Tem um iPhone 4S? Então não espere ter o iOS 10 no seu iPhone

81 Comentários

O iOS 10 está a revelar-se um caso de sucesso ainda sem sequer ter sido lançado. O interesse dos utilizadores é grande e todos querem experimentar as novidades que foram apresentadas.

Mas ainda antes de pensarem em instalar a versão de testes, muitos perguntam se os seus equipamentos podem receber esta nova versão. As notícias não são boas e muitos vão ficar desapontados!…

iPhone 4S

Como é natural nestes momentos de lançamentos de novas versões do iOS, existem modelos que vão ficar de fora da lista de equipamentos suportados pelo iOS.

O salto que por norma se dá leva a que os últimos modelos suportados deixem de o ser e que fiquem na versão actual do iOS, que neste caso é a 9.3.

No caso do iPhone, era mais que esperado que fosse o modelo 4S a perder o suporte e foi isso que se veio a verificar. Este é o modelo que não tem suporte no iOS 10. Veja abaixo a lista dos modelos do iPhone que mantêm a compatibilidade com o iOS 10.

iPhone – Modelos suportados

  • iPhone 5
  • iPhone 5c
  • iPhone 5s
  • iPhone SE
  • iPhone 6/6 Plus
  • iPhone 6s/6s Plus
  • iPod touch 6ª geração

iPhone 4S

No caso do iPad existe um maior número de modelos a serem deixados para trás. Ao todo são três os modelos que vêem o suporte do iOS ser descontinuado. O iPad 2, o iPad de terceira geração e o iPad Mini são as vítimas.

iPad – Modelos suportados

  • iPad 4ª geração
  • iPad Air
  • iPad Air 2
  • iPad Pro
  • iPad mini 2
  • iPad mini 3
  • iPad mini 4

A lista de modelos sem suporte para o iOS 10 não é extensa, mas ainda assim deixa de fora alguns modelos que se sabem ter ainda capacidade para correr esta nova versão do iOS. Eis a lista completa:

Modelos descontinuados

  • iPad 2
  • iPad 3ª geração
  • iPad mini
  • iPhone 4s
  • iPod touch 5ª geração

Fica assim terminada mais uma era de equipamentos da Apple. O iPhone 4S já tinha sido vítima da versão 9 do iOS, ao tornar-se mais lento e com falta de algumas funcionalidades. Espera-se que isso não aconteça agora ao iPhone 5 e aos iPads mais antigos que mantiveram o suporte.

Comentários

81

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de David Guerreiro
    David Guerreiro

    Bem, o 4S já tem alguns 5 anos, por isso também é natural.

    1. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nem faz sentido sinceramente.
      Vejo o 5 da minha namorada já se arrasta quanto mais.

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        E ainda se queixam que o Lumia 520 não teve suporte para o Windows 10…

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          Lumia 520 é de 2013, iPhone 5 é de 2012 e será ainda suportado

          1. Avatar de Paulo
            Paulo

            Um de 60€ outro 600€,ridículo.

      2. Avatar de Paulo
        Paulo

        Arrasta-se, nas aplicações…

        É óbvio que um telemóvel dessa altura não aguente tão bem com as aplicações de hoje em dia…

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          É óbvio que cada actualização deixa os telemóveis cada vez mais lentos.

      3. Avatar de Bruno
        Bruno

        O meu pai tem um 5 e a minha mulher tem um 4s a minha mãe também e eu tou com um 6s e sinceramente não noto qualquer lentidão com os 4s nem com o 5
        Apesar da actualização não sair para o 4s o que acho bem parado iPad mini ainda acho erro acabar assim o suporte!!

        1. Avatar de Mary
          Mary

          Eu concordo creio que a atualização deveria ser mantida sim, pois é um excelente telefone. tive o 5s e desci para o 4s nao notei diferença nenhuma ate a ultima atualização.
          sinto que meu filho 4s esteja desamparado agora. Mas mesmo assim vou comprar a bateria para substituir enquanto ele estiver vivo.

      4. Avatar de Fabio
        Fabio

        Eu tenho um 5 e está impecável. Como em qualquer sistema, parece que neste caso o problema vem “de fora”

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Então um 4, 5 ou 6 são todos iguais está visto.
          O problema não vem de fora, acredita.
          O telefone funciona bem como é óbvio, mas os benchmarks não enganam 🙂

          1. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não óbvio que não mas não se nota grande lentidão ou impossibilidade de trabalhar com o iPhone com o iOS 9
            Se calhar demora mais 1 segundo no máximo a abrir mas isso não acho na minha opinião que seja tempo significativo

          2. Avatar de Bruno
            Bruno

            Não óbvio que não mas não se nota grande lentidão ou impossibilidade de trabalhar com o iPhone com o iOS 9
            Se calhar demora mais 1 segundo no máximo a abrir mas isso não acho na minha opinião que seja tempo significativo

          3. Avatar de Hugo
            Hugo

            Decidam-se de uma vez por todas se o Android tem lag e o IOS é super fluido ou se milisegundos afinal pouco importam no meio disto tudo.

    2. Avatar de RenatoNismo
      RenatoNismo

      lmao, vejam o primeiro Xiaomi Mi 1 que ainda é actualizado, pode não ser a versão android recentes, mas a interface gráfica. 😉

  2. Avatar de Juremo
    Juremo

    Contudo ainda dá suporte ao iPhone 5, um telemovel lançado em 2012..

    1. Avatar de Nitroglycérine
      Nitroglycérine

      Ah! Ah! Ah! Esta é mortal!
      Para a maioria dos droids, à exceção dos Nexus e pouco mais, para os quais a atualização do sistema operativo no ano seguinte à aquisição não passa de uma miragem. E diga-se de passagem, de um desrespeito total dos fabricantes para com respetivos clientes, que lhes compram os equipamentos.

      1. Avatar de Não Interessa
        Não Interessa

        Não é necessariamente mau. Pelo menos o telemóvel não vai ficando significativamente mais lento à medida que as actualizações são lançadas xD

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Exactamente.
          O Iphone 5 já se arrasta bastante. Sendo um telefone que ainda custa quê? 400€…300€, não sei, mas não faz muito sentido.

          1. Avatar de APereira
            APereira

            300Euros/400Euros pelo 5?

            Epah se quiseres vendo o meu 5S por esses valores(350 para ficar no meio)…desbloqueado de origem.

          2. Avatar de Helio
            Helio

            qq android se arrasta passado 2 meses mesmo sem atualizacoes..e esta hein?

          3. Avatar de Paulo
            Paulo

            O 5S por 200€, não sei onde tiras os 400€ por um 5.

            Fanboy!

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Novos a 200€? Onde?
            De qualquer forma…para o 5 está caro.

          5. Avatar de Hugo
            Hugo

            APereira falo de novos como é óbvio.
            Por 180€ já a minha namorada comprou o dela há 2 anos em segunda mão .

          6. Avatar de Portimão
            Portimão

            O iPhone 5 só esteve à venda no ano em que era topo de gama, quando saiu o 5s foi descontinuado. Onde é que o vês a 400eur? LOL
            E não, o iPhone 5 não se arrasta minimamente, é um smartphone muito capaz ainda. O que sem podia dizer que se arrastava um pouco era o iPhone 4s, que tinha apenas 512MB de ram.

        2. Avatar de Nathan
          Nathan

          Nem no iPhone.

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            A minha namorada tem o 5 e aquilo está uma vergonha (salvo seja).
            O meu velhinho S4 dá-lhe um baile em termos de desempenho.

          2. Avatar de Paulo
            Paulo

            Mentiroso, ninguém acredita em ti!

          3. Avatar de Carlos
            Carlos

            AHAHAHAHAH

      2. Avatar de Nathan
        Nathan

        Mesmo os droids, o Nexus 5 de 2013 já não tem mais updates.

        Uma vergonha!

        1. Avatar de onz
          onz

          é só instalar outras roms tipo cyanogenmod. e enquanto o teu iphone fica como pisa papéis

          1. Avatar de Hugo
            Hugo

            Muitas dessas roms melhores que as dos próprios fabicantes.
            Mas vais já levar com comentarios do tipo “pra fazer isso é preciso tirar um curso” lol

          2. Avatar de Miguel
            Miguel

            Questões de segurança = 0
            Pois…

          3. Avatar de Nathan
            Nathan

            Pois é e andar às turras a ver que ROM é que vai funcionar sem partir o GPS, Bluetooth, sem crashar na câmera, etc.

            O Nexus 5 sempre teve bateria péssima, então com ROMs.

            Sem falar nas personalizações que a Google agora anda a por, que ficas sem elas!

          4. Avatar de Hugo
            Hugo

            Mas quais turras.
            Não compliquem o que não é complicado.
            Digam só que não gostam e ponto final.

        2. Avatar de onz
          onz

          mais vale andar a procura de roms para ver qual melhor funciona. etcc…. do que ter um que nem rom da para alterar e ficar como pisa papéis.

          1. Avatar de onz
            onz

            podes continuar a falar a vontade. já toda a gente viu o teu lado fanboy da maça

          2. Avatar de André R.
            André R.

            Mas para que queres as porcarias das ROM’s?? Para dizeres que estás atualizado? Mas para que queres estar atualizado com o novo Android? Para dizeres que em em vez de teres um Chupa-Chupa tens um Caramelo ou um Ursinho Goma que te deixa andar a correr atrás de caracóis com atrelado??? Jesus, perdoa-os…. Mais vale uma versão anterior com estabilidade do que uma versão atual com lentidão…
            Eu tenho um Android com o 2.3.6, e olha que papa muitos novos telemóveis com processador de 5MegaGiga HZ e 2TeraGigas Hz de memória, só pela estabilidade do sistema…

        3. Avatar de VC
          VC

          Tenho o nexus 5, com Android 6.0.1 e atualização de 1 Junho de 2016. Até agora não existe nada mais recente oficial, apenas uma versão preview… segundo o nexus 5 é unico porque permite fazer algo que mais nenhum permite… multi O com Ubuntu e firefox os, o novo e exclusivo Maru OS, apps exclusivas etc… e sim tudo a funcionar.

  3. Avatar de Nitroglycérine
    Nitroglycérine

    Não, tenho dois! Não, não tão pouco esperava ter o IOS10 nos meus Iphones, pois já era um dado adquirido que os 4S não iriam ser compatíveis com o IOS10, ficando portanto de fora. Temos de ser realistas e compreender que se trata de uma máquina com um hardware de 2011 e que não adianta pretender ad eternam adaptá-lo a todas atualizações do sistema operativo, que vem com novas funções e se encontra otimizado para correr em máquinas bem mais modernas.
    No entanto, valeu o esforço técnico – e também de marketing – levado a cabo pela Apple no que toca a este equipamento.

  4. Avatar de Kendimen
  5. Avatar de Paulo
    Paulo

    É uma loucura…

  6. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    “O iOS 10 está a revelar-se um caso de sucesso, ainda sem sequer ter sido lançado.”
    A ver vamos se é sucesso ou não quando os bugs começarem a ser apanhados pelos utilizadores 😉

    1. Avatar de Miguel
    2. Avatar de RickPinto
      RickPinto

      Não entendo como afirmam que é um sucesso quando ainda nenhum fez update…
      Que dados utilizam para fazer estas afirmações?!?!

  7. Avatar de Diarreia Mental
    Diarreia Mental

    Pois, é uma forma de obrigar o pessoal a “fazer upgrade” aos seus equipamentos, por forma a não ficarem com telemóveis lentos. Faz sentido, uma vez que novas funcionalidades podem requerer mais poder por parte do hardware.

    Como utilizador Android, vejo muitos equipamentos “low budget” que se arrastam com o SO, e por isso é que tenho um middle/top range, para não ter esses problemas. Mas no caso do Android, um middle/top range não custa tanto como um Apple (a não ser os recém chegados da Samsung).

    Mas, como diz o outro, os gostos não se discutem 🙂

  8. Avatar de João
    João

    Inovação!

  9. Avatar de Nuno Gonçalves
    Nuno Gonçalves

    A lista de modelos iPads que suportam o iOS10 ainda pode mudar, ontem depois do WWDC anunciavam no site continuidade para o iPad2, iPad Mini e iPad 3a geração, quando foi o iOS9 também aconteceu o mesmo, penso que quando dizem a lista de devices que suportam o iOS10 estão a referir-se aos primeiros betas.

  10. Avatar de Miguel
    Miguel

    Por mim colocavam o 5 de fora, aquilo está um arrastão, duvido que o 10 venha resolver isso.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Tenho cá um 5 em casa do meu pai nota se diferença de milissegundos em relação ao 6s mas dai a arrastar se ainda vai uma diferença abismal está bastante funcional
      Não sei se foi da clean install ou eu é que não notei grande lentidão
      Estamos a falar dum 5 16 gb

      1. Avatar de Raquel
        Raquel

        Tenho um 4s e nunca se arrastou. Funciona normalmente, muito melhor que muitos andróids que para aí andam. Tenho este desde que saiu (5anos) só teve uma vez uma avaria mas foi da ICloud.
        E não percebo porque é que o IPhone 5 vai receber está atualizava pois não faz sentido absolutamente sentido algum, visto que teve bastante pouco tempo em mercado pela vinda do 5s.

  11. Avatar de João Pereira
    João Pereira

    Mas numa iPad 2 ainda vai receber? Esta lógica da Appe xb

  12. Avatar de Goncalo
    Goncalo

    Mas afinal os fanboys dizem que os Apple teem sempre actualizacoes e que mais nenhuma marca o faz…
    A verdade e que muita marca que comercializa equipamentos com Android esquece-se dos clientes, mas os Nexus nao sofrem deste problema, os equipamentos com Windows Mobile tem updates com frequencia, e a MS tem um suporte excelente.
    Pela minha experiencia, nesta area a minha votacao:
    1 – MS
    2 – Google (Nexus)
    3 – Apple
    4 – Outros Androids

    1. Avatar de onz
      onz

      assim como os de 512 ram ficaram de fora no update do windows 10 mobile……..

      1. Avatar de Geringonça
        Geringonça

        Lumia 625 com 512 mega de ram recebeu ontem a build 10586.420 do windows 10 mobile libertada precisamente ontem.
        Desde o lançamento do W10 Mobile em 17 de Março recebeu todas as atualizações mensais e funciona melhor do que com o Windows phone 8.1.
        Qual é o problema?!…

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      LOL??? O iPhone que ficou de fora É DE 2011, sabes esse pormenor, não sabes???
      Não há nenhum smartphone de 2011 que levou todas as atualizações até Junho deste ano. NENHUM. Nem os outros iPhones mais antigos tiveram 5 anos de suporte. O iPhone 4s é o único smartphone de sempre a ter tanto tempo de atualizações.
      Os Nexus têm 2 anos de atualizações, os Lumias têm 3, pois nenhum da Gama x20 (que sairam em 2012) levaram OFICIALMENTE o Windows 10 Mobile.

      1. Avatar de Geringonça
        Geringonça

        O que é que interessam 5 anos de suporte se nos últimos 2 as atualizações o deixaram moribundo? Só se for para dizer que tenho um iphone e que recebeu a última atualização.
        O meu Lumia 625 tem 512 mega de ram e recebeu o Windows 10 Mobile via programa insider e tem recebido todas as atualizações mensais.
        Felizmente funciona melhor do que com o Windows 8.1 mas sei que não posso esperar muito mais. Mas é muito mais honesto dizerem-me que a máquina não tem capacidade para receber esta atualização do que dizerem que recebe todas e depois tornar-se inútil por não se mexer.

        1. Avatar de Antwin
          Antwin

          nenhum dos iphones se torna inútil, muita gente nem nota impacto significativo na performance diária desses modelos de iPhones

          1. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            Quem não notar que o 4S não se mexe desde há duas atualizações, ou só faz chamadas e envia sms ou então vive ao ritmo de uma preguiça…
            Foi uma excelente máquina foi mas já há muito que deixou de ser. Por isso é que saíram modelos novos.
            Pensas que a Apple ou qualquer outra marca tem interesse em dar suporte ao aos equipamentos durante muito tempo! Se o 4S funcionasse assim tão bem, os modelos que se seguiram teriam sido um fracasso.

          2. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Geringonça, falas do que não sabes. Muitos dos problemas que surgem são para muita gente resolvidos com reinstalação e limpeza
            O 4s não tem o hardware do 6s, queres mesmo comparar nos ganhos que traz?

          3. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            Reinstalas, limpas e depois com ios 9 instalado, tenta dar ao 4S a mesma utilização que davas com o 7.1 com que foi lançado.
            Ao fim de meia dúzia de dias voltas a limpar e reinstalar e não sais disso.
            Os SO evoluem e exigem cada vez mais recursos, ao contrario os equipamentos permanecem com os mesmos recursos, o que é natural.
            Se um novo SO funcionasse da mesma forma num 4S como num 6S, este último tinha muitas dificuldades em vender.
            Mas pronto não sei do que falo, limito-me a constatar o óbvio é que cá em casa houve dois 4S e um lumia 625. Agora há um Lumia 640 XL, um Lumia 640 e mantem-se o 625.
            A preferência pelos lumia foi uma questão económica, não tinha-mos capacidade para evoluir no iphone e android está fora de questão.
            Uma certeza te dou, mexe-se muito melhor o L625 com W10M do que o 4S com iOS 9.

          4. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            Opss! Desculpem o “tinha-mos”! É claro que é tínhamos.

          5. Avatar de Antwin
            Antwin

            realmente não sabes do que falas. A limpeza e reinstalação não é necessária por causa de dias de utilização, é necessária por algumas vezes o processo de instalação vindo de versões anteriores, bem como algumas aplicações, criarem alguns problemas.
            O iOS 9 no 4s não tem os mesmo requisitos que no iPhone 6s, há coisas que ou são simplificadas, especialmente nos efeitos do interface, ou nem existem por não ter o hardware necessário, mas tem hardware suficiente para outras melhorias do sistema e aplicações, como o Safari.
            lumia 625? comparar um smartphone de 2013 com outro de 2011? Na pior das hipóteses o mais comparável seria o iPhone 5 com uma geração de processadores mais parecida à desse Lumia.

          6. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            Caro senhor que sabe do que fala.
            Se queres comparar o iPhone 5 com um Lumia terás de o fazer, no mínimo, com o L930. Comparar com o L625 é como comparar um Ferrari com uma 4L quer no preço, quer na capacidade das máquinas e ficamos conversados, porque o Iphone não tem gama média, na qual se inseria o L625, nem baixa.
            Quanto ao 4S, que é aqui que começou a conversa, comparas o desempenho de um 4S com ios7 de origem e outro com ios9 e depois perceberás aquilo que dizes que eu não sei de que falo.
            Com o iOS 9 limpo e reinstalado começas a instalar as app que usavas no ios7 e ele deixa de se mexer.
            Mas pronto tu e que sabes do que falas… Fico-me pela minha ignorância e curvo-me perante a tua douta sabedoria.

          7. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Geringonça, a geração do processador do iPhone 4s é muito anterior à desse Lumia. Estamos a falar dum processador construído em 45nm vs. um snapdragon de 28nm, que surgiu só quase ano e meio depois, numa altura em que o avanço em poder de processador, GPU e no consumo evoluía a um ritmo superior ao actual, e mais, num Lumia com resolução inferior ao do iPhone, o que tem impacto nos efeitos gráficos do interface.

            Podes fazer diferentes comparações em que vês ganhos numas coisas e perdas noutras, e em muitas delas só notas se tiverem lado a lado, porque no dia a dia, sem preconceitos, a diferença é pouca.

          8. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            Mas tu passas do 8 ao 80 ao comparar o L625 com o iPhone 5. Mas a questão base não é essa.
            Questão base é o iPhone 4S com ios9. É um moribundo. Sei por experiência própria, apesar de limpo e reinstalado, em dois exemplares que havia cá em casa.

          9. Avatar de Antwin
            Antwin

            e tu comparares com o 4s é o quê? Uma máquina 2 anos mais velha e com uma geração de processador e GPU marcadamente mais atrasada. Ninguém te obriga a comparar com o 5 pois nem fui quem veio com comparações, mas não é certamente o 4s o equivalente.
            como já te disse nem toda a gente tem essa experiência ou impressão com o 4s.

          10. Avatar de Geringonça
            Geringonça

            O 4s com ios 9 é um MORIBUNDO!!!
            Já deu o que tinha a dar e deu muito.
            É a vida!
            Por isso é que veio o 5, 6 e outros hão de vir e os mais antigos tornar-se-ão obsoletos como já aconteceu ao 4S.
            Agora, se sabes assim tanto do que falas, não me digas que não se nota a diferença. Nota-se e nota-se bem. Algo que vejo sem drama e como perfeitamente natural.

          11. Avatar de Antwin
            Antwin

            @ Geringonça, relê o que disse, muita gente não tem essa experiência com o iPhone 4s. Tu teres não quer dizer que todos tenham.
            Dada a evolução que houve nos aparelhos e SoCs ao longo dos anos, vai haver cada vez menos problemas em manter os aparelhos com novas versões – já foi de 3 anos, agora já vai em 5.

      2. Avatar de reginaldo
        reginaldo

        falou tudo mano!

    3. Avatar de Antwin
      Antwin

      essa tua lista estranhamente parece ignorar que a Apple é a única fabricante de smartphones que dá updates frequentes durante 5 anos

  13. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Boa tarde,
    Tenho um 4S, alguem sabe se esperando pelo IOS10 vou conseguir fazer restore via cloud do meu 4S com 9.3 no IOS10?
    Tenho duvidas porque mesmo no IOS9, se eu usar o dispositivo com IOS9.3 e quiser efetuar o restore noutro que tenha uma 9.2 não é possivel, tenho sempre de atualizar o dispositivo para a ultima versão.

    Alguem tem ideia?

    Obrigado,

  14. Avatar de VC
    VC

    Instala uma Rom que já resolve isso … é verdade não dá! xD

    Esqueci-me que ter código fechado não permite a outros desenvolvedores optimizarem o sistema operativo para equipamentos mais limitados em hardware… temos pena!

    1. Avatar de VC
      VC

      Da mesma forma que vi o Android 6 a rodar num Android om 512MB Ram tb aposto que dava para por a rodar o novo IOS no iPhone 4S

      1. Avatar de Antwin
        Antwin

        viste a rodar num Android de que ano?

  15. Avatar de Ricardo M.
    Ricardo M.

    Resta saber se estas novas implementações do ios10 impedem assim tanto que o 4s as receba.
    Do que foi apresentado, vê se menus novos, locksreen remodelado, coisas visuais básicas…
    Resta saber se o 4s realmente não aguentava com esta grandessissima atualização grafica!

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Estás a gozar? Se não aguentou com o iOS9 vai aguentar com o iOS10?
      Já não bastam 5 anos de suporte?

  16. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ora bem. O iphone 5 tambem vai caminhar para 5 anos de suporte quando for anunciado o iOS11…de qualquer modo o iOS10 tem muito do código alterado,maioritariamente em swift e como base no realm. Características de uma controladora dedicada raid em software, tais como read ahead cache (prefetch read) e write back cache, para usufruirem de scroll com fluidez.

  17. Avatar de geomatrix
    geomatrix

    ou seja o 4s vai encostar as boxes…
    como é que vai ser com os apps daqui para frente???

  18. Avatar de Lucilio
    Lucilio

    Instalei ao meu iphone 4s e está funcionando normalmente!