Android A1 – Porque gasta tanta bateria?

73 Comentários

O conteúdo deste artigo aplica-se a outros modelos com Android e até mesmo a outros dispositivos com outros sistemas operativos.

Possuo um smartphone com Android há sensivelmente 1 semana e uma das características que me desiludiu no inicio foi a capacidade da bateria. Segundo os especialistas, a bateria que equipa o Android A1 de 1500 mAh é uma das melhores actualmente, apesar do equipamento possuir também um visor maior (ver aqui) comparando com outros equipamentos da mesma gama.

Durante os primeiros 4 dias, a bateria do meu Android teve em média a durabilidade de 1 único dia (ás vezes até menos).

Quais as situações que podem levar a um gasto excessivo da bateria?

android_000

Para quem leu a primeira parte do artigo, certamente que ficou sensibilizado e desanimado!! No entanto, a solução para este problema passa por um conjunto de pequenas afinações realizadas no próprio equipamento.

Graças a essas pequenas afinações, hoje já vai no terceiro dia complemente ligado, e sem qualquer tipo de carga adicional e por incrível que pareça a bateria ainda está a 71%.

android_001

Todos sabemos que a capacidade da bateria está directamente relacionada com a utilização que damos ao equipamento. Nesse sentido vamos identificar algumas situações que podem levar ao desgaste rápido da bateria:

  • Ligações 2G/3G, Wifi e Bluetooth sempre activas
  • Aplicações a correr em background e a solicitarem actualizações de informação periodicamente
  • GPS activo
  • Utilização durante bastante tempo da câmara do equipamento

Para uma poupança significativa da bateria o que fiz foi basicamente desactivar tudo o que é ligações (2G/3G, Wifi e Bluetooth). As mesmas só são activas quando forem necessárias

Ligações 2G/3G

Relativamente as situações acima identificadas comecei por desactivar tudo o que é ligações 2G/3G recorrendo ao widget APNdroid.

O APNdroid permite-me assim activar/desactivar tudo o que esteja associado a ligações 2G/3G/GPRS.

android_002

Ligações Wifi e Bluetooth

Tudo o que está associado a ligações Wi-Fi e Bluetooth também estão desactivas. Essa configuração pode ser facilmente realizada através das opções nativas do telefone.

android_003

Aplicações a correr em background

Como é normal em qualquer smartphone, existem sempre um conjunto de aplicações a correr em background no dispositivo e que muita das vezes nem nos apercebemos.  Para resolver esse problema e identificar as aplicações, instalei o TasKiiler que permite a qualquer momento retirar as aplicações da memória.

android_005

Reports da bateria

No sentido de ajudar a perceber o uso da bateria, o Android traz ainda nativamente opções, que permitem visualizar o estado da bateria. Podem aceder através do menu Configurações—>Informação e opções gerais e depois escolher uma das opções:

  • Histórico da bateria
  • Informações da bateria
  • Estatística de uso
Histórico da bateria

Nesta janela podemos identificar quais as acções que consomem mais energia.

android_006

Informações da bateria

Na janela informações da bateria podemos visualizar as características técnicas da bateria, nível/saúde da bateria e tempo desde a inicialização

android_007

Informações da bateria

Na janela informações da bateria podemos identificar as aplicações que mais uso fizeram da bateria. É possível ordenar por tempo de utilização e por aplicação.

android_008

Carregamentos da bateria

Não sendo eu especialista nesta área, aproveito para passar a palavra no que tenho lido relativamente a este assunto. As baterias  de lítio devem levar cargas parciais (ex. 30 min) em vez de cargas totais e não “gostam” de ser descarregadas por completo (deep discharge). Outra das boas práticas é carregar a baterias através da energia e não através do USB.

Há um artigo bastante interessante sobre este assunto que podem consultar aqui

Espero que este artigo ajude alguns utilizadores de dispositivos móveis e espero pelo vosso feedback e também as vossas dicas. Há muitas aplicações, muitas formas de poupar energia e nesse sentido gostaria que partilhassem connosco as vossas experiências.

Artigos relacionados:

Partilhar:
Tags:

Comentários

73

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RA
    RA

    A versão do sistema operativo Android também está directamente ligada ao consumo da bateria. Desde que utilizo o Android 2.1 que a minha bateria aguenta cerca de 30% mais que com o Android 1.5 ou 1.6.

  2. Avatar de Chavinhas
    Chavinhas

    As dicas são, no minimo, um pco obvias.

    Para melhor bateria

    1) Android 2.1 FTW (espero que esse dispositivo receba a 2.2)
    2) Manter desligado o Wifi, GPS, BT e ligar aquando necessário e luminosidade não no maximo
    3) Usar um task killer é muito mas muito questionavel no mundo Android e não faltam artigos a falar disso.

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Obrigado pelas dicas.
      As dicas são óbvias para quem as sabe :), Quando ao task killer também já li sobre isso, no entanto é possível libertar memória do equipamento.

      A luminosidade é sem duvida um outro grande factor de consumo de energia.

      Abraço

  3. Avatar de BUGabundo

    Era tao interessante q te informasse antes de fazer recomendações à toa.
    a utilizaçao de task killers é pessima para o OS, e é preciso compreender o ciclo de vida das aplicaçoes antes de correr tal coisa.

    Qt as tarefas em background, vai Menu, Applications. Running Services e desligas *efectivamente* o q n keres a correr!

    1. Avatar de BUGabundo

      eh pah n sei pq n moderaste este comment, mas pronto

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Caro @BUGabundo,

      Obrigado mas já tinha lido esse artigo! A tua arrogância é que não fazia cá falta…

      1. Avatar de BUGabundo

        arrogancia por tentar explicar q algo está mal, numa tentativa q tires melhor proveito do equipamento q tens…
        pronto tb, ja n ta ca kem falou!

        Tv devesse reler o q eu disse, e percebas q n ha ali nada de arrogante

        1. Avatar de Pedro Pinto

          O que consideras que está mal? Não o podes fazer?

          1. Avatar de BUGabundo

            “a utilizaçao de task killers é pessima para o OS”
            podes perguntar a qq developer!

          2. Avatar de Pedro Pinto

            Considero que isso seja discutível…e refiro-me a versão 1.5!

          3. Avatar de BUGabundo

            oh por favor, vamos ent argumentar…
            fico à espera das tuas repostas.
            Podes fazer uso das threads q te indiquei em cima.

        2. Avatar de RCS
          RCS

          De forma geral não preciso de nenhum task manager no meu dia-a-dia mesmo no 1.5;

          mas de vez em quando há um jogo que fica pendurado e consigo ver pela performance do telefone que está a consumir CPU. Tento entrar no jogo para sair ordeiramente mas não consigo porque o jogo está bloqueado. Neste caso o que faço? Taskiller para cima dele e pronto.

          Não se deve usar de modo geral. Mas para um ou outro caso, pelo menos na minha experiência vale a pena.

          É uma ferramenta indispensável no meu android, mas só para casos como o que identifiquei.

          1. Avatar de Luis Sismeiro

            Concordo com o que foi dito, é exactamente para essa função que tenho o taskiller, eliminar as apps mal comportadas.

            “Se errar é Humano, bugs nas aplicações também o são.”

  4. Avatar de a Friend®

    O problema dos bons smartphones (iPhone e Android) é 100% culpa do sistema operativo.

    Por serem bons, deixam-nos mais tempo agarrados a eles a testar tudo o que é App, que por consequência, lá se vai a bateria em tempos record 😀

    Já fiz um teste disso do meu iPhone versus o meu Samsung Innov8 (Symbian), e com uso de Internet, Wi-fi, Apps, quase em paralelo, ambos gastaram o mesmo. Alias, o Samsung por norma dura-me uma semana sem carregar, mas se uso para ver videos, tirar umas fotos, 3G ligado, etc… não chega a um dia também.

  5. Avatar de BUGabundo

    Desligar da rede, será o ultimo recurso.
    de q me serve um smart phone se n posso estar contactável? sem gtalk, sem mail, sem redes sociais?

    1. Avatar de Miguel

      O mesmo aqui! Só o quero porque posso estar sempre ligado. Prefiro carregar o telemóvel todos os santos dias 😛

    2. Avatar de DCA
      DCA

      Precisamente, eu se quiser um objecto para só fazer chamadas e enviar sms compro qualquer coisa menos um smartphone!

      A bateria do meu dura em média 17 horas…e daí? O meu nível de produtividade aumentou imenso pois estou sempre com as contas de email sincronizadas e a resposta é muito mais breve, bem como o calendário usando a cloud.
      Já nem falo no Twitter…

  6. Avatar de ChillyStout
    ChillyStout

    Uma dúvida:
    Gastar 29% da bateria em três dias duvido que seja possível. Nem desligando o 3G ou tenham sido realizadas quaisquer chamadas…

    O screenshot enviado do estado da bateria indica que o A1 se encontrava ligado ao PC, e a carregar!!! não seria possível que nesses dias o A1 estivesse ligado ao PC, a carregar, sem que tivesses pensado nessa possibilidade?!

    1. Avatar de Pedro Pinto

      eh eh eh sabia que essa questão ia surgir. O equipamento estava ligado para eu apenas sacar o screenshoot. De resto, os valores são mesmo esses. Foram feitas algumas chamadas, sms, e alguns minutos de wifi.

    2. Avatar de Pedro R.
      Pedro R.

      também tinha reparado, mas como não pesco nada do assunto não quis falar disso.

  7. Avatar de Alien69
    Alien69

    Sem querer estar a fazer publicidade ao site em questão, aqui está um bom artigo de como meter android 2.1 no TMN A1

    http://android.modaco.com/content/t-mobile-pulse-pulse-modaco-com/309800/u8230-tmn-a1-portuguese-branded/

    estou tentado em comprar o A1 para oferecer á minha esposa.
    recomendam este smartphone ? pelo preço tenho medo que seja uma bosta.

    1. Avatar de Pedro Simões

      E sem querer também fazer publicidade ao site lê esta analise:

      https://pplware.sitedev.pt/gadgets/analise-tmn-android-1-a1/

    2. Avatar de Pedro Pinto

      @Alien69

      Atenção as “avarias” que se fazem, se a coisa corre bem, óptimo, se não corre a garantia vai-se e ficas com um calço para meter debaixo de uma mesa 🙂

    3. Avatar de BUGabundo

      A avaliar pela opiniao dos utilizadores de a1s q frequentam o android, parecem estar muito satisfeitos

      1. Avatar de Pedro Pinto

        Não digo que não, só que tem de se alertar os utilizadores pois se algo correr mal, simplesmente podemos ficar com um tijolo em mãos.

        1. Avatar de BUGabundo

          a minha resposta foi à questao:
          >recomendam este smartphone ?

          qt ao update de ROM, deixo à escolha de cada um, pesando a perda de garantia.
          Pessoalmento, corro CyanogenMod5 (Android 2.1) no meu HTC Magic, e ja n consigo voltar para tras.
          Se estivesse à espera da HTC, ainda ia em 1.5 e no lixo do Sense

          1. Avatar de francisco
            francisco

            tb tenho um htc magic e ja tentei por o CyanogenMod5 Android 2.1 mas sem sucesso, tens algum manual para isso?

          2. Avatar de BUGabundo

            deveras la ter td o q precisas aqui no pplware.com

          3. Avatar de Gerardo
            Gerardo

            Tenho o Desire de origem da HTC e estive a ver uns screenshots do CyanogenMod5. Não me sinto minimamente tentado a mudar. E vou esperar pela versão 2.2 que mais dia menos dia deve aparecer na HTC. Só se eles demorarem é que penso em ROMS cozinhadas. Por agora estou perfeitamente satisfeito com o droid 2.1 de origem HTC.

            PS: Se alguém precisar de um software GPS “martelado” para droid, visto que há tão poucos, procurem por copilot 8. É só instalar, não é preciso fazer mais nada. E até dá para sacar os mapas na própria aplicação. Parece autêntico. Fiquei maravilhado. 😀

  8. Avatar de Zack
    Zack

    Eh pah… Estas questões da bateria intrigam-me!

    Atestei o meu carro no fim de semana, e desde aí que, como ando de comboio nas deslocações regulares, tenho o depósito cheio! Pouca ou nenhuma gasolina gastei!
    Da mesma forma, se tiver sempre a andar, pouco ou nada me vai durar essa mesma gasolina!

    Tenho um htc magic. A bateria deste já me durou 4 horas, e já me durou uma semana. Regularmente dura qualquer coisa como 12h. O que faz estas diferenças? A utilização!

    A bateria durou-me apenas 4 horas qdo usei o tlm como um gps para actividades ao ar livre… Tinha o 3g ligado para ter o google maps a uma velocidade aceitável, e o gps, alem de uma aplicação que estava a gravar o percurso.

    Durou-me uma semana nas férias. Estava em França! Tinha tudo desligado (não sou maluco para fazer comunicações de dados em roaming!). Joguei uns joguitos (nada de muito avançado) e fiz umas chamadas para casa…

    Diariamente dura-me “o dia todo”. Acordo, visto-me, tiro o tlm do carregador e vou para o trabalho. 3g ligado, muitas vezes wifi ligado pq me esqueço de desligar… uso o gtalk e o gmail constantemente. Volta não volta aproveito o ter um pc à minha frente e ligo-o ao usb, principalmente se tiver a fazer uma utilização intensiva.
    Ao fim do dia, deito-me e para o android é hora de ligar ao carregador… ele carrega enquanto eu carrego também! =P

    Não percebo o conceito do “ah, deixei isto ligado durante a noite e nao tenho bateria de manha!”… Mas não há tomadas eléctricas onde tão a dormir!?

    De salientar que tenho o magic à algum tempo já (um ano talvez), sempre fiz este tipo de uso, e a bateria está impecável… Não me preocupo se lhe dou cargas de 30 min ou de 8h. tipicamente também não o deixo ir até ao fim da carga, mas volta não volta acontece.

    Gostava também de contar uma coisa caricata:
    Talvez influenciado por posts como este, nos primeiros tempos instalei aplicações para “poupança de bateria”. Curiosamente, todas elas consumiam mais bateria nas suas tentativas de poupança do que o que poupavam realmente! Tinha uma pior experiência de utilização, e a bateria durava ainda menos do que durava antes de elas estarem intaladas…

    Obviamente que se estivermos a pensar em ir para um festival de verão, será chato a bateria só durar um dia.. Mas aí sim, basta desligar tudo e mais alguma coisa. Em vez de um smartfone ficamos com um telemóvel. E em vez de um dia, a bateria dura quase uma semana!

    Agora de resto, na minha opinião, a regra de ouro é: carregador na mesa de cabeceira! Vão ver que deixam sequer de pensar na bateria dos vossos androids! 😛

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Espectáculo !!!! Excelente comentário 🙂

    2. Avatar de Gerardo
      Gerardo

      Tinha um htc velhinho e desde ai ganhei esse hábito, de noite por o telemóvel à carga. Nem queria saber quanta bateria ainda tinha. De manha estava sempre no máximo para um dia de trabalho. Parece-me simples. E agora com o meu Desire parece-me que vai aconteecer a mesma coisa visto que lhe dou efectivamente uso, não o comprei para mostrar aos amigos, por isso é o meu GPS, o meu telemóvel, maq fotografica de recurso, e-mail, contactos, etc etc. E a bateria dura 1 dia. É suficiente. Ainda para mais à tomadas eletricas e porrtas usb por todo o lado.

      PS: Como usso frequentemente como GPS tenho um adaptador usb para carregar no carro…

    3. Avatar de Manuel
      Manuel

      É assim mesmo!!

      Ou bem que se usam as coisas ou não!!

      Excelente comentário!!!!

      Aliás, o melhor até ao momento!

    4. Avatar de André Rosa

      Excelente comentário!

      No entanto é incrível a quantidade de “advogados do diabo” que se vêm neste site / blog da pplware. Dá-me ideia que há gente que só vem aqui mesmo para fecundar o esquema, seja com posts que são puro SPAM, seja com atitudes de pseudo-superioridade intelectual e de conhecimentos.

      Amigos, acordem para a vida e deixem este site ser o que até agora sempre foi: um site de referência!

      @Zack: Grande post, simples e incisivo!

      André Rosa.

  9. Avatar de Martinho
    Martinho

    Pois eu fazia isso tudo no meu, tinha taskkiller e durante a noite em standy consumia-me 50% de bateria

  10. Avatar de MacGyver's Friend
    MacGyver’s Friend

    APN Droid e Power Control resolvem essa questão. Power Control tem a possibilidade de ligar/Desligar Wi-fi, bluetooth, gps, sincronização e luminosidade do ecrã.
    Geralmente costumo ter sempre ligado a sincronização, e a luminosidade de ecrã na posição 2 (1-Desligado, 2-médio, 3-máximo). Wi-fi, bluetooth e gps só ligo quando preciso.

    O APNDroid sempre desligado também, apenas o ligo para quando quero sincronizar os dados.

    Chego a casa à noite e carrego até ao dia seguinte, independentemente da carga restante. Ontem, antes de me deitar, a carga ia nos 82% 🙂

  11. Avatar de Ryan
    Ryan

    Dessas coisas usava eu quando tinha nokias. Na verdade comeco a ter saudades do multi tasking em Symbian e de fazer kill as apliacoes

  12. Avatar de Manuel Gamelas
    Manuel Gamelas

    Boas,

    alguem me pode indicar um software para o Android, grátis, de ligação remota ao ambiente de remoto.

  13. Avatar de Ruben Oliveira

    Viva,

    Comprei um TMN A1 ontem, carreguei ontem à noite, tenho estado a utilizá-lo bastante e até ao momento estou com 86% de bateria. Claro que ainda não posso falar concretamente, no entanto, não estou a ver grande diferença para outros smartphones ou até para o meu antigo JET.

    De qualquer forma, coloco a questão contrário, costumam carregar por ligado à tomada ou ao pc? Já li artigos a aconselhar carregá-lo ligado ao pc pois as baterias “gostam” mais de carregamentos lentos. É verdade?

    Quanto ao task killer, porque não o advanced task killer? A diferença reside, penso eu, no facto de o task killer terminar automaticamente enquanto que no advanced task killer selecionamos as aplicações que queremos terminar. Tenho o advanced task killer instalado.. penso que seja melhor.

    Cumprimentos.

    1. Avatar de Miguel

      Para além daquilo que foi dito pelo @Zack, só tenho a acrescentar o seguinte. Se realmente querem utilizar um taskiller, então cuidado com o despertador do Android, arriscam-se a chegar tarde ao trabalho.
      Quero dizer com isto que é necessário conhecer bem o sistema e saber ao certo quais as tarefas que podem “desactivar”.

      O BUGabundo também tem razão, tenho o meu A1 acerca de um mês e na primeira semana utilizei um taskiller, o que é certo é que o A1 ganhou rapidez depois de desinstalar aquilo (para além de não voltar a chegar tarde ao trabalho). Porquê? Porque o Android sabe quais são as Apps mais utilizadas e são essas que permanecem em memória.

  14. Avatar de Brito
    Brito

    Tenho um Samsung i5700 e a bateria dura-me 3,5 a 4 dias, na utilização que eu faço. Não necessito estar sempre online.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Eu entre o i5700 e o A1 preferia o Samsung. CPU mais rápido, software melhor optimizado, divx player…

      1. Avatar de Machadix
        Machadix

        mas há diferenças de budget…

      2. Avatar de jpng81
        jpng81

        Só gente doida é que compra um telemovel para ver filmes em divx…. dasss é com cada um que parecem dois…. vai catar.
        Olha compra tambem um telele com uma grafica Nvidia para jogares tambem Crysis ou algo tipo.
        enfim……..

        1. Avatar de mmick
          mmick

          Eiii um desses é que era!!!! 😀 😀 😀 Estou à espera das novas plataformas TEGRA 2 para comprar um 😀

          Olha, e para que é que compraste um smartphone? Porque comprar um telemóvel para ouvir MP3, navegar na net…crazy nao?

  15. Avatar de jpng81
    jpng81

    Pedro Pinto, actualiza isso para android 2.1 como fiz no meu TMN A1 e já notei umas boas diferenças na autonomia da bateria, camera esta espeeetacular nem se compara com a versão 1.5 que está um nojo.

    1. Avatar de mmick
      mmick

      Câmara? Queres usar um telele para tirar fotos???

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        sim pq? qual é o problema? vais dizer-me que têm uma qualidade horrivel nao????
        Comprei o telele mais para ir á net e ver mails e redes sociais, nao tanto para ouvir musica mas tambem serve.

    2. Avatar de Pedro Pinto

      Pois eu não gosto nada da câmara.

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        é porque ainda não lhe meteste o android 2.1 é uma diferença tanto nas fotos como no video como da noite para o dia. O A1 já devia estar com o android 2.1 á muito tempo… mas os tipos da huawei andam-se a arrastar, eu tenho o android 2.1 versão swiss e está perfeita para o A1 e não percebo porque ainda não lançaram para portugal 🙁

  16. Avatar de aver
    aver

    Se não for muito caro é uma compra interessante:
    Acer Liquid E Ferrari-Android special edition
    http://goo.gl/Kuc4

    1. Avatar de jpng81
      jpng81

      Acer deve ter alguma pancada com a porcaria da Ferrari já nos netbooks foi a mesma trampa, mas quem é que vai comprar tal aberração????? fdx já os carros sempre foram uma aberração com aquela cor de m….a, fdx parecem uns burros com umas palas nos olhos só sabem meter vermelho nos carros.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Humm….

        Será do evrmelho ou da azia?????

        🙂

        1. Avatar de jpng81
          jpng81

          é azia 😀 … mas essa cor é sempre feia num telemóvel quer queiras quer não queiras, perguntes a quem perguntares ninguém compraria um telemóvel vermelho.

    2. Avatar de jpng81
      jpng81

      é um telemóvel de uma gaija com o período 😀 😀 😀 😀

    3. Avatar de Vítor M.

      Poderoso o branding 😉 no entanto é um pouco teen… 🙂

      1. Avatar de CoisasPraVenda

        Boas a todos comprei um igual mas em preto e estou maravilhado com ele!!!
        Quanto a bateria já vi que com um uso mais de internet mails telefonemas…e é um dia o que é pena, mas é rapido em qualquer tarefa.
        Ainda estou a dar os primeiros passos neste os e por isso vou começar a vir aqui mais vezes.
        Obrigado

  17. Avatar de Nuno Vivas
    Nuno Vivas

    Olá a todos.

    Tenho um Desire há cerca de um mês. Sigo com bastante atenção sites como o Android Tapp, Android and Me e o Android comunity. Existe aqui muita informação que nos permite tomar algumas decisões para contornar esta questão da bateria.
    Entretanto, permito-me adicionar algumas coisas que não vi mencionadas em nenhum dos posts:
    – A frequência com que se verificam os mails, tweets, facebook,etc,etc,etc. Muito importante! Eu por exemplo, à noite, fds e afins baixo esta frequência. Poupo bateria.Isto é tudo configurável – por aplicação- nos telemóveis com Sense 2.1(nos outros não sei)
    -Task Killers. Resumindo o numero infindável de artigos que por ai existem, alguns de ciência dúbia:Servem para matar “bad apps”. Se as apps forem boas, estes podem causar mais dano do que bem. Uso “com moderação” até porque a maneira como o Android gere a execução das aplicações é bastante verde! ( 😀 )
    -Live wallpapers: Regra geral: Por enquanto, é para esquecer!
    -Wifi: é de longe o recurso que mais consome bateria. Por isso, se o vosso plano de dados o permitir, liguem-no só para…. ver youtubes! Muitas vezes a malta anda sempre com o wifi ligado, ou liga-o assim que chega perto de um hotspot conhecido. Para quê? Se for para receber mails não é preciso.. e poupa-se bastante bateria!

    Cumprimentos.

    1. Avatar de BUGabundo

      WiFi gasta mais q 3G??? tens a certeza?
      liga o powertop e ve!

      Com q entao gerir processos por uma stack de processo com um ciclo de vida finito é “verde”?
      ker dizer q unix e linux andam a fazer coisas mal à 30 anos, n é ?

      1. Avatar de jpng81
        jpng81

        Sem dúvida alguma, o meu A1 já bomba com o android 2.1

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Melhorias?

          As aplicações associadas a SAPO deixaram de funcionar?

          PPinto

  18. Avatar de Deoki

    Pedro, pelo que eu testei a uns tempos, o A1 tem uns bugs manhosos pela mão da Acer, mas em troca o gestor de energia consegue ser melhor que o do stock Android (quando corrigido).
    Aconselho vivamente a desligar o haptic feedback nas versões ACER_LiquidE_0.004.01_EMEA_GEN1 e sacar o update no site da Acer. O problema tem haver com o overload do CPU. Acho que já está resolvido com a patch, mas se a TMN não lançar a patch OTA, então lá vão cair as chamadas de clientes chateados.

    1. Avatar de CoisasPraVenda

      Deoki, podes dar uma ajuda, eutenho um acer liquid mas ainda não vi onde?
      Se alguem poder dar uma ajuda era bestial para melhorar o tempo de bateria.

      1. Avatar de CoisasPraVenda

        Já vi onde é a minha versão é
        acer_liquidE_100.09_EMEA_GEN1

        A alguma coisa a fazer neste para melhorar a bateria?

        1. Avatar de Deoki

          Que eu saiba, ha uma versão do Cyanogen 6 para o Liquid:
          http://android.modaco.com/content/acer-liquid-liquid-modaco-com/315342/rom-xian-koud-liquidf-v1-8-14-2010-cyanogenmod-6-0-0-rc3/

          Eu não tenho um Acer A1, por isso não sei como ajudar, mas suponho que na thread do link que te dei haja muita gente interessada no mesmo.

          Um abraço.

  19. Avatar de Gon
    Gon

    PESSOAL entao a qe conclusao chegamos??

    tenho o meu A1 a cerca de 3 dias e nao estou nada contente com a bateria, vai quase toda num dia…
    como foi dito ensima deste blog, eu instalei o taskiller e tirei as apps todas… desativei o 3g e nao ligo o blue nem o wifi… agora está a carregar.. qero ver o resultado.

    Mas entao a utilizaçao do taskiller é mã ?

    E para actualizar a 2.1 como faço ?

    1. Avatar de Machadix
      Machadix

      ainda não há nenhum update oficial. circula uma rom da redbull creio que suíça mas invalida-te a garantia. corre o rumor que a tmn lançará uma oficial visto o novo softstone já a ter.

      em relação aos taskiller, muito se fala sobre tal… mal e bem. por um lado os aventureiros que do sistema nada sabem e param serviços e depois queixam-se que o tlm está instável. por outro lado aguardar que o updade ao SO corrija alguns bugs. no entanto confio mais nos programadores do SO do que no meu “feeling” lol

  20. Avatar de Gon
    Gon

    Hmm, sei que depois de ter feito o que está dito ensima do site “PARECE-ME” que está a gastar menos… mesmo assim tem 6 horas de uso, e apenas umas 20 mensagens mandei e já está com 77%, para o que elogiavam a bateria, está a sair-se uma merda…

    Algum concelho para gastar menos ? tenho tudo desligado, apenas 2G…

  21. Avatar de Fin
    Fin

    o meu A1 apresenta um valor de 86,1% ( a executar) no historico da bateria. Isto é normal?
    ajuda sff

  22. Avatar de Edgar
    Edgar

    Boas. O meu A1 veio hoje da garantia, eu meti a carregar porque tinha pouca bateria. E instalei um joguinho, e meti-me a jogar. Passando um pouco reparei que não estava a carregar. Já tinha o símbolo da bateria a vermelho, tirei o carregar para colocar no PC. E ao fazer isso o telemóvel desligou, e não liga nem carrega agora. O que posso fazer agora? É que ele não dá sinal de vida.

  23. Avatar de Miguel
    Miguel

    Existe uma aplicaçao, juice defender, estou a usa-la e de facto noto diferença na poupança de bateria, usei o perfil balanceado. um abraço