Primeiras Impressões Huawei U8800 IDEOS X5!

208 Comentários

Numa altura em que sucessivas vagas de Smartphones invadem o nosso mercado, eis que chegou ao Pplware, para teste, este elegante Huawei U8800 IDEOS X5!

Não sendo, nem aspirando a ser, um topo de gama, as primeiras impressões do IDEOS X5 não deixam de ser bastante positivas.

Vamos ver um pouco mais!

À primeira vista o IDEOX 5 apresenta-se duma forma extremamente elegante. O seu ecrã de 3,8′, embora aparente algum reflexo acaba por ser bastante límpido e sem sujidade. A navegação, aparentemente, é bastante fluída, mas padece de testes com aplicações e jogos para ver se mantém a precisão e fluidez. No entanto a primeira impressão é de leveza.

Com 120 mm x 62 mm x 11.6 mm as suas dimensões permitem-lhe ter um ecrã bastante aceitável e não se tornar demasiado grande, nem demasiado pesado, conforme se pode depreender pelas suas 130g de peso.

A tampa traseira é feita dum material semelhante a plástico, mas mesmo assim acaba por não ser demasiado escorregadia e tem um toque suave. O soltar da tampa é também ele bastante simples.

2G, 3G, câmara de 5 Megapixeis, auto-rotate, MP3, Android OS, v2.2 (Froyo) … tudo características que nos próximos tempos irão ser testadas neste Huawei U8800 IDEOS X5, e que depois viremos partilhar convosco!

Para que possa ter já uma ideia do valor deste equipamento, deixo uma resenha técnica do que irei testar nos próximos dias. Este equipamento, numa abordagem inicial às características, dá a entender uma aposta clara para um nicho de mercado que procura a transição de um tradicional telemóvel para o mundo dos smartphones.

Especificações
[tabcontainer] [tabtext]Geral[/tabtext] [tabtext]Tamanho e Peso[/tabtext] [tabtext]Ecrã[/tabtext] [tabtext]Som[/tabtext] [tabtext]Memória[/tabtext] [tabtext]Conectividade[/tabtext] [tabtext]Câmara[/tabtext] [tabtext]SO & CPU[/tabtext] [tabtext]Extras[/tabtext] [tabtext]Bateria[/tabtext] [tabtext]Preço[/tabtext] [/tabcontainer] [tabcontent]

[/tabcontent]

anterior próxima

Comentários

208

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Pedro Pinto

    Muito bom aspecto. Venha la essa análise 🙂

  2. Avatar de Francisco Franco
    Francisco Franco

    “dá a entender uma aposta clara para um nicho de mercado que procura a transição de um tradicional telemóvel para o mundo dos smartphones.”

    Não concordo muito com esta afirmação. Tenho este telemóvel e tem dos melhores SoC’s do mercado e tem um potencial inacreditável. Basicamente é um Desire Z de baixo preço. Estou neste momento “responsável” pelo desenvolvimento da kernel deste tlm no XDA e devo dizer que tem uma margem de manobra no que toca a performance incrível.
    Há que realçar também que vem underclocked de fábrica porque esse CPU é de 1ghz de origem e vai até aos 1,8ghz de overclock sem problemas. O meu encontra-se sempre a 1,5ghz super estável e super rápido.

    1. Avatar de alvotecno
      alvotecno

      Então para ti que estás dentro do assunto, x5 vs galaxy, qual é o melhor?

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Qual dos Galaxy? Se for o Galaxy S não os podes comparar assim. O x5 é melhor em algumas coisas, mas há menos bom noutras. Não sou eu que te vou conseguir responder a isso porque é um pouco vago.

    2. Avatar de Hugo Cura

      É exactamente por isso que o mundo Android é fantástico, tanto dá para utilizadores “standard” como para entusiastas.

      Tenho acompanhado alguns dos teus desenvolvimentos e é com muito grado que vejo um “tuga” envolvido (e bem destacado!) numa comunidade mundial.

      Este smartphone, assim que saiu e começou a “zumbir” na comunidade, fiquei logo alerta para o que aí viria. Bom trabalho Franco 😉

      A Huawei está claramente a marcar uma posição bastante importante nos smartphones. Consegue que um lowcost faça mossa nos high-ends e cada vez mais vai conquistando território. Curiosamente foi também a primeira a divulgar o Honeycomb 3.2 num tablet de 7″. Venha de lá a concorrência!

      1. Avatar de iOCHO5
        iOCHO5

        @Hugo, tu que és um “expert” em Android poderás ajudar-me. No meu Samsung Galaxy S tenho um problema no teclado, quando quero inserir o email nao consigo inserir algumas letras, por exemplo o “h” ou dà o “g” ou o “j”. Sabes o que poderá ser o problema? Mas quando escrevo uma sms, por exemplo, jà consigo escrever o “h”, o problema é mesmo so ao preencher os campos de email.
        Obrigado e abraço!!!

        1. Avatar de Hugo Cura

          Isso é estranho. Não sei que teclado é mas… instala outro e experimenta. Existem dezenas no Market.

          E por falar em teclados, estou a preparar um artigo dedicado a isso 😉

          1. Avatar de iOCHO5
            iOCHO5

            é o teclado por defeito do Samsung.
            em relação às alternativas quais aconselhas? não gosto daqueles do género de escrever sem levantar o dedo lol

          2. Avatar de Hugo Cura

            O que uso é o TouchPal com dicionário pt-pt.
            Tem duas coisas fantásticas e que não me fazem abdicar dele: posso trocar rapidamente, com um deslize na horizontal, entre teclado qwerty, t9 (12 teclas) e letras ao pares. Isto também faz o SmartKeyboard.
            A outra coisa fantástica e que não encontrei nenhum outro que o faça desta forma é poder ver um símbolo/caracter especial em cada tecla (vários fazem isto) e poder inseri-lo com um simples deslizar para baixo, sem aquele delay que normalmente todos têm…

            Pesquisa no market que tens muitas opções, tanto gratuitas como pagas.

        2. Avatar de K
          K

          era preciso saber qual o teclado que estas a usar. Há teclados que distinguem onde estas a escrever (se é email, sms, link, etc) e adaptam-se a isso. Ve nas opções do teclado que estas a usar se há alguma referencia a isso. O HTC_IME tinha bastantes opções para isso (forbidden chars)

          Experimenta mudar de teclado e ve se isso ainda acontece. Swype ftw 😛

          Nem conhecia o telemovel, vou experimentar – adoro experimentar alternativas lowcost e este parece-me grande telemovel nesse segmento.

        3. Avatar de SamsungLuis

          iOCHO5, já conseguiste resolver o teu problema? Se quiseres posso tentar ajudar-te – se me mandares um mail para luis@samsungportugal.com eu encaminho para o apoio ao cliente e tento resolver-te isso!

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Este comentário diz tudo o que é esta comunidade em que estou a dar os primeiros passos. O meu X5 adoro-o, é o meu micro tablet e estou à espera da chegada desse 3.2 de 7″ para “sacrificar” o Galaxy Tab.

    3. Avatar de Marcelo Barros
      Marcelo Barros

      Ola,

      Gostava de te fazer uma pergunta, quando falaste em “Kernel” fiquei um pouco confuso, podes explicar melhor?

      Cumps[[]]

        1. Avatar de Marcelo Barros
          Marcelo Barros

          Eu sei o que é um Kernel, só coloco em duvida dizeres que estas a fazer o Kernel.
          Visto que o Kernel é a base do SO (Android), imagino que no máximo, se este também esta em sistema aberto o possas alterar, ou incluir drivers…

          1. Avatar de Guilherme de Sousa
            Guilherme de Sousa

            O kernel do android é linux. Neste caso penso que o que o Francisco Franco andará a fazer seja o processo de escolha (e possível programação) dos modulos (drivers) e a compilação do kernel para o dispositivo em causa.

            cumps

          2. Avatar de Francisco Franco
            Francisco Franco

            Sim, sendo Open Source estou a melhorar a kernel, e a diferença na performance nota-se a olhos vistos, já está muito alterada em relação a original 😉

    4. Avatar de João Ribeiro
      João Ribeiro

      Não percebo, porque é que vem underclock… será que é pela duração da bateria? No entanto, com o setCPU ou CPUMaster conseguimos alterar a frequência e estabelecer perfis para contrabalançar esse facto… Outra razão pode estar relacionada com o sobreaquecimento ou não funcionar correctamente com temperaturas ambientes extremas, não sei, mas gostava de saber.

      Eu tenho o meu a 1Ghz, mas pondero depois aumentar isto mais, no entanto até agora não sinto a necessidade disso.

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Sinceramente não vejo a necessidade de vir underclocked de fábrica, vendia muito mais se viesse a 1ghz de origem. Para o consumidor ver lá 800mhz ou 1ghz faz toda a diferença na hora de comprar pois muitos não têm sequer root para fazer overclock. Enfim, eu uso-o a 1,5ghz e não quero outra coisa e a bateria dura que é uma brutalidade.

      2. Avatar de marcolinos

        Oi pessoal daqui mais um amigo tuga cota 🙂
        Bem eu comprei há cerca de dois meses este equipamento e so tenho a dizer que é fennomenal, mas não consigo rootear o gajo mais do que 800MHZ com SETCPU e CPUspeed ja instalado com root zed4.

        Podem me ajudar como posso rotear o gajo a 1.00ghz ???
        Responsabilidade minha obviamente amigos.
        agradeço.

        MP

    5. Avatar de Valente
      Valente

      Instalei no meu X5 esta ROM:

      【ROM】U8800-CM7-beta3.1,all worked-110815

      Nesta Thread tenho apreciado o teu trabalho.
      Inicialmente coloquei com o SetCPU, o clock do CPU em 1200Mhz, mas já aconteceram 2 bloqueios e baixei para 1027Mhz. Será por estar com esta CynagenMod-7.1.0-beta? Posso aumentar sem receio?

    6. Avatar de Pedro
      Pedro

      Mas quanto mais ‘overclockado’ ele estiver, menos tempo a bateria dura não é? E a 1,8GHZ, ele tem problemas de aquecimento?
      Obrigado

  3. Avatar de Hi World!
    Hi World!

    Pelas suas características e seu preço, não parece ser mau! 🙂

  4. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    Qual o preço?

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Tens la no artigo:

      – Na Loja TMN – 159,90 euros
      – Online TMN – 149, 90 euros

  5. Avatar de Emannxx

    Não se pode dizer que esteja muito mal apetrechado! Comparado com outros modelos dentro do mesmo preço, não está nada, mas mesmo, nada mal.

  6. Avatar de CA3iR0
    CA3iR0

    Ah, ja vi.
    Se nao fosse um exclusivo da treta da TMN ate comprava um e aposto que teria muito mais vendas! Era um quase iphone-killer pelas specs que aparenta! 1.8Ghz? Damn!!!

    1. Avatar de Manuel
      Manuel

      Viste mal, certo??

      “CPU – Processador Scorpion a 800 MHz”

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        Se lesses o meu comentário acima percebias, este CPU com overclock vai a 1,8ghz na boa, e está underclocked de fábrica pq originalmente é de 1ghz.

        1. Avatar de Manuel
          Manuel

          Não tinha visto de facto.

          No entanto vê lá não rebentes com o bicho com tanta “velocidade”….

          1. Avatar de Bruno B.

            A bateria é que não deve de durar muito tempo a 1,8 ghz

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Pelos menos tem uma pequena vantagem em relação ao habitual da TMN. Não tem o T dançante azul com música no arranque e no encerramento.

    3. Avatar de pedro Afonso

      compra e depois desbloqueia. 39,90€ é o valor de desbloqueio na TMN. a nivel de specs recomendo vivamente, a camara é que podia ser melhor.

  7. Avatar de Redin
    Redin

    Paulo Silva
    Qual foi o add-on que te permitiu colocar as especificações tal como está nessa caixa?
    Algo que se possa usar no WordPress?
    Obrigado

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Boas Redin,

      Isso faz parte do nosso template do wordpress.

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Off Topic

        Como é que se coloca o avatar de forma a aparecer por aqui???

        Abraços

        1. Avatar de João
          João

          @ Manuel
          Tens que usar o Gravatar http://pt.gravatar.com

          1. Avatar de Manuel
            Manuel

            Obrigado

  8. Avatar de Carlos
    Carlos

    Boas!
    Sou possuidor deste telefone e só tenho a dizer bem, então pelo o preço que foi…
    Fico a espera por essa review…

    cumprimentos e bom trabalho

  9. Avatar de ajbadboy
    ajbadboy

    Acho que será um rival do Samsung Galaxy Ace, ou vão baixar o preço do outro ou as preferências devem recair neste Huawei.
    Esta marca é que podia mudar de nome, acho que este nome n convence ninguém, n fica no ouvido, parece mais uma onomatopeia do que o nome de uma marca.

  10. Avatar de Luís Dias
    Luís Dias

    Se a TMN tivesse a verção a seguir a esse é que era.
    http://www.gsmarena.com/huawei_u9000_ideos_x6-3595.php

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Eu acho que deviam fazer um update do A1…isso sim é smartphone (a este nível) 🙂

      1. Avatar de Manuel
        Manuel

        Ouvi dizer que está na forja e que valerá a pena esperar…

    2. Avatar de Ricardo Vieira

      Muito porreiro! Vou precisar de um Android para o Innovation Challenge! Mas preciso de uma ajudinha.

      Necessito de uma coisa barata, mas que tenho um bom desempenho.

  11. Avatar de Brito
    Brito

    E quanto à autonomia real? Aproveita-se?

    As autonomias anunciadas são uma mentira. O meu Samsung Spica, a fazer 3 ou 4 chamadas por dia, não muito longas, apenas 2G, internet nada, wi-fi nada, aplicações praticamente zero, faz o maravilhoso tempo de menos de dia e meio.

    Estou a pensar seriamente em trocar, mas quero um equipamento que se porte minimamente a fazer aquilo para o que foi projectado…

  12. Avatar de João
    João

    Viva,
    Quando e se puderes faz também uma análise ao Huawei X3 da Vodafone, para quem já teve acesso ao telemóvel poder deixar aqui opiniões! Quanto ao X5 parece estar interessante. Obrigado pelo artigo.

  13. Avatar de Pisca
    Pisca

    Lavando em conta o preço e objectivo de mercado que tem parece-me um muito bom aparelho
    Já tem desenvolvimentos “paralelos” no XDA, portanto é sempre possível ir “kitando” o mesmo
    Há um aqui em casa, e quando o recebi fiquei espantado, mesmo comparando com o Galaxy S que tenho
    Bom trabalho da Huawei e da TMN

    1. Avatar de RCS
      RCS

      E como é que é a comparar com o galaxy S? Tens o galaxy S de origem?

      1. Avatar de Pisca
        Pisca

        Tenho o Galaxy S, não o II, logo na primeira abordagem o ecran, apesar de ser capacitivo, não é o Amoled da Samsung, para além disso o processador do SGS é um pouco mais rapido e dadas as mexidas possíveis trabalha muito mais fluido, nota que já tem o Gingerbread 2.3.4 entre outras coisas

  14. Avatar de lulwut
    lulwut

    Se tivesse de comprar um agora, seria este o escolhido. Sem dúvida.

  15. Avatar de Pisca
    Pisca

    Já agora mais uma chega, a trabalhar com o Sygic (gps), perfeitamente e ele é um bocado exigente

    1. Avatar de Alex09
      Alex09

      Boas,

      Sou novo no mundo dos Androids e estou com alguma dificuldade em colocar o GPS a funcionar, Ele já trablhou uma vez mas foi com o apoio do wifi. Como posso por a funcionar quando ando na rua sem consumir trafego? Qual é configuração que deve estar no tele, podem enviar as vossas?

      Existe alguma app que controle se não vai para os dados?

      Obrigado

  16. Avatar de João Gonçalves
    João Gonçalves

    Boas tardes,
    Até aos 175/200,00€, em vossa opinião, esta é a aposta certa? Só leio coisas boas sobre ele, excepto alguns problemas com o wi-fi, mas a marca Huawey a mim assusta-me um pouco. Não era daquelas que compraria há 1 mês atrás… Agora no entanto estou quase a encomendar um. Não é dinheiro mal gasto? Hoje em dia não se pode andar a deitar dinheiro fora…

    1. Avatar de Ding dong
      Ding dong

      Tens também o Samsung Galaxy Gio na vodafone por 159€.

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        O Gio não vale nada comparado com este.

        1. Avatar de Ding dong
          Ding dong

          E podes dizer porquê?

        2. Avatar de Ding dong
          Ding dong

          É que além da câmara e do tamanho de ecrã não vejo nada de diferente.

          1. Avatar de Luis Timótio
            Luis Timótio

            CPU Qualcomm QCT MSM7227-1 Turbo 800 MHz processor

            Esse CPU do gio não tem nem metade do potencial do que vem com o x5.

            – Dolby Mobile sound enhancement

            Isto faz uma grande diferença na qualidade de som no x5, que é brutal.

            O SoC (chipset) do x5 é um dos melhores do mercado (igual ao do Desire Z). Basicamente é tão ou mais poderoso que o do Nexus One.

  17. Avatar de J.
    J.

    as fotos que se encontram na net tiradas com este tlm tem um qualidade um bocado fraca!

  18. Avatar de FMartins
    FMartins

    Finalmente este artigo foi publicado. Andei ainda a fazer pesquisa por aqui a ver se havia alguma review da altura que saiu nos USA e nada… baseei-me em outros forums internacionais e, meus amigos, nada, nadinha arrependido de ter gasto 150eur nesta máquina. Já tem root feito, mas de resto ainda não decidi explorar melhor, principalmente mudar as specs do cpu. E como já li em comentários anteriores que há algumas dúvidas, a bateria (com o cpu a 800) dura-me aproximadamente uns 3dias; fazendo algumas chamadas, enviando algumas mensagens e muito wifi utilizado. ah e claro, angry birds também!

    Quanto a algumas falhas nas ligações ainda não tive nenhumas e já fiz “testes”, 2-3horas de ligação activa de wifi e bluetooth e nenhuma foi abaixo…

    Concluindo, porque isto não se trata de nenhuma review, até ao momento não tenho nada de mau a referir do ‘menino’. É uma boa compra e relação preço/qualidade, ao momento, é a melhor oferta do mercado.

    1. Avatar de Pedro Maia
      Pedro Maia

      hey, pelo teu comentario a dizer que 2-3h de ligação activa de wi fi e nao tivest problemas, acho que este é decididamente o telemovel que vou comprar, alem do que ja vi uns videos dele a filmar a 720p, e ta muito bom !!mais a bateria, 3 dias com essa utilização idêntica a que eu quero ter, perfeito, so lhe falta vir com gps ndrive com licença vitalícia como o SAPO A5

      cumprimentos

    2. Avatar de jorge
      jorge

      Boas eu também tenho um ideos x5 e quanto ao WIFI duas 3,4 horas seguidas e não vai abaixo muito bom mesmo, os pontos negativos são a camera que podia ser melhor e a bateria que dura pouco tempo, mas qualidade preço é a escolha certa.

  19. Avatar de ruben
    ruben

    Eu estou a pensar comprar um HTC Wildfire será que poderão fazer um artigo como este e uma review com testes (como vocês fazem normalmente nos telemóveis) deste smartphone? Eu já sei mais ou menos as specs e estou muito perto de o comprar mas gostava de ver se o telemóvel irá cumprir os meus parâmetros e ter outra opinião.

  20. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    O meu não diz Huawei atrás! Diz IDEOS x5 lol

    Boa sorte para a análise!

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ehhh… e diz Google !!!!!!!!!!!

  21. Avatar de Paulo
    Paulo

    Este IDEOS é mesmo muito bom,é melhor que o Stockholm em standby,o Stockholm só tem 2 horas em standby,este tem cerca de 6 a 8 horas.Mas em design e funções é excelente e então o preço é mesmo muito bom,pena é que os arcaicos da Optimus não o venderem!Mas é assim com este assim como foi com o HTC Cha Cha Cha que só está a ser vendido pela Vodafone ( com autorização da HTC).Enfimeste equipamento cumpre com o que diz.

    1. Avatar de pedro Afonso

      O HTC ChaChacha também vai ser vendido pela TMN.

  22. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho uma duvida!Alguém me pode informar se tem Radio com rds?Por favor.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Música só música, carrega o “Sky Fm” do Market e tens quantas queres gratuitas…

      1. Avatar de Pedro Maia
        Pedro Maia

        eii nao tem radio ? adoro ir a ouvir uma comercial ou assim, não existe nenhuma solução para isso ?!

        cumprimentos

      2. Avatar de Pedro Maia
        Pedro Maia

        ei nao tem radio ? adoro ir a ouvir a radio comercial de manha, não existe nenhuma solução para isso ? sem sem a net ?:S

        cumprimentos

  23. Avatar de João Ribeiro
    João Ribeiro

    Apesar de vir na caixa da TMN a dizer que sim, não tem rádio.

    Para mim isso é um pouco irrelevante, por isso nem se quer me importei por não ter.

    Sempre podes ouvir rádio por streamming 😛 (Eu sei eu sei é preciso net e há quem não tenha, eu por ex., aqueles tarifários bue caros que dão acesso à net sem custos adicionais :P)

  24. Avatar de Rui Peleja
    Rui Peleja

    Não deixa de ser uma aposta chinesa, pelo preço penso que mais vale investir antes numa marca alternativa.

  25. Avatar de l3gion
    l3gion

    Já o tenho à mais de 1 semana, primeira fornada, é sem problemas nem nada que se pareça. Com uma custom ROM e kernel à maneira, o telemóvel e bastante bom. 🙂

    O melhor relação qualidade/preço até aos 250€!

    1. Avatar de l3gion
      l3gion

      *e sem quaisquer problemas

      1. Avatar de Bruno B.

        Diz-me uma coisa.. é possível ser desbloqueado?

  26. Avatar de HB
    HB

    Nas especificações da bateria as horas em stanby 2G e 3G estão trocadas.

  27. Avatar de Lucas

    Parece ser bom… mas temos de ver a qualidade..

    Meio grosso não?

  28. Avatar de iSma_
    iSma_

    Stand-by – Mais de 380 h (2G) / mais de 440 h (3G)

    Parece-me que está qualquer coisa mal. Será ao contrário? 🙂

    1. Avatar de txutxuca
      txutxuca

      Não. A informação está correta. o 3G em stand-by consome menos bateria do que em 2G. Já em conversação, é ao contrário. 🙂

  29. Avatar de Luís Santos
    Luís Santos

    Excelente telemóvel. E, para alguns cépticos, acho que se deviam informar mais sobre a Huawei.

    Pontos fracos, a meu ver:

    – a câmara
    – o set de aplicações de origem

    Penso que até a câmara podia beneficiar de uma aplicação melhor para suprir alguma falta de potencial.

    De resto, 5 estrelas. E pelo preço é imbatível.
    O meu iPhone 3G foi encostado a um canto.

    1. Avatar de Hugo Cura

      Acho que as aplicações de origem nunca podem ser consideradas um ponto fraco num smartphone Android (incluindo a da câmara). Por norma, devido à oferta ser tão grande, as aplicações de origem acabam por ser todas desprezadas e até, por vezes, encaradas como crapware.

      Quanto à Huawei… sem dúvida, há aqui muitos que só falam porque sim.

      1. Avatar de Francisco Franco
        Francisco Franco

        As aplicações de origem são dos maiores cancros que existem nos Androids. Para mim é um crime as marcas lançarem sistemas com 40 mil apps que não servem para nada e que no final só prejudicam a performance do sistema e a própria bateria ou porque causam wake-ups desnecessários quando o telemóvel tenta “dormir”, ou porque ficam a correr em plano de fundo a fazer alguma coisa que ninguém sabe muito bem o quê…um bom caso disso é o Google Maps, que é uma verdadeira bosta e uma das grandes causas para os utilizadores se queixarem que a bateria morreu.

        A primeira coisa que faço quando tenho um Android na mão (de amigos, ou novo) é instalar uma app para desinstalar aplicativos do sistema que não servem para nada. O market existe por algum motivo, portanto as marcas deviam de se deixar de tretas e lançarem os productos o mais clean possiveis e deixar que os utilizadores usem o market, que é para isso que ele existe.

        1. Avatar de Ciro Espítama
          Ciro Espítama

          Seria possível indicar qual o programa que usas para “limpar” os Androids? Desde já agradeço.

  30. Avatar de Paulo
    Paulo

    Tenho pena pois das marcas brancas existentes a Huawei é a mais recomendada.Os gajos são bons no que fazem.basta irmos ao WMC a Barcelona (eu estive lá com convite) e ver-mos as criticas dos grandes operadores,estas sempre foram extremamente positivas para com a huawei.Por isso não podemos menosprezar a Huawei.Do que fazem,fazem muito bem e com grande qualidade.Aqui em Portugal ainda existe o estigma de que as «Marcas» são do melhor que há em deterimento destas emergentes.Só espero que a Optimus lance o Ideos X6,esse sim é uma grande máquina,e,grande em tamanho.Mas esperem pelo Optimus Monte Carlo que a Optimus se presta a lançar,experimentei-o no WMC e achei-o excelente,um pouco grandote,assim como experimentei o X6 que são muito parecidos é só uma questão de design e de gosto.

  31. Avatar de Paulo
    Paulo

    Esqueci-me,e de marca um é Huawei o Monte Carlo é ZTE.

  32. Avatar de Bruno B.

    Bem o Sapo A5 permite que seja desbloqueado com a instalação de um simples ficheiro… e este também dá para fazer o mesmo?

    1. Avatar de Paulo
      Paulo

      Bruno B. sabes alguma coisa sobre o Optimus Boston?Como deve ser desbloqueado etc.e aumentar a durabilidade da bateria?

  33. Avatar de Vanessa M.
    Vanessa M.

    Tenho Este Telemóvel comprei online mal saiu chegou à 2 semanas não tenho nada apontar, como qualquer smartfone o calcanhar de aquilies é a bateria que consome ligado em wifi fora isso acho um modelo espetacular tendo em conta preço/qualidade, não o podemo equiparar a um equipamento de topo como os Galaxy S. Mas Digo, vale mesmo a pena o dinheiro empregue! não estou desiludida em nada!

  34. Avatar de Joao
    Joao

    Mais outro utilizador de um X5. Com o hardware que tem, uma custom ROM instalada, e umas quantas aplicações do market, temos Android.

  35. Avatar de Nuno Mesquita
    Nuno Mesquita

    Esses dados estão correctos? aguenta mais tempo em stand by em 3G do que em 2G?

    “Stand-by – Mais de 380 h (2G) / mais de 440 h (3G)”

    1. Avatar de Hugo Cura

      Sim estão. É mais fácil e rápido fazer uma pesquisa e confirmar do que perguntar aqui e aguardar por uma resposta.

      1. Avatar de Nuno Mesquita
        Nuno Mesquita

        Faça o favor de desculpar, normalmente venho ao pplware ler os artigos porque gosto dos conteúdos e quem escreve normalmente tem algum brio nas publicações, certamente que foi um lapso e apenas estava a tentar ajudar, não criticar. Da próxima vez em vez de ler os artigos copio os títulos e vou pesquisar no google, é capaz de ser melhor não?

        Mais uma vez as mais sinceras desculpas.

        1. Avatar de Hugo Cura

          Caro Nuno, não tinha que encarar o meu comentário dessa forma pois tal não foi assim.
          Eu respondi-lhe, esclareci-o portanto, e dei uma sugestão, sem qualquer carácter ofensivo.
          Se estivesse a aguardar uma resposta para ficar esclarecido quanto às características, porquê aguardar quando a mesma está ao alcance de uma pesquisa?

          Os reparos dos nossos leitores quando nos alertam para eventuais erros ou gralhas são sempre bem encarados e agradecemos por isso.

        2. Avatar de Vítor M.

          Nuno Mesquita calma homem 😀 se precisares até te disponibilizo o meu contacto… sem stress nós estamos aqui para ajudar, mas podem vocês também ajudar a malta que está “deste lado”. 😉

  36. Avatar de Pedro Ribeiro
    Pedro Ribeiro

    Bom dia. Independentemente da análise do equipamento deixo aqui o meu comentário: GRAMA, como unidade de medida de massa, é um substantivo MASCULINO! Assim sugiro a correcção do artigo para “pelos seus 130g de peso”. Não estando a criticar o autor em si, é necessário que se aprenda de uma vez por todas.

  37. Avatar de Fred
    Fred

    Óptimo telemóvel, comprei o ontem e alterei a rom para um void e um kernel novo… e um pequeno overclock para 1,2ghz…

    o telemóvel esta sem lag nenhum é espectacular pelo preço que tem……
    e pena e que não existe ainda muito publicidade dele, o vendedor na tmn nem sabia que havia este tlm a venda hehe

    É um exclusivo da tmn mas pode se comprar desbloqueado e ainda com a garantia da operadora por 199€.

    Vale muito a pena hehe

  38. Avatar de Mario Mendes
    Mario Mendes

    Este menino foi comprado hoje logo a noite ja vou testar.

  39. Avatar de Valente
    Valente

    Hesitava entre 3 modelos,depois deste artigo, fui para este X5. Para já gosto muito dele, só 2 problemas que encontrei:

    1 – Ao carregar em off mantendo, noutros aparece uma quarta opção para ligar ou desligar o 3G. Neste não, quando entramos numa zona WiFi desliga o 3G, se saimos do WiFi entra o 3G, sempre, mesmo que não nos convenha. Lá temos que ir a Definições…etc.

    2 – O Som é muito bom, com os auscultadores é Óptimo. O problema que me desagrada é quando ouço um clip mp3 de música ao vivo. O intrumental está bom, ouve-se em primeiro plano, a voz ouve-se mais longe com muitos ecos e efeitos. Falta-me um utilitário para eliminar aqueles efeitos, como têm certa placas de som em PC.

    Qualquer dica será bem vinda.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Só para confirmar que este clip ouve-se muito bem em PC, outros Phones, tablets, etc.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Desculpem, erro meu.
        Para testar o som peguei nuns auscultadores Samsung que tinha à mão e ouvi o som deficiente. Fui buscar os que acompanham o X5, e o som é óptimo. Nada de trocas de auscultadores.

    2. Avatar de Fred
      Fred

      Nas definiçoes vais em sem fios e redes, ao fundo tens redes moveis, ali desactivas dados activados para ele nao utilizar o 3g quando for para a internet (tambem desactivei o “activar dados moveis” e activei o usar apenas rede 2g para poupar bateria)

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Eu sei Amigo
        Quando indiquei Definições …etc referia-me a isso.
        Mas é mais simples como faço no Tab 7″ carregar o botão stop e invalidar ou validar ali o 3G. Os Samsungs que conheço e LG são assim.

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Já descobri a simplificação. Realmente o Market tem tudo.
        Com o “Data Enabler Widget” criei um Widget no ecrã que me leva directamente ao Activar Dados.
        Instala-se a appl. e no ecrã toca-se e mantêm-se até aparecer a palavra Widgets. Toca-se nela e é só escolher a appl. Data Enabler, e está o icon creado.
        Tão simples como a opção pelo botão stop.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          a/c Paulo Silva

          Para a análise do Ideos 5X, esta simplificação do activar/desactivar o 3G na falta da opção pelo stop, se achar por bem.

  40. Avatar de Santiago
    Santiago

    podiam fazer uma analise do novo huawei x3 da vodafone ,tem o android 2.3 e custa 99,99 euros penso eu.
    🙂

  41. Avatar de Valente
    Valente

    Agora sim, depois do que este U8800 aceitou que eu fizesse é que estou a gostar mesmo, mas mesmo dele.
    Ver em:

    https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-derradeiro-manual-do-tmn-a1/comment-page-1/#comment-427375

  42. Avatar de Valente
    Valente

    Este Ideos X5 tem um terceiro teclado, o IME Huawei, que permite escrever à mão com uma caneta capacitiva, mas eu gosto mais do do Android.

    -> Coment. enviado do X5

  43. Avatar de Patrícia Lobo
    Patrícia Lobo

    Queria comprar um tlm novo e estou com dúvidas entre o Huawei IDEOS X5 e o Nokia C5-03… Eu sei k ambos têm plataformas diferentes (Android vs. Symbian) e preços mt semelhantes segundo a loja tmn online, por isso estou na dúvida por qual optar, qual a vossa opinião?

    1. Avatar de João Gonçalves
      João Gonçalves

      Também estou indeciso mas não entre Nokias e Androids. Essa parte já ultrapassei. Será Android e ponto final.
      Depois de tudo o que li neste tópico, este tlm parece uma opção a ter grandemente em conta. Já estive quase, quase a encomendá-lo mas ainda vou dar mais 2 ou 3 dias até o fazer. Pode ser que entretanto surjam novas baixas de preços ou outros modelos novos nesta gama de preços.
      Em relação a este, parece terem havido pequenos problemas que sem serem graves (nada disso) deixam-me um pouco de pé atrás.

      1. Avatar de Patrícia Lobo
        Patrícia Lobo

        Tb li algo sobre os ovelhas negras e problemas de ruido e wireless… apesar de estar a um preço fantástico…

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Eu tenho um IDEOS X5 e estou muito satisfeito com ele. Tenho-o root’ado e já lhe apaguei a tralha da operadora tal como se vê nos meus comentários ao fim de:

      https://pplware.sitedev.pt/truques-dicas/o-derradeiro-manual-do-tmn-a1/comment-page-1/#comment-427375

      Neste momento tem a função Hotspot validada e estou ligado a ele usando o seu 3G. Este coment. vai ser enviado por ele.

      Gostava de saber o que significa isso de ovelhas negras e problemas de ruído e wireless que foca no seu post.

      Ah, uma coisa, ele é esquisito com os auscultadores. Inicialmente usei uns Samsung que tinha aqui à mão, o som era horroroso. Com os auscultadores próprios o som é uma maravilha, uma delícia mesmo.

      Saudações

      1. Avatar de Patrícia Lobo
        Patrícia Lobo

        Li em alguns comentários de outros sites k algumas pessoas não conseguiram roota-lo pk parece k alguns vêm com defeito de fabrico e por isso até criaram um grupo k se intitula os ovelhas negras…mas até agora na tmn estavam a conseguir trocar por outro equipamento.
        Tb li k algumas pessoas tiveram problemas com o wireless pk não se conseguiam ligar através de algumas redes…
        E por fim tb ouve algumas reclamações em relação a mts ruidos ou som mt baixo nas chamadas…

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Obrigado
          Com o SuperOneClick não consegui root’a-lo porque não consegui obter drivers para ele. Tive que utilizar o z4root que tem a função de temporário até ao próxima restart.
          Quanto à tralha das operadoras já apaguei muito fácilmente noutros aparelhos, neste foi mais difícil. Parece que a Huawei aplicou direitos de system às coisas da PT.
          Tive que utilizar o “Root Explorer” (2,85€). Assim foi fácil.

          Sobre os outros problemas vou prestar atenção.

          Saudações

        2. Avatar de Valente
          Valente

          … sobre o wireless tem correspondido, o normal, sem problemas.
          Sobre o ruído em chamadas não sei porque não o uso como telefone. Tenho um cartão Net7,2+Sms.
          Para mim é um micro tablet…

    3. Avatar de Valente
      Valente

      …sobre o meu pedido sobre a história das ovelhas negras e ruído, eu gostava mesmo de saber a que se refere para ver se no meu há qualquer coisa que ainda não tenha notado…

      Obrigado

  44. Avatar de DroidFan
    DroidFan

    O X5 Consegue estar ao nivel de equipamentos mais caros, tem um CPU ARM v7 e corre Adobe Flash 10.3. A camera nao é nada de especial mas para aquelas fotos de ocasião até dá… mas por 150€ nao podemos pedir milagres. Na gama que se insere e ao preço que custa é certamente uma excelente escolha.

  45. Avatar de Valente
    Valente

    Afinal os Drivers USB para utilizar o SuperOneClick estão em:
    http://www.huaweidevice.com/worldwide/downloadCenter.do?method=index

    Escolher Softwares e descarregar “HUAWEI Android Phones USB Driver (General Model)”. Instalado em Windows 7 já foi fácil root’a-lo.

    Em princípio serve para qualquer Huawei.

  46. Avatar de Valente
    Valente

    Eu chamo ao meu IDEOS X5 de Micro Tablet.Os tablets são os de 10,1″. O meu Galaxy Tab 7″ é um Mini Tablet. Costumava andar sempre com este no bolso, mas sempre são 380 gr.
    Agora levo o Micro. Tem a qualidade equivalente do 7″, tanto em definição de ecrã como do fundo animado da água. Ouço melhor música do “Sky Fm” do que no Galaxy, utilizo o mesmo Opera Mini que é o que gosto e já está root’ado.
    Defeitos, claro que tem mas eu nem noto.

  47. Avatar de Ana Fernandes
    Ana Fernandes

    Ola,

    sendo o primeiro android que vou comprar, e não percebendo nada do assunto e como já li tantas coisas, gostaria de ouvir a vossa opinião entre o x5, ace ou gio, ou então outro dentro destes preços. sendo o primeiro a adquirir não queria ficar desiludida.

    Obrigado!

    1. Avatar de DroidFan
      DroidFan

      Boas. Eu também tive as mesmas dúvidas em relação aos três O X5 tem um processador melhor (embora a velocidade seja 800MHz nos 3), o GIO e o ACE são processadores ARM v6 e o X5 é um ARM v7… sem me alongar muito os ARM v7 sao processadores mais eficientes. O GIO além de ter um ARM v6 a resolução de ecrã também é inferior ao ACE e ao X5. O ACE é o mais caro tem um bom ecrã mas tem um processador inferior. O X5 será a melhor opção a nível preço/qualidade. Espero ter ajudado.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Tenho a mesma opinião. Eu tenho um X5 e considero-o o meu micro tablet. Com o Opera Mini, a excelente definição de ecrã e boa resposta ao aumentar texto com 2 dedos, um som Dolby Mobile Stereo muito bom mesmo sem auscultadores, é a opção ideal. E 159,90€…
        Ele é esquisito com os auscultadores, só os próprios. Ensaiei outros, o som é horroroso.

      2. Avatar de Ana Fernandes
        Ana Fernandes

        sim, ajudou imenso. muito obrigado.
        só mais uma questão, sabe dizer-me se há desbloqueados? pelo que vejo, o X5 é tmn, certo?

        1. Avatar de DroidFan
          DroidFan

          Boas. Que eu saiba nao há nenhuma loja em Portugal a vender o X5 desbloqueado. O equipamento é comercializado pela TMN mas é possivel solicitar o desbloqueio… acho que o valor ronda os 30/40€… se não estou em erro. É melhor contactar uma loja TMN para saber o valor exacto do desbloqueio.

        2. Avatar de Valente
          Valente

          **** 199,89€ ****

          1. Avatar de Ana Fernandes
            Ana Fernandes

            Muito obrigado pela ajuda . 🙂

  48. Avatar de Miguel
    Miguel

    Alguém me pode ajudar com os acentos? Eu não tenho este tlm tenho o Huawei ideos x3 só que tenho um problema com os acentos… Eu quando estou a escrever vejo tudo direito mas as outras pessoas vêm as palavras com acentos que eu mando todas trocadsa 😡

    Alguém sabe se posso mudar alguma config ou assim para isso não acontecer? Obrigado

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Tocas na letra a acentuar mas mantendo lá o dedo até aparecer uma barra por cima com os acentos. É só escolher.

      Há 2 tipos de barras. Se não tiver uma X no fim é de arrastar o dedo até ao acento. Se tiver o X deve-se levantar o dedo e tocar no acento que interessa. Se queremos desistir carrega-se no X.

  49. Avatar de antonio Pereira

    Ola a todos.Nao sou um intendido na materia apenas utilizador.Estou decidido a adqurir o x5.é verdade que com
    anuncio de cu a 800MZ talvez deixe algumas pessoas um pe atrras, mas se fosse utlixado a 1gh vendia o dobro.Gostava é que ensinassem a or o overclock a 1gh ou 1.5gz.
    Um abraço

    1. Avatar de Hugo Cura

      Não creio que vendesse o dobro por causa disso.
      No fórum XDA developers existe uma secção dedicada a este modelo: http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1120

      Terás de ter um pouco de paciência e dedicação para consultar os guias que por aí existem.
      Resumidamente terás de desbloquear o acesso “root”, instalar uma nova recovery e flashar um kernel modificado para, com recurso a uma aplicação como o SetCPU, possas alterar a velocidade de relógio.

      1. Avatar de antonio Pereira

        obrigado elaa resposta, um abraço

  50. Avatar de Valente
    Valente

    Armazenamentos do U8800 Ideos X5

    – O meu X5 tem 2 Gb de Armazenamento interno (sdcard interno). Gostava de saber porque está referido nas características 2/4 GB como Memória Interna.

    – Acabo de constatar que os 2 GB de SDcard interno só são utilizados e vistos por qualquer File Manager se não houver instalado um SDcard externo. Sem este externo, appl. que sejam deslocadas para o SDcard vão para o interno e funcionam daí. Sem externo instalei 6 appl. e desloquei-as com o SuperBox para o Sdcard (o interno) e funcionavam.

    – Instalo um SDcard externo, o interno deixa de “existir”, não há acesso a ele e nem é visto por qualquer file manager. As 6 appl. que tinha instalado antes, deixaram de funcionar. Tive que as instalar de novo para cairem no novo SDcard.

    – Não exite em lado nenhum um Removável ou External_SD como se vê em tablets ou outros phones. Vê-se sempre SDcard e só.

    – Em resumo os 2GB internos não são utilizáveis.
    Talvez para guardar coisas como backups de sistema ou outras coisas, mas sem o externo colocado.

    – Vendo em Definições->Armazenamento verifica-se que o Internal Sd card está vazio, nada vai para lá.

    Será que isto é normal?

    Gostava de conhecer outras opiniões.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Help

      Voltando a este assunto há alguém que saiba como pôr a funcionar os dois SDCard ao mesmo tempo, o Interno de 2GB e o MicroSD externo?

      O Paulo Silva, autor do artigo, não me sabe dizer nada sobre isto?

      Obrigado

      1. Avatar de Paulo Silva
    2. Avatar de Valente
      Valente

      Já resolvi Paulo Silva. Esse primeiro link deu-me uma dica. Ontem tinha estado a ler um documento do Honeycomb Alpha 2.5 e lembrei-me que havia lá a solução que servia para este caso que é a seguinte:

      – Com o Root Explorer (comprado) entrei na root e dei-lhe direitos de write (Mount R/w).

      – com o Root System Tool Free que tem uma consola Linux, entrei em root (tenho acesso à root) e efectuei os seguintes comandos:

      su
      mount -t vfat /dev/block/mmcblk0p1 /sdcard/
      mount -t vfat /dev/block/mmcblk1p1 /sdcard/external_sd/

      e está feito.

      E foi esse link que o Paulo postou ligado ao documento que tinha estado a lêr ontem que me deu a solução. Podes espalhar. Mas é preciso comprar o Root Explorer para dar direitos de escrita à root.

      Conferindo uma vez mais e…. submeter O.K. Confere por aí p.f.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E assim já tenho os dois SDcard, o interno e o externo, visíveis ao mesmo tempo.

    3. Avatar de Valente
      Valente

      Complemento:
      No início não me funcionava. Então decidi ver e fiz:
      –>cd mnt –>cd sdcard –> cd external_sd e aqui dava erro de desconhecido. Então fiz –> mkdir external_sd e criou esta pasta.
      Entretanto fui ver como estava no Galaxy Tb 7″ e vi que o sdcard estava na root. E resolvi optar por fazer igual ao Tab.

      Por outro lado faltou no mini-guia o seguinte asseguir aos comandos “mount”:

      – Fazer “mount R/O” com o Root Explorer.

  51. Avatar de Telmo Sousa
    Telmo Sousa

    Tenho este telemóvel e depois de umas alterações nos ficheiros de sistema para a câmara fazer uso dos 5.0 Mpixel e alterar o volume do telemóvel que nitidamente era reduzido estou muito satisfeito 🙂 para já não tenho razões de queixa

    1. Avatar de Delgado
      Delgado

      Boas,
      Gostava de saber o que e como fez para fazer uso do 5.0 Mpixeis da camera

  52. Avatar de Fernando R
    Fernando R

    Boas a todos,
    Fico muito agradecido pelos comentários publicados e que me ajudaram a decidir pela compra deste aparelho. tenho o meu à 2 dias e já o fui trocar por um outro pois tinha um ruido super incomodativo no som das chamadas via bluetooth.De resto estava tudo ok.
    Comprei-o online e ao verificar o ruido fui logo a uma loja PT para solicitar a troca, experimentei outro e.. lá estava também o ruido, disseram-me que tinha que o deixar lá ir para a assistencia… frustado fui a outra loja e solicitei a troca novamente e disseram que não tinham meios de comprovar a avaria e blá..bla.., depois de insistir lá experimentaram o meu auricular bluetooth noutro aparelho e VOILÁ! sem ruido nenhum! fizeram a troca e sim estou por agora satisfeito com este tm que parece ser uma grande máquina. Aconselho a todos a experimentar bem o tm pois confirma-se que existem aparelhos com problemas no mercado.
    Nota- o som e volume estavam impecáveis no tm so via bluetooth é que se notava.

    Agora vou começar a exploar o que se pode fazer com ele:-)

  53. Avatar de Valente
    Valente

    Quanto aos auscultadores já tinha dito acima que só se ouve bem música no X5 com os próprios. Hoje experimentei ouvir com os do X5, música no Galaxy 7″ e a música é horrorosa. Não haja dúvida os auscultadores são bem especificos do Ideos X5. Nada de trocas.

    1. Avatar de Fernando R
      Fernando R

      ok, isso justifica-se porque existem aparelhos com impedâncias muito diferentes no mercado: por ex: uns têm 16oHm outros 32ohms, (acho que 8 não se usa muito em tm ?) se ligar-mos uns auscultadores de 16ohm num aparelho de 32 vai sobrecarregar o amplificador de saída e haverá distorção do sinal.

      Para termos uma transferência de potência máxima do tm para os auscultadores a impedância do tm e auscultadores têm que ser iguais!

      Mas no meu caso nada tem a ver com isso, o problema era utilizando um auricular bluetooth.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        O meu post não era uma resposta ao teu mas tinha a ver com a minha experiencia desta tarde com o Galaxy Tab. e com meus posts anteriores sobre este tema.
        Agradeço, no entanto a tua explicação sobre os auscultadores o que me vai levar a procurar saber a impedância dos que eu tenho. Já agora qual será a dos do X5?

  54. Avatar de Fernando R
    Fernando R

    Como afirmaste “como já tinha dito acima…”pensei que era. As minhas desculpas.
    Em relação aos auscultadores medi os do X5 e têm 32Ohm, uns do Samsung wave 525 da minha esposa têm tb 32Ohm mas o pinout é diferente nas duas marcas, logo não se podem trocar, não tendo provavelmente nada a ver com a impedância.
    Cumps

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Pois não, já descobri, são os do X5 que são diferentes. Ora vejamos:
      Todos com ficha de 3,5 mm tenho um Samsung de 32 ohm e um LG de 16 ohm. Com ambos se ouve a música muito má no X5. E com o do X5 nos outros dispositivos a mesma coisa. A diferença: Nos Samsung e LG o pinout é, começando pela ponta, Som Esq/Som Dir/Massa/Mic. No do X5 o pinout é, Som Esq/Som Dir/Mic/Massa.
      O que quer dizer que, quer com o do X5 noutras marcas, quer os de outras marcas no X5, o retorno do som faz-se pelo Mic., logo mau som. Ora confere com os teus do X5 se é igual ao meu.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        E com uns só de 3 contactos, sem Mic. o som é bom em qualquer dos casos pois que os Mic e Massa do dispositivo ficam ligados entre si, prevalece a Massa.

        1. Avatar de Fernando R
          Fernando R

          Sim, tal e qual!

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Descobri que os Auscultadores/Mic do Sapo a5/ZTE Blade são iguais aos do Ideos X5. Podem-se trocar entre si sem problemas.
        Parece que os Chineses da Huawei e da ZTE têm o mesmo fabricante destes acessórios.

        Para quem tiver uns que avariem podem procurar da outra marca.

  55. Avatar de Fernando R
    Fernando R

    Em relação a alterar o clock do CPU é necessário alterar a rom ou o kernel ou é possível fazer isso apenas com uma aplicação?

  56. Avatar de Fernando F. T.
    Fernando F. T.

    Aos donos do IDEOS X5, será possível comentarem/confirmar o Accelerometer Delay que o X5 apresenta?
    Existem alguns videos que demonstram essa situação. Cumprimentos.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Ainda não percebo o sistema. Vi os videos mas não os compreendi. Do Market instalei accelerometer’s, neste momento tenho aquele que tem uma roda dentada verde como icon, instalei-o no Ideos X5 e no Galaxy Tab 7″. Tenho os 2 aqui a rolar lado a lado na posição horizontal na mesa tal como exige a opção speed. O ponto vermelho está no centro, no X5 treme um pouco mais. Em speed Initialize simultâneo e em kph, no Tab vai um pouco à frente 14->Tab 12->X5. Agora Tab 22,8 X5 15,3. Tab 28 X5 19. 35 vs 23. 42 vs 26…
      Já agora gostava de saber melhor o significado de tudo isto…

  57. Avatar de José Reis
    José Reis

    Estava decidido optar para o Sapo A5, mas neste momento está esgotado na loja online e nas Bluestores da minha zona.
    Mas ainda bem, porque assim escolhi o X5, parece-me bem melhor, já o encomendei, deve chegar dentro de semanas.

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Boa escolha o X5, não se vai arrepender. Tenho um, tem o Froyo 2.2.1, com uma definição e apresentação dos que já têm o 2.3 Gingerbread. E se quizer ir lendo o manual está aqui, no fim em português:

      http://www.huaweidevice.com/worldwide/productFeatures.do?pinfoId=2914&directoryId=6001&treeId=3745&tab=0

      1. Avatar de José Reis
        José Reis

        Muito obrigado pelo link.
        Já tenho o equipamento desde ontem, e estou muito satisfeito, até ao momento.

      2. Avatar de Jose
        Jose

        tem video chamada?

      3. Avatar de Franclim Mendes
        Franclim Mendes

        Boa noite. Neste link que aqui pôs nas specifications FM radio tem como supported podem me esclarecer sff?
        Vem de serie ou pode ser colocado?
        Já alguém colocou rádio no telemóvel?
        Obrigado
        Continuação de excelente trabalho

  58. Avatar de Valente
    Valente

    Android 2.3.5 Gingerbread no X5 U8800

    É verdade, tenho uma ROM Oxygen-TEST instalada e… estou a gostar dos primeiros passos.
    Para já o CPU está em 1027 Mhz.
    Mas ainda não funciona, como diz o guia, o hotspot WiFi e o USB Tethering.
    Mas novidades boas há bastantes, já vi.
    Vou continuar a dar novidades.

    Saudações

    1. Avatar de Valente
      Valente

      A Oxygen ROM no IDEOS X5 u8800 durou uma semana. Está no backup. Apareceu outra tentação:

      【ROM】U8800-CM7-beta3.1,all worked-110815

      http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1068766

      A CyanogenMod-7.1.0-U8800-GENO (Genokolar), foi hoje instalada. Também ficou em 2.3.5

      O CPU foi posto em 1200Mhz e está a rolar bem.
      Gosto mais dos Androidinhos da Cyanogen.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Atenção, esta Cyanogen só vem em inglês. Eu até gosto pois todos os meus Windows são nesta língua. Por outro lado baixei o CPU para 1027 Mhz (já houve 2 bloqueios, nada de abusos!!!).

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Ah, mas já apareceu ontem 21/08 a beta4:

        【ROM】U8800-CM7-beta4 -210811

        que já tem Multilanguage. Vai já nova instalação!

  59. Avatar de José Reis
    José Reis

    Coloquei hoje a FLB(r7) 2.2.2, com CPU a 1556Mhz, e está a funcionar sem problemas!

    1. Avatar de Valente
      Valente

      No Gingerbread o CPU também vai até aos 1516 Mhz. Coloquei lá mas bloqueou com o browser. Desliguei-o e ao ligar de novo, foi posto por defeito nos 1027Mhz automáticamente. Vou deixar estar assim. Já tudo está mais rápido que antes.

      1. Avatar de José Reis
        José Reis

        Eu também já baixei para 1027Mhz, pois tenho receio de abusar da bateria.
        Logo aumento mais um pouco se for necessário.

    2. Avatar de José Reis
      José Reis

      Com a ROM FLB r7, tenho notado alguns saltos (pouca fluidez) nos scrolls de algumas listagens. Por exemplo os resultados do Sapo Cinema, os contactos do telefone. Será problema da ROM.
      Será que a Oxygen, Miui ou Void serão melhores?

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Para já eu gosto da Oxygen, não tem dado problemas, só que tem duas funções que ainda não estão o.k. (ver meu post).
        Já a instalei 2ª vez. Ela tem o Market mais recente e eu gosto mais do anterior. Tentei substitui-lo e estraguei-o, deixou de funcionar o acesso ao market. Logo, reinstalação da Oxygen.

  60. Avatar de André S.
    André S.

    Já que falaram sobre os auscultadores. No caso de se estragarem estes, há alguma marca que venda outros (auscultadores) com microfone compatível com este telemóvel?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Não conheço (nem deve haver). Mas as lojas TMN devem poder fornecer auscultadores do próprio X5, se não têm que encomendem.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Os do Sapo a5/ZTE Blade são iguais aos do Huawei IDEOS X5. Podem-se trocar entre si sem problema.

  61. Avatar de José Reis
    José Reis

    Em relação aos discos sabem se SDCard interno é mais rápido que o externo?
    É que o Sapo A5 perdia muito com X5, nos testes de benchmark de leitura / gravação IO. Será por ter apenas disco externo?

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Por falar em Sapo a5, acabei de instalar num uma Rom CyanogenMod 7.1.0-RC1-Blade e ficou em 2.3.4 Gingerbread. Mas não gosto deste, o X5 é largamente melhor, vale bem os 50€ a mais.
      Claro que deve ser mais rápido o interno. Sempre será uma mem. flash embutida na placa do phone, embora faça de sdcard. E são 2 Gb.

  62. Avatar de Jose
    Jose

    o Huawei
    IDEOS X5 tem video chamada?

  63. Avatar de Jose
    Jose

    ja agora..e em relação ao Samsung Galaxy mini, melhor o x5?

    abraço

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Nem se compara. O X5 é bem melhor de longe. Tenho os 2 e o mini está ali ao lado parado.
      O X5 tem muito melhor definição de imagem, tem 2 GB de armazenamento interno, o mini nada.
      O CPU do X5, embora venha a 800 Mhz ele é de 1000 Mhz e pode ir a 1516. Já andei aqui com o meu, mas uso-o a 1027 Mhz e sem problemas.
      O X5 tem som Dolby Mobile Sound, excelente.
      E nem digo mais… para mim o X5 é um micro tablet…

      1. Avatar de Jose
        Jose

        obr Valente,

        fiz o download do manual do x5 e não vi em lado nenhum a referencia a vídeo chamada, faz?

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Isso não sei dizer, eu não uso o meu X5 como telefone, nunca explorei esse aspecto. Lamento.

  64. Avatar de José Reis
    José Reis

    No XDA já saiu a nova CM7 (110821-cm-7.1.0-u8800_en_signed.zip). Depois de instalar, qual não é o meu espanto! Está tudo em chinês! Já testaram esta versão?

    Abraço

    1. Avatar de José Carlos Reis
      José Carlos Reis

      Já consegui alterar o idioma para PT (ou pouco às cegas). Mas agora estou com outro problema, esta ROM não me está a ler o sdcard interno, dando a msg que o sdcard não está montado, apesar de estar. Já tiveram situações deste tipo?

      Abraço

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Sobre o sdcard interno a Thread indica bem:
        “add Allow user to choose internal storage” mas não explica como se faz. Em Definições ->Armazenamento não há lá o Mount Sdcard para o interno?

        De qualquer maneira dá uma vista de olhos nos meus posts acima de 29/7 a 10/8 e da solução que encontrei no início com a original.

      2. Avatar de Valente
        Valente

        Sobre o sdcard estive a vêr melhor e concluí:

        Eu tenho um microSD de 8Gb.
        – Com o Root Explorer que nos mostra as capacidades o indicado como /sdcard é o externo e vê-se bem que é de 8Gb.
        – O sd card interno chama-se /HWUserData pelo menos com as Cyanogen. E vê-se que tem os 2 Gb.

        – Se em Definições/Armazenamento faço Desmontar SD card no primeiro, é o conteúdo do /sdcard de 8GB que desaparece.
        A seguir vê-se Armazenamento Interno de 591 MB que deve ser a NAND, logo seguido de “Armazenamento adicional:/HWUserData” com a capacidade de 2 Gb, é bem o chamado sdcard interno pois que tem o Desmontar SD card. Vêr aqui se não está na posição “Instalar cartão SD” para o activar.

    2. Avatar de Valente
      Valente

      Eu já tinha visto esta com a actualização de multilanguage, tenho a anterior 110815 instalada em inglês. Como vi no título o -en- desconfiei e na página de download não está referido outras linguas, ver aqui:

      http://code.google.com/p/u8800-cm7/downloads/detail?name=110821-cm-7.1.0-u8800_en_signed.zip&can=2&q=

      fiquei portanto à espera da confirmação.
      Mas essa além do chinês deve ter o inglês como a 110815.
      Portanto o Amigo confirma que agora está tudo, mas tudo em Portugês?

      1. Avatar de José Carlos Reis
        José Carlos Reis

        Confirmo, está tudo em português

        1. Avatar de Valente
          Valente

          E já agora, o Mac Adress já está correcto? No meu (110815) está incorrecto. O que aparece em Definições/Acerca do telefone/Estado/End. Mac de WiFi não corresponde ao indicado numa etiqueta atrás da bateria!!!

          1. Avatar de José Reis
            José Reis

            Neste momento não posso confirmar, pois voltei a colocar a rom origin.. No entanto espero confirmar essa situação nos próximos dias.

          2. Avatar de José Carlos Reis
            José Carlos Reis

            Já instalei a CM7 (v71.0) e o MAC do Wifi está correcto.

  65. Avatar de Valente
    Valente

    Então por favor José Reis
    Já que tem a ROM de origem instalada veja-me com um File Explorer se existe a pasta /HWUserData que corresponde, na CyanogemMod ao SDcard interno. E se em Definições/Armazenamento existe o “Adicional:/HWUserData” de 2 GB com possibilidade de Mount e Dismount SDcard. Conforme falei 5 posts acima.
    Obrigado.

    1. Avatar de José Carlos Reis
      José Carlos Reis

      Caro Valente,
      confirmo, se aceder a uma pasta, por exemplo “Android”, que se encontra no SDcard interno, o caminho que aparece é “\HWUserData\Android”.
      No entanto nas definições de armazenamento não tenho nada ref. a …“Adicional:/HWUserData” de 2 GB…
      Neste momento também tenho um SDcard de 8GB. Estando os dois SDcards a funcionar sem problemas na ROM original (v2.2.1).
      A única diferença que tenho em relação ao que vem de fábrica é o acesso root através do Superboot.

    2. Avatar de José Carlos Reis
      José Carlos Reis

      Depois de instalar o SDcard externo de 8Gb, o modo recovery deixou-me de detectar o SDcard interno. Caso retire o SDcard, já me detecta. Estranho!

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Mas isso é normal. Todos os Backups vão para o SDcard externo. Mesmo os do Titanium Backup. Se não existir o externo vão para o que há que é o interno. Só que no X5 eles chamam-se:

        –> /sdcard…….. é o Externo
        –> /HWUserData…. é o Interno

        O recovery chama sempre sdcard ao que há (ver as capacidades por cima).

        Fiz dois backups ao sistema. O 1º com o externo foi parar ao /sdcard. O 2º sem o externo foi parar ao /HWUserData.

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Mas gostava ainda de confirmar isto com um acabadinho de comprar…

          1. Avatar de José Carlos Reis
            José Carlos Reis

            Confirmo é isso mesmo.
            Agora percebo, e de certa forma faz sentido.
            É importante que este tipo de smartphone tenha um SDcard externo. O sistema dá prioridade ao externo, caso exista.

  66. Avatar de Valente
    Valente

    Finalmente a CyanogenMod-7.1.0-U8800 final (?) (sem referência beta).

    【rom】u8800-cm7-240811

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1068766

    E vem acompanhada dum novo Kernel desenvolvido por Francisco Franco. Instalei este Kernel na versão antetior que tinha a cm7-110815-beta3.1, e como me pareceu tudo funcionar bem instalei hoje a 240811.
    Dois problemas que tinha, ficaram resolvidos:
    – Multilínguas (a beta3.1 era em inglês e chinês)
    – Mac Address correcto

    Com esta instalação do kernel boot.img através do ecrã purpura aprendi mais uma coisa, o acesso ao disco flash interno (é a chamada NANDroid?) onde ele se encontra para o substituir com o explorer do windows. E vi também, que é lá onde está, ainda, tudo da PT e da TMN. Poderei apagar isto dali???

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Alerta de erro

      Afinal não serviu de nada instalar a nova boot.img de 2,7 MB conforme o indicado na thread por “randomparanoia” em 24/08/2011 às 12:28 pm :

      “Changing the boot.img is simple. Connect your phone to your computer. Boot in “special boot system” using volume +/volume – button and power button. Wait until you get a purple screen. It will mount your phone internal storage and then you change your boot.img with the new one from geno.”

      Hoje fui ver se continuava a mesma e não, já lá estava a anterior boot.img de 3,68 MB. Fui ver porque achei estranho estar esta em /cust_backup/image/boot.img.
      É que foi aqui que Genocolar indicou para pôr a recovery.img a quando duma instalação Oxygen ROM.
      E agora fiz o mesmo, substitui a boot.img de 3,68 MB pela nova de 2,7 MB aqui nesta pasta /cust_b…etc. Depois dum reboot, deliguei, fui novamente ver como acima indicado, e já lá estava a nova. É o próprio Android que actualiza.
      Agora sim tenho o novo Kernel boot.img de Francisco Franco instalado.

      1. Avatar de José Carlos Reis
        José Carlos Reis

        Caro Valente,

        como posso confirmar se tenho o Kernel do Francisco Franco?
        Caso não tenha basta substituir o meu boot.img pelo recente boot.img disponível em (http://code.google.com/p/u8800-cm7/downloads/list) , através de bootloader ?

        1. Avatar de Valente
          Valente

          Pelo tamanho. O Franco boot.img tem 2,7 Mbytes. O Geno boot.img (o anterior) tem 3,68 Mbytes. O que está instalado é o que está no backup em /cust_backup/image/ Mas se ainda não o instalaste não tens concerteza.
          Eu tinha-o instalado já e fui aconselhado a recolocar o anterior.
          Ver na Thread os últimos posts (eu sou o ValenteL):

          http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=1068766&page=59

    2. Avatar de José Carlos Reis
      José Carlos Reis

      Instalei ontém essa nova CM7 com o novo boot.img + appgoogles. Coloquei a 1516Mhz e está um espectáculo!
      Sem problemas de SDCards (interno / externo), wireless e idiomas.
      Com benchmarks: Antutu a 3715 e Quandrant a 2688
      Aconselho a quem adquira este Android (Ideos X5), compre logo um SDcard externo. Irá ter muito menos problemas em termos de Costum Roms.

      1. Avatar de Valente
        Valente

        Ver meu comentário de hoje na análise do U8800.

    3. Avatar de Fernando R.
      Fernando R.

      Podes até apagar a pasta cust_data toda, esta pasta contém os ficheiros de personalização do operador, se não estiver lá o android arranca com todas as defenições e opções que estiverem na rom!Eu agora nem arrisco apago logo tudo, quem personaliza o meu tm sou eu!

      1. Avatar de Fernando R.
        Fernando R.

        …era para o Valente!

  67. Avatar de Alex09
    Alex09

    Boas,

    Sou novo no mundo dos Androids e estou com alguma dificuldade em colocar o GPS a funcionar. Ele já trablhou uma vez mas foi com o apoio do wifi. Como posso por a funcionar quando ando na rua sem consumir trafego? Qual é configuração que deve estar no tele, podem enviar as vossas?

    Instalei uma app que encontra os satelites mas no navigation n passa da detectção até surgir o comentario que perdeu a ligação de dados.

    Existe outro tipo de aplicação gratuita com os mapas e o sistema gps que funcione?

    Existe alguma app que controle se não vai para os dados?

    Obrigado

    1. Avatar de Fernando R.
      Fernando R.

      o navigon faz uma ligação inicial com muitos poucos bytes, se tiveres pacote de dados não te vai prejudicar nada mas se não tens é uma chatice pois precisa da ligação para verificar a activação: ou seja se não quiseres gastar € com essa ligação arranca com o navigon ligado ao wifi e depois desligas que ele fica a funcionar até o fechares.
      eu deixei de usar o navigon por causa disso agora estou a usar o NDrive, funciona bem no entanto não gosto muito do interface.

  68. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já tinha perguntado isto mas ninguém respondeu, talvez por estar perdido uma cadeia de respostas:

    Quanto mais ‘overclockado’ o x5 estiver, menos tempo a bateria dura não é? E a 1,8GHZ, ele tem problemas de aquecimento?

    Obrigado

    1. Avatar de Valente
      Valente

      Não será bem assim.
      Com os devidos cuidados ele não aquece a 1800Mhz.

      Vêr o meu comentário de hoje na análise do U8800.

      Cumps.

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        vou ler. Obrigado

  69. Avatar de Pedro
    Pedro

    Já agora, um dos aspectos menos positivos do x5 e que parece que ninguém até agora falou, é a fraca visibilidade do ecrãn quando visto de diferentes ângulos, como podem ver aqui: http://www.youtube.com/watch?v=i7TKPQUA2FI

    Contudo, visto num vídeo é uma coisa e visto ao vivo é outra, e como ninguém ainda mencionou isso, peço aos possuidores dum x5 que que digam se realmente nota assim tanto?

  70. Avatar de Pedro
    Pedro

    boas

    estou indeciso ente Iphone 3 Gs e este X5

  71. Avatar de Bruno
    Bruno

    Eu queria saber como é que faço o root para o meu x5 (ainda sou novo no mundo dos smartphones) xD

  72. Avatar de Henrique Rocha
    Henrique Rocha

    Boa tarde pessoal

    tenho uma duvida. estou para comprar este ideos x5 e desbloquea-lo porque sou da Optimus.

    contudo, o senhor da loja diz que não vale a pena porque a Optimus não tem configurações depois de desbloqueado para configurar os mms e internet e essas coisas..

    acham mesmo que isto é verdade? ou é treta?

    que faço amigos?

    obrigado

    cumps