CuBox – Mais um super mini-PC que cabe na nossa mão

31 Comentários

O segmento dos mini-PCs continua imparável! Desde há uns tempos para cá, são apresentados equipamentos mais potentes, robustos e com um nível de performance comparável aos desktops. No Pplware temos acompanhado de perto os mini PCs que têm aparecido no mercado e, depois de darmos a conhecer  o projecto Raspberry Pi, Cotton CandyAllWinner A10 MK802, Chromebox e VIA Technologies, o MintBox, Mele a1000, Diablotek U310, entre outros, hoje vamos conhecer o CuBox, um PC super potente que cabe na nossa mão.

cubox_01

O projecto CuBox, pertencente à empresa isrealita Solid-Run, marca presença no segmento dos mini-PCs oferecendo um super mini computador ao qual deu o nome de CuBox (Cube + Box), capaz de realizar as mais diversas funções.

O CuBox vem numa caixa cúbica, e tem um baixo consumo energético (menos de 3W), ideal para criar um sistema multimédia, como por exemplo, um Media Center, set-top-box, NAS, etc.

cubox_03

O CuBox traz integrado um processador ARM Marvell v7 Armada a 800 Mhz, 1 GB de memória RAM DDR3 e uma GPU com suporte para OpenGL. Além disso, traz também suporte para uma interface RJ45, 2 portas USB, eSata, porta microUSB, interface HDMI, suporte para cartões microSD e receptor infravermelho.

dw_04

Resumo das características técnicas
  • Processador: ARMv7 a 800 Mhz
  • RAM: 1GByte
  • Rede: 1 placa de rede a gigabit (10/100/1000 Ethernet)
  • 2 portas USB
  • 1 porta HDMI
  • Áudio: 1 Optical SPDIF Output
  • Vídeo Output:
    • Full-HD a 1080p60
  • Vídeo Codec
    • HD – H.264 HP@L4.1, VC-1 AP@L3, WMV 9 MP@HL , MPEG- 2 MP@HL, MPEG-4 ASP, DivX, Xvid
  • Suporte para cartões MicroSD
  • Interface Infravermelhos
  • Input Power: 5mm/2.1mm DC Jack
  • Dimensões: 55mm x 55mm x 42mm
  • Sistemas operativos suportados: Linux 3.x e Android 2.2

Veja todas as características aqui

O CuBOX é mais um a juntar aos muitos mini PCs que estão já disponíveis aos utilizadores. O equipamento custa cerca de 100€, e traz já incluído um cartão microSD com o Ubuntu pré-instalado, e o respectivo transformador.

Qual a vossa opinião deste mini-PC, comparando com os já apresentados?

Partilhar:
Tags:

Comentários

31

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

  1. Avatar de Ricardo Santos
    Ricardo Santos

    Excelentes características… tenho andado à procura deste tipo de soluções com 1GB RAM… Já agora qual é o GPU, não consegui perceber…

    relativamente ao preço, se trás tudo penso que é justo, mas ao ver a seco o preço parece um pouco puxado, mas na prática qualquer outra solução que já foi apresentada, com o resto dos componentes o preço anda pelo mesmo limite.

  2. Avatar de Nelson Oliveira
    Nelson Oliveira

    Impecável!!!

  3. Avatar de Raimundo
    Raimundo

    É mais um. Mas tudo depende da receptividade pelos utilizadores.

    Pelo que estou a perceber o Rapsberry Pi é o que terá mais sucesso. Já conta com um fórum no XDA.

    http://forum.xda-developers.com/forumdisplay.php?f=1845

    1. Avatar de la_marca
      la_marca

      Confere! Ainda esta semana a fundação Raspberry anunciou um upgrade da memória RAM de 256 para 512MB sem alterar o preço.

  4. Avatar de Designer
    Designer

    Mas… desculpem a minha “santa ignorância”: o que eu de fato posso fazer com este aparelho? posso utilizá-lo, por exemplo, para ligar a uma tv e fazer pesquisas na net ou passar algum filme… ou serve simplesmente para programação? podem me explicar um bocadito sobre isso?
    Obrigado

    1. Avatar de X-Pippes
      X-Pippes

      LoL Estás desculpado, mas se lesses a noticia com atenção saberias responder 😉

      Além de :
      O CuBox vem numa caixa cúbica, e tem um baixo consumo energético (menos de 3W), ideal para criar um sistema multimédia, como por exemplo, um Media Center, set-top-box, NAS, etc

      Diz-te que
      Vídeo Output:
      Full-HD a 1080p60
      Vídeo Codec
      HD – H.264 HP@L4.1, VC-1 AP@L3, WMV 9 MP@HL , MPEG- 2 MP@HL, MPEG-4 ASP, DivX, Xvid

      Isto significa que podes de facto passar algum filme ligando à tv, fazer as tais pesquisas na net se quiseres, etc..

      Espero ter ajudado.

      Bom post Pedro, sempre a par das novidades!

      Abraço

      1. Avatar de Designer
        Designer

        eheh… obrigado. Eu tinha percebido isso. Só queria saber ao certo o tipo de aplicações que eu poderia utilizá-lo… mas já tinha percebido isso 🙂 . De qualquer forma obrigado pela atenção.

        1. Avatar de Victor Rego
          Victor Rego

          Podes por exemplo instalar o XBMC e tens tudo o que pretendes!

          1. Avatar de Emanuel lopes
            Emanuel lopes

            E será que isso suporta os filmes em 1080p e 720p?

  5. Avatar de Tiago
    Tiago

    O preço não é 100€!
    São 112€ + 30€ de portes = 142€ (Sem alfandega)

    Com alfandega a coisa vai para os 185€!

    Cumps,

    1. Avatar de Pedro Pinto

      Apenas fiz a conversão dos dolares (direto)

    2. Avatar de la_marca
      la_marca

      Bem, por esse preço, prefiro o raspberry pi, agora com 512MB que fica por 39.16 euros já com portes. E ainda tem as saídas GPIO

    1. Avatar de papermonster
      papermonster

      esse não é a bomba. Já está quase a sair o MK802 III.

      a bomba seria este (neste segmento)
      http://www.cnx-software.com/2012/10/17/89-hiapad-hi802-android-mini-pc-based-on-freescale-i-mx6-quad-processor/

      mas bomba so quando o vir a correr UBUNTU 12.10 😉

    2. Avatar de Nelson Belo Lima
      Nelson Belo Lima

      Também é interessante, mas anteriormente já foi abordado aqui na Pplware um idêntico, também a correr Android 4.0, se não estou em erro. Todos os concorrentes são bastante apelativos, temos é de ter em conta a finalidade e ver o preço justificado.

  6. Avatar de Pedro Domingues
    Pedro Domingues

    Concurso no pplware para se sortear um, já!!! 😛

    1. Avatar de Raclima23
      Raclima23

      +1 concordo

      1. Avatar de Miguel_PDL
        Miguel_PDL

        +1 concordo e espero que seja iniciado amanhã.
        Mando a minha morada por mail e se puderem mandem em correio urgente se não for abusado. Obrigada.

        1. Avatar de Pedro Pinto

          Boas ideia, vou dar inicio as negociações

  7. Avatar de Fornost
    Fornost

    impressionante!!

  8. Avatar de António Oliveira
    António Oliveira

    Uma questão relacionada com o som, ao passar filmes usando, por exemplo, o vlc e ligando a saída ótica a um amplicador A/V consigo ter o som em Dolby Digital/DTS ?
    Cumps

  9. Avatar de João Vieira
    João Vieira

    Já agora e aproveitando o tópico, quais os líderes de momento neste sector, e onde se pode comprar? O uso comum seria conectá-lo a um disco externo e via SSH/Remote controlar o minipc?

  10. Avatar de k
    k

    Li bem? Este não tem wireless? Que pena, embora a placa de rede seja muito mais rápida, acho que um aparelho destes tem que ter a conveniência de uma rede wireless. Sem isso está automaticamente fora de questão para mim.

  11. Avatar de André Sousa
    André Sousa

    Já andam Dual-Cores e com 1GB de RAM por aí, tornando estes todos mencionados obsoletos.

    Estes neste artigo, ganham em suporte, mas isso é apenas uma questão de tempo e penetração no mercado.

  12. Avatar de Preto
    Preto

    Essa do concurso parece-me bem… É desta de concorro.
    Excelente ideia, digo eu.

    Nuno Preto

  13. Avatar de Aquele
    Aquele

    Alguem me pode dizer alguns exemplos de Dual-core que tenha obrigatoriamente rede gigabit e Optical SPDIF Output?
    O concurso era fixe.
    Se mandar vir 2 ou 3 pago o mesmo de portes e taxas de alfandega? Se sim podiamos combinar de forma a ficar mais barato.

  14. Avatar de Filipe
    Filipe

    boa tarde, qual seria o melhor sitio para comprar uma coisinha dessas, precisava de algo para meter a correr um servidor de jogo rasca, urban terror!!! se me poderem ajudar depois deixo vos ir lá dar uns tirinhos xD!!!! Cumprimentos

  15. Avatar de Marcelo
    Marcelo

    Boa noite,

    Pergunto se alguém já comprou este brinquedo. Compensa comprar este ou o Raspberry é melhor em qualidade/preço.

    Cumprimentos,
    Marcelo Videira

  16. Avatar de Thiago
    Thiago

    Esse processador ARMv7 é o melhor lancado ate agora no segmento?
    Andei vendo que muitos desses mini-pc não estavam dando conta de rodar o XBMC em 1080p.

  17. Avatar de kaka
    kaka

    offtopic, já agora que me dizem dos que agora aparecem com o android. Já há com 1.6mhz, com 1gb de rom e 8gb de ram…podiam me dizer algo acerca destes minipcs com android?
    Obrigado.