficar mais facil de baixar o app?

    Thanks

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Carlos,

      Não é preciso instalar nada, isso é uma opção nativa do Android. Veja o vídeo.

      Abraço

      1. Avatar de Carlos
        Carlos

        aqui o video não está funcionando.. mas vou ver em casa! 😀

  9. Avatar de mmick
    mmick

    Para os entendidos do Android gostava de colocar algumas questoes:
    ——————————————————————

    A) *sem* telemóvel (estou a pensar num HTC Desire ou Galaxy S ou iPhone 4), é possível saber que apps/games sao compatíveis com que telefone? (neste caso Desire/Galaxy S)

    B) no Desire sabem se é possível ROOT e desbloquear por software? (devo comprar por contrato mas como uso 2 redes posso querer num determinado momento estar com outro cartao)

    C) está confirmado Android v2.2 para o HTC Desire? (Galax S sim)

    D) há emuladores de SNES/GBA/PSX (Play 1) a funcionar com multitouch para Desire/GalaxS?

    E) há algum site ou modo de instalar aplicaçoes “backup” em Android? Estilo: um amigo meu compra um jogo mas nao gosta dele e vende-me o jogo passando-me o ficheiro de instalaçao?

    1. Avatar de Luís Nabais
      Luís Nabais

      A) http://www.appbrain.com/

      B) Sim, como qualquer Android.

      C) Oficialmente não sei, externamente (após root), arranjas facilmente

      D) Sim, não dependem do telemóvel. Eu tenho num HTC Magic. Para PSX é que penso que não.

      E) MyBackup Pro (eu comprei a app, ficou a cerca de 3€)

    2. Avatar de Aniceto
      Aniceto

      Não sei a resposta a todas, mas:

      A) *sem* telemóvel (estou a pensar num HTC Desire ou Galaxy S ou iPhone 4), é possível saber que apps/games sao compatíveis com que telefone? (neste caso Desire/Galaxy S)

      As apps são compatíveis com o sistema operativo e não com o telefone. O Desire corre 2.1 de momento, logo qualquer aplicação que corra em 2.1 corre no Desire.

      C) está confirmado Android v2.2 para o HTC Desire? (Galax S sim)

      Parece que o Froyo para o Desire chega no dia 23 deste mês.

      1. Avatar de mmick
        mmick

        Uma questao, se o jogo é relativo ao SO:

        – se tens 2 telemoveis -ambos com v2.1- um com CPU 528Mhz e outro Snapdragon 1GHz, os jogos sao os mesmos? Os jogos nao sao “HD” nos Snapdragon e aproveitam as capacidades do OpenGL 2.0ES?

        PS: obrigado aos que responderam até agora! 🙂

        1. Avatar de Aniceto
          Aniceto

          Não te sei dizer com toda a certeza, mas em algumas apps (jogos) vi notas do género “com esta opção pode correr lentamente em equipamentos mais antigos” mas julgo que não é uma questão de compatibilidade. É como teres dois carros a gasolina, mas um ser mais rápido que o outro 🙂

    3. Avatar de RCS
      RCS

      Galaxy S all the way!

      “Thanks to the Hummingbird A8 chip, the Galaxy S can process 90 million triangles per second. To put that in perspective, the Nexus One can process 22 million triangles in that second while the DROID can handle 7 million. Comparing the number to a non-Android handset, the iPhone 3GS can work on 28 million triangles per second. This means that Samsung’s new Android device has a 1GHz ARM Cortex-A8 chip that is 3 times faster than the 1GHz Snapdragon that powers the N-One and the EVO 4G. This gives the Galaxy S 36% of the video processing power of a PS3. Add to this the Super AMOLED screen on the Samsung device, which is built to be very efficient to save power and battery life, and the Galaxy S is on a…ahem…Galaxy of its’ own.”

      O do Galaxy dá 15-0 ao do desire.
      Ora vê lá: youtube.com/watch?v=hVlsRCMltDg

      1. Avatar de RCS
        RCS

        A questão dos 15-0 é em relação ao multitouch…

      2. Avatar de mmick
        mmick

        Pois mas os jogos nao vao ser feitos -digo eu- para o Galaxy S e sim para a generalidade dos Android v2.1/v2.2 que deverao ser na sua maioria Snapdragon 1Ghz. Daí que deve ser igual.

        1. Avatar de RCS
          RCS

          Confias assim tanto nas companhias dos jogos? Jogos portados entre consolas é o que não falta hoje em dia. E portanto quanto mais poder de processamento melhor. Além disso é mais future proof.
          O meu magic mesmo em OC já se borra todo para correr alguns jogos. Se tivesse um GPU melhor se calhar isso já não acontecia.

          Uma outra razão para preferir o galaxy s é o ecrã. É o melhor do mercado.

      3. Avatar de Aniceto
        Aniceto

        O preço também é um bocado diferente, mas o Galaxy S está fabulástico (além de ser bem mais bonito que o Desire).

  10. Avatar de Nilton
    Nilton

    Como se chama a app que faz algo semelhante no iphone?

    1. Avatar de Tagus
      Tagus

      Também gostava de saber! :s

  11. Avatar de Marinho
    Marinho

    Já tinha experimentado esta aplicação já a algum tempo e gostei bastante é fácil e simples mas … umas das coisas que reparei foi que consome alguma bateria, não sei como é que isso funciona mas foi uma das coisas que reparei.

    E sim eu utilizo regularmente o Task Killer deixando apenas o relógio/alarme ligados.

    Cumprimentos

    1. Avatar de mc
      mc

      nao e aconselhavel o uso de task killers… informa te melhor acerca disso.

      1. Avatar de Andrius
        Andrius

        depende do que se faz force close. eu li um artigo que falava disso, mas tal como o artigo dizia cada aplicação tem a sua “zona” (tal como noutros OS) portanto se eu limpo a sua zona fica disponivel para outros, agora se eu fexar processos de sistema, claro que pode dar barraca… depende do que fexas.. =)

      2. Avatar de Marinho
        Marinho

        Nunca tive nenhum problema com a utilização do task killers e é a primeira vez que vejo a dizerem o contrario (o mais certo e ser erro meu de não me informar).

        Na utilização do task killers falo por experiência própria, pois caso não o utilizasse para fechar aplicações que ficaram abertas a bateria vai a vida que é um estante.

        Outra coisa que gostaria de saber caso alguém saiba … a actualização do Andriod no HTC Hero é para quando?

        1. Avatar de DeuX
          DeuX

          Dá uma passagem pelo forum do XDA, o oficial para o hero ja saiu na china e eles fizeram o root.

  12. Avatar de crazy_ghost
    crazy_ghost

    …que pena este fórum (e outros..ainda ) não ser interactivo, para que lhes mostrar o meu novo HTC HD 2…, onde todos os meus amigos deste fórum iriam facilmente concordar com uma máxima: o HTC HD 2 e superior 10 vezes ao iPhone, e vamos ver se o iPhone 4 o ultrapassa..(parece que a Apple vai lançar um iPhone HD porque será?….hicccc

    1. Avatar de mmick
      mmick

      É pena é o HD2 nao usar Android ou (nada aponta para isso) terem a opçao de passar para o WinMo 7.

      O HD2 tem hardware fenomenal e penso que o WinMo 6.x nao aproveita da melhor forma. Pelo menos eu pouco encontro apps/jogos para o WinMo que tenham gráficos minimamente comparáveis à espectacularidade do HD2.

      PS: alguém me pode responder:
      “Se tens 2 telemoveis -ambos com v2.1- um com CPU 528Mhz e outro Snapdragon 1GHz, os jogos sao os mesmos? Os jogos nao sao “HD” nos Snapdragon e aproveitam as capacidades do OpenGL 2.0ES?”

  13. Avatar de dajosova
    dajosova

    Deixem-se de treta. Isto é bem útil. Tenho um atalho para activar está protecção pois qdo tou em casa desligo-a. E uso isto no modo invisível para n deixar rastos.

  14. Avatar de Rachel Celular

    muito interessante! eu tenho um iphone e gostaria que tivesse esta funcionalidade. ao mesmo tempo que é simples é dificil de descobrir.

  15. Avatar de ajmaximino
    ajmaximino

    Boas, instalei este aplicativo e agora tenho o telefone bloqueado com a mensagem “Demasiadas tentativas de padrão” e apenas me deixa ligar para numeros de emergenciapara chamadas de emergencia. O programa pede para inserir o “nome do utilizador(correio electonico)” e a “palavra-passe” que não cheguei a configurar. Alguem me pode ajudar como resolver esta situação?

    1. Avatar de iukars
      iukars

      boas, aconteceu o mesmo comigo ontem… o que faço??? diz a mesma coisa no meu!!! tou perdido!!

      1. Avatar de zzz
        zzz

        tb me aconteceu isso. eu pus o e-mail e a password correta mas mesmo assim diz “nome de utilizador ou palavra-passe inválidos”. Alguém sabe como resolver isto?

        1. Avatar de Pedro Sousa
          Pedro Sousa

          A mim também aconteceu….já fiz e li de tudo e não há maneira de desaparecer a mensagem!!

  16. Avatar de Ezequiel (Brasil)
    Ezequiel (Brasil)

    A minha preocupação em relação à Apple (e qualquer outra empresa de tecnologia) é a “patente de ideias”, com a do multitouch. É natural que qualquer pesquisador desta tecnologia iria apresentar uma solução qualquer mais cedo ou mais tarde. Agora a Apple insiste nestes tipos de patentes.
    Como exemplo, poderíamos lembra o avião inventado por Santos Dumond (que os americanos insistem que foram os irmão Write). Se não fosse inventados pelo Santos, logo um outro inventor o teria feito.

    Patente de idéias NÃO.