SRWare Iron – Um browser a favor da privacidade!

29 Comentários

Por Miguel Santos para o PPLWARE

O Google Chrome é um browser conhecido pela sua velocidade, aspecto simplista, mas contém componentes que podem comprometer a privacidade do utilizador. Assim, para um uso mais seguro da Internet, surge o SRWare Iron que é um browser que garante a privacidade do utilizador.

iron

Os problemas do Google Chrome podem-se verificar no código único gerado durante a instalação, e que é enviado durante as actualizações, submissão do histórico para o fornecimento de sugestões com o updater sempre a correr em segundo plano.

iron50380

Desta forma, a pensar naquele que mais se preocupam com a sua segurança e privacidade na Internet, surge o browser SRWare Iron que é compilado pela SRWare, a partir do Chromium, e com os problemas de privacidade, resolvidos.

iron01

Ao contrário do Google Chrome, o SRWare Iron:

  • Não gera um código único de identificação durante a instalação
  • Não se lembra da data de instalação, com uma precisão de segundos
  • Uma vez inserido um endereço, este não é enviado para a Google
  • Sempre que ocorra um erro no browser, este não é enviado para a Google
  • Aquando da transferência do browser, não fica registada a data nem a localização do ficheiro
  • A actualização não acontece em segundo plano

Resta agora saber o feedback dos utilizadores deste browser, e a opinião daqueles que usam o Google Chrome e/ou outro browser.

Licença Licença: BSD
SO Sistemas Operativos: Windows/MacOS/Linux
Download Download: SRWare Iron
Download Download (versão portátil): SRWare Iron
Homepage Homepage: SRWare Iron

Partilhar:
Tags:

Comentários

29

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de josé romão
    josé romão

    Bem nice.. a experimentar… infelizmente a google é bastante evasiva em certos aspectos

    1. Avatar de josé romão
      josé romão

      invasiva*

  2. Avatar de Sight
    Sight

    eu sinceramente nem percebo qual e o prob de enviar dados para a google. E uma empresa na qual confio plenamente, e se o eu enviar os meus dados fara com que eles me apresentam produtos que me interessem, entao qual e o mal disso? a google aprende do que eu gosto, e eu recebo o que gosto.

    1. Avatar de josé romão
      josé romão

      e garantias disso? e garantias que é SÓ isso que eles fazem? não tens nada que te dê essa garantia e ate agora não houve nenhum problema.. mas um dia vai-se la saber..

      e não tem de ser necessáriamente a google a fazer algo com os teus dados.. so que os dados de todas as pessoas vao so estar “em um” sitio.. para hacker é apetitoso…

    2. Avatar de guilherme santos
      guilherme santos

      Desculpa discordar, mas é uma questão de princípio.

      Há uma esfera de liberdade pessoal da qual nunca deveríamos abdicar nem alienar fosse a que título fosse…
      E, para além disso, não somos todos iguais: se uns não se importam outros importam-se… e muito!
      Só deveria ser permitida a utilização dos nossos dados com a nossa autorização expressa e clara(não em letras pequenas ou nas entrelinhas).
      Na blogosfera, nas empresas, nas comunicações móveis ou… nas nossas casas!
      Só não dá verdadeiro valor à liberdade quem nunca se viu privado dela.

      1. Avatar de guilherme santos
        guilherme santos

        … embora aprecie muito o trabalho fantástico da “Google”!
        Mas… uma coisa não tem a ver com a outra.

    3. Avatar de killer
      killer

      Realmente, o mundo esta a chegar a um ponto em que tudo é normal….

  3. Avatar de fernando martini
    fernando martini

    entrei no site li as informacoes a respeito do software ok, mas vai garantir a minha privacidade em transacoes online por exemplo?

  4. Avatar de Cool-man

    Sim, não fica registado nos servidores do google o site onde tiveste para fazer a transacção.

  5. Avatar de backb0ne
    backb0ne

    Pode não enviar informação, mas não deixa de ser uma copia ao Google Chrome. E de funcionamento continua igual ao Chrome.
    O Google Chrome pelo facto de enviar dados pode vir a ser beneficio, por exemplo certos bugs devem ter sido corrigidos graças a esse envio de informação.

    1. Avatar de Paulo39
      Paulo39

      Visto que este browser também é formado a partir do Chromium (tal como o Chrome), os problemas que forem detectados no Chrome também serão corrigidos para este browser. Portanto é como se estivesses a usar o Chrome, com a diferença que não expões as tuas informações à Google.

  6. Avatar de killer
    killer

    O “Uma vez inserido um endereço, este não é enviado para a Google” não é uma opção que é opcional que podemos assinalar (ou não!) precisamente antes de instalar o browser? Se calhar tou a ver mal a situação, mas se assim não for, vou deixar este browser de lado

  7. Avatar de Cool-man

    Sim, é opcional no Chrome, mas é vem activado por pré-definição.
    No Iron vem desactivado por pré-definição

    1. Avatar de Nuno Teixeira
      Nuno Teixeira

      Tens a certeza disso? Lembro-me de na 1ª instalação essa opção vinha desactivada por defeito.

      De qualquer forma podes sempre desactivar isso em Options -> Under the hood -> ‘Help make Google Chrome…’

      Há provas de que o nosso histórico de navegação é enviado para os servidores da Google?

  8. Avatar de Cool-man

    Mas esse é proprietário enquanto o Iron é BSD.

  9. Avatar de Damasceno
    Damasceno

    Eu utilizo o Comodo

  10. Avatar de Damasceno
    Damasceno

    Eu utilizo o Comodo Dragon e não tenho do que reclamar. É um excelente webbrowser.
    http://www.comodo.com/home/browsers-toolbars/browser.php

  11. Avatar de Paulo39
    Paulo39

    Acho esta iniciativa muito boa.

    É a solução para aliar um bom produto a uma maior sensação de privacidade que não sinto com os produtos Google, visto que me vejo rodeado deles! lol

  12. Avatar de agatho
    agatho

    Qual a diferença deste para o comodo dragon? Qual o que oferece mais segurança?

  13. Avatar de Cool-man

    Comodo Dragon é baseado numa versão bastante mais antiga do Chromium e não me parece que seja actualizado com frequência.
    Por esse motivo eu recomendaria o Iron.

  14. Avatar de monux
    monux

    – Foi o unico, dos navegadores que testei, que passou no teste do pcflank (www.pcflank.com)
    – Muito interessante !

  15. Avatar de Olly

    Deixei de usar quando li, num forum qualquer (desculpem mas não me recordo qual) que, tal como a Google, a Comodo também recolhe a informação do browser e vende-a a empresas de publicidade. Acho demasiado maquiavélico para ser verdade mas perdi a confiança no produto. Onde há fumo…

    1. Avatar de Olly

      Oops, o comentário saltou para aqui! (será bug do SRWare Iron?)
      Estava a referir-me ao Comodo Dragon.

  16. Avatar de Léo Scartezzine
    Léo Scartezzine

    Não abro mão de um browser ágil,rápido. O Chrome indiscutivelmente é o melhor que conheço. Para bancos e transações privativas uso o Internet Explorer 8, antivírus atualizado e uma faxina diária com Malwarebytes
    e o CCleaner. Creio que faço o possível e o razoável, mais do que isto melhor seria abster-se do computador – ainda assim já teríamos dados espalhados pela rede. Creiam, segurança na rede é utopia.

    1. Avatar de Paulecas
      Paulecas

      @Léo Scartezzine

      Não sei se percebeste, mas este navegador faz tudo o que o Chrome faz. A única diferença é que esconde as informações sobre ti e o teu computador.

      Para bancos e transacções privativas usas o IE8?? Por causa da Segurança?!
      E que tal usar o Firefox com o add-on NoScript?

      De resto concordo contigo.

  17. Avatar de Paulecas
    Paulecas

    Olá

    Passei a usar este browser desde que vi este artigo, no entanto, hoje deparei-me com este site que indica que o executável é malicioso :s
    http://www.spydig.com/file-diagnosis/iron-exe.html
    Será que este site tem alguma credibilidade?

  18. Avatar de toinotopografo
    toinotopografo

    Excelente.

    Com as mesmas 30 páginas abertas testei com Chrome, Mozilla,IE8,Maxthon e Safari e é de facto o mais rápido a abrir as 30 páginas.

  19. Avatar de Tiago Procópio
    Tiago Procópio

    Mas e o fato de login no browser com a conta do Google, para assim sincronizar e usar os favoritos, qual a segurança e privacidade dos dados neste aspecto?

    Grato 🙂