Placas gráficas da Nvidia já só estão 14% acima do valor recomendado e as da AMD a 7%

19 Comentários

Quem precisou de comprar uma placa gráfica, especialmente algum modelo das linhas de última geração, percebeu que esta era uma tarefa complicada. Por um lado a escassez de componentes ceifou praticamente por completo a existência das GPUs das prateleiras e, por outro, o preço das mesmas estava extremamente acima do normal, devido à lei da oferta e da procura.

No entanto, temos vindo a dar conta de que o preço das placas gráficas está a baixar constantemente. E segundo as mais recentes informações, as GeForce RTX 30 da Nvidia já só estão 14% acima do preço recomendado, enquanto que as Radeon RX 6000 da AMD estão apenas 7% mais caras.

gráficas

Preço das GPUs continua a cair

Se estava preocupado com o valor altíssimo que as placas gráficas apresentavam apenas há alguns meses, agora há mais do que razões para ficar descansado. Os dados mais recentes mostram que o preço das GPUs, nomeadamente dos modelos de última geração, continuam a baixar de forma consistente desde o início do ano de 2022.

Assim, de acordo com a nova análise do site alemão 3DCenter, realizada no dia 8 de maio, o preço das placas gráficas da gama GeForce RTX 30 da Nvidia já só está em média 14% acima do valor recomendado pela marca. Por sua vez, as Radeon RX 6000 da AMD encontram-se apenas 7% mais caras do que o preço inicialmente tabelado pela fabricante.

Através do gráfico abaixo pode conferir a variação de preço das GPUs, assim como confirmar a queda do valor regular desde o mês de janeiro até ao momento.

Tal como podemos ver, na análise anterior feita a 17 de abril, os chips gráficos da Nvidia estavam 19% mais caros e os da AMD tinham um preço 14% mais alto do que o recomendado.

Se olharmos para o cenário de há um ano, em maio de 2021, constatamos que a realidade era significativamente diferente. As gráficas de última geração da Nvidia e AMD estavam 218% e 116% mais caras, respetivamente.

Alguns modelos ainda estão muito caros

Convém frisar que esta percentagem se refere à média global do preço de todas as gráficas que compõem a linha em questão. No entanto, há modelos que ainda estão muito caros, como é o caso da AMD Radeon RX 6800, que se encontra 36% mais cara, da Nvidia GeForce RTX 3060 Ti (+31%) e da Radeon RX 6800 XT (+27%).

Já se falarmos dos modelos que sofreram quedas significativas, destacam-se os seguintes:

  • AMD Radeon RX 6500 XT: caiu 6% e está 11% abaixo do preço recomendado
  • AMD Radeon RX 6600 XT: caiu 7% e está 1% abaixo do recomendado
  • Nvidia GeForce RTX 3080 Ti: caiu 5% e custa agora 4% menos que o tabelado pela marca
  • Nvidia GeForce RTX 3090: caiu 8% e o preço é apenas 6% acima do recomendado
  • Nvidia GeForce RTX 3070 Ti: caiu 7% e custa 11% a mais

Com esta nova realidade, quem está a pensar comprar uma placa gráfica dos modelos mais recentes, já o pode fazer sem ter que, como se costuma dizer, “vender um rim”.

Comentários

19

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de andy
    andy

    Estive a pesquisar e verifiquei que o preço médio duma RTX 3080 Ti em Portugal é quase 200 Euros mais caro que a média europeia

  2. Avatar de Pedro
    Pedro

    Em Portugal vao aguentar o maximo que puderem com preços elevados, tipo gasolina..

    1. Avatar de :-)
      🙂

      Isso tem a ver com o facto de se comprar menos em Portugal e, como tal, os vendedores que compraram stock a preços mais elevados não podem vender a 0% de lucro ou menos (sim, há vendedores que chegaram a vender em prejuízo).

    2. Avatar de SteveRobs
      SteveRobs

      Não é só Portugal …. na Amazon também estão ainda altos os preços.

  3. Avatar de :-)
    🙂

    É de frisar que esses preços são uma média entre todas as variantes das placas gráficas (Asus, MSI, etc…) e apenas representam o mercado alemão. O nosso mercado e o espanhol ainda não chegaram a estes valores.

  4. Avatar de Redin
    Redin

    Quem as quiser comprar, é melhor apressarem-se porque a procura vai novamente ser violenta tal não foi a quebra do protocolo que assegurava as placas LHR que agora já não têm qualquer limitação de hashrate no Ethereum.

    1. Avatar de tiago oliveira
      tiago oliveira

      Eu que não estou dentro do assunto ouvi dizer que o ethereum já não rendia

      1. Avatar de Redin
        Redin

        Sempre rendeu. Podia era não compensar 24/24.
        Agora com a liberação do hashrate a 100% voltou.

  5. Avatar de Bernardo duro
    Bernardo duro

    Na Amazon alemã o preço é brutalmente inferior…

  6. Avatar de compro essa também
    compro essa também

    Crise ? Qual crise ?!

    Só no meu bolso, claro.

    Quanto bebem esta meninas ?!

    Se a energia esta barata, ainda vai ficar mais …

    Depois vêm estes “jovens” dizer que o ambiente está mal, e as alterações climaticas e coisa e tal …

    Comprem-nas todas que vocês precisam !!

    Mais do mesmo e esperam outros resultados …

    Mas o que se verifica é aquela maxima ” quem vier atrás que feche a porta ” …

    1. Avatar de iDroid
      iDroid

      E quem trabalha com elas, que alternativas tem?

    2. Avatar de tiago oliveira
      tiago oliveira

      Os jovens que falam do ambiente são os mesmos que se for preciso atiram lixo para o chão e compram se for preciso o ultimo iphone ano após ano

  7. Avatar de Thomas
    Thomas

    Valores que de nada refletem o que se passa por ca. Ou seja, de nada nos interessa o que esta dito aqui.
    Estou em portugal! A realidade é assim, pego na rtx 3060 e o valor dela de uma loja online das mais “reputadas” de portugal 480€ (a mais barata, nao me interessa modelo). O Preco MSRP em € era de 329€, ou seja, usando matematica que me ensinaram em portugal isto da + 45,9%.

    1. Avatar de SANDOKAN 1513
      SANDOKAN 1513

      A 3060,como você diz,e ainda está a 480 euros.É um autêntico roubo.Daqui lá isto dos preços das placas gráficas baixarem. 😐

  8. Avatar de Thomas
    Thomas

    Era interessante fazerem o vosso trabalho com base em valores nacionais. PORTUGAL. Basta ver a rtx 3060 que continua 45% acima do valor dela.

  9. Avatar de secalharya
    secalharya

    “só”!

    Gráficas já há 1,5 anos no mercado.

  10. Avatar de OS
    OS

    È tudo por causa da Guerra
    Os preços a subir
    Salarios estabilizados no SMN
    Banco com lucros milionarios e as nossas parcas poupanças a diminuir cada vez mais
    Ninguem faz nada ´
    Tudo por o futebol é que é uma alegria

    1. Avatar de Otioobvio
      Otioobvio

      +1

      Nos EUA as pessoas e governos passam a pente fino;

      Na Europa os governos de esquerda e direita são iguais: vivam os lucros dos bancos, indústria energética, grandes empresas e grupos de investimento. O povo que ganhe para pagar o aluguer ou empréstimo, além de subsídios para os políticos ou rendimento mínimo. Em suma: a classe média que pague tudo.

  11. Avatar de mamba
    mamba

    nomal. A malta está toda a espera da próxima série da nVidia. A 40 Series deve sair no final deste ano. Por isso é que os preços das atuais estão a descer.