Aceda a pastas partilhadas do Windows via Linux – Part I

17 Comentários

Ora aqui está mais um post sobre Linux. Devo dizer que já tinha saudades de escrever algo sobre Linux. Muitas das vezes temos necessidade de aceder a dados (documentos, filmes, MP3s…) que temos na nossa máquina Windows via Linux. A dica que vos deixo aqui consiste em aceder a pastas partilhadas do Windows via Linux.

Há várias formas de fazer esta ligação entre Windows e Linux mas para hoje vou ensinar-vos a mais fácil. Vamos cá pensar rapidamente num cenário simples. Eu possuo uma máquina com Windows e que tem o IP 192.168.2.2 e a minha máquina Linux tem o IP 192.168.2.3 e que pertencem ao grupo de trabalho: WorkGroup.

Resumindo:

  • PC com Windows: 192.168.2.2
  • PC com Linux: 192.168.2.3

Vamos então partilhar uma pasta em Windows. Para isso podem consultar um artigo que que já escrevi sobre esta matéria: ver aqui. Eu criei uma pasta com o nome share e partilhei-a com o mesmo nome

Vamos  agora ao Linux (eu usei o Ubuntu via VMWare) e instalem o seguinte pagote:

$ sudo apt-get install smbfs

Feito isto podem verificar se o vosso PC Linux já vê a partilha. Para isso executem o comando

$ smbtree

Nota: se a partilha estiver protegida por utilizador e password, definir o comando da seguinte forma:

smbtree user=nomedoutilizador_windows passwordutilizador

exemplo: user=ppinto naovoudizer

O próximo passo é fazer Alt + F2 e escrever:

sshot-1

Caso vos seja pedido credenciais de acesso, coloquem o nome do utilizador do windows (ver parte da segurança na partilha da pasta), o grupo de trabalho e a respectiva password.

sshot-3

Et voilá… acesso à partilha em Windows.

sshot-4

Posts relacionados:

How To – Partilha de ficheiros com Samba

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de racoq
    racoq

    Ora aqui está um artigo muito útil e que dá jeito a muita gente que queira migrar para Linux. Parabéns… Deixem-me terminar os exames que depois começam a aparecer mais artigos destes 😉

  2. Avatar de Pedro Pinto

    @raboq
    Eu acredito que ás vezes estas o desconhecimento destas pequenas coisas tornam-se autênticas barreiras para quem pretende experimentar o Linux. Temos a consciência que o Windows facilita muita coisa mas também temos verificado nos últimos tempos que os sistemas baseados em Unix têm-se simplificado muita nestas tarefas rotineiras. O Ubuntu é um caso desses. !!!
    As vossas dúvidas e possíveis artigos são bem vindos !!!

  3. Avatar de José Fonseca
    José Fonseca

    Òptimo PP
    Agora falta o inverso 😉

  4. Avatar de Pedro Pinto

    @José Fonseca

    Já temos aqui: http://www.pplware.com/2008/07/04/howto-partilha-de-ficheiros-com-samba/

    Vou acrescentar no post. Obrigado por lembrar.

  5. Avatar de KengaS
    KengaS

    Obrigado pelo tuto, ao fim de uns bons minutos lá consegui estava difícil para o meu lado 🙂

    Cumpts
    http://www.soupirata.net

  6. Avatar de Blizard

    Hum… comandos numa prompt…
    Já não se vê disto todos os dias:)

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  7. Avatar de Luis Miguel
    Luis Miguel

    Pensava que o ubuntu já tinha interface gráfico para estas coisas.
    Julgo que o sistema de partilhas já estava disponível por omissão, usando o Ubuntu 8:~…

    Confirmem-me só se isto é necessário para as últimas versões do Ubuntu (para mim não foi)

  8. Avatar de BESTCINE
    BESTCINE

    Artigo muito útil, sem dúvida… Parabéns!!!

    Abraço,

    ———-

    http://www.best-cine.com/

  9. Avatar de Kiver
    Kiver

    @Luis Miguel

    Sim tens razão

  10. Avatar de Bruno Bernardino

    É, no Intrepid (e acho que desde o 7.10) basta ir a Locais -> Ligar ao Servidor… (seleccionar tipo de serviço = Partilha Windows) e já está 🙂

    Bom artigo na mesma!!! Quero ver mais disto, já que não tenho tempo para escrever 😀

  11. Avatar de carlos rajas
    carlos rajas

    Ah, como gostaria de usar (decentemente) Linux. Tenho várias distros. A que achei mais accesível é a última versão do Ubuntu. Acho que eles se adiantaram ao Vista ao Win 7, e tenho certeza que o pessoal da Apple e da Microsoft ripa muita coisa dos desenvolvedores Linux, não há dúvida sobre isso. Não sei se é falta de um bom passo a passo ou falta de paciência mesmo. Mas me chama muito a atenção e o fato de ser free (no sentido de liberdade) se torna uma arma,sem querer, contra o desenfreado mercado consumista e paranóico que precisa perder horas a fio para ficar baixando sistemas piratas (pelo menos por aqui).
    Fazendo uma comparação livre entre os sistemas operativos e a música de hoje, eu colocaria da seguinte maneira:
    Windows………………..música pop, do povão mesmo, todo mundo aceita e toca
    Mac………………………música disco, eletrônica,bem moderninha,rave,ecstasy ..
    Linux……………………..jazz

    e falando em jazz quem quiser da uma olhada na sessão “não voltam mais”
    o pássaro (the bird) Charlie Parker
    http://delaorden.wordpress.com/2009/01/19/nao-voltam-maischarlie-bird-parker/

  12. Avatar de Zé do Pipo
    Zé do Pipo

    Parabéns ao carlos rajas.

    Não é todos os dias que se vê por aqui alguém com cultura e óbvios bons conhecimentos e gostos a nível de informática e música…

  13. Avatar de EacHTimE
    EacHTimE

    Excelente artigo!!!

    É mesmo este tipo de artigos que faz falta e que cada vez ajuda mais as pessoas que queiram a migrar para linux!!

    Coisas práticas do dia a dia que tornem indolor a mudança.

    Muitos parabéns ao pplware!! E venham mais artigos destes!!!

  14. Avatar de Bruno Marques
    Bruno Marques

    Como estamos numa de Linux alguém sabe como configurar uma Placa ZTE MF620 HSDPA USB da TMN em Linux…Tem sido um dos obstaculos para eu continuar a utilizar o Linux..

  15. Avatar de Bruno Bernardino

    @Bruno Marques

    Podes colocar a tua dúvida no Fórum, és ajudado com rapidez e eficácia 😉

    Relativamente ao teu problema, tens de dizer qual a distribuição e versão de Linux que estás a usar para te podermos ajudar.

    Cumprimentos

  16. Avatar de nuno
    nuno

    eu escrevo simplesmente smb://192.168.1.102 no nautilos e funciona. nem tive de instalar nada.

  17. Avatar de Sky
    Sky

    Eu tenho o vista e queria meter o ubuntu em dual boot. Se mais tarde quiser formatar a partição do linux como posso resturar o boot do windows.
    Da ultima vez que fiz isso tive de formatar o windows tambem e reinstalar de novo. Não é suposto haver algo simples, um comando que restaurante o boot com o SO existente?
    Obrigado