Venda de Macs abranda, mas outras marcas de PCs perdem mais

44 Comentários

O mercado dos PCs está em queda há vários anos e caminha para um fim que muitos já vaticinaram. A chegada ao mercado de soluções mistas e que eliminam a sua necessidade tem sido a maior causa destas quebras.

Se alguns modelos recentes chegaram ao mercado e conseguiram revitaliza-lo um pouco, a verdade é que isto durou pouco tempo. Até Macs estão a começar a abrandar as suas vendas, mas há marca com perdas ainda maiores.

PCs

Os mais recentes dados que foram avançados, quer pela Gartner quer pela IDC, mostram que o segundo trimestre de 2017 foi de quebras generalizadas de vendas no ramo dos PCs.

A Apple, depois dos bons resultados que apresentou com os MacBook Pro, começou novamente a decrescer nas vendas. Mas se a marca de Cupertino está a perder, há marcas que têm quebras muito maiores e que ultrapassam os 10%.

Os números da Gartner para o mercado de PCs

Os números da Gartner referentes ao 2º trimestre de 2017 são os mais negativos de todos. Neles podemos ver que a grande maioria das marcas perde terreno e que no geral há uma quebra de vendas de 4,3%.

PCs Gartner

As marcas com perdas maiores são a Acer (-12,5%), Asus (-10,3%) e Lenovo (-8,4%). A Apple perdeu também, registando um valor de -0,4%, que pode ser considerado pequeno face à sua concorrência. No campo dos ganhos, destaca-se a HP, com 3,3%, e a Del, com 1,4%.

A avaliação da IDC para o mercado de PCs

Também a IDC apresentou as suas previsões para o mercado dos PCs para o 2º trimestre de 2017. Segundo esta empresa, o mercado está a perder, mas menos do que as suas concorrentes apresentam.

Os números da IDC voltam a mostrar uma quebra face aos períodos anteriores, mas aqui menos acentuada. No geral há perdas, mas de apenas 3,3%.

PCs IDC

Segundo a IDC, as perdas das marcas são menores, com a Asus (-8,6%) e a Lenovo (-5,7) a perderem. Os maiores ganhos estão com a HP (6,2%) e com a Dell (3,7%). A Apple aqui ganha mercado, com 1,4%, mas um valor inferior ao que tinha de crescimento nos últimos meses.

Mesmo com alguma habitual diferença de valores, tanto a Gartner como a IDC mostram uma realidade que tem vindo a piorar com os anos. O número de venda de PCs está a diminuir, sendo substituídos por smartphones, tablets e outros tipos de equipamentos que entretanto chegaram ao mercado.

Via Gartner e IDC

Comentários

44

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Daniel Gonçalves
    Daniel Gonçalves

    Um MacBook Pro com sistema operativo Windows 10. 😛
    P.S: Imagem chamativa, título chamativo. 😛

    1. Avatar de Ricardo
      Ricardo

      reparei na mesma coisa!

  2. Avatar de André
    André

    Num estudo que fala de várias marcas de computadores, o Pplware vem logo dar destaque aos Macs e dizer “ah, também perderam mas não foi tanto!!!”. Sinceramente…
    Mais valia darem a notícia do género “HP e Dell são as únicas marcas de PCs a crescerem nas vendas”.

    1. Avatar de Bruno
      Bruno

      Se analisares em termos de plataformas, faz todo o sentido falar de Mac vs outros PCs (Windows), com um crescimento de quota para o Mac.
      Na análise da IDC as vendas da Apple também crescem.

  3. Avatar de Daniel
    Daniel

    “Mas”…. escusado.

  4. Avatar de JP
    JP

    Para mim o PC nunca vai acabar pois existem sempre pessoas com bom senso. É um facto que, em 2017 grande parte dos utilizadores tiram fotos e filmam videos com o tlm, tablets, câmaras tipo go pro, etc… para a seguir postarem nas redes sociais. Isto é o que temos hoje em dia. São as tendênciais sociais a funcionar como moda. Mas um PC é muito mais que isso e a sua grande abrangencia é o ponto mais forte.
    Um PC:
    – É um estúdio musical
    – É uma plataforma de edição de video
    – servidor de vários tipos de conteúdos
    – a melhor consola de jogos
    – a melhor estação de trabalho (design, fotografia, etc..)
    – servir de hi-fi em casa
    – um dia poderá vir a ser a central que controla toda a domótica da casa
    – ver todo o tipo de conteúdos, incluindo (porno) telenovelas, jogos de futebol, etc…
    – plataforma de gestão para empresas
    – etc…

    1. Avatar de José Rodrigues
      José Rodrigues

      Isso é igual para qualquer outro device com apetrechos externos nos dias que correm.

      1. Avatar de Blob
        Blob

        Tenta lá correr o Omnisphere 2, ou software que use Wibu, iLok, Elicenser num tablet ou num telefone.

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          Ainda não. Mas o arm está cada vez mais perto do x86. Mais uns tempos e podes crer que já dá. Btw mais de metade das coisas enumeradas acima, são possiveis de fazer num sistema android, seja tablet ou mini sistema. O problema do pc é precisamente esse, o de fazer tudo, mas isoladamente. Se eu preciso de um render em blend para o projeto de amanhã, não vou conseguir jogar no pc ao mesmo tempo… Ligo a consola e jogo enquanto o render faz….

      2. Avatar de Cortano
        Cortano

        Lá por tu só usares coisas básicas e apps não quer dizer que o mundo funcione da mesma forma.

    2. Avatar de Paulo
      Paulo

      Sem ser as tarefas de edição, é possivel fazer tudo o que disseste numa nvidia shield de 200eur. E não, o pc não é a melhor consola de jogos. Depende do que se joga.

      1. Avatar de Zéi
        Zéi

        Entao qual é a melhor consola para jogos?

        1. Avatar de Helder
          Helder

          PS4 Pro, dá para jogar The Last Guardian, Last of Us Remastered (em breve o novo), e Horizon:Zero Dawn.

          O PC, não.

          1. Avatar de Toni da adega
            Toni da adega

            A PS4 pode ter alguns jogos exclusivos. Mas isso não faz com que seja melhor. Se assim fosse podia afirmar que que uma Nintendo ou Xbox eram superiores devido a certos jogos.

            Um PC é muito superior a qualquer consola, nem há comparação

          2. Avatar de Helder
            Helder

            O PC não é nada superior, é superior para quem quer jogos inferiores crackados.

            Os melhores jogos que tenho jogado são exclusivos das consolas, e o resto corre também bem que chegue nas consolas…

            PS: tenho um i5-7500 com RX 570 4GB.

          3. Avatar de Pedro
            Pedro

            Um PC é objectivamente superior em termos de hardware, caso pagues para tal. É superior em opções e liberdade, configuração, etc- Mas isso não significa que tenha os melhores jogos que TU queres jogar. Ou seja, isso é subjetivo, depende de cada um. Se quiser jogar FIFA Fut Champions e-sports não jogo num PC, se quiser jogar Horizon não jogo num PC. Se quiser jogar Dota 2 ou CS não jogo numa consola. Por isso é escusado dizer que mais vale ter PC e etc, porque quer uma plataforma quer outra não fazem tudo o que a outra faz. Depende de cada um

    3. Avatar de Helder
      Helder

      Espera aí que vou já ao meu PC para desligar as luzes da cozinha…

      Enfim…

    4. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Pois….

  5. Avatar de Pedro
    Pedro

    O problema de ser fanático da MAC ou de qualquer outra marca é não nos apercebermos de que transmitimos isso sem sequer nos apercebermos.

  6. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Simples so trocamos de PC de 5 em 5 anos ou mais. Quem troca em menos de 2 anos tem pouco juizo.

  7. Avatar de Cortano
    Cortano

    Os outros também??! LOL
    AH! Já percebi, os “others” realmente baixaram.

  8. Avatar de Carlos costa
    Carlos costa

    Ah? Dell e hp não ganharam? :-O porque é que o comparativo é feito para os macs e para que outras que perderem mais em vez daquela que mais cresceu?

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Porque senão não clicavas nem comentavas

  9. Avatar de Blob
    Blob

    Comparativo nada tendencioso…..
    No fim, vê-se que a Apple é a que menos vende…. Mas não falemos disso

    1. Avatar de Vítor M.

      A Apple vende menos, claro, mas isso é normal, basta ver o número de máquinas no mercado e o segmento, além do preço, tens de ter isso em conta.

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        E porque não uma análise objetiva e imparcial dos resultados?

        1. Avatar de Vítor M.

          É o que lá está, com tabelas, com legendas… só se for agora necessário gráficos. Porque a leitura é fácil e o enquadramento foi feito com imparcialidade. A imparcialidade é a que consegues ler, não é a que queres que esteja escrita, essa é a tua vontade. As tabelas da Gartner são públicas e não são pagas por A ou por B mas se alguém fica mais fresco ao pensar que os resultados apresentados são pagos por alguém, se gosta de viver num mundo à parte… é com essa pessoa. A verdade dos números é aquela e a realidade do mercado é a que mostramos. Está a cair? Está e sabemos as razões e sabemos quem está envolvido no assunto.

          1. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            “Venda de Macs abranda, mas outras marcas de PCs perdem mais”

            e porque não este título:

            “Venda de Macs abranda, mas outras marcas de PCs sobem”?

          2. Avatar de Vítor M.

            Porque este artigo vem no seguimento dos anteriores, onde diz refere as vendas dos Macs https://pplware.sitedev.pt/apple/vendas-do-iphone-voltaram-a-cair/ que abrandou depois de ter crescido bem com o MacBook pro 2016 onde anteriormente havia tido uma grande queda. Atualmente abrandou as vendas não se sentindo quebras como nos outros mercados. Já os PCs, que tinham crescido anteriormente face aos Macs, perderam mais mercado que a Apple, face aos números da empresa que fez a amostragem, como estão nas imagens. É simples. Basta saber interpretar o mercado e usar o histórico recente, para se perceber o que se está a dizer 😉 por isso temos de ir acompanhando dia após dia. Não estamos a falar de marcas, mas de segmentos, o segmento PCs e Macs, duas coisas diferentes e concorrentes. Sendo certo que num lado há apenas uma marca e no outro há muitas.

          3. Avatar de Paulo Santos
            Paulo Santos

            Então se é por segmentos e não marcas, o título ideal seria:

            Venda de Macs abranda, mas PCs descem”,
            digo eu.

          4. Avatar de Vítor M.

            Não necessariamente, o título marca uma perda geral e o conteúdo, porque o artigo tem a ver com tudo, título e conteúdo refere claramente Os números da Gartner para o mercado de PCs onde engloba a Apple nesse mercado. Estamos a falar num mercado e não em marcas.

  10. Avatar de David Silva
    David Silva

    Já parecem aqueles partidos que ganham sempre, mesmo perdendo…

  11. Avatar de Helder
    Helder

    Onde é que estão os todos poderosos Surface?

    Não faz sentido comparar Macs com o resto, que 90% do que vende, são produtos de menos de 500€.

    Só para atirar areia para os olhos…

    1. Avatar de Cortano
      Cortano

      Tu nem percebes o que representa o Surface em termos de produto,por isso, não digas asneiras.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Um flop? É isso?

        1. Avatar de Paulo Santos
          Paulo Santos

          Ignorance. Um tema a ouvires.

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Onde é que estão as vendas do surface na tabela?

            Eu é que sou o ginroante, está visto…

        2. Avatar de Cortano
          Cortano

          Tu és mesmo ignorante de propósito ou és mesmo assim?

    2. Avatar de Pedro Silva
      Pedro Silva

      Pensei o mesmo, os macs duram na boa 5 anos, o SO permite-o. Com a M$ tudo caduca à base da imposição da própria, mas nos últimos anos para muito pior

      1. Avatar de Paulo Santos
        Paulo Santos

        Estás enganado. Tanto os macs como os surface duram e duram e duram. Não penses que é apenas na maçã.

      2. Avatar de Guimaraez
        Guimaraez

        Os Macs duram 5 anos porque dás 1.500€ por um laptop enquanto um portatilzinho de 300€ ja roda o Windows e dura 2 anos.
        Se comprares um computador não apple dentro do orçamento dos da apple também duram 5+ anos e sempre prontos para as curvas

      3. Avatar de Cortano
        Cortano

        Então como explicas que um iMac que tive deixou de receber updates ao SO mais cedo que o PC que ainda continuo a usar?! Tens explicação para isso?

  12. Avatar de People
    People

    Off Topic 🙂 Qual é o wallpaper da imagem?