O novo chip gráfico Kepler da Nvidia chegará só em 2012

17 Comentários

A próxima geração de chips gráficos da Nvidia, afinal, será lançada mais tarde que o esperado.

No roadmap deste fabricante existe, a cada 2 anos, um novo lançamento. Este ano será excepção e apenas no próximo ano aparecerão as primeiras placas gráficas equipadas com o Kepler, baseado num processo de fabrico de 28nm.

De facto têm havido rumores, desentendimentos e incertezas quanto à verdadeira data de lançamento destas novas bombas gráficas. Segundo o roadmap, o desempenho por watt quase que triplica do antigo modelo Fermi para o próximo Kepler e essa evolução no desempenho será bastante bem recebida não só por entusiastas de videojogos e benchmarkers mas também pelos programadores, nomeadamente na utilização de recursos GPGPU.

Um porta-voz da Nvidia, Ken Brown, disse à Xbit Labs que o chip Kepler estará mesmo disponível este ano mas que a produção das placas gráficas não ocorrerá antes de 2012.

“Although we will have early silicon this year, Kepler-based products are actually scheduled to go into production in 2012. We wanted to clarify this so people wouldn’t expect product to be available this year,”

Segundo a DigiTimes, o atraso deve-se ao baixo rendimento de produção, pela TSMC, dos wafers de 28nm.

Da mesma forma, a seguinte geração Maxwell produzida a 22/20nm, prevista para 2013, deverá sofrer também o mesmo atraso e sairá só em 2014.

A AMD, para a próxima geração de GPUs, prevê também a introdução do processo de fabrico de 28nm mas chegarão ao mercado antes do final deste ano, portanto, primeiro que a Nvidia. [via]

Acha que a AMD irá beneficiar com o atraso da Nvidia?

Partilhar:
Tags:

Comentários

17

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Maverick
    Maverick

    “Acha que a AMD irá beneficiar com o atraso da Nvidia?”

    Sempre beneficiou com os atrasos e o preço/qualidade tem sido superior por norma.

    1. Avatar de Para o Maverik
      Para o Maverik

      “Sempre beneficiou com os atrasos e o preço/qualidade tem sido superior por norma”

      Beneficiou no ano passado com o atraso das GTX4XX mas este atraso foi logo superado pela NVIDIA, que arrasou logo com a serie 5XXX da ATI/AMD e a serie 6XXX esta a ficar para trás mais uma vez.
      As ATI/AMD e AMD melhores que NVIDIA? Não! só nos drivers a NVIDIA esta a anos luz da AMD. A AMD no dia que tiver drivers decentes talves venha a ter uma exelente placa grafica. Até lá tem apenas boas graficas.

      (este comentário tem em vista as placas de ambas as marcas situadas no mesmo patamar ou seja, single GPU)

      1. Avatar de Maverick
        Maverick

        A ficar para trás? Até 150€/200€ a ATI governa e esse é o maior mercado que existe, tanto que a ATI tem quase 50% quando à uns anos mal conseguia 15%.

        E mesmo acima destes valores a relação qualidade/preço tende ora para um lado ora para o outro.
        Existe é uma tendência para seguir cegamente uma marca, em vez de dar uma olhadela em análises que correm pela net.

        E os valores de temperaturas da Nvidia são ridículos comparando com a concorrência. :/

        Quanto a drivers isso são rumores absurdos que correm pela net, ambas as marcas tem problemas.

  2. Avatar de Fampa
    Fampa

    Boas amigos…

    A uns dias atrás fiz um post a perguntar se o HTC Wildfire era um telemóvel bom.. penso que me enganei eu cria dizer HTC Wildfire S.
    Penso que a versão S do Wildfire é melhor…

    Por favor podiam me dizer se o telemóvel é bom? eu estou a pensar em comprar-lo mas queria ouvir opiniões primeiro 😉 Muito obrigado a todos…

    Se quiserem sugerir um telemóvel mas dentro do mesmo preço do Wildfire ( 200 € ) estejam há vontade 🙂

    1. Avatar de Joao Reis
      Joao Reis

      O ideal era usares o forum secção gadgets:
      http://forum.pplware.com/forumdisplay.php?fid=15

      Terás mais sucesso do que com offtopic aqui.

      Cumpts

    2. Avatar de Mario Mendes
      Mario Mendes

      Podias olhar para o Huawei Ideos X5 anda +/- 200€ desbloqueado na TMN e se consultares os Forums vês que é um bom equipamento.

      1. Avatar de Mario Mendes
        Mario Mendes

        Ate aqui no pplware podes ler alguma informação sobre o mesmo

        https://pplware.sitedev.pt/gadgets/primeiras-impressoes-huawei-u8800-ideos-x5/

        1. Avatar de Fampa
          Fampa

          Muito obrigado amigo!!!

          Definitivamente vou arranjar!!

          A serio é bem melhor que o wildfire e maior! e mais barato!!!

  3. Avatar de Emannxx

    A AMD beneficia sempre com estes atrasos por parte da nvidia… Já aconteceu anteriormente, vai acontecer de novo.. um dia a Nvidia irá perceber isso.

  4. Avatar de Fábio Cantu
    Fábio Cantu

    Por mais que eu goste da marca nVidia
    vejo que a AMD tem a superado e muito nos ultimos tempos.
    Se valendo dos atrasos e altos preços da nvidia.

    Espero q a nvidia acorde antes que seja tarde demais.

  5. Avatar de kekes
    kekes

    Claro que vai beneficiar a AMD já é mais que sabido, pode não perder muitas vendas mas algumas perde.

  6. Avatar de STP
    STP

    A AMD com a ATI, não tem dado hipóteses a Nvidia.

    E quando ele afinarem o Fusion….

    Cuidado… CPU e GPU tudo num só… Imaginem a velocidade de transferência…

    Para já não nada de muito especial, mas essa tecnologia ira ser afinada 😀

  7. Avatar de El Kabong
    El Kabong

    A ATI tem beneficiado sempre dos atrasos da nVidia assim como se tem antecipado sempre à nVidia no que toca a implementações de directX por hardware e lançamento de chips em novos processos de fabrico. Assim como tem tido sempre a vantagem de preço/performance.

    Mas isto quer dizer que é melhor? Eu não acho.
    A nVidia foi a grande impulsionadora do GPGPU, assim como tem arriscado sucessivamente em novas arquitecturas.

    A ATI tem-se mantido à sombra de pequenas melhorias introduzidas nos sucessivos lançamentos, mas nunca arriscou nada por aí além, como se verificou no lançamento das Fermi por parte da nVidia.

    Quanto ao Kepler, é esperar para ver.

  8. Avatar de lalalalala
    lalalalala

    Quando eles activarem o fusion nada vai acontecer, até perderam performance, visto que a a tecnologia de integração de CPU+GPU apenas acontece para poupar energia! Claro que estou a dizer que a integração só terá benefícios nos portáteis! E se pensam que a NVIDIA está a perder olhem outra vez, é que da ultima vez que olhei eles estavam a entrar no segmento dos dispositivos mais moveis, tipo netbooks, ou esqueceram-se do tegra! A AMD está a levar nas fuças da intel, e já à bastante tempo, pelo que duvido do que é que o fusion trará de bom para a AMD. Lembrem-se que a NVIDIA desenvolve a tecnologia cuda e que por sua vez tem tido bastante suporte por toda a comunidade cientifica, acho que nem vale a pena falar da ATI neste campo visto não se ver qualquer esforço por desenvolver o OpenCL. Isto para não falar que a tecnologia de 28 nm e abaixo começam a levar com carradas de efeitos quânticos, portanto prefiro esperar mais uns meses e ter um produto fiável (o que já é hábito por parte da NVIDIA) do que levar com uma treta qualquer da ATI cheia de problemas (o que já é hábito da ATI). A ATI é das marcas que menos se interessa pelo seus utilizadores e ainda levamos com isto em cima. Olhem para os grandes drivers que existem desenvolvidos para linux e isso vos mostrará a qualidade de uma empresa relativamente à de outra. Uma empresa que se prese pode demorar mais algum tempo a desenvolver o seu produto desde que quando este seja apresentado ao mercado seja um produto de qualidade.

    1. Avatar de Sombra
      Sombra

      Simplesmente, True!

      Acabas-te de dizer tudo.

    2. Avatar de Fampa
      Fampa

      Ganda Comentário.

      +w00t

  9. Avatar de jorge
    jorge

    muito bem falado . eu desde sempre preferi nvidia pois as placas sao muito mais fiaveis ( opiniao pessoal claro ) ja para nao falar nos drives pois muita gente nao lhe da importancia mas sao elas que fazem o hardware funcionar.tive duas experiencias catastroficas com placas ati ( nao acredito que tenha sido coicidencia mas tudo bem ) sendo que as placas nvidia teem .se preocupado na perofrmance total do pc ( retirando carga do cpu) a ati tem jogado so na componente grafica sem grandes tecnologias. claro que eisto é uma opiniao pessoal e havera sempre quem prefira uma em detrimento da outra mas nao ha duvida que a nvidia tem mais expriencia e senao veja.se com frequencias mais baixas consegue igualar senao superar as outras para nao falar na fiabilidade. é do tipo montar e esquecer nao ha mais problemas