O iOS 10 deixa finalmente remover apps nativas da Apple

80 Comentários

O novo iOS 10 traz muitas novidades para os dispositivos móveis da Apple. Apresentado ontem na WWDC deste ano, revelou que a Apple tem uma visão mais apurada do que é esperado do seu sistema operativo móvel e do que os utilizadores querem.

Mas houve alguns pormenores que não foram mostrados e que os utilizadores descobrem agora. Entre eles está um que era esperado há muitos anos, a possibilidade de serem eliminadas as aplicações nativas do iOS.

iOS 10

Apesar de não ter sido anunciado com o novo iOS 10, esta nova versão do sistema operativo móvel da Apple traz uma novidade que muitos utilizadores aguardavam há já alguns anos.

Finalmente vai ser possível remover algumas das aplicações nativas d iOs, libertando assim espaço no equipamento e nos ecrãs do iPhone e do iPad.

Mas como a Apple espera que os utilizadores se arrependam e que queira voltar a ter essas aplicações acessíveis, passou a disponibilizá-las directamente na App Store, em conjunto com os milhares de aplicações que tem já disponíveis.

A lista de aplicações que podem ser removidas do iOS é a seguinte:

Apps iOS que podem ser removidas

Calculadora

Calendario

Bússola

Contactos (apenas no iPhone)

FaceTime

Encontrar

Home

iBooks

iCloud Drive

iTunes Store

Mail

Mapas

Música

Notícias (Será possível remover numa versão beta posterior)

Notas

Podcasts

Notas

Bolsa

Dicas

Vídeos

Dictafone

Watch

Meteorologia

iOS 10

Para remover essas aplicações basta seguir o mesmo processo que é usado para as restantes. Carregar no ícone da aplicação até que o ícone fique a vibrar e que apareça a cruz junto ao ícone.

Depois apenas precisam de carregar na cruz e a aplicação será removida do iOS, deixando de estar disponível.

Para as ter de volta, só precisam de a pesquisar na App Store e instalar, também como qualquer outra aplicação do iOS.

iOS 10

A Apple segue assim o exemplo de outros sistemas operativos e dá a liberdade aos utilizadores de terem presentes apenas as aplicações que estes querem.

É também dada a possibilidade de as desenvolverem em separado, dando-lhes as novidades que vão surgindo, sem terem de lançar para isso actualizações ao próprio iOS.

Comentários

80

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de RS
    RS

    Mais 1 grande inovação da apple *sarcasm off*

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Pois é, quando é que o Android vai deixar remover o bloatware das operadoras, das OEM, e da Google?

      Quando é que dá para remover o Google + e etc.?

      Não venhas com ROMs amadoras cheias de bugs e que te tiram a garantia.

      1. Avatar de RS
        RS

        Antes prefiro ROMs amadoras com bugs, ao menos faço o que eu quero com o meu Smartphone e não obrigado ao que a maçã acha como deve ser usado.

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Eu comprei o meu telemóvel com dinheiro, espero que eles trabalhem por mim, e não andar a choramingar por fóruns para me fazerem uma ROM e comporem os bugs de boa vontade…

          Triste! Telemóvel é para funcionar todos os dias, 24/7 não é para andar com invenções.

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Telemovel que eu compro com o meu dinheiro, é para fazer o que eu quiser. Tu, se quiseres faz só o que outros acharem que deves fazer, 24/7… ou mais!

          2. Avatar de RenatoNismo
            RenatoNismo

            tens o exemplo do xiaomi em que podemos pôr root se quisermos, ou nos modelos mais recentes, podemos pedir autorização para desbloquear o bootloader.

            e depois mantemos o mesmo ROM europeu e ainda com possibilidade de eliminar tudo o que não precisamos.

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        Não eras tu que afirmavas à boca cheia que era impossível permitir remover o mapas por causa dos serviços que dependem dele? Impossível… Ahahaha!

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Eu não disse isso.

          E sim, podes remover o Apple Maps, mas depois se alguma App usar os Mapas do iOS, ela pede para instalar o Apple Maps.

          Ahahhahahahah!

          1. Avatar de Limbus
            Limbus

            Tens razão, foi o teu “amigo” Antwin… onde é que ele anda?

      3. Avatar de miguel
        miguel

        ham?? sabes que podes fazer root sem teres de mudar de ROM????

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          Isso só representa as falhas de segurança abertas do teu Android!

          1. Avatar de onz
            onz

            é como fazeres jailbreak ao teu iphone

  2. Avatar de Helio
    Helio

    safari, notas , ibooks useless?? ahaha Mas sim é uma excelente feature que nos androids n ha…so desativar mas continuam a comer ram em background e tem de usar greenify para fazer o que o IOS faz de ORIGEM!

    1. Avatar de nuno
      nuno

      eu faço root no android e desinstalo as apps que eu quero, mesmo as nativas, e tu?

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Não, não fazes.

        1. Avatar de Hugo
          Hugo

          Com root podes eliminar o que quiseres

          1. Avatar de Miguel
            Miguel

            Não não podes… Não podes remover algumas aplicações porque usam processos de outras.

          2. Avatar de Nathan
            Nathan

            Perdendo a garantia…

          3. Avatar de Limbus
            Limbus

            Tretas! Samsung com root e cooked ROM reparado ao abrigo da garantia, e agora?

          4. Avatar de Miguel
            Miguel

            Claro que se pode e isso de perder a garantia é tudo tretas…

            Já enviei um samsung e um huwaei com root para garantia e nunca ninguem disse nada!

          5. Avatar de Limbus
            Limbus

            https://support.apple.com/pt-pt/HT201954
            Conheces alguém que tenha sido recusada garantia por causa disso?

            Eu falei-te da minha experiência pessoal, que já agora se estende também ao atual LG, com root, que também já foi reparado ao abrigo da garantia.

  3. Avatar de Miguel
    Miguel

    Inovação

  4. Avatar de Tony
    Tony

    sim, 8 artigos pplware de vazio e publicidade a Apple

  5. Avatar de Pirata
    Pirata

    Muita boa notícia. Só peca por tarde.

  6. Avatar de Fabio
    Fabio

    Muito bem! Isto é para os ANdroidsz aprenderem!

    1. Avatar de LG
      LG

      Aprender o que? Embora não desinstala completamente são facilmente removíveis… A Apple só o fez pelos misérios 16GB sem espaço adicional que oferecem…
      Pode ainda não ser possível deinstalar completamente uma App no Android mas por 6$ adicionas logo +32GB…

      Mas enquanto a Apple não fabricar os próprios SD cards NUNCA deixará tal coisa 😉

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Sim, porque a Apple não tem telemoveis de 128GB…

        1. Avatar de LG
          LG

          Pois tem… qual é a diferença de preço de 16GB para 128GB??

          1. Avatar de onz
            onz

            no android ao menos podes ter 32GB de memória interna + microsd + pen usb otg. e tem mais espaço que um iphone de 128GB

      2. Avatar de Antwin
        Antwin

        não parece que faça pelo espaço ocupado em memória. Segundo a Apple todas elas em conjunto não representam mais do que 150MB

        1. Avatar de Limbus
          Limbus

          “Antwin
          3 de Junho de 2016 às 10:58

          nunca daria para apagar o Mapas do iOS, só mesmo remover o icon da aplicação. A base do mapas é usada para serviços noutras aplicações quer da Apple quer de terceiros.”

          Calado és poeta!

          1. Avatar de Antwin
            Antwin

            fico corrigido então, mas continua a ser preciso suporte de mapas pelo sistema para o Siri e muitas outras aplicações da Apple e terceiros.
            O que se vê é que apagar todas aquelas aplicações não traz grandes ganhos para armazenamento.

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Por alguma razão a Apple o fez e não terá sido de ânimo leve.

          3. Avatar de Antwin
            Antwin

            Segundo a Apple 150MB é o que se poupa se se apagar todas aquelas aplicações, o que é pouco para ter como objectivo poupar no armazenamento.
            Parece muito mais simples interpretar isto só como uma forma de agradar aos utilizadores que acham que aquelas aplicações estão a estorvar.
            Para uma ou outra aplicação poderá ter também o benefício de poderem ser actualizadas mais frequentemente sem ter que esperar por updates no sistema.

          4. Avatar de Antwin
            Antwin

            mas ao que parece há uma forte hipótese de que o que disse inicialmente até estava correcto, já que pelos vistos muitas das aplicações não são verdadeiramente apagadas, apenas o icon é removido do homescreen.
            alguma informação confusa dada pela Apple

  7. Avatar de RalP
    RalP

    Apple sempre a inovar…

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Haters sempre a invejar…

  8. Avatar de Ricardo
    Ricardo

    Ai que comichão não poder desinstalar as apps nativas q nao interessam…poupem-me. Há espaço infinito para meter as apps onde se quer sem apagar,para mim não me atrapalhava nada. Acho que há pessoas que quanto mais tem,mais querem ter ao ponto de exigir tudo.

    1. Avatar de nuno
      nuno

      “Há espaço infinito” ahahahahaha

      1. Avatar de Nathan
        Nathan

        Não sabes do que falas.

        iCloud é muito mais acabaçado que Google Drive.

        Podem ficar Apps retidas no iCloud se for preciso.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Podes mudá-las para o cartão SD…

    3. Avatar de Nathan
      Nathan

      Todas as Apps nativas, que tanto se queixam, não usam mais de 150MB!

      Mas que grande poupança!

  9. Avatar de Zefra
    Zefra

    Ja nao vou a tempo desta grande inovacao… iOS já nao mora aqui ha uns tempos!!!

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Então? Vendeste-o para abater o crédito?
      LOL, a mania destes haters de dizerem ironicamente que tudo o que a Apple faz é inovação.
      A Apple não pode trazer nenhuma função para os seus sistemas operativos que haja nos outros que começam logo com piadas de inovação. Como se todas as funções que o Android e o Windows Phone trazem são exclusivas e únicas.

  10. Avatar de frank sinatra
    frank sinatra

    NAO E NOVO

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      É sim novo!

      Sem jailbreak ou root, É NOVO!

      1. Avatar de Miguel
        Miguel

        Jailbreak?! Root?!

        Eu consigo remover essas apps no Windows… LOL à muitoooooooooo tempo.

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          As de sistema, não, não consegues.

      2. Avatar de Limbus
        Limbus

        É novo para os avozinhos que tem medo de mexer no telemóvel, portanto.

        1. Avatar de Nathan
          Nathan

          É novo para quem usa o telemóvel na sua plenitude, com segurança.

          E no caso do Android, root faz ativar o Knox, e perder a garantia para sempre!

          1. Avatar de Rui
            Rui

            O knox é da Samsung…não do Android

          2. Avatar de Limbus
            Limbus

            Então o root ativou o knox do meu LG? 😀 Ainda bem que os gajos não deram conta e o repararam na mesma com a garantia 😉

            Os avozinhos que fazem chamadas, enviam SMS e de vez em quando arriscam ir à net… em toda a sua plenitude e com segurança!

          3. Avatar de Pirata
            Pirata

            Porque é que dizem que perde a garantia? Só por lá dizer para medrosos como tu não mandar o equipamento?
            Tu se alterares o software da centralina do teu carro, também perdes a garantia? A lei diz que qualquer utilizador pode alterar o software num equipamento seu, e está ao abrigo da garantia se provar que essa alteração não provocou o estrago.

  11. Avatar de Diogo Pereira
    Diogo Pereira

    excelente atualização do iOS já tenho e não me arrependo nada a melhor até agora. com tudo para ser perfeito só falta o jailbreak

  12. Avatar de nuno
    nuno

    mas que inovação, estou pasmado, esta inovação vai revolucionar o mundo…sqn
    apple com cada vez menos credibilidade na inovação, não traz nada de revolucionário, com preços exagerados para um telemóvel e sistema muito básicos que estão muito aquém de outros no mercado
    à apple vai acontecer o mesmo que aconteceu à nokia

    1. Avatar de John Costa
      John Costa

      A apple não pode entregar nenhuma feature que existem logo montes de comentários do genero deste. Até parece que agora a apple só pode apresentar inovações aos seus clientes!
      Enfim, se não gosta da marca, não compre os seus produtos..simples.

      PS-Ja agora, a nokia ainda existe e é uma das maiores empresas da area das telecomunicaçoes. É certo que ja nao possui o departamento de telemoveis, que foi vendido à microsoft (que por sua vez ja o vendeu tb..)

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Mas porque insistem em dizer com ironia que todas as funcionalidades que a Apple traz para os seus sistemas são revoluções?
      Mas a Apple só pode trazer funções exclusivas que não existe em nenhum outro sistema operativo? Não pode colocar funções que irão tornar o SO melhor independentemente se há noutro sistema ou não?
      Então espera lá… A compatibilidade para force touch que a Google imbutiu no Android Marshmallow é uma revolução da Google. O suporte a leitor biométrico que a Google colocou no Lollipop também é uma revolução fantástica. Sim, porque o Android só coloca funções que não há em mais nenhum sistema operativo, a Google pode, a Apple obviamente que não, pois só pode revolucionar, senão leva com ironias destas.

      Tenta outra vez criticar a Apple, mas com uma desculpa melhor.

  13. Avatar de CC
    CC

    Quando estará disponível para download

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Setembro, como todas as grandes atualizações.

  14. Avatar de Zefra
    Zefra

    Ja nao vou a tempo desta grande inovacao… iOS já nao mora aqui ha uns tempos!!!

  15. Avatar de Jorge
    Jorge

    So falta mesmo o android que tem muito mais apps de stock do que o ios

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      Espera sentado.

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Era bom que a Google e a Microsoft (essa nem tem muito bloatware) começassem a fazer o mesmo. Acredito que a Google o vá fazer.

  16. Avatar de irlm
    irlm

    demoram tantos ios até ao ultimo para esta função de poder remover aplicações, mais vale tarde do que nunca.

    1. Avatar de Portimão
      Portimão

      Sim, porque em Android e em Windows Phone ainda não podes fazer isso. A Apple demorou tanto que foi a primeira.

  17. Avatar de FilipeOS
    FilipeOS

    Já li que remover as aplicações nativas no iOS 10 causa problemas pois muitas delas estão vinculadas a outras para funcionar correctamente.

    Deixem é de ser ursos e comprar Apple com Google… totalmente diferentes, é mesma coisa que comprarem um Testa à Ford no sistema de navegação…

    1. Avatar de Nathan
      Nathan

      As que dão, não.

    2. Avatar de Miguel
      Miguel

      Com crl só erros, não percebi nada!

    3. Avatar de Portimão
      Portimão

      Pois, creio que a Apple não iria deixar eliminar apps essenciais ao funcionamento do iOS, mas fico um pouco curioso em relação à app Mapas.
      As apps que precisarem de GPS para localização, vão recorrer ao quê?

      Quanto à app Contactos, parece estranho dar para eliminar, mas pelo marcador dá para ir à lista de contactos, por isso tem a sua lógica.

  18. Avatar de Alex
    Alex

    Facetime useless ?!?

    1. Avatar de Miguel
      Miguel

      O que é isso?

    2. Avatar de Portimão
      Portimão

      Eu uso iPhone desde o 3G e nunca usei o Facetime. Não é algo descabido. Temos o Skype e outros serviços VOIP que são compatíveis com outros sistemas que não iOS.
      Essa é uma grande limitação no Facetime e iMessage, poderem ser usados apenas com quem usa iPhone.

  19. Avatar de Carlos
    Carlos

    Não remove nada, só as esconde lol

    1. Avatar de Antwin
      Antwin

      remove as aplicações, daí essas aplicações estarem já disponíveis na loja quando antes não estavam. O que podes dizer é que não apaga tudo o que está associado às funcionalidades das aplicações.

  20. Avatar de Ricardo A
    Ricardo A

    Android nao deixa, pois.

  21. Avatar de rui
    rui

    Não é totalmente verdade. As apps não são totalmente removidas, ficam somente escondidas e desativadas no sistema. Existem vários relatos de beta testers que reportaram que após tentarem ativarem essas mesmas apps na loja, as mesmas apareceram de imediato sem qq tipo de download, por isso comprovam que as mesmas ficam somente “hibernadas” no sistema e que nunca são realmente desinstaladas.

  22. Avatar de Marcos Sousa
    Marcos Sousa

    Boas,
    Eu apaguei os Mapas da Apple por engano no iOS 10 Beta. De qualquer forma a app continua activa na pesquisa. Como voltar a instalar?