CubieBoard – O concorrente directo do Raspberry Pi

88 Comentários

…por apenas 38 euros e com hardware fantástico

O segmento dos mini-PCs continua a crescer a um ritmo alucinante! Actualmente podemos encontrar no mercado vários pequenos equipamentos, super  potentes, robustos e com um nível de performance comparável (e em alguns casos superior) aos desktops. No Pplware temos acompanhado de perto este segmento dos mini PCs e já apresentamos o projecto Raspberry Pi, Cotton Candy, AllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox, Mele a1000, Diablotek U310, CuBox, e recentemente o D2 Plug.

Hoje vamos conhecer o CubieBoard, um mini PC semelhante ao Raspberry Pi, mas que garante mais performance

CubieBoard_00

O CubieBoard é mais um mini-PC que tem como principal objectivo oferecer uma plataforma low cost, para  a realização dos mais diversos projectos, oferecendo um hardware muito interessante e potente.

CubieBoard_01

Apesar de recentemente o Modelo B do Raspberry Pi ter sofrido um upgrade dos 256 MB para os 512 MB de RAM, o CubieBoard leva vantagem uma vez que oferece 1 GB de RAM (DDR3). A nível de processador, o Raspberry PI integra o ARM11 a 700MHz (podendo chegar aos 1GHz através de overclocking – ver aqui), ao contrário do CubieBoard que traz consigo o novíssimo ARM cortex-A8 a 1 GHz (nativo).

CubieBoard_02

Características técnicas:
  • Processador: 1Ghz ARM cortex-A8 , NEON, VFPv3, 512KB L2 cache
  • GPU: Mali400, OpenGL ES
  • Memória RAM: 1GB DDR3 @480MHz
  • Output gráfico: HDMI 1080p Output
  • Interface de rede: 10/100 Mb Ethernet
  • Interfaces:
    • 2 USB Host
    • 1 micro SD slot
    • 1 SATA
    • 1 IR
  • Armazenamento: 4GB Nand Flash
  • Características técnicas: 96 pinos, incluindo I2C, SPI, RGB/LVDS, CSI/TS, FM-IN, ADC, CVBS, VGA, SPDIF-OUT, R-TP.
  • Sistemas operativos:  Ubuntu, Debian, Fedora, Arch ARM Linux, Puppy, Android, entre outros

CubieBoard_04

Outra das vantagens de comprar um mini PC CubieBoard é a possibilidade de adquiri uma case (por apenas $4, aproximadamente 3 euros – ver aqui) que permite proteger os componente deste mini PC.

CubieBoard_03

Como referido, o Cubieboard pode correr a plataforma Android ou a nossa distribuição Linux favorita, o que significa que podemos transformar a nossa TV numa Android TV (via interface HDMI) ou por exemplo numa NAS, uma vez que este oferece uma interface SATA e Ethernet.

Com estas funcionalidades: Raspberry Pi ou CubieBoard?

Homepage: CubieBoard

Partilhar:
Tags:

Comentários

88

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Rafael
    Rafael

    CubieBoard se pudesse ter metia este como “seedbox” em casa xD… , como ficava partilhado no resto da rede conseguia aceder aos torrents sacados no resto da rede xD.

    1. Avatar de lmx
      lmx

      esquece …
      saira para o meados do ano que vem as boards da PARALLELLA!!!Brutal…
      99dolares por um super computador com processador ARM 5wats de power e ubuntu de base!!
      http://www.kickstarter.com/projects/adapteva/parallella-a-supercomputer-for-everyone

      isto sim vai valer a pena lol

      cmps

  2. Avatar de Rafael
    Rafael

    aonde se pode comprar por 38 € ?

  3. Avatar de Sharp
    Sharp

    Aquela unha…

    1. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      Hehehe! Reparei no mesmo também!
      É a famosa unha multifunções! Coça o ouvido e tira macacos do nariz!

      1. Avatar de André
        André

        Não esquecer que também serve para “sacar” a porcaria debaixo das unhas da mão contrária…

      1. Avatar de Joob

        É TUA É ! A tua mão é meio pro fina.. :b

        1. Avatar de Joob

          E com aquela unha não engana ninguém !

        2. Avatar de Mário Cardoso
          Mário Cardoso

          As coisas para tu andas a olhar! A ver mãos de homens hã?!
          Huum…

          1. Avatar de Joob

            é o que se destaca mais na foto 😮 HAHA

        3. Avatar de lmx
          lmx

          joob mas que raio de cumplicidades são essas…nem quero ouvir lol 🙂

    2. Avatar de Nuno Silva
      Nuno Silva

      Ahahahaa…bem visto!
      Aquela unha é portuguesa só pode!

    3. Avatar de Joob

      HAHAHAHAH .. Deve ser pra tirar os macacos mais pequenos :b HAHA

    4. Avatar de mig
      mig

      l0l0l
      reparei que não há corta unhas!

      1. Avatar de Li70
        Li70

        LOL Mesmo a serio!! deve a utilisar como limpa orelhas… espetaculo! 😀

    5. Avatar de la_marca
      la_marca

      só pela unha… já não compro 🙂

      1. Avatar de Dário
        Dário

        se o produto fosse de uma certa marcA sempre se podia esperar pelo iCortaUnhas, a lançar em Março 2013 por apenas 600USD (700euro em Portugal), e depois em Outubro 2013 lançarão o iCortaUnhas Mini e o iCortaUnhas 2 que subsitui a versão anterior pelo mesmo preço que custou às pessoas 6 meses antes. Mas toda a gente compra à mesma 🙂

  4. Avatar de Nuno Silva
    Nuno Silva

    Lembrei-me de uma coisa depois de ver este artigo…isto aliado a um VDI Server e podiamos por pessoal a trabalhar por uma tuta e meia…

  5. Avatar de antonino

    isto para Home Automation deve ser fantastico.

  6. Avatar de Mário Cardoso
    Mário Cardoso

    Tem bom aspecto, é potente, tem um preço muito apetecível e a caixa (que apesar de não ser a ideal) também é muito barata.
    Tem tudo par ter sucesso. Falta saber como vai ser a aceitação dos consumidores!

  7. Avatar de david
    david

    fonix, o mercado dos mini-PCs está a crescer bué.
    o CubieBoard parece bem melhor que o Raspberry Pi, e pelo preço, está bem atrativo.

    alguém sabe onde podemos comprar?
    já estive a ver numa loja onde costumo comprar coisas dessas e não tem (para já) – http://www.sonigate.com/pt

    para a equipa pplware: era intersante, se possível colocarem as lojas onde se podem comprar os artigos…
    o preço anunciado é uma conversão do preço que está no site do CubieBoard ou é o preço em alguma loja em Portugal

    definitivamente, um desses mini-PCs vai estar na lista de compras no natal 🙂

  8. Avatar de R!cardo
    R!cardo

    Sempre gasta menos que um sistema NAS de 4 discos. Onde se pode comprar?

    1. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Também não tem lá os 4 discos, que é o que faz o NAS gastar a energia…
      Aqui queres armazenamento, tens que meter discos 😉

      1. Avatar de R!cardo
        R!cardo

        Génio 😉

  9. Avatar de Nuno Rodrigues
    Nuno Rodrigues

    Apesar de ter um hardware muito superior a documentação existente é muito inferior ou estou enganado?

    1. Avatar de carlos
      carlos

      vai ser como o beagleboard e o arduino. o arduino tem uma comunidade gigante e o beagleboard tem uma comunidade de pessoal “especifico” e que desenrasca qualquer coisa

    2. Avatar de Mário Cardoso
      Mário Cardoso

      O PC ainda nem está no mercado, como queres que já haja muita documentação?

      1. Avatar de Nuno Rodrigues
        Nuno Rodrigues

        O problema é que já existem tantas e algumas vão cair por terra! Vai ser impossível haver documentação para todos estes “mini-pc’s”. E por exemplo a raspeberry pi já esta muito desenvolvida e a comunidade já é muito grande por isso não acredito que estas consigam entrar facilmente no mercado.

  10. Avatar de Rasp
    Rasp

    Encomendei hoje o meu raspberry, acho que já me arrependi…

  11. Avatar de Miguel Ribeiro

    Será muito difícil ter a comunidade do Raspberry.
    Mas parece-me impecável. E a porta sata também traz vantagens.

  12. Avatar de moedinha
    moedinha

    Só faltava um wifizito…

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      mesmo, é o ponto fraco destes mini pc’s…

      tenho medo das pen’s não funcionarem a 100%…

      1. Avatar de Jopor
        Jopor

        Podes usar este
        Asus USB-N13
        Adaptador de Rede 802.11n
        Comprovado no meu Raspberry Pi e funciona bem

      2. Avatar de Sharp
        Sharp

        Até agora, todas as que experimentei funcionaram.

  13. Avatar de Filipe Pereira
    Filipe Pereira

    Tenho rpi, mas não o iria substituir por este… embora seja mais potente e consiga meter sistemas operativos que não consigo no rpi, não tem as gpio que uso para controlar outros aparelhos. O rpi tem a vantagem de ser uma mistura de arduino com um mini-pc, este é simplesmente um mini-pc. Mas claro que não me importava de adicionar este á minha coleção, gostava de ver se este conseguiria correr o windows 8 arm 🙂

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      este também parece ter ali uns contactos…

      o w8 arm, só mesmo pela mão da microsoft, é compilado para cada pataforma individual, logo, a menos que copiasse um outro produto oficial na integra… não dá…

  14. Avatar de idontcare
    idontcare

    qual é a utilidade destes mini pc´s?

    1. Avatar de Claudio Oliveira
      Claudio Oliveira

      Lê o artigo, se não ficares esclarecido..só mesmo com um desenho.

      1. Avatar de idontcare
        idontcare

        não me digas que a única utilidade disto é teres uma tv android??? bem, mas mesmo assim já era mais útil que o teu comentário…

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          Tu também podias ser mais útil, ora deixa cá ver… sistema NAS serve? Seedbox para torrents serve?

          1. Avatar de idontcare
            idontcare

            fantástico, convenceste-me a comprar uma dúzia de mini pcs…

          2. Avatar de la_marca
            la_marca

            xbmc, uso da portas GPIO…

          3. Avatar de R!cardo
            R!cardo

            Podes simplesmente comprar um e fazeres o que quiseres com ele, por exemplo ires ao site do fabricante informares-te melhor 😉

        2. Avatar de Rui M.
          Rui M.

          http://www.lmgtfy.com/?q=para+que+serve+raspberry+pi

          Isto em português. Se fizeres uma busca em Inglês encontras muita mais informação, concerteza…

    2. Avatar de JPedrosa
      JPedrosa

      Lightweight Linux Desktop
      Android TV
      NAS – Fraco, mas NAS, porque a grande limitação aqui é o suporte aos discos.
      Home Automation

      Para experiências para montar um mini web server, um mini mail server.

      Com as devidas adaptações, muitos destes projectos, até poderiam “marchar” como CarPC …

      Haja imaginação, que haverá muita utilização para dispositivos que gastam pouca energia e têm uma capacidade interessante de processamento.

      1. Avatar de idontcare
        idontcare

        obrigado pela tua resposta, interessa me a parte do home automation 🙂

        para os outros ‘mininos’ que se acham inteligentes, aprendei a responder ás pessoas sem toques de arrogância …

        1. Avatar de R!cardo
          R!cardo

          É assim que se educam os espertos 😉

  15. Avatar de dr_jivagos
    dr_jivagos

    e será que isto aguenta um servidor de ts ou ventrillo e se sim para quantos users no max…

  16. Avatar de antonio
    antonio

    será que corre o colibri em Linux ?

  17. Avatar de xkalibur
    xkalibur

    Boas

    Sou novo nisto, mas achava muito interessante o poder preparar uma Android TV de baixo custo com este mini pc.

    Desafio o PPLWARE, e que tal um tutorial para isso??

    1. Avatar de JoseM
      JoseM

      tb interessado!!!

  18. Avatar de Miguel
    Miguel

    Estou a começar a ter grandes espectativas neste tipo de plataforma, ainda está verde, mas quando chegar a maquina dual e quad core, pode muito bem substituir os grandes desktops em trabalhos corriqueiros diarios. Ja alguem sabe se existe Linux que suporte o GPU Mali 400 a nivel de aceleração de hardware?

    1. Avatar de rascas
      rascas

      Pois, esse parece-me ser o ponto fraco desta board, e em que o raspberry é superior. Sei que o xbmc tem suporte a aceleração de hardware para o Mali 400 mas não sei a performance que tem.
      Duvido que consiga correr videos 1080p, pelo menos aqueles com
      uma boa taxa de “bit rate”…

  19. Avatar de Pedro
    Pedro

    Estou a pensar em adquirir um destes mini-pcs para ligar à tv da sala. Substituindo assim, o velhinho leitor multimédia egreat.
    Agora a grande dúvida:
    Qual deles comprar?
    Que sistema instalar? Android, Ubuntu, ou mesmo xbmc? Aproveitando a dica do membro xkalibur, uma tutorial era mesmo bem vindo!

    1. Avatar de rascas
      rascas

      A minha opinião:
      Raspberry Pi 512Mb, com o Debian Wheezy (raspbian) + XBMC

      1. Avatar de Pedro
        Pedro

        é que estou a pensar em comprar. mas no site da Farnell diz o seguinte: devo escolher Consumer ou business

        1. Avatar de Pedro
          Pedro

          onde posso encomendar o Raspberry Pi com entrega mais rápida?

          1. Avatar de knoker
            knoker

            eu comprei o meu rasp256 no http://inmotion.pt/store/
            ja la comprei mais coisas, rapida entrega, nunca tive problemas….

            Cumps

          2. Avatar de Rascas
            Rascas

            Não gosto de fazer publicidade mas há uma em Portugal que vende, começa em “in” e acaba em “n”

  20. Avatar de m4x
    m4x

    tem spdif? omfg é compra certa então xD

  21. Avatar de m4x
    m4x

    Afinal não tem, eu é que depois tinha de ligar um nos pinos…
    Já agora, isso ainda está em crowdfunding.

  22. Avatar de Fabio
    Fabio

    Para quem dizia que não tem GPIO:

    “Home Automation – There are 96 pin expansion headers on cubieboard, most of them can be used as GPIO. With network access, you can control a lot of things.”

  23. Avatar de Mas
    Mas

    Desculpem alguma coisa!Isso seria capaz de aguentar o XP Pro ?! Html5 etc,etc, ?!

    1. Avatar de Nelson
      Nelson

      Oh amigo, windows XP só corre em arquitetura X86 (intel, amd), este mini PC tem processador ARM (como a maioria dos smartphones actuais…). Quanto ao html5, isso tem pouco ou nada a ver com o sistema operativo, mas sim com o browser usado, independentemente do SO ou do processador…

  24. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Boas, pessoal!

    Uma pergunta fora do contexto, pode ser que alguém possa responder:

    Tentei instalar o virtualbox pelo terminal e ñ fui bem sucedido… Usei estes comandos:

    1º echo “deb http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian $(lsb_release -sc) contrib” | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list

    2º wget -q http://download.virtualbox.org/virtualbox/debian/oracle_vbox.asc -O- | sudo apt-key add –

    3º sudo apt-get update, neste deu erro, mas coloquei o passo 4 na mesma.

    4: sudo apt-get install virtualbox-4.2

    deu o seguinte erro: O tipo ‘“deb’ não é conhecido na linha 1 na lista de fontes /etc/apt/sources.list.d/virtualbox.list

    Depois disto, não dá para instalar aplicativos porque dá sempre o mesmo erro. Tb ñ faz atualizações, e não dá para aceder às configurações do repositórios de pacotes. pff

    Se alguém puder ajudar, desde já fico grato.

    Cumprimentos,

    Arlindo

  25. Avatar de Luis
    Luis

    Acabei de mandar vir o meu CUBIE Board 🙂
    Em termos de caracteristicas técnicas é superior ao Rasperi Pi.

    Thank you for your contribution to cubieboard – open ARM box

    Please keep this message as your confirmation.

    Contribution Amount: $59

    Perk: Standard shipping (You can get the standard cubieboard package which includes One 1GB cubieboard One SATA cable One power cable Shipping by Hongkong post air mail)

    Appearance: Visible Contribution – Your identity and amount will be public

    Payment Method: Credit or Debit Card

    Need to add more information about your contribution, or ask about your perk? Send a comment email to the campaign owner.

    Encourage others to support this campaign! Go to the campaign page and leave a comment or share the campaign with friends.

    Cheers,
    The Indiegogo Team

    Not finding what you need? Visit our Help Center.

  26. Avatar de Tiago Ribeiro
    Tiago Ribeiro

    Aonde é que posso adquirir um equipamento deste genero?

  27. Avatar de Arlindo
    Arlindo

    Já resolvi o problema, mandei às malvas a pasta e o ficheiro sources.list.d/virtualbox.list
    hehehe
    ag está tudo ok

  28. Avatar de carlos
    carlos

    de referir que ele ainda não está para venda

    1. Avatar de Tiago Ribeiro
      Tiago Ribeiro

      Obrigado, Carlos 🙂

    2. Avatar de Luis
      Luis

      Agora ja esta, ja encomendei o meu 🙂

      1. Avatar de Tiago Ribeiro
        Tiago Ribeiro

        Aonde?

        1. Avatar de Ricardo Correia
          Ricardo Correia

          Aqui podem ser feitas encomendas:
          http://www.aliexpress.com/wholesale?SearchText=cubieboard&catId=0&manual=y

          Mas toma em consideração que estas placas são enviadas da China, o que significa que muito provavelmente poderão ficar retidas na Alfândega para pagamento de taxas.

          Cumprimentos!

  29. Avatar de Sérgio
    Sérgio

    Pelo pormenor da caixa escolhia CubieBoard.

    Unha à lá patrao xD

  30. Avatar de Sharp Random

    Já disseram muito, mas, essa unha é paradoxalmente paleolítica ! rs rs rs

  31. Avatar de Preto
    Preto

    Realmente o homem faz um artigo sobre um novo concorrente ao Raspberry e uma unha chinesa estraga tudo, ou rouba a importância toda ao CubieBoard :-).

    Digo chinesa porque como os nossos antepassados(sim agora não se vê tanto), os chineses usam assim a unha comprida ou unha AIO!
    Alguns até desapertam parafusos com ela…apesar de todo o resto que já foi aqui falado;-).

    Agora o Cubie, como no meu raspberry tenho pena de não ter wifi, apesar de dar para tornear a questão.

    Nuno Preto

  32. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    PPLWARE + CubieBoard = Concurso para ganhar um? 😛

    😀

  33. Avatar de okapi
    okapi

    Para quem já tem um Raspberry Pi e procura uma caixa encontra uma porreira no link abaixo.

    http://www.cyntech.co.uk/pr_images/CYN023.jpg

    1. Avatar de José Bernardes
      José Bernardes

      Que grande solução, e isso é para custar quanto?

      Abraço

  34. Avatar de André
    André

    No video o cabo de alimentação é por USB!!! Temos de comprar um conversor á parte?

    1. Avatar de Ricardo Correia
      Ricardo Correia

      André, a resposta é sim e não.
      O Cubieboard vem com um cabo de alimentação usb, mas também tem uma ligação Mini USB. Se tiveres um carregador com ligação mini USB vai funcionar sem problema.

      Acabei de testar no meu Cubieboard, e funciona perfeitamente.

      Cumprimentos!

  35. Avatar de rdsu
    rdsu

    Olá,

    Já experimentaram o Cubieboard como NAS?
    Se sim, qual é a velocidade de acesso e escrita que conseguem?

    Obrigado

  36. Avatar de Rui
    Rui

    Boa tarde,

    Alguem me sabe dizer se o Cubieboard arranca por pxe?