Palm Pre, concorrente do iPhone?

48 Comentários

Actualmente a fasquia no mercado de smartphones, está bastante alta, visto que iPhone, veio desequilibrar este mercado. Depois da tentativa de penetração do HTC G1 e Open Moko, cada um usando plataformas baseadas em Linux, será que agora um dispositivo baseado em software livre pode ameaçar o domínio da Apple neste mercado?

Está para breve o lançamento do Palm Pre, que a julgar pelas suas características, e software, a Apple que se cuide.

Algumas das suas características são:

  • Ecrã com resolução de 480 x 320 (mesma que o iPhone)
  • Suporte multi toque
  • Teclado físico deslizante QWERTY
  • 8GB de armazenamento
  • Saída MicroUSB (para carregamento / troca de dados), e Mic
  • Conectividade Wireless 802.11 b/g e Bluetooth 2.1
  • Sistema Operativo WebOS (baseado em Linux)
  • Câmara de 3 MP com flash integrado

Quanto à navegação, deste dispositivo segundo a fonte, é bastante intuitiva e fluída, precisamente no que toca ao “Scroll” de páginas web onde o iPhone aparentemente é lento. O menu de navegação é amigável disponibilizando todas as tarefas mais comuns a realizar pelo utilizador.

Um pormenor interessante é o WebOS ser multi tarefa, tirando partido de um dos mais fortes e principais argumentos do Linux, implicando que em múltiplas aplicações abertas a performance não se degrade drasticamente.

Está confirmado já uma boa notícia para os interessados em programar nesta plataforma, que o SDK estará disponível gratuitamente para todos os utilizadores.

A Palm há muito tempo que é conhecida no mercado de smartphones, com dispositivos muito populares a nível empresarial / executivo, conseguindo afirmar-se como um standard em produtividade móvel. Parece-me que finalmente será lançado um telefone baseado em Linux com reais perspectivas de mercado.

Depois das tentativas tímidas da Google, e do projecto Open Moko de se afirmarem neste mercado móvel, a Palm promete ser um sério candidato a disputar a liderança com a Apple.

Para adoçar a boca aos nossos leitores deixo aqui um pequeno vídeo que retrata bem, o quanto é interessante este brinquedo.

Fonte: Engadget

Autor: Pplware
Partilhar:

Comentários

48

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de torres
    torres

    ola a todos
    pelos vistos a apple vai ter um opositor bem forte, e pelos vistos mais barato e a nivel de aplicações ao que parece é tudo free, ainda bem assim é da maneira que se começa acabar com os monopolios das grandes empresas com a apple, microsoft
    um abraço

  2. Avatar de Andrius
    Andrius

    Pelo design nao me convenceria.. mas isto sou eu..

  3. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    andei a juntar um Android e agora já fiquei a pensar.

  4. Avatar de racoq
    racoq

    @Andrius
    pelo contraŕio, para mim o design do palm é muito mais bonito para não falar mais pequeno, o iPhone é um tijolo.

    Não se enganem, este WebOS é actualmente a melhor implementação de Linux no mercado, mete o android ou o Open Moko a um canto, e a Palm não anda a brincar, tem uma grande mercado, e os seus dispositivos são usados muito por executivos nos seus negócios.

    Caso não sabem, o Barack Obama usa um Palm. Se serve para o lider da maior nação do mundo, também serve para nós.

  5. Avatar de Cardoso
    Cardoso

    pelo que já li, bate o iphone em todos os aspectos, menos ainda na suavidade do touchscreen, porem não sendo mau

  6. Avatar de Leonardo Mendes
    Leonardo Mendes

    Ao que parece não é assim tão open-source, usa componentes isso sim, mas aí também o iphone 😉

    Quanto ao resto parece interessante sim senhor.

  7. Avatar de Jaime Almeida
    Jaime Almeida

    Gostei mais deste do que do IPhone

    Só quando sair e o pessoal o começar a usar saberemos =)

    [[]]

  8. Avatar de JP
    JP

    Será que como é Linux haverá finalmente uma luz ao fundo do túnel para virus nos telemoveis??

    Sem ser preciso instalar anti-vírus e utilizar o bluetooth sem medo???

    Não percam a proximas notícias porque eu tambem não………………

  9. Avatar de Hugo
    Hugo

    Lá está o pplware com os titulos sencionalistas.

    1º o mercado do iphone é pequeno e pouco entra no mercado empresarial.

    Os palms são normalmente usados no mercado empresarial.

    Atinem pa.. não fiquem como a tvi

  10. Avatar de Ultratuga | Ganhar Dinheiro Na Internet

    Também gosto mais deste, contudo o marketing envolvido no lançamento do iPhone tornou-o num produto de referência e classe. Para o derrubar vai ser preciso um pouco mais do que isto.

  11. Avatar de racoq
    racoq

    @Hugo
    Mais uma vez falas do que não sabes, o mercado do iPhne pequeno? só se for em portugal, e mesmo assim cada vez vejo mais pessoas com iphone por aí. Nos EUA vendem-se que nem pãezinhos quentes.

    Se lesses melhor o artigo e visses o video virias que claramente este Palm devido à sua integração até com serviços sociais, não é um smartphone para o mercado empresarial. É uma clara aposta da Palm para entrar no mercado do iPhone.

    Mas que sabem afinal os redactores do pplware não é? 😀

  12. Avatar de Alexandre Kulcinskaia

    Offtopic
    Existe algum addon para Firefox do género do Inprivate do IE8?
    E com se faz para enviar um atalho para o Ambiente de Trabalho com o Firefox?
    Desculpem estas perguntas mas mudei só agora para este browser.
    ___________________________
    http://kulcinskaia.blogs.sapo.pt/

  13. Avatar de André Pinto
    André Pinto

    Pplware cá estou eu!
    Como vêm acho que está aqui um bom trabalho porem acho que era bom uma imagem nova, mas deixe-mos isso…
    Sinceramente, tenho um iPhone e estou super agradado com ele!

    @Andrius
    Concordo plenamente contigo, o design não me atrai completamente nada.
    E um utilizador falou em tamanho mas se formos a abrir o teclado desse e metê-lo ao lado do iPhone, o iPhone leva a melhor.
    E no meu ver a Palm não vai conseguir bater o mercado da Apple, para além do que eu sei a capacidade máxima será 8 GB.. Comparados com os 16 GB do iPhone..
    Mas esta é a minha opinião.
    Abraços a todos.

  14. Avatar de Vítor M.

    André Pinto, caro amigo tem lá calma com essa cena da imagem, deixa-nos trabalhara homem….. tudo a seu tempo isso da imagem está em desenvolvimento há meses porrrrrra

  15. Avatar de Laggunna
    Laggunna

    Eu por mim continuo na mesma!

    Não sendo muito entendido adoro a tecnologia como todo o português. É algo genético. Não foi por mero acaso que iniciámos os descobrimentos. Naquele tempo éramos os mais avançados nas arte de marear.

    Mas continuo na mesma, dizia. Em portugal as grandes empresas (e ainda falam de Microsoft que apesar de tudo investe milhões em causas humanitárias) querem enriquecer dum dia para o outro e assim não dá. De que vale toda esta tecnologia se para poder usufruir destes brinquedos é preciso gastar uma fortuna por mês. Sai mais caro que a assinatura do MEO (por exemplo).

    Em meu entender é uma exploração continuada e infelizmente as pessoas continuam a aderir. Faz lembrar aquele mau exemplo duma reportagem da SIC, salvo erro, sobre o coitado do jovem casal que não tinha dinheiro para comer mas depois tinha a TV cabo (80 € por mês).

    Felizmente comçaram a abrir portas no bom caminho (Moche, Tag, Extravaganza) embora pudessem ir mais longe.

    Bem sei que as empresas querem ter lucros e nem sequer sou comunista (no sentido de anti-capitalismo) mas, explrarem-nos e depois apresentarem lucros de milhões é escandaloso.

    Bem, já vou longo!

    Bem hajam!

  16. Avatar de francisco
    francisco

    @torres

    a maior parte do dinheiro da appstore é para os criadores do software.
    podes ter a certeza que o grande trunfo do iphone é a appstore e os criadores ganharem dinheiro com isso. Leva a que hajam mais e melhores apps para o iphone, o que leva a vender mais iphones, porque vais ter apps que nao encontras em mais nenhum lado, nem em mais nenhum aparelho.

    iphone rula, appstore é genial, apple foi mto feliz.

  17. Avatar de francisco
    francisco

    nem vai ser em nenhum destes telemoveis com software livre que vais encontrar programas que preencham o executivo mais exigente, nem o medico mais exigente.

    Na appstore encontras versões para iphone do SAP, oracle, etc etc
    Encontras software para todas as profissões, software bom, bem desenvolvido e expecializado, que nunca vais ter com freeware.
    Até software para sinaleiros de aviões existe, para eles fazerem os controis todos.

    nunca nenhum telemovel vai combater este enorme sucesso do iphone+appstore.

  18. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @francisco
    Tás a confundir freeware com open-source. Um é grátis o outro é aberto. Um tem a ver com qt custa o outro com a disponibilização do código.

    Freeware, shareware, pago, etc são custos do softawre
    Open source, proprietário etc: são disponibilização do código fonte.

  19. Avatar de racoq
    racoq

    @francisco
    Podes te enganar redondamente nisso. e sabes porque? o appstore é uma ditadura, só entra lá quem a apple quiser. E existem muitas pessoas com boas ideias cuja as aplicações foram recusadas. Claro que aplicações muito úteis como o iFart (sim aquela aplicação com problemas de flatulência), foram incluidas (ironia).

    O que a palm pretende fazer é totalmente o contrário, abertura, disponibiliza o sdk gratuitamente, e qualquer pessoa com conhecimentos de html, css, e penso que xml, poderá programar para a plataforma. É mais simples, e rápido que o processo de desenvolvimento de uma aplicação em iPhone, que segundo consta é bastante difícil.

    E não julgues algo por ser software livre, este já demonstrou ser tão capaz como o software proprietário 😉

    Sem falar que versões da SAP e apple como dizes, existem por parcerias e acordos, algo que para a palm se quisesesse, devido ao estatuto que tem, consegueria fácilmente convencer estas empresas.

    E o iphone não é para medicos e executivos exigentes, para estes são os palm, e balckberrys tradicionais.

    O iphone e este palm é para o utilizador comum com posses para isso, digam o que disserem.

  20. Avatar de aver
    aver

    O ars technica diz que o Palm Pre tem argumentos para se impor. Acredito. Um é permitir multitarefa. Outro são as especificações de hardware, mas há mais.

    Agora, um bom produto não chega para criar um bom negócio. Bom produto é o iPhone, negócio é o AppleStore.

    A Palm já percebeu e também já tem um PalmStore, para os seus produtos actuais. Podem ver aqui os “stores” que há e a distribuição do produto da venda. No AppleStore fica 30% para a Apple e 70% para o desenvolvedor, melhor que no PalmStore, que é 50-50%.

  21. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Gostei da fluidez e do multi-tasking! Mas e GPS?…

  22. Avatar de racoq
    racoq

    @Filipe Lourenço
    Penso que é uma das funcionalidades que se fala que também vai ter. Mas é daquelas coisas a par do cartão Micro SD, que só serão confirmados quando este pequeno brinquedo for lançado 😉

  23. Avatar de Filipe Lourenço
    Filipe Lourenço

    Ah sim, então se vier com um price tag atraente será um excelente terminal! Fiquei maravilhado com a fluidez, mesmo!

  24. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    Para quem não sabe, a Palm (Anteriormente U.S.Robotics) foi, a par com a Apple um dos principais responsáveis pelo aparecimento e desenvolvimento de PDA’s. Se os PDA’s hoje se transformaram em SmartPhones, é porque estas duas companhias trabalharam muito em PDA’s no passado.
    Tiveram dificuldade em penetrar no mercado do consumidor doméstico, mais uma vez devido ao monopólio do SO da Microsoft, que foi instalado em PDA’s de várias marcas.
    Não que esse S.O. fosse melhor, mas era o único que garantia uma total compatibilidade com o Windows, Word, Excel, Outlook, etc. Mais uma vez, a M$ a açambarcar o mercado em todas as frentes.

    Eu só tive um PDA na vida e foi um Palm.
    O meu velhinho Palm III, com ecrã monocromático, que deixava todos de boca aberta com as “maravilhas” que uma peça de bolso fazia 😀

    A Palm tem bons pergaminhos no campo dos PDA’s e só não tem tido maior visibilidade nos últimos tempos, porque o próprio mercado dos PDA’s abrandou, com a redução do preço dos portáteis, aparecimento dos mini-notebooks, etc.
    E de facto, quer o iPhone, quer este que aqui se vê, são mais um PDA do que um telemóvel.
    Por isso acredito que a Palm vai entrar em grande neste mercado… e preparem-se, porque para alem das características técnicas que todos aqui estão a falar… o grande trunfo vai ser o preço! Podem ter a certeza que (talvez não na primeira versão), vai ser muito competitivo!

  25. Avatar de BlinZK
    BlinZK

    @Filipe Lourenço

    Sim, também vai ter GPS. Acabei de verificar no site oficial da Palm

  26. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Para mim o grande trunfo deste Palm em relação ao Iphone é o multitask.

    Nos tempos que correm gastar 500 euros num gadget e este não fazer multitask não faz sentido nenhum. Para mim, é um ponto muito grave do iphone.

  27. Avatar de Sergio
    Sergio

    pega num iphone e vê se não faz multitasking. Sinceramente nunca percebi essa. Pode-o nao fazer da mesma maneira, mas faz para o que as pessoas precisam

  28. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    À primeira vista não me convence… Talvez testando mude de opinião…

    Abraço,

    ——–

    http://www.best-cine.com/

  29. Avatar de Watcher

    @racoq
    Se achas o iphone um tijolo, é porque nunca deves ter usado nenhum. O Barak Obama não usa Palm, usa Blackberry. Reverifica as tuas fontes de informação. Se o WebOS é a melhor inplementação de Linux ou não, ainda é cedo para dizer. Ainda ninguém, ou quase ninguém, experimentou. Uma coisa são as funcionalidades builtin,que são desenvolvidas inhouse, outra coisa são aplicações desenvolvidas por terceiros que, ou não sabem optimizar tão bem os recursos e o código, ou querem fazer aplicações que no fim são demasiado pesadas.

    Com isto tudo, parem com o senscionalismo e com a desinformação, deixem as coisas aparecerem cá fora e depois façam juizos de valor.

  30. Avatar de mmick
    mmick

    Parece-me um excelente device e se nao for exageradamente caro vou ter um 😉

    Quanto ao valor das coisas: nao sao os produtos que sao caros, os PT é que ganham pouco para o que fazem e os PT têm que tomar consciencia de que têm que comprar aquilo para que têm dinheiro!

    Há GPS a custar 59€ e há telemóveis com GPS, WIFI, etc a 250-300€ (eu por exemplo estou a vender um N82 com 5MP, GPS, WIFI, Livre por 300€ na zona do Porto) por isso há boa escolha em vez de produtos a 600€…

    rmcrys@yahoo.com

  31. Avatar de Blizard

    Hum… parece-me muito bem…

  32. Avatar de p2mc
    p2mc

    A Palm sempre teve bons produtos, actualmente tem excelentes smartphones com o Windows Mobile, e este Palm Pre pode vir a revelar-se uma excelente alternativa a quem não consegue compra um iPhone, mas para isso terá que ser muito mais barato que o produto da Apple.

  33. Avatar de racoq
    racoq

    Watcher
    De facto enganei-me relativamente ao telefone do Obama. é óbvio que o WebOS é a plataforma baseada em linux mais estável, ou vais-me dizer que és outro que não viu o video?

    A comunidade de software livre já emonstrou ser capaz de produzir software tão bom como o proprietário (terei que comparar o firefox com o ie, para que percebas o meu ponto?)

  34. Avatar de Pedro
    Pedro

    @Andrius

    Caso não sabem, o Barack Obama usa um Palm. Se serve para o lider da maior nação do mundo, também serve para nós.

    Se ele usa se fraldas tu usavas, n?

    ———————–

    Não sei se é de mim, mas pareceu-me um bucado lento…
    Até tem estilo! ; D

  35. Avatar de Pedrokas
    Pedrokas

    O grande trunfo destes foi ter visto o OS do iphone e corrigindo e melhorando os defeitos que tem.

  36. Avatar de rafael

    lol gente, será este o telefone que a google prometia??

  37. Avatar de Silva

    Pelo vídeo, parece ser menor e melhor. Além disso tem a opção do teclado. Promete.

    ______________________
    http://volcano.net46.net/

  38. Avatar de aver
    aver

    Confirma-se, Obama não usava um Palm mas um BlackBarry que, pelos vistos vai ter que entregar, por deixar de ter direito a comunicações pessoais.

    A propósito, como é que se irá sair com o blogue ? Sim, porque segundo esta imagem do Flickr, antes e depois do site whitehouse.gov, com Obama aparece um link para whitehouse.gov/blog
    http://www.flickr.com/photos/fimoculous/3213257378/sizes/o/

    (Que possamos aplaudir daqui a uns anos ele ter sido eleito).

  39. Avatar de Modgik
    Modgik

    promete…

    já reparam que os grandes Phones nao usem “Windows Mobile”??

    é por isso que uso um.

  40. Avatar de Nuno José
    Nuno José

    @Modgik

    Ah pois claro. Aliás tentem uma coisa. Agarrem num navegador GPS e e acharem fluido é pq n tem o mobile por detras 😀 se acharem meio parvo é pq tem.

  41. Avatar de Miguel Machado

    O sucesso deste Palm só veio mostrar o que de revolucionário tem o iPhone. Estamos a falar de um telemovel que quando sair (daqui a 6 meses) nos USA, vai ser melhor que o iPhone 3g lançado no ano passado… Isto tudo baseado em videos claro…

  42. Avatar de aver
    aver

    Pronto, já que estavam todos tão ansiosos por saber qual era o telemóvel que Barack Obama podia usar oficialmente aqui fica a informação:

    Sectera Edge, da General Dynamics, custando a módica quantia de 3350 dólares. Corre Windows.
    http://news.cnet.com/obamas-new-blackberry-the-nsas-secure-pda/

  43. Avatar de TopPlus
    TopPlus

    Bom post, espero que quando sair faças uma review, ou até um versus.

    Qual é a paranóia com o iphone, que saiba ninguém é obrigádo a comprar um determinado “telemóvel”.

    Gostam e podem comprar um telemóvel X comprem o X!!!

    @VítorM

    Não me mandes prá porra, gostava de deixar uma sugestão relativamente ao design que estão a preparar, que tal colocar a navegação entre páginas tb em cima ? como vejo a página de baixo para cima (das antigas para as mais recentes) tenho que voltar para baixo para passar para a anterior.

    Pode parecer um pequeno pormenor, mas a usabilidade faz parte destas “coisas”

    Cumps

  44. Avatar de Rui
    Rui

    Pela 1ª vez vejo um telefone tão interessante quanto o iphone. Outra coisa não era de esperar de uma equipa saída da apple.

    @racoq
    O barack Obama usa um blackberry

  45. Avatar de Luiz

    Alou amigo! Fiz umas buscas no Google, e encontrei seu site! Gostei muito! J

  46. Avatar de nomad
    nomad

    e te telemóvel do Cavaco alguém sabe qual é ??

    Pois ..