Apple mantém o ritmo, mas vendas do iPhone voltaram a cair

61 Comentários

Os resultados de vendas trimestrais mostram como se comportam as marcas nos mercados e como segue a sua posição. A Apple tem tido um comportamento constante mas, depois de vários anos sempre a subir, acabou por apresentar algumas perdas recentes.

O último trimestre mostrou que a empresa continua a crescer nas vendas, mas o seu ícone, o iPhone, voltou a perder mercado.



Não é novidade que as vendas do iPhone estão a abrandar. Já antes os analistas tinham previsto um novo abrandamento, algo que não é estranho dada alguma saturação do mercado e a previsão de um novo iPhone já em setembro.

Para este trimestre que passou, a Apple voltou a apresentar resultados que mostram bem a saúde da empresa e do interesse dos consumidores nos seus produtos. Ao todo a Apple apresentou receitas de 52,9 mil milhões de dólares.

Deste resultado, 11,03 mil milhões de dólares vieram das vendas de 50,7 milhões iPhones, 8,92 milhões iPads e 4,19 milhões Macs. Dos novos produtos, este trimestre incluiu as vendas dos novos iPads e dos iPhone 7 e 7 Plus Product RED.

No trimestre anterior a Apple tinha tido resultados mais avultados, com receitas de 78,4 mil milhões de dólares e vendas de 78,3 milhões iPhones, 12 milhões iPads e 5,3 milhões Macs.

Comparando estes resultados com o mesmo período do ano passado, a Apple acaba por manter o seu ritmo. Nessa altura as receitas foram de 50,6 mil milhões de dólares, 10,5 mil milhões de lucros e vendas de 51,1 milhões iPhones, 10,2 milhões iPads e 4 milhões de Macs.

Este trimestre voltou a ser muito positivo para a Apple no campo dos serviços, onde a empresa voltou a crescer, com um aumento de 18% nas receitas. Só a App Store reclamou para si um aumento de 40%.

Estes números voltam a mostrar que a Apple está a manter o seu crescimento nos lucros, mesmo com um ligeiro decréscimo nas vendas do iPhone. Esta perda é compensada com o aumento das vendas dos Mac e com o já mais que esperado crescimento na área de serviços.

Via: Apple

Comentários

61

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Helder
    Helder

    Vendas do iPhone cair?

    As vendas do iPhone SUBIRAM 1%! É ver o link original.

    Mesmo com a quebra na China devido à economia fraca, +5% no geral é muito bom, especialmente quando o Surface desceu 26%, muito orgulhoso com o Mac a subir 14% mesmo depois de tanto e tanto dizerem mal e que o Surface é que era, e que os profissionais andavam a abandonar a Apple, e não sei que mais. FAKE NEWS = 0, APPLE = $52.896.000.000

    1. Avatar de Pedro Simões

      Há muitas formas de ver estes números, todas elas muito “originais”.

      Mas respondendo ao que dizes… A Apple neste trimestre vendeu 50,7 milhões de iPhones e no trimestre anterior vendeu 78,3 milhões. É só fazer as contas.

      Sim, a um ano vendeu mais 1%, mas por essa ordem de ideias o melhor é olharmos mais para trás e vamos ver um crescimento ainda maior.

      1. Avatar de Nitroglycérine
        Nitroglycérine

        Há uma não, PS…

      2. Avatar de RdB
        RdB

        Caro Pedro. Nos resultados de empresas não se comparam trimestres “seguidos” mas sim trimestres de períodos idênticos ano a ano. A comparação de trimestres “seguidos” dá resultados não credíveis. Daí o Helder, e bem, ter feito o comentário pelo título do artigo enganador.

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        ??
        Não há mais do que uma maneira de analisar. Os dados não se analisam ao trimestre. Comparam-se aos trimestres equivalentes do ano anterior e no total do ano anterior. Por boa razão.

    2. Avatar de Rui
      Rui

      A Apple depois manda-te a avença para casa! Pagam-te bem?

      A Apple subiu muito nos últimos anos, agora está a viver só dos rendimentos. Não tenho visto nenhuma novidade digna desse nome do lado da Apple. A Microsoft que tu criticas, criou o Surface e o Surface Pro, que agora muitas marcas copiam.
      Já o Surface Book é uma autêntica novidade!
      Já agora o que é que a Apple criou de novo mesmo? Uns botões novos? Está certo…….

      1. Avatar de Joao
        Joao

        Uma pessoa que diz que o Surface Book é uma autêntica novidade não pode ser levada a sério no tema “novidades”.

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Percebes da poda!

      2. Avatar de Helder
        Helder

        Lol, Surface, que caiu 26%, vem o fanboy criticar a Apple…

        Mas o que é o Surface senão um portátil sem o teclado?

        Tanta coisa, e acabaram por dar razão à Apple e acabaram por lançar um portátil normal, só que com uma carpete em cima…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Nem sei que te diga? Estás a falar do RT ou do PRO? Sabes as diferenças entre ambos? A Microsoft lançou um portátil “normal”? Qual? Até o Surface Book é um híbrido!!!!!!

          1. Avatar de Helder
            Helder

            Toda a linha Surface.

        2. Avatar de JVC
          JVC

          Primeiro sou fandoy. Tenho PC windows, um Ipad e telemóvel android. Por isso eu é que tenho o título de FANBOY MASTER. Okay?

          Posto isto o Surface é um hibrido, não é exactamente um comum portatil.

      3. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        A Apple tem criado muita coisa. Tu é que não estás atento e tiras as conclusões que queres tirar. Se calhar porque não perecebes o trabalho que eles têm tido.

  2. Avatar de Arkan
    Arkan

    poderia ter comprado apple a bilhoes de anos, todos os anos, n coisas apple, mas nunca me deu a entender o pq de um pocket ter dlna e um aparelho lixodiotapple nao conseguir jogar nada na tv se mprecisar de idiotadevices kkkk

    por mim a apple pode ir para o inferno kkkk

    1. Avatar de Vítor M.

      Pois também não entendo, mas poderá ser porque funciona melhor, porque tem uma estrutura mais controlada e segura, porque permite ter melhores apps pois os developers ganham com isso… podem ter uma estrutura única para os investidores (empresas de conteúdos) puderem pagar e a empresa oferecer um serviço melhor e ganhar dinheiro. Só vejo essa razão realmente.

  3. Avatar de Helder
    Helder

    Se queres ser engraçado e comparar sequencial em vez de ano a ano, podias dizer que há 2 trimestres venderam 45.5 milhões, por isso este pode ser pior que o anterior, mas é uma subida consideravel! E que o anterior foi só uma anomalia positiva…

    Enfim…

    Digam o que disserem, a Apple bate os resultados da Samsung, Google e Microsoft.

    1. Avatar de Pedro Simões

      Estás a tentar distorcer a verdade para sustentar a tua ideia, fazes bem, assim nunca te enganas.

      Devias era rever essa devoção fervorosa e pensar se vale mesmo a pena.

      Nota, ninguém disse que a a Apple tinha resultados inferiores a outra qualquer marca. O que fizemos foi apresentar os números sem comparações.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Que distorção da realidade?

        Em tudo o que leio, vejo a comparação ano/ano para todas as empresas, e a Apple subiu 5% no geral, 1% no iPhone.

        Claro que vai vender menos que na época do Natal, assim como um vendedor de gelados vai vender mais no verão, não faz sentido comparar assim.

        Enfim, é só ler a fonte…

        1. Avatar de Vítor M.

          Então lê, o press com os números enviado pela própria Apple diz o que podes ler no artigo. Repara trimestre a trimestre. Na tua ordem de ideias e recuando 5 anos…. hoje a Apple está muito maior…. ORA BOLAS!!!

          Menos Hélder… muito menos. 🙂

          1. Avatar de Helder
            Helder

            O que interessa é receita, é o que sempre interessou, e são +1% de receita.

            De qualquer forma, a grande estrela foram os produtos que vocês, à imprensa tanto cascou, o Mac que subiu de vendas bem alto face a uma indústria decadente (segundo a gartner), e aumentou o preço médio de venda (mais MBP)

            E o Apple Watch que DUPLICOU o número de unidades vendidas.

            Muito bom, dizem que a Apple não se sabe diversificar? Só 68% vem do iPhone, mesmo com as receitas deste a aumentar 1%.

          2. Avatar de Rui
            Rui

            Helder? Temos analista financeiro. Então as empresas querem é vendas/volume de negócios? Pensava que era lucro/margens de lucro.

            Amanhã vou já ajustar os objectivos da qualidade apenas para as vendas. Grande Hélder? Mas vendas em quantidade ou em valor? 🙂

            Portanto, pegando nas tuas ideias, a Apple pode perfeitamente baixar o preço para pelo menos metade, que as vendas vão disparar 🙂

          3. Avatar de Sujeito
            Sujeito

            Rui, o que estás para aí a dizer? Tens de tirar curso de analista linguístico e intérprete , parece-me.

  4. Avatar de Jairo
    Jairo

    É a saúde financeira dá empresa continua robusta , os acionistas ficam felizes.

    1. Avatar de Zéi
      Zéi

      Não esquecer do Helder.

      1. Avatar de Helder
        Helder

        Não esquecer foram os resultados do Surface que ainda não vi publicado, porque não interessa…

        1. Avatar de Rui
          Rui

          Podes crer que a Microsoft, como empresa cotada no NASDAQ, apresenta os números das vendas, como qualquer outra. Agora se tu percebes o que lá vem escrito, é outra coisa!

        2. Avatar de Zéi
          Zéi

          Não sou accionista da MS ou Apple, os resultados de qualquer uma dessas empresas interessa-me 0.
          Só me preocupo com os resultados financeiro da empresa em que trabalho e dos seu clientes.

  5. Avatar de Zeque Tefodd
    Zeque Tefodd

    O Hélder também deve acreditar na inocencia di Sócrates, ele gosta de acreditar em fantasias e não é capaz de aceitar factos reais.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Inocente? Só se for o Sócrates da Grécia antiga.

    2. Avatar de Hugo
      Hugo

      Nunca vi um maluco assumir a sua disfunção. Não seria agora 🙂

      1. Avatar de Sujeito
        Sujeito

        Mas vocês estão a falar mal do único gajo aqui que está a ler bem os dados? Isto é impressionante.

  6. Avatar de Jorge Carvalho
    Jorge Carvalho

    o Novo iPad entra no trimestre passado ????

    Abc

  7. Avatar de Não Interessa
    Não Interessa

    Eu por acaso na notícia do top smartphones de abril tinha reparado que o iphone não estava lá e disse isso nos comentários, mas misteriosamente o comentário desapareceu (vá-se lá perceber pk) 😉

    1. Avatar de Vítor M.

      Porque não o publicaste 😉 simples.

  8. Avatar de iDespairing
    iDespairing

    Temos muitos acionistas Apple por aqui. Melhor ainda para chegar no final do ano.

  9. Avatar de V.T.
    V.T.

    Até estou admirado como é que o iPhone continua a vender, por mim não vendia nem um!

    1. Avatar de Vítor M.

      Nem por mim, era porreiro serem oferecidos, isso sim era de valor. Nem faz sentido uma empresa como a Apple vender iPhones. Estava mais que na hora de vender carros autónomos e outras modernices que não precisamos mas que vamos precisar.

      1. Avatar de Torres
        Torres

        É que nem oferecido :p

        1. Avatar de Vítor M.

          Treta 😉 basta ver num passatempo quantos milhares de users concorrem 😉 só tretas 😀

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Isso era o sonho de qualquer iHater

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Tens sorte que assim ainda terias um blackberry.

  10. Avatar de pocilgaaviario
    pocilgaaviario

    Eu sou anti-ifans, irrita-me que estejam constantemente a iglorificar a Aple. Sao produtos topo de gama, caros, produzidos por uma empresa narcizista.

    Continuem a financiar as multinacionais que em nada contribuem para a economia portuguesa.
    Se eu mandasse no governo, tecnologia nao essencial, superior a 300€ era taxada a 50%. Quem paga 700 paga 1000.

    1. Avatar de Joao
      Joao

      Taxe-se carros acima de 30.000€, casas acima de 200.000€ e tudo o que for restaurante que seja mais de 20€ por pessoa. Taxe-se um par de calças que custem mais de 30€, um par de sapatos que custe mais de 50€. Taxe-se tudo que não seja essencial à vida humana. E já agora, taxe-se este comentário.

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Também percebes de finanças!
        Ora vai lá ver os preços dos carros? Dou-te um exemplo: http://www.guiadoautomovel.pt e repara nos preços dos carros muito baratos e depois nos muito caros.

        Aconselho-te a pesquisares quanto é que pagam de IMI uma casa, com por exemplo piscina!

        Portugal já é um dos países com as taxas mais elevadas sobre os produtos. É verdade que não taxamos em demasia as importações, mas aí é porque a UE não deixa.

    2. Avatar de Helder
      Helder

      Para te pagar o rsi sem fazeres nada?

      1. Avatar de carlos V
        carlos V

        Infelizmente há pessoas que precisam disso para viver…
        Mas se fores empreendedor em Portugal, também andas à cata de RSI com outro nome, ou de habitaçäo social denominada incubadora de empresas… Nestes casos só mudam as moscas e o tipo de roupa que usam…
        Os primeiros andam de transportes públicos… Os segundos de UBER…

    3. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Epá estavas mesmo a precisar de desabafar. Há locais específicos para isso que te podem ajudar. Tens aqui mais malta como tu mas, apesar de parecer, este não é o espaço para isso.

  11. Avatar de JJ
    JJ

    Isso é normal… se é previsto um novo iPhone este ano, que esta disposto a renovar o modelo que tem, vai esperar até ao seu lançamento para comprar.

    Acho que a maioria das pessoas não vai querer gastar hoje 700€ num modelo com 2 anos, para daqui a uns meses, sair um modelo novo praticamente pelo mesmo preço.

    Por isso, estes valores, não significam que a empresa esteja a perder, apenas indicam como o mercado reage quando se sabe que vai sair um modelo novo.

    1. Avatar de Helder
      Helder

      Não sei como é que a Apple se vai aguentar com um descréscimo de unidades de 1% até chora eles ganharem mais 1% de receita…

      1. Avatar de Rui
        Rui

        Se percebes de finanças, percebias que a Apple esteve na falência em 1997. Sabes disso, não sabes?
        Já ouviste falar na Atari? Napster? Geocities? Wang Laboratories? Kodak? E quase a DELL (ainda não está safa)?

        Portanto, não penses que as empresas duram para sempre. Se até os bancos que pedem dinheiro barato para emprestarem mais caro vão à falência, imagina uma empresa…….

        1. Avatar de Helder
          Helder

          A Apple na falência?

          Lol!

          Claro que sim! És mesmo bom nisso, já deu para comprovar pelos teus comentários…

          1. Avatar de Rui
            Rui

            Ai não sabias que em 1997 a Apple estava na falência? Pois, secalhar ainda nem tinhas nascido……
            E sabias que antes dessa data o Jobs tinha sido corrido da Apple? Secalhar também não sabias….

            Dou-te um conselho, estuda……. depois opina!

          2. Avatar de toni da adega
            toni da adega

            Sabes que a Apple existia antes do iPhone?
            Em 1997 estava quase na falência e tiveram que chamar o Steve Jobs para ver se salvava a coisa.

            No final a Apple foi salva foi com dinheiro da MS (150 milhões).

          3. Avatar de LR
            LR

            Helder, agora perdeste uma excelente ocasião para estar calado. O que o Rui diz é a mais pura das verdades. Este à beira da falência, sim, mas conseguiu dar a volta, e tornar-se no gigante que é hoje. É um facto. Tenta analisar primeiro o que as outras pessoas dizem, antes de responder de impulso pela paixão que tens pela Apple.
            E em relação a outro post que por ai anda, onde equiparam os utilizadores da Apple aos seguidores de uma religião, é a mais pura das verdades. Aconselho a leitura de um pequeno livro chamado “Buy-ology”, de Martin Lindstrom, onde é explicada de forma clara mas profunda essa afirmação.

          4. Avatar de LR
            LR

            este à beira = esteve à beira

  12. Avatar de Torres
    Torres

    Mas quem é que ainda não deu conta que esse tal “Hélder” é o tal “Ruiz” que aqui andava?

    Já agora, de mim essa “maçã” não leva nada e nunca vai levar 😉

    1. Avatar de LR
      LR

      Conclusão óbvia. O mesmo discurso, a mesma ideologia, e a incapacidade de olhar à volta e ver que há vida para lá da maçã…

    2. Avatar de toni da adega
      toni da adega

      Alguns desses mas (por exemplo o Ruiz) trabalham para a Apple mas não tenho a certeza quem.
      Não se fazem por gosto ou se sao pagos para isso.
      Tudo bem que faz com que o pessoal fala da Apple, mas no final não se dão conta mas estes tipo de comentário dão má imagem á marca.

  13. Avatar de Radharc
    Radharc

    E vão continuar a cair, tal como nos macbooks, pelo menos enquanto continuarem com as ideias peregrinas de eliminar portas essenciais e o jack de headphones, ao mesmo tempo que sobem cada vez mais os preços só porque sim, quando a concorrência tem produtos iguais ou superiores a preços mais competitivos. Só ainda não deixei a apple por causa do ecossistema, mas a continuarem assim é uma questão de tempo.

    1. Avatar de Sujeito
      Sujeito

      Continuar a cair? Mas de onde vieste ? Eles estão de boa saúde e recomenda-se.