iOS 5 Beta 5 Traz Função para Ditar Texto

19 Comentários

A Apple lançou ontem a quinta versão beta do seu iOS 5 para developers. Esta nova versão traz mais estabilidade e várias correcções de problemas que se fizeram sentir na versão 4. Além das novidades esta versão, à semelhança da beta 4, também poderá ser descarregada para os dispositivos recorrendo à tecnologia OTA (over-the-air).

São já várias as novidades ligadas ao iCloud e aos backups que se podem executar de música comprada no iTunes. Juntamente com o iOS 5 beta 5, a Apple também disponibilizou o iTunes 10.5 beta 5, o Xcode 4.2 beta 5 assim como a versão beta 4 do software de actualização da Apple TV. Mas… as novidades não se ficam por aqui.

Para quem tinha a versão iOS beta 4 pode, recorrendo ao OTA, proceder à actualização e descarregar os 128MB  que fazem parte do update. Para isso os utilizadores deverão primeiro apagar todo o dispositivo recorrendo a Settings > General > Reset > Erase All Content and Settings.

Tudo será apagado, por isso não se esqueçam de ter as  cópias de segurança em dia. Para actualizar para a nova versão via OTA vá a Settings > General >Software Update.

Segundo alguns testemunhos, é possível fazer o update sem apagar primeiro o conteúdo do telefone. Para quem quiser usar o iTunes, o procedimento é o normal para actualizar para o  iOS 5.

Atenção que a Apple está a avisar com veemência que apenas os utilizadores com o equipamento registado como developer podem proceder a esta actualização. Isto porque, se usar algum método não autorizado de actualização, o seu equipamento poderá ficar danificado e sem recurso à garantia.

This version of iOS is intended only for installation on development devices registered with Apple’s Developer Program. Attempting to install this version of iOS in an unauthorized manner could put your device in an unusable state, which could necessitate an out of warranty repair.

Não escreva… dite!

Esta versão do iOS 5 traz mais evidências de uma função para ditar texto, que a Apple apelida de ‘Dictation’. Segundo consta, esta função irá usar tecnologia que a Apple está a licenciar da empresa Nuance Communications. A Nuance é uma empresa que desenvolve software para processamento de imagens e de reconhecimento de fala. É também conhecida por um produto famoso de reconhecimento da fala e tradução para escrita, o Dragon Software.

Como podem ver na imagem em cima, uma vez activada a função Dicatation, aparecerá no teclado do iOS um botão para esta função. A barra de espaços ficará ligeiramente mais pequena e teremos um enquadramento desta nova ferramenta. Uma vez activa bastará falar para o microfone o software transformará o discurso em texto, no campo onde pretenderá inserir texto.

Nenhum destes nomes é garantido pois, até a versão final sair, muita coisa poderá mudar. São ferramentas ainda para consumo interno mas que fazem já antever um novo sistema operativo vanguardista e com pormenores de alto recorte técnico. Lembramos que recentemente veio também a púbico a possível função de reconhecimento facial no iOS 5. Estas e muitas mais novidades estarão a ser aprontadas para já em Outubro (se não antes) aparecerem ao público em geral.

Artigos relacionados:

Homepage: iOS 5

Partilhar:
Tags:

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de lourenço
    lourenço

    é fixe!…, mas podia por também a função de “ler texto”, tipo a Joana no lion!.., q é só espectacular!..
    imaginem-se a divagar pelos post’s do pplware, enquanto a Joana nos lê o mais recente post, e os respectivos comentarios em português fluente (e quando têm falhas, percebem-se perfeitamente)

    não ha nada mais espectacular e funcional!

    1. Avatar de Duarte Galvão
      Duarte Galvão

      Isso já existe no iOS 4 e chama-se VoiceOver.

      1. Avatar de lourenço
        lourenço

        é a tal coisa!…, não é a mesma coisa!.., mas boa tentativa!..
        o voiceover spama-te auditivamente com tudo o que tu faças!…

        o voiceover aplica-se bem a pessoas que não vêm bem e que precisam sempre de um auxilio para alem da vista que lhes confirme o que estão a fazer!..

        mas a ideia seria um “leitor” de texto que nós seleccionamos por exemplo, algo que só aconteça quando nós queremos!

  2. Avatar de Diogo Ramalho

    Já agora permitam-me mostrar como as coisas funcionam na concorrência, neste caso em Windows Phone 7.
    A versão do video é a Beta 2 do Mango. A partir dos 2:50, tem um preview da interacção das mensagens. É engraçado de se ver!

    http://www.youtube.com/watch?v=YmsSk4bYNao

    1. Avatar de viperbruno
      viperbruno

      O que vale é que é só a Microsoft a copiar xD

  3. Avatar de Luis
    Luis

    Dará para ir directamente para as mensagens e ditar uma mensagem, tudo usando a voz como já acontece no WP7?
    http://www.youtube.com/watch?v=YmsSk4bYNao
    Seria interessante e muito útil, especialmente quando se conduz.

    1. Avatar de Luis
      Luis

      Adiantaram-se :p

      1. Avatar de Luis
        Luis

        E já agora, espero que esta funçao, tanto no iOS como no WP7 tenha disponível o Português de Portugal.

        1. Avatar de Carlos
          Carlos

          Isso é que era, mas até agora não se sabe nada.

          Por outro lado a Microsoft tem um laboratório de linguística em Portugal…

          1. Avatar de Relvas
            Relvas

            e a apple tem uma grande parceria com a Nuance!… que tens excelentes vozes em português 😉

  4. Avatar de AT
    AT

    Quem é a Joana?:)

    1. Avatar de Lourenco
      Lourenco

      A Joana é a assistente de voz do macosx do Mac em Pt-Pt… Eu gosto….
      Tipo o alex inglês, mas em português..

  5. Avatar de Peter Panton

    Viva,

    Pelo que sei, a Apple ainda está em negociações com a Nuance, por causa da tecnologia de reconhecimento de voz.

    Já está confirmado?

    Cumps.

    1. Avatar de aver
      aver

      Acho que o post diz o que é possível: “Segundo consta …”
      Eu inclino-me p’ra que sim, mas nem na última versão Beta distribuída essa função lá estava (ou seja a segunda imagem do post, com o microfone, é “fake”). Há é umas linhas de código que indicam que o iOS 5 terá “speech-to-text dictation”.
      Penso que é uma “surpresa” para a versão final.

      1. Avatar de Vítor M.

        Exacto. Segundo informações não oficiais a Apple está a trabalhar com a Nuance desde a saída do iOS 4. Vamos ver as surpresas.. serão muitas.

        1. Avatar de aver
          aver

          Já agora, mais uma “fake image”, de que será mesmo “Nuance dictation” 😛
          http://9to5mac.com/2011/07/23/ios-5s-integrated-nuance-dictation-speech-to-text-feature-detailed/

          Vê-se pelo W7 Mango, dos links de comentários anteriores, que a Apple vai ter que apresentar novidades no “voice speech” no iOS 5.

        2. Avatar de Francisco

          Exacto! há algumas “provas” que a Apple já trabalha com a Nuance desde o IOS 3.0.
          http://blogdoiphone.com/2011/05/vozes-do-ios-apple-ja-e-parceira-da-nuance-desde-o-ios-3-0/
          Mas “espectacular” é se a Apple integrar esta tecnologia com a da Siri que a Apple comprou à pouco tempo!!
          http://siri.com/about/jobs

  6. Avatar de Serva
    Serva

    Boas ,

    Interessante função esta do W7 ainda com uma falta de integração com mapas e outras aplicações , mas mesmo assim interessante , gostei @Luis , obrigado por teres partilhado o Link

    Cumprimentos

    Serva